quinta-feira

Postagem Comemorativa de 2 ANOS

Só o Senhor verdadeiramente pode nos dar a graça maravilhosa de completar dois anos nessa caminhada, seguindo nessa direção inspirada por Deus com os olhos fixos no autor e consumador da nossa fé: nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo. Rumo aos 16.000 visitantes desse blog nós damos glórias a Deus por mais esse ano de muitas lutas e vitórias.
Em toda caminhada há sempre momentos de altos e baixos, de quente e frio, de inspiração e de dificuldades em ouvir e reconhecer a voz de Deus em meio ao barulho do mundo. POR ISSO A GRANDE IMPORTÂNCIA DE PARARMOS ALGUMAS VEZES AO DIA, ALGUM MOMENTO NA SEMANA, ALGUNS DIAS NO MÊS PARA OUVIR E PRESTAR ATENÇÃO AO QUE DEUS QUER.
Hoje você veio ao lugar certo, está no blog que vai te ajudar a caminhar com Deus, que a mais de dois anos tem ajudado muita gente. Mas isso só é possível porque alguém ouviu a voz de Deus e a inspiração do Espírito Santo para compartilhar desses roteiros espirituais e encher a internet de santidade. Já basta de tanto lixo, tanta pornografia, tanta desgraça e notícias ruins que enchem a rede.
PRECISAMOS DE GENTE SANTA PARA ENCHER AS REDES SOCIAIS DA GRAÇA DE DEUS, CRIAR SITES E BLOGS PARA EVANGELIZAR E AJUDAR A PALAVRA DE DEUS A CHEGAR ONDE NÓS NÃO CONSEGUIMOS CHEGAR, FUNDAR COMUNIDADES E INSTAURAR UM NOVO TEMPO NA IGREJA, SE ABRIR A NOVO DE DEUS.
Isso só será possível quando os cristãos, e especialmente os católicos que representam a maior massa da população crente, assumirem a vida mística que Deus quer que cada um e que todos nós vivamos. Neste ponto precisamos levantar nossas dúvidas: O que é mística? O que é viver uma vida mística? Como transformar toda a vida a partir do misticismo sagrado?
Para nos aprofundar e comemorar com essa postagem vamos começar já rasgando o céu com a violência da nossa oração, como refletimos na postagem anterior, rezando com todo o coração, animados pela canção "Hoje eu vou tocar no Senhor" da maravilhosa Celina Borges: http://www.youtube.com/watch?v=xRgK1aKsry0
Haverá algumas mudanças significativas na forma como ocorrem as postagens, as datas, o compromisso semanal, talvez a aparência, a forma como é apresentada e acessada e alguns detalhes a mais para que não percamos tempo nem deixemos de ter um norte, pois não precisamos de ajuda depois de tomar as decisões, mas antes. Por isso se prepare e não deixe de nos acompanhar!
Talvez você pode estar se perguntando o porquê da foto acima, talvez estranha para alguns, assim como esta logo abaixo. Veremos e entenderemos que mística tem a ver com o contato com Deus, com nossa relação com Ele, com a forma que Ele deseja se manifestar nas nossas vidas nos dando participação nos seus mistérios e conhecimento do que está oculto.
Por esse motivo, começamos relembrando o que refletimos na postagem "O poder da consagração", pois a vontade de Deus é nos revelar os seus mistérios e nos mostrar o que está oculto, o que muitas vezes está bem diante dos nossos olhos, mas não temos essa percepção humana, psíquica ou espiritual.
"Irei eu mesmo diante de ti, aplainando as montanhas, arrebentando os batentes de bronze, arrancando os ferrolhos de ferro. DAR-TE-EI OS TESOUROS ENTERRADOS E AS RIQUEZAS ESCONDIDAS, PARA MOSTRAR-TE QUE SOU EU O SENHOR, AQUELE QUE TE CHAMA PELO NOME, O DEUS DE ISRAEL. É por amor de meu servo, Jacó, e de Israel que escolhi, que te chamei pelo teu nome, com títulos de honra, se bem que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim". (Is 45,2-5)
Algumas vezes ficamos receosos de fazer ou de pedir alguma coisa para Deus pois pensamos que não é a vontade de Deus, pensamos que talvez não seremos atendidos (em outras postagens refletiremos sobre a vontade de Deus). Mas nessa passagem do profeta Isaías percebemos que a vontade de Deus é nos revelar o que está escondido para nos mostrar que Ele é Deus.
Ele é o Deus ao qual Davi se refere no salmo, que conhece todas as coisas, que está em todos os lugares e que tem todo o poder. Além disso, Ele nos conhece e está conosco em todos os momentos. Vamos aproveitar essa ocasião de festa, prestar atenção ao que Deus é, o que Ele faz e vamos elevar nossa oração com o rei Davi.
"Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos. A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda. Vós me cercais por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão. Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa, ele é tão sublime que não posso atingi-lo. Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também. Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará. Se eu dissesse: Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há de envolver. As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz. Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe. Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma. Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas. Cada uma de minhas ações vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse. Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios! E quão imenso é o número deles! Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar; se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda. Oxalá extermineis os ímpios, ó Deus, e que se apartem de mim os sanguinários! Eles se revoltam insidiosamente contra vós, perfidamente se insurgem vossos inimigos. Pois não hei de odiar, Senhor, aos que vos odeiam? Aos que se levantam contra vós, não hei de abominá-los? Eu os odeio com ódio mortal, eu os tenho em conta de meus próprios inimigos. Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos. Vede se ando na senda do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade". (Sl 138,1-24)
Talvez não haja melhor passagem bíblica para comemorarmos esses dois anos e entrar de cabeça nesse tema. Ao nos aprofundar vamos retomar alguns trechos dessa passagem, mas aqui vamos dar enfoque ao caminho que seguimos e pretendemos indicar para todos que nos acompanham seguirem, pedindo ao Senhor: VEDE SE ANDO NA SENDA DO MAL, E CONDUZI-ME PELO CAMINHO DA ETERNIDADE!
Vamos juntos assumir isso para nossa vida para que possamos gozar dos bens do céu, precipitando aquilo que é celeste aqui na terra e dizer juntos: vou nessa direção! Aleluia!
A palavra mística (vem do grego mystikós) significa conhecimento direto, a partir da experiência pessoal com Deus, adentrando nos mistérios do Senhor. Em outras palavras, trata-se de humanamente enxergar com os olhos divinos de Deus aquilo que está ao nosso redor e o mundo espiritual. Isso é incrível!
Mística é celebração dos mistérios do Senhor; pode revelar, num sentido simbólico, as realidades que estão escondidas e; também a comunicação sobrenatural da nossa alma com Deus.
Precisamos compreender a nossa natureza, que foi feita para ser santa, mas por causa do pecado e da concupiscência, deixamos de ser o que fomos feitos para ser para nos transformar no que o demônio plantou no mundo. Por isso somos pecadores, falhos, limitados, impotentes, infiéis, inconstantes, tolos, cheios de ódio, orgulho, ganância, inveja, etc. Somos fracos e o que mais conseguimos fazer a partir da nossa natureza carnal é o mau. Não podemos nos deixar conduzir por essa natureza estragada!
Enquanto isso, a natureza de Deus vai muito além do que conseguimos compreender, pois Deus é santo, perfeito, ilimitado, todo-poderoso, fiel, constante, sabe de todas as coisas, humilde, se deixa encontrar e nos ama de forma incondicional. A partir da onipotência de Deus, a única coisa que Ele consegue e sabe fazer é o bem, pois o mau é inacessível a Ele (cf. Tg 1,13).
São Pedro nos ensina que em Jesus, com Ele e por causa dEle fomos chamados a assumir e nos fazer participantes da natureza divina, conhecendo-O cada vez mais a partir da razão e da experiência com nosso salvador. É o poder de Deus que realiza tudo em nós.
"O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo". (2Pd 1,3-4)
O DOUTOR ANGÉLICO DA IGREJA CATÓLICA, SANTO TOMÁS DE AQUINO, NOS ENSINA QUE JESUS SE FEZ HOMEM, DESCEU A NOSSA NATUREZA CARNAL, PARA NOS TORNAR DEUSES, ELEVADOS A NATUREZA DIVINA.
São Paulo chama a nossa atenção para não nos deixarmos conduzir pelos apetites da carne que são opostos aos do espírito.
"Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis". (Gl 5,13-17)
Irmãos, exploramos aqui três pontos importantíssimos para adentramos no mundo místico: a experiência com Deus Pai, o conhecimento de Jesus Cristo e a ação do Espírito Santo em nós. Isso constitui a base de toda vida mística e autêntica. Não há misticismo sem uma experiência forte com Deus, sem sair de uma esfera pecaminosa e adentrar na natureza santa do Senhor e sem a ajuda do glorioso amor do Pai e do Filho em nós, o Espírito Santo.
Isso é ser místico! Isso é viver o céu na terra! Isso é a verdade que deve guiar os nossos passos! Isso é a força que deve nos conduzir! Isso é o mistério de Deus revelado a nós! Isso é o que a Igreja nos ensina, nos conduz e nos atrai a viver! Isso é a mais pura expressão do cristianismo, tudo o mais deve nos ajudar a adentrar nesse universo!
O PONTO E FORTE DA MÍSTICA É ESSA COMUNHÃO PROFUNDA E VERDADEIRA COM DEUS QUE NOS TIRA DA CONDIÇÃO HUMANA E NOS INTRODUZ NUMA NATUREZA DIVINA, NÃO A TOA, MAS PARA CONSTRUIRMOS CÉU E DEIXARMOS RASTROS DE DEUS POR ONDE PASSARMOS.
O mundo de hoje precisa de homens e mulheres místicos. Precisamos de crianças, jovens, adultos, casais, sacerdotes, bispos, viúvos, pessoas em todas as condições, em todas as situações e em todas as idades para fazer a experiência de Deus, com Deus e viver um vida toda em Deus. O mundo carece dos autênticos cristãos!
Gente para julgar, para falar mal, para brincar de ser de Deus, para ter cara de cristão mas coração de pagão, para ser duas caras, para ser uma coisa na Igreja e outra coisa fora, para ter apenas uma imagem de bom cristão, para viver de qualquer forma, para dissimular o pecado sobre a terra, para ser instrumento do inferno, para desobedecer os mandamentos e não romper com o pecado tem até demais. Temos que ser a diferença!
Onde está a esperança do mundo? Onde está a esperança da Igreja? Justamente no povo de Deus, naqueles que conhecem a Jesus Cristo, nas pessoas cheias do Espírito Santo. E especificamente e com mais vigor nos jovens, pois é deles que o mundo depende! O beato João Paulo II disse: "Jovens, vós sois a esperança da Igreja e do mundo. Vós sois a minha esperança".
O discípulo jovem, São João, nos garante que os jovens são fortes porque a palavra de Deus permanece neles.
"Crianças, eu vos escrevo, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. JOVENS, EU VOS ESCREVI, PORQUE SOIS FORTES E A PALAVRA DE DEUS PERMANECE EM VÓS, E VENCESTES O MALIGNO". (1Jo 2,14)
A juventude hoje está longe do que Deus quer! A maior parte não passa de um bando de alienados, bitolados, que só pensam em sexo e jogos, coisas fúteis e exteriores. Dificilmente encontramos jovens que buscam a palavra do Senhor, que vivem na presença de Deus e que testemunham a santidade. Muito menos jovens místicos.
Parece que o pecado, o errado e o mau tornaram-se tão comuns hoje que é quase uma aberração vermos jovens santos, jovens enlouquecidos de amor por Jesus Cristo e por sua Igreja, que são capazes de dizer e afirmar com São Paulo:
"Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé. Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte, com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos. Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo". (Fl 3,8-12)
Isso é pura mística, isso é uma vida mística. Isso é o que o mundo não conhece, não compreende e nunca poderá aceitar pois o amor de Deus que está em nós e que leva um jovem radical a fazer isso não está no mundo e não pode ser encontrado no mundo. É preciso sair do mundo comum, deixar-se conquistar por Jesus e transformar o mundo por esse amor louco.
Os jovens precisam de exemplos e modelos de outros jovens para imitar, precisam de inspirações. Quantos hoje cortam o cabelo igual tal jogador de futebol, usam roupa igual tal artista, tentam cantar e tocar seus instrumentos musicais imitando tal cantor ou banda; quantos são aqueles que admiram tal escritor e tem traços na sua forma de escrever parecidos, falam a mesma linguagem que tal grupo, etc... Os exemplos e modelos que o mundo oferece são simulacros e falsos.
PRECISA LEVANTAR-SE URGENTEMENTE UMA GERAÇÃO DE JOVENS QUE IMITAM AO SENHOR JESUS CRISTO, MULHERES QUE IMITAM A VIRGEM MARIA, UMA GERAÇÃO QUE IMITE E TRILHE OS PASSOS QUE OS SANTOS CATÓLICOS TRILHARAM, OS DOUTORES, OS MÍSTICOS.
Isso é impossível? Veja o que o nosso Senhor Jesus Cristo responde:
"Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível". (Mt 19,26)
Tudo isso é muito bonito, mas como deixar esse misticismo sagrado transformar toda a vida? Vamos deixar-nos envolver nesse momento pela presença mística do nosso Deus! Fixemos nosso olhar no Salvador da humanidade, que nos redime na cruz, e deixemo-nos atrair por Ele:
"Meu doce Jesus, querido amado de minha alma, Senhor da minha vida e do meu coração, me dirijo a Ti com todo empenho e alegria que há em mim. Como é bom conhecê-Lo meu querido salvador. Na Tua presença quero me desprender de tudo o que tem me afastado desse contato íntimo e profundo conTigo Senhor. Quero entrar na mística do teu coração aberto na cruz. Introduza-me e guarda-me nas Tuas chagas meu Deus.
Banha-me de forma mística com Teu sangue santíssimo e redentor, com teu amor que enche, completa e dá sentido ao meu existir. Com um coração de criança diante de Ti, peço-Te meu amigo, envolve-me e regenera a minha vida que foi tão estragada e machucada. Confesso que tenho vivido como uma criança mal-amada, confesso que não tenho correspondido ao Teu amor em meu jeito de viver, mas lançando-me de corpo, alma e espírito nessa vida mística que me sinto atraído a viver, creio que o Senhor está transformando minha vida.
Dá-me a graça, pela ação do Teu Espírito em mim, de viver essa experiência poderosa e impactante, como São Pedro e os apóstolos experimentaram na sala do Cenáculo, na ocasião da festa de Pentecostes, onde o Teu fogo queimou os seus corações tão misticamente que eles nunca mais foram os mesmos. É disso que eu preciso, por isso eu suplico: Derrama sobre mim o poder do Teu Espírito e enche-me da tua glória.
Como o Senhor fez quando o rei Salomão fez sua oração e o Templo encheu-se da glória do Senhor, peço-Te Pai amado, no nome de Jesus e pela força do Espírito Santo: Enche esse lugar onde estou agora rezando com teu poder. Derrama Tua santidade aqui Senhor e transforma esse ambiente, transforma as pessoas que estão aqui comigo. Preciso da Tua santidade Senhor e sei que não sou digno, mas pelo teu infinito amor, faz surgir de dentro de mim esse fonte que precisa jorrar até a vida eterna.
Maravilhosa Santíssima Trindade, dai-me a graça de que cresça minha comunhão conTigo. Estreita os laços do meu coração com o Teu Senhor. Une-me a Ti. Transforma-me em Ti. Muda o meu interior e faça-me ser agradável a Ti.
Virgem Maria, mística mãe de Deus, coloca em minha vida a doçura do teu coração imaculado e leva-me a uma experiência forte com o Deus todo-poderoso, ajuda-me a abrir-me ao Senhor e dizer o meu sim como a senhora fez. 
São Miguel, São Rafael e São Gabriel arcanjo, guiem-me e mostrem-me o caminho da vida, pois não quero outra direção, não quero outro roteiro, não quero outra estrada, a não ser aquela que o Senhor quer para mim: o caminho da cruz, a estrada da porta estreita e quero dedicar todo meu empenho nessa caminhada rumo ao céu. Ensina-me meu querido anjo da guarda a fixar os meus olhos em Cristo, a ouvi-Lo, a pensar nEle, a falar dEle e amá-Lo com todo o meu coração.
Toda honra, glória, louvor, adoração, majestade, poder e graça ao Senhor dos Senhores. Todo amor e todo poder a Ti para sempre Senhor, meu único Deus e Rei. Te amo de todo o meu coração. Te agradeço pela Tua presença e Tua bondade em minha vida. Glórias a Ti Deus santo e imortal. Obrigado Virgem Maria, obrigado anjos e arcanjos de Deus, obrigado santos e santas de Deus. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. Aleluia!"
Vamos celebrar esses dois anos adentrando na mística da comunhão com o Senhor, com a Toca de Assis, com a canção "Eu sou para o meu amado": http://www.youtube.com/watch?v=V2bsQtXN_3M
Deixemo-nos pregar à cruz como Paulo (cf. Gl 2,19) e celebremos com a Irmã Kelly Patrícia com o desejo de ser "Prisioneiro do amor": http://www.youtube.com/watch?v=eCJW4KDKogA
Dispamo-nos de toda roupagem e veste estragada que o mundo e o pecado vestiram em nós e deixemo-nos vestir pelas místicas "Vestes de santidade" que a fraternidade O Caminho nos ensina a vestir: http://www.youtube.com/watch?v=LicsX-6pFVc
Festejemos essa loucura da cruz inspirados no místico que recebeu os estigmas de Cristo, São Francisco de Assis, e vamos viver essa mística de "Seguir nú o Cristo nú", roteirizado pela fraternidade O Caminho: http://www.youtube.com/watch?v=gzL8gMTwQeU
Essa é a festa mística que convidamos a você celebrar conosco e com os santos e santos do céu, vivendo o que eles vivem na glória celeste: o que é loucura para esse mundo, o que é fraqueza para os homens é força de Deus e salvação da humanidade. 
NOSSO SALVADOR CRUCIFICADO POR AMOR NOS CONVIDA A ESTAR COM ELE NA CRUZ, MOVIDOS PELO FOGO DO SEU AMOR! DEIXE SER ALCANÇADO PELA CRUZ E FOGO! (em outras postagens aprofundaremos esse tema)
Curiosidades - Os maiores místicos católicos da Igreja, nem todos são reconhecidos como santos, mas todos são extraordinários:
Santo Agostinho, Angelus Silesius, Santo Antônio Abade (Santo Antão), São Bernardo de Claraval, São Boaventura, Santa Catarina de Gênova, Santa Catarina de Sena, São Clemente de Alexandria, David de Augsburg, David de Dinant, Charles de Foucauld, Denys- o cartusiano, Mestre Eckhart, São Francisco de Assis, Santa Gemma Galgani, Santa Gertrudes, São Gregório de Nissa, Gerhard Groote, Santa Hildegarda de Bingen, Walter Hilton, Hugo de São Victor, São João de Ávila, São João da Cruz, John Scotus Erigena, Juliana de Norwich, Margery de Kempe, São Luis Maria Griggnion de Montfort, São Luis de Granada, São Máximo - o confessor, Santa Melquiades, Thomas Merton, Nicholau de Cusa, São Paulo apóstolo, Pierre d’Ailly, Pseudo-Dionísio Areopagita, Ricardo de São Victor, Richard Rolle, Santa Teresa de Ávila, Santa Teresinha do Menino Jesus, Tomás de Kempis e Santo Tomás de Aquino.

O papa emérito Bento XVI deu um conselho maravilhoso em 2009 para todos os cristãos: 'O conhecimento e a experiência mística de Deus não são privilégios reservados a algumas pessoas excepcionais, mas a todo batizado'. 

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de sermos místicos para a glória do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...