sexta-feira

O amor incansável de Deus

Quando você pensa que conhece a Deus, Ele mesmo vem ao seu encontro e se revela de uma forma inacreditável, mas muito digna de fé; inalcançavel, mas se deixa alcançar; poderosa, mas que se faz frágil para se deixar tocar; sobrenatural, mas que vem até nossa natureza para nos transformar.
DEUS É MARAVILHOSO! DEUS É PODEROSO! SUA GRAÇA É EXTRAORDINÁRIA! SUA PRESENÇA É CHEIA DE GLÓRIA E GRAÇA! SEU AMOR É INABALÁVEL, INFALÍVEL E INCANSÁVEL. ELE NUNCA DESISTE DE NÓS! POR QUÊ DESISTIR DELE?
Mesmo que você não esteja entendendo nada, estamos seguindo nessa semana, maravilhosamente nesse período cheio de graças que é a quaresma, a direção do amor de Deus, para que possamos conhecê-lo mais profundamente, já que Ele se deixa conhecer (acesse as outras postagens sobre o mesmo tema, clicando aqui).
"Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto (Is 55,6)
Acontece que muitas pessoas são antas (para lembrar do nosso amado padre Léo,SCJ) e não creem que Deus está perto. Deixam que seu pecado, suas misérias, suas fraquezas sejam o seu deus; Ahhhhhhhhhh se deixarem que o Deus todo-poderoso as toque, as alcance e mostre o quanto Ele está perto... Mas muitas vezes muitos de nós prefere se apegar ao que pensamos da realidade, ao que ela realmente é. 
Aí está o grande problema e a grande arma que o demônio tem contra nós: duvidamos do amor de Deus por nós, duvidamos se Ele está perto realmente, duvidamos se Ele vai ouvir nossa oração, duvidamos se Ele realmente cuida de nós, duvidamos se Ele existe, duvidamos se Ele quer que sejamos felizes (porque muitas vezes parece que Deus só quer nos ver sofrendo), e aí por diante.
Uma infinidade de questionamentos e dúvidas a respeito da bondade e do amor do Deus que nos teceu no seio da nossa mãe com suas próprias mãos (cf. Sl 138,13), que nos deu a vida, e não uma vida qualquer, mas uma vida para ser plena e em abundância (cf. Jo 10,10), cheia de felicidade e duradoura. Mas por que muitas vezes não tomamos consciência dessas verdades que são tão claras?
Talvez porque não conheçamos a Deus ainda o suficiente para podermos saber disso com profundidade. Aliás, nossa confiança se abala inumeras vezes porque não estamos edificados nesse amor que não se cansa de amar, como diria a maravilhosa cantora católica Adriana Arydes. 
Deixamos o Espírito Santo nos ensinar através do ministério Adoração e Vida que esse Deus de amor nos reveste com Títulos de honra. E comece a deixar-se tocar por essa grande presença...
Convidamos você a se aprofundar mais uma vez ao longo dessa postagem (em conhecimento e graça) para que descubramos juntos um pouco mais sobre quem é Deus e aplicar em nossas próprias vidas essa realidade tão vital para nossa existência e felicidade!
Sem mais rodeios, vamos mergulhar num texto do Antigo Testamento e percorrer alguns textos sagrados que nos ajudarão a entender  e tomar posse de uma vez por todas, com todas as nossas energias, forças, capacidades e com o coração de que Deus nos ama!! Deus te abençoe! 
 "Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho. Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baal e queimaram ofertas aos ídolos. Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles. Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento. Ele voltará para o Egito e o assírio será seu rei, porque não quiseram voltar-se para mim. A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos, que colherão assim o fruto de suas obras. Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidaram-no a subir para o Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se". (Os 11,1-7)
Cada um de nós somos amados de forma incondicional, incontrolável, infinita, infalível, tremenda... Não temos noção do quanto somos amados. Não sabemos, não conhecemos, não experimentamos ainda.
O texto diz Israel era ainda criança, e já eu o amava. Isso não significa que Deus começou a nos amar quando nos tornamos crianças, mas é uma figura de linguagem para explicar esse amor. Assim como o profeta Jeremias, podemos aplicar a nós também essa palavra:
"Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes do teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações". (Jr 1,4-5)
Deus nos conhece e nos quer bem, nos ama e sonhava com nós antes do nosso nascimento. Fomos escolhidos a dedo por Ele. O profeta Isaías traz essa realidade com consciência profunda:
"O Senhor chamou-me desde meu nascimento, ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome". (Is 49,1b)
E POR QUE ELE NOS CHAMA? NOS CHAMA PORQUE NOS AMA! E PORQUE NOS AMA QUER NOS VER FELIZES, REALIZADOS. E COMO E QUANDO VAMOS SER FELIZES E REALIZADOS? QUANDO DEIXARMOS ELE OCUPAR O LUGAR DELE EM NOSSA VIDA, EM NOSSA HISTÓRIA E EM NOSSO CORAÇÃO!
Acontece que quanto mais Deus nos chama para perto dele, mais nos afastamos e fazemos o que não o agrada. Isso não é só comigo, ou só com você, ou só com o povo de Deus no Brasil, ou só no Reino Unido, no Estados Unidos; isso é no mundo inteiro! Todos nós nos afastamos de Deus, por livre e pura consciência, por sermos safados e filhos ingratos.
Agora vem a revelação: Deus sabe que somos crianças (na vida espiritual, no relacionamento com Ele) e por isso, nos trata como um pai trata seus filhos, ensinando-nos a andar. Tem noção do que é isso? É mais do que história de que Ele nos carrega no colo quando não podemos andar, mas está a todo tempo caminhando ao nosso lado, nos ensinando a firmar os passos na verdade, na graça, no amor.
Mesmo assim não entendemos, não compreendemos que ELE CUIDA DE NÓS! Ele está cuidando das nossas necessidades, da nossa vida como um todo e mais do que qualquer pai humano, ele cuida dos mínimos detalhes, ele sabe o que nos faz chorar, o que nos faz sorrir, ele cuida e sabe mesmo de cada fio de cabelo na nossa cabeça (cf. Lc 12,7). Meu Deus, como somos insensíveis a um amor que cuida de nós com tanto zelo?!
Ele nos permite conhecer seu amor através dos laços humanos e dos laços de amor com que nos segura e protege, isto é, através da nossa família, através das pessoas que Ele coloca em nossa vida, através dos amigos que Ele nos dá, através de sinais humanos que nos dá vez e outra para demonstrar que Ele está conosco. Ele nos dá alimento e nos permite crescer em idade, sabedoria e graça. Mas muitas vezes só olhamos para tudo isso com olhos de indiferença e ingratidão...
Quantos de nós só sabemos reclamar da própria família, do pai, da mãe, dos irmãos, avós, tios e primos, dos problemas que tivemos, das dificuldades que enfrentamos, das desgraças que nos acompanharam em casa, mas esquecemos de olhar para quantas graças e quanto amor Deus nos manifestou através de nossa família (vamos refletir mais sobre essa em próximas postagens).
Então, diante de todo amor, toda graça, toda benção, todo cuidado, toda bondade do Senhor, a grande maioria (pra não dizer a totalidade) de nós ignora tudo isso e prefere viver a vida a seu próprio modo e com suas próprias regras. E quando os problemas e os frutos das nossas escolhas erradas começam a aparecer temos coragem de culpar Deus por isso também. Só colhemos o que plantamos!
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá". (Gl 6,7)
Em vista de tudo isso, o Senhor permite que coisas aconteçam em nossa vida para ver se acordamos do sono profundo do esquecimento do seu amor, se despertamos da sonolência profunda que o pecado gerou em nós, se queremos sair da vida de morte e sem sentido que é tudo que podemos alcançar longe de sua presença...
MESMO TODO O SOFRIMENTO DO MUNDO NÃO NOS FAZ ACORDAR PARA A VIDA DE DEUS! SE VOCÊ CONHECE A ELE, SÓ TEM UMA COISA QUE LHE FARÁ VOLTAR A ELE CASO VOCÊ ESTEJA AFASTADO... SE VOCÊ NÃO O CONHECE, SÓ TEM UMA COISA QUE O LEVARÁ A CONHECÊ-LO... SE VOCÊ NÃO ACREDITA NELE, SÓ TEM UMA COISA... É O SEU AMOR MARAVILHOSO QUE ELE QUER DEMONSTRAR! SE PREPARE, POIS DEUS QUER TE MOSTRAR O QUANTO TE AMA!
Diante de tudo o que eu e você fazemos, de todo pecado que somos capazes de cometer, de toda ofensa que podemos proferir, de toda geleira de um coração que temos e que não sabe ama-lo, de toda indiferença a Ele existir ou não, de toda hipocrisia, de todo mal que podemos vir a nos deixar envolver consciente ou inconscientemente... Ele só tem uma reação, que é ser quem ele é no mais íntimo do seu ser!
Tentemos pensar e refletir um pouco a partir da nossa realidade: imagine que você tem um filho, ou um amigo, ou um parente, ou um conhecido, muito querido, que você estima grandemente, ao qual você consagra um carinho, um amor além do comum, tem um olhar todo especial para a pessoa dele e o que ele é, porque você o conhece. Imagina agora que essa pessoa lhe é toda indiferente. Não só não se importa com você, com o que você pensa ou diz, mas também faz exatamente todo o contrário do que você gostaria que ele fizesse.
E mesmo assim, vamos imaginar que você continue amando e dedicando seu tempo, seu coração a essa pessoa... até que chega um momento que ela te ofende tanto, te faz mal, se puder te destrói e não se importa nem um pouco com você. Num determinado momento ou outro, pode ser que você desista e dê livre curso ao que você sente, abandonando tal pessoa ao desdém, traindo-o, pode ser até mesmo se deixando envolver por mágoas e tramando um plano de vingança para destruí-lo. Pois bem, somos humanos e talvez essa seja a nossa reação diante de tudo isso!
Mas Deus tem um amor sobrenatural para com cada um de nós! Isso não significa que Ele não é justo, mas que também é misericordioso. Para entendermos seu amor, temos que olhar para seu coração.
"Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão. Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir. Eles seguirão ao Senhor, que rugirá como um leão; ao seu rugido tremerão os filhos do ocidente; os egípcios tremerão como uma ave, e os assírios, como uma pomba. Eu os farei habitar em suas casas - oráculo do Senhor". (Os 11,8-11)
Aqui antes de tudo temos que dar nome aos bois, ou seja, ter consciência de que Efraim e Israel somos nós, o povo de Deus, escolhidos antes do nosso nascimento, consagrados para sermos sacerdotes, profetas e reis pelo nosso batismo; e que Adama e Seboim, fazem parte da região das cidades que com Sodoma e Gomorra (cf. Gn 10,19 - e o território dos cananeus era desde Sidon, na direção de Gerara, até Gaza; e na direçao de Sodoma, Gomorra, Adama e Seboim, até Lesa) foram destruídas por uma chuva de fogo e enxofre (cf. Gn 19). Ou seja, alvos da justiça de Deus. O que Deus quer nos fazer saber é que somos alvo da sua misericordia.
Como pode nos abandonar? Diante de tudo o que fizemos, de sermos inclinados a nos afastar dele? Qualquer um em sã consciência abandonaria, deixaria de lado, faria alvo de vingança. Mas Deus não quer e não pode nos abandonar. Ele não quer nos trair. Ele não pode nos trair!
Como poderia o Senhor, Deus de amor incondicional, nos tratar como alvo de sua justiça como foi com Adama e Seboim? Como poderia Ele fazer tudo isso se O SEU CORAÇÃO SE REVOLVE DENTRO DELE E ELE SE COMOVE DE DÓ E COMPAIXÃO?!
O que significa revolver? Revirar-se para trás, fazer com que se volte atrás. Ou seja, Deus poderia pensar em nos abandonar mas seu coração se revolve dentro dele, isto é, ele sempre, sempre, sempre, sempre. sempre, volta atrás e prefere nos tratar com misericórdia. Ele poderia nos trair como nós o traímos e continuamos a traí-lo como Judas Iscariotes que somos, mas ele sempre, sempre, sempre, sempre, sempre volta atrás porque é fiel e não pode desdizer-se (cf. 2Tm 2,13b).
O que significa comover-se? É um sinônimo para expressar enternecimento, emoção, impressão como algo impressionante. E o coração de Deus se sensibiliza com dó e com compaixão.
Por que dó? Porque Ele olha a gente escolhendo os caminhos errados e ao invés de nos deixar quebrar a cara, Ele tenta nos alertar. Fica com dó porque olha do alto do céu e vê que estamos tentando buscar nossa felicidade nas drogas, no sexo desregrado, na mentira, nas festas (tentando fugir do nosso destino que é morrer), em todo tipo de coisa que ao final nos vai fazer ficar mais vazios ainda. Deus sente dó... Ele pensa: "Essa anta vai acabar se destruindo!"
E não só dó, mas compaixão; que significa agir com amor, se colocar no lugar do outro, vestir a pele, os olhos da pessoa. E Ele fez isso. Vestiu a nossa carne! Movido por compaixão, Deus se encarnou no seio da Virgem Maria e assumiu a nossa natureza. Tudo isso para mostrar o quanto nos ama.
E tamanha é a sua compaixão, seu amor que expôs seu corpo nu na cruz. E mesmo que o máximo que pudemos fazer para Deus foi crucificar seu Filho com nossos pecados, mesmo quando cada um de nós pegou naquela lança com o soldado Londino que abriu seu coração, mesmo assim Ele revela-se através do sangue e da água: amor e misericórdia, graça e perdão, bondade e compaixão.
Ele escolhe não dar curso ao ardor de sua cólera porque é o Santo no meio de nós. Isso significa que Ele está conosco, está em nossa vida, em nossa história, ainda que não percebamos. É um Deus onipresente, onisciente e onipotente; e Ele escolhe estar ao nosso lado. ELE NÃO GOSTA DE DESTRUIR!
Tem gente que não conhece a Deus de verdade e diz que Deus é vingativo, que Deus é mal, que Deus não ama, que Deus manda desgraça, que Deus manda sofrimento, que Deus manda doença, permite que coisas ruins aconteçam em nossa vida. Parece que se a pessoa não busca a Deus, ela é atingida por uma enfermidade. Se ela não reza, Deus vai e castiga, destrói a vida da pessoa. NÃO!
Se lembra da última postagem? Está na palavra do profeta Ezequiel: "... não me comprazo com a morte do pecador, mas antes com a sua conversão, de modo que tenha a vida" (cf. Ez 33)
Deus quer o melhor para nós e por isso que através do profeta Oséias hoje Ele está dizendo para mim e para você que quer que o sigamos como um leão, que vai rugir e a terra inteira vai tremer; e vamos trilhar as pegadas desse leão da tribo de Judá. Vamos nessa direção que Ele nos chama. Ahhh sim, vamos com a graça de Deus!
No último versículo, encerrando esse oráculo do Senhor, nos é apresentada a afirmação que vem da boca de Deus: EU OS FAREI HABITAR EM SUAS CASAS!
Jesus na cruz, com seu coração rasgado, aberto e exposto, nos oferece o lugar mais precioso que podemos estar. É lá de dentro do coração de Cristo que nós fomos gerados, fomos pensados, fomos consagrados, fomos eleitos, fomos concebidos para ser fonte desse amor que jorra abundantemente de todos os altares da Santa Igreja Católica, onde o sacrifício do Senhor é renovado.
É dentro dessa coração que Ele nos fará habitar. É o coração de Jesus na cruz, a nossa casa; a nossa única casa, a nossa morada definitiva. E nós queremos morar em teu coração Senhor...
 "Jesus, olhando para teu coração aberto na cruz, agora posso entender o tamanho do amor que o Senhor tem por mim. E não tem como não me comover e sentir essa grandeza, essa largura, essa profundidade, essa plenitude de amor que o Senhor manifesta em mim agora. Eu acolho o teu amor. Sim, Senhor. Me abro e permito que o Senhor me ame agora, porque esse amor é tudo o que eu preciso. Tenho fome e sede do teu amor.
Tenho te buscado de forma humana, tenho tentado preencher meu coração com teu amor no pecado, mas o Senhor não está lá no pecado; tenho tentado viver a minha vida com o amor que tenho, mas vejo que não é suficiente. Não tenho forças para amar as pessoas, para amar a mim mesmo, para amar o Senhor. Preciso da tua graça. Preciso do teu amor para poder te amar. Por isso, derrama em profusão sobre mim agora Senhor. 
Assim como Londino que foi atingido em cheio em suas fraqueza, em sua limitação, em sua cegueira, e foi curado instantaneamente... Eu quero essa experiência meu Deus! Derrama agora o sangue e água que jorraram do teu coração na cruz. Abra o teu coração e fala comigo. Me mostra o quanto o Senhor me ama.
Eu tive experiências fortes no pecado Senhor. Eu tive experiências quase que transcedentais nas drogas, no sexo, nas sensações humanas, eu experimentei coisas que me fazem ter fé nelas porque são muito fortes. Mas agora eu peço Jesus, pela intercessão da sua mãe santíssima, a Virgem Maria: dai-me uma experiência mais forte que a experiência com o pecado. Dai-me uma porção tão grande do teu amor que tudo seja atingido agora nesse lugar que estou. Toca-me tão poderosamente com teu coração agora que eu tenha uma experiência sobrenatural. Me abro ao teu amor e ao teu poder agora meu Deus.
Unge-me com teu amor e derrama sobre mim o óleo mais puro da unção. Assim como o azeite de oliva Senhor, o óleo extra-virgem, ou seja, o óleo extraído do primeiro processo das azeitonas, é esse óleo da unção que quero, que vem direto, extra-virgem, do teu coração na cruz. Unge-me agora Senhor!
Toca o mais profundo do meu ser e dai-me a conhecer o tamanho do amor do Pai; dai-me sentir o grandioso amor do Senhor que deu sua vida por mim. Dai-me sentir a ação do teu Espírito Santo, amando, tocando, curando, restaurando e libertando-me Senhor. 
Bendigo o teu nome, pois com a Virgem Maria me dá a experimentar seu amor. Glorifico-te com todo o meu ser Senhor, porque tu és meu Deus. Rendo-te adoração, exaltação, amor e louvor. Eu te amo Senhor. Dai-me a graça de te amar com uma centelha do seu amor por mim, com uma centelha que levou a Virgem Maria a dar-se inteiramente ao Senhor; com uma centelha do amor de São José por ti Jesus; com uma centelha do amor que levou os mártires a derramarem o sangue e os santos a consumirem a vida por ti. Glórias a Ti para sempre Senhor. Amém. Aleluia!"
Por causa desse amor incansável, peçamos ao Senhor com a comunidade Colo de Deus a graça de voltar Ao teu primeior amor.
Peçamos com o ministério Adoração e Vida que o Senhor nos dê a graça de amá-lo e busca-lo Sobre todas as coisas.
Com a missão Louvor e Glória queremos nos apossar do amor que Deus nos revela em Cristo, nos oferecendo Resgate.
Persigamos o alvo da nossa esperança, razão da nossa vida, Senhor da nossa história, nosso Senhor Jesus Cristo. Com Thiago Brado declaremos, que é Ele: Meu alvo.
'QUEM ENCONTROU O AMOR DE DEUS ENCONTROU TUDO O QUE PRECISA NESSA VIDA' (Santo Tomás de Aquino)

Que deixemo-nos realmente mover por esse amor maravilhoso. É o amor do Pai que fez o Filho Pródigo retornar a casa do Pai e não a miséria ou o sofrimento que vivia. Éo amor do Pai que vai nos fazer ir até o fim na nossa carreira de fé, seguindo a Jesus Cristo e conduzidos pela presença poderosa do Espírito Santo. É o amor de Deus que vai nos fazer ser felizes aqui nessa vida e na eternidade.

Que o amor incansável de Deus nos faça ser aquilo que Ele quer de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...