sábado

O pecado é morte na certa

É verdade que por várias vezes temos dificuldades de expor as postagens nas datas previstas e programadas para que isso aconteça, mas na realidade, esforçamo-nos em sempre atualizar o blog, no ritmo da inspiração de Deus, conforme nos é cabível. 
Por mais que desde o começo e até agora nos esforçamos em fazer dessas postagens, com a graça de Deus, direções, orientações, conselhos e ajudas espirituais, psicológicas e humanas, para formar novas pessoas configuradas à imagem de Jesus Cristo, que sempre são atualizadas com novos temas, muitas vezes nos ultrapassa o tempo humano e ficamos reduzidos a adiar as "santas quinta-feiras" para outro dia ou para outra semana. No entanto, uma coisa é certa: NÃO VAMOS PARAR!
Nessa maravilhosa semana, partilharemos sobre um tema muito importante, para que, com os nossos olhos abertos, possamos enxergar quanto mal nos causamos a nós mesmos, aos outros e a todo o mundo. As consequências podem deixar rastros para toda a humanidade! Refletiremos sobre o pecado.
Por que o pecado mata? Qual tipo de morte o pecado nos proporciona? Por que precisamos fugir do pecado? O que fazer quando estamos acostumados ao pecado?
Como já vimos na última postagem sobre o mesmo tema, o pecado é a transgressão da lei, ou seja, desobediência a lei do Senhor. E queremos aqui fazer um elogio (que se estenderá em outra postagem sobre o tema da palavra de Deus) a lei de Deus, juntamente com o salmista:
"A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples." (Sl 18,8)
Veja como é séria essa questão da lei, pois São João evangelista compara o amor de Deus a guarda, e consequentemente a observância e vivência, dessa lei santa, ou seja, os mandamentos:
"Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (1Jo 5,3-4)
Que maravilhosa é a palavra de Deus! Quão santos e benditos os mandamentos do Senhor. Como é lindo pertencer a um Deus que nos encarrega mandamentos para vivermos na verdadeira felicidade, pois é isso que nos garante. Em outras postagens aprofundaremos o tema da Palavra de Deus, mas queremos sempre enaltecê-la para que aprendamos a amá-la na prática.
"Felizes os que guardam com esmero seus preceitos e o procuram de todo o coração;e os que não praticam o mal, mas andam em seus caminhos. Impusestes vossos preceitos, para serem observados fielmente; oxalá se firmem os meus passos na observância de vossas leis. Não serei então confundido, se fixar os olhos nos vossos mandamentos." (Sl 118,2-6)
Sempre somos guardados da confusão se fixamos nossos olhos nos mandamentos do Senhor, pois Ele que quer o nosso melhor, que quer nos ver felizes, que nos fez, sabe a melhor forma como faremos isso e alcançaremos a felicidades em nossas vidas: sendo fiéis ao nosso manual.
A Bíblia Sagrada é o manual da vida de todo cristão! Da mesma forma que quando compramos alguma coisa (ventilador, geladeira, carro, máquinas, etc) e tem um manual que acompanha, assim fomos feitos. Tem a forma de certa de nos relacionarmos com as pessoas, de nos portarmos no mundo e de fazer as coisas. Apeguemo-nos a palavra do Senhor para não sermos confundidos!
Nesse santo ano da fé, queremos ser instruídos pela poderosa palavra de Deus! Nesse tema de hoje, temos uma passagem maravilhosa no Antigo Testamento que nos fala do pecado, da mesma forma que no Novo Testamento é retratada a palavra de Deus (cf. Hb 4,12).
Se você é um conhecedor da Palavra de Deus, lendo esses quatro versículos do livro do Eclesiástico, você já irá saber a analogia que iremos fazer e entenderá o motivo de destarcamos a importância da palavra de Deus, principalmente com relação a esse tema. 
"Filho, pecaste? Não o faças mais. Mas ora pelas tuas faltas passadas, para que te sejam perdoadas. Foge do pecado com se foge de uma serpente; porque, se dela te aproximares, ela te morderá. Os seus dentes são dentes de leão, que matam as almas dos homens. Todo pecado é como uma espada de dois gumes: a chaga que ele produz é incurável." (Eclo 21,1-4)
Veja que interessante: o autor da carta aos Hebreus diz que a Palavra de Deus é mais penetrante que uma espada de dois gumes, atinge a divisão da alma e corpo, das juntas e medulas e discerne os pensamentos e intenções do coração; mas o pecado é como uma espada de dois gumes e produz uma chaga incurável.
Nós temos que aprender a fugir do pecado, como fugimos de uma serpente venenosa, pois é isso que ele é. Temos que aprender com esse maravilhoso exemplo: se nos aproximamos do pecado, ele é como uma serpente que nos morde e produz uma chaga incurável (a concupiscência), mas se nos enchemos da palavra de Deus, ela é mais penetrante que o pecado.
SE NOS ENCHERMOS DA PALAVRA DE DEUS, ESTAREMOS CHEIOS DA FORÇA QUE VENCE O PECADO, QUE NOS ÂNIMA PARA LUTAR CONTRA ELE E NOS DÁ DIREÇÃO PARA FUGIRMOS DELE!
A moça acima parece muito bonita, comendo uma maçã, mas sabemos que ela nos lembra a imagem de Eva, primeira mulher da Bíblia, que, cedendo à tentação da serpente (do demônio), comeu o fruto proibido por Deus. Onde está o pecado? NA DESOBEDIÊNCIA!
Vamos pensar um pouco: se o pecado é definido por São João como a transgressão da lei e só podemos transgredir a lei se a conhecemos, temos em resumo que o pecado é a desobediência. É isso que Deus fala através do profeta Natã para Saul, quando este desobedece a ordem do Senhor:
"Samuel replicou-lhe: Acaso o Senhor se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua voz? A obediência é melhor que o sacrifício e a submissão vale mais que a gordura dos carneiros. A rebelião é tão culpável quanto a superstição; a desobediência é como o pecado de idolatria. Pois que rejeitaste a palavra do Senhor, também ele te rejeita e te despoja da realeza! Saul disse: Pequei! Transgredi a ordem do Senhor e as tuas instruções, pois tive medo do povo e ouvi a sua voz. Agora, peço-te, perdoa o meu pecado, e volta comigo para que eu adore o Senhor." (1Sm 15,22-25)
Este já era a segunda vez que Saul desobedecia ao Senhor e pecava, por compaixão as coisas, valorização dos bens e esquecimento da ordem de Deus. Mas quando Natã vai ao seu encontro, ele tenta arranjar desculpa e diz que teve medo do povo e ouviu ao povo. Trata-se do famoso "Respeito humano" (tema que refletiremos em outras postagens).
Se existisse a tecnologia que existe hoje na época de Saul e se ele soubesse da existência desse blog e acessace a postagem "Arrepender-se antes de pecar", talvez ele teria pensado mais que duas vezes antes de desobedecer a voz do Senhor, não dar tanto valor a palavra do profeta e fazer as coisas movido por seu instinto natural e humano, impulsionado pelos outros. O Senhor já esperava isso de Saul, mas estava dando-lhe chances de provar que iria fazer diferente dessa vez. Mas não! Saul ouviu o povo e deixou de ouvir a voz de Deus.
Nós que estamos caminhando com o Senhor muitas vezes fazemos a mesma coisa que Saul. Deus está nos falando uma coisa, nós estamos pensando outra, as pessoas ao redor estão nos dizendo outra e ainda tem os principados e potestades nos ares (cf. Ef 6,12) para nos atrapalhar (tema de combate espiritual aprofundaremos em outras postagens). E diante de tudo isso, nós somos capazes de ouvir a voz de todos e seguir os conselhos de todos, menos os do Senhor Deus. Mas Deus não desiste de nós! Ele nos dá chances a cada dia, na esperança que criemos vergonha na cara e mudemos.
Quantas vezes nós pecamos por medo!? Medo do que as pessoas vão falar, medo do que vão pensar, medo de ser diferente, medo de dar a cara a tapas diante da sociedade, medo de não ser amado, medo de ser esquecido, medo de não ser considerado entre os amigos, medo de perder as pessoas ou as coisas, etc. Vejamos de forma prática como isso se dá hoje em dia!
Um jovem com seus amigos, acostumado pela moda a frequentar baladas e festas do tipo, mantém uma imagem. Para ser popular é preciso ser pegador, ficar com todas as meninas, transar e aproveitar essa fase da vida. Vamos supor que um jovem desses se encontra com Jesus e sua vida é transformada (quem sabe você que está lendo tenha passado por isso). Com o passar do tempo, Deus lhe dá forças, alimento, sustenta-o e depois ele começa a andar com as próprias pernas.
Vamos imaginar que esse jovem continue com o grupo de amigos e preocupado com a aparência, só que ele assumiu um compromisso com Deus de guardar sua sexualidade exercê-la em plenitude com sua esposa, para depois do casamento. Numa certa ocasião ele é posto diante de uma situação perigosa, pois seus amigos estão desconfiando que ele não seja mais aquilo (caso ele não tenha dito e viva a "mentira" diante dos amigos por medo de deixar de ser popular). Ou ele pode ter dito e os amigos não acreditam que alguém pode ser feliz vivendo a castidade.
Diante disso ele tem duas escolhas: manter-se firme em seu propósito com Deus e perder sua imagem popular diante dos amigos (quando não perder os próprios amigos) ou romper seu propósito com o Senhor e manter sua imagem. Se fosse você, o que faria? Ou melhor: o que você tem feito?
O pecado, no momento, é maravilhoso! É gostoso, é prazeroso, é fácil, é bom demais. Tanto que muitas pessoas dizem erroneamente, no ditado popular, que o é proibido é mais gostoso. Ou seja, fazer alguma coisa certa não é bom ou não tanto quanto fazer uma coisa errada. ESSA MENTALIDADE DO MUNDO MODERNO NOS EMPURRA DIANTE DE UM ABISMO: OU NÓS ESTAMOS FORTALECIDOS NO SENHOR PELO PODER DA SUA PALAVRA E RESISTIMOS E FUGIMOS OU NÓS ESTAMOS SENDO EMPURRADOS (OU JOGANDO-SE) EM ABISMOS TODOS OS DIAS.
Sempre somos enganados pelo demônio (que é pai da mentira e de todo pecado), a cair em pecado, desde os pecados considerados pequenos (ou veniais) até os maiores (ou mortais), seja influenciado pelas pessoas, pelas coisas, pela moda ou pela própria consciência, quando esta não está educada pela santa Palavra de Deus; ou até mesmo quando estamos educados pela Palavra de Deus, mas quando não temos a firmeza da Palavra. Lembremos da tentação de Jesus no deserto, em que satanás quis fisgar Jesus com as Sagradas Escrituras (Mt 4,1-11).
O "encardido" sabe qual pecado que caimos e somos mais tentados a cair. Ele nos observa dia e noite, esperando algum momento para que nos afastemos de Deus e colhamos os frutos das nossas escolhas (cf. Gl 6,7). Ele é como um pescador! Ele conhece qual isca precisa lançar na nossa vida para que caiamos, para que sejamos fisgados por ele. E o pior é que o sinal de pecado das pessoas que morderam a isca do encardido virou moda! QUE ABSURDO!
Algumas pessoas morderam a isca do pecado, se alimentaram e depois ficaram presas. Não conseguem se libertar mais. Qual o sinal que podemos saber de alguém que mordeu a isca do pecado? O piercing! Algumas pessoas morderam o alimento e conseguiram rebentar a corda que prendia o anzol, mas o anzol ficou pendurado em todas as partes possíveis do corpo. Veja que parece engraçado, mas é isso! E andam desfilando pelas ruas mostrando que foram fisgadas, conseguiram rebentar a corda, mas ficaram com essa marca.
Outras pessoas acham muito bonito alguns desenhos, paisagens, objetos, frases, etc. Por isso o "pescador" jogou iscas de todos os tipos: coloridos, preto e branco; inteligentes, irradiantes, que brilha no escuro. Ele arranjou uma forma de marcar as pessoas, já que ele estava perdendo muitos por causa da marca da cruz de Jesus, que é salvação. Ele queria uma marca de perdição, para que as pessoas esquecessem da marca da cruz.
Mas ele pensou muito numa forma de que essa marca nunca mais pudesse sair. E ele começou: inspirou as pessoas a pintarem o próprio corpo. E não é que o negócio pegou. Hoje em dia ficou muito famoso e sinal de pessoas descoladas, modernas. É a famosa tatuagem! Muitos andam com esse sinal e já podemos saber: foram fisgadas! E é tão horrendo que ele engana muitos que pintam até mesmo coisas sagradas como a cruz... Mas um segredo vamos revelar: é um sinal falso da cruz!
Já parou pra pensar que a maioria das coisas que somos fisgados, nos prendem, nos afastam de Deus, nos fazem ficar pessoas piores, mesmo com discursos humanistas da sociedade? O objetivo do pescador, é sempre o mesmo: fisgar o peixe! Nós somos esses peixes que estamos sendo fisgados e preparados para ser assados. Mas o fogo que seremos assados não se apagará nunca mais!
O pai do pecado tem inveja de nós. Não esqueçamos que essa é a filha que ele concebeu desde o príncipio, quando se rebelou contra Deus. E por inveja, ele continua reproduzindo-a, através das pessoas, já que ele está condenado e não tem forma alguma de mudar sua escolha (acessa a postagem "Livre-arbítrio").
"É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão." (Sb 2,24)
Mas vamos ver o que a própria Bíblia nos ensina sobre o pecado e vejamos uma consequência concreta que o Senhor nos dá, para que com esse exemplo, aprendamos a enxergar o pecado com os olhos de Deus, e entendamos com profundidade, aquilo que ele produz.
Tomemos esse exemplo de Davi, que após ter mandado matar Urias (homicídio), para poder ficar com sua mulher (adultério), se saiu bem ao final da história (mentira) diante dos homens, pois precisava manter sua imagem de rei e homem de Deus:
"Ao saber da morte de seu marido, a mulher de Urias chorou-o. Passado o luto, Davi mandou buscá-la e recolheu-a em sua casa. Ela se tornou sua mulher e lhe deu um filho. Mas o procedimento de Davi desagradara ao Senhor." (2Sm 11,26-27)
Davi foi fisgado pelos olhos. Acordou num certo dia e ao longe via Betsabé se banhando. Ele ficou doido; pronto, fisgado! Onde você tem sido fisgado? É importante parar para refletir pois é assim que vamos nos desprender e arrancar na raiz, o que nos prende a ele. Então, Davi mandou chama-la e dormiu com ela. O pecado sempre faz isso, como dissemos acima, nos proporciona o prazer, o momento único, mas e depois? O pecado tira a nossa capacidade de enxergar no depois, sendo que a Palavra de Deus nos dá orientações para aprendermos a não pecar, dessa forma, pensando nas consequências, no que vamos colher com tal ato.
Seguindo a hipocrisia da vida de aparências da sociedade, temos que arranjar uma forma de esconder a cagada que fizemos. É isso que Davi fez quando chamou Urias, tratou-o como seu amigo, quis embriagá-lo, mandou ir dormir com sua mulher. Vendo que não tinha dado certo, Davi chegou as últimas consequências para poder manter sua imagem: matar um homem. Assim ele sairia ileso do crime de ter engravidado uma mulher que já era casada!
Nesse caminho é que entramos na passagem principal desssa postagem:
"Davi disse a Natã: Pequei contra o Senhor. Natã respondeu-lhe: O Senhor perdoa o teu pecado; não morrerás. Todavia, como desprezaste o Senhor com essa ação, morrerá o filho que te nasceu. E Natã voltou para sua casa. O Senhor feriu o menino que a mulher de Urias tinha dado a Davi, e ele adoeceu gravemente. Davi suplicou ao Senhor pelo menino; jejuou e passou a noite em sua casa prostrado por terra, vestido com um saco. Os anciãos de sua casa, de pé junto dele, insistiam em que ele se levantasse do chão, mas ele não o quis, nem tomou com eles alimento algum. Ao sétimo dia, morreu o menino, e os servos do rei não ousavam dar-lhe a notícia, pensando: Quando o menino ainda vivia, nós lhe falávamos e ele não queria ouvir-nos; quanto mais se afligirá agora, se lhe anunciarmos que o menino morreu? Seria uma desgraça. Davi notou que seus servos cochichavam entre si, e compreendeu que o menino morrera. Perguntou-lhes: Morreu o menino? Sim, responderam-lhe. Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se, mudou de roupa e entrou na casa do Senhor para se prostrar. De volta à sua casa, mandou que lhe servissem a refeição, e comeu. Seus servos disseram-lhe: Que fazes? Quando a criança ainda vivia, jejuavas e choravas; agora, que morreu, tu te levantas e comes. Eu jejuava e orava pelo menino enquanto vivia, respondeu ele, porque dizia comigo: Quem sabe, talvez o Senhor terá pena de mim e o menino ficará bom? Mas agora, que morreu, para que jejuar ainda? Posso por acaso fazê-lo voltar à vida? Eu é que irei para junto dele; ele, porém, não voltará mais a mim!" (2Sm 12,13-23)
Aqui podemos entender que realmente o pecado mata, até mesmo humanamente. Não é só espiritualmente, como no caso de Adão e Eva, que deram crédito a palavra da serpente, dizendo que eles não morreriam, mas que seus olhos se abririam. Abriram os olhos para o pecado e fecharam os olhos espirituais da graça. Nasceram para o pecado e morreram para a comunhão com Deus.
Quando São Paulo escreve que "O salário do pecado é a morte" (Rm 6,23) ele está consciente do que está afirmando. A paga pela escolha errada do pecado que fazemos tantas e tantas vezes em nossa vida vem acompanhada dessa surpresa: a morte.
Imagine agora um peixe sendo fisgado. Ele é atraido pela isca que é cheirosa, que é saborosa, que é o que ele queria naquele momento. Mas ele não percebe que dentro dessa isca há um objeto que vai torná-lo preso. E além disso, há uma linha invisível que o pescador vai usar para puxar o peixe para fora da água.
O demônio usa do pecado para nos atrair, usa do anzol do vício para nos prender e usa da linha invisível que é o pecado para nos puxar para fora do mar das bençãos, do oceano da graça de Deus, da água viva que jorrou do coração de Jesus. Esse é o objetivo dele!
Queridos e queridas de Deus, temos que aprender a nos arrepender antes de pecar. Temos que aprender a pensar nas consequências dos nossos atos, das nossas palavras, dos nossos pensamentos. Precisamos prestar atenção nos caminhos que estamos escolhendo, que está nos fazendo pessoas tristes, desanimadas, angustiadas, revoltadas, mesquinhas, que vivem de aparências, como os sepulcros caiados que eram os fariseus. Mas de que adianta ter uma beleza e formosura por fora, se por dentro estamos podres?
Ou de que adianta esconder a podreira que carregamos por dentro com essa casca fora por fora? ISSO É COISA DE QUEM NÃO CONHECE A DEUS! NÓS QUE CONHECEMOS A DEUS NÃO PODEMOS VIVER ASSIM. OU ANDAMOS E VIVEMOS NA VERDADE QUE É JESUS OU SEREMOS ETERNAMENTE ESCRAVOS DA MENTIRA E DAS APARÊNCIAS.
De que nos vale viver nos iludindo sendo uma coisa que não somos diante das pessoas e diante de Deus? As pessoas nós podemos até enganar, mas Deus nós não enganamos. Esse é o motivo da nossa tristeza, mas aprendamos com Santo Agostinho: "O pecado é o motivo da tua tristeza. Deixa que a santidade seja o motivo da tua alegria."
Busque a santidade na sua vida. Afasta-te do pecado, como se afasta de uma serpente. Nós temos que fugir do pecado por causa disso: muitas vezes e/ou na maioria das vezes não temos força, mesmo tendo uma vida intensa de oração, de vencer o pecado ou as situações de pecado. O mais inteligente é fugir para não ceder a tentação. ISSO NÃO É SER COVARDE, COMO A SOCIEDADE ENSINA, MAS É SER CORAJOSO! CORAJOSO EM DEUS!
Temos que nos desascostumar do pecado. Da mesma forma que acostumamos os hábitos bons ou ruins de nossa vida, a partir daquilo que selecionamos, escolhemos e optamos. Temos que fazer uma escolha e começar a nos acostumar com a santidade para que todo pecado seja queimado da nossa vida, toda concupiscência seja extirpada (mesmo que aos poucos) e toda consequência de morte seja destruida. Escolhamos a graça de Deus, a poderosa Palavra do Senhor, a força da oração.
Nos unamos em oração: "Jesus querido, Santíssimo Deus, neste momento quero me despojar de todo pecado diante da tua presença. Quero tirar toda máscara de aparência que estava mantendo diante das pessoas e diante do Senhor. Quantas vezes minha oração foi falsa, fingida, porque eu tinha que manter uma posição Senhor. Mas hoje eu quero te pedir perdão. Perdoa-me meu querido Deus, porque eu tive medo de perder meu local privilegiado e tantas e tantas vezes eu escolhi o erro, o que talvez tenha me ferido. Mas eu preferi ficar me ferindo do que admitir que eu estava errando. Quanto eu errei Senhor, quanto eu me enganei, quanto eu me iludi, quantas escolhas erradas eu fiz. Eu me dispo de tudo agora Senhor. Na tua presença apresento isso que está me machucando, que está me matando, que está me destruindo, que está me fazendo ser essa pessoa fechada em si mesma, triste, revoltada, angustiada, nervosa. Jesus eu busco a felicidade, eu busco o prazer, mas eu sempre me frustro Senhor.
Eu pensei que seria feliz quando eu coloquei esse piercing na minha boca, no meu umbigo, na minha orelha, nos meios seios, nos meus peitos, nos meus órgãos genitais, na minha testa, mas eu reconheço que errei Senhor. Eu pensei que tinha amadurecido desde que coloquei esses objetos em meu corpo. Mas hoje eu vejo quanto me tornei uma pessoa egoísta, infantil, fingida, mentirosa, que não sabe o que quer da vida. Por isso eu tomo a decisão: eu quero tirar esses "anzois" do demônio que davam essa popularidade e eu quero colocar um crucifixo no meu peito Senhor, em sinal de reparação.
Eu que coloquei essa marca da tatugem no meu corpo, pensando que ia ser mais bonito, que ia chamar atenção das pessoas, percebo que fiz uma imagem falsa de mim mesmo. Apresento o que não sou as pessoas Jesus. Eu chamei atenção a sensualidade do meu corpo com essa marca, mas me tornei um objeto. As pessoas se aproximam de mim para tirar proveito. Mas eu quero renunciar a isso. Ajuda-me nesse momento que estou reconhecendo isso diante de Ti Senhor. Coloca em mim a marca da tua salvação, derrama sobre mim toda marca espiritual dessas tatuagens, derramando sobre mim o teu sangue. Liberta-me Jesus, pelo poder do teu sangue, pelo poder da tua Palavra que garante que o teu sangue nos purifica de todo pecado em 1Jo 1,7.
Eu quero renunciar a todo pecado. A todo sinal de morte que eu traga em meu corpo, seja através de objetos, de roupas, de perfumes que me levam ao pecado, de coisas supersticiosas. Quero renunciar as amizades que me levam ao pecado. Quero renunciar a tudo que me prende ao pecado. Quero ser liberto por Ti, pelo teu Sangue. Quero tomar posse da libertação que o Senhor alcançou para mim na cruz, quando você foi pregado.
Jesus fiel e santo, derrama sobre mim o poder do teu sangue e traz vida a minha alma. Quero de volta essa comunhão que eu tinha conTigo e que eu perdi. Quero de volta o primeiro amor. Quero ter uma experiência forte de libertação do pecado. Quero ser lavado no teu sangue, aos pés da tua cruz. Eu quero ser cheio do Teu Espírito Santo; e é por isso que eu suplico. Derrama o teu Espírito Santo sobre a minha vida, restaura tudo o que está morrendo em mim. Traz vida Senhor. Mesmo que seja uma doença, mesmo que seja um vírus, mesmo que seja uma contaminação, mesmo que seja um atestado médico dizendo que eu tenho pouco tempo de vida. Eu acredito no teu poder e peço uma unção de ressurreição sobre a minha vida. Não quero mais morte, sinal de morte. Não quero mais nada do pecado na minha vida. É por isso que eu peço a graça de ser selado.
Como uma carta que é fechada e coloca-se o selo nela, eu peço nesse momento o selo do Senhor. Vem selar-me Espírito de Deus. Vem me envolver e dar forças para fugir do pecado, de hoje em diante. Vem me dar a graça de andar na luz, de amar, de ser uma nova criatura. Vem me fortalecer e injetar em mim o poder da Palavra de Deus. Vem abrir meus olhos e dar a graça de enxergar quem eu sou e quem o Senhor quer que eu seja. Enche-me da alegria, da felicidade que vem do céu, do amor que vem do céu, da vitória que vem não do número ou da força, mas do poder que desce do céu. Amém!
Eu creio Senhor e te agradeço por isso. Que maravilhoso é poder clamar o teu nome Jesus! Como é bom estar em tua presença e receber de Ti benção sobre benção e graça sobre graça. Te adoro Pai por ter enviado Teu Filho para me salvar e me dar a oportunidade, pelo seu sangue precioso, de renascer para uma vida de santidade. Te agradeço Jesus por livremente ter abraçado sua paixão e me enriquecer com teu amor. Te rendo louvores e glórias Espírito Santo que me dá a plenitude da sua presença, dos seus carismas, dos seus dons. Glórias a Ti, Trindade de amor, que me dá vida e vida em abundância. Para sempre te louvarei e exaltarei Senhor. Aleluia, glória, amém. Bendito seja o Senhor!"
Mergulhemos, ajudados por essa canção do Ricardo Sá, da Canção Nova, todos os pecados e todas as nossas misérias, no coração amado do nosso Deus: http://www.youtube.com/watch?v=QFEOepoO4Rs
Aprendamos com os Anjos de Resgate que o pecado nos cega, mas o Senhor tornou-se um oceano de misericórdia que sempre nos lava e nos banha: http://www.youtube.com/watch?v=vcFSM_MIbLg
"Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás." (Eclo 7,40)
Tínhamos muito ainda para partilhar e para falar sobre o pecado, sobre toda desgraça de morte que ele provoca em nós e dos efeitos nocivos a nossa vida, a nossa espiritualidade, principalmente nós que nos esforçamos por permanecer nessa caminhada, nessa direção maravilhosa que o Senhor nos dá. Continuemos lutando até o último dia da vida, a exemplo de Jesus Cristo, até o último suspiro e até a última gota de sangue, para viver o Céu na Terra, e quando menos esperarmos estaremos vivendo ou o Céu na Terra, ou na nova terra e novos céus, que a palavra de Deus nos garante, que o Senhor nos prepara (cf. 2Pd 3,13).

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de compreender que o prêmio do pecado é a morte, e que sempre fujamos dele.