Que alegria o mistério de Cristo quer trazer para a nossa vida! Que felicidade o Senhor Jesus deseja ardentemente que vivamos! Que santidade o Senhor Deus espera de nós! Quantas graças nosso Senhor deseja derramar sobre nós... Se nós tivéssemos consciência disso, nossa vida seria muito diferente!
Irmãos e irmãs amados do Pai, mais uma semana em oração, em lutas, em jejuns, em penitências, em constante e contínua oferta a Deus, trabalhando a nossa salvação e cooperando na salvação dos irmãos, queremos iniciar esse blog no ritmo da graça de Deus.
Isso é muito importante para nós, que temos a audácia de sermos católicos no século XXI, pois São João Crisóstomo já bradava em sua época: 'Não há nada mais vil que um católico que não preocupa-se com a salvação alheia'. Nós não podemos ser ignorantes, hipócritas ou tolos de pensar que quando Jesus nos chama a experimentar da sua salvação, esta salvação destina-se apenas a nós mesmos.
É claro que a salvação é consequência de uma aceitação pessoal do plano de amor que Deus tem para a humanidade (cf. 1Tm 2,4), que passa pela liberdade de cada um de nós (e que aprofundaremos numa outra postagem); mas nós não podemos protestantizar e pensar que somente nós seremos salvos. Precisamos ajudar e interceder ao Senhor pelo mundo inteiro, para que todos sejam salvos. Por isso o papa Leão XIII dizia: 'É por meio do homem que o homem deve conhecer o CAMINHO da salvação'.
Que maravilhosa frase para começar esse tema tão bendito: nós queremos ser como São João Batista nesse blog para apontar para você o caminho da salvação: É Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! É todo o seu sangue derramado na cruz que abre o céu para nós !(falaremos mais sobre o sangue de Jesus nesse mês de Julho que a Santa Igreja Católica nos convida a ter mas intimidade com o Preciosíssimo Sangue) É o memorial da paixão do Senhor que torna presente o drama do calvário!
Para exaltar o mistério de Cristo e levar você a refletir em como isso é verdade, vamos deixar uma frase do doutor angélico, Santo Tomás de Aquino, que dizia: 'Tanto vale a celebração da Santa Missa, quanto vale a Morte de Jesus na Cruz'. Se pensarmos em tudo o que aconteceu e quanto é importante a morte de Cristo na Cruz para nossa salvação e libertação, daríamos muito valor a isso (vamos nos aprofundar na morte de Jesus na cruz em outras postagens).
O que é terço? O que é rosário? O que Maria tem a ver com a Missa? O que é viver a Santa Missa? O que podemos aprender nessa postagem e aplicar na prática em nossas vidas?
Respondendo essas e algumas outras perguntas, queremos nos aprofundar nesse tema para abrir os olhos daqueles que estão na escuridão e não enxergam as duas maiores riquezas e heranças do céu que existem nessa Terra e só podem ser encontradas na gloriosa Igreja Católica: a Virgem Maria e o mistério da Santa Missa.
Vamos continuar abrindo os temas dentro dessa postagem com o discípulo do amor, o virgem São João evangelista, que reclinou no peito de Jesus na Última Ceia e que recebeu a revelação do livro do Apocalipse:
"Quem tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus". (Ap 2,7)
O VENCEDOR COMERÁ O FRUTO DA ÁRVORE DA VIDA QUE SE ACHA NO PARAÍSO DE DEUS! QUEM SE PREPARA NESSA TERRA, JÁ SE ALIMENTANDO COM O FRUTO DESSA ÁRVORE DA VIDA QUE DÁ VIDA, QUE SABEMOS QUE É JESUS SACRAMENTADO, O MESMO QUE NOS É OFERECIDO EM CADA SANTA MISSA, COM TODA A CERTEZA TAMBÉM COMERÁ DESSE FRUTO NO CÉU!
Mas quando São João fala de vencedor, a quem ele está se referindo? É ele mesmo que responde em sua primeira carta:
"Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1Jo 5,5)
É a mesma coisa que está no seu Evangelho, no qual Jesus Cristo conversava com Nicodemos e lhe explicava essas coisas importantíssimas, que Ele sempre explica na intimidade aos seus queridos:
"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; porque não crê no nome do Filho único de Deus". (Jo 3,16-18)
O vencedor, então, é aquele que crê em Cristo, que aceita o Senhor em sua vida. É aquele que tem consciência da sua necessidade de Deus, pois, sem Ele, nada pode-se fazer (cf. Jo 15,5). É aquele que vive da fé, na fé e pela fé no Senhor. É aquele que deixa-se moldar pelo Senhor, estando em Cristo, como uma nova criatura (cf. 2Cor 5,17) buscando viver como Jesus viveu (cf. 1Jo 2,6).
É aquele que vive uma vida sobrenatural na graça de Deus, que se conhece, porque o Espírito Santo leva a essa experiência de autoconhecimento para conhecer melhor a Deus. É uma pessoa espiritual que é guiada pelo Espírito Santo:
"Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém. Porque quem conheceu o pensamento do Senhor se abalançará a instruí-lo (Is 40,13)? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo."(1Cor 2,11-16)
Para os católicos, não há forma maior ou melhor de comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo, guiado pelo Espírito Santo, do que na Santa Missa. Este é o cerne, o fundamento, a estrutura, a força da Igreja e deve ser o sustento de cada um que se diz católico.
Sabe porque muitos católicos andam por aí doentes, fracos, minguados, saindo da Igreja e mudando de religião, buscando paz fora de si e uma forma de viver o Evangelho adocicado, mas que quando fica amargo afastam-se e vão para longe? Porque vivem mal o mistério da Santa Missa, porque não se preparam bem e comungam, não a salvação, mas a condenação!
E isso não é palavra nossa, não. É o próprio São Paulo que vai frisar isso em sua carta aos Coríntios:
"Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos." (1Cor 11,27-30)
A Santa Missa é o Céu na Terra (como a bela primeira imagem nos mostra) embora, mesmo sabendo disso, não conseguimos viver essa plenitude, essa glória, essa graça superabundante que jorra na Igreja por causa da atualização do único e eterno sacrifício de Jesus Cristo, que foi realizado uma vez por todas na santa cruz... Não sabemos aproveitar e acolher as bençãos do Senhor em nossas vidas!
É por isso que temos a necessidade de ter Nossa Senhora, Maria, a mãe de Jesus e nossa, que nos foi dada aos pés da cruz, para que com ela, pudéssemos viver a Santa Missa, nos preparando bem, conscientes do que estamos fazendo, sendo pessoas espirituais. Nessa postagem vamos entender que Maria nos ensina a viver o mistério do seu Filho em plenitude, ela que esteve presente no sacrifício que nós atualizamos.
Maria está no céu, ao lado do Pai, como já refletimos na postagem "Maria de Nazaré" e que aprofundaremos na postagem "A assunção de Nossa Senhora ao céu". A Deus tudo é possível pela ordem natural, pois Ele é todo poderoso; enquanto a Maria tudo é possível pela ordem da graça (como refletimos na postagem "Os descendentes da mulher") pois ela é plena de graça (cf. Lc 1,28) e toda humilde.Sem medo de errar podemos dizer: "A DEUS E A MARIA TUDO É POSSÍVEL". Podemos afirmar com autenticidade, baseados na doutrina da Igreja, ainda mais pelo que São Luís Maria Grignion de Montfort escreveu em seu livro 'O segredo de Maria'. Algumas definições que ele dá no livro a Maria transcrevemos abaixo:
-Maria alcançou graça, é mãe da graça, é cheia de graça, é administradora das graças;
-Maria é mãe do Filho de Deus, é mãe dos membros de Cristo, é colaboradora do Espírito Santo;
-Maria faz crescer no amor filial, está presente na vida dos verdadeiros cristãos, é imagem viva de Deus;
-Maria é o paraíso de Deus;
-Maria facilita a união com Deus, é auxílio no sofrimento.
Nas palavras do santo, temos o seguinte parágrafo do livro:
"Deus escolheu-a para tesoureira, ecónoma e distribuidora de todas as suas graças; por isso, todas as graças e dons de Deus passam pelas suas mãos. E - segundo São Bernardino - em virtude do poder que Deus Lhe conferiu. Ela dá a quem quer, quanto quer e na medida que quer as graças do Pai, as virtudes do Filho e os dons do Espírito Santo".
Sabendo disso, nós precisamos tomar a decisão de conhecer mais, estar próximos, ser amigos, íntimos, assumir Maria como mãe e levá-la para nossa casa como São João evangelista o fez (cf. Jo 19,27). Como fazer isso? Chamando Maria em oração, especialmente através do rosário, como vamos explicar.
Os monges do século IX rezavam os 150 salmos em suas orações. Os fiéis que não sabiam ler rezavam 150 vezes a oração do Pai nosso. Com o passar do tempo, rezavam também 150 Ave-Marias. Em 1206, o fundador da Ordem dos Pregadores (dominicanos) São Domingos de Gusmão recebeu da própria Virgem Maria o rosário que nós conhecemos hoje, que com o passar do tempo foi se aperfeiçoando para nos levar a estar unidos a Cristo, por meio da Virgem Maria.
O terço é um objeto de devoção e oração, que pode ser encontrado confeccionado por vários materiais (como madeira, plástico, ferro, etc), que nos ajuda a meditar, rezar, contemplar e entrar nos mistérios da encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o centro da nossa fé. Ele tem esse nome porque era divido em três partes de oração, com 50 contas cada um. Eram três terços.
Hoje em dia, com a implantação do quarto terço, pelo beato João Paulo II, nós temos o rosário. O rosário é um objeto semelhante ao terço, que compreende as duzentas contas da oração, como que quatro terços. O rosário recebe esse nome porque, segundo a devoção, em cada Ave-Maria que rezamos, entregamos uma rosa a Virgem Maria. Com os quatro terços, entregamos a ela uma coroa de rosas, por isso, rosário.
Portanto, o rosário é uma oração sagrada na qual oferecemos à Virgem Maria uma coroa de rosas. É uma oração contemplativa, que nos leva a aprofundar no amor a Jesus Cristo, não pela sequência das orações ou por fórmulas, mas pelo amor que dedicamos ao Senhor, pela contínua oração diária, pela recitação e união com a Virgem Maria que ele (o rosário) proporciona. Só reza o rosário quem ama a Virgem Maria e quem quer amar mais perfeitamente a Jesus Cristo!
Na palavra de Deus temos essa valiosa orientação de São Paulo:
"Orai sem cessar". (1Ts 5,17)
No livro do Eclesiástico, servindo para todos nós que pertencemos a Igreja de Jesus Cristo e somos membros do corpo místico de Cristo, portanto eclesiásticos pela graça de Deus, temos outra recomendação semelhante:
"Nada te impeça de orar sempre, e não te envergonhes de progredir na justiça até a morte; pois a recompensa de Deus é eterna". (Eclo 18,22)
Se nós formos sinceros conosco mesmo, perceberemos que nós não aplicamos essas palavras da Bíblia em nossas vidas, porque por muitos momentos nos distraímos, perdemos tempo com coisas efêmeras e superficiais, nos desligamos da graça de Deus e deixamos de progredir na justiça e na santidade. Eis que a nossa mãe do céu está sempre pronta a nos ajudar, intercedendo por nós. Santo Afonso Maria de Ligório dizia que ela é a Onipotência Suplicante do céu.
Ou seja, Maria está sempre em oração a Deus por todos os pecadores, sobretudo por aqueles que lhe pedem auxílio e intercessão, mais ainda àqueles que lhe são devotos (em outras postagens aprofundaremos o tema da devoção) e principalmente por todos aqueles que recitam o terço ou o rosário.
Para entendermos melhor, podemos entender dessa forma: Jesus quer salvar todos os homens, mas nem todos querem ser salvos. Deus que abençoar todas as pessoas do mundo inteiro e, por isso, Ele abençoa sem medidas e sem limites. O problema é que as pessoas não abrem o coração e não querem a graça de Deus. O Senhor respeita e derrama suas graças principalmente para aqueles que se abrem e aqueles que pedem.
Qual o papel da Virgem Maria? Se estamos em comunhão com ela, se pedimos sua intercessão, proteção e auxílio, ela nos ajuda a abrir o coração para Jesus Cristo, ela nos leva ao coração do Senhor, ela abre nossos olhos para enxergar nossa necessidade de Deus, ela nos ensina a rezar mais, a sermos intercessores pelas nossas famílias, como ela foi aqui na Terra (cf. Jo 2) e continua sendo no Céu, ela nos leva ao cenáculo para receber o poder do Espírito de Deus e ao Calvário para acolher a salvação que nos é oferecida.
O maravilhoso São Pio de Pietrelcina foi questionado numa certa ocasião em relação a autenticidade da presença de Maria na Missa. Veja que resposta esplêndida ele deu:
"Sim, ela se coloca ao lado, mas eu a posso ver, que alegria. Ela está sempre presente. Como poderia ser que a Mãe de Jesus, presente no Calvário ao pé da cruz, onde ofereceu seu filho como vítima pela salvação de nossas almas não esteja presente no calvário místico do altar?"
O beato João Paulo II dizia que Nossa Senhora está presente em todas as Santas Missas celebradas no mundo inteiro, de forma mística. Estamos chegando no ponto principal dessa postagem de hoje...
SE NÓS, ILUDIDOS E CEGOS PELO PECADO, PELO MUNDO E PELO DEMÔNIO (NOSSOS TRÊS PRINCIPAIS INIMIGOS - MAL QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS, QUE ESTÁ FORA DE NÓS E O AUTOR DO MAL) NÃO CONSEGUIMOS VIVER BEM O MISTÉRIO DA SANTA MISSA E ENXERGAR A PROFUSÃO DE MILAGRES QUE ACONTECE DIANTE DOS NOSSOS OLHOS, PEÇAMOS A MARIA QUE ELA NOS MOSTRARÁ!
Não nos esqueçamos que entre o Pai e nós, Jesus é nosso intercessor (1Tm 2,5) mas entre nós e Jesus, Maria (que é o pescoço que une os membros a cabeça - cf. São Bernardino) é nossa querida e fiel intercessora que nunca nos deixa na mão. Podemos recorrer a Ela sem medo e sem receio, pois ela é o meio que Jesus nos deu para chegar a Ele. Ainda mais porque sem ela não sabemos acolher todas as graças de Deus. Não sabemos nem ao menos viver a Santa Missa!
Para não estendermos muito vamos resumir, em poucas palavras, o que é viver a Santa Missa: é ir se cristificando, se eucaristizando, crescendo interiormente até chegar à imagem perfeita de Cristo, sendo outros cristos; é ter uma vida plena, em abundância, feliz (cf. Jo 10,10), é dar a vida e se unir ao sacrifício de Cristo, completando em nossa carne o que faltou na cruz (cf. Cl 1,24); é estar crucificado com Cristo pela fé e deixar Jesus viver plenamente em nós, para podermos afirmar com São Paulo:
"Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim". (Gl 2,19-20)
ISSO É POSSÍVEL SIM, AO CONTRÁRIO DO QUE O MUNDO PREGA! MUITOS HOMENS E MULHERES DERAM A VIDA POR ESTAREM UNIDOS A CRISTO DESSA FORMA. ERAM HOMENS E MULHERES QUE, COM A VIRGEM MARIA, VIVIAM A PLENITUDE DO MISTÉRO DO SENHOR JESUS, ERA UM CÉU NA TERRA CONSTANTE. HOMENS E MULHERES DE QUE O MUNDO NÃO É DIGNO (cf. Hb 11,38)!
Hoje isso nos é proposto como um desafio, como uma forma louca de viver o cristianismo, de sermos católicos santos e autênticos como nos pede a santa Igreja, de sermos verdadeiramente violentos em uma oração de combate contra tudo o que não é do céu, conscientes de que estamos arrebatando o céu. É isso que Jesus disse:
"Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam". (Mt 11,12)
Uma coisa é certa:quem reza apenas o terço, apesar da Igreja orientar e recomendar, mesmo tendo tempo, não consegue viver o mistério pleno da fé; quem reza o rosário adentra no mistério total da Santa Missa e aprende a colher as graças que Deus reserva em cada momento. Propomos a você ser violento na oração e assumir um compromisso com Maria, pois ela vai se comprometer com você e te levar, na intimidade, a perceber as riquezas da Santa Missa:
"Mãe querida, te invoco nesse momento com esse carinhoso título de Nossa Senhora, mãe da Igreja. Quero fazer um compromisso com a Senhora, diante de Deus, de começar a rezar o rosário, para que a Senhora também se comprometa comigo e me ajude a viver o mistério da Santa Missa com intensidade e profundidade. Ajuda-me, minha mãe, a sair da superficialidade, do barulho, da agitação, da inquietação, da superstição, da mentira, da piedade fingida, do pecado e de todo vício. Eu quero ser livre para amar Cristo e, se a Senhora é a pessoa que mais se abriu a Deus sobre a Terra, deu toda a sua vida e entregou sua própria liberdade por amor a Ele, te peço que me ajude a te imitar, para que eu seja mais cristão.
Ensina-me, minha querida Senhora, a dar passos na fé, a ser fervoroso e violento na vida espiritual, a empenhar e dedicar minha vontade e minhas forças para gastar por amor a Deus e aos meus irmãos. Vem me fortalecer com seu coração imaculado e me saudar, como a Senhora saudou sua prima Santa Isabel, para que eu também seja curado e fique cheio do Espírito Santo.
Ajuda-me com tuas mãos santas e imaculadas para que eu não caia na apostasia, mas que eu seja uma pessoa de fé. Com uma fé ousada, corajosa, cheio do Espirito Santo quero progredir na vivência do mistério maior de Cristo que há sobre a Terra com a Senhora, para ser santo, para cooperar na salvação dos meus irmãos e do mundo inteiro.
Obrigado, Jesus, por me dar sua mãe como minha mãe e por ela ser minha intercessora diante da tua presença poderosa. Toda glória a Ti, Espírito Santo de Deus, pois em Maria tu encontraste lugar para realizar a maior obra que já aconteceu na face da Terra: gerou o Filho de Deus. Muito obrigado, Pai querido e amado, por teres escolhido Maria, para trazer teu Filho e porque o Senhor quer que através dela sejamos mais cristãos e mais santos. Glórias a Ti, Santíssima Trindade. Obrigado, mãe santíssima".
Vamos aprender a rezar o rosário? É muito simples, vamos contemplar nos quatro terços os mistérios da nossa fé e nos manter sempre em oração. Procure rezar o rosário todos os dias, mesmo que não tenha tempo. Para uma coisa importante nós arranjamos tempo e damos um jeito. Trate o rosário como uma coisa importante e tempo não vai faltar para rezar essa oração que vai te fazer ser íntimo da Virgem Maria.
Para
recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou
pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.
1.
Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
2. Na
primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
3. Em
cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
4.
Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
5.
Anunciar o primeiro mistério do rosário e recitar um Pai Nosso na
seguinte conta grande.
6. Em
cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria
enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
7.
Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de
Fátima.
8. Cada
uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o
correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória
enquanto se medita o mistério.
9. Ao se
terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da
Salve Rainha.ORAÇÕES DO SANTO ROSÁRIO
Sinal da
cruz
Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este rosário que vamos rezar, contemplando os
mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da bem aventurada Virgem Maria, vossa mãe santíssima, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a
graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Creio
Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo,
seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e
sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos
céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a
julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na
vida eterna. Amém.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso
reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de
cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a
quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do
mal. Amém.
Ave
Maria
Ave
Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por
nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Glória
ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Jaculatória
Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia. Abençoai o santo padre, o papa, o nosso Arcebispo e todo o clero. Santificai as nossas famílias e as famílias do mundo inteiro; e dai-nos a paz.
Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia. Abençoai o santo padre, o papa, o nosso Arcebispo e todo o clero. Santificai as nossas famílias e as famílias do mundo inteiro; e dai-nos a paz.
Agradecimento
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias
recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos
debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos agradecer vos saudamos com uma
Salve Rainha….
Salve
Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A
vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos
misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem
Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas
de Cristo. Amém
MISTÉRIOS
Mistérios Gozosos
1- A
Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria (Lc 1,26-38)
2- A
Visita de Maria à sua prima Isabel (Lc 1,39-56)
3- O
Nascimento de Jesus na gruta de Belém (Lc 2,1-21)
4- A
Apresentação do Menino Jesus no Templo (Lc 2,22-40)
5- A
Perda e o Encontro de Jesus no Templo (Lc 2,41-52)
Mistérios Luminosos
1- O
Batismo de Jesus no Rio Jordão (Mt 3,13-17)
2- O
Milagre de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3- O
Anúncio do Reino de Deus, com o convite à conversão (Mc 1, 14-39)
4- A Transfiguração
de Jesus no Monte Tabor (Mt 17, 1-13)
5- A
Instituição da Eucaristia (Lc 22, 7-23)
Mistérios Dolorosos
1- A
Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras (Mt 26,36-46)
2- A
Flagelação de Jesus na casa de Pilatos (Lc 23,1-25 Jo 19,1)
3- A
Coração de Espinhos de Jesus (Mc 15,16-20)
4- Jesus
carregando a Cruz para o Calvário (Jo19,4-17)
5- A
Paixão e Morte de Jesus na Cruz (Jo19,17-30)
Mistérios Gloriosos
Mistérios Gloriosos
1- A
Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20,1-29)
2- A
Ascensão de Jesus ao Céu (At 1,4-11)
3- A
Vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos (At 2,1-4)
4- A
Assunção de Nossa Senhora ao Céu (Ap 12,1)
"O rosário é o flagelo dos demônios'. (Papa Adriano VI)"O rosário é a oração mais poderosa depois da Santa Missa". (Papa João XXIII)
"O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa”. (Beato João Paulo II)
Movidos pelos exemplos dos papas (com essas frases acima) e direcionados por essa postagem, possamos verdadeiramente ter um compromisso com as riquezas gloriosas que Jesus deixou na Terra antes de ascender gloriosamente ao céu: a santíssima Virgem Maria, rezando o santo rosário; e o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade que temos a oportunidade de receber a cada dia, no mistério da Santa Missa.
Que Deus nos abençoe e nos santifique para que, com sua filha predileta, possamos viver cada vez melhor o mistério da Santa Missa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Indo nessa direção...