quinta-feira

Quando tudo parece que vai dar errado

O que fazer quando tudo parece que vai dar errado? Hoje vamos refletir sobre o senso e a noção que temos das coisas. Muitas vezes somos influenciados pelos valores que cultivamos dentro de nós e às vezes somos motivados por coisas exteriores que nos levam a ter determinada opinião sobre tal assunto.
O que te leva a concluir que as coisas não podem mais dar certo? Você julga ou regula a sua vida segundo quais leis, valores ou princípios? O que podemos fazer para mudar a impressão que temos das coisas?
Vamos nos lançar no coração de Cristo nesse momento e pedir que Ele venha purificar nossos sentidos, venha santificar nosso interior e nos dar a graça de ser renovados pelo poder do seu amor que é derramado sobre nós:
"Amado Jesus, me coloco dentro do teu coração agora, que é o meu lugar. Peço que me dê um banho de regeneração nesse momento: lave-me com teu sangue de toda mancha de impureza e pecado que houver em mim; quebra os grilhões da escuridão que me fazem ficar cativo e me dá a liberdade de ser filho de Deus; muda minha forma de ver e pensar as coisas ao meu redor; renova minhas opiniões e pensamentos a partir da tua vontade Senhor; e cura-me de toda experiência de negativismo, de pessimismo e de ignorância. Dá-me a graça de ser lavado e curado por essa água pura que fluiu do teu coração na cruz, como o Senhor deu ao soldado Longo, e me faz uma nova criatura. Amém. Glórias a Ti Senhor!"
Concluindo nossa oração com a música "Chagas abertas" da Celina Borges: http://www.youtube.com/watch?v=LqNIzhC6qqk nós selamos a graça de Cristo em nós, selando essa bênção no passado, presente e futuro, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, Amém!
Nas últimas vezes que tive a graça e a oportunidade de pregar em grupos de oração, percebi algumas coisas que são comuns e que marcaram todas as pregações. Tendo, ou não, tempo para me preparar, passando por batalhas antes, durante e depois desses momentos em que Deus age poderosamente, cheguei à conclusão de que o demônio confunde os nossos sentidos para que deixemos de ser instrumentos nas mãos de Deus.
Ele coloca sensações no nosso corpo e nos faz sentir coisas que até então não tínhamos sentido antes, ele tenta nos fazer perder todo o tempo que é pra ser de Deus com coisas à toa, sem sentido, ou que são importantes, mas no momento errado (pois essa é uma das suas especialidades: sugerir coisas boas em momentos errados; como vamos refletir em outras postagens).
Eis o motivo pelo qual precisamos estar revestidos da armadura de Deus na nossa cintura com a verdade, em todo o corpo com a couraça da justiça, nos pés a prontidão para anunciar o Evangelho, nos braços o escudo da fé e da cruz, na cabeça o capacete da salvação e na boca a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (cf. Ef 6,10-20).
TUDO ISSO PARA RESISTIR ÀS CILADAS DO DEMÔNIO E NOS DIAS MAUS. DESSA FORMA, QUANDO TIVERMOS QUE PASSAR PELOS MAUS DIAS, QUANDO NÃO ESTIVERMOS BEM NEM DISPOSTOS E O DEMÔNIO PÔR ARMADILHAS AO NOSSO REDOR, NÃO VAMOS VACILAR, POIS ESTAMOS FOCADOS E ENVOLVIDOS PELA GRAÇA.
Mas a grande realidade é que maior parte de nós, dos cristãos e daqueles que querem agradar a Deus, gostam e preferem fazer as coisas do seu jeito. Isso se evidencia ainda mais por causa da liberalidade religiosa e da quantidade de opções entre igrejas, seitas e as mais diversas religiões que existem; onde a maioria se ajusta à vida do fiel.
Hoje perdeu-se muito grandemente a noção da realidade. E uma parte considerável dessa perda está ligada ao fato de que satanás está jogando sujo e convocando todo o inferno para lutar e continuar convencendo tantos e tantos de que não precisamos de toda essa proteção, não precisamos tanto de armas pois Deus já venceu essa batalha e aquelas muitas frases que estamos acostumados a ouvir.
Não podemos acreditar em nada disso, pois a Palavra de Deus nos expressa justamente o contrário, de que precisamos lutar, pois a vida do homem sobre a face da terra é uma luta (cf. Jó 7,1). Nosso Senhor Jesus Cristo nos fala que Ele é a verdade (cf. Jo 14,6) e que o demônio é o pai da mentira:
"Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira". (Jo 8,44)
Então, o primeiro passo que precisamos dar é  nos despir de toda essa mentalidade mundana e cheia de mentiras que o demônio utiliza para tirar de nós a verdadeira e real impressão das coisas. Precisamos renunciar à mentira e passar a viver na verdade, mesmo que doa, mesmo que não nos sintamos bem, mesmo que não consigamos permanecer nela muito tempo; temos que assumir na cintura e no coração essa verdade que é Jesus.
"Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros". (Ef 4,25)
O segundo passo é viver na justiça, não uma justiça humana ou deste mundo, mas na justiça que vem de Deus, que é muito diferente da nossa. Dentro da realidade da justiça de Deus está presente a misericórdia, pois é esta medida que Deus usará para nos medir, conforme nos relacionamos e tratamos os outros ao nosso redor.
"Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento". (Tg 2,12-13)
PRECISAMOS MUDAR A LEI QUE REGE A NOSSA VIDA; NÃO DEVEM SER PRECEITOS HUMANOS, PURAMENTE RELIGIOSOS OU DISFARÇADOS DE DIVINOS. PRECISAMOS APRENDER A VIVER NA LEI DO AMOR E DA LIBERDADE. É POR ESSA LEI QUE SEREMOS JULGADOS.
O apóstolo São João reforça essa questão da justiça em sua carta:
"Se sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele". (1Jo 2,29)
Santo Tomás de Aquino, o maravilhoso doutor angélico que escreveu a Suma Teológica, nos ensina: 'Justiça sem misericórdia é crueldade, e misericórdia sem justiça conduz à ruína'. É necessário que ofereçamos nossos corpos, corações e sentimentos em oferta ao Senhor para que ele acolha e renove a nossa mentalidade e o nosso espírito. É este o sentido que São Paulo nos exorta nesta noite:
"Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito". (Rm 12,1-2)
Nesta sociedade hipócrita na qual vivemos estamos sendo treinados para o fracasso, para a preguiça, para a moleza, para a tristeza, para os sentimentos mais pobres e depravados que podem haver dentro de nós, que muitas vezes foram colocados pelo demônio através de toda sujeira que há no mundo, para a miséria e a infelicidade. Temos que romper com esse treinamento encardido hoje e entrar na academia do Espírito Santo para reeducar nosso corpo, nossa alma e nosso espírito!
Não estamos sendo ensinados a buscar a vontade de Deus, muitas vezes, nem mesmo dentro das Igrejas (que são verdadeiras), muito menos em outros lugares que não buscam e não se importam com o Senhor, nosso Criador, Redentor e Santificador.
Se perguntarmos para um jovem hoje: "Neste exato momento, você está pronto para fazer o que?" A maioria iria responder: "Para sair, ir numa festa, beber, usar drogas, paquerar, namorar, transar, jogar alguma espécie de jogo, brincar, assistir algo na tv, ouvir música, praticar um esporte". Sem problemas! Não há tempo ruim.
Mas quando perguntamos se está pronto para escutar uma pregação, rezar, ler a Bíblia, ir para Igreja, participar de um grupo de oração, fazer jejum ou mortificação pela sua santificação, salvação e dos outros, fazer algo para evangelizar e atrair pessoas para Deus... A grande maioria, mesmo sendo católicos ou cristãos, diria que não há tempo, não está preparada ou que ainda não é tempo de fazer isso.
São João Paulo II dizia que os jovens são a esperança e o futuro da Igreja. E o demônio está investindo muito na juventude para torná-la fraca, viciada, entorpecida por tudo o que há no mundo, com o propósito de permanecer sempre com essa impressão negativa da vida, de Deus e sobre si mesmo!
Tocamos num ponto muito importante agora, que esta postagem possa nos ajudar a sair dessa má impressão que temos sobre tudo. QUAL PALAVRA REGULA E GUIA MINHA VIDA!?
Veja o que o discípulo mais jovem que Cristo chamou, que permaneceu fiel até o seu último suspiro, que foi o único que ficou com Jesus até às últimas consequências, aos pés da cruz, que levou Nossa Senhora para sua casa, que recebeu a revelação plena das coisas que ainda virão a acontecer na história da humanidade, revelando o grande amor de Deus por nós, escreveu-nos:
"Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno. Crianças, eu vos escrevo, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno". (1Jo 2,13-14)
 JOVENS, EU VOS ESCREVI PORQUE SOIS FORTES E A PALAVRA DE DEUS PERMANECE EM VÓS, E VENCESTES O MALIGNO! ALELUIA! TOMEMOS POSSE DO QUE JOÃO ESCREVEU PARA NÓS JOVENS: SOMOS FORTES, A PALAVRA PERMANECE EM NÓS E JÁ VENCEMOS O MALIGNO!
São João não escreveu que podemos ser fortes, a Palavra de Deus pode permanecer em nós e que podemos vencer o maligno; ele escreveu que somos fortes porque essa Palavra permanece em nós e por isso mesmo já vencemos o maligno.
Às vezes é apenas um detalhe que nos separa da vitória que está reservada para nós, um detalhe que nos separa de uma vida nova, realmente transformada pelo poder de Deus, um detalhe que pode fazer-nos passar da água pro vinho, um detalhe simples que pode marcar nossa história e nos fazer realmente crescer em estatura, sabedoria e graça: SÓ BASTA QUERER!
A única coisa que nos impede de nos revestir dos pés a cabeça e que nos faz sempre ter brechas para cairmos sempre às mesmas tentações e ciladas do demônio, é o fato de que não queremos ser inteiramente de Deus, não queremos mudar tão radicalmente, não queremos nos lançar de corpo e alma na vontade de Deus, temos medo do que pode acontecer, ficamos pensando e calculando nossos passos quando Deus pede e grita para dar um passo que pode nos salvar, que pode nos fazer alcançar o objetivo que a tanto tempo temos buscado.
Falta-nos a coragem de crer que é Deus que está no controle, de ter fé de que Ele cuida de nós, pois Paulo nos ensina:
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram". (Hb 11,6)
Falta não só aos jovens, mas aos homens e mulheres de Deus, àqueles que querem alcançar a felicidade verdadeira e parar de se iludir com as falsas alegrias (euforias) que o mundo oferece, a todos os homens de boa vontade que pensam que tudo está dando errado em suas vidas, a audácia e a loucura da fé.
Como há diferença entre alguém que acredita que as coisas vão dar certo, independente do ponto que chegou e do que aconteceu, e de alguém que se contenta com o que pode perceber. Num determinado período da história, o povo de Deus estava desanimado e amedrontado diante de um exército que havia se levantado, mas um homem chamado Judas Macabeus tinha dado o passo louco de acreditar e pôr toda a sua fé em Deus:
"Mas à vista do exército que vinha contra eles, os companheiros de Judas disseram-lhe: Como poderemos enfrentar tamanho exército, se somos tão poucos, tanto mais que nos sentimos fracos, porque hoje nada temos comido? É fácil, respondeu Judas, a um punhado de gente fazer-se respeitar por muitos; para o Deus do céu não há diferença entre a salvação de uma multidão e de um punhado de homens, porque a vitória no combate não depende do número, mas da força que desce do céu". (1Mc 3,17-19)
Qual é o exército que se põe entre você e a vitória que você almeja hoje? Qual é a barreira, grande ou pequena que te separa do seu sonho? Qual a dificuldade que te impede de alcançar sua terra prometida? QUANDO ESTAMOS COM DEUS E TEMOS A LOUCURA DE ACREDITAR NELE, NÃO TEM COMO NÃO SERMOS VENCEDORES, NÃO TEM COMO NÃO ALCANÇARMOS NOSSOS SONHOS, MAS TAMBÉM NÃO TEM COMO PERMANECER A MESMA PESSOA.
O padre Léo,SCJ nos ensinava que a gente precisa mudar muito com o passar do tempo para continuar sendo o que somos. E com o passar do tempo podemos nos ajustar às nossas vontades e correr o risco de apostar nas nossas forças ou de nos apoiar nas forças de Deus... Aqueles que são loucos de colocar sua confiança em Deus e deixar o Senhor guiar toda a sua vida, não será confundido e experimentará as maravilhas do Senhor, os benefícios de Deus já nessa Terra, o Céu aqui.
Não podemos nos deixar abater pelas contrariedades, pelos problemas ou pelas noites escuras; temos que nos apoiar na experiência de Deus que tivemos (ou que precisamos ter) e caminhar decididamente no caminho que Deus nos pedir. Que confiança louca e que coragem teve Davi ao viver e afirmar no Salmo:
"Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração. Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança". (Sl 26,3)
Se dermos esse passo de assumir o que somos (e colocar fogo no mundo como dizia São João Paulo II aos jovens), de crer que as coisas vão dar certo e de que nem tudo está perdido, vamos ser curados nos nossos sentidos, vamos mudar a realidade de como enxergamos e pensamos as coisas, vamos ter uma impressão nova sobre tudo, pois o Espírito Santo vai nos dar as forças que precisamos, pois Deus é fiel (cf. 1Cor 10,13).
Conta-se que numa determinada ocasião, dois jovens alpinistas foram aventurar-se escalando uma famosa montanha numa cidade vizinha à deles, pequena, deserta e com montanhas muito perigosas de se escalar. Um deles acreditava em Deus e confiava no Senhor, e o outro não. A ansiedade era tamanha que começaram a escalar logo cedo, quando o sol começava a nascer ao lado leste da montanha. O tempo foi passando, subiram algumas partes fáceis, superaram alguns obstáculos e pararam no período da tarde para comer alguma coisa e descansar um pouco num lugar onde puderam se apoiar melhor e se sentar.
Depois de um breve período de descanso, se puseram novamente a subir a montanha que era o sonho de todo jovem de sua idade. Planejavam chegar ao topo antes do sol se por. Foram subindo e passando por uma série de dificuldades. O ar ia ficando mais rarefeito, o cansaço ia tomando conta, a água acabando, e estavam quase chegando ao topo. Ambos iam conversando e fazendo planos das próximas escaladas que iriam fazer, quando de repente houve um deslizamento de pequenas pedras que os fizeram regredir alguns metros abaixo, mas estavam bem firmes e protegidos pelos cabos e cordas de segurança.
Retomaram o ânimo e sem perder tempo recomeçaram a subir. O sol já estava se pondo e começava a anoitecer quando estava faltando apenas dez metros para concluírem sua aventura radical. Então houve um segundo deslizamento de pedras e ambos perderam o controle e despencaram da montanha ficando presos apenas pelos cabos de segurança.
A noite já havia encoberto toda a montanha, os poucos que haviam se aventurado a escalar tal montanha já tinham voltado para suas casas e eles começaram a gritar por socorro. Não havia resposta e nem sinal de gente por perto quando começaram a ofegar e ficar desesperados. Não havia comida e nem água pois os poucos mantimentos que sobraram, haviam caído quando despencaram. Começaram a ouvir os perigos e barulhos da noite, de todo tipo, e o frio começou a imperar.
Um se pôs a falar e a reclamar de tudo, enquanto o outro só ficava em silêncio, ouvindo e rezando. Tinha se passado uma, duas e três horas e os dois estavam lá presos nas cordas. Essa é a vida que haviam escolhido. O que acreditava em Deus já havia agradecido ao Senhor pela vida que teve e se preparava para morrer a qualquer momento, quando soprou uma voz no seu coração: CORTE A CORDA DE SEGURANÇA!
Ele começou a pensar que estava delirando e imaginou que seria melhor ficar preso sob as cordas, que era mais seguro do que morrer caindo de uma grande altura. Mas a voz falou mais forte dentro dele: CORTE AS CORDAS! E ele resistiu. Mas pela terceira vez que sentiu seu coração acelerar, não teve dúvidas de que era Deus.
Ele disse ao seu amigo: VOU CORTAR AS CORDAS DE SEGURANÇA, POIS DEUS DISSE NO MEU CORAÇÃO PRA FAZER ISSO! CORTE A SUA TAMBÉM! Mas o amigo riu dele e disse que nunca iria fazer isso. Dito e feito, cortou a corda e caiu no chão de terra molhado da noite escura. Ele estava a apenas três metros do chão.
Gritou para seu amigo cortar as cordas pois estava próximo ao chão, mas o vento que batia na montanha fazia com que as ondas sonoras das suas palavras parecessem que ele estava a muitos metros do chão e insistiu em não cortar. O amigo desesperado então disse: VOU BUSCAR AJUDA E JÁ VOLTO!
Depois de percorrer cerca de sete quilômetros a pé e cansado encontrou a casa de um senhor que morava na tal cidade deserta. Pediu a ajuda do senhor, que demorou em crer mas cedeu ao pedido de ajuda do rapaz. Entraram no carro e partiram rumo ao local onde o amigo estava preso.
Triste e dura a situação que se depararam quando chegaram ao local onde o rapaz estava... havia um urso que estava devorando o jovem descrente, caído no chão. O senhor arrancou uma espingarda que carregava dentro do carro e acertou três tiros no corpo do animal. Os dois colocaram o rapaz no banco de trás e aceleraram rumo ao hospital da cidade vizinha. Então o jovem explicou ao amigo: VI QUE VOCÊ TINHA SUMIDO PRO MEIO DO MATO E COMECEI A OUVIR UNS BARULHOS. CORTEI MINHA CORDA E QUANDO CAI, DEI DE CARA COM UM URSO, E NÃO TEVE COMO FUGIR. No caminho do hospital o rapaz não resistiu, havia perdido muito sangue e acabou morrendo.
É triste e real essa história, mas vamos tirar a lição que ela nos ensina. Parecia que não havia mais solução e não tinha nenhuma ajuda humana ao redor. O jovem que confiava e acreditava em Deus pediu a ajuda do Senhor, e como Deus não é surdo e sempre está disposto a nos ajudar, disse ao rapaz para cortar a corda para se salvar daquela situação tão difícil.
A GRANDE REALIDADE É QUE DEUS QUER SALVAR E AJUDAR A TODOS, MAS NEM TODOS QUEREM SE DEIXAR AJUDAR PELO SENHOR, POR NÃO CREREM OU POR NÃO QUEREREM. E DEUS RESPEITA SEU LIVRE-ARBÍTRIO.
A resposta e o segredo desta postagem é ter fé de que precisamos de Deus, precisamos acreditar nele e mudar os valores fracos e humanos (por melhores que sejam) pelo que o Senhor quer para nós, que são fortes e perfeitos, pois são divinos. Deus nos fez com essa necessidade dele e nunca vamos ser completos ou realizados enquanto não pormos toda nossa esperança e confiança nele.
Vamos confiar ao Senhor toda a nossa vida e liberdade para clamar com Davi a justiça do Deus todo poderoso que nos ampara e protege, que nos dá vida, saúde e paz. Coloque suas situações impossíveis nas mãos do Senhor e deixe que Ele lhe dará a graça de fazer o que é necessário e possível, e Ele mesmo se encarregará de cuidar do que é impossível.
"De Davi. Fazei-me justiça, Senhor, pois tenho andado retamente e, confiando em vós, não vacilei. Sondai-me, Senhor, e provai-me; escrutai meus rins e meu coração. Tenho sempre diante dos olhos vossa bondade, e caminho na vossa verdade. Entre os homens iníquos não me assento, nem me associo aos trapaceiros. Detesto a companhia dos malfeitores, com os ímpios não me junto. Na inocência lavo as minhas mãos, e conservo-me junto de vosso altar, Senhor, para publicamente anunciar vossos louvores, e proclamar todas as vossas maravilhas. Senhor, amo a habitação de vossa casa, e o tabernáculo onde reside a vossa glória. Não leveis a minha alma com a dos pecadores, nem me tireis a vida com a dos sanguinários, cujas mãos são criminosas, e cuja destra está cheia de subornos. Eu, porém, procedo com retidão. Livrai-me e sede-me propício. Meu pé está firme no caminho reto; nas assembleias, bendirei ao Senhor". (Sl 25,1-12)
Com a fraternidade O Caminho queremos declarar e encerrar com a verdade que vamos cantar "O justo vive pela fé": https://www.youtube.com/watch?v=h19-AFd403g
Preste atenção na letra desta canção da banda Vida Reluz, e peça a Deus a graça de ter esta coragem e loucura de crer, com a música "Deus é capaz": https://www.youtube.com/watch?v=E9R3dlvis1w
"Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos! Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!" (Sl 26,13-14)

Que dando esse simples passo da fé, corajosamente avancemos rumo à vontade de Deus, nos lançando sem medo e sem reservas no coração de Jesus, para sermos inundados e fortalecidos a cada dia, segundo o mover do Espírito Santo em nós, que é esse fogo do amor de Deus nos nossos corações e que nos faz crer que mesmo quando tudo parece que vai dar errado, é Deus quem está no controle e, portanto, tudo vai dar certo.

Que Deus nos abençoe e nos faça progredir na fé.