quinta-feira

A modéstia nos ministérios de música

A música é um instrumento maravilhoso que Deus concedeu aos anjos, aos homens e aos animais, como dom inefável e expressão do seu amor. Esse dom pode ser bem ou mau usado de acordo com quem o recebeu e como o usa. É claro que os anjos que cantam a sublimidade do louvor do Senhor não fazem mau uso dele, pois são espíritos puros fiéis ao serviço do Senhor (cf. Hb 1,14 - em outras postagens vamos aprofundar o tema dos anjos).
Há um episódio descrito nas Sagradas Escrituras em que o profeta Isaías contemplou a Deus e ouviu o canto que os serafins lhe entoam.
"No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória! A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo". (Is 6,1-4)
É o cântico que a Igreja Católica entoa em cada Santa Missa (acesse as postagens sobre a Santa Missa clicando aqui) e na sua oração oficial de louvor ao Senhor. 
Pois bem, os anjos cantam e glorificam ao Senhor dia e noite, proclamando sua glória, sua majestade, sua soberania, seu reinado, seu poder, seu amor, sua graça, sua misericórdia, sua bondade, sua fidelidade, sua magnificência, sua justiça, sua força, sua santidade, sua dignidade, sua honra... Enfim um louvor eterno!
Os animais e toda a criação também cantam e louvam ao Senhor seus cânticos de louvor e adoração, agradecendo ao Senhor pelo dom da vida, pela respiração, por todo o universo, por tudo o que Deus criou e fez de forma perfeita.
"Mandastes as fontes correr em riachos, que serpeiam por entre os montes. Ali vão beber os animais dos campos; neles matam a sede os asnos selvagens. Os pássaros do céu vêm aninhar em suas margens, e cantam entre as folhagens. Do alto de vossas moradas derramais a chuva nas montanhas, do fruto de vossas obras se farta a terra. Rugem os leõezinhos por sua presa, e pedem a Deus o seu sustento. Eis o mar, imenso e vasto, onde, sem conta, se agitam animais grandes e pequenos". (Sl 103,10-13.21.25) 
Os animais usam de forma maravilhosa e feliz o dom que Deus lhes deu para exaltar o criador de todas as coisas, para bendizer e glorificar aquele que lhes dá vida e sustento. Da mesma forma, os homens são chamados a usar do dom que receberam (aqueles que têm esse dom - em outras postagens refletiremos sobre os dons) de forma correta e coerente.
Uma vez que Deus nos deu tal dom e nos incumbiu de tal função ou chamado, nunca mais este será tirado, pois são irrevogáveis (cf. Rm 11,29). Uma vez que Deus nos deu não tirará jamais! Mas também seremos cobrados por eles, pois devemos colocar a disposição do Reino de Deus para frutificar. É o que Jesus nos ensinou na parábola dos talentos (cf. Mt 25,14-30).
NÃO PODEMOS ENTERRAR OS DONS DE DEUS! ELE NOS CONFERIU ESSE TALENTO DA MÚSICA PARA NOS LEVAR E LEVAR OUTROS A UMA EXPERIÊNCIA COM SEU AMOR. MUITOS QUE ENTERRARAM SEUS DONS SERÃO COBRADOS E CASTIGADOS NO JULGAMENTO PARTICULAR E FINAL QUE ACONTECERÁ (QUE APROFUNDAREMOS EM OUTRAS POSTAGENS).
O ser humano, tanto o homem quanto a mulher, tem um chamado especial e belíssimo para cantar. Deus dá capacidade e talento para todos, mas de forma especial, alguns tem um dom mais aguçado, uma capacidade mais elevada, que foi dada pelo próprio Deus.
Quantas pessoas que nunca sequer fizeram aulas de canto ou instrumentos musicais, que cantam de forma tão maravilhosa e tocam de forma tão impressionante que não podemos encontrar uma solução a não ser o próprio Deus que lhes agraciou com o dom de encantar e tornar o mundo melhor através da sua musicalidade.
No entanto, muitas pessoas com dons maravilhosos usam seu dom de forma errada e acabam transformando a música, que é uma graça do Senhor, em um instrumento do demônio, para influenciar negativamente as pessoas que acabam fazendo coisas que não queriam, trazendo pecado e todo tipo de desgraças, potencializando o mau, o feio, o que é errado e o bizarro.
Mas vamos nos deter aqui às pessoas que entenderam seu chamado (sem contar aqueles que acham que tem dom para a música e acabam fazendo feio demais - esses são um caso a parte que talvez reflitamos em outras postagens), que se colocaram ao serviço do Reino de Deus e que usam seu dom de forma certa. Mas qual é a forma certa de usar esse dom? Ao longo dessa postagem vamos refletir um pouco mais sobre isso.
"Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor. Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, porque a palavra do Senhor é reta. Em todas as suas obras resplandece a fidelidade: ele ama a justiça e o direito. Da bondade do Senhor está cheia a terra. Pela palavra do Senhor foram feitos os céus. E pelo sopro de sua boca todo o seu exército. Ele junta as águas do mar como num odre, e em reservatórios encerra as ondas". (Sl 32,1-7)
Não sei se você concorda ou não concorda com o que estamos expondo, mas o fato é que a música é uma coisa tão santa e tão verdadeiramente de Deus que as sete notas musicais das quais se fazem as mais diversas músicas que conhecemos foram inspiradas em um hino de honra ao último profeta que ligou o Antigo com o Novo Testamento, preparando o caminho do Senhor. É claro que você sabe que estamos falando do grande São João Batista, que era primo de Jesus.
Um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo nascido no final do século X teve a inspiração de Deus para padronizar e estabelecer um método comum, uma sistematização para ajudar na composição, divulgação e exposição das peças musicais. Foi com o seguinte hino que ele assim o fez: 'Ut quant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labii reatum Sancte Iohannes'.
Se traduzirmos do latim, apenas por questão de curiosidade temos o seguinte: 'Para que teus servos Possam, das entranhas Flautas ressoar Teus feitos admiráveis Absolve o pecado Desses lábios impuros Ó São João'.
As notas musicais eram as seguintes: UT, RE, MI, FA, SOL, LA, SI (sendo que o Si deriva da primeira letra de Sancte unida à primeira letra de Iohannes). Fizeram uma pequena adaptação no século XVII após estudos desse sistema musical mudando o ut pelo dó, ficando na forma que conhecemos hoje.
Portanto, toda música que é feita, que é composta e posta numa determinada melodia parte do pressuposto da honra de São João Batista, aceitando tal fato ou não. A grande tristeza que constatamos é que há tanta música boa, tanta qualidade musical, tanta criatividade no mundo musical e tão poucas canções que são usadas com a finalidade clara da bondade, do amor e do louvor puro do Senhor. Não estamos falando que não tenha, mas que deveria ter mais... Muito mais! 
CASO MAIS PESSOAS TIVESSEM UM ENCONTRO COM DEUS, SE CONVERTESSEM E NÃO FOSSEM TÃO EGOÍSTAS E GANANCIOSAS, ENCONTRARÍAMOS UM NÚMERO INCALCULÁVEL E IMPRESSIONANTE DE CANÇÕES AGRADÁVEIS AO MESTRE DE CANTO!
Ao longo da história da salvação, na Bíblia Sagrada, e também na história da humanidade, muitos homens e mulheres descobriram o valor da música. Eles aprenderam a transformar sua oração, sua súplica, sua dor, seu sofrimento, sua angústia, sua alegria, seu louvor, sua felicidade, seu amor em canção.
Temos o exemplo de Moisés que ao passar o Mar Vermelho e ver seus perseguidores sendo afogados, exulta em Deus pela libertação que o Senhor realizou e canta um belo cântico de louvor ao Senhor (cf. Ex 15,1-21); no livro dos juízes, Débora canta a vitória que Deus lhe proporcionou (cf. Jz 5,1-31); Ana, exalta ao Senhor com seu cântico de agradecimento pela graça da cura da esterelidade e por seu filho, o profeta Samuel, que apresentara ao templo (cf. 1Sm 2,1-10); o rei Davi compôs um cântico fúnebre pela morte de Saul e seu filho Jônatas (cf. 2Sm 1,17-27). 
Podemos perceber o grande Tobit, pai de Tobias entoando o belíssimo cântico alegre pelo que o Senhor lhe fez (cf. Tb 13,1--23); a grande Judite glorificando a Deus pela vitória que Deus a usou para alcançar (cf. Jd 16,1-17); os mais variados cânticos exultantes do rei Salomão no belo livro do Cântico dos Cânticos (em seus oito capítulos); o profeta Isaías entoa e ensina a todos nós um cântico de libertação (cf. Is 12,1-6); o profeta Jeremias canta sua dor no livro das Lamentações (em seus cinco capítulos); o profeta Daniel e seus dois amigos louvaram ao Senhor dentro da fornalha de fogo que não os consumia (cf. Dn 3,52-90).
O grande rei Davi dançou e cantou de todo o coração a vitória sobre os filisteus e celebrou a alegria do Senhor com os israelitas munidos de diversos instrumentos musicais por causa do transporte da arca da aliança para Jerusalém.
"Davi e toda a casa de Israel dançavam com todo o entusiasmo diante do Senhor, e cantavam acompanhados de harpas e de cítaras, de tamborins, de sistros e címbalos". (2Sm 6,5)
O rei Davi e muitos outros homens inspirados por Deus compuseram a maioria dos salmos que há na Bíblia em forma de canção. Podemos percebê-los de diversas formas, pois geralmente começam da seguinte maneira: 'Ao mestre de canto; Com instrumentos de flautas; Com instrumentos de Cordas; Cântico; etc. 
No Novo Testamento, Maria entoa o cântico mais belo que há nas Sagradas Escrituras (cf. Lc 1,46-55) e, também o pai de João Batista, o profeta Zacarias, canta um louvor de exaltação ao Senhor Deus pelo Cristo Salvador da humanidade e por seu filho que lhe prepararia o caminho (cf. Lc 1,68-79).
Da mesma forma nós somos chamados a transformar as realidades concretas da nossa vida em canção para superar e crescer em todas as situações que nos acontecem, sejam elas boas ou ruins. É uma graça muito grande que muitas pessoas precisam descobrir e que será um instrumento precioso para sua própria cura (em outras postagens refletiremos sobre a música como instrumento de cura).
Até hoje temos a organização dos cantores no templo sagrado do Senhor que é sua Santa Igreja, inspirados no modelo que Davi idealizou (cf. 1Cr 25); a diferença é que hoje os grupos de músicos de Deus reunidos são chamados de ministério. Um ministério de música pode ser formado por pessoas que cantam e tocam instrumentos para nos ajudar no contato com o Senhor.
É claro que existe uma diferença gigantesca entre os ministérios de música que são para Deus e os grupos de músicas que não o são. No entanto, hoje percebemos uma grande dicotomia e nada mais que uma grande confusão.
Quem é músico de Deus deveria se comportar como tal, seguindo os conselhos evangélicos e práticos que a Bíblia Sagrada nos ensina, regulando suas ações e sua vida nos ensinamentos de Cristo, consciente de que tudo é permitido, mas nem tudo convém (cf. 1Cor 6,12); sem esquecer que deve ser modelo e espelho para os outros imitarem.
Expomos e entramos nos méritos de muitas questões que envolvem a música, mas nosso foco e ponto principal que iremos explorar de forma breve a partir daqui é a questão da modéstia nos ministérios de música ou a falta dela em muitos que estão na Igreja, ainda talvez sem saber o que estão fazendo.
Para tal, precisamos entender o que é modéstia (tema que exploraremos de forma aprofundada em outras postagens).
Vamos resumir em conceitos bem simples para entendermos: 'Que não possui nem demonstra vaidade; despretensão; moderação para não atrair atenção imprópria para si; que não se importa com luxos ou ostentações; que está em concordância com as regras morais ou éticas presentes numa sociedade; decência; humildade'.
Ter modéstia num ministério de música é ter a consciência de que o que você está fazendo é para Deus e não deve estimular ou chamar atenção às próprias capacidades ou dons para serem exaltados; não deve se orgulhar com o que está fazendo, cantando ou tocando belamente; não deve se ufanar pelo fato de ser reconhecido publicamente; não deve tomar para si o sucesso ou a repercussão que sua musicalidade gera.
EM POUCAS PALAVRAS, SER MODESTO E VIVER COM MODÉSTIA NUM MINISTÉRIO DE MÚSICA É LEMBRAR-SE E SEMPRE LIGAR AS MÚSICAS COM AS NOTAS QUE A COMPÕE, A PARTIR DELAS LEMBRAR-SE DE SÃO JOÃO BATISTA E POR CONSEGUINTE SEUS ENSINAMENTOS E SUA VISÃO SOBRE SI E PARA SI PRÓPRIO!
"João usava uma vestimenta de pelos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre". (Mt 3,4)
Mais do que qualquer coisa, um ministro de música (que significa alguém que mais do que cantar, ministra a música para os outros e os ajuda a aproximar-se de Deus através dela) deve ser uma pessoa de penitência, que dá exemplo e testemunho com a vida da sua conversão e busca diárias do Senhor.
AHHHHHHH IRMÃOS... Isso mais parece uma utopia para muitos músicos! Além de não fazer penitência, não fazer jejum, não ser pessoas de muita oração e nem intimidade com Deus (parece brincadeira mas é realidade latente em muitos ministérios - vai entender?!) não recomendam e não dão exemplos.
Há tantas grupos de música dentro da Igreja que são uma desgraça que ainda não se converteram e não querem se converter, que em nome de evangelização fazem coisas absurdas que não podem ser feitas, justamente porque ainda não tiveram um encontro profundo com o Senhor. Para esses recomendamos a postagem "Novo método de evangelização?" (que você pode acessar clicando aqui).
Precisamos aprender com o exemplo dos santos, dos anjos e da mãe de Deus, a Virgem Maria, em como buscavam agradar ao Senhor com seu dom de música, a partir de uma vida de entrega radical e profunda, para fazer a vontade de Deus e não sua própria disfarçada. É necessário entregar-se todo a Deus para ajudar outras pessoas a fazer o mesmo. O exemplo precisa partir da própria vida e não do conhecimento que se tem!
"Eu vos batizo com água. em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo". (Mt 3,11)
Devem ser pessoas que sabem que não dignas mas escolhidas de Deus e devem preparar o coração do povo que lhes é confiado para a ação de Cristo que vem batizar no fogo do Espírito Santo. Mas para isso, retomamos o que acabamos de refletir. Não tem como alguém preparar o coração de uma pessoa, muito menos de um povo, que não seja fruto da sua experiência com Deus, de sua oração fervorosa que arrebata e faz violência ao céu como São João Batista, para que se possa viver o Céu na Terra através da ministração da música.
"Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam" (Mt 11,12)
Somente quem tem intimidade e constante contato com o Espírito de Deus pode ser violento como João Batista a ponto de arrebatar o céu, sendo violento na oração, unindo toda sua técnica em saber cantar, tocar ou ministrar, ao poder da unção e autoridade que Deus só dá para quem reza, para quem é fiel, como a própria oração oficial da Igreja nos ensina 'Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis...'
"Dizia, pois ao povo que vinha para ser batizado por ele: Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira iminente? Fazei, pois, uma conversão realmente frutuosa e não comeceis a dizer: Temos Abraão por pai. Pois vos digo: Deus tem poder para destas pedras suscitar filhos à Abraão. O machado já está posto à raiz das árvore. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo". (Lc 3,7-9)
Devem ser pessoas de coragem e autoridade que não tem medo de profetizar através da música, de mostrar a verdade, de abrir os olhos e de exortar com amor. Os dons do Espírito Santo colaboram e aperfeiçoam a ministração da música, pois através de uma revelação, de uma confirmação verdadeira de Deus no coração, de uma palavra forte fruto de uma escuta atenta a voz de Deus, lançam-se sementes firmes que sem sombra de dúvidas vão dar frutos oitenta ou cem por um.
É PRECISO QUE OS MÚSICOS DE DEUS TENHAM PROFETISMO EM SUAS CANÇÕES PARA DENUNCIAR AS OBRAS DO MALIGNO, PARA ABRIR OS OLHOS DAQUELES QUE LHES ESCUTAM, PARA TIRAR-LHES DAS TREVAS E LHES DAR UMA EXPERIÊNCIA FORTE DA LUZ DO SENHOR!
"No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29)
Devem ser pessoas que apontam para Cristo, indicando-lhe como o salvador, como o redentor, como o messias, a esperança dos pecadores, como aquele que tem o poder de transformar todas as realidades e situações da vida humana, tirando o pecado do mundo inteiro.
A música é uma forma de pregação muito eficaz, porém desconhecida de muitos, pois onde talvez a palavra da mensagem de uma pregação não chega, uma palavra inspirada através da música chega ao mais profundo do coração, pelo poder próprio da música.
Temos que parar com essa mania de dar especial atenção e focar nas coisas passageiras desse mundo, para os problemas, para as doenças, para os males do século, para tudo de mau que existe e colaborar para elevar os olhos e os olhares ao céu, para Deus, para a realidade que é Cristo.
"João replicou: Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu. Importa que ele cresça e que eu diminua". (Jo 3,27.30)
Enfim, devem ser pessoas que não atribuem a si mesmos o dom que têm, as graças que receberam do Senhor e importam-se em diminuir para que Deus possa crescer. Temos que gritar para muitos acordarem do sono espiritual, do comodismo, da imprudência, da parcialidade, da cumplicidade na fama e na exaltação do nome próprio; muitos só querem aparecer, ganhar dinheiro e vêem o Evangelho de Cristo como fonte de lucro.
Se você está querendo ou está fazendo carreira com as coisas de Deus, dentro de Igreja inventando modismos e ao invés de levar as pessoas a olhar para Cristo, a olhar para você e seu ministério, saiba que você está muito errado e talvez ainda não tenha entendido o chamado que Deus lhe fez; talvez ainda não tenha entendido que Deus não te deu esses dons para você crescer, mas para fazer Deus crescer e você diminuir.
TALVEZ PAREÇA UMA COISA ÓBVIA MAS PRECISAMOS CHAMAR ATENÇÃO E ENSINAR COM TODO AMOR AOS MINISTÉRIOS DE MÚSICA QUE ELES ESTÃO LÁ PARA DEIXAR PARA DESAPARECER E DEIXAR DEUS APARECER. CASO O MINISTÉRIO DE MÚSICA NÃO DIMINUA, É IMPOSSÍVEL QUE DEUS CRESÇA E APAREÇA ATRAVÉS DELE.
Portanto, deixamos o apelo a todos os ministros de música que agora, estão sendo alimentados não pela nossa palavra, mas pela própria Palavra de Deus, para assumirem o propósito conosco de ser modestos. Chega de tanto orgulho, tanta vaidade, tanta soberba, tanta inveja, tanta hipocrisia, tanta incoerência, tantas disputas, tanto desejo de aparecer, tanta ignorância, tanta maldade e desejo de chamar atenção para si. Você não é chamado a fazer show mas a servir!
Que as palavras do grande São Paulo nos motivem nessa mudança e nos incentivem na oração que vamos fazer juntos em seguida.
"Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos sentimentos. Nada façais por espírito de vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus". (Fl 2,1-5)
"Senhor Deus, entro com humildade e humilhado em tua presença. Quero reconhecer minha pobreza, minha miséria e meus pecados que clamam ao céu a tua justiça... Vem me perdoar e me envolver com sua misericórdia Senhor. Como Davi, tenho sempre diante de mim os meus pecados, mas que a tua graça venha me redimir e me levantar de toda condição de pecado.
Senhor, tua serva Santa Tereza D´Ávila dizia que quem trabalha para o Senhor com pecado mortal não tem a intenção de dar glórias a ti mas prazer ao demônio, mas eu não quero mais isso em minha vida. Vem me levantar  de todo vício e todo pecado pois eu não quero mais dar prazer ao demônio de forma alguma. Quero reparar os meus erros e todo o mal que eu causei servindo assim. Vem em meu auxílio Senhor!
Peço a ti Espírito Santo de Deus que mova meu coração agora, derramando uma unção de arrependimento e conversão sobre mim. Quero sinceramente mudar minha postura, meu jeito de servir, minha forma de cantar, de tocar e ministrar. Quero parar de dar o resto para ti Senhor, quero dar o meu melhor. Não quero mais servir de qualquer jeito, mas quero servir de todo o meu coração, sendo consumido e abrasado, cheio da tua unção todas as vezes que eu for chamado para servir nesse ministério.
Espírito de fortaleza vem me dar o sustento que eu preciso para manter firme a palavra que ensinei e indiquei para outras pessoas viverem. Não quero ser hipócrita para falar uma coisa e viver outra, mas sozinho não consigo. Preciso de ti, ó Senhor. Age com poder e com unção na minha vida! Vem me tocar e me transformar com teu poder. Creio e confio em tua ação Espírito de amor.
Renova minhas forças, restaura meu coração, santifica todo o meu interior, meu jeito de pensar, de falar, de agir e de ser. Quero ser todo teu, submisso à tua vontade e sensível à tua voz. Fala comigo e me inspira o que devo fazer para mudar. 
Virgem Maria, mãe de Deus que cantou e elevou ao coração do Senhor o canto que mais agradou a Deus em toda a Bíblia, ensina-me a ser puro e humilde para cantar ao Senhor. Vem me socorrer na minha falta de penitência, de jejum e de oração. Ensina-me a ser como a senhora e me empenhar em diminuir, por vezes sumir, e deixar que Deus apareça, seguindo também o conselho do grande São João Batista. 
Mãe de Deus e minha ajuda-me a transformar minha vida em oração. minha oração em canção e fazer disso um gesto natural e rotineiro, sem tornar-se rotina. Me abro ao teu amor de Deus e peço que me ajude nesse ministério que até agora não passo de alguém que precisa se converter e dar os todos os passos de novo para aprender a dar sempre o meu SIM como a senhora, para glorificar ao Senhor em tudo e em qualquer lugar, não só quando eu estiver a frente.
Meu querido anjo da guarda, ajuda-me e intercede por mim, para que eu não caia na desgraça de permanecer da mesma forma após ler essa postagem e me entregar ao Senhor nessa oração. Quero e preciso ver mudanças concretas em minha vida daqui por diante pois tomo a decisão de ser violento na oração para arrebatar o céu cada vez que eu servir.
Aleluia! Louvo e adoro ao Senhor com toda a minha alma por todos os benefícios, por todas as graças e por tudo o que Senhor tem feito, está fazendo agora e vai continuar fazendo em minha vida. Agradeço de todo o meu coração e com toda a minha alma pela grande graça de me chamar, de cuidar de mim, de me sustentar e me proporcionar dons tão maravilhosos para lhe servir no meu irmão. Glórias ti Senhor, para sempre seja louvado e exaltado. Que minha canção e minha vida te louvem. Que minhas palavras e minhas atitudes sejam o louvor que te agrada. Muito obrigado Senhor!"
Com o ministério Missionário Shalom vamos pedir juntos ao Senhor que sopre em nós, com essa belíssima canção: "Sopra em mim teu canto".
Nos enchamos e nos embriaguemos do Espírito Santo de Deus, com o ministério do cantor Tony Allysson cantando e rezando "Assim como a corsa".
Com o ministério Enredados, formado pela união de vários ministérios, assumamos a graça que Martin Valverde nos ensina, não buscando a fama, mas a santidade. É o que nos ensina a canção "Cantarei".
"É bom louvar ao Senhor e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo; proclamar, de manhã, a vossa misericórdia, e, durante a noite, a vossa fidelidade, com a harpa de dez cordas e com a lira, com cânticos ao som da cítara, pois vós me alegrais, Senhor, com vossos feitos, exulto com as obras de vossas mãos". (Sl 91,1-5)

Que grande graça e grande maravilha se os ministros de música e os ministérios assumirem o ensinamento dessa postagem e não fazer com que seja um ajuntado de palavras e um ensinamento vazio, mas transformando-o em verdade e em realidade através da aplicação em sua vida e sua prática ministerial. Tudo será diferente e com toda a certeza, muitos serão abençoados por Deus para servir além das fronteiras e dos limites que estão acostumados, pois quem serve a Deus, esse vai mais longe.

Que Deus nos abençoe e nos confirme na modéstia para sermos ministros de música santos.