quinta-feira

O mistério da Santa Missa

Irmãos e irmãs muito queridos e amados por Deus, que maravilha começarmos mais uma semana, na santa graça de Deus, ter a misericórdia do Senhor, a presença de um Deus lindo e maravilhoso ao nosso lado, que não nos trata indiferentes, como muitas pessoas que não nos conhecem nos tratam, mas nos trata com um amor tão sublime e único que Santo Tomás de Aquino, um santo e doutor da Igreja Católica, dizia que Ele nos ama tanto que nos trata como se nós fôssemos o 'Deus d'Ele'.
Deus nos ama tanto, e de forma tão incondicional, que Ele não olha para o que fizemos ou deixamos de fazer, Ele não quer saber se esse amor é correspondido, mas Ele ama gratuitamente, de forma plena, como se nós fôssemos a melhor pessoa no mundo e só fizéssemos o que é agradável aos seus olhos.
Esse amor chega ao ponto de que, não bastando fazer tudo o que Ele pode, ou seja, o que é impossível para nós, Ele envia seu próprio Filho para morrer numa cruz e para nos mostrar o tamanho, a grandeza, a força, a largura, a expansão, a gloriosa, a extraordinária e tremenda magnitude do seu amor para conosco.
"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto, todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus." (Jo 3,16-21)
Não sei se você entendeu o que você acabou de ler, mas nesse pequeno trecho temos a máxima expressão do amor de um Deus louco e apaixonado pela humanidade, porém que foi rejeitado. A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas. E o que Deus faz diante disso? Ele espera que nós escolhamos e optemos por sua luz maravilhosa. Ele nos espera! Por isso, mesmo se você esteve distante, se você esteve longe, se você andou pelo mundo vagueando por todos os cantos, buscando um lugar para ser feliz, com o ministério Adoração e Vida queremos convidar você a voltar...
Volte para os braços do Pai, pois Ele quer te acolher e te dar todo o carinho: http://www.youtube.com/watch?v=WceJB34O6GA
Como se não bastasse esse amor tremendo e essa prova de que nos ama como ninguém em todo o Universo, pois nem no Céu e nem na Terra há alguém que nos ame dessa forma, Jesus instituiu o memorial da sua paixão (como refletimos na semana passada) para que nunca nos esquecêssemos do que Ele fez por nós. E é estritamente sobre esse mistério de amor maravilhoso que nós vamos refletir hoje.
O que é a Santa Missa? Por que tratamos como um mistério? Quem pode adentrar nesses mistérios? O que o mundo quer fazer com a Santa Missa? O que acontece em cada Santa Missa celebrada na face da Terra? Essas e outras questões serão tratadas hoje, para nos levar a um verdadeiro e profundo amor por Jesus Cristo e para aumentar em nossa alma o desejo de conhecer as riquezas da Santa Missa.
Mais uma vez teremos uma postagem recheada de doutrina e conteúdo para que nos aprofundemos e mergulhemos de cabeça na fé, para que possamos crescer enquanto pessoa, em âmbito físico, psíquico e espiritual, como seguidores de Jesus Cristo, como homens e mulheres que têm uma direção na vida. Não somos e nem estamos perdidos, mas estamos seguindo e declarando: VOU NESSA DIREÇÃO.
Que Deus lhe abençoe e que você faça uma boa leitura, atento a cada frase, a cada expressão destacada, a cada trecho bíblico, a cada frase dita por essas pessoas que morreram em santidade, amando e dando a vida por Cristo, os santos e santas que gozam da bem-aventurança no Céu. Faça um bom proveito dessa postagem!
Um francês, sem muito entendimento e com dificuldade na aprendizagem, consagrado padre porque rezava bem o rosário, foi enviado para ser pároco em um colônia pequena que tinha uma Igreja despovoada, numa cidade chamada Ars, na França. Sua devoção à Maria Santíssima, seu amor a Jesus Sacramentado, suas horas diretas de adoração diante do Santíssimo Sacramento, oração, jejum, penitência, sacrifícios constantes e celebração da Santa Missa com um amor incomum, transformou a sociedade e as redondezas do local da Igreja.
O demônio apareceu diante dele, em uma das inúmeras vezes que apareceu e colocou fogo em sua cama e, apertando-o contra a parede, disse-lhe enfurecido: "Se houvesse três sacerdotes como você, meu reino estaria acabado aqui na França." Ele era um homem que tinha entendido o mistério da missa! Ele, São João Maria Vianney, dizia: "Se soubéssemos o que é a Santa Missa, morreríamos de amor."
Um jovem, com seus quinze anos de idade, entrou para o seminário para ser ordenado sacerdote, seguindo o exemplo de um religioso franciscano, o Frei Camilo. Por graça especial de Deus, foi o único sacerdote da Igreja Católica que recebeu os estigmas de Cristo em seu corpo, que carregou com muito amor durante cinquenta anos. Tinha dons sobrenaturais e entendeu com tanta veemência o que é ser um sacerdote do Senhor (tema que aprofundaremos em outras postagens) que consumiu sua vida por amor a Jesus Cristo, à Virgem Maria, à Santa Missa e à Santa Igreja Católica.
Cem anos antes da ordenação desse padre, canonizado com o nome São Pio de Pietrelcina, sem nem sequer ele ter nascido, os anjos serviam os frades daquele local por causa de sua dignidade. Jesus é chamado "o cordeiro de Deus", e São Pio, por causa de sua união tão íntima e radical que viveu com Cristo, é chamado "o cordeiro de Jesus". Ele, que entendeu muito claramente o mistério da Santa Missa dizia: "Seria mais fácil a Terra existir sem o sol do que sem a Santa Missa."
Um outro frade franciscano, defensor da pobreza, tão considerado pela Igreja quanto Santo Tomás de Aquino, ou seja, um doutor seráfico, chamado São Boaventura, que também tinha entendido o mistério da Santa Missa, dizia: "A Santa Missa é uma obra de Deus na qual nos é apresentado todo o amor que Ele nos tem. De certo modo, é a síntese e soma de todos os favores que Ele nos concedeu."
Existe na Igreja Celeste um santo que viveu na Itália, considerado o primeiro patriarca de Veneza, um bispo radical e reformista (não como a  "reforma" realizada por Martinho Lutero, o qual teve a desgraça de separar-se da Igreja de Cristo sem entender o mistério da Santa Missa, mas como São Francisco de Assis, que também, de certa modo, reformou a Igreja, contudo ele entendia, vivia e amava com a mais fiel ternura de sua alma os mistérios de Deus) chamado São Lourenço Justiniano que dizia: "Nenhuma língua humana pode contar os favores que nascem, como de uma fonte, do Sacrifício da Missa: o pecador que se reconcilia com Deus, o justo que se torna mais justo, as culpas que são canceladas, os vícios que são erradicados, as virtudes e os méritos que crescem, as insídias do diabo que são confundidas."
Queridos e queridas de Deus, nós precisamos aprender e entender a maneira extraordinária, suprema e completa com a qual o Senhor nos ama, e só vamos começar a entender isso a partir do momento que tomarmos consciência e conhecermos as riquezas mais santas e mais importantes que nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou quando estava aqui na Terra que se chamam: Santa Missa e Virgem Maria. É por esses caminhos que Ele quer que sigamos, para que cheguemos ao céu, aonde Ele está!
Vamos focar e dar atenção à primeira riqueza, na ordem que nos foram deixadas por Cristo, mas com a consciência de que a Virgem Maria nos ajuda e nos leva a viver com mais intensidade, mais amor, mais penetração espiritual e entendimento o que é a Santa Missa.
Vamos partir de onde Jesus a instituiu, a partir do médico São Lucas:
"Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos. Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus. Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós..." (Lc 22,14-20)
Perceba o que Jesus disse: TENHO DESEJADO ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA PÁSCOA, ANTES DE SOFRER. Ou seja, a primeira Santa Missa, celebrada na face da Terra, foi celebra com um anseio, com um desejo ardente, com uma fome, uma sede, uma vontade que ardia no coração de Jesus e que Ele tanto queria compartilhar com seus apóstolos, que foram ordenados sacerdotes, quando Ele lhes confiou o ministério da confissão com o sopro do Espírito Santo, a missão da celebração do memorial da sua paixão, através de suas próprias palavras e os demais sacramentos (todos temas que aprofundaremos detalhadamente).
Ora, a vontade de Deus é que a Santa Missa seja celebrada! A palavra Missa, traduzida do latim, quer dizer  envio. Envio do que? Envio pra que? É o envio que todos que participam recebem para ser sal e luz no mundo (cf. Mt 5,13-14), para dar testemunho do que viveram na Santa Missa, que como refletimos na postagem anterior, é a renovação do único e eterno sacrifício de Jesus Cristo, o memorial da sua paixão.
Não é uma teatralização, não representa, não lembra apenas, mas traz presente o sacrifício de Cristo. Jesus disse: ISTO É O MEU CORPO! ISTO É O MEU SANGUE! São as mesmas palavras que o sacerdote pronuncia no momento em que ocorre a transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo (mistério que chamamos transubstanciação e aprofundaremos em outras postagens) em cada Santa Missa celebrada.
A rede Globo exibiu a algumas semanas atrás, no programa Globo Repórter, numa matéria sobre fé, alguns momentos da celebração da Santa Missa e o apresentar disse: "Os fiéis recebem a hóstia consagrada que representa o corpo de Cristo." Diabólica e propositalmente esse rapaz disse isso, adentrando em muitos lares católicos, para destruir a fé no mistério da missa, principalmente na vida dos católicos desgraçados e mornos que não vivem sua fé, para abalar aqueles que tem dúvidas e para tentar tirar da missa aqueles que a vivem.
Aqui já respondemos o que o mundo quer fazer com a missa, sabendo que é a vontade de Deus, que é uma riqueza, que é a fonte em que todos os homens deveriam buscar para abastecer-se, alimentar-se, adorar e viver. O mundo corrompido e governado pelo demônio odeio o sacrifício de Cristo, odeia essa renovação, odeia e tem repugnância do sangue de Cristo, das suas chagas, da salvação que vem para nós do Calvário.
É por isso que o demônio investe tanto, atacando os padres, os religiosos, as freiras, através da tv, do rádio, de músicas, de modas, de milhares de coisas a cada dia, para tirar nossa atenção e tentar fazer-nos esquecer do memorial da paixão do Senhor. Abra seus olhos para enxergar isso! Infelizmente, quantos são os que estão perdendo a fé e dando ouvidos às mentiras do mundo moderno.
Ai daqueles que se levantam contra a Igreja Católica! Ai daqueles que se levantam contra o mistério da Santa Missa! Ai daqueles que se levantam contra a Virgem Maria! Mal sabem eles que estão se levantando contra o próprio Deus, contra a sua vontade, contra a sua majestade infinita. Mal e penoso será o julgamento de todos esses que tentam se colocar no lugar de Deus, imitando lúcifer que é o pai deles. Seu fim será triste no julgamento final (mais um tema para adentrarmos).
Mas vamos explicar o que acontece em cada Santa Missa e conforme vamos estudando, vamos entendendo melhor porque os satânicos invadem e profanam a Igreja Católica, os maçônicos roubam e compram o corpo de Cristo, os hereges atacam e fazem o que podem contra ela. Isso não acontece em igrejas protestantes, porque eles sabem que lá não existe o mistério que acontece apenas na Igreja Católica.
Nas duas imagens acima temos uma missa sendo celebrada no rito antigo que era celebrado de costas para o povo e de frente para Deus (que também é válido), diferente do rito novo que é de frente para o povo, e consequentemente, de costas para Deus. Na primeira imagem é o que conseguimos ver. Na segunda é o que acontece na missa, que muitos de nós além de não ver, não crê. De qualquer uma das formas, o sentido e o sacrifício é o mesmo e é realizado sempre para Deus.
É A OFERTA DO SACRIFÍCIO DE JESUS, O CORDEIRO DE DEUS, POR CADA UM DE NÓS, DIRECIONADO AO PAI. ESSE NEGÓCIO DE QUE O SACRIFÍCIO É DIRECIONADO PARA O POVO ESTÁ ERRADO! É SEMELHANTE AO QUE ACONTECIA NO ANTIGO TESTAMENTO EM QUE OS ANIMAIS ERAM SACRIFICADOS PELOS PECADOS DO POVO, OFERECIDOS A DEUS. NO NOVO TESTAMENTO, JESUS É O CORDEIRO DE DEUS QUE É SACRIFICADO PELOS NOSSOS PECADOS.
A missa começa quando o sacerdote ordenado (que é chamado de Persona Christi, pois é a pessoa de Jesus) entra na Igreja, que é o momento em que Jesus começou sua caminhada rumo ao calvário carregando a cruz. Por isso fazemos reverência quando o padre passa, não por ele mesmo, mas por causa da sua dignidade, enquanto homem consagrado a Deus. Não podemos esquecer que o padre entrando é Jesus carregando a cruz.
Depois temos a saudação ao povo, o ato penitencial que é o momento de pedirmos perdão e nos reconciliar com o Senhor, pois não podemos nos aproximar do Senhor em pecado. Existem pecados veniais que é nesse momento que receberemos o perdão e a purificação. Para outros pecados mortais (que vamos aprofundar) precisamos nos confessar antes de aproximar-se da comunhão, para não cair na tristeza do sacrilégio.
Já ensinava São Cirilo de Jerusalém: "Quando uma pessoa comunga em pecado mortal, ela comunga a Cristo e a satanás; a satanás para reinar e a Cristo para ser crucificado dentro do próprio coração." Não podemos fazer isso, crucificando e maltratando nosso Senhor Jesus que se faz pequeno para estar dentro de nós! É o mesmo que São Paulo disse a comunidade de Corinto (cf. 1Cor 11,28-29)
Então cantamos glória, temos a proclamação das leituras, do salmo e do Evangelho, em que o sangue de Jesus Cristo jorra sobre cada pessoa, quando prestamos atenção e ouçamos com o coração aberto. Isso é muito importante, pois além de nos lavar e purificar (cf. Jo 15,3), abrasa e prepara nosso coração para entrar em comunhão íntima com Cristo (cf. Lc 24,32).
Então temos o momento do ofertório em que participamos com ofertas materiais, mas principalmente devemos ofertar nosso coração e nossa alma no altar, onde acontecerá o sacrifício do Senhor. Nesse momento nosso anjo da guarda vai até ao altar para ofertar alguma coisa... Precisamos estar atentos e entregar nossa vida, nossas preocupações e tudo o que precisamos entregar a Deus (cf. Fl 4,6).
Veja como é importante e maravilhoso fazer isso. Quem nos explica é São Pedro Julião de Eymard: "Na oração pedimos graças a Deus; na missa Ele é obrigado a nos atender." Por que? Porque é o sacrifício de Cristo e não o nosso. É o cordeiro de Deus oferecido a Deus!
Em seguida entramos na Liturgia Eucarística e temos o SANCTUS, em que a Igreja, unida aos anjos do céu que descem a terra, acampam e enchem a casa de Deus, canta o louvor do Senhor, inspirado no livro do profeta Isaías:
"No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas do seu manto enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória! A este brado as portas estremeceram em seus gonzos, e a casa encheu-se de fumo." (Is 6,1-4)
Por isso que em festas solenes da Igreja usa-se o turíbulo (aquele objeto sagrado onde é queimado o santo incenso, que é o único permitido pela Igreja para adorar a Deus; qualquer outro incenso não é queimado para Deus mas para o demônio). Então a Igreja enche-se dessa fumaça santa!
Em seguida, temos os ritos e orações próprias, que foram formadas ao longo dos séculos, com contribuições dos santos, santas e dos papas. Essas orações estão num livro chamado Missal Romano. Chegamos enfim ao momento da consagração.
APÓS PRONUNCIAR AS PALAVRAS DO SENHOR, O PADRE ELEVA O PÃO, NO MOMENTO MAIS FORTE DA MISSA, PARA QUE SEJA CONSAGRADO. NESSE MOMENTO O ESPÍRITO SANTO VEM SOBRE O PÃO E ACONTECE A TRANSFORMAÇÃO DO PÃO NO CORPO DE CRISTO. NÃO VEMOS, NÃO SENTIMOS, NÃO ENXERGAMOS, NÃO PERCEBEMOS, MAS É O MOMENTO EM QUE AS MÃOS DE JESUS SÃO PREGADAS NA CRUZ.
Seguindo, o padre eleva o cálice com o vinho (onde há uma pequenina parte de água, unida ao vinho, que são os nossos pecados e nossas misérias, diluídas no sangue de Cristo que será consagrado) e no momento da consagração o vinho transforma-se no sangue de Cristo, pela ação do Espírito Santo, que como na consagração do Corpo do Senhor, vem da Cruz. Nós não vemos, não sentimos, não enxergamos, não percebemos, mas é o momento em que os pés de Jesus são pregados na cruz.
A missa é o Calvário presente, o sacrifício renovado, o amor plenificado, a força redentora da cruz, pelo sangue, pela entrega de Jesus, atualizada. E qual o nosso papel diante de tudo isso? Temos que viver, assistir, participar com o coração ardente e queimando de amor por Cristo. Uma vez perguntaram a São Pio de Pietrelcina como devemos participar da Santa Missa e ele respondeu: "Como assistiram a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu são João evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da cruz."
Ah, como os católicos precisam ouvir e ler isso! Quantos fazem da missa hoje um local de festa, de baderna, de bagunça, de fazer e falar tudo o que se pode e que não pode, mas não vivem o mistério de Cristo. Profanam o sagrado mistério da Santa Missa com roupas inapropriadas, com gestos e formas de viver dentro da Igreja mais como pagãos do que como cristãos. É uma desgraceira e uma vergonha isso que o mundo moderno faz em nossas Igrejas. É nesse momento que vemos como existem poucos cristãos autênticos que compreendem e vivem esses mistérios: não conseguem ficar quietos nem diante do sacrifício de Jesus!
Quando termina esse momento da consagração o padre diz: EIS O MISTÉRIO DA NOSSA FÉ! Respondemos quem pode adentrar nesses mistérios: quem se prepara, quem busca, quem quer realmente, quem faz jejum de pelo menos uma hora (como ensina o código canônico; que deveria ser aumentado para os dias de hoje por causa da realidade de tantos abusos e desrespeitos a liturgia sagrada). Deus nos oferece a oportunidade do Seu amor misericordioso. Temos que aprender a aproveitar!
Então segue-se a liturgia com os sete pedidos (ou os principais) diante de Jesus crucificado no drama do Calvário da Santa Missa, a oração universal pela Igreja, pelos fiéis, pelos bispos, pelo papa, pelo mundo inteiro. Num certo momento a oração é dirigida pedindo pelas almas do purgatório. Nesse momento devemos rezar por nossos conhecidos e por todas as almas do purgatório (tema que aprofundaremos).
O momento seguinte é o que eleva a plenitude o sacrifício no altar, pois quando rezamos o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" estamos no momento em que o soldado Londino fere o coração de Jesus. Nesse momento do Cordeiro, a misericórdia de Jesus é derramada sobre todos nós. É o último ato antes da comunhão! Então precisamos fazer mais um ato penitencial, revendo nossa consciência e pedir a misericórdia do Senhor, para que estejamos entremos em comunhão com Ele.
Comunhão é o que fazemos por fim, recebendo o corpo e o sangue de Cristo. Nós não recebemos a comunhão, mas recebemos Jesus e entramos em comunhão com Ele. Isso precisa estar claro em nosso coração, apesar de que esse momento é chamado de comunhão e muitas vezes chama-se a Jesus de comunhão.
Aqui precisamos ter consciência do que aconteceu no altar: foram consagradas as espécies do pão e do vinho no corpo, sangue, alma e divindade de Jesus. Tanto no Santíssimo Corpo quanto no Santíssimo Sangue, em cada menor ou maior fragmento, está presente Jesus por completo. Se você receber uma gota do cálice estará recebendo Jesus inteiro. Se você receber uma minúscula parte da hóstia consagrada estará recebendo Jesus inteiro.
Esse é o momento mais importante da missa para todos, pois entramos em comunhão íntima e profunda com Cristo. Ele alimenta nossa alma, entra em nosso coração, desfaz-se em nosso corpo e em questão de segundos, Jesus com seu corpo, sangue, alma e divindade estará todo dentro de nós.
O TEMPO APROXIMADO EM QUE O CORPO DE CRISTO DEMORA PARA DISSOLVER-SE POR COMPLETO DENTRO DE NÓS É QUINZE MINUTOS, POR ISSO A IGREJA RECOMENDA QUE SE FAÇA, NO MÍNIMO QUINZE MINUTOS DE AÇÃO DE GRAÇAS.
Veja o que São Luis Maria Grignion de Montfort dizia sobre esse momento da Santa Missa: "Eu prefiro meia hora de ação de graças do que uma hora no céu, porque no céu não vou poder comungar." 
São João Maria Vianney dizia: "Cada hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano." E também: "Quando comunga, a alma se impregna do bálsamo do amor, como a abelha do perfume das flores."
Em outras postagens vamos insistir nessa ideia que é muito importante e essencial para que adentremos, no silêncio, na intimidade de Cristo. Santa Catarina de Sena dizia que esse é o momento mais propício que temos para conversar, para pedir, para apresentar para Jesus toda a nossa vida, pois Ele está todo unido a nós.
No final, o padre dá a benção final, que é muito importante para todos nós, pois é a benção sacerdotal que o Senhor deu aos apóstolos após a ressurreição. Precisamos estar atentos e acolher com muito amor e devoção essa benção, que é o envio e deve trazer o sentido puro e santo de cada Santa Missa. Somos enviados para testemunhar esse amor maravilho de Jesus Cristo que fomos abastecidos, alimentados, encorajados a vivenciar no nosso dia-a-dia.
Santo Agostinho dizia: "Será confirmada no Céu a benção, que do sacerdote recebes na Santa Missa."
Diante do Cordeiro de Deus, abramos o coração e peçamos a Ele a graça de vivermos o mistério da Santa Missa com alegria e santidade, pois Jesus é a fonte de santidade para nossa vida:
"Jesus amado, diante do que eu li nessa postagem, quero te pedir a graça de ter uma firme resolução, de vivenciar o mistério do Senhor que acontece em cada Santa Missa. Quero começar pedindo perdão por tudo o que eu já fiz, sem saber o que é a Missa, que é a atualização do sacrifício do Senhor. Peço perdão por toda agitação, por toda desarmonia, por toda brincadeira, por toda baderna que eu já fiz ou levei os outros a fazerem. Peço-te a graça de comungar o mistério do Senhor com radicalidade e amor.
Ajuda-me Espírito Santo de Deus a mergulhar de cabeça no mistério maior do Senhor Jesus Cristo. Tu que glorificas o Pai no Filho, ó glorioso Espírito Santo, vem em meu auxílio e leva-me a viver e a me consumir como o Senhor sempre faz por mim. Renova em meu coração o amor a Cristo, Espírito Santo. Enche-me com teu amor e dá-me a graça de derreter de amor, queimado como o incenso, abrasado como a vela que é gasta diante do Senhor, quero me gastar e ofertar minha vida, para unir-me ao sacrifício do Senhor, como uma oferta agradável do Rei dos Reis e do Senhor dos Senhores.
Pai Santo leva-me e atrai-me a viver o mistério que o Teu Filho instituiu e que o Senhor abençoa, acolhe e derrama graças e bençãos no mundo inteiro. Dá-me um coração puro para que eu enxergue o que acontece em cada Santa Missa, dá-me olhos puros, ouvidos puros, mãos puras, um sentimento nobre e uma fome insaciável pelo Senhor, para que eu não me canse de buscar e de comungar ao Senhor em cada missa que eu tiver a oportunidade.
Glórias e louvores ao Senhor meu Deus e Rei. Te adoro por teres instituído o teu mistério de amor, o memorial da tua paixão, a gloriosa renovação do seu sacrifício da cruz, tua bondade e misericórdia. Te adoro Espírito Santo por me tocares e dar a graça de compreender melhor esse mistério maravilhoso. Te engrandeço Pai bendito, porque tudo isso só é possível porque é pela tua vontade. Glórias a Ti Jesus por me dares a oportunidade de te conhecer e poder entrar em comunhão conTigo dessa forma. Obrigado pela Tua mãe que o Senhor deu como minha mãe. Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia!"
A Toca de Assis nos ensina que a cada Santa Missa temos nosso "Deus presente": http://www.youtube.com/watch?v=T-vAKi3QahY
Ainda com a Toca de Assis queremos glorificar ao "Sacramento de amor" que o Senhor se faz: http://www.youtube.com/watch?v=EjDGdzE8VVM
Que nossos olhos se abram com a música "Majestosa eucaristia" do Anjos de Resgate: http://www.youtube.com/watch?v=vaguiOgb2uU
Prefigurando outras postagens sobre a comunhão deixamos essa música da Comunidade Shalom chamada "Inigualável comunhão" para que desejemos profundamente por Jesus Sacramentado: http://www.youtube.com/watch?v=Z8HAiat_Acw
"Tanto vale a celebração da Santa Missa, quanto vale a morte de Jesus na cruz." (Santo Tomás de Aquino)
"Sem a Santa Missa, que seria de nós? Tudo pereceria neste mundo, pois somente ela pode deter o braço de Deus." (Santa Teresa d´Ávila)
"A mais humilde das missas, celebrada na mais pobre das Igrejas, pelo mais simples dos padres, mete medo ao diabo... E o Céu se inclina para assistir." (São João Maria Vianney)

Diante de todo o mistério da Santa Missa, nós desse blog, não temos outra expressão melhor e nem maior do que essa para falar sobre o Céu na Terra. A Santa Missa é o mistério colocado diante dos nossos olhos, que como nesse última imagem, no altar, no atualização do sacrifício de Cristo, no mistério da cruz renovado diante dos nossos olhos, traz presente fortemente o mistério do Senhor agindo poderosamente santamente sobre a face da Terra de forma silenciosa.

Que Deus nos abençoe e abra nossos olhos para vivermos com amor e intensidade o mistério da Santa Missa!