quinta-feira

Roteiro de consagrações

Boa e maravilhosa noite de quinta-feira para todos.  Santo e poderoso é o Senhor, nosso Deus, que nos dá vida, amor, alegria, paz, força e graça para vivermos neste mundo corrompido, sustentados por sua presença. E Ele tem tesouros especiais e preparados para nós. Da mesma forma que disse a Ciro, a palavra é dirigida para cada um de nós:
"Eis o que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, que Ele levou pela mão para derrubar as nações diante d'Ele, para desatar o cinto dos reis, para abrir-lhes as portas a fim de que nenhuma lhe fique fechada: Irei eu mesmo diante de ti, aplainando as montanhas, arrebentando os batentes de bronze, arrancando os ferrolhos de ferro. Eu te darei os tesouros enterrados e as riquezas escondidas para mostrar-te que sou eu o Senhor, aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel. É por amor de meu servo, Jacó, e de Israel que escolhi, que te chamei pelo teu nome, com títulos de honra, se bem que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim." (Is 45,1-5)
De forma especial, como partilhamos na última postagem, o Senhor quer revelar esses tesouros enterrados e riquezas escondidas e chamar pelo nome seus consagrados. Hoje nós queremos nos consagrar a Deus! Vamos, de forma pessoal e íntima, dar um roteiro para que, consciente e livremente, façamos esse roteiro de uma consagração que é experimentada há mais de cinco anos... E essa consagração verdadeiramente sustenta no caminho de Deus, nessa direção com o Senhor!
ESSA CONSAGRAÇÃO PODE SUSTENTAR, DA MESMA FORMA, UMA CRIANÇA, UM ADOLESCENTE, UM JOVEM, UM ADULTO, UM IDOSO, UM CASAL, UM RELIGIOSO, UM PADRE, UMA PESSOA QUE ESTÁ APROFUNDADA OU QUE COMEÇOU A CAMINHAR COM DEUS, OU QUE ATÉ MESMO NEM CONHEÇA A DEUS.
Independentemente do caminho que você tenha trilhado até hoje ou pelos diversos caminhos que você já trilhou, abra-se e faça esta escolha de trilhar num novo caminho e consagrar-se de corpo, alma e espírito, de oferecer-se todo a Deus.
Vamos nos consagrar ao Pai, a Jesus, ao Espírito Santo. Nessa consagração nos oferecemos, nos entregamos e louvamos a Santíssima Trindade de todo o nosso ser. Em seguida nos consagraremos a Virgem Maria, a santa mãe de Deus, que cuidou de Jesus, e vamos pedir para que ela nos cubra com seu manto sagrado e nos ajude a permanecer no caminho de Deus. Depois vamos nos confiar à proteção do Príncipe dos Anjos e também aos anjos de Deus juntamente com nosso anjo da guarda.
Como a consagração não é uma coisa estática nem mágica, precisa ser renovada a cada dia e sempre ter um objetivo, um propósito claro, pois não tem nenhum sentido consagrar-se sem uma meta (caso precise de incentivos, leia as postagens sobre meta). O poder da consagração abre o mundo espiritual e nos dá a graça de mergulhar nos mistérios do Senhor, mas precisamos ter sempre em mente, de forma clara, qual nosso objetivo.
Comece seu dia consagrando-se e você viverá dias novos, renovado no amor de Deus, sustentado pelas mãos chagadas de Cristo, com a direção do Pai, sob o manto da Virgem Maria, guardado pela espada de fogo de São Miguel Arcanjo, guiado pelo seu anjo da guarda e com a presença dos anjos de Deus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo:
"Pai amado, como é maravilhoso Te conhecer e ser teu. Te adoro e Te dou graças pela minha vida, porque Tu és meu único Deus, meu criador. Obrigado porque posso enxergar, ouvir, falar, andar, respirar, viver. Obrigado por minha família, minha casa, pela comida que como a cada dia, pela roupa que posso vestir, por toda a dignidade que o Senhor me dá.  Quero me entregar e me oferecer todo a Ti nesse dia. Me consagro a Ti, Deus Pai, e Te ofereço meus pensamentos, meus sentimentos, minha razão, minha fé, minhas emoções, meus sentidos, tudo o que sou e tudo o que tenho. Modela-me, Pai, e arranca de mim tudo o que não Te agrada. Enche o meu coração com teu amor e ensina-me a Te amar. Ajuda-me a amar todos os que estão ao meu redor e faz de mim uma pessoa melhor para que eu faça a diferença no mundo, porque estou conTigo. Faz de mim o que Tu quiseres, Pai."
"Ao mestre de canto. Com flautas. Salmo de Davi. Senhor, ouvi minhas palavras, escutai meus gemidos. Atendei a voz de minha prece, ó meu rei, ó meu Deus. É a vós que eu invoco, Senhor, desde a manhã. Escutai a minha voz porque desde o raiar do dia vos apresento minha súplica e espero. Pois vós não sois um Deus a quem agrade o mal, o mau não poderia morar junto de vós, os ímpios não podem resistir ao vosso olhar. Detestais todos os que praticam o mal, fazeis perecer aqueles que mentem, o homem cruel e doloso vos é abominável, ó Senhor. Mas eu, graças a vossa grande bondade, entrarei em vossa casa. Irei prostrar-me em vosso santuário, com o respeito que vos é devido, Senhor. Conduzi-me pelas sendas da justiça, por causa de meus inimigos aplainai para mim vosso caminho. Porque em seus lábios não há sinceridade, seus corações só urdem projetos ardilosos. A garganta deles é como um sepulcro escancarado, com a língua distribuem lisonjas. Deixai-os, Senhor, prenderem-se nos seus erros, que suas maquinações malogrem! Por causa do número de seus crimes, rejeitai-os, pois é contra vós que se revoltaram. Regozijam-se, pelo contrário, os que em vós confiam, permaneçam para sempre na alegria. Protegei-os e triunfarão em vós, os que amam vosso nome. Pois, vós, Senhor, abençoais o justo, vossa benevolência, como um escudo, o cobrirá. Amém!"
"Pai Santo, amado e querido, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te forças, sabedoria, paz. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; quero ser paciente, compreensivo, justo, equilibrado; quero ver, além das aparências, teus filhos, como Tu os vês, e assim só ver o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calúnia, guarda minha língua de toda maldade. Que só de concórdia viva o meu espírito. Seja eu tão bom e alegre que todos quantos se achegarem a mim sintam a tua presença. Reveste-me interiormente de tua beleza, Senhor, e no decurso deste dia que eu Te revele a todos."
"Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso, de cada dia, nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém."
(Essa oração é um modelo para que você faça também com suas palavras, consagrando-se ao Pai. Então, fazemos como Jesus fazia, rezando com um salmo. Nosso exemplo é o Salmo 5, mas pode ser um outro salmo de sua preferência)
"Jesus querido e amado, Tu és o Senhor dos senhores. Te adoro e Te agradeço por teres morrido na cruz no meu lugar e com teu sangue purificar os meus pecados. Eu Te glorifico e Te exalto pelo teu amor infinito, Jesus, e por me curar de toda doença e enfermidade com tuas chagas. Muito obrigado, Jesus! Derrama sobre mim o teu sangue e me perdoa, Senhor. Derrama o teu sangue sobre mim e sobre a minha casa, sobre minha família, sobre meus amigos, meus vizinhos, minha comunidade. Me consagro ao teu Sangue Santíssimo, Jesus, e Te peço que me liberte, me salve e me fortaleça para viver na tua presença. Me consagro ao teu Coração. Me consagro e me coloco dentro das tuas chagas. Sustenta-me com tuas mãos, ó querido Cristo, meu amigo. Te rendo louvores por me acolher e me dar a graça de pertencer a Ti. Fui comprado por teu sangue e minha alegria é Te servir. Obrigado Jesus por teres Te ofertado na última ceia como verdadeira comida e verdadeira bebida, por teres instituído a missa, os sacerdotes e o Santíssimo Sacramento, que é o Senhor mesmo, Jesus, minha Luz Perpétua! Obrigado por teres me dado tua mãe como minha mãe, aos pés da cruz. Faz-me todo teu, Senhor."
"Querido e adorável Jesus, divino modelo de perfeição a quem devemos aspirar, vou empenhar-me em tornar-me, o tanto quanto possível, semelhante a Ti: doce, humilde, casto, paciente, caritativo, resignado. Em particular, farei todos os esforços para jamais cair nas faltas que tantas vezes tenho cometido, e de que desejo sinceramente corrigir-me."
"Agnus Dei qui tollis pecata mundi, miserere nobis; Agnus Dei qui tollis pecata mundi, miserere nobis; Agnus Dei qui tollis pecata mundi, dona nobis pacem." (Tradução do latim: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós... dai-nos a paz)
"Reaviva no meu coração a confiança, dá-me o dom da fé, de crer, mesmo sem ver, pois acredito que Tu, Senhor, tens o melhor para mim e que Tu estás sempre comigo, me protegendo e me guiando."
"Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio. É ele quem te livrará do laço do caçador e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. Porém, verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos para que não tropeces em alguma pedra. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão. Pois que se uniu a mim, eu o livrarei, e o protegerei, pois conhece o meu nome. Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória. Será favorecido de longos dias, e eu lhe mostrarei a minha salvação. Amém!"
(Usamos o salmo 90 e mais uma oração que os monges fazem toda manhã, mas você pode montar uma também)
"Ó doce Espírito de Deus, eu Te adoro e Te louvo com todo o meu espírito. Te dou graças porque Tu és meu advogado, meu consolador, meu ajudador, aquele que me dá forças, restaura a minha alma, santifica meu coração e me enche com teus dons e carismas. Age poderosamente em minha vida, Espírito Santo. Te dou toda a liberdade e me consagro a Ti. Consagrado a Ti, quero me deixar conduzir por tua ação, ó Amor do Pai e do Filho. Enche a minha vida e conduz o meu dia, inspira-me para viver na santidade. Reinflama em meu coração todo carisma, faz florescer em meu cotidiano teus dons. Estou aberto ao teu mover e ao teu poder. Impacta na minha vida, Espírito de Deus. Quero pedir a graça de que, me entregando a Ti, o Senhor faça para mim uma oferta agradável ao Pai e a Jesus. Unge-me com teu óleo perfumado. Queima-me com teu fogo devorador. Lava-me com tua água viva. Envia-me para fazer a tua vontade e leva-me a águas mais profundas com o teu vento impetuoso. Quero a tua ação em plenitude na minha vida porque preciso de Ti, ó Força Santificadora. Aviva o meu coração e vem poderosamente sobre a minha vida, aleluia!"
"Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis. E acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado; e renovareis a face da Terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém."
"Salmo de Davi, quando se achava no deserto de Judá. Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós e minha carne por vós anseia como a terra árida e sequiosa, sem água. Quero vos contemplar no santuário para ver vosso poder e vossa glória. Porque vossa graça me é mais preciosa do que a vida, meus lábios entoarão vossos louvores. Assim vos bendirei em toda a minha vida, com minhas mãos erguidas vosso nome adorarei. Minha alma saciada como de fino manjar, com exultante alegria meus lábios vos louvarão. Quando, no leito, me vem vossa lembrança, passo a noite toda pensando em vós. Porque vós sois o meu apoio, exulto de alegria à sombra de vossas asas. Minha alma está unida a vós, sustenta-me a vossa destra. Quanto aos que me procuram perder, cairão nas profundezas dos abismos, serão passados a fio de espada e se tornarão pasto dos chacais. O rei, porém, se alegrará em Deus. Será glorificado todo o que jurar pelo seu nome, enquanto aos mentirosos, lhes será tapada a boca. Amém!"
(Usamos o Salmo 62 e a oração do Espírito Santo da Igreja Católica. Se você ora dessa forma, abra-se ao Espírito Santo e deixe que ele interceda em você com gemidos inefáveis, pois já é a manifestação do dom das línguas permitindo que esta unção o contagie neste momento. Não coloque tempo ou imponha barreiras, mas ore com intensidade, com suavidade e permita o fluir do amor de Deus em você)
"Virgem Santa e maravilhosa, mãe de Deus e da Igreja; a Senhora, que sendo tão pequena e simples, foste em tua vida Filha do Pai, Mãe do Filho e Esposa do Espírito Santo. É para ti, Senhora, que foste toda da Santíssima Trindade, plena em todas as áreas da tua vida e fez a vontade de Deus, sem voltar atrás por nada, que eu direciono a minha consagração. Ofereço-te todo o meu ser e tudo o que sou. Cobre-me com teu manto sagrado, me protege das ciladas de satanás. Quero permanecer firme nos caminhos do Senhor. Protege-me e guarda-me dentro do teu Coração Imaculado, moldando-me para que eu viva a santidade. Quero ser como a Senhora, todo de Deus. Ensina-me dizer teu sim e cantar, louvar, adorar e glorificar a Deus, na alegria, na tristeza, na glória e na dificuldade. Ensina-me ser um adorador. Obrigado por ser minha mãe e me ajudar no caminho de Deus. Reveste-me com tua pureza e ensina-me viver na castidade, na oração e permanecer em pé diante da cruz, como a Senhora, Maria, Mãe da Obediência, permaneceu."
"Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós e, em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém."
"E Maria disse: Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua posteridade, para sempre. Assim seja!"
"Ó Coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o teu amor. A chama do teu Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós te amamos infinitamente! Imprimi nos nossos corações o verdadeiro amor para que sintamos o desejo de te buscar incessantemente. Ó Maria, tu que tens um Coração suave e humilde, lembra-te de nós quando cairmos no pecado. Tu sabes que todos os homens pecam. Concede que, por meio do teu Imaculado e Materno Coração, sejamos curados de toda doença espiritual. Faz com que possamos sempre contemplar a bondade do teu Materno Coração e nos convertamos por meio da chama do teu Coração."
"Ave-Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco,  bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém!"
(Usamos a consagração tradicional da Igreja Católica à Virgem Maria, o trecho que Maria cantou em Lc 1,46-55, uma consagração ao seu Coração Imaculado e a oração da Ave Maria, que é bíblica. Converse com Maria também com suas palavras e ofereça tudo à sua materna proteção)
"Grande arcanjo de Deus, quero me consagrar a ti. Tu que és o protetor da Igreja de Deus, protetor dos sacramentos e o príncipe dos anjos do Senhor, ajuda-me neste dia. Livra-me de todos os caminhos de pecado, de todas as ciladas do demônio e ensina-me gritar como a ti: QUEM COMO DEUS!? Vem São Miguel com o Arcanjo Rafael, com o Arcanjo Gabriel e toda a milícia celeste ensinar-me a servir a Deus com reverência, amor e dedicação. Ajuda-me a seguir firme a fé e não voltar atrás neste caminho de consagração. Quero estar cheio da graça de Deus. Por isto, peço tua intercessão para que eu aprenda glorificar e exaltar o Senhor e, no louvor, sempre permanecer crendo que Suas graças são derramadas e enchem a minha vida. Obrigado, grande arcanjo de Deus."
"Ó, príncipe nobilíssimo dos anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os anjos justos, meu diletíssimo São Miguel Arcanjo, desejando eu fazer parte do número dos teus devotos e servos, a ti hoje me consagro, me dou e me ofereço, ponho a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence debaixo da tua poderosíssima proteção. É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou, um miserável pecador, mas tu engrandecerás o afeto do meu coração; recorda-te que, de hoje em diante, estou debaixo do teu sustento e deves assistir-me em toda minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados; a graça de amar a Deus de todo coração, o meu querido Salvador, Jesus Cristo, o Espírito Santo, o Paráclito, minha família, a ti Arcanjo Miguel, o Arcanjo Rafael, o Arcanjo Gabriel, o meu anjo da guarda, todos os anjos, todos os santos e a minha Mãe Maria Santíssima. Obtém-me aqueles auxílios que me são necessários para alcançar a coroa da eterna glória. Defende-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vem, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a tua arma poderosa lança para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostraste no combate no céu. São Miguel Arcanjo, defende-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo."
"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perderem as almas." "São Miguel, São Rafael e São Gabriel Arcanjo, rogai por nós e defendei-nos no combate. Amém."
(Usamos a consagração oficial da Igreja Católica e o pequeno exorcismo promulgado pelo papa Leão XIII. Fazendo sua oração pessoal antes da consagração você fica mais íntimo desse grande arcanjo)
"Meu querido anjo da guarda, abre os meus olhos e dá-me a graça de permanecer na luz, voltado para Cristo, com os olhos fixos na minha meta. Ajuda-me a ser inocente e ter um coração de criança para chegar um dia ao céu e já também poder viver o céu aqui na Terra. Consagro meus passos e meus olhos a ti. Obrigado meu anjinho. Me consagro a ti e aos santos anjos de Deus, invocando vossas presenças para acampardes ao meu redor, ensinando-me como ser justo e fiel (cf. Sl 33,8)."
"Conhecendo, por uma doce experiência, o quanto é eficaz o culto aos santos anjos e poderosa a sua proteção, eu   [ nome ] venho, religiosamente e solícito, para me consagrar ao seu santo serviço.                      
 Na presença de DEUS, prometo solenemente honrar-vos com culto especial e imitar vossas virtudes, sendo que elas me dão o exemplo, principalmente vossa pureza, vossa caridade e vossa obediência perfeita. Aprazai a todos os espíritos celestes e, ainda mais, Maria Santíssima, vossa Augusta Rainha, para ela abençoar esta minha resolução que ofereço-lhe do fundo do coração; e alcançar-me da bondade de Deus a graça de perseverar nela enquanto eu viver, para assim merecer o favor de me associar à Sua glória, durante toda a eternidade. Rainha dos anjos, roga por nós. Todos os santos anjos e arcanjos, rogai por nós."
"Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina. Amém.”
(Usamos a oração de consagração aos santos anjos e a oração do anjo da guarda. Aproveite para conversar com seu anjo da guarda [todos temos um anjo de guarda e aprofundaremos esse tema em outras postagens] e peça sempre sua proteção contra toda contaminação espiritual)
Para fechar a consagração, nos revistamos da armadura de Deus e não deixemos brechas à ação maligna, mas permaneçamos consagrados e revestidos da graça do Senhor.
"Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. Tomai, portanto, a armadura de Deus para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. E orai também por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, do qual eu sou embaixador, prisioneiro. E que eu saiba apregoá-lo publicamente, e com desassombro, como é meu dever. Amém!" (Ef 6,10-20)
O mundo será um lugar melhor quando houver uma geração de homens e mulheres, velhos e crianças consagrados, extrapolando os limites do tempo, vivendo o céu na terra, sendo de inteira e exclusiva propriedade de Deus, instrumentos do amor e do poder de Deus. O cristianismo há de ser o motor que transformará essa sociedade depravada em um lugar de santidade, implantando a civilização do amor, ou seja, o Reino de Deus sobre a terra.
Ouça e conclua sua oração com essa canção maravilhosa da Eliana Ribeiro da Canção Nova, entendendo e tomando posse do motivo de ser consagrado. Eu preciso ser, você precisa ser consagrado e o mundo precisa ver em nós os sinais dessa consagração. E que alegria poder perceber que somos "Consagrados para amar": https://www.youtube.com/watch?v=7eQFr9wQhbs

Que Deus nos abençoe e aceite nossa consagração para amar.