quarta-feira

Quaresma, tempo de violência!

Deus em sua infinita graça e misericórdia enviou seu filho a terra para salvar a humanidade, derramar o sangue da nova e eterna aliança para expiar nossos pecados, para nos resgatar da vida de morte que o pecado nos leva a viver (cf. Rm 6,23) e nos tornar semelhantes a ele, para um dia chegarmos a plenitudade da graça, da glória e da felicidade que ele nos reserva no céu (acesse as postagens sobre o céu, clicando aqui).
Acontece que o pecado original afetou negativamente toda a humanidade e ao invés de nos sentirmos atraídos a Deus, ao sacríficio de Jesus (na Santa Missa - cujas postagens você acessa clicando aqui), a buscar o céu, a santidade e a vida em abundância que ele nos trouxe (cf. Jo 10,10) preferimos nos prender as coisas da terra e viver como se Deus não existisse.
INSPIRADA PELO ESPÍRITO SANTO, A SANTA IGREJA CATÓLICA CELEBRA A PLENITUDE DO MISTÉRIO DO AMOR DE DEUS PELA HUMANIDADE NA PESSOA DE JESUS CRISTO, CENTRO DE TODAS AS COISAS, EM VISTA DE CHAMAR NOSSA ATENÇÃO A REALIDADE DE QUE NÃO PODEMOS VIVER SEM DEUS OU LONGE DE SUA PRESENÇA!
Dentro dos ciclos dessas celebrações, as maiores e grandes festas são o Natal (cuja postagem você pode acessar clicando aqui) onde vivemos o mistério do Salvador que nasce entre nós, um menino nos é dado (cf. Is 9); e a Páscoa (cuja postagem você acessa clicando aqui) que nos remete ao mistério de Cristo que sofre, é crucificado, morto e sepultado, e ressuscita ao terceiro dia.
Como já refletimos em muitas postagens anteriores, Deus não faz nada sem uma boa preparação (se alongue nesse tema se quiser, clicando aqui) e pelo fato de que a Igreja Católica é a única cujo fundador é o próprio Jesus Cristo, tudo o que a Igreja faz, precisa de uma preparação.
Assim sendo, a Igreja Santa nos convida a vivermos um período maravilhoso chamado Advento (que vamos refletir mais a fundo posteriormente) em preparação para a grande celebração do Natal e também a um tempo de graça em preparação para a Páscoa, chamado Quaresma.
O que é quaresma? É realmente um tempo de violência? Em que sentido? Por que? Para que? O que é tudo isso para o mundo moderno?
Vamos começar hoje respondendo ao último dos questionamentos primeiro e responderemos todos os outros no decorrer da nossa direção espiritual de hoje.
Pois bem, em sua época o grande profeta Isaías bradava e declarava com voz profética a realidade do povo que abandonou o seu Criador e passou a viver como se ele não existisse. A verdade que muitos não queriam mais ouvir, ele profetizava com intrepidez:
"Ouvi, céus, e tu, ó terra, escuta, é o Senhor que fala: Eu criei filhos e os eduquei, eles porém, se revoltaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o asno, o estábulo do seu dono; mas Israel não conhece nada, e meu povo não tem entendimento. Ai da nação pecadora, do povo carregado de crimes, da raça de malfeitores, dos filhos desnaturados! Abandonaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel, e lhe voltaram as costas." (Is 1,2-4) 
E sendo a voz de Deus, o profeta condenava sempre o pecado que era e ainda é motivo de morte e desgraça, acolhia com todo amor o pecador mas o chamava a mudar de atitudes, mudar de vida, parar de pecar.
"Quando estendeis vossas mãos, eu desvio de vós os meus olhos; quando multiplicais vossas preces, não as ouço. Vossas mãos estão cheias de sangue, lavai-vos, purificai-vos. Tirais vossas más ações diante de meus olhos. Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva." (Is 1,15-17)
A graça de Deus seria derramada abundantemente e poderosamente sobre todos aqueles que acolhessem as palavras profeticas e mudassem suas atitudes.
"Pois bem, justifiquemo-nos, diz o Senhor: Se vossos pecados forem escarlates, tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã! Se fordes dóceis e obedientes, provareis os melhores frutos da terra." (Is 1,18-19)
De forma semelhante, também em sua época o profeta Ezequiel foi levantado por Deus para bradar a verdade, denunciar os pecados e convocar o povo a uma conversão genuína e verdadeira, de modo que a justiça de Deus se faria ver pois ele não tem prazer quando um pecador morre, mas quer que todos se convertam e mudem de vida, para que tenham uma vida plena.
"Filho do homem, dize aos israelitas: não cessais de repetir: são os nossos delitos e os nosso pecados que pesam sobre nós; eis por que perecemos. Como poderemos nós subsistir? Dize-lhes isto: Por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, não me comprazo com a morte do pecador, mas antes com a sua conversão, de modo que tenha a vida. Convertei-vos! Afastai-vos do mau caminho que seguis; por que haveis de perecer, ó casa de Israel? Filho do homem, dize a teus compatriotas: no dia em que o justo vier a pecar, a sua justiça não o salvará; do mesmo modo, a malícia do pecador não há de fazê-lo sucumbir, se ele, um dia, renunciar à sua perversidade. Não, o justo, desde que haja cometido delito, não poderá viver em virtude de sua justiça. Ainda mesmo que eu lhe tenha declarado que ele viveria, se ele praticar o mal confiando em sua justiça, nem uma de suas boas ações será computada: ele morrerá por causa de suas faltas. E ainda mesmo que houvesse eu afirmado ao pecador que ele haveria de morrer, se, renunciando ao mal, ele praticar a justiça e a honestidade, se ele devolver o penhor que exigiu, se restituir o que roubou, se observar as leis que dão vida e se se abstiver de todo o mal, ele viverá e será preservado da morte." (Ez 33,10-15)
O resultado das profecias sempre depende do acolhimento e da boa vontade do povo que a escuta, sendo que se se abrir a graça de Deus terão forças para mudar de vida e passar a viver uma vida de fé, ou seja, uma vida agradável a Deus, pois sem fé é impossível agradá-lo.
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram." (Hb 11,6)
E como a fé é gerada no nosso coração? Pela escuta da pregação que provém da palavra de Deus (cf. Rm 10,9). E quem prega a palavra de Deus, o que Deus quer?
Depois da criação do mundo eram todos os homens bons, desde Adão. Depois de um tempo a humanidade cresceu demais e passou a ser algumas pessoas escolhidas como Noé, Moisés, Abraão. Em seguida, houve a divisão das tarefas e pregação ficou por conta dos reis, sacerdotes e profetas, pois eram os únicos que recebiam o Espírito do Senhor.
Então veio Jesus, Ele que era a própria palavra de Deus, o verbo santo que se encarnou no seio da Virgem Maria e se fez homem (cf. Jo 1). Na Última Ceia ele escreveu seu testamento instituindo a Santa Missa e da cruz entregou sua Santa Mãe para a humanidade na pessoa de João. Foi da mesma cruz onde Ele morreu, de onde jorrou sangue e água do seu coração aberto, que Ele fundou sua Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. E foi em pentescostes que essa Igreja começou a se organizar e a agir em nome de Cristo.
HOJE A IGREJA CATÓLICA É O NOVO EZEQUIEL, É O NOVO ISAÍAS, É CRISTO EM MEIO AO MUNDO MODERNO QUE MAIS UMA VEZ QUER ESQUECER DO SEU CRIADOR, QUER VIRAR AS COSTAS PARA DEUS E VIVER NA LIBERTINAGEM DO PECADO, DA MODA, DA VIDA PURA E SIMPLESMENTE CARNAL. NÃO!! NÃO FOMOS FEITOS PARA ISSO, E A IGREJA QUE TRANSMITE A VOZ DE CRISTO GRITA TODOS OS ANOS PARA O MUNDO ATRAVÉS DA QUARESMA: CONVERTEI-VOS! VOLTAI-VOS PARA DEUS!!!
A maioria de nós sabe que "Quaresma" tem essa nome porque é uma menção ao período equivalente à quarenta dias. E são quarenta dias porque é o período exato que Jesus passou no deserto, onde foi tentado pelo demônio, em preparação para o início do seu ministério. Também relembra o período que o povo de Deus conduzido por Moisés andou por quarenta anos no deserto. 
Portanto, a quaresma é um tempo em que a Igreja nos convida a passar pelo deserto e trilhar os mesmos passos que Cristo trilhou.
"Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome. Disse-lhe então o demônio: Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus (Dt 8,3). O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostares diante de mim, tudo será teu. Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus e a ele só servirás (Dt 6,13). O demônio levou-o a inda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessesm em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra (Sl 90,11s). Jesus disse: Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16). Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião". (Lc 4,1-13)
Interessante que São Lucas diz que o demônio apartou-se dele até outra ocasião, DEPOIS TÊ-LO ASSIM TENTADO DE TODOS OS MODOS. Ou seja, essas são todas as tentações do demônio e que temos que vencer. 
Em outras palavras, São João descreve para nós o que são essas três tentações:
"Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente". (1Jo 2,15-17)
Anteriormente já refletimos profundamente sobre esse versículo (clique aqui para ir lá), mas queremos aqui pegar o gancho para explicar as tentações que Cristo sofreu.
Primeiramente o demônio tentou Jesus para que transformasse as pedras em pão. E Jesus estava morrendo de fome depois de quarenta dias sem comer nada. ESSA É A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE! Então para mostrar que ele não era escravo dos apetites do corpo, ele recusa essa oferta maligna nos dando assim a receita contra o pecado capital da gula - O JEJUM!
Essa é a primeira prática que somos chamados pela Mãe Igreja na quaresma: um jejum verdadeiro no qual aprendamos a ter o auto-controle sobre nosso corpo, nossas ações e nossa vida, vivendo de maneira moderada e equilibrada.
Como fazer jejum? Jesus mesmo ensina:
"Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando jejuardes, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á". (Mt 6,16-18)
Em seguida o demônio oferece a Jesus poder e glória, conquanto que ele se curve diante dele. AÍ ESTÁ A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS! Jesus não estava cego a ponto de se dobrar diante de satanás e adorá-lo para alcançar glória, como infelizmente muitos de nós estamos. Muitas pessoas, mesmo dentro da Igreja, estão tão obcecados por poder, por glória, por fama, que aceitam o que for preciso para chegar no topo. Jesus nos dá a receita contra os pecados capitais do orgulho e da soberba - A ORAÇÃO!
Eis a segunda prática que somos convidados nesse período especial, a intensificar nossas orações, a estar em comunhão muito mais profunda e íntima com Deus, a estar mais constantemente na Santa Missa, na oração do santo terço e do santo rosário, na oração pessoal, na leitura e meditação da poderosa Palavra de Deus, numa vida de busca intensa do Senhor. Assim procedendo teremos nosso olhar curado e não nos deixaremos atrair por coisas que desagradam ao nosso Senhor.
Aqui Jesus nos ensina a oração do Pai Nosso, mas com preciosos conselhos:
"Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais". (Mt 6,5-8)
Por fim, Cristo foi levado ao ponto mais alto do templo e o tentou a vangloriar-se por ser o Filho de Deus, pulando de lá pois os anjos o protegeriam. Então temos aqui a SOBERBA DA VIDA! Eis o que muitos ricos fazem quando perguntam: 'Você sabe com quem está falando?' Não importa o posto, a posição, a riqueza ou o que quer que seja nessa vida, sempre seremos miseráveis pecadores e o não reconhecimento disso nos faz pobres e mesquinhos. Com sua humildade Jesus nos ensina o remédio para vencer o pecado capital da vanglória - A ESMOLA!
A verdadeira esmola tem a função de nos ajudar a desapegar-nos dos bens terrenos, do que quer que seja pois de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vem a perder a sua alma? (cf. Mc 8,36) e é mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus (cf. Mt 19,24). Com isso Jesus quis dizer àqueles que são apegados ao dinheiro, que são escravos do dinheiro e servem ao deus do dinheiro (cf. Mt 6,24).
Mais uma vez o Senhor nos ensina a fazer a boa esmola:
"Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serder vistos por ele. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á". (Mt 6,1-4)
Hoje então, na Igreja universal, isto é, em todas as Igrejas Católicas no mundo inteiro, é celebrada a Quarta-feira de cinzas, onde cada um dos fiéis recebe uma porção de cinzas com a qual é traçado uma cruz sobre sua fronte. Tal tradição vem do Papa Pio X que deixando uma lembrança a uma mulher que lho pediu tal coisa, ele lha disse: 'Lembra-te de que és pó, e ao pó vais retornar!'.
Jesus mesmo faz menção da penitência a qual somos chamados: cilício e cinza!
"A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros: Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais. João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio. O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos. Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se: Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza." (Mt 11,16-21)
Queremos ressaltar que as concupiscências são passageiras e vão passar assim como o mundo vai passar! As tentações as quais o demônio quer que caiamos são para nos enganar e nos fazer renunciar ao direito da vida da graça, da vida de Deus em nós, a salvação; em troca de míseros momentos de prazer carnal. 
TEMOS QUE COMBATER O PECADO, O MUNDO, O DEMÔNIO E SUAS TENTAÇÕES COM AS ARMAS QUE CRISTO NOS ENSINA E NOS DÁ E NESSE PERÍODO DA QUARESMA A IGREJA ESTÁ UNIDA EM PENITÊNCIA: JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA. UNIDOS SOMOS MAIS FORTES! ESSA CONVACAÇÃO É DIRIGIDA SÓ PARA QUEM É VIOLENTO OU QUISER TORNAR-SE VIOLENTO!
Quem quer abandonar o pecado, os vícios, as más tendências, as paixões da carne, as concupiscências da carne e dos olhos, a soberba da vida, tem que tomar de assalto sua vida espiritual, tem que ser violento na renúncia ao pecado, ao desejo de adquirir as virtudes e a graça do Senhor. Tem que ser radical ao extremo mesmo para arrebatar o Reino dos Céus. E quem fala isso é o próprio Jesus:
"Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam." (Mt 11,12)
Te convidamos a ser violento nesse momento e assumir essa quaresma como você nunca assumiu em sua vida. Faça seus propósitos com Deus, faça seu jejum, faça suas penitências, desapegue-se da carne, desapegue-se dos bens materiais e vamos juntos viver esse tempo maravilhoso de preparação para a Páscoa do Senhor, onde vamos juntos alcançar a ressurreição, depois da morte e da passagem ligeira desses quarenta dias pelo deserto da mortificação em busca de matar o homem velho e deixar o homem novo viver na violência da união com Cristo, pois ele vive em nós (cf. Gl 2,20).
"Senhor Jesus Cristo... Nesse início de quaresma, unido a tua santa e maravilhosa Igreja, quero acolher o chamado a penitência, a conversão, ao abandono da vida velha e assumir a vida nova que vem da tua cruz. Quero renovar as promessas do meu batismo, renunciando ao demônio e suas tentações. Quero assumir o poder do teu sangue sobre a minha vida e me deixo lavar e purificar para que eu seja renovado dos pés a cabeça, no corpo, na alma e no espírito. Toca me Jesus com tuas chagas e vem tirar de mim a mancha que o pecado deixou, influenciando minha capacidade de amar, de me doar e de ser o que o Senhor quer que eu seja. Vem me restaurar e me levar a assumir minha vocação.
Eu renuncio agora em nome de Jesus a todo vício, todo condicionamento da minha mente e do meu corpo às paixões desenfreadas, a toda sujeira que o pecado deixou. Toca agora com tuas mãos chagadas minha mente e restaura meus pensamentos Senhor. Coloca em mim os teus pensamentos para que eu possa dizer com São Paulo que tenho em mim os pensamentos de Cristo.
Renova o sentimento mais profundo em minha alma, Espírito de Deus, e fortalece-me para que eu não me conforme com a mentalidade do mundo, com os desejos da carne. Com São João da Cruz quero renunciar aos meus desejos para encontrar o que o meu coração realmente deseja. Conduza-me Espírito de Deus nessa via de mão única, nessa estrada estreita, nesse caminho que me leva ao coração de Deus.
Virgem Maria, a senhora que mesmo grávida foi às pressas servir a sua prima Santa Isabel, ajuda-me a servir aqueles que precisam mais do que eu de uma palavra, de um abraço, de um olhar, de um carinho, de uma mão estendida, de ajuda espiritual ou financeira. Dá-me um coração puro como o teu e abre os meus olhos para enxergar a realidade da minha miséria. Mãe de Deus e minha, seja minha rainha e guia meus passos nesse deserto da quaresma, para que eu me assemelhe mais a Cristo,  teu filho e meu Senhor.
Pai, entrego-te agora os propósitos para essa quaresma...(apresente suas intenções ao Senhor)
Por toda graça que creio que já alcancei em Jesus nesse período de violência, te louvo, adoro, honro e exalto, Deus da minha vida, glorioso, santo e maravilhoso. Bendito sejas tu para sempre. Aleluia. Amém!"
É a violência da ação do Espírito Santo que queremos com essa canção maravilhosa das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo "Sopra em nós".
Com a Comunidade Colo de Deus, somos chamados a acordar para a vida nova que a que somos chamados: "Desperta".
Vamos quebrar todas as muralhas do pecado em nome de Jesus. Com Vagne Bittencourt isso acontecerá se cada um assumir esse propósito violento: "Se eu orar".
"Ainda que vivamos na carne, não militamos segundo a carne. Não são carnais as armaas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações. Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência a Cristo". (2Cor 10,3-5)

Que cada dia renovemos nosso propósito de ser melhores e mais santos nesses quarenta dias da quaresma. É um tempo de graça! É um tempo de bençãos! É um tempo de cura e libertação! É um tempo do derramento do Espírito Santo, através da cruz de Cristo! É um tempo de nos prepararmos melhor para como vamos viver o resto do ano! Mais do que propósitos de ano novo, 2017 só será novo se for santo. É isso que te desejamos!

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de vivermos essa quaresma em sua essência - violenta!