quinta-feira

Caminhar por amor

Ninguém tem ânimo de caminhar à força... 
Acorrentados não somos capazes de dar passos!
Presos ao que quer que seja (pessoas, músicas, roupas, modas, coisas, dinheiro, gostos, desejos, etc) não temos força, nem ânimo, nem coragem, nem alegria, nem vontade de caminhar nos caminhos de Deus!
Se formos caminhando e não formos deixando pra trás aquilo que nos aprisiona não seremos capazes de perseverar nesse caminho rumo ao céu que queremos seguir com a graça de Deus.
"É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão." (Gl 5,1)
Muitas pessoas não começam a caminhar com Deus porque dizem que não podem, não são capazes ou não conseguirão, pensando sempre de forma negativa e tal. Mas Deus não escolhe os capacitados mas CAPACITA OS ESCOLHIDOS!
Infelizmente muitas pessoas não começam a caminhar com Deus porque dizem que esperam ser curadas disso ou daquilo, ou EXIGEM que Deus mostre fazendo alguma coisa, que enquanto não verem não começarão nem seguirão por lugar algum. Mas acontece que muitos vivem com a fé de Tomé. Nós sabemos que Jesus é Deus. Sabemos que Ele não suportou ver-nos do alto do céu, mas desceu do céu pelo  e se encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria para remir a humanidade como nos lembra Santo Antônio de Pádua: 
"O amor a nós O prendeu tão intimamente à nossa natureza que o fez descer até a nossa miséria, como se no céu não pudesse permanecer sem nós."
Sabemos que esse Jesus morreu no madeiro da cruz, mas ele não parou na cruz...Mas o véu do templo foi rasgado! Com sua morte Jesus abriu o paraíso para nós...Com seu sangue derramado na cruz, sinal da sua morte, Jesus nos dá nova vida, sinal da sua verdadeira vida em nós! Jesus desceu nos infernos e resgatou aqueles que estavam aprisionados nos grilhões da morte. A morte não pôde segurá-Lo! Ele rompeu os grilhões da morte e RESSUSCITOU levando consigo os seus! Jesus está vivo e ressuscitado entre nós! Alguns vivem como se Jesus ainda estivesse morto porque não tem fé. A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê! (cf. Hb 11,1)
São aqueles que dizem como Tomé: "Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!" (cf. Jo 20,25) Que pena que muitos que se dizem cristãos vivem assim hoje em dia!
É necessário rever a forma como estamos vivendo...A fé que nos conduz, o que nos atrai, o que nos leva a seguir a Deus, o que nos faz ter vontade de caminhar, o que nos leva a querer permanecer ou começar essa caminhada? Tudo isso deve ser bem claro no nosso coração!
Sem amor ninguém caminha! E não é qualquer amor: é o santo amor de Deus! É o amor trino de Deus! O Deus trino de amor nos atrai com seu amor...
Deus Pai é o amor como descreve São João em sua carta: "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (cf. 1Jo 4,8)
Jesus é o Deus humanado que derramando seu santo amor (seu sangue santíssimo) no mistério da cruz nos atrai: "E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim." (cf. Jo 12,32)
O Espírito Santo é o amor de Deus Pai e de Deus Filho derramado sobre nós: "O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (cf. Rom 5,5)
O único que pode nos dar sentido para caminhar sem desanimar é Deus. Todos os outros motivos uma hora ou outra podem nos decepcionar e nos levar a parar no meio do caminho ou desejar nunca ter começado a caminhar. 
Gosto muito de falar sobre caminhar e caminho, caminhada, etc... Esse blog é voltado para aqueles que pretendem caminhar com Deus (iniciar sua caminhada), que já começaram e para os que estão caminhando a pouco ou muito tempo!
O sentido desse caminho e algumas direções já foram comentadas nas outras postagens.
Agora deixo mais um sentido para todos serem incentivados e terem uma vontade ardente de caminhar com DEUS.
"Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" Jesus viu-os e disse-lhes: "Ide, mostrai-vos ao sacerdote." E QUANDO ELES IAM ANDANDO, FICARAM CURADOS. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: "Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!" E acrescentou: "Levanta-te e vai, tua fé te salvou." (Lc 17, 11-19)
Essa parábola até bastante conhecida não é concretizada em nossa vida porque não vivemos como ela ensina. Os segredos que nela contém são direções para nossa vida:
1) Para sermos curados, muitas vezes não é repentinamente como um milagre que pode acontecer com qualquer pessoa que Deus queira realizar...Deus quer que andemos, caminhemos em seus caminhos e ao longo dessa caminhada é que vamos sendo curados!
2) É preciso ter coragem de clamar por Jesus mesmo diante da pessoa mais importante que exista na face da Terra...Jesus ouve quem busca, quem clama, quem pede-lhe (o que muitas vezes não precisa nem palavras, porque nosso coração e nossa vida falam a Deus aquilo que queremos **1Cor 4,20: "Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos."**, quem tem vontade de segui-Lo, quem eleva ao céu suas lágrimas (em outras passagens falaremos mais sobre o céu)
3) Precisamos ter um coração agradecido...As pessoas atualmente estão acostumadas a enxergar os milagres de Deus somente quando há desgraças no meio! Se um cego volta a enxergar, um mudo começa a falar ou um surdo começa a ouvir é um milagre e algumas pessoas até agradecem sinceramente a Deus. Mas os milagres que Deus realiza na nossa vida diariamente (nós que quando vamos dormir estamos enxergando e quando acordamos continuamos enxergando. Isso é um milagre! Deus nos permite, enxergar, ouvir, falar, andar, viver... e nós não enxergamos isso como milagre! E por isso muitos deixam de agradecer e perdem muito da graça de Deus)
4) Não nos importar com os preceitos humanos...O julgamento a partir das coisas externas nos impede muitas vezes de alcançar tantas coisas que Deus quer para nossa vida porque não acreditamos muitas vezes nas coisas espirituais que não podemos ver. "Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras." (cf. 1Cor 2,14)
5) Ter fé e dar livre curso a fé em nossas vidas...Jesus diz ao ex-leproso que a fé dele o salvou! Isso significa que muitos de nós precisamos ter fé para que também cheguemos ao conhecimento da verdade que é Jesus. Dar livre curso a fé significa deixar que a fé produza os efeitos de Deus em nossas vidas, porque só damos liberdade para Deus agir em nossos corações se acreditamos e confiamos nEle. Portanto a fé é essencial para nossa vida!
Esse é o tema dessa postagem e é assim que termino hoje essa direção...Deixemo-nos guiar pela fé e iremos experimentar aquilo que Paulo diz em 1Cor 2,9: "Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem predestinado para aqueles que o AMAM." 

Ame a Deus e você verá com seus olhos essa palavra se cumprindo em sua vida!