quinta-feira

Meu corpo e Deus

 Lindamente iniciamos a postagem dessa semana com um glorioso e difícil tema de ser tratado, principalmente entre os jovens, que demoram muito para entender quando tocamos em alguns pontos, coisas que gostam e não querem abrir mão por nada, afinal, é sua fase de aproveitar a vida e fazer tudo o que puderem... Mas vamos pedir para Deus nos inundar com sua verdade para vivermos sim todas as fases das nossas vidas, aproveitando todos os momentos, mas tendo ao nosso lado nossa direção: nosso amigo querido do coração - nosso Senhor Jesus Cristo.
O que é o corpo? Para que serve? O que temos que fazer para que ele nos ajude a permanecer com Deus? Por que muitas vezes o corpo é obstáculo para se chegar no céu? Como agradar a Deus com meu corpo? Para que cuidar do meu corpo?
Em postagens anteriores já tratamos de alguns detalhes para que mantenhamos nosso corpo alimentado de forma correta e em sintonia com nossa alma e nosso espírito, mas esse não é o ponto que queremos aprofundar e sim o que fazemos nosso corpo, especialmente nós que somos cristão e dizemos que acreditamos e seguimos Cristo.
A postagem de hoje é especial para os jovens:
"Doce é a luz e é um deleite para os olhos ver o sol. Por mais numerosos que sejam os anos de vida, regozija-se o homem em todos eles, mas deve pensar nos dias obscuros que serão numerosos. Tudo o que acontece é vaidade. Jovem, rejubila-te na tua adolescência e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta. Exclui a tristeza de teu coração, poupa o sofrimento a teu corpo, porque a juventude e a adolescência são vaidade." (Ecle 11,7-10)
A juventude é a época da vida em plenitude no corpo. Tudo está perfeito, funcionando a mil, crescendo, desenvolvendo, atingindo maturidade. E também é a grande época das escolhas para o futuro, da profissão, da vocação, das decisões. O que você quer ser? Quais são seus sonhos? Quais são suas virtudes? Quais são seus defeitos? E nesse meio é que muitos jovens estão perdidos por não terem muitas vezes uma palavra de conselho, uma direção a seguir, uma orientação, uma ajuda oportuna, um roteiro para sua vida (claro que não estamos falando daqueles que já tem tudo decidido e certo na vida, mesmo antes de nascer)! É EXATAMENTE AÍ QUE MUITOS SE PERDEM, formam um grupo de amigos, caracterizam-se pelo grupo, e acabam seguindo os amigos para onde eles forem. E nisso vai se resumindo suas vidas... É aí que vão ser formados seus valores, seu jeito de pensar e ver o mundo, sua forma de conversar (palavras, gírias), seu jeito de se vestir, a forma como conduzem a vida (em outras postagens falaremos mais sobre o tema juventude). Se estão em montanhas, estão sempre juntos, da mesma forma se estiverem em buracos, que é o lugar preferido para se esconder. Começam a se reunir nesse buraco para usar drogas (maconha, cocaína, heroína, ecstasy, etc), para beber (cerveja, vodka, whiski, destilado, pinga, cachaça, etc), para se relacionar sexualmente (masturbação, fornicação, adultério, etc), para trocar experiências, para experimentar coisas loucas, para gozar do que a vida tem de bom para oferecer... Mas não caiamos no engano:
"Não vos deixeis enganar: 'Más companhias corrompem bons costumes." (1Cor 15,33)
Temos que aprender a selecionar nossas amizades. Precisamos fazer escolhas que condizem com o que queremos na vida, pois como diz em eclesiastes acima, devemos pensar nos dias obscuros que virão. Talvez podemos passar dessa fase sem muitas preocupações, mas para muitos não é assim que acontece: levam marcas e consequências para o resto da vida. Não é por isso que temos que nos entristecer, pelo contrário: TEMOS QUE NOS ALEGRAR MUITO, mas não com uma alegria passageira pois não preenche nosso coração, mas com uma alegria verdadeira, que permanece (acesse a postagem sobre a alegria para saber mais sobre isso). E não é só viver a alegria, mas excluir a tristeza da vida! O jovem faz isso, mas da forma errada, pois não é escondendo a tristeza embaixo de algumas coisas que estaremos livres dela... Vamos tentar ajudar você a excluir a tristeza da sua vida ao longo dessa postagem.
"Poupa o sofrimento a teu corpo" significa isso: fugir das coisas que agridem o corpo, fugir das ocasiões em que o corpo pode ficar prejudicado. Por que? Porque o CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!
São Paulo nos lembra duas vezes diretamente com essas palavras, seguidas de advertências:
"Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado - e isto sois vós." (1Cor 3,16-17)
E seguidas de orientações:
"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." (1Cor 6,19-20)
O que podemos aprender com isso? Primeiro que nosso corpo não é qualquer coisa, que não podemos ser comparados a pouca coisa e que devemos ser muita coisa pois se está escrito dessa forma sobre o nosso corpo, imagina quanto vale nossa alma e nosso espírito...
NOSSO CORPO É SAGRADO! Se olharmos ao nosso redor perceberemos que essa palavra não vale nada na vida de muita gente, pois o que fazem com o corpo não é brincadeira. Já sabemos que o mundo não tem consciência das coisas mesmo e quem vive de acordo com os preceitos desse mundo que passa não se valoriza. Verdade ou mentira?
Tomemos o exemplo da imagem abaixo que mostra um pouco do que os jovens fazem com o corpo hoje porque não tem essa consciência.
 Para nós é estranho, para algumas pessoas é feio, para outras pessoas é normal. Afinal cada um faz da sua vida aquilo que quer, não é mesmo? Essa é a mentalidade do mundo que não conhece a Deus! No mundo cristão não pode ser assim, pois nos preocupamos com as pessoas que estão ao nosso redor, ou deveríamos nos preocupar (em outras postagens aprofundaremos o tema amor ao próximo).
Hoje em dia a coisa mais natural do mundo é fazer uma tatuagem, colocar um piercing, usar uma roupa curta da moda, falar de uma forma, andar de um jeito, etc. (como explicamos acima) É a grande necessidade que existe hoje para muitos. Por que? Talvez porque estejam vazios por dentro! A pessoa só quer chamar atenção por fora porque não tem muita coisa por dentro, tem carências, tem falta de alguma coisa, tem espaços vazios e machucados no coração... Ninguém faz nada a toa; sempre é tentando compensar ou esconder algo.
Ora irmãos e irmãs, não é assim que vamos preencher o que está vazio dentro de nós. Nada que está fora de nós pode preencher algo que esteja dentro (a não ser a fome)! Se for esse o caso, temos que compreender que não somos os únicos a sofrer, a carecer, a passar por situações difíceis. Alguns adolescentes ficam rebeldes para compensar a falta de um pai ou de uma mãe, por exemplo, e começam a fumar, usar drogas e tudo o mais. Outros colocam um piercing na língua, no umbigo, no nariz, na testa, na boca, nos seios e peitos, nos órgãos genitais, mas se pudessem colocariam no coração, pois é lá que querem atrair atenção. Outros fazem tatuagens em várias partes do corpo, seja para lembrar de alguém, para demonstrar amor/carinho, seja para achar uma forma de destacar algo no seu corpo. Outros usam roupas curtas, principalmente mulheres, para que os outros olhem para as partes que estão "à mostra" (se não é por isso, porquê será? Deixe seu comentário!).
Está escrito no antigo testamento, dentro das leis religiosas e morais, o seguinte:
"Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo." (Lv 19,28) Pode ser que você não aceite, mas a palavra de Deus está se referindo a tatuagens e piercings, além de outras coisas que podem estar penduradas pelo corpo. Por que? Como já dissemos, nosso corpo não é qualquer coisa, é sagrado, é templo de Deus, é lugar onde o Senhor habita. Sabendo disso, será que ainda vamos querer fazer isso? E o que tem a ver incisão por um morto? Por causa da origem do piercing (tema que explanaremos em outra postagem), ele vem de rituais que invocam os mortos, e eram usados com essa finalidade. Por isso que ao usar um piercing estamos evocando espíritos dos mortos (demônios) sobre a nossa vida, e ficamos contaminados, da mesma forma que fazendo uma tatuagem. Será que é dessa forma que ficaremos mais bonitos, ou seremos mais felizes?
Todo mundo tem problemas, isso não é desculpa para fazer essas coisas. Muitos passam pela mesma situação, mas o segredo é que podem passar de forma diferente. Imagine essa situação: "Duas pessoas estavam na prisão, atrás das grades na janela: uma viu lama e a outra viu estrelas." Para onde você está olhando? Onde você busca força para superar 'esses dias obscuros, que serão numerosos'? Só pode ser em Deus, quero dizer, só nEle podemos encontrar forças para superar o que vier. Longe dEle só nos esconderemos atrás de coisas.
Para que Deus nos fez? Para que nos deu um corpo? A resposta é simples: nos fez para sermos felizes; esse é o sentido da nossa existência: EXISTIMOS PARA SER FELIZES!, e nos deu um corpo para experimentarmos a plenitude dessa felicidade de forma concreta. Por que então é que não somos felizes? Porque não temos consciência de que somos obra das mãos de Deus:
"Fostes Vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, Vós me tecestes no seio de minha mãe." (Sl 138,13)
Parece que a sociedade educa os jovens para a tristeza, para a depressão, para viver uma vida escondidos atrás das tatuagens, piercings, roupas, máscaras diversas. Isso tornou-se moda! O que era uma aberração antes hoje é considerado atração; o que era feio hoje é lindo; o que antes não tinha graça nenhuma hoje é a coisa mais engraçada do mundo; e é tudo uma sequência. Segue sempre o mesmo ritmo, a mesma ideia para tudo. Não estamos mais sendo educados para pensar nas consequências dos nossos atos; esse é um dos motivos da falta de sabedoria na vida de tantos:
"A sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado." (Sb 1,4)
Isso significa que nenhuma pessoa será sábia, pois todas estão sujeitas ao pecado, certo? Não é isso que a palavra está dizendo, mas que a sabedoria de Deus não entrará na alma e não habitará no corpo de quem está acostumado ao pecado, no corpo de quem acha que tudo é normal.
Na verdade nosso corpo deve servir para glorificar a Deus e dar testemunho.  Onde estão as loucuras de amor por Deus? As pessoas só fazem loucuras por si mesmas hoje em dia. Até nisso somos educados para o egoísmo! Vejamos o exemplo do último dos sete irmãos do antigo testamento, em que todos deram a vida para não violar as leis de Deus, inclusive sua mãe:
"A exemplo de meus irmãos, entrego meu corpo e minha vida em defesa às leis de nossos pais e suplico a Deus que Ele não se demore em apiedar-se de seu povo; oxalá tu, em meio aos sofrimentos e provações, reconheças nEle o Deus único. (...) Morreu, pois, o jovem purificado de toda mancha e completamente entregue ao Senhor." (2Mc 7,37.40)
Quem manda em suas ações: você ou seu corpo? Somos inclinados a obedecer o corpo, mas uma forma que nos ajuda a permanecer com Deus é fazendo o corpo nos obedecer. Como? Fazendo jejum, por exemplo.
"Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites." (Rom 6,12)
Hoje em dia temos os dez mandamentos, e o sexto mandamento é: Não pecar contra a castidade. Parece que os cristãos entendem esse mandamento ao contrário e o mundo confirma com uma ordem: PEQUE CONTRA A CASTIDADE! E todos não vêem a hora de poder perder a virgindade; isso pode ser qualquer coisa, menos coisa de cristãos. E se não vivem nem isso, imagine quando Jesus vai aprofundar esse mandamento:
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração. Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o lança-o longe de ti, porque é preferível perder-se um só dosteus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena. E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena." (Mt 5,27-30)
Um olhar, uma palavra, um momento, um sentido, tudo pode ser comprometedor, porque depende tudo do coração. Como está seu coração? Onde está seu coração? Se estiver na alegria você está cumprindo a santa vontade de Deus. Se fizermos escolhas certas e ser felizes estaremos aproveitando nossa vida, mais maravilhoso ainda, na luz que vem de Deus:
"Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada." (Lc 11,36)
"Isto será saúde para teu corpo e refrigério para teus ossos." (Pr 3,8)
Como precisamos dessa saúde para viver melhor com Deus. Vamos cuidar do nosso corpo pois ele não nos pertence, nosso corpo é do Senhor!
Com a postagem de hoje, queremos que você reflita, pense, mergulhe dentro de você mesmo e escolha aquilo que Deus te indicar! Deixamos aqui alguns conselhos para encerrar:
"Meu filho, ouve as minhas palavras, inclina teu ouvido aos meus discursos. Que eles não se afastem dos teus olhos; conserva-os no íntimo do teu coração, pois são vida para aqueles que os encontram, saúde para todo o corpo. Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida. Preserva tua boca da malignidade, longe de teus lábios a falsidade! Que teus olhos vejam de frente e que tua vista perceba o que há diante de ti! Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos! Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, e retira teu pé do mal." (Pr 4,20-27)

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de guardar nosso corpo de todo mal.