quinta-feira

Não desista de Deus porque ele não desiste de você

Nessa 125ª postagem desse blog e 3ª postagem com a marcação 'Desistir' queremos insistir na mesma ideia porque muitas vezes esquecemos coisas essenciais da nossa fé. Muitos de nós se esquece que a fé precisa ser alimentada para não morrer, que a vida sobre a face da terra é uma batalha (cf. Jó 7,1) e que enquanto estivermos com Deus seremos alvo de ataque do demônio.
"Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vos como leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós". (1Pd 5,8-9)
Mas nossos motivos para continuar, para perseverar, para insistir, persistir e nunca desistir, para resistirmos até o sangue sempre serão maiores e superiores a qualquer motivo que venha nos impelir a desistir. Se estamos com Deus a vitória é nossa!
Mesmo que não consigamos enxergar, sentir, ouvir, perceber, entender, compreender, acolher, tomar posse e acolher, acreditar e nem crer, precisamos continuar firmes até o fim, até as últimas consequências, a exemplo de Cristo, pois isso é uma certeza da fé.
Mesmo que você esteja num ponto tão difícil que não consiga nem mesmo acreditar que tem saída ou solução, deixe que a Palavra de Deus ilumine o túnel escuro que você possa estar passando e gere esperança no seu coração.
"Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós! Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor". (Rm 8,31-35.37-39)
Pode ser que ouvir falarem que Deus te ama, que sua misericórdia é infinita, que o amor de Jesus supera tudo, que o sangue dele foi derramado por você numa cruz, que Deus faz tudo pela humanidade, pela sua família; fez, está fazendo e vai fazer em você muitas coisas ainda, possa soar como uma ladainha que você está cansado de ouvir.
MAS AÍ QUE ESTÁ O SEGREDO E A CHAVE QUE QUEREMOS USAR HOJE: VOCÊ NÃO PRECISA QUE LHE DIGAM A MESMA COISA DE NOVO, NÃO PRECISA QUE TE ENSINEM O QUE VOCÊ JÁ SABE, NÃO PRECISA FICAR OUVINDO OU LENDO QUE DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ E QUE VOCÊ NÃO PODE DESISTIR, MAS PRECISA EXPERIMENTAR O SEU PODER, A SUA PRESENÇA, O SEU AMOR!
Sem essa experiência tudo cai em descrédito uma hora ou outra. Sem a força de Deus você não vai muito longe, independente de onde esteja ou onde tenha chegado; sem sua graça e sua unção tudo é só teoria. Por isso convidamos você a acessar as postagens sobre experiência (clicando aqui).
São Paulo nos chama atenção sobre esse tema, em sua carta, quando instruiu a comunidade de Corinto sobre comidas oferecidas aos ídolos:
"Quanto às carnes oferecidas aos ídolos, somos esclarecidos, possuímos todos a ciência... Porém, a ciência incha, a caridade constrói. Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não conhece nada como convém conhecer. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele'. (1Cor 8,1-3)
O que São Paulo escreve nada mais é do que a vontade de Deus, que foi manifestada grandemente na pessoa de Cristo Jesus. Quando ensinava as pessoas sobre o Reino de Deus, sempre ou quase sempre entrava em conflito com os fariseus e escribas pois eram fundamentalistas e hipócritas (fingiam que viviam tudo o que conheciam).
O conhecimento verdadeiro não é aquele que temos na cabeça mas no coração! É por isso que Deus não desiste de nós: ele sabe que fomos feitos para o céu, para a santidade, para a felicidade, para a alegria, para coisas grandes e quando nos vê perdendo tempo com coisas a toa que nos afastam do propósito para o qual fomos feitos, ele continua acreditando em nós, porque sabe o que está dentro de nós.
Muitas pessoas passam a vida inteira se iludindo e tentando fugir daquilo que é óbvio, daquilo que está diante dos olhos, daquilo que dá sentido à vida, daquilo que pode realmente preencher o coração que é a presença de Deus... Mas quantas antas por aí tentam preencher o coração com as coisas e pessoas e por isso vivem a vida inteira tentando preencher esse vazio que sempre vai ficar!
POR MAIS QUE VOCÊ SE AFASTE DE DEUS, ELE SEMPRE VAI ESTAR PRÓXIMO DE VOCÊ! POR MAIS QUE VOCÊ SE ESQUEÇA DE DEUS, ELE NUNCA SE ESQUECE DE VOCÊ! POR MAIS QUE VOCÊ NÃO ACREDITE EM DEUS, ELE CONTINUA ACREDITANDO EM VOCÊ! POR MAIS QUE VOCÊ DESISTA DELE, ELE NUNCA VAI DESISTIR DE VOCÊ!
Por isso deixe que a graça do Senhor seja derramada sobre você enquanto você estiver lendo essa postagem; permita que Deus fale com você e mostre onde você errou; consinta no que o Espírito Santo te revelar e pedir para você fazer pois Ele sempre vai querer o seu bem e sua realização pessoal.
Lutar contra Deus é uma coisa inútil! Resistir à ele é uma besteira. Seu amor sempre vai estar acima de qualquer coisa que possa acontecer, no céu, na terra ou no inferno. É claro que ele sempre vai respeitar seu livre-arbítrio, mas deixe-se atrair e seduzir pela sua presença.
Nós nos rendemos ao Senhor e queremos nos perder nele. Com a Toca de Assis convidamos a você a fazer o mesmo e deixar-se vencer nessa "Luta desigual".
Deus não nos fez para a tristeza. É por isso que as Sagradas Escrituras nos ensinam que não há utilidade nenhuma na tristeza, porque além de não ajudar, ela só mata nos mata e nos faz perder tempo.
"Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude". (Eclo 30,22-27)
Por que o autor sagrado fala de alegria associada à santidade, à firmeza, a um coração bondoso, à nobreza, à coisas agradáveis enquanto que a tristeza é associada à inveja, à ira, à inquietação, ao envelhecimento precoce, à morte?
Porque cada pessoa escolhe como quer viver! Se você o faz por ignorância e vive numa vida de tristeza por ter feito a escolha errada, não tem como voltar atrás... Mas tem como começar a escolher a alegria daqui pra frente.
Sempre vamos ter diante de nós aquilo que buscamos, aquilo que desejamos, aquilo que escolhemos! Se você escolheu se afastar de Deus porque não aguentava mais, resolveu alguma coisa se iludir no pecado, se lambuzar com o que o mundo oferece e depois entrar em depressão por perder o sentido da vida?
Se você está plantando morte, tristeza, pecado, miséria, violência, infidelidade, desgraça, pobreza, preguiça, miséria, inveja e tudo o que der na sua cabeça (que o demônio encheu tanto, que você se acostumou com tudo o que tem no mundo) não pense que você vai colher alguma coisa boa.
Se você se arrepender, tem o amor e a misericórdia da parte de Deus que te acolhe, mas também tem a justiça e a reparação que você é chamado a fazer (acesse as postagens sobre esse tema clicando aqui).
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá". (Gl 6,7)
Deus nos pede sempre para fazer a escolha certa porém sempre nos dá a oportunidade de escolher o que quer que seja: a benção ou maldição, a alegria ou a tristeza, a morte ou a vida. Ele não nos abandona e não nos deixa de amar por causa das nossas escolhas erradas, mas não coloca a mão se não é chamado.
"O mandamento que hoje te dou não está acima de tuas forças, nem fora de teu alcance. Ele não está nos céus, para que digas: quem subirá ao céu para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos? Não está tampouco do outro lado do mar, para que digas: quem atravessará o mar para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos? Mas essa palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; e tu a podes cumprir. Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal". (Dt 30,11-15)
A VERDADE É QUE MUITOS DE NÓS, POR PURA SAFADAGEM, ESCOLHE SEMPRE O QUE É ERRADO E VAI ACUMULANDO PECADO ATÉ PERDER A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL E ENTORPECER OS SENTIDOS COM O QUE NÃO AGRADA A DEUS! E DEPOIS RECLAMA QUE DEUS NÃO OUVE MAIS A ORAÇÃO E NÃO FAZ MAIS NADA!
Indicamos a você algumas postagens sobre crescimento espiritual, para que você aprenda com os seus erros e deixe de ser uma criança mimada na fé (acesse clicando aqui) e também uma série especial sobre a cura dos sentidos (que você pode acessar clicando aqui)
Deus nunca nos julga e sabe o motivo principal que nos levou a nos afastar do seu amor. O pecado é sempre um mal que vai se juntando e se fortalecendo, nos mantendo privados da graça e cativos em sua cadeia de morte (cf. Rm 3,23; 6,23). O pecado não é bom nunca! (acesse as postagens sobre o pecado clicando aqui).
No entanto, Deus é tão poderoso que de todo mal e todo pecado consegue tirar um bem e transformar em graça, como nos ensina Santo Agostinho. Mas isso não é motivo para nos acomodarmos e vivermos uma vida de qualquer jeito pois bem sabemos, por experiência própria, que uma vida de pecado não compensa.
É só com o passar do tempo que percebemos o mal que nos fez tal escolha errada e como foi difícil para voltarmos para Deus, para perseverarmos, para renunciarmos a ela e nos desvincularmos de uma vez por todas de todo mal que estávamos contaminados.
UMA VEZ QUE RECEBEMOS UMA INJEÇÃO DO SANGUE DE CRISTO, UMA DOSE PODEROSA DO ESPÍRITO SANTO, UM REFORÇO DE BENÇÃO E GRAÇA FICAMOS FORTALECIDOS CONTRA O MAL, MAS O VENENO DO PECADO QUE FICA INOCULADO EM NÓS PRECISA SER EXPELIDO SENÃO VOLTA A FAZER MAL.
Irmãos e irmãs isso é muito sério e muitas vezes não damos tanta atenção a isso como deveríamos dar, coisa semelhante que muitos fazem com a saúde do corpo. Podemos tomar vacina, tomar as precauções necessárias e nos cuidar de toda forma possível, mas o vírus da gripe faz uma espécie de mutação todo ano e sempre ficamos vulneráveis a ele.
O mal, o pecado, a tristeza, as coisas do mundo e do demônio que nos são oferecidos a cada dia, assumem sempre uma forma diferente para não serem reconhecidos e nos são apresentados como se não fossem muito nocivos, que não vão fazer mal algum à saúde, etc. Mas são sempre as mesmas mentiras revestidas de coisas boas. O veneno em potes de remédio que sempre citamos aqui no blog.
Alguém só chega ao ponto de estar caminhando com Deus, de fazer poucas ou muitas coisas em qualquer tempo que seja, se deixar coisas ir acumulando dentro de si. Nunca é uma coisa de uma hora para outra. É sempre fruto de muitas coisas que não foram assimiladas, não foram vencidas, não foram renunciadas e num momento infeliz pesam demais para continuar a serem carregados.
"Lembra-te, pois, donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras. Senão, virei a ti e removerei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas". (Ap 2,5)
A misericórdia de Deus é infinita e nunca vai cessar, seremos nós que deixaremos de confiar nela, de acreditar que ela pode nos envolver por completo seja o que for que tenhamos feito, de permitir que ela aja em nosso favor e só pensamos em desistir e queremos abandonar tudo porque deixamos de pedi-la.
A coisa mais imbecil que alguém faz é se perder por um instante, se afogar no pecado e deixar de rezar. E isso não acontece só com quem tem grandes funções, grandes responsabilidades e uma imagem de santidade e pessoa muito importante não, mas acontece com qualquer pessoa. Mas o problema parece maior, não pelo que aconteceu, mas pelo que passa pela cabeça da pessoa.
Muitos ainda estão vivendo na ilusão e tem uma visão de santidade para pessoas que não erram nunca, que não cometem pecados, que não fazem coisas erradas, que não são capazes de errar mesmo que queiram... Ahhhhhh, mas tem que largar de ser besta desse jeito e crescer! Muitos desistem de caminhar com Deus por causa de idiotices como essa!
Todos os seres humanos caem, todos pecam, todos erram e erram muito (a não ser exceções espetaculares como Jesus, Maria, etc). Mas graças a Deus que tivemos um papa tão maravilhoso que nos ensinou o segredo da santidade: 'Santo é pecador que não desiste nunca' (São João Paulo II).
ABRA SUA CABEÇA, EXPANDA SEUS HORIZONTES, DEIXE DEUS TE MOLDAR E FORMAR, LARGUE DE SER UMA PESSOA FECHADA E IGNORANTE! PARE DE SE INCOMODAR COM OS ERROS DOS OUTROS E COMECE A PERCEBER OS SEUS PRÓPRIOS. PARE DE SE PREOCUPAR COM PECADOS E SE PREOCUPE COM A SANTIDADE, COM O AMOR DE DEUS. SE DEUS TE CHAMOU É PORQUE ELE TE CONHECE!
Acreditamos que muitos desistem porque nunca experimentaram profundamente o amor de Deus. Porque quem experimenta esse amor sabe que ele cobre uma multidão de pecados (cf. 1Pd 4,8), que ele dá forças, que ele supera até mesmo a esperança e a fé. É a caridade, o amor, o maior dom de Deus!
Deixe que essa passagem mexa algo dentro de você para nos unirmos em oração em seguida!
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade". (1Cor 13,1-13)
A única coisa que é capaz de te manter com Deus custe o que custar, passe o que passar, por mais difícil que seja é a certeza desse amor perfeito, infinito, maravilhoso, gigantesco, infinito... Nos  faltam palavras para descrever o amor natural e sobrenatural de Deus!
É PORQUE TE AMA DEMAIS QUE DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ! VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA ELE! VOCÊ CUSTOU TODO O SANGUE DE CRISTO DERRAMADO NA CRUZ. AS 5.480 PANCADAS QUE CRISTO RECEBEU. TODO O SOFRIMENTO DO FILHO DE DEUS E TODO O MUNDO NÃO SE COMPARA AO QUE VOCÊ É AOS OLHOS DE DEUS!
Se Deus não desiste de você porque te ama demais, quando você amar a Deus com uma centelha, uma fagulha desse fogo de amor infinito, você também não irá desistir dele. Vamos rezar?
"Deus de amor e misericórdia... Me rendo diante da cruz! Como sou pobre, miserável, pecador, infiel, inconstante, traidor do seu amor e indigno dele. Venho reconhecer a minha pobreza e confessar os meus pecados.
É verdade que eu comecei a me afastar quando aconteceu aquilo (conte detalhadamente ao Senhor o que mais te magoou, te decepcionou ou te fez pensar ou efetivamente desistir de ser de Deus). Mas hoje quero voltar. Quero recomeçar minha vida em ti Senhor! Quero reparar o que for preciso e nunca mais pensar em voltar atrás.
Como foi ruim ficar longe de  ti, longe do teu amor, longe da tua graça, da tua presença, da tua bondade, da tua ternura. Como pude ficar sem experimentar esse amor tão maravilhoso do Senhor? Agora não quero passar nem mesmo um dia da minha vida longe do teu amor Senhor!
Jesus abraça-me agora e me dá o teu amor! Faz pulsar em meu coração o teu coração. Derrama sobre mim o sangue que lava a terra e inaugura o céu pelas tuas chagas. Cura-me Senhor! Toca minhas dores e males com tuas chagas e dissipa toda treva que ficou em mim. Arranca os vírus espirituais que estão em mim agora! Dá-me um antídoto poderoso: faz jorrar sobre todo o meu ser agora uma efusão de poder e graça pelo teu Espírito Santo.
Oh doce Espírito de Deus vem sobre mim! Ocupa em mim o lugar que é teu, de onde eu nunca deveria ter te expulsado pelo meu pecado. Vem preencher todo o meu ser ó Paráclito! Vem advogar a meu favor contra as acusações do demônio. Derrama sobre mim o dom do arrependimento, da sensibilidade espiritual. Vem me convencer o quanto sou amado e me encher com a força do amor de Deus que quer me derrubar do cavalo do orgulho e da vaidade que me pus quando pensei em desistir. Como o assassino Saulo que foi transformado a partir do encontro contigo e se tornou o grande apóstolo dos pagãos São Paulo, vem me dar uma experiência tão impactante que me leve a me converter... Tira de mim a fome, sede e desejo de qualquer coisa do mundo! Torna-me cego aos prazeres e modas passageiras desse mundo de trevas e abre meus olhos, meus ouvidos e meu coração às coisas do alto, aquilo que o Senhor tem pra mim a tanto tempo mas eu não me interessava.
Agora eu quero Senhor: podes me dar em abundância a vida, o amor, a graça, a alegria, a benção, a força, a santidade,.. Tudo o que o Senhor quiser me dar: estou aberto!! 
Aleluia! Quero te dar graças meu Deus por me dar tantos bens e me dar a graça de voltar, de me reconciliar contigo, de acertar as contas e lavar minha vida aos pés da cruz. Glórias por teu sacrifício, por tudo o que Senhor passou para me salvar. Não foi em vão e quero fazer valer a pena. Agora é pra valer Senhor! Não vou mais voltar atrás! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, exaltado seja seu nome. A ti a honra, a glória e adoração para sempre. Amém!'
Deus vai cumprir tudo o que prometeu em sua palavra e em sua vida. Confiemos no nosso Senhor e com Ítalo Villar acreditemos com todo o coração pois "Ele cumprirá".
Diego Fernandes nos revela através dessa canção o amor e o cuidado de Deus conosco, nos dando uma ordem: "Não desista de viver".
Vamos assumir essa verdade profetizando com Abner Santos: "Não vou desistir".
"Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz". (Lc 1,78-79)

Que na força do amor de Deus assumamos a cada dia a graça que Cristo conquistou para cada um de nós na cruz. Não deixamos abater pelas contrariedades, tribulações, pressões, opressões ou qualquer tipo de depressão, mas que a certeza desse amor nos leve a implantar o céu aqui na terra, mesmo sem entender...

Que Deus nos abençoe e nos dê forças para continuarmos até o fim!


Um comentário:

  1. Deus fala comigo no que ele mesmo escreve através de mim! Obrigado Jesus!

    ResponderExcluir

Indo nessa direção...