quinta-feira

Amor pra melhorar

Que o amor do Pai, a graça do nosso amado Jesus pelo fogo do amor que é o Espírito Santo seja derramado em nossos corações. Amém!? Hoje, depois de duas semanas estamos aqui de novo para partilhar sobre a especialidade de nosso Deus: o amor. 
Mesmo tendo passado um tempinho que não nos atualizávamos na direção espiritual de cada semana, antes tarde do que nunca, como dizia nosso querido Santo Agostinho. Por falar nele, é em virtude dele que temos esse tema tão maravilhoso: amor pra melhorar!
Pra melhorar o que? Que tipo de amor? É possível melhorar algo através do amor? As respostas aos questionamentos de hoje parece que estão na nossa cara já, mas querermos nos aprofundar. VAMOS MERGULHAR FUNDO EM DEUS!
Vamos permitir fluir o amor de Deus em nós com a inspiração de Santa Terezinha do Menino Jesus "Em busca do amado" na voz de Juninho Cassimiro: http://www.youtube.com/watch?v=BNNCYh6KFnM
Amados e queridos irmãos como é bom sabermos que há um Deus cuja definição é o amor. Aquele que deitou no peito de nosso Salvador Jesus Cristo definiu dessa forma ao nosso Senhor e já deu uma puxada de orelha em todos aqueles que não amam. É falta de conhecer a Deus!
"Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor". (1Jo 4,8)
Veja a ousadia, a coragem, a firmeza e também o conhecimento do apóstolo São João. Ele não diz que Deus pode amar ou que Ele é um amor, mas que Ele é O AMOR. Se Ele é o amor significa que todo "amor" fora dEle ou sem Ele é qualquer coisa (ilusão, paixão, sentimento, afeto, atração, etc) menos amor. 
Deus é a fonte do amor, é dEle que brota e jorra o amor para o mundo. E não venha dizer com uma bela poesia a hipocrisia de Lulu Santos quando escreveu 'Toda forma de amor'. Isso é uma mentira diabólica! Isso não satisfaz o coração de ninguém. Nosso coração tem sede de amor e não de formas de amor. Se estamos longe do Senhor, não estamos em uma comunhão verdadeira com Ele, não estamos no amor.
DA MESMA FORMA PODEMOS DIZER COM O CANTOR E COMPOSITOR CATÓLICO MARTIN VALVERDE QUE DEUS NÃO É UMA FORÇA, MAS QUE ELE É A FORÇA; ELE NÃO É UMA ALEGRIA, ELE É A ALEGRIA; ELE NÃO É UMA PAZ, ELE É A PAZ; ELE NÃO É UM DEUS, ELE É O DEUS! ÚNICO E VERDADEIRO DEUS! ALELUIA!
O mundo precisa de amor! Eu preciso de amor! Você precisa de amor! A banda The Beatles cantava há uns cinquenta anos atrás (apesar de tudo o que possa haver contrário à nossa fé e de negativo, a mensagem dessa canção é proveitosa) que tudo o que nós precisamos é de amor, na canção "All you need is love": http://www.youtube.com/watch?v=Efg6_rsNrP0
Dizer isso é a mesma coisa que dizer que nós precisamos de Deus, que não somos nada sem Deus, que longe de Deus progredimos para o abismo. Charles Chaplin dizia que o homem não morre quando deixa de viver mas quando deixa de amar. O maravilhoso São Pio de Pietrelcina dizia que a vida sem o amor é pior do que a morte.
O doutor angélico Santo Tomás de Aquino dizia: "Quanto mais alguém se afasta de Deus mais se aproxima do nada. E quanto mais se aproxima de Deus, mais se afasta do nada". Santo Agostinho dizia: "Quanto mais nos aproximamos de Deus mais nos afastamos do mundo. Quanto mais nos aproximamos do mundo mais nos afastamos de Deus".
As pessoas hoje estão tão confusas que acham que não há problema algum ficar e viver longe de Deus, afundadas na mentalidade e nas modas que há no mundo! A verdade é que muitos estão longe de Deus e estão vivendo no nada, na tristeza do pecado, sendo instrumentos da desgraça do inferno na terra, reproduzindo e dando força para o pecado se reproduzir e se alastrar.
"E, ante o progresso crescente da iniquidade, a caridade de muitos se esfriará". (Mt 24,12)
A iniquidade cresce a cada dia, as trevas se alastram, o coração das pessoas está ficando cada vez mais gelado, frio, insensível às dores dos outros. Não há empatia, compaixão, amor ao próximo, dor na alma pelo sofrimento alheio, pela vida que vai se degradando a cada dia. Sem amor o mundo vai de mal a pior!
Mas notícia que temos a dar nessa postagem é positiva e de esperança. Por isso que vamos refletir na excelência da caridade que São Paulo ensinou a comunidade de Corinto e hoje ensina a cada um de nós. Como todos conhecem, vamos direto num trecho específico:
"A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido". (1Cor 13,8-12)
Às vezes pensamos que o crescimento da iniquidade vai acabar com o amor que existe sobre a Terra... Só vemos violência a cada dia em todo lado e parece que o bem não existe mais... O homem cresce e progride em todas as áreas humanas, mas ao invés de se tornar mais humano, torna-se mais uma máquina fria e egoísta do que outra coisa e parece que o amor vai sumir...
A PODEROSA PALAVRA DE DEUS NOS DÁ A GARANTIA QUE O AMOR NUNCA, JAMAIS ACABARÁ. ACONTEÇA O QUE ACONTECER O AMOR DE DEUS NUNCA VAI NOS ABANDONAR. POR MAIS QUE NÓS MESMOS E O DEMÔNIO COM O INFERNO INTEIRO QUEIRA, NUNCA VAMOS CONDUZIR TIRAR DEUS DA HISTÓRIA, POR MAIS ESFORÇO QUE SE FAÇA!
Podem calar a voz da maioria dos cristãos (ou dos poucos profetas), podem tirar o foco da glória de Deus e dar mais importância às desgraças do que a ação de Deus, podem tentar mostrar que tudo vai ruim e de mal a pior no jornalismo diário mas quando chegar o que é perfeito o imperfeito desaparecerá. Quem está com Deus é maioria absoluta sempre, mesmo estando sozinho.
Muitas pessoas esquecem do valor e do poder da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, por isso, com esses pequenos exemplos, queremos demonstrar que tudo o que pode acontecer no mundo ou conosco, nunca vai ser maior do que a graça de Deus que repousa sobre nós, pois nossa confiança e nossa esperança está na lei do nosso Deus. Nossa fé torna-se firme, inabalável quando nos apoiamos cegamente na misericórdia de Deus (em outras postagens vamos nos aprofundar nas Sagradas Escrituras).
Mas vamos retomar e tocar no ponto principal dessa noite, que embasamos no doutor Santo Agostinho. Veja que coisas maravilhosas ele dizia: "Os maus não são bons porque os bons não são melhores". E também: "Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom, ou para que ele se torne bom".
Como isso é sério e precisa ser gritado nesse tempo em que vivemos. Quantos de nós ficamos esperando que os outros sejam bons, quando nós mesmos não o somos, não melhoramos, não mudamos, não amadurecemos nunca! Não fazemos a nossa parte e queremos que os outros façam.
Infelizmente há muitas pessoas que vegetam e em seus corações impera o ódio, a amargura, a revolta, simplesmente porque não tem um modelo de pessoa, de família, de amigo ao lado para imitar. Muitos não tem a graça que nós temos nesse blog de ter um caminho a trilhar, uma direção a seguir. Mas o principal: muitos seres humanos não receberam amor explicitamente para viver.
SE OS PARALAMAS DO SUCESSO CANTAVAM QUE É PRECISO SABER VIVER, NÓS DESSE BLOG DIZEMOS QUE SÓ POSSÍVEL VIVER REALMENTE SE RECEBERMOS AMOR, SE EXPERIMENTARMOS AMOR, SE TIVERMOS UMA EXPERIÊNCIA COM O AMOR HUMANO E COM O AMOR DE DEUS!
O demônio tem atacado com muita veemência as famílias que deveriam ser a base afetiva e nosso sustento humano, além de ser a nossa Igreja doméstica, o santuário do amor, onde deveríamos aprender a amar. Ele tem tido sucesso e tem conseguido destruir muitas famílias que foram transformando-se aos poucos e logo tornaram-se fonte geradora de pessoas mal amadas.
Todos ou quase todos os adolescentes e jovens que vemos na sociedade de hoje são fruto de famílias de pai e mãe separados, famílias totalmente desestruturadas afetiva e espiritualmente, famílias desequilibradas, famílias desnaturalizadas, famílias que não os amaram e não os ensinaram a amar.
Ninguém pode dar aquilo que não tem, ninguém pode dar aquilo que não recebeu. É por isso que vemos uma juventude carente, que tem sede de amor, mas como não aprendeu a amar, não foi amada, não sabe onde encontrar o amor, não sabe como encontrar o amor... Por isso procuram desesperados em todo canto e de toda forma possível.
Quantos meninos e meninas tornaram-se homossexuais em virtude de feridas que receberam dentro de casa pelos próprios familiares. Quantas crianças entraram para o mundo do crime porque quem foi dizer que os amava e que eles eram importantes foram os traficantes. Quantas meninas começaram a se prostituir porque nunca ouviram um elogio do pai, mas muitos de outros homens.
As pessoas estão desnorteadas, perdidas como cego em meio ao tiroteio, ao bombardeio de informações e de experiências que vivenciam. Muitos tem experiências negativas de perdas, de mágoas, de medos e de ódio. Todos nós precisamos da experiência do amor para nos tornar melhores.
O amor que o mundo carece é Deus! Mas a forma que esse amor será manifestado é por aqueles que experimentaram esse amor. Por isso, esse conselho de São João é uma exortação para que nós que conhecemos o amor de Deus vivamos de acordo com esse amor:
"Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por ator e em verdade. Nisto é que conheceremos se somos da verdade, e tranquilizaremos a nossa consciência diante de Deus". (1Jo 3,18-19)
Os cristãos que, independente de onde vieram ou de onde iriam, experimentaram profundamente o amor de Jesus Cristo de Nazaré, o Messias da Paz, o Deus de amor encarnado na nossa história; aqueles que viram o rosto humano de um Deus enlouquecido de amor pelo homem são a esperança e o meio que Deus quer utilizar para revelar seu amor para aqueles que ainda não o experimentaram. 
Por isso, nossa responsabilidade com o amor de Deus e com o amor dos irmãos é muito grande. Por esse motivo não podemos mais ficar brincando ou perdendo tempo, pois nesse tempo muitas pessoas poderiam tornarem-se melhor pelo amor que lhes manifestaríamos, mas enquanto estamos fechados no egoísmo ou no nosso mundinho, alguns estão se matando porque não receberam amor.
VAMOS ACORDAR POVO DE DEUS! VAMOS ABRIR NOSSO CORAÇÃO PARA DAR E OFERTAR AMOR PARA QUEM TANTO PRECISA! SE OS CRISTÃOS FOSSEM AQUILO QUE SÃO NÃO SÓ INCENDIARIAM O MUNDO COM O AMOR DE DEUS, MAS MUITOS LUGARES ONDE O PECADO REINA E ONDE SUPERABUNDA A FALTA DE AMOR SERIAM TRANSFORMADOS EM CENTROS DE RECUPERAÇÃO DE SANTIDADE E DE VIDA.
“Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. Nisto é que conhecemos que estamos nEle e Ele em nós, por Ele nos ter dado o seu Espírito”. (1Jo 3,10-13)
Precisa levantar-se urgentemente nesse mundo sedento de amor, que busca se saciar no pecado e longe de Deus, uma juventude cheia do Espírito Santo para derramar amor nos quatro cantos da terra, pelo fogo do amor que queima em seus próprios corações.
O processo e o esquema é esse: RECEBER AMOR DE DEUS - DAR AMOR PARA OS OUTROS - MULTIPLICAR O AMOR! Precisamos também do amor humano, mas com a consciência de que por mais perfeito ou maravilhoso que ele seja, sempre será reflexo do amor de Deus! Vamos transformar a sociedade pelo amor.
Vamos mudar o ambiente, o local onde estudamos, onde trabalhamos, onde convivemos, onde moramos, onde frequentamos se começarmos a dar amor as pessoas, a transmitir amor no jeito de olhar, de falar, de viver. Se começarmos a exalar, transpirar e expirar o amor de Deus com profundidade e santidade nosso amor vai sacudir a face da Terra, abrir as portas do céu num transbordamento de graça que vai arrepiar até o quinto dos infernos!
Isso não gera sede em você? Não faz alguma coisa no seu interior? Vamos viver a Palavra de Deus e seremos livres de todo medo!
“No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão”. (1Jo 4,18-21)
E sabe que São Paulo talvez inspirado por São João também insiste nessa mesma ideia na carta aos Romanos?! A prova brilhante do amor de Deus:
"Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós". (Rm 5,8)
Deus nos amou primeiro e nós podemos agora amar nosso irmãos. E se não amamos nossos irmãos a quem podemos ver, não podemos declarar que amamos a Deus, que não podemos ver. O mandamento que recebemos do Senhor nos indica e nos conduz a amar a Deus, a nós mesmos e da mesma forma amar aos nosso irmãos.
Tecle no teclado do seu computador, do seu notebook, tablet, celular ou o que quer que você use a tecla do amor, como na imagem acima e mande mensagens pedindo perdão, dizendo que você ama seus parentes, amigos, falando do amor de Deus, revelando seu carinho por tal pessoa, dando vazão ao amor que está dentro de você, que nunca saiu de forma tão natural. Abra-se!
Nós não somos ruins gente! Nós não fazemos o mal, não pecamos porque queremos, na maioria das vezes. Apenas não recebemos o amor suficiente para melhorar nossa condição de filhos na relação com nossa família, como irmãos nas relações da comunidade, como amigos na relação com a sociedade, como servos na relação com Deus.
Tudo vai melhorar se experimentarmos o amor de Deus, o amor humano e deixarmos que esse amor flua do nosso coração em direção aos outros e a todo ambiente que convivemos. Tudo vai se encher de amor se tivermos a coragem de sermos servidores do amor.
Talvez não tenhamos forças e nem capacidades para fazer isso. Talvez você que esteja lendo ainda não experimentou o amor de Deus e ficou curioso ao longo dessa postagem. Talvez você esteja enferrujado na sua caminhada porque ao invés de receber amor, foi rejeitado dentro da Igreja pelos próprios irmãos de comunidade. Talvez até agora você só tenha recebido ofensas, tenha sido rejeitado e tenha ouvido as pessoas falarem que você não vale nada.
Independente da situação que você se encontre agora, há uma esperança, há uma palavra, há uma força, há uma rajada de amor que vai ser derramada sobre você para quebrar toda dureza, toda indiferença, toda carência. Há um bálsamo, um óleo perfumado que o Senhor tem preparado para derramar em nós e suavizar, cicatrizar as nossas dores, aliviar nossos sofrimentos.
Toda essa graça o Senhor reservou para derramar em nós se tivermos a coragem de entrar em sua presença, nos colocando em oração. Convidamos a você fazer essa experiência conosco!
"Senhor Deus, amado e poderoso Senhor, Rei do Céu e da Terra, dirijo-me a Ti neste momento pois confio na Tua Palavra, no que o Senhor me impulsionou nessa postagem. Creio no Teu amor e na Tua presença, na Tua graça que repousa e quer repousar com intensidade nesse momento em meu coração. Abro-me ao teu querer, abro-me a tua unção, abro-me ao bálsamo de graça e cura que o Senhor quer derramar sobre mim nesse momento.
Quero me deleitar no teu amor, pela ação do Espírito Santo agora! Vem meu advogado do céu, vem me libertar de toda enfermidade, de todo mal que eu me causei, pela minha busca desenfreada pelo amor da forma e no lugar errado, vem me trazer o auxílio oportuno para restaurar meu coração pelas dores, pelas rejeições que recebi, principalmente das pessoas que mais amo, daqueles que eu contava e me decepcionaram.
Vem me tocar Senhor com teu amor para curar e libertar meu coração de todo mal que prendeu e que me faz ser escravo do pecado hoje. Ajuda-me Senhor! Estenda-me Tuas mãos e resgata-me dessa buraco sem fim, desse poço seco que estou tentando preencher meu coração. Tira-me dessa escuridão, ilumina minha vida, ilumina-me com teu amor puro, santo, glorioso e poderoso.
Preciso que o Senhor aja com potência e glória em minha vida. Vem me acordar pra realidade pois estou perdido, sem direção, não sei mais no que acreditar, não sei mais por onde seguir. Me sinto sozinho, mesmo estando em meio a tanta gente. Vem encher-me com teu amor, eu insisto Jesus: derrama sobre mim o amor que jorra da tua cruz.
Derrama uma rajada de poder que me tire do comodismo, do egoísmo, da hipocrisia, da mentira, da vaidade e da falsa alegria do pecado. Faz acontecer uma explosão de bençãos em mim, em minha casa que me transforme por completo. Quebra toda dureza, toda inconstância, toda maldade que há em mim. Vem amolecer, aquecer e esquentar meu coração para que eu não seja indiferente aos que Deus colocou com tanto amor na minha vida. Dai-me teu fogo para incendiar a estrada e derreter as dificuldades que estão no meu caminho.
Espírito Santo, tu que recordas as coisas de Deus, vem trazer a lembrança e tornar viva a memória da minha história, da vida que passei na presença de Deus e ajuda-me a descobrir onde cai para retomar minha caminhada, pois por mais que eu tente viver longe de Deus, percebo que nada tem sentido. Eu tento me convencer e me encher das coisas do mundo, e por mais que eu me encha, cada vez me sinto mais vazio. Hoje quero reconhecer que minha essência é estar na Tua presença Senhor! Quero voltar, vem me socorrer e abrir as portas para me acolher Senhor! Eu preciso de Ti!
Virgem Maria, mãe de Deus e da Igreja, vem fazer uma faxina em mim, vem tirar as dores, as mágoas, os medos, vem me amar com seu amor de mãe e renovar em meu coração a capacidade de amar e ser amado. Vem me indicar as pessoas que preciso perdoar e pedir perdão. 
Mãe santa, minha intercessora, leva-me a intimidade com teu Filho Jesus Cristo e dai-me a graça de recebe-Lo em meu coração. Só Jesus pode dar sentido e força para que eu ame novamente, para que eu ame com intensidade, para que eu viva no amor, pelo amor e por amor.
Pelo amor de Jesus Cristo quero ser diferente. Quero assumir a graça de me amar e de amar meus irmãos para que eles tenham a mesma experiência que eu tenho com o teu amor Senhor. Dai-me a graça de ser reflexo do seu amor para minha família, para meus amigos, para meus vizinhos, para minha comunidade, na minha escola, faculdade e no meu trabalho. 
Dou-te graças e louvores Senhor porque creio que tudo concorre para o bem daqueles que te amam. Te adoro e te engrandeço por tua bondade infinita, por tua misericórdia, por me acolher, por me aceitar de volta, por me dar forças para recomeçar, por me fortalecer e me enviar para ser sinal do teu amor no mundo, para amar e transformar o inferno em céu, pela força do amor que o Senhor faz fluir em meu coração nesse momento pela força do teu Espírito. Glórias a Ti Jesus! Amém!"
Vamos acolher e celebrar o "Divino amor" de Deus com a fraternidade O caminho: http://www.youtube.com/watch?v=vj0fAp3x7hA
Sejamos amor para Deus e para o mundo, influenciados pela maravilhosa canção "Eu sou para o amado" da Toca de Assis: http://www.youtube.com/watch?v=V2bsQtXN_3M
"O amor não se gasta como o dinheiro. O dinheiro se esgota quando é usado, enquanto o amor cresce com o uso". (Santo Agostinho)

Que exercitando o amor, vivendo no amor e pelo amor possamos gastar, usar e esbanjar o amor que recebemos do Senhor nesse mundo carente de Deus, carente de amor, mal amado e triste por não experimentar a força transformadora do amor. Que motivados por Santo Agostinho possamos amar as pessoas para que elas se tornem melhor, para que deixem vir para fora toda capacidade que também tem de amar e serem amadas.

Que Deus nos abençoe e nos faça crescer no amor, melhorando a cada dia.