quinta-feira

Lei X Amor

Queridos e queridas de Deus, é lindo e belo o Senhor Jesus que abre o céu para nós. Como não amar um Deus assim? Como não desejar ficar com Ele eternamente? Como não entregar nossa vida por amor a esse amigo maravilhoso? Como não querer viver mais as coisas dEle do que as nossas? Jesus é vivo; Jesus é forte; Jesus é imortal; nada pára esse homem...
Com o coração inspirado por uma palavra amiga de direção refletiremos hoje sobre a nossa vivência com Deus. Como você está vivendo com Deus? (se Ele tem feito parte da sua vida) Como você tem seguido a Cristo? Existem muitas leis no seu cotidiano? Existem muitas regras? Você tem sido escravo de alguma coisa? O amor tem feito parte do seu dia-a-dia? Queremos aprofundar e esclarecer pontos importantes para que apliquemos em todas as áreas da nossa vida!
Vamos iniciar com a poderosa Palavra de Deus:
"Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34)
Ahhh irmãos, começamos já descendo a lenha no pecado! Porque o pecado é tão maldito que chega a nos afastar de Deus... Mas veja que engraçado: Deus NUNCA se afasta de nós, independente do que nos aconteça, somos nós que nos afastamos dEle várias vezes porque nos entregamos ao pecado; nos entregamos aos desejos desenfreados da nossa carne e nos deixamos levar pelas nossas fraquezas. É certo que nunca vamos deixar de ter desejos (tema que vamos aprofundar em outras postagens), mas não podemos nos entregar ao desejo; uma vez que o desejo é passageiro, diferente de uma vontade, por exemplo.
Você clama, pede, ora, eleva sua súplica, chora na presença de Deus, faz propósitos, faz jejuns, faz penitências e pede graças para o Senhor e parece que Ele não ouve, não atende, até o ponto que você deseja abandonar esse caminho de Deus? E prefere acreditar que Ele não exista? Vejamos o que diz o profeta Isaías:
"Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir, são vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus. Vossas faltas são o motivo pelo qual a Face se oculta para não vos ouvir." (Is 59,1-2)
Se Deus nunca se afasta de nós, porque o pecado é uma barreira e a sua santa face se oculta? Porque Deus é santo, e nenhum pecado chega a Ele, nenhuma impureza pode chegar a Ele. O céu é santo, é puro, é pefeito. Nada de impuro entra no céu! Nem nós mesmos, se estivermos impuros quando morrermos não entraremos. Deus não se afasta, mas nós O obrigamos a ocultar a face, porque não vivemos santidade.
Quantas pessoas, infelizmente, abandonam os compromissos com o Senhor, abandonam a comunidade, abandonam sua vida de oração, abandonam o caminho de Deus, abandonam a Santa Igreja, abandonam tudo o que é sagrado e lhes lembra de Deus, por causa dos problemas, das dificuldades, das coisas que se levantam para nos afastar da graça e da comuhão com o Senhor (tema que refletiremos em outra postagem) mas não tem coragem de abandonar o pecado! Eis a maior prova de que tornaram-se escravos: não conseguem se libertar!
Hoje são comuns os vícios na sociedade anti-cristã que vivemos... Uma pessoa embriagada, uma pessoa drogada, uma pessoa viciada em televisão, viciada em jogos (aprofundaremos em outras postagens esse tema dos jogos), uma pessoa que frequenta a zona, que tem relações sexuais diversificadas (cada dia com uma pessoa diferente, casada ou não), que recebe semanalmente revistas pornográficas e se masturba até não conseguir mais, que dorme até não poder mais, que usa e abusa do corpo da forma que lhe agrada, que faz o que bem quiser se entorpecendo na hora que entender é normal! Isso é o que a sociedade ensina: Temos que ser livres! Mas temos que te dizer que os vícios são uma desgraça! Por que? Porque todo vício é um pecado! Qualquer um que seja!
Analisemos: todo aquele que se entrega ao pecado torna-se escravo dele. Não é isso que acontece com cada pessoa que tem um vício?
Ninguém começa bebendo de porre, transando com muitas pessoas de repente, assistindo mil programas ao mesmo tempo. O vício começa aos poucos: é beber um pouquinho aqui, uma novelinha ali, um tapinha na maconhinha em outro canto, etc. E assim vai... Como o pecado não satisfaz a pessoa vai querer sempre mais. E além de não satisfazer se multiplica!
Então alguém que começa a fumar hoje, pode ser que fume meio maço por dia. Então, em pouco tempo está fumando um maço inteiro, daqui a pouco dois, três, e quando nem se percebe a pessoa não consegue mais parar de fumar. A mesma coisa é com outras drogas, com o sexo, com as bebidas, com os jogos, com a tv, com qualquer coisa. E QUANDO NOS ACOSTUMAMOS, QUE SIGNIFICA QUE NOS ENTREGAMOS A ESSE PECADO, NOS TORNAMOS ESCRAVOS.
Então pedimos a Deus que nos liberte desse vício! Por que Ele não liberta? Porque não queremos! Não é realmente nossa vontade, porque alimentamos o desejo disso ou daquilo e não queremos largar o vício, porque é gostoso, é uma fuga dos problemas da vida... É mais fácil viver com os vícios! Para a pessoa, porque para quem vive do lado é um verdadeiro inferno!
O pecado é gostoso mas tem uma consequência, como toda escolha na nossa vida. Quais consequências as escolhas que você fez, ou está fazendo agora, está tendo na sua vida? Temos a oportunidade de escolher o bem ou o mal. Precisamos aprender a escolher o bem em todas e em cada uma das situações. Está em nossas mãos...
Mas temos uma notícia maravilhosa para nós ou outras pessoas que estão viciadas, que estão presas ao pecado e não conseguem se libertar, que não vivem mas os vícios vivem nela: Jesus Cristo morreu na cruz, pagou o preço dos nossos vícios, carregou o fardo dos nossos pecados, sofreu pelas nossas escolhas erradas, de todos os lados foi humilhado por causa dos nossos crimes. E agora? Somos livres por meio de Cristo! Não há mais porque ficar vivendo no vício! Não há mais motivo para ser preso ao pecado.
"Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado." (Rm .6,6)
Não há mais sentido em se entregar ao pecado. O grande lance de hoje é estar preso a Cristo, é se entregar a Jesus.
"Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." (Gl 6,14)
Que loucura de amor. São Paulo tornou-se um só com Cristo. Seu coração estava unido a Cristo Jesus ao extremo; essa união gera vida e não morte, como no caso da união ao pecado. Por Cristo, com Cristo e em Cristo precisamos nos divorciar e romper com os vícios, com os pecados. Relembramos a passagem de Gálatas que citamos em outra postagem:
"É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão." (Gl 5,1)
Que maravilha; o Senhor nos liberta, nos chama a liberdade; nos chama a vida plena. Ninguém que está preso pode ter uma vida em plenitude. É necessário romper com os vícios, com o pecado e tudo que nos afasta de Deus, para estarmos mais pertos do Senhor.
"Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça. Que frutos produzíeis então? Frutos dos quais agora vos envergonhais. O fim deles é a morte. Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade: e o termo é a vida eterna. Porque o salário do pecado é morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 6,20)
E agora? Somos livres e libertos do pecado; fazer o que da vida, além de estar unidos a Cristo, como São Paulo esteve? Temos que ser radicais: viver a loucura do Evangelho com todo o nosso ser. É a reparação que fazemos também; como para compensar uma vida de pecados, longe do Senhor. Mas de que forma?
Muitos fazem isso, como na imagem acima: começam a viver lei, e mais lei, e mais lei, e regra em cima de tudo; e não aprendemos a viver o amor que Cristo pediu. Saímos de um regime de prisão do pecado para nos tornarmos presos a lei: aprisionados às leis. Você conhece pessoas que vivem assim? E o pior é que tem muita gente, no meio cristão, dessa forma! Trancafiram o coração por trás de leis e decretos, e não conseguem amar, que é o ponto central de toda a lei: os dez mandamentos (cf. Ex 20), que Cristo resume em dois (cf. Lc 10,27) e que São Paulo resume em um (cf. Rm 13,10).
Você já deve ter percebido, e ainda mais confirmado através do parágrafo acima, que há uma coisa que separa e divide a lei e o amor. Muitos dizem que quem não vive a lei não ama. Mas será que quem vive a lei ama verdadeiramente? É uma garantia ou certeza? Tem que ser totalmente o contrário, ou apenas são mais coisas para nos manter escravos.
"Então que é a lei? É um complemento ajuntado em vista das transgressões, até que viesse a descendência a quem fora feita a promessa; foi promulgada por anjos, passando por um intermediário. Mas não há intermediário, tratando-se de uma só pessoa, e Deus é um só. Portanto, é a lei contrária às promessas de Deus? De nenhum modo. Se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, em verdade a justiça viria pela lei; mas a Escritura encerrou tudo sob o império do pecado, para que a promessa mediante a fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Antes que viesse a fé, estávamos encerrados sob a vigilância de uma lei, esperando a revelação da fé. Assim a lei se nos tornou pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé. Mas, depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo, porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo." (Gl 3,19-26)
Será que você entendeu o que acabou de ler? A lei tem um valor provisório amado e amada de Deus! A lei é um modo que Deus usou no Antigo e no Novo Testamento para nos conduzir a Cristo Deus, o Deus de amor; quando isso acontece a lei perde a utilidade.
"Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (1Jo 4,7-8)
Com esse maravilhoso ensinamento de São João, o discipulo do amor de Deus, que reclinava no coração de Jesus, aprendemos que na verdade, não é tanto quem acredita, quem vive todas as leis, quem faz isso ou aquilo que é de Deus, que é nascido de Deus, que vive com Jesus mesmo, mas APENAS QUEM AMA! Isso pode ser um fator de discernimento para nós!
Então para saber se uma pessoa é de Deus ou não, basta percebermos se ela ama ou não: se amar ela é de Deus; caso contrário ela não é de Deus! O que mais importa na vida de um seguidor de Cristo: a lei ou o amor? É a mesma coisa de perguntar: você conhece Jesus ou você ama Jesus? Você sabe que Deus existe pelo que conhece ou pelas experiências de amor que você tem Ele?
E é engraçado que muitos que vão responder: Eu amo Jesus! Eu amo o Senhor! Eu tive uma experiência de amor com Deus! Eu conheço o seu amor! Mas se esse recusa e odeia um irmão(a), por menor que seja, não está nele o amor de Deus!
Que experiência com Deus tiveram essas pessoas que odeiam outras pessoas? NENHUMA! O perdão, que é uma característica comum em pessoas que amam, está distante desses que odeiam. Ou seja, não há amor por Deus coisa nenhuma. E pior aqueles que dizem que amam a Deus por medo de ser castigados. Esses saíram da prisão do pecado e estão presos na prisão da lei. Para viver o amor, basta não ser preso e não prender ninguém com as leis:
"No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão." (1Jo 4,18-21)
Sabe o que é engraçado!? A chave para abrir essa cadeia está prórimo de nós; mas nós preferimos continuar na hipocrisia da lei. Quem ama faz mais do que a lei pede. Quem ama, pode nem conhecer a Deus, mas reconhecemos que essa pessoa é Deus por causa da forma como vive, pelo seu amor.
Não adianta nada dizer que nasceu de novo se não ama. Não adianta nada cumprir tudo o que a lei manda. Sem o amor qualquer mandamento ou lei são vazios, qualquer coisa que façamos será vazia. Por isso São Paulo escreve a belíssima espístola aos Coríntios falando da Excelência do amor, que resume o que estamos falando:
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade." (1Cor 13,1-13)
O Senhor nos faz livres para viver o amor e nada pode nos preender. Nada pode nos afastar do amor de Deus! Nada pode nos impedir de viver o amor pleno, com Deus e com os homens aqui, enquanto durarem os séculos. QUEM AMA NÃO PASSA, MAS PERMANECE ETERNAMENTE...
Superamos todas as coisas com o amor! E tendo a consciência de que amor não é apenas um sentimentalismo, mas uma decisão, decidamos hoje por amar, e veremos como as coisas mudam na nossa vida. O amor tudo transforma!
"A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei." (Rm 13,8-10)

Mesmo que tenhamos vivido uma vida com Deus apenas baseada na leis; façamos essa experiência e nos entreguemos de corpo e alma ao amor e apliquemos em todas as áreas, em todos os aspectos da nossa vida, de todas as formas possíveis, e mesmo que cometamos muitos erros, até nisso o amor apagará os nossos erros.
"Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados. " (1Pd 4,8)

Que o Senhor Deus nos ajude a ser livres do pecado e da lei, para viver o amor!

domingo

A obra de Cristo

"Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)? E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Sl 96,7)." (Hb 1,1-6)
Com o coração transbordando de alegria é que iniciamos esta postagem, ainda que com atraso, por falta de tempo nessa semana pois é necessário antes se consumir de amor e por amor a Deus, para então escrever, com propriedade, sobre o que vamos refletir. É claro que queremos aprofundar nosso conhecimento e nossa experiência com aquele em que se consumou a plenitude do amor de Deus por nós: nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo!
Derrame sua alma na presença do Senhor: "Jesus querido, Santíssimo Deus, eu quero com todo o meu coração renovar minha vida diante do Senhor, entregando tudo o que eu tenho e tudo o que eu sou a Ti. Ajuda-me a ser melhor, ensina-me, cura-me e liberta-me de todos os pecados que eu não consegui me libertar ainda. Vem em socorro a minha fraqueza Jesus. Tu que assumiste a condição humana e conhece por experiência própria o que sinto, o que penso, o que me leva a pecar tantas vezes e como não consigo manter-me firme num propósito conTigo. Mas ainda que seja necessário, eu quero refazer esse próposito um milhão de vezes mas nunca desistir, pois o Senhor não desistiu de morrer na cruz por minha causa. Por isso eu faço esse propósito agora: Quero abandonar todos os meus vícios: da pornografia, da prostituição, do alcoolismo, das drogas e de tudo o que me entorpece; enfim, de tudo o que tem sido brecha para o pecado na minha vida e que me afasta de Ti. Sustenta-me com tuas santas mãos e fortalece-me pelo poder do teu sagrado e santo sangue. Amém."
Querido e querida de Deus Jesus é maravilhoso. Seu poder é infinito; não há limites para sua ação em nossas vidas e a nosso favor. Jesus é a expressão mais bela do amor de Deus pois revela um Deus que é capaz de descer ao nosso nível, se humilhando, e ainda mais assumindo a morte de cruz:
"Sendo Ele de condição divina, não Se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-Se ainda mais, tornando-Se obediente até a morte, e morte de cruz." (Fl 2,6-8)
Jesus é a certeza do que Deus é capaz de fazer por nós, homens pecadores, pois não poupa esforços nem deixa de nos dar vida, e vida em abundância por meio de Cristo (cf. Jo 10,10) se aceitarmos. Da vida de Cristo temos o belíssimo exemplo para ser seguido e vivido e aplicado no cotidiano de cada cristão; da morte de Cristo temos exemplificado quando morreu na cruz aquilo que Ele pregou durante toda a vida e a plenitude do amor nas palavras que Ele dizia: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos." (Jo 15,13); e da ressurreição de Cristo em meio aos mortos temos o exemplo que nos motiva a permanecer com Ele, como dizia São Paulo: "Se morrermos com Ele, com Ele viveremos. Se soubermos perseverar, com Ele reinaremos. Se, porém, O renegarmos, Ele nos renegará. Se formos infiéis... Ele continua fiel, e não pode desdizer-Se." (2Tm 2,11-13)
Nessa postagem de hoje queremos nos ater a obra de Cristo; suas ações, suas atitudes, seu comportamento, seus feitos e o que Ele realizou; e com isso levantar uma questão que você é quem vai nos responder (nos comentários): QUE VALOR VOCÊ TEM DADO A OBRA DE CRISTO?

Jesus sempre existiu! Ele é um só com Deus e é a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Ele é o verbo de Deus, que estava junto de Deus no princípio e é o próprio Deus.
"Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O reconheceu. Veio para o que era Seu, mas os Seus não O receberam. Mas a todos aqueles que O receberam, aos que crêem no Seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1,3-5.9-14) Quando chegou a plenitude dos tempos Jesus desceu pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e se fez homem (cf. Gl 4,4). O Pai enviou-Lho com uma missão, um propósito para a Terra e Ele aceitou livremente, sem pensar nas consequências por causa dos benefícios que essa obra traria aos homens. E como vimos nessa passagem do primeiro capítulo do Evangelho de São João, Jesus é a luz que veio ao mundo para iluminar a todos os homens, mas os homens não O aceitaram; nem mesmo os "Seus" não O receberam. Jesus estava consciente de tudo isso que Ele teria que passar para concluir sua missão.
O Filho de Deus nasce em meio aos animais num estábulo, é adorado pelos três reis magos e desde pequeno sua família é obrigada a fugir para proteger sua vida; queriam mata-Lo desde que nasceu, mas não era o momento. Jesus é educado na família de Nazaré com os ensinamentos judaicos do pai São José que era carpinteiro e da mãe Santa Maria. Aos doze anos de idade, perdido dos pais, fica no Templo ensinando os doutores da lei, mas compreende que ainda não era sua hora.
Quando completa a idade de 30 anos é batizado por São Jõao Batista no rio Jordão e começa sua vida pública. O que Ele fez dos 12 anos até os 30 anos? Preparando-se para sua missão! Aprendendo e vivendo aquilo que Ele teria que ensinar; o que Ele aprendia com os pais na Terra e o que Ele aprendia com o Pai no Céu. Jesus se preparou durante 30 anos para sua missão; e você, a quanto tempo se prepara a sua? DEUS TEM UMA MISSÃO PARA VOCÊ, UM PROPÓSITO PARA SUA VIDA!
Jesus é levado pelo Espírito Santo ao deserto após ser batizado (cf. Mt 4) e depois desse momento e de uma oração na presença de Deus Pai, escolhe os seus discípulos e começa a realizar seus milagres.
Esse acontecimento da imagem acima nos recorda as Bodas de Caná, onde realizou seu primeiro milagre, como nos relata São João (cf. Jo2,1-12).
Milagre é a especialidade número dois de Jesus! Porque a especialidade número um é amar... Jesus amava a todos! Não descriminava ninguém. Não tinha preconceitos sobre os valores, sobre o jeito de viver de nenhuma pessoa; o Senhor apenas amava! E ama! Ama os pobres, os tristes, os revoltados, as prostitutas, os ladrões, os traficantes, os assassinos, os impuros, os libertinos, as crianças, os jovens, os velhos, aqueles que conhecem-No e aqueles que não conhecem-No. E porque Jesus ama, ele cura, liberta, restaura, purifica, perdoa e santifica. Era assim que Ele fazia e é assim que ele continua fazendo!
Jesus não parava de demonstrar o seu amor pelo povo através das curas e milagres que Ele realizava.Quem nos narra é o que São Mateus, o ex-cobrador de impostos:
"Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos." (Mt 4,23-24)
E também o médico São Lucas nos narra, após o episódio da escolha dos doze apóstolos:
"Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-Lo e ser curadas das suas enfermidades. E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. Todo o povo procurava tocá-Lo, pois saia dEle uma força que os curava a todos." (Lc 6,17-19)
Por onde esse homem maravilhoso passava ficavam marcas e os rastros de Deus que deixava pelo caminho eram suas pegadas de amor. A terra que Jesus pisava enquanto caminhava de aldeia em aldeia, refletia o brilho da sua glória e do seu amor. Jesus transpirava amor, falava com amor, curava com amor... Nenhuma de suas ações eram vazias; sempre tinha um toque da sua santidade e do seu amor. 
Seus discípulos caminharam com Ele durante três anos e foram formados em seus ensinamentos e em sua forma radical da vivência autêntica da Palavra de Deus e do amor em plenitude. Ele incomodava a muitos, muitos doutores da lei ficavam perplexos e sem reação pois ELE VIVIA O QUE PREGAVA, muito diferente de muitos daquela época e de hoje em dia. E os humildes viam-se amparados, protegidos e curados.
Na última ceia ele deu conselhos preciosos e certeiros para uma conversão verdadeira e uma fé enraizada no coração de Deus. Ele mostrou, explicou, deu exemplos, ensinou e amou os apóstolos ao extremo nesse momento. Lavou os pés de cada um, olhou nos olhos e fez aquilo que Ele sabia de melhor: amou, amou, amou, amou até o extremo. Onde ninguém jamais imaginava: Jesus amou até não poder mais! Nesse amor, ele demonstrou e demonstraria em breve a LOUCURA DO AMOR DE DEUS POR NÓS!
Passado esse momento, chegou a hora de Cristo! O momento para o qual ele veio a Terra, para realizar a sua Obra, para concluir e levar a plenitude sua obra! Teve início com o anúncio da traição de um de seus apóstolos, Judas Iscariotes, que O vendeu por trinta moedas de prata. 
Jesus começou sua hora mais alta, sofrendo agonia e suando sangue no Monte das Oliveiras, sendo abandonado por seus amigos que estiveram com Ele em todos os momentos altos de sua missão (os apóstolos Pedro, Tiago e João), e orando ao Pai:
"Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que Tu queres." (Mt 26,39)
O sentimento de solidão consumia o coração de Cristo. O sangue que Ele suava demonstrava a angústia suprema em que Ele vivia. Então Judas chegou com os soldados, traiu-O com um beijo e Jesus foi preso (cf. Mt 26,48-49) como um malfeitor.
Diante das autoridades Caifás, Pilatos e do rei Herodes, o poderoso e Rei dos Reis Jesus Cristo se mostra humilde e pequeno. A fragilidade de um Deus que tem o Universo inteiro diante das mãos, uma soberania e autoridade muito maior do que qualquer ser humano e que se faz pequeno. Parece uma contradição tudo isto, mas foi porque Jesus queria mostrar que a força maior não é a brutalidade ou o que parece ser grande diante dos olhos, mas a verdadeira força vem de dentro, do coração, que não é possível enxergar apenas com os olhos. Cristo se mantém manso e humilde diante do que Lhe acontece.
No momento da condenação os sumos sacerdotes e o povo preferem ao assassino Barrabás, do que a Cristo. É a forma como retribuímos a Deus por tudo o que Ele faz por nós! Será que não estamos fazendo isso hoje? E a maior prova de que retribuímos a Deus desse jeito, é a forma como nos tratamos. Jesus disse: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. (Jo 15,12) 
E o que fazemos? Nos matamos, nos odiamos, guardamos vingança e desejamos o mal uns para os outros. Precisamos aprender a nos amar! Não precisamos gostar uns dos outros, que significa ter as mesmas preferências a respeito de músicas, roupas, etc; mas precisamos nos amar, que significa morrer pelo outro, se desgastar, se doar. 
Infelizmente, além da rejeição direta a Cristo estamos escolhendo sempre os "assassinos" quando não nos amamos, como filhos de Deus, como seres humanos, que merecem dignidade e respeito, independente do que tenhamos feito ou deixado de fazer. 
O sentimento de rejeição penetrava o coração de Jesus e rasgava-o ao meio! Cristo era desprezado e tratado como um marginal. Talvez aqueles que foram curados de enfermidades e libertos de doenças por Cristo estavam ali no meio do povo clamando a morte de Jesus. Muitas vezes nós somos assim! Pessoas que não assumem os seus fracassos, os motivos de suas vidas irem tão mal e ainda tem coragem de jogar a culpa da própria infelicidade em Deus. Quantos fazem isso!?
O sentimento de humilhação envolvia o coração de Jesus e fazia-No sentir ainda mais o peso e a angústia do que passaria na sua Grande Hora. Como não bastasse isso Jesus leva uma bofetada...
Então levam-No para a flagelação... Jesus recebe e vive intensamente durante horas esse momento da flagelação. Segundo Santa Brígida, foram exatamente 5.480 chicotadas que Jesus recebeu. Derramou muito sangue, quebrou muitas costelas e ossos pelo corpo, cortou toda a pele do seu corpo e ficou à carne viva, arrancou um dos olhos, rasgou os cabelos, explodiram seus órgãos internos como rins, intestino e estômago! (cf. Mt 27,26)
Jesus foi zombado e recebeu cusparadas, socos, chutes e muita violência no momento da coroação de espinhos que foi após a flagelação:
"Os soldados teceram de espinhos uma coroa  puseram-lha sobre a cabeça e cobriram-No com um manto de púrpura. Aproximavam-se dEle e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas." (Jo 19,2-3)
Forçaram então, e obrigaram a Jesus para carregar a sua cruz:
"Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota." (Jo 19,17)
O peso de 60kg da cruz é fictício, pois não é somente isso que havia naquela cruz; mas estavam presentes ali todos os pecados da humanidade, todos os sofrimentos, dores, traumas, doenças e todas as desgraças da humanidade inteira pesaram a cruz de Cristo. Por isso Ele caiu três vezes, como que representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Foi pelos nossos pecados; foi por amor a nós que Ele caiu. 
As quedas não fizeram-No desistir da sua caminhada com a cruz; mas fortaleceram-No e deram-Lhe a certeza de que Ele poderia cair quantas vezes fosse preciso porque Ele estava fazendo isso pela humanidade inteira. Nada pode abalar a Cristo e tirá-Lo do seu foco, seu objetivo. Precisamos aprender com Jesus: as quedas e tropeços nas nossas vidas devem ser impulsos para recomeçarmos mais entusiasmados do que antes, porque vamos nos conhecendo mais e mais a cada queda. E vamos entendendo a nossa necessidade de Deus cada vez mais!
Jesus chegou ao monte Calvário e foi pregado na cruz. De que forma? Da pior forma possível... Jesus é penetrado na mão direita com aqueles pregos da época que nem deviam ser muito redondos e certos como conhecemos hoje em dia. Foi um rasgo tremendo nas mãos e nos pés de Cristo!
Como não bastasse as dores, tiveram que destroncar o corpo de Cristo para alcançar os dois lados da cruz. O corpo de Jesus no madeiro da Cruz é o fruto mais bendito do Céu e da Terra na árvore seca da Cruz. Ali no madeiro foi gerada a salvação para nós, com o derramamento de todo o sangue de Cristo. 
Todo o sangue de Cristo derramado na cruz... Eis o preço que foi pago pela nossa salvação! E o sangue de Cristo abre o céu para nós! Isso é o que tínhamos para te revelar nessa postagem: Jesus morrendo na cruz, cumprindo sua missão, sofrendo por nós, nos dando a certeza da salvação, abre o céu que estava fechado, desce aos infernos e leva todos os que estavam cativos, do Antigo Testamento, e os leva conSigo para o céu, prepara um lugar para nós e nos aguarda no céu. Que maravilha! Jesus abriu o céu para nós! Eis a obra mais linda que Jesus poderia fazer para nós. O mínimo que podemos fazer é aceitar esse sangue, essa salvação e desejar ardentemente encontrar esse Deus maravilhoso no céu.
Aproveitemos da redenção de Cristo:
"Quem poderia acreditar nisso que ouvimos? A quem foi revelado o braço do Senhor? Cresceu diante dEle como um pobre rebento enraizado numa terra árida; não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares, e Seu aspecto não podia seduzir-nos.Era desprezado, era a escória da humanidade, Homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dEle.Em verdade, Ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós O reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado.Mas Ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre Ele; fomos curados graças às Suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós." (Is 53,1-6)
Que obra de amor mais magnífica que Cristo realizou por nós! Quem poderia fazer igual a Ele? Quem pode nos dar essa demonstração de amor, ao menos parecida? Recomendamos a você duas músicas, para que você esteja em oração e refletindo nessas canções:
"Foi por você" do Anjos de Resgate: http://youtu.be/9P9RL1K3Ysg
E "Santa Cruz" da Banda Arkanjos: http://youtu.be/b2SAbO-ZlVQ
"Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios. Mas Deus O ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, porque não era possível que ela O retivesse em seu poder. Pois dele diz Davi: Eu via sempre o Senhor perto de mim, pois ele está à minha direita, para que eu não seja abalado. Alegrou-se por isso o meu coração e a minha língua exultou. Sim, também a minha carne repousará na esperança, pois não deixarás a minha alma na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça a corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, e me encherás de alegria com a visão de tua face (Sl 15,8-11)." (At 2,22-28)

Jesus ressuscitou! Rompeu os grilhões da morte, reestruturou todas as leis, nos deu o exemplo do amor, fez e continua fazendo tudo o que pode por nós e nos aguarda, pacientemente... Rendamo-nos a essa obra de Cristo, que deve nos comover, e aceitamos tudo o que sua dor, crucifixão, morte e ressurreição trazem para nós, para nossa vida, para nosso viver.

Que Deus nos abençoe e nos ensine a assumir nossa missão como Cristo assumiu a sua!