quinta-feira

Viver como escolhidos

Que maravilhosa é a graça de poder viver. Você já parou para pensar em quão abençoados somos nós porque Deus nos dá a graça de estar vivos. Apenas isso seria motivo de grande alegria, de grande júbilo, de felicidade, mas muitos de nós não reconhece a graça de Deus em sua vida. Deveríamos acordar a cada dia com grande alegria e em louvor ao Senhor pela graça de respirar, de dormir, de enxergar, de andar, de falar, de ouvir, de termos onde morar, o que comer, o que vestir.
Para muitas pessoas essas coisas são simples demais e não passam de uma coisa comum, não tem nada demais. Para outras pessoas qualquer uma dessas coisas seria um sonho, mas não tem a oportunidade, não tem essa opção ou essa felicidade. PRECISAMOS APRENDER A VALORIZAR OS PEQUENOS DETALHES DE DEUS EM NOSSAS VIDAS!
Como é bom começar dessa forma pois Deus sempre age nos pequenos detalhes (e esse será um tema que refletiremos em outras postagens). E já começamos com uma frase que vai nos incentivar ao longo dessa postagem: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!"
O que é ser escolhido(a)? Como saber se sou escolhido(a)?  Como viver como escolhido(a)? Esses são alguns tópicos que vamos refletir nessa postagem e buscar algumas respostas da Bíblia para esclarecermos em nosso coração o que entendemos sobre esse assunto.
Aconselhamos e recomendamos que você ouça uma canção maravilhosa que vai nos ajudar a mergulhar no tema. O nome é "Mãe do novo homem" e quem escreveu e canta é a Missão Mensagem Brasil, com o fundador Eugênio Jorge: http://www.youtube.com/watch?v=6_LjrtZQrHk
Nosso grande exemplo dessa noite será aquela que o próprio Deus escolheu para ser sua mãe. Veremos que independente da idade, independente das condições financeiras, independente dos problemas, medos, dores, feridas, angústias, tribulações, problemas e tudo o que possa aparecer no nosso caminho, para alguém que é escolhido, separado, aceita seu chamado e começa a fazer a vontade de Deus em sua vida, nada é barreira ou muito difícil. E vai além disso: as coisas difíceis e as dificuldades são os grande mecanismos que serão utilizados como impulso para a vitória. ESSA DEVE SER UMA DAS NOSSAS GRANDES ALEGRIAS.
Mesmo as piores situações e coisas impossíveis de serem resolvidas, quando colocadas nas mãos de Deus, se transformam em verdade e realização que nos darão um forte impulso para avançar na direção contrária do erro e do pecado, ou seja, na direção da santidade, da benção, da graça e da vontade de Deus (o tema da vontade de Deus refletiremos em outras postagens).
Por isso é que São Paulo escrevia aos Romanos, fruto de sua própria experiência:
"Onde abundou o pecado, superabundou a graça." (Rom 5,20)
A graça de Deus sempre é maior que toda e qualquer desgraça que possamos cometer. A santidade e a misericórdia do Senhor são sempre infinitamente maiores que qualquer pecado que venhamos a deliberar. A bondade de Deus é sempre gloriosamente que a nossa maldade, mesmo que juntasse o mal dos homens do mundo inteiro. Mesmo que juntassêmos todo o ódio dos demônios e dos homens que não conhecem a Deus e colocassêmos numa balança para comparar com o amor de Deus, esse ódio nunca nem ao menos moveria um pouco sequer o amor de Deus.
Da mesma forma com relação as comparações que fizemos, a escolha de Deus é sempre certa. Deus nunca volta atrás quando Ele escolhe alguém, pois Ele conhece as fraquezas, os pecados, o passado, o presente e o futuro. Foi assim com os apóstolos, com os profetas, comigo e com você. Mas temos que saber que o futuro dos escolhidos está predestinado! O que significa isso? Significa que tem um destino traçado, mas pode ser mudado, pois Deus nos presenteou com o livre-arbítrio (como refletimos em postagens anteriores). NOSSO DESTINO É O CÉU, SÓ NÃO IREMOS PARA LÁ SE NÃO QUISERMOS!
Uma coisa que deveria ficar gravada no nosso coração é  que todos nós somos escolhidos para ir para o céu. Temos e carregamos uma marca em nós, pois que somos imagem e semelhança de Deus. Nosso destino e nosso futuro estão predestinadosm, temos vocação para ir morar no céu junto com nosso Deus. Somos templos do Espírito Santo, querendo ou não. Pensando assim podemos entender melhor que Deus não manda ninguém para o inferno, mas a própria pessoa escolhe ir para lá, mudando os planos de Deus! (em outras postagens refletiremos sobre o inferno).
No Antigo Testamento o profeta Isaías predizia a vinda do Salvador:
"Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco." (Is 7,14)
São Paulo relata em sua epístola aos Gálatas que quando chegou a plenitude do tempo escolhido por Deus, eis que veio nosso amado Jesus para nos tirar da submissão da lei e nos colocar na lei da sua graça, para sermos tratados como filhos de Deus:
"Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção." (Gl 4,4-5)
Essa plenitude dos tempos é muito importante para todos nós cristãos pois conta a história da anunciação da vontade de um Deus, de enviar seu Filho a Terra, para salvar a humanidade. Ele transmitiu sua palavra ao Arcanjo Gabriel (em postagens futuras falaremos mais sobre os anjos), que transmitiu a uma mulher humilde e muito temente ao Senhor: a Virgem Maria (em outras postagens aprofundaremos o tema da virgindade de Maria).
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela." (Lc 1,26-38)
Que coisa mais maravilhosa! Imagina o que significava isso para uma menina de uns 13, 14 ou 15 anos de idade, ser escolhida por Deus para gerar seu Filho!? Significava a renúncia a uma vida normal com seu futuro esposo São José; significava ter que enfrentar a lei e a sociedade que apedrajava a mulher que tinha relações sexuais (gerando ou não gerando filhos) antes do casamento; significava muita responsabilidade, abertura total a vontade de Deus.
Em outras palavras estamos dizendo que Maria foi escolhida por Deus! Algumas pessoas não gostam de Maria, ofendem-na e dizem que poderia ser qualquer mulher, etc. Mas pense um pouco: se foi Deus que a escolheu e preparou-a desde o seu nascimento (pois Deus nunca faz nada sem preparação, diferente de algumas pessoas que dizem ser de Deus), quem somos nós para querer falar alguma coisa contra a escolha de Deus. SE ELA NÃO FOSSE IMPORTANTE, O SENHOR NÃO PODERIA TÊ-LA ESCOLHIDO!
Talvez você possa se questionar: Por que Deus escolheu essa e essa pessoa e não aquela ou aquela outra? São Paulo nos dá uma dica para que paremos de tentar imaginar ou advinhar o que se passa pelo coração do Senhor Deus e aceitar que Ele é Deus e nós somos seus servos, seus adoradores:
"Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém." (Rm 11,34-36)
Portanto, pare de querer tentar entender os mistérios de Deus (tema que aprofundaremos em outras postagens) e aceite as coisas que a nossa razão não pode entender. Existem coisas que serão sempre assim: ou nós acreditamos pela fé, mesmo sem ver, sem entender ou sem sentir, ou nós seremos como os ateus, que dentre eles muitos não acreditam e não tem fé simplesmente porque não conseguem ver ou não enxergam provas concretas.
Jesus disse que são bem aventurados, felizes os que acreditam sem ver (cf. Jo 20,29) e muitas vezes disse que nenhum sinal seria dado, a não ser o sinal de Jonas (cf. Lc 11,29) que prefigura Ele mesmo, morrendo e depois ressuscitando ao terceiro dia. Se você não acredita na morte de Jesus, em Sua descida aos infernos, em Sua ressurreição, ascensão aos céus, em Sua palavra e em Sua pessoa, nenhum sinal mais lhe será dado. Querer ter um sinal algumas vezes é tentar a Deus, como o demônio tentou Jesus para que Ele pecasse e ofendesse a Deus (cf. Mt 4,7).
Voltando ao nosso tema, Maria se submeteu a ser escolhida pelo Senhor. Muito bonito quando alguém é escolhido por Deus para alguma missão. É extraordinário ver o que Deus faz na vida dessa pessoa escolhida. Ele transforma, santifica, separa, prepara e envia.
Foi isso que Ele fez com os apóstolos, fez com sua própria mãe, quer fazer comigo e com você. Mas sabe qual é o problema? Muitos não aceitam a escolha do Senhor Deus:
"Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos." (Mt 22,14)
Isso é uma tristeza, pois muitos se perdem dos caminhos de Deus, muitos estão por aí largados no mundo buscando um sentido para a vida, muitos estão sendo condenados, muitos estão indo para o inferno porque os escolhidos de Deus não aceitam sua missão, não aceitam ser escolhidos, não aceitam pagar o preço que essa escolha de Deus exige, não aceitam viver como escolhidos. EIS O PONTO QUE QUERÍAMOS CHEGAR!
Jesus nos dá até um conselho em vista do tamanho da obra que os cristãos devem realizar no mundo, do amor, da graça que deve ser manifestada, do fogo do Espírito Santo que deve ser esparramado, do poder da Palavra que deve ser pregada até os confins da Terra:
"Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade. Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe." (Mt 9,35-38)
Essa palavra de que muitos são chamados e poucos os escolhidos pode significar duas coisas: a de não aceitar ser escolhido por Deus mesmo ou não viver como escolhido. De nada adianta também dizer que foi escolhido por Deus, mas vive como uma pessoa que nem conhece a Deus. São Paulo já nos alertava sobre os perigos da vida de cristãos assim:
"Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos. Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo, cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno. Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura." (Fl 3,17-21)VEJA A CONSCIÊNCIA E VISÃO PROFÉTICA QUE SÃO PAULO TINHA: A FORMA COMO VIVEMOS DEVE DIZER O QUE SOMOS, DE ONDE SOMOS E PARA ONDE VAMOS.
Se somos cidadãos do céu temos que imitar Paulo, temos que viver de forma que o Céu aconteça já aqui na Terra. Davi já dizia:
"Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos!" (Sl 26,13)
Em outras palavras o que Davi está dizendo é: Sei que viverei o Céu na Terra! E a forma mais perfeita para fazer isso, que Paulo, Davi e Maria nos ensinam é essa: vivendo como escolhidos! Pode ser que tenhamos que sofrer um pouquinho por sermos escolhidos, mas a certeza é que isso vai ser tão breve e a glória que nos aguarda é tão grande que isso não deve nos inquietar:
"Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada." (Rm 8,18)
Quer saber se você é escolhido para alguma coisa da parte de Deus? Coloque a mão no seu peito e procure sentir as batidas do seu coração. Sentiu? Você foi escolhido e chamado a vida! Outra coisa: procure perceber sua respiração. Está respirando? Sinal de que está vivo e portanto foi chamado a felicidade, está predestinado ao céu. Ser escolhido portanto, todos somos, mas nem todos aceitam.
É verdade que alguns tem um chamado especial de Deus para uma missão particular, mas isso é coisa que vamos descobrindo e conhecendo conforme formos caminhando nos caminhos de Cristo, nessa direção que buscamos seguir. É nesse roteiro que o Senhor vai nos manifestar sua vontade, em algum momento, caso tenha algo além do que entendemos hoje. Continuemos firmes com nosso Deus, sempre buscando-O!
Vamos citar aqui apenas uma das características da mãe de Deus que vão nos ajudar a identificar se alguém que é escolhido vive como tal ou não.
"Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa." (Lc 1,39-56)
Logo que soube que sua prima estava grávida, pela palavra do anjo de Deus, Maria se dirige às pressas para a casa de Isabel. Chegando lá, temos o fabuloso encontro de Maria com Isabel. Com apenas uma saudação da mãe de Deus, Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Sabe o que é isso? Que plenitude de unção e poder repousava sobre essa mulher extraordinária?
Com uma saudação, Isabel fica cheia do Espírito Santo, João Batista é curado e estremece de alegria dançando diante da nova arca da Aliança que carrega a salvação dentro de si, momento prefigurado por Davi que dançou, pulou de alegria, estremeceu semi-nu diante da antiga arca.
Então Maria começa a louvar e cantar ao Senhor, aquilo que estava dentro dela, a palavra de Deus. Uma pessoa que vive como escolhido faz igual Maria: guarda a palavra de Deus em seu coração (cf. Lc 2,19). Essa palavra que vai orientar a vida de um escolhido que quer viver como escolhido. Mas o fato que mais comove é que Maria estava grávida e tinha o Rei dos Reis dentro de Si. O que ela fez na condição de mãe do Salvador, como Isabel a chamou? ELA FOI SERVIR COMO EMPREGADA DOMÉSTICA E AJUDAR SUA PRIMA QUE JÁ ESTAVA NO SEXTO MÊS DE GESTAÇÃO. ISSO SIM É VIVER COMO ESCOLHIDO!
Quantos por aí que não passam de um monte de bostas, que não fazem nada pelo Reino de Deus, só sabem reclamar, só sabem falar mal e criticar os que buscam fazer alguma coisa... São estes que dão contra-testemunho, que mesmo sendo escolhidos por Deus, vivem da forma que mais lhes agrada! É por causa desses que o Céu não acontece na Terra por diversas vezes e em muitos lugares. Mas você pode perceber: aqueles que seguem os passos de Maria, aceitando-a ou não, e vivem como escolhidos transformam todo o ambiente que vivem e deixam rastros de céu para os outros trilharem seu exemplo.
Convidamos a você se colocar na presença de Deus conosco e pedir essa graça ao Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
"Jesus querido, Santíssimo Deus, nesse momento, tomando consciência da necessidade que tenho de viver como um escolhido do Senhor quero te pedir a graça para isso. Senhor muitas vezes eu tenho me comportado como Paulo escreveu em sua carta, tenho sido um inimigo da cruz, meu deus muitas vezes tem sido meu ventre pois eu tenho me esquecido que meu destino é o céu. Eu tenho deixado escapar entre os meus dedos a oportunidade de mostrar às pessoas que eu conheço, meu querido amigo. Jesus eu tenho sido mais do que infiel, eu tenho sido uma pessoa fingida, eu tenho me comportado e me portado mal. Eu tenho dado contra-testemunho, mas eu não quero fazer isso, principalmente porque eu mancho o nome e a fama dos teus seguidores. Sei que o Senhor sempre escolhe os piores e capacita os que são Teus escolhidos, por isso eu peço, pela intercessão da Virgem Maria, sua mãe, que soube viver como escolhida, como serva, como escrava do Senhor, derrama sobre a minha vida o Espírito Santo para que eu seja moldado e modelado dentro do ventre da Virgem Maria. Se foi ela que te gerou Jesus e te educou na fé, eu peço pela intercessão dela a graça de ser formado, para que eu aprenda a viver como escolhido. Venha sobre mim Espírito Santo, venha transformar meu interior, para que em meu exterior eu transmita aquilo que eu tanto busco viver aqui dentro: o amor, a alegria, a paz, a verdade, a honestidade, a humildade. Muitas vezes eu não consigo colocar para fora isso, mas sei que se o Senhor me dar um banho de regeneração e arrancar as raízes dos traumas, dos medos, das dores do meu coração, trazidas de um passado difícil, e agir poderosamente na minha vida, eu creio que posso viver de forma diferente.
Espírito Santo de Deus, sei que Tu és o advogado, o ajudador, o prometido do Pai, que enche o nosso coração com o fogo do amor de Deus, por isso eu te peço que me envolva com seu poder e faça resplandecer em meus olhos, em minhas mãos, em meu modo de pensar, em minha face, em minhas mãos, em meus pés, em meu corpo, em minha alma e em meu coração, a sua graça maravilhosa, a sua obra de restauração, de renovação, de ressuscitação, de edificação, de enriquecimento e de crescimento. Faça-me crescer na graça do Senhor e me dê a coragem de dar essa passo na fé para que minha fé seja coerente. Tomo a decisão de assim como Maria, viver como um escolhido do Senhor. Peço-te que fortaleça essa minha decisão e não permita que eu volte atrás.
Mãe de Deus e da Igreja, nossa Senhora, ajuda-me a viver como escolhido. Quero seguir os passos que tu deixaste: quero servir, quero ser um instrumento nas mãos de Deus, quero ser cheio e pleno do Espírito Santo, quero levar a cura, a salvação a minha família, a meus amigos e a quem o Senhor me mandar, quero guardar a palavra de Deus em meu coração, quero aceitar com docilidade e resignação a vontade de Deus para fazer o que quer que Ele tenha escolhido para mim, quero ser um adorador, quero cantar ao Senhor com todo o meu coração, como tu fizeste. Como a canção ensina eu te peço: Maria, Santa e Fiel, ensina-me a viver como escolhido, com os olhos voltados para o céu, e por ele construir essa linda nova vida. Obrigado mãe pela teu exemplo e pela tua intercessão, pois acredito que nesse momento leva as minhas súplicas e orações a teu Filho Jesus.
Louvado seja o teu nome Senhor Jesus, pela sua bondade, pelo seu amor, pela sua misericórdia. O Senhor é Santo e maravilhoso, não canso de Te louvar e adorar. Glórias sejam dadas para sempre ao teu Espírito Santo, honras e adoração. Bendito sejais meu Pai amado, querido e glorioso. Teu amor sustenta a minha vida Pai. Obrigado por me amar com tanto carinho e afeição. Muito obrigado por me chamar a vida, pelos detalhes e graças do Senhor que meus olhos podem contemplar a cada dia. Exaltado sejas Pai bondoso, porque em meio ao louvor a tua graça me liberta e as prisões que me prendiam são estremecidas e quebradas nesse momento. Agradeço por essa libertação e pela graça de enxergar Maria com novos olhos, como aquela que nos leva ao Teu Filho Jesus Cristo. Louvado seja o nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. Amém."
"Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento. Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita. Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara. Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta. Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes. Tudo o que respira louve o Senhor!" (Sl 150,1-5)

Vamos encerrar essa postagem cantando e louvando ao Senhor com a mãe de Deus, do nosso Salvador com essa canção "O cântico de Maria" do ministério Adoração e Vida, tomando posse dessa graça de viver como escolhidos que adoram a Deus, pulando e vibrando de alegria: http://www.youtube.com/watch?v=ecGaLwen07A

Que Deus nos abençoe e nos faça viver como escolhidos!