quinta-feira

A importância do rosário para viver melhor a Santa Missa

Que alegria o mistério de Cristo quer trazer para a nossa vida! Que felicidade o Senhor Jesus deseja ardentemente que vivamos! Que santidade o Senhor Deus espera de nós! Quantas graças nosso Senhor deseja derramar sobre nós... Se nós tivéssemos consciência disso, nossa vida seria muito diferente!
Irmãos e irmãs amados do Pai, mais uma semana em oração, em lutas, em jejuns, em penitências, em constante e contínua oferta a Deus, trabalhando a nossa salvação e cooperando na salvação dos irmãos, queremos iniciar esse blog no ritmo da graça de Deus.
Isso é muito importante para nós, que temos a audácia de sermos católicos no século XXI, pois São João Crisóstomo já bradava em sua época: 'Não há nada mais vil que um católico que não preocupa-se com a salvação alheia'. Nós não podemos ser ignorantes, hipócritas ou tolos de pensar que quando Jesus nos chama a experimentar da sua salvação, esta salvação destina-se apenas a nós mesmos.
É claro que a salvação é consequência de uma aceitação pessoal do plano de amor que Deus tem para a humanidade (cf. 1Tm 2,4), que passa pela liberdade de cada um de nós (e que aprofundaremos numa outra postagem); mas nós não podemos protestantizar e pensar que somente nós seremos salvos. Precisamos ajudar e interceder ao Senhor pelo mundo inteiro, para que todos sejam salvos. Por isso o papa Leão XIII dizia: 'É por meio do homem que o homem deve conhecer o CAMINHO da salvação'.
Que maravilhosa frase para começar esse tema tão bendito: nós queremos ser como São João Batista nesse blog para apontar para você o caminho da salvação: É Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! É todo o seu sangue derramado na cruz que abre o céu para nós !(falaremos mais sobre o sangue de Jesus nesse mês de Julho que a Santa Igreja Católica nos convida a ter mas intimidade com o Preciosíssimo Sangue) É o memorial da paixão do Senhor que torna presente o drama do calvário!
Para exaltar o mistério de Cristo e levar você a refletir em como isso é verdade, vamos deixar uma frase do doutor angélico, Santo Tomás de Aquino, que dizia: 'Tanto vale a celebração da Santa Missa, quanto vale a Morte de Jesus na Cruz'. Se pensarmos em tudo o que aconteceu e quanto é importante a morte de Cristo na Cruz para nossa salvação e libertação, daríamos muito valor a isso (vamos nos aprofundar na morte de Jesus na cruz em outras postagens).
O que é terço? O que é rosário? O que Maria tem a ver com a Missa? O que é viver a Santa Missa? O que podemos aprender nessa postagem e aplicar na prática em nossas vidas?
Respondendo essas e algumas outras perguntas, queremos nos aprofundar nesse tema para abrir os olhos daqueles que estão na escuridão e não enxergam as duas maiores riquezas e heranças do céu que existem nessa Terra e só podem ser encontradas na gloriosa Igreja Católica: a Virgem Maria e o mistério da Santa Missa.
Vamos continuar abrindo os temas dentro dessa postagem com o discípulo do amor, o virgem São João evangelista, que reclinou no peito de Jesus na Última Ceia e que recebeu a revelação do livro do Apocalipse:
"Quem tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus". (Ap 2,7)
O VENCEDOR COMERÁ O FRUTO DA ÁRVORE DA VIDA QUE SE ACHA NO PARAÍSO DE DEUS! QUEM SE PREPARA NESSA TERRA, JÁ SE ALIMENTANDO COM O FRUTO DESSA ÁRVORE DA VIDA QUE DÁ VIDA, QUE SABEMOS QUE É JESUS SACRAMENTADO, O MESMO QUE NOS É OFERECIDO EM CADA SANTA MISSA, COM TODA A CERTEZA TAMBÉM COMERÁ DESSE FRUTO NO CÉU!
Mas quando São João fala de vencedor, a quem ele está se referindo? É ele mesmo que responde em sua primeira carta:
"Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1Jo 5,5)
É a mesma coisa que está no seu Evangelho, no qual Jesus Cristo conversava com Nicodemos e lhe explicava essas coisas importantíssimas, que Ele sempre explica na intimidade aos seus queridos:
"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; porque não crê no nome do Filho único de Deus". (Jo 3,16-18)
O vencedor, então, é aquele que crê em Cristo, que aceita o Senhor em sua vida. É aquele que tem consciência da sua necessidade de Deus, pois, sem Ele, nada pode-se fazer (cf. Jo 15,5). É aquele que vive da fé, na fé e pela fé no Senhor. É aquele que deixa-se moldar pelo Senhor, estando em Cristo, como uma nova criatura (cf. 2Cor 5,17) buscando viver como Jesus viveu (cf. 1Jo 2,6).
É aquele que vive uma vida sobrenatural na graça de Deus, que se conhece, porque o Espírito Santo leva a essa experiência de autoconhecimento para conhecer melhor a Deus. É uma pessoa espiritual que é guiada pelo Espírito Santo:
"Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém. Porque quem conheceu o pensamento do Senhor se abalançará a instruí-lo (Is 40,13)? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo."(1Cor 2,11-16)
Para os católicos, não há forma maior ou melhor de comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo, guiado pelo Espírito Santo, do que na Santa Missa. Este é o cerne, o fundamento, a estrutura, a força da Igreja e deve ser o sustento de cada um que se diz católico.
Sabe porque muitos católicos andam por aí doentes, fracos, minguados, saindo da Igreja e mudando de religião, buscando paz fora de si e uma forma de viver o Evangelho adocicado, mas que quando fica amargo afastam-se e vão para longe? Porque vivem mal o mistério da Santa Missa, porque não se preparam bem e comungam, não a salvação, mas a condenação!
E isso não é palavra nossa, não. É o próprio São Paulo que vai frisar isso em sua carta aos Coríntios:
"Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um examine a si mesmo e, assim,  coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos." (1Cor 11,27-30)
A Santa Missa é o Céu na Terra (como a bela primeira imagem nos mostra) embora, mesmo sabendo disso, não conseguimos viver essa plenitude, essa glória, essa graça superabundante que jorra na Igreja por causa da atualização do único e eterno sacrifício de Jesus Cristo, que foi realizado uma vez por todas na santa cruz... Não sabemos aproveitar e acolher as bençãos do Senhor em nossas vidas!
É por isso que temos a necessidade de ter Nossa Senhora, Maria, a mãe de Jesus e nossa, que nos foi dada aos pés da cruz, para que com ela, pudéssemos viver  a Santa Missa, nos preparando bem, conscientes do que estamos fazendo, sendo pessoas espirituais. Nessa postagem vamos entender que Maria nos ensina a viver o mistério do seu Filho em plenitude, ela que esteve presente no sacrifício que nós atualizamos.
Maria está no céu, ao lado do Pai, como já refletimos na postagem "Maria de Nazaré" e que aprofundaremos na postagem "A assunção de Nossa Senhora ao céu". A Deus tudo é possível pela ordem natural, pois Ele é todo poderoso; enquanto a Maria tudo é possível pela ordem da graça (como refletimos na postagem "Os descendentes da mulher") pois ela é plena de graça (cf. Lc 1,28) e toda humilde.
Sem medo de errar podemos dizer: "A DEUS E A MARIA TUDO É POSSÍVEL". Podemos afirmar com autenticidade, baseados na doutrina da Igreja, ainda mais pelo que São Luís Maria Grignion de Montfort escreveu em seu livro 'O segredo de Maria'. Algumas definições que ele dá no livro a Maria transcrevemos abaixo:
-Maria alcançou graça, é mãe da graça, é cheia de graça, é administradora das graças;
-Maria é mãe do Filho de Deus, é mãe dos membros de Cristo, é colaboradora do Espírito Santo;
-Maria faz crescer no amor filial, está presente na vida dos verdadeiros cristãos, é imagem viva de Deus;
-Maria é o paraíso de Deus;
-Maria facilita a união com Deus, é auxílio no sofrimento.
Nas palavras do santo, temos o seguinte parágrafo do livro:
"Deus escolheu-a para tesoureira, ecónoma e distribuidora de todas as suas graças; por isso, todas as graças e dons de Deus passam pelas suas mãos. E - segundo São Bernardino - em virtude do poder que Deus Lhe conferiu. Ela dá a quem quer, quanto quer e na medida que quer as graças do Pai, as virtudes do Filho e os dons do Espírito Santo".
Sabendo disso, nós precisamos tomar a decisão de conhecer mais, estar próximos, ser amigos, íntimos, assumir Maria como mãe e levá-la para nossa casa como São João evangelista o fez (cf. Jo 19,27). Como fazer isso? Chamando Maria em oração, especialmente através do rosário, como vamos explicar.
Os monges do século IX rezavam os 150 salmos em suas orações. Os fiéis que não sabiam ler rezavam 150 vezes a oração do Pai nosso. Com o passar do tempo, rezavam também 150 Ave-Marias. Em 1206, o fundador da Ordem dos Pregadores (dominicanos) São Domingos de Gusmão recebeu da própria Virgem Maria o rosário que nós conhecemos hoje, que com o passar do tempo foi se aperfeiçoando para nos levar a estar unidos a Cristo, por meio da Virgem Maria.
O terço é um objeto de devoção e oração, que pode ser encontrado confeccionado por vários materiais (como madeira, plástico, ferro, etc), que nos ajuda a meditar, rezar, contemplar e entrar nos mistérios da encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o centro da nossa fé. Ele tem esse nome porque era divido em três partes de oração, com 50 contas cada um. Eram três terços.
Hoje em dia, com a implantação do quarto terço, pelo beato João Paulo II, nós temos o rosário. O rosário é um objeto semelhante ao terço, que compreende as duzentas contas da oração, como que quatro terços. O rosário recebe esse nome porque, segundo a devoção, em cada Ave-Maria que rezamos, entregamos uma rosa a Virgem Maria. Com os quatro terços, entregamos a ela uma coroa de rosas, por isso, rosário.
Portanto, o rosário é uma oração sagrada na qual oferecemos à Virgem Maria uma coroa de rosas. É uma oração contemplativa, que nos leva a aprofundar no amor a Jesus Cristo, não pela sequência das orações ou por fórmulas, mas pelo amor que dedicamos ao Senhor, pela contínua oração diária, pela recitação e união com a Virgem Maria que ele (o rosário) proporciona. Só reza o rosário quem ama a Virgem Maria e quem quer amar mais perfeitamente a Jesus Cristo!
Na palavra de Deus temos essa valiosa orientação de São Paulo:
"Orai sem cessar". (1Ts 5,17)
 No livro do Eclesiástico, servindo para todos nós que pertencemos a Igreja de Jesus Cristo e somos membros do corpo místico de Cristo, portanto eclesiásticos pela graça de Deus, temos outra recomendação semelhante:
"Nada te impeça de orar sempre, e não te envergonhes de progredir na justiça até a morte; pois a recompensa de Deus é eterna". (Eclo 18,22)
Se nós formos sinceros conosco mesmo, perceberemos que nós não aplicamos essas palavras da Bíblia em nossas vidas, porque por muitos momentos nos distraímos, perdemos tempo com coisas efêmeras e superficiais, nos desligamos da graça de Deus e deixamos de progredir na justiça e na santidade. Eis que a nossa mãe do céu está sempre pronta a nos ajudar, intercedendo por nós. Santo Afonso Maria de Ligório dizia que ela é a Onipotência Suplicante do céu.
Ou seja, Maria está sempre em oração a Deus por todos os pecadores, sobretudo por aqueles que lhe pedem auxílio e intercessão, mais ainda àqueles que lhe são devotos (em outras postagens aprofundaremos o tema da devoção) e principalmente por todos aqueles que recitam o terço ou o rosário.
Para entendermos melhor, podemos entender dessa forma: Jesus quer salvar todos os homens, mas nem todos querem ser salvos. Deus que abençoar todas as pessoas do mundo inteiro e, por isso, Ele abençoa sem medidas e sem limites. O problema é que as pessoas não abrem o coração e não querem a graça de Deus. O Senhor respeita e derrama suas graças principalmente para aqueles que se abrem e aqueles que pedem.
Qual o papel da Virgem Maria? Se estamos em comunhão com ela, se pedimos sua intercessão, proteção e auxílio, ela nos ajuda a abrir o coração para Jesus Cristo, ela nos leva ao coração do Senhor, ela abre nossos olhos para enxergar nossa necessidade de Deus, ela nos ensina a rezar mais, a sermos intercessores pelas nossas famílias, como ela foi aqui na Terra (cf. Jo 2) e continua sendo no Céu, ela nos leva ao cenáculo para receber o poder do Espírito de Deus e ao Calvário para acolher a salvação que nos é oferecida.
O maravilhoso São Pio de Pietrelcina foi questionado numa certa ocasião em relação a autenticidade da presença de Maria na Missa. Veja que resposta esplêndida ele deu:
"Sim, ela se coloca ao lado, mas eu a posso ver, que alegria. Ela está sempre presente. Como poderia ser que a Mãe de Jesus, presente no Calvário ao pé da cruz, onde ofereceu seu filho como vítima pela salvação de nossas almas não esteja presente no calvário místico do altar?"
O beato João Paulo II dizia que Nossa Senhora está presente em todas as Santas Missas celebradas no mundo inteiro, de forma mística. Estamos chegando no ponto principal dessa postagem de hoje...
SE NÓS, ILUDIDOS E CEGOS PELO PECADO, PELO MUNDO E PELO DEMÔNIO (NOSSOS TRÊS PRINCIPAIS INIMIGOS - MAL QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS, QUE ESTÁ FORA DE NÓS E O AUTOR DO MAL) NÃO CONSEGUIMOS VIVER BEM O MISTÉRIO DA SANTA MISSA E ENXERGAR A PROFUSÃO DE MILAGRES QUE ACONTECE DIANTE DOS NOSSOS OLHOS, PEÇAMOS A MARIA QUE ELA NOS MOSTRARÁ!
Não nos esqueçamos que entre o Pai e nós, Jesus é nosso intercessor (1Tm 2,5) mas entre nós e Jesus, Maria (que é o pescoço que une os membros a cabeça - cf. São Bernardino) é nossa querida e fiel intercessora que nunca nos deixa na mão. Podemos recorrer a Ela sem medo e sem receio, pois ela é o meio que Jesus nos deu para chegar a Ele. Ainda mais porque sem ela não sabemos acolher todas as graças de Deus. Não sabemos nem ao menos viver a Santa Missa!
Para não estendermos muito vamos resumir, em poucas palavras, o que é viver a Santa Missa: é ir se cristificando, se eucaristizando, crescendo interiormente até chegar à imagem perfeita de Cristo, sendo outros cristos; é ter uma vida plena, em abundância, feliz (cf. Jo 10,10), é dar a vida e se unir ao sacrifício de Cristo, completando em nossa carne o que faltou na cruz (cf. Cl 1,24); é estar crucificado com Cristo pela fé e deixar Jesus viver plenamente em nós, para podermos afirmar com São Paulo:
"Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim". (Gl 2,19-20)
ISSO É POSSÍVEL SIM, AO CONTRÁRIO DO QUE O MUNDO PREGA! MUITOS HOMENS E MULHERES DERAM A VIDA POR ESTAREM UNIDOS A CRISTO DESSA FORMA. ERAM HOMENS E MULHERES QUE, COM A VIRGEM MARIA, VIVIAM A PLENITUDE DO MISTÉRO DO SENHOR JESUS, ERA UM CÉU NA TERRA CONSTANTE. HOMENS E MULHERES DE QUE O MUNDO NÃO É DIGNO (cf. Hb 11,38)!
Hoje isso nos é proposto como um desafio, como uma forma louca de viver o cristianismo, de sermos católicos santos e autênticos como nos pede a santa Igreja, de sermos verdadeiramente violentos em uma oração de combate contra tudo o que não é do céu, conscientes de que estamos arrebatando o céu. É isso que Jesus disse:
"Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam". (Mt 11,12)
Uma coisa é certa:quem reza apenas o terço, apesar da Igreja orientar e recomendar, mesmo tendo tempo, não consegue viver o mistério pleno da fé; quem reza o rosário adentra no mistério total da Santa Missa e aprende a colher as graças que Deus reserva em cada momento. Propomos a você ser violento na oração e assumir um compromisso com Maria, pois ela vai se comprometer com você e te levar, na intimidade, a perceber as riquezas da Santa Missa:
"Mãe querida, te invoco nesse momento com esse carinhoso título de Nossa Senhora, mãe da Igreja. Quero fazer um compromisso com a Senhora, diante de Deus, de começar a rezar o rosário, para que a Senhora também se comprometa comigo e me ajude a viver o mistério da Santa Missa com intensidade e profundidade. Ajuda-me, minha mãe, a sair da superficialidade, do barulho, da agitação, da inquietação, da superstição, da mentira, da piedade fingida, do pecado e de todo vício. Eu quero ser livre para amar Cristo e, se a Senhora é a pessoa que mais se abriu a Deus sobre a Terra, deu toda a sua vida e entregou sua própria liberdade por amor a Ele, te peço que me ajude a te imitar, para que eu seja mais cristão. 
Ensina-me, minha querida Senhora, a dar passos na fé, a ser fervoroso e violento na vida espiritual, a empenhar e dedicar minha vontade e minhas forças para gastar por amor a Deus e aos meus irmãos. Vem me fortalecer com seu coração imaculado e me saudar, como a Senhora saudou sua prima Santa Isabel, para que eu também seja curado e fique cheio do Espírito Santo. 
Ajuda-me com tuas mãos santas e imaculadas para que eu não caia na apostasia, mas que eu seja uma pessoa de fé. Com uma fé ousada, corajosa, cheio do Espirito Santo quero progredir na vivência do mistério maior de Cristo que há sobre a Terra com a Senhora, para ser santo, para cooperar na salvação dos meus irmãos e do mundo inteiro.
Obrigado, Jesus, por me dar sua mãe como minha mãe e por ela ser minha intercessora diante da tua presença poderosa. Toda glória a Ti, Espírito Santo de Deus, pois em Maria tu encontraste lugar para realizar a maior obra que já aconteceu na face da Terra: gerou o Filho de Deus. Muito obrigado, Pai querido e amado, por teres escolhido Maria, para trazer teu Filho e porque o Senhor quer que através dela sejamos mais cristãos e mais santos. Glórias a Ti, Santíssima Trindade. Obrigado, mãe santíssima".
Vamos aprender a rezar o rosário? É muito simples, vamos contemplar nos quatro terços os mistérios da nossa fé e nos manter sempre em oração. Procure rezar o rosário todos os dias, mesmo que não tenha tempo. Para uma coisa importante nós arranjamos tempo e damos um jeito. Trate o rosário como uma coisa importante e tempo não vai faltar para rezar essa oração que vai te fazer ser íntimo da Virgem Maria.
Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.
1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
5. Anunciar o primeiro mistério do rosário e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.
ORAÇÕES DO SANTO ROSÁRIO
Sinal da cruz
Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este rosário que vamos rezar, contemplando os mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da bem aventurada Virgem Maria, vossa mãe santíssima, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Creio
Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Jaculatória
Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia. Abençoai o santo padre, o papa, o nosso Arcebispo e todo o clero. Santificai as nossas famílias e as famílias do mundo inteiro; e dai-nos a paz.
Agradecimento 
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos agradecer vos saudamos com uma Salve Rainha….
Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
MISTÉRIOS
Mistérios Gozosos
1- A Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria (Lc 1,26-38)
2- A Visita de Maria à sua prima Isabel (Lc 1,39-56)
3- O Nascimento de Jesus na gruta de Belém (Lc 2,1-21)
4- A Apresentação do Menino Jesus no Templo (Lc 2,22-40)
5- A Perda e o Encontro de Jesus no Templo (Lc 2,41-52)  
Mistérios Luminosos
1- O Batismo de Jesus no Rio Jordão (Mt 3,13-17)
2- O Milagre de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3- O Anúncio do Reino de Deus, com o convite à conversão (Mc 1, 14-39)
4- A  Transfiguração de Jesus no Monte Tabor (Mt 17, 1-13)
5- A Instituição da Eucaristia (Lc 22, 7-23)
Mistérios Dolorosos
1- A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras (Mt 26,36-46)
2- A Flagelação de Jesus na casa de Pilatos  (Lc 23,1-25 Jo 19,1)
3- A Coração de Espinhos de Jesus (Mc 15,16-20)
4- Jesus carregando a Cruz para o Calvário (Jo19,4-17)
5- A Paixão e Morte de Jesus na Cruz (Jo19,17-30)
Mistérios Gloriosos
1- A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20,1-29)
2- A Ascensão de Jesus ao Céu (At 1,4-11)
3- A Vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos (At 2,1-4)
4- A Assunção de Nossa Senhora ao Céu (Ap 12,1)
5- A Coroação de Nossa Senhora no Céu (Ap 12,1)
"O rosário é o flagelo dos demônios'. (Papa Adriano VI)
"O rosário é a oração mais poderosa depois da Santa Missa". (Papa João XXIII)
"O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa”. (Beato João Paulo II)

Movidos pelos exemplos dos papas (com essas frases acima) e direcionados por essa postagem, possamos verdadeiramente ter um compromisso com as riquezas gloriosas que Jesus deixou na Terra antes de ascender gloriosamente ao céu: a santíssima Virgem Maria, rezando o santo rosário; e o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade que temos a oportunidade de receber a cada dia, no mistério da Santa Missa.

Que Deus nos abençoe e nos santifique para que, com sua filha predileta, possamos viver cada vez melhor o mistério da Santa Missa.

domingo

O mistério da fé

Ao Deus santo e poderoso, todo louvor e glória, toda honra e poder, toda majestade e amor. Quem mais nos ama de forma tão louca a ponto de dar sua vida por nós? Quem mais sabe o valor que temos e que enche nossos corações com vida em abundância? Quem mais sofre com tanta intensidade por nós? Quem é capaz de nos salvar, de ter domínio até mesmo sobre o inferno, rasgar o véu do templo, preparar um lugar para nós no céu?
Ninguém se compara ao nosso Senhor Jesus Cristo! Ninguém nos ama tanto a ponto de dar-se numa cruz e mesmo sendo rejeitado, humilhado, despido de sua dignidade humana, destituído de sua glória e ser encontrado ferido, machucado até a morte, tratado como o pior dos pecadores ainda nos perdoar da cruz, dizendo: "Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem..."!
Como se isso não bastasse, Ele instituiu o memorial da sua paixão, não para que pudéssemos somente  recordar do seu sacrifício de amor pela humanidade, mas para que este mesmo sacrifício pudesse ser atualizado e Ele fazer-se presença viva e concreta todas as vezes que um sacerdote diz: ISTO É O MEU CORPO! ISTO É O MEU SANGUE!
Queridos e queridas de Deus, felizmente, para quem está na barca de Pedro, isto é, na Santa Igreja Católica, isso é uma realidade que podemos vivenciar a cada dia! Para quem não está, infelizmente, isto é tratado como uma figura de linguagem, como um teatro, como uma representação ou como qualquer coisa.
Os que levam a sério as Sagradas Escrituras e não adulteram as palavras do Senhor e dos seus escritores sagrados, inspirados pelo Espírito Santo, sabem realmente o que Jesus Cristo disse e fez. Ele deixou-nos a maior herança espiritual que existe na face da Terra, que é o Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, num sacramento de excelso amor. Não é um simbolismo, mas uma realidade que nós chamamos de Mistério da Fé.
Foi essa maravilhosa verdade que o amado Papa Paulo VI nos escreveu na gloriosa carta encíclica, o documento Mysterium Fidei. Veja o que essa sumo sacerdote, louco de amor pelo tesouro do mistério da fé escreveu:
"1. Sempre a Igreja Católica conservou religiosamente, como tesouro preciosíssimo, o mistério inefável da fé que é o dom da Eucaristia, recebido do seu Esposo, Cristo, como penhor de amor imenso; a ele tributou, no Concílio Ecumênico Vaticano II, nova e soleníssima profissão de fé e de culto".
Saiba, querido católico e querida católica, que está meio confuso e desentendido da sua fé, que está perdido, que está inflamado de alguma doutrina anti-católica, que está contaminado pelo que o mundo te oferece e ensina: a doutrina da Santa Igreja Católica ensina que, em cada Santa Missa, o mistério da fé, que é renovado a cada dia, é uma realidade que garante à natureza humana um amor imenso, incalculável, o qual a mente de nenhum indivíduo consegue medir, sendo como infinito.
Talvez você veja e perceba em sua própria vida alguma dificuldade em seguir Jesus Cristo, em avançar na direção do amor de Deus e do próximo, em dar passos em sua fé, em prosseguir decididamente em direção ao Senhor Deus, em deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. Aqui estamos dando uma dica preciosíssima que vai te levar a amar: o dom da Eucaristia é um penhor de amor!
O que é penhor? No wikipedia encontramos a seguinte resposta: 'Penhor é o direito real de garantia vinculado a uma coisa móvel ou mobilizável. Genericamente, o penhor é qualquer objeto que garante o direito imaterial, não palpável. É exatamente isso mesmo!
O MISTÉRIO DA NOSSA FÉ, DE FORMA MATERIAL NAS ESPÉCIES EUCARÍSTICAS, NOS GARANTEM O DIREITO IMATERIAL DO AMOR, OU SEJA, VIVENDO E ALIMENTANDO-NOS DESSE MISTÉRIO DA NOSSA FÉ, SOMOS ENTRONIZADOS NA FORÇA IMPULSIVA DO AMOR DO PRÓPRIO DEUS. ISSO É ESPLÊNDIDO E DIGNO DE LOUVOR. NOSSO DEUS É PERFEITO!
No segundo parágrafo do mesmo documento, o sumo pontífice continua:
"2. Na verdade, tratando da restauração da Sagrada Liturgia, os Padres do Concílio, pensando no bem da Igreja universal, constataram sobretudo a necessidade de exortar os fiéis a participarem ativamente, com fé íntegra e com a maior piedade, na celebração deste sacrossanto Mistério, oferecendo-o a Deus como sacrifício, juntamente com o sacerdote, pela salvação própria e de todo o mundo, recorrendo a ele para encontrarem o alimento da alma".
Esse é o ensinamento que precisamos acolher para viver melhor o 'SACROSSANTO MISTÉRIO' da nossa fé: nós, os fiéis, somos exortados a participar ativamente, com 'fé íntegra e com a maior piedade' dos santos mistérios. É isso que você vê hoje em dia na Santa Igreja?
Vamos começar então pela fé, como já partilhamos em outras postagens e ainda vamos nos aprofundar mais em outras com esse maravilhoso título "O combate da fé". Quem nos ensina é o glorioso apóstolo São Paulo:
"Eis aqui uma recomendação que te dou, meu filho Timóteo, de acordo com aquelas profecias que foram feitas a teu respeito: amparado nelas (nas profecias), sustenta o bom combate, com fidelidade e boa consciência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé". (1Tm 1,18-19)
Percebe alguma coincidência, semelhança ou relação da fé em Cristo com o nosso estar na Igreja, que é a barca de São Pedro? Exatamente amado e amada de Deus: sem a Igreja nós naufragamos!
Ela é uma barca pura, santa, cheia de experiência nos mares desse mundo. Ela é a barca prometida por Jesus para a nossa peregrinação nessa Terra. Já tentaram e continuam tentando fazer com que ela caia, mas ela é sustentada e guiada pelo vento do Espírito Santo. Os que fazem isso desconhecem a promessa do Senhor Jesus feita a São Pedro (em outras postagens aprofundaremos no tema da santidade da Igreja):
"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16,18)
Mas a orientação de São Paulo a seu filho na fé, Timóteo, e a cada um de nós hoje é que nos amparemos nas profecias e sustentemos o bom combate, com fidelidade e boa consciência. Combate contra o mundo, contra o demônio, contra as modas passageiras e pervertidas que ofendem nosso Senhor.
Jacinta, uma das pastorinhas de Fátima, que recebeu as revelações de Nossa Senhora de Fátima, deixou-nos recomendações para entendermos como as pessoas de Deus devem viver:
'Os pecados que mais levam almas para o inferno são os pecados da carne' (Isso vai render-nos uma postagem onde refletiremos sobre o pecado e o inferno). Essa segunda frase diz respeito a postagem de hoje: 'Virão umas modas que vão ofender muito Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.'
Essas modas que Maria disse à Jacinta referem-se às ideologias contrárias a fé, comportamentos sociais impulsionados por movimentos anti-cristãos do momento e também às roupas, piercings, tatuagens que logo seriam lançados no mundo para vulgarizar o corpo da mulher e do homem, o que de fato aconteceu. Nossa Senhora, a pedido de Jesus, profetizou à pequena Jacinta o que infelizmente iria acontecer no mundo para que os católicos se preparassem para resistir a tudo. E só é possível permanecer firme nos desígnios de Deus se tivermos uma vida de fé, baseada e infundada no mistério da fé que a Santa Igreja nos ensina. Esse combate nos leva à fidelidade e à integridade da fé. E uma fé verdadeira deve ser provada e forjada no nosso coração porque precisamos da experiência da fé, acreditar mesmo parecendo que não acontecerá (tema que aprofundaremos).
São Tiago nos ensina:
"Considerai que é uma suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetua a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma". (Tg 1,2-4)
Para termos boa consciência é preciso alimentar e encher a mente, a cabeça, os pensamentos com coisas santas. A parte de Deus para termos uma boa consciência Ele já fez quando nos plasmou no ventre de nossas mães (cf. Sl 138), que é o essencial. O catecismo da Igreja Católica nos ensina no parágrafo 1776:
"Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela (a consciência) o ser humano deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz".
Nossa consciência é esse núcleo secretíssimo e nosso sacrário, mas temos que fazer a nossa parte, alimentando nossos pensamentos com coisas saudáveis e santas. Isso é necessário para que tenhamos uma reta intenção. São Paulo nos ensina a fazer a nossa parte:
"Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos". (Fl 4,8)
No que diz respeito a piedade, primeiro precisamos saber o que significa piedade. Mais uma vez no wikipedia temos a explicação de piedade popular que refere-se às mais variadas práticas e expressões católicas do culto privado.
Isso pode ser traduzido pelos atos próprios que a fé nos leva a fazer: o amor, a caridade, a bondade, a misericórdia, a compaixão, a mansidão, a paciência, a afabilidade, a doçura, a humildade, a sinceridade e a simplicidade na vivência da fé, sem esquecer-nos dos valores sagrados que trazemos dentro de nós. É a busca do bem, do belo, do correto, do santo.
Algumas pessoas dizem que isso é uma coisa retrógrada, que não precisa de nada disso, que isso é viver no século passado, que não tem necessidade dessa tal piedade. Mas não podemos nos esquecer que, na verdade, a piedade tem muito a ver com os frutos do Espírito Santo em todos nós que somos batizados (cf. Gl 5,22-23).
E para quem diz que piedade é coisa do passado? Vamos responder com a Bíblia, o livro que nunca envelhece e é sempre atual:
"Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade. ISTO É BOM E AGRADÁVEL DIANTE DE DEUS, NOSSO SALVADOR, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade". (1Tm 2,1-4)
Pessoas de oração, que são verdadeiramente cristãs, que nunca param e querem sempre prosseguir decididamente na graça de Deus (cf. Fl 3,16) mirando o autor e consumador da nossa fé (cf. Hb 12,1) são pessoas que buscam agradar a Deus, deixando-se guiar pelos valores da fé, pois sem a fé é impossível agradar a Deus (cf. Hb 11,6) e isto é piedade.
São Paulo continua, agora dirigindo-se às mulheres:
"Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade". (1Tm 2,9-10)
Parece que, hoje em dia, as mulheres perderam a noção das coisas. Não estão professando piedade alguma. Muitas andam, infelizmente, como loucas e carentes, pois que não sabem o valor que têm, o valor do seus corpos e o quanto a dignidade delas custaram a nosso Senhor Jesus Cristo. Isso vale da mesma forma para os homens, pois alguns hoje precisam ouvir o mesmo conselho com relação ao vestuário e a forma que se apresentam, uma vez que o vestuário masculino está se degradando cada vez mais.
"Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." (1Cor 6,20)
São Pio de Pietrelcina, o maravilhoso sacerdote italiano, único padre estigmatizado da história da Igreja, dizia uma frase que deve ecoar em nossos corações quando formos nos vestir, principalmente para ir à Santa Missa: 'As carnes desnudadas serão queimadas no inferno!' Isso é muito sério!
Há mulheres que vão à Igreja com os seios praticamente a mostra, totalmente expostos para quem quiser ver, causando motivo para que os outros se desatentem no momento da missa, tirando o foco dos que buscam a santidade. O pecado de quem olha recai também sobre essas mulheres que querem chamar atenção ao seu corpo, que está sendo prostituído já no olhar, pois Jesus disse:
"Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher já adulterou com ela em seu coração". (Mt 5,28)
Essa passagem do evangelho é irrelevante à nossa consciência porque, somente pelo olhar de um homem sobre uma mulher em situações como a descrita,  há 90% de chance do ser masculino se excitar no exato momento em que olha (isso será tema de uma postagem sobre relacionamentos que aprofundaremos nesse blog). Sabendo disso, você que é mulher não pode jogar lenha na fogueira, colaborando para que o homem caia em pecado desonesto, como o da masturbação, da fornicação ou do adultério.
Eis a nossa necessidade de viver enraizados no mistério da fé da nossa Igreja, na qual temos a oportunidade de presenciar fisicamente a presença do nosso Senhor Jesus Cristo, sacramento de amor, de vida e de santidade para todos que O desejam. O papa Paulo VI continua professando essa verdade no documento:
"3. Porque, se a Sagrada Liturgia ocupa o primeiro lugar na vida da Igreja, o Mistério Eucarístico é, podemos dizer, o coração e o centro da Sagrada Liturgia, constituindo a fonte de vida que nos purifica e robustece, de modo que já não vivamos para nós mas para Deus, e nos unamos uns com os outros pelo vínculo mais íntimo da caridade".
As cartas papais comprovam, a Igreja é sábia e nos ensina através das pessoas constituídas em dignidade e santidade para nos levar cada vez ao coração de Cristo. Nesse último dia do mês de Junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, não temos frase tão linda como a última transcrita, relacionando o mistério da Santa Missa, tratado como o Mistério Eucarístico, com o Sagrado Coração, dizendo o mistério da fé ser o coração e centro da Igreja (dentro da Liturgia Sagrada). Não sendo só isso, o Mistério Eucarístico também é fonte de vida que nos purifica e robustece. Em palavras claras: nos purifica do pecado pelo sangue de Jesus Cristo, pela comunhão e o vínculo da caridade com os irmãos (cf. 1Jo 1,7) e nos robustece da graça, do poder de Deus, do Espírito Santo. É por isso que São Paulo dobrava os joelhos, como partilhou em sua carta aos Efésios:
"Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior". (Ef 3,16)
Agora, se o Mistério Eucarístico é fonte de vida que nos purifica do pecado e nos robustece do Espírito Santo, não há muito sentido em ficar clamando e pedindo a presença do Espírito Santo após a Santa Missa. Isso é meio que uma imbecilidade! O correto é pedirmos o transbordamento do Espírito, a efusão, a potencialização desse Espírito que já nos preencheu na Missa. Algumas pessoas não tem consciência do mistério que vivem.
Quando participamos da Santa Missa, há um momento, após a consagração do pão e do vinho, em que as espécies consagradas transformam-se no corpo e no sangue de Jesus Cristo, verdadeiramente, e o sacerdote diz: "EIS O MISTÉRIO DA FÉ" Numa das respostas nós dizemos: "Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus".
Maravilhoso mistério que o papa continua nos explicando:
"4. E para que ficasse bem claro o nexo indissolúvel entre a fé e a piedade, os padres do Concílio, confirmando a doutrina sempre defendida e ensinada pela Igreja e definida solenemente pelo Concílio de Trento, julgaram dever iniciar a matéria do Sacrossanto Mistério Eucarístico por esta síntese de verdades: 'O nosso Salvador, na Última Ceia, na noite em que foi traído, instituiu o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue, para perpetuar o Sacrifício da Cruz pelos séculos afora, até à sua vinda, deixando deste modo à Igreja, sua dileta Esposa, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se recebe Cristo, se enche a alma de graça e é dado o penhor da glória futura".
É disso que precisamos para melhor vivermos, melhor nos prepararmos e retermos, significativamente, a presença de Cristo em nós. Precisamos acreditar e viver o que pede a carta Mysterium Fidei para darmos frutos em nossas vidas, no nosso cotidiano, e alcançarmos a graça de sermos transformados em ação de graças constante a Jesus.
Infelizmente, quantos são os homens e mulheres que odeiam o mistério da fé que é celebrado a cada dia!? Não entendem, seja por uma ignorância religiosa (que leva tantos para o inferno), seja por terem aprendido dessa forma desde criança (mas não param para averiguar quanta graça e quanto poder é manifestado na Igreja por causa da Santa Missa), seja por terem conhecido mas se afastaram (e não querem voltar por traumas ou seja lá o que for).
Além dos incrédulos citados, têm aqueles que, conscientes de que a Igreja Católica é a única que celebra esse mistério, a atacam dia e noite, roubam o Corpo de Cristo e cometem profanações, fazem coisas horrendas com o Santo Mistério, pelo qual a Igreja dá a vida e sofre dores de parto, como São Paulo dizia, para que Cristo seja formado em nós (cf. Gl 4,19).
NÓS QUE SOMOS CATÓLICOS E CONHECEMOS, VIVEMOS E CELEBRAMOS O MISTÉRIO DA FÉ, TEMOS QUE DEFENDER, AMAR, GUARDAR E SANTIFICÁ-LO, VISTO QUE PODEREMOS SER JULGADOS PELA FALTA DE ZELO, PELAS PRÁTICAS PIEDOSAS VAZIAS QUE REALIZAMOS APENAS DIANTE DOS HOMENS, QUANDO O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE TUDO O QUE FAZEMOS ESTÁ SENDO REALIZADO DIANTE DE DEUS.
De nada vale fazermos as coisas para os homens e nos esquecermos que os homens não podem fazer nada por nós e só Deus pode nos salvar do inferno. Muitos têm respeito humano e não falam mais essas verdades por medo de serem tachados de fanáticos e de loucos, de atrasados, de quadrados. Contudo, a expressão que Deus usa para classificar os que não têm medo de dizer a verdade do  evangelho é SANTOS BEM-AVENTURADOS!!!.
Diante de tudo o que foi exposto nessa postagem, assuma um compromisso com Deus:
"Meu Senhor e meu Pai, vem em meu auxílio nesse momento. Ajuda-me com tua graça santificante e com teu poder revigorante. Socorre-me na minha miséria e na minha incapacidade. Vem me fortalecer e me fazer um cristão autêntico, que vive e zela pelo mistério da fé que é celebrado na tua Igreja, Pai amado. Dá-me a coragem de testemunhar e de me alegrar cada vez mais à medida que conheço e vivo o teu mistério de amor, que acende em meu coração o fogo do amor e da fé em teu Filho Jesus Cristo.
Jesus querido, pela tua dolorosa paixão, pela tuas cinco chagas, pelo teu sangue derramado na cruz, pelo poder da tua cruz, pelo teu coração aberto e chagado que jorrou sangue e água, pela tua morte e ressurreição, liberta-me de todo respeito humano. Confesso que estou preso, Senhor, não consigo dar passos na fé, não consigo progredir e prosseguir decididamente na tua direção por causa desse respeito humano. Tenho medo de testemunhar as riquezas da Santa Missa, tenho vergonha de afirmar diante das pessoas o Sacrossanto Mistério que vivo e presencio a cada dia em tua Santa Casa. Que teu amor e tua glória me tomem de tal forma nesse momento, Senhor, que todo o meu ser, corpo, alma e espírito, em sintonia, sejam curados e libertos de todo esse mal. Peço, também, a libertação de todo mal que me impede de conhecer e de viver com mais intensidade o mistério do teu corpo e teu sangue, meu Jesus. Enche-me do poder da tua cruz, do fogo que irradia e que é liberado sobre a humanidade pela tua crucificação e me conceda uma total liberdade de Espírito, pois quero deixar-me guiar pelo teu Espírito.
Glorioso e doce Espírito Santo, coloca meu coração em chamas por amor a Cristo, a sua Igreja, ao mistério da fé que é o memorial da paixão, o centro da Igreja, o coração da Liturgia, o que deveria ser cerne da vida de todo católico. Enche o meu coração do conhecimento e da vontade de buscar cada vez mais esse mistério na minha vida, no meu cotidiano, para que eu seja inserido e entronizado no Coração Sagrado do meu Salvador. Eu quero ter um vínculo de comunhão com meus irmãos mais pleno, eu quero sentir e perceber tua ação em plenitude na minha vida, Espírito Santo e, para isso, eu te peço: conduz-me ao mistério de Cristo para que eu seja sempre, e cada vez mais, robustecido do seu poder e da sua graça. Eu me abro, Espírito da verdade, age em minha vida, santifica e purifica meu coração, meus pensamentos. Enche a minha vida de santidade. Eu quero ser santo, mas eu preciso ser parecido com o Senhor Jesus Cristo, por isso Espírito Santo, leva-me às águas profundas da Santa Igreja Católica, incendeia meu amor por Jesus Sacramentado e leva-me a amá-Lo, adorá-Lo, buscá-Lo com intensidade, render toda a glória a esse Deus que se esconde nas espécies eucarísticas, refugiar-me aos seus pés dos sacrários que estão no mundo inteiro, em cada Igreja.
Virgem Santíssima, mãe do Santíssimo Sacramento, a senhora que está presente de forma mística em todas as Santas Missas celebradas na face da Terra, ensina-me e guia-me na caminhada rumo ao céu para que eu busque viver o Céu na Terra, no mistério da Santa Missa, no Sacrifício Sacrossanto Eucarístico de forma pura e santa, pois com a fé do meu coração eu quero agradar o meu Redentor. Ensina-me a fazer da minha vida modelo e exemplo, como a senhora, para a glória do Senhor Jesus Cristo, para que os outros sejam atraídos para seguir Deus, pelo meu testemunho intenso de amor.
Glórias a Ti, Senhor, por tanto amor e bondade. Exaltado sejas Tu, Jesus, porque pela tua misericórdia, no mistério da nossa fé, alimentas a nossa alma e nos enches com todas as bençãos e graças do céu. Exaltado sejas, Espírito Santo, meu advogado precioso, que me defende de mim mesmo, do meu egoísmo e das mentiras que a cada dia sou bombardeado nesse mundo de trevas que não conhece o mistério da fé. Obrigado, mamãe santa, que me ensina a caminhar com teu Filho Glorioso e Ressuscitado. Glórias para sempre ao Senhor. Aleluia. Amém"!
Com a comunidade Shalom, adentremos com amor nesse mistério tremendo da fé junto com a Virgem Maria, glorificando o Senhor e exultado de alegria pois eis o "Paraíso Aberto":  http://www.youtube.com/watch?v=nSHHOVi9f-c
Já que estamos no ano da fé e falando sobre a fé, ainda com a comunidade Shalom, vamos "Viver pela fé": http://www.youtube.com/watch?v=c1xq9CBuwEo
Se o nosso desejo é viver pela fé e agradar a Deus, precisamos fazer isso em todo momento e assumir o propósito com a Comunidade Shalom, de fazer isso "A cada respiro meu": http://www.youtube.com/watch?v=2ti3HwhEWec
Encerramos a postagem, com mais um parágrafo dessa maravilhosa Carta Encíclica "Mysterium Fidei" do papa Paulo VI que todos deveriam ler até o fim (basta procurar no Google que você terá o documento completo). Que esse parágrafo queime seu coração e gere um desejo ardente de buscar a Cristo no mistério da fé:
"15. Primeiro que tudo, queremos recordar uma verdade, que muito bem conheceis e é absolutamente necessário no combate a qualquer veneno de racionalismo. Verdade, que muitos mártires selaram com o próprio sangue, e célebres Padre e Doutores da Igreja professaram e ensinaram constantemente. É a seguinte: a Eucaristia é um Mistério altíssimo, é, propriamente, o Mistério da Fé, como se exprime a Sagrada Liturgia: 'Nele só, estão concentradas, com singular riqueza e variedade de milagres, todas as realidades sobrenaturais', como muito bem diz o nosso predecessor Leão XIII de feliz memória".

Que Deus nos abençoe e abra os olhos do nosso coração para buscarmos com intensidade a Cristo no mistério da fé.