quinta-feira

Servos do reino

Certeza que deve embalar o nosso coração na alegria do céu que nos espera; verdade que deve comover a nossa alma e nos levar a um profundo reconhecimento do nosso nome de cristãos; doçura e às vezes amargura que experimentam todos os que conhecem ao Senhor, o Deus todo-poderoso que nos faz um chamado, para ser a diferença e fazer jus ao que somos chamados a ser: servos do Reino de Deus!
Queridos e queridas de Deus que impulso o nosso coração deve receber com a imagem acima, que reflete o que vamos aprofundar nessa semana: o tema do serviço, e não qualquer um, mas o santo serviço a Deus! E por amor a Ele, serviço ao reino e serviço aos irmãos. Queremos mergulhar nesse tema e já convidamos você a escutar a belíssima canção do Nelsinho Correia "Eu não quero só dizer amém": http://www.youtube.com/watch?v=GjyW-OnH1I4
Para que devemos servir? Por que dar destaque a um tema como esse? Como devemos servir? Servir aos homens ou a Deus?
Na canção temos um belo ensinamento que nos ajuda a nos colocar no nosso lugar. Temos que assumir nossa postura como criaturas do Pai, como filhos de Deus, como reflexos do Sol que é Jesus, como instrumentos do Espírito Santo. Se há um Mestre, deve haver os discípulos; se há um Senhor, deve haver os servos; se há um Rei, deve haver os súditos. É o que somos cada um de nós que quer seguir os passos de Cristo, que quer viver o Evangelho de Deus, que quer viver conforme os preceitos do Senhor, o criador do céu e da terra...
Se declaramos que Jesus é o nosso Senhor, que Ele é o nosso mestre, que Ele é o Senhor dos Senhores, temos que aceitar tudo aquilo que Ele nos ensina, aquilo que Ele fala e aquilo que Ele nos orienta. Temos que aceitar que sua verdade é absoluta e que não há meio-termos no que Ele diz. Jesus é radical ao extremo:
"Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno." (Mt 5,37)
Nós que já tivemos um encontro com Jesus Cristo e houve uma transformação verdadeira em nossa vida, e nós que ainda não tivemos (acesse as postagens sobre o tema "Experiência" clicando ao lado direito no menu Eu quero essa formação), somos convidados, pelo próprio Jesus a ser pessoas de decisão! Enquanto ficamos naquela expressão: "Não sei! Talvez! Vou ver! Se der..." não estamos sendo de Deus! Temos que decidir o que queremos na nossa vida! A vida é feita de escolhas, e temos que aprender a escolher (tema que aprofundaremos em outra postagem). É o que São João vai reforçar no livro do Apocalipse:
"Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te." (Ap 3,15-16)

PRECISAMOS NOS DECIDIR A SERVIR. Essa é a resposta que Jesus nos dá diante do infinito amor que tem por nós. Quem ama serve! Quem não ama, não se preocupa muito com isso! É isso que Jesus nos ensina quando nos diz o sentido dEle ter saído do alto dos céus e se encarnado no ventre da Virgem Maria, se fazendo homem entre nós:
"Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos." (Mc 10,45)
Jesus é o homem-modelo que Deus Pai usou para nos modelar quando nos fez do barro e soprou sobre nós a vida do Espírito Santo, tornando-nos seres viventes a sua imagem e semelhança (cf. Gn 1,26). Não somente na aparência mas naquilo que também carregamos dentro de nós: o amor. Porque somos parecidos com Jesus Cristo, temos a capacidade de amar. E se amamos, iremos servir, seguindo o exemplo do nosso mestre.
Jesus é um verdadeiro servo. Não é a toa que quando Isaias se refere a Ele, fala do "servo sofredor" (cf. Is 53). Ele nunca gostou de ser chamado de mestre, de "aparecer", ficar fazendo shows e espetáculos diferente de muitos que hoje se dizem seus seguidores, que estão muito distantes do verdadeiro caráter cristão. E quando Ele se referia a si mesmo tratando-se como Mestre, era para dar o exemplo de humildade e de serviço.
"Durante a ceia, - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo -, sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: Senhor, queres lavar-me os pés!... Respondeu-lhe Jesus: O que faço não compreendes agora, mas compreendê-lo-ás em breve. Disse-lhe Pedro: Jamais me lavarás os pés!... Respondeu-lhe Jesus: Se eu não tos lavar, não terás parte comigo. Exclamou então Simão Pedro: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que tomou banho não tem necessidade de lavar-se; está inteiramente puro. Ora, vós estais puros, mas nem todos!... Pois sabia quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estais puros. Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes." (Jo 13,2-17)

Que lindo ensinamento! Diferentemente de muitos mestres e doutores da Bíblia e da vida cristã, conhecedores profundos das verdades místicas e espirituais, Jesus sempre dá bons exemplos de conduta e ensina como devemos ser se queremos segui-Lo. O apóstolo São João diz:
"Aquele que afirma permanecer nEle deve também viver como Ele viveu." (1Jo 2, 6)
Ahh amados e amadas de Deus... Temos que viver como Jesus viveu! Se queremos ser seguidores deste homem poderoso e humilde! Jesus não tinha que ficar mostrando para ninguém que Ele tinha poder e podia fazer qualquer coisa sobre a face da Terra, mas realizava sua obra conforme o Pai ia orientando-O. Ele era totalmente aberto a vontade do Pai. Ele não colocava empecilhos para realizar a vontade de Deus, e isso era seu alimento. Ele não fazia mais nem menos a vontade de Deus: Ele fazia o que Deus pedia, equilibradamente mas também amorosa e explosivamente, com toda a certeza e radicalidade do seu coração. Para permanecer e perseverar nesse caminho, indo nessa direção, temos que viver como Jesus...
Há uma bela canção do Padre Zezinho (http://www.youtube.com/watch?v=zOYSoejpnDA) que nos fala o que é preciso para ser feliz: "Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria, e ao chegar ao fim do dia eu sei que dormiria muito mais feliz". É isso que Jesus diz no finalzinho dessa passagem que estamos refletindo: "Se compreenderdes estas coisas, SEREIS FELIZES, sob a condição de as praticardes. Ou seja, complementando essa música; para ser felizes temos que servir a Deus como Jesus serviu. Mas como vamos saber como Jesus serviu? Conhecendo a sua vida. E qual a melhor maneira de conhecer a sua vida? Lendo a Bíblia Sagrada, especialmente os quatro Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João (em outras postagens falaremos mais sobre a santa e poderosa palavra de Deus).
É engraçado o que Jesus faz com os apóstolos! Ele é quem deveria ser servido; Ele é quem deveria ter os seus pés lavados pelos discípulos. Ele poderia falar: "Pessoal, estou cansado; chegou a minha hora: cada um de vocês deve lavar o meu pé agora. Vocês não me chamam de Mestre e Senhor; pois bem, Eu sou! Portanto, venham lavar meus pés! Principalmente você Judas Iscariotes... Você vai me trair né rapaz? Venha lavar o meu pé primeiro!" É isso o que Ele fez? Ele podia fazer isso; mas ao invés de acomodar-se, Jesus se coloca a serviço.
Como é triste ver os cristãos hoje em dia. Muitos querem ser servidos; querem ter seus pés lavados; não dão exemplos; não tem uma conduta coerente com a vida que levam; não tem compromissos com Deus; não estão nem aí para nada; querem ter empregados, servos; querem ter seus próprios discípulos; querem ser bem vistos como mestres e sábios. Não é isso que Jesus nos ensinou. Ele nos ensinou o propósito da sua vida. E você querido(a)? Qual o propósito da sua vida? Já parou para pensar nisso? Como você tem buscado permanecer em Jesus? Onde você tem buscado sua felicidade? Jesus nos quer todos felizes; e felizes, praticando o serviço a Deus e ao próximo.
É claro que muitas pessoas precisam ainda de leitinho espiritual e ter consciência de que só servimos a Deus. Ele é o nosso Senhor. Ele pode todas as coisas e para Ele não há impossíveis. Ele é fiel. Ele é santo. Ele é maravilhoso. E só a Ele devemos o nosso culto, a nossa adoração, a nossa ação de graças e louvor. No momento em que Jesus está jejuando no deserto, preparando-se para sua missão, satanás, sendo muito astuto e como ex-anjo do paraíso, conhecedor da palavra de Deus tenta-O dizendo que poderia ter todas as nações da Terra aos seu pés se o adorasse. Mas Jesus não é burro:
"Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás." (Lc 4,8)
Precisamos ter essa consciência. Servimos a Deus. Mas por amor a Deus, porque temos essa consciência, nos colocamos ao serviço dos irmãos, dos pobres, daqueles que verdadeiramente precisam de Deus e tem sede do Deus vivo. E temos essa necessidade de nos colocar a serviço com humildade e amor. Esse é o sentido do nosso servir. Essa é a forma como devemos servir. Talvez muitos não entendam isso; por isso vivem na melancolia, na tristeza, na impaciência, na ignorância: não aceitam e não querem servir. A atitude do anjo da luz, que era braço de direito de Deus no paraíso expressa muito bem o que estamos falando.
Todos os anjos estão na glória de Deus! Todos tem conhecimento profundo e verdadeiro sobre o que Deus lhes permite enxergar todas as coisas de forma plena. Não há mistérios para os anjos (apenas o dia da segunda vinda de Cristo). Assim como nós, os anjos também tem livre-arbítrio (em outras postagens refletiremos mais sobre os anjos). Quando o anjo da luz, ou lúcifer, ficou sabendo que na plenitude dos tempos, Deus se encarnaria no ventre de uma mulher e se faria homem, tornando-se semelhante a nós na carne, com excessão do pecado, Ele simplesmente não aceitou. Ele teria que servir a um Deus feito gente. Aquilo gerou uma revolta interior muito infeliz nele. E por não querer servir, Ele foi expulso do paraíso; não sozinho, mas levou consigo um terço dos anjos.
A nossa realidade hoje em dia é um pouco diferente porque não temos o conhecimento pleno das coisas comos os anjos tem, e muitos nem conhecem a Deus. Mas que grande tristeza há na sociedade porque muitos querem ser servidos. Perderam o sentido do servir a Deus e vivem arranjando desculpas para não servir.
"Dissestes: É trabalho perdido servir a Deus. Que ganhamos com a obediência às suas ordens e com as procissões de luto diante do Senhor dos exércitos?" (Ml 3,14)
Irmãos e irmãs, quanto temos perdido por não servir a Deus. Quanta graça, quanta alegria, quanta santidade, quanto amor, quanta luz, quantas revelações, quantas profecias, quantos dons enterrados. Deus nos deu dons e carismas especiais que devem ser colocados ao seu serviço, ao serviço dos irmãos. Deus quer nos usar de uma forma fantástica, impressionante, sobre-humana, para realizar uma obra de renovação e restauração sobre a face da Terra. Porque muitos tem sido omissos e não tem aceitado aquilo que Deus lhes deu, muitos nem sequer ainda ouviram falar de Jesus. Nós temos que assumir nosso serviço!
Veja o que acontece na parábola dos talentos em que Jesus está falando com o que o Reino de Deus se assemelha:
"Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.' Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei. Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. Veio, por fim, o que recebeu só um talento: - Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence. Respondeu-lhe seu senhor: - Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes." (Mt 25,14-30)

O propósito desse blog é ajudar a todos que conhecem ou não a Deus a viver o Céu na Terra. Pois bem, nessa passagem do Evangelho segundo São Mateus, vemos exatamente o contrário: uma pessoa que é condenada a viver o inferno já aqui na Terra, sendo lançada nas trevas exteriores, onde há choro e ranger de dentes. Por que? Por que ele não quis servir!
Temos que te falar isso com a sinceridade do nosso coração: quem não serve, mas quer ser servido não vive o Céu na Terra, mas vive o inferno já na terra. Dá para perceber isso, principalmente em pessoas ricas e muito sábias. Aquela pessoa que deixa-se dominar pelas riquezas e pela sabedoria, e se julga superior às outras pessoas. Essa pessoa é triste, vazia, sem alegria, mesquinha, orgulhosa, soberba, não aceita isso ou aquilo, quer tudo do seu jeito, etc. E uma frase de Santo Agostinho nos ajuda a entender como essa pessoa é vista: "Quando Deus olha do alto dos céus e vê uma pessoa orgulhosa ele lembra-se do demônio!" Com quem você quer se parecer filho de Deus? Escolha parecer com Jesus e sirva. Ou escolha parecer com o demônio e espere ser servido. O orgulho afasta-nos do espírito de serviço!
Quem é servido tem as recompensas já aqui na Terra; é bem visto, é tratado com respeito e admiração. Mas quem serve a Deus, tem uma promessa de que receberá a sua recompensa no céu; direto da boca de Jesus Cristo, nosso Senhor:
"Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará." (Jo 12,26)
Aquele que serve recebe a honra do Pai do Céu. Não há nada que se possa comparar a isso...

"Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor." (Js 24,15)

Optemos por servir e seremos mais felizes, teremos a alegria de começar a viver o Céu aqui na Terra, teremos a certeza do céu que nos aguarda, a morada eterna. Terermos o consolo e a força do Espírito Santo que nos impulsiona a esse serviço, teremos a ajuda dos irmãos que também vivem o céu e aqueles que já estão no céu, teremos as honras do Pai que nos dara a plenitude do seu amor e da sua proteção.
Finalizando recomendamos que você ouça a canção Simplesmente amar do ministério Vida Reluz: http://www.youtube.com/watch?v=L8GPR2bOzAU
Reflita nisso para amar melhor: Aquele que ama, serve! E aquele que serve se aperfeiçoa no amor!

Que Deus nos abençoe e nos confirme em um verdadeiro espírito de serviço!