quinta-feira

Cristãos molengas

Puro e santo, poderoso e glorioso, santo e bendito, extraordinário e digno de todo louvor e glória é o nosso Deus. Ao Senhor dos Senhores e Rei dos reis seja dado todo louvor e adoração, todo amor e exaltação, todo poder e honra, nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo. Que toda boca proclame para a glória de Deus Pai que Jesus Cristo é o Senhor! Que todo joelho dobre-se diante da Sua presença, diante do seu nome maravilhoso.
Vamos começar esta postagem declarando isso para estarmos edificados no poder do louvor, rendendo toda gratidão ao Senhor Jesus com a Eliana Ribeiro da Canção Nova, pois Ele é a nossa força e vitória: https://www.youtube.com/watch?v=yil6Pvhhyeg
Meu querido e minha querida, nós precisamos de uma sociedade de cristãos e cristãs que tiveram uma experiência com Jesus Cristo de Nazaré, que andem com Ele, que procurem a cada dia fazer e viver Sua vontade, que tenham fome e sede da Sua presença e que se consumam por amor a Ele. O mundo precisa ver levantar-se hoje um exército de jovens, adolescentes, crianças, idosos, homens e mulheres experimentados e fortalecidos por Cristo!
Eis que toda a natureza aguarda ansiosamente esse momento na história da humanidade, conforme nos atesta São Paulo:
"Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia." (Rm 8,18-23)
A CRIAÇÃO AGUARDA A MANIFESTAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS. Ahhh, se nós entendermos isso e começarmos a cumprir o nosso papel de seguidores de Jesus Cristo, a natureza nos agradeceria, o mundo seria transformado e não haveria essa onda de molenguismo que existe nos nossos dias. É sobre isso que vamos refletir nessa postagem.
O que significa cristãos molengas? Por que os cristãos não se manifestam perante a opressão da sociedade? Qual deveria ser o nosso papel na sociedade atual? O que temos que fazer para mudar? O que podemos fazer de concreto para deixar de ser molengas? Parecem coisas engraçadas mas veremos ao longo da nossa reflexão que isso é realidade e única forma de viver para muitos cristãos.
Não sei se você reparou, mas na foto acima há uma situação que muitas pessoas hoje em dia chamam de bullying. Principalmente na infância e adolescência isso é uma coisa séria e muito grave que tem levado pessoas ao suicídio e a cometer assassinatos. Isso é muito sério e precisa ser extinto da nossa sociedade!
Sabe o grande motivo de ter tantas pessoas humilhadas, ofendidas, feridas, machucadas, marcadas negativamente em várias fases da vida, em todos os lugares do mundo? A OMISSÃO DOS CRISTÃOS!
A maior religião do mundo, sem sombra de dúvidas, que tem o maior número de adeptos, nos quatro cantos da Terra é o cristianismo. A religião católica se sobressai com o maior número de seguidores mas o que se percebe é que a maior parte desses católicos que se dizem cristãos não conhecem a Jesus Cristo, não tiveram uma experiência com Ele, não caminham nos Seus caminhos e não buscam o que é agradável aos olhos de Deus. Isso é uma vergonha!
O que escrevemos hoje não é apenas para os católicos mas todos os cristãos do mundo inteiro. E graças a Deus, muitas pessoas de outros países tem nos acompanhado veementemente, sobretudo o país da Rússia e dos Estados Unidos. Então aí vai uma bomba para todos cristãos mornos, para aqueles que estão acomodados, para aqueles que estão dormindo e aceitando as imposições desse sistema maligno que a cada dia ataca o cristianismo e seus valores, para todos que estão a margem da graça e do pecado mas não decidem de qual lado querem seguir. 
Se prepare e abra seu coração para toda palavra profética que pode ser útil para sua vida e pode te impulsionar a um crescimento espiritual, a uma experiência de conversão, a um despertar para o mundo espiritual, a um chacoalhão para que você se levante e assuma seu posto e seu papel como cristão.
Na semana passada refletimos sobre a importância e a necessidade do silêncio, como uma arma poderosa contra o barulho do mundo para quem é de Deus. Poderíamos associar essa foto acima com a outra foto que usamos na postagem anterior, mas o sentido é totalmente diferente. Hoje não estamos falando do silêncio mas da impiedade de tantos e tantos cristãos que deveriam ser anunciadores da verdade e da graça de Deus, mas se calam.
Veja o que a palavra de Deus nos diz sobre isso, mas uma vez na carta de São Paulo a comunidade de Roma:
"A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade." (Rm 1,18)
Se continuarmos lendo os versículos seguintes desse capítulo teremos a explicação que Paulo dá a origem do homossexualismo e das aberrações sexuais (em outras postagens aprofundaremos esse tema).
FOCANDO NO NOSSO CONTEXTO, SÃO PAULO QUER ABRIR OS OLHOS DA COMUNIDADE DE ROMA E OS NOSSOS OLHOS PARA QUE PERCEBAMOS QUE A IRA DE DEUS SE MANIFESTA CONTRA AQUELES QUE APRISIONAM A VERDADE!
Felizmente muitos cristão hoje sabem a respeito das coisas de Deus. Graças a Deus também muitos tiveram experiências com Jesus Cristo de forma extraordinária. Independentemente da sua história, você que é cristão, batizado, experimentou na sua vida, mesmo que nunca tenha feito coisas tão graves ou tão hediondas, aquilo que São Paulo escreveu em sua carta:
"Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz. Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino do seu Filho muito amado, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados." (Cl 1,12-14)
Somos participantes da herança dos santos na luz. Isso deve ser motivo de alegria tremenda e espetacular para nós (em outras postagens aprofundaremos o tema da alegria que brota da salvação). Somos um povo de pessoas que tem a redenção e a remissão. O padre Léo,SCJ nos explica o que significam esses dois termos: "Redimir é romper com os laços do pecado. Remissão é ir no profundo do seu ser e tirar a casca do pecado."
Ou seja, nenhum cristão vive ou pode viver sob a ação do poder das trevas, da tristeza, do pecado ou do demônio, porque nada disso tem poder sobre nós, uma vez que estamos com Jesus Cristo, que fomos sepultados com Ele no batismo e nEle vivemos a vida nova de todos aqueles que estão em Jesus Cristo, nada o que é sujo. impuro ou velho pode permanecer (cf. 2Cor 5,17), assim como nenhuma maldição ou condenação (cf. Rm 8,1).
Para tocar no fundo da alma e incomodar muitos cristãos de nome vamos entrar na passagem central dessa postagem:
"Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína." (Mt 7,24-27)
Todos nós que somos cristãos ouvimos frequentemente e lemos, se somos cristãos de fato, a palavra de Deus, expressa através de nosso Senhor Jesus Cristo. Acontece que nem todos nós colocamos essa palavra santa em prática para transformar nosso viver. Ou pior ainda: ouvimos e lemos a Palavra de Deus mas não muda nada em nossa vida.
Aqui tocamos num grupo de cristãos que talvez tenham se acostumado a ouvir a Palavra de Deus. A leitura das Sagradas Escrituras tornou-se uma rotina e nossos hábitos tornam-se rotina quando vivemos e fazemos as coisas como se já soubéssemos o que vai acontecer. A Palavra de Deus é sempre nova, sempre se renova, é infinito o seu conteúdo, não há limites nem barreiras para a graça de Deus que é expressa através dela (em outras postagens refletiremos sobre a Palavra de Deus).
Como é triste ver os cristãos que transformaram o ouvir, ler e meditar (quando isso acontece) da Bíblia Sagrada numa rotina. É como se já soubessem de tudo o que está escrito e toda a sua vida já estivesse configurada aos mandamentos, às leis, ao amor de Deus que nos é transmitido, ao poder da benção e da graça do Senhor. Não é verdade! Temos que crescer sempre e nunca nos contentar com nenhum nível que tenhamos chegado.
"Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente." (Fl 3,16)
Mas e quando você já tiver chegado num ponto espiritual tão alto de intimidade com Jesus Cristo que não há nada mais para crescer ou melhorar em sua vida? Hahahahaha, aí meu irmão e minha irmã, você já deverá ter passado dessa vida para a outra e já estará vivendo na glória eterna de Deus no céu. É exatamente isso que vai acontecer conosco pelo poder de Jesus Cristo! Mas enquanto estivermos nessa terra de pecado, onde é quase proibido ser cristão, temos que crescer sempre.
Se você fosse pensar hoje: você está edificado na rocha (isto é, ouvindo a palavra de Cristo e a colocando em prática) ou está edificado na areia (ou seja, ouve a palavra de Cristo e não a coloca em prática e não busca coloca-la)? Se formos sinceros, perceberemos que muitos de nós está na areia!
ESSE É O MOTIVO PELO QUAL HÁ TANTOS CRISTÃOS MOLENGAS HOJE EM DIA! O que é um cristão molenga? É uma pessoa que está edificada em si mesma, nas coisas do mundo, no seu potencial, nas suas capacidades, no seu dinheiro, nos impérios e riquezas desse mundo, que além de viver uma vida de fingimento diante das pessoas e, por isso mesmo, não ter dentro de si a verdadeira alegria de ter sido tirado das trevas (porque continua nas trevas do pecado, do egoísmo, da mentira, das máscaras, da imagem bonita diante dos outros) contagia os outros a seguirem seu exemplo.
Quantos cristãos hoje vivem em busca de riquezas, de dinheiro, de fama, de aplausos, de vida confortável, de elogios, de prazeres mundanos e passageiros, colocando toda a sua confiança e proteção nos bens que passam?! Isso é muito grave e são esses que estão envolvidos nesses escândalos relacionados a fraude, a lavagem de dinheiro, no meio da política ou não!
TEMOS QUE SER PROFETAS E DENUNCIAR ESSES LOBOS QUE ESTÃO NO MEIO DE NÓS! TEMOS QUE GRITAR SEM MEDO POIS NÃO SERVIMOS AOS HOMENS MAS AO REI E TODO-PODEROSO SENHOR JESUS CRISTO. E SE O SERVIMOS É NOSSA OBRIGAÇÃO COMO CRISTÃOS DENUNCIAR SEM MEDO!
São Paulo alertava os cristãos de sua época e hoje nos adverte:
"Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade com as obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens (OS CRISTÃOS MOLENGAS) ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto (a Escritura) diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará (Is 26,19; 60,1)!" (Ef 5,10-14)
É hora desse bando de molengas que existem hoje em dia acordar para a vida e deixar que Cristo lhes ilumine. Perceba que essa palavra convida a despertar do sono e levantar para Cristo iluminar. Ou seja, o despertar e o levantar é nosso. Os cristãos tem que tomar consciência disso: se fizermos a nossa parte, Deus com toda a certeza fará a parte dEle. Deus é fiel (cf. 1Cor 10,13)!
Há um outro grupo de cristãos que ficam totalmente perdidos quando ouvem a Palavra de Deus. Por que? Porque não ouvem constantemente (ou até ouvem, mas não prestam atenção), não leem em suas casas, não refletem, não rezam e não se importam. O que estamos querendo dizer, de forma mais suave, é que há um bando de cristãos que não se alimentam com a Palavra de Deus.
Ora querem ser cristãos nesse mundo, mas sem a força da Palavra de Deus... Isso é impossível! São João evangelista, aquele que deitou no peito de Jesus, que levou Maria para sua casa (para cuidar e ser cuidado por ela), chamado de apóstolo do amor e que teve a revelação do Apocalipse, escreveu em sua primeira carta ao jovens (em outras postagens aprofundaremos o tema da juventude explicando que todos os cristãos, que não são apenas de nome, são jovens):
"Caríssimos, não vos escrevo nenhum mandamento novo, mas sim o mandamento antigo, que recebestes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que acabais de ouvir. Todavia, eu vos escrevo agora um mandamento novo - verdadeiramente novo, nele como em vós, porque as trevas passam e já resplandece a verdadeira luz. Aquele que diz estar na luz, e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos. Filhinhos, eu vos escrevo, porque vossos pecados vos foram perdoados pelo seu nome. Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno. Crianças, eu vos escrevo, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em nós, e vencestes o Maligno." (1Jo 2,7-14)
TODO CRISTÃO QUE OUVE A PALAVRA DE DEUS COMO QUEM A VALORIZA, ESTA PERMANECE NELE E ELE NÃO É MAIS MOLENGA. E SÃO ESTES QUE VENCEM O DEMÔNIO E DÃO TESTEMUNHO DA GRAÇA QUE DEUS OPERA EM NÓS, POR NÓS E ATRAVÉS DE NÓS.
É essa Palavra que dá força e coragem para se levantar contra toda opressão da sociedade, conforme instrução dela mesmo, que ajuda a amar e permanecer na luz. É por essa força do coração que a palavra de Deus gera em cada um de nós, que os cristãos devem ter coragem de não se conformar com este mundo, e dar exemplo com seu sacrifício próprio:
"Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,1-2)
OS CRISTÃOS DEVERIAM SER AQUELES QUE ANUNCIAM E VIVEM O AMOR DE DEUS, QUE É CAPAZ DE CURAR OS TRAUMAS E MEDOS CRIADOS HOJE; DEVERIAM SER AQUELES QUE APAZIGUAM AS RELAÇÕES HUMANAS; DEVERIAM SER AQUELES QUE DÃO EXEMPLO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO JESUS; DEVERIAM SER AQUELES QUE NÃO SE IMPORTAM COM O QUE OS OUTROS PENSAM, MAS QUE CUMPREM A VONTADE DE DEUS, NUMA BUSCA CONTINUA E CONSTANTE.
Há um outro grupo de cristãos que estão sempre pra baixo, tristes, revoltados, nervosos, inquietos, cheios de ódio, com desejo de vingança, sem dar nem pedir perdão, insuportáveis, angustiados, sempre reclamando e presos aos vícios. Além de tudo não reconhecem sua fraqueza.
O problema desses amados por Deus, assim como todos os outros grupos (e ama também aqueles que não são cristãos), não é nem nada disso, não é o pecado, não são as fraquezas; mas o não reconhecer as fraquezas, o não reconhecer os pecados, a máscara de falso cristão.
Para sermos verdadeiros cristãos, fracos e pecadores como nós somos (em outras postagens aprofundaremos o tema da fraqueza dos cristãos), temos que renunciar ao pecado, renunciar a fraqueza, renunciar a mentira, renunciar às mascaras e entregar tudo isso, RECONHECENDO nossa miséria (que é o primeiro passo da renúncia).
"A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma. Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós." (1Jo 1,5-10)
Demos o roteiro com as respostas de cada uma das perguntas que expomos no início da postagem, e a última iremos responder a partir da foto de liberdade abaixo (para não estender muito essa postagem). Abramos os braços para a oração:
"Amado Pai, querido Jesus e doce Espírito Santo, me dirijo a vós nesse momento. Santíssima e augusta trindade, elevo minha oração a vós agora porque é de Ti que eu preciso. Meu Senhor e meu Deus, quero reconhecer as minhas fraquezas, os meus pecados, a minha falta de santidade, a minha preguiça, a minha infidelidade, o meu comodismo, o meu sono espiritual. Quero reconhecer que até hoje verdadeiramente eu estava dormindo na fé, meu Senhor perdoa-me e ajuda-me a mudar.
Eu tomo a iniciativa, inspirado por essa postagem, de levantar, de despertar de todo sono Senhor. Não quero mais ser esse cristão molenga que só sabe reclamar, que não confia em Ti, que não sabe partilhar dos bens e dos dons. Quero me colocar ao Teu serviço Senhor, vem com Tuas mãos santas e puras me levantar de toda sonolência e toda falta de busca. Coloca em mim essa sede ardente, essa fome insaciável da tua presença, esse desejo de me consumir por Ti Jesus, de mergulhar nas riquezas do Teu Espírito Santo, de descobrir os tesouros sagrados da Tua Palavra Pai, que é tua carta de amor para mim.
Quero e peço nesse momento a força do Senhor para agir como um verdadeiro cristão. Quero me despir de toda máscara de falso cristão que está acostumado ou que não conhece Tua Palavra Santa. Quero me lançar no poder do Teu Espírito Santo e me deixar envolver por completo.
Toma conta da minha vida nesse momento Espírito Santo, vem me fazer um cristão forte, porque não quero ser um molenga, não quero ser falso, não quero ser mentiroso, mas quero viver a palavra do Senhor e aplica-la em minha vida. Sei e reconheço, ó querido Espírito Santo, que não consigo traduzir a Tua Palavra em atos, em gestos, em atitudes para a minha vida, mas quero dar liberdade para que o Senhor venha poderosamente moldar a minha alma, renovar meu coração, meus pensamentos, meus sentimentos, tudo o que sou e que tenho, pois já estou consagrado a Ti Espírito Santo (conforme a postagem "Roteiro de consagrações").
Age com poder na minha vida Jesus. Sei que não percebi em minha vida e não enxergo hoje quando o Senhor me arrancou do poder das trevas e me introduziu na Tua luz maravilhosa, me fazendo participante da herança dos santos, mas eu quero isso para a minha vida, eu quero a redenção, eu quero a remissão dos pecados. Eu aceito a tua Salvação Jesus! Eu quero com toda a minha alma viver a alegria da salvação, a alegria verdadeira que brota do Senhor. Eu quero em minha vida a coragem que a Tua palavra me proporciona.
Pai Santo e glorioso, enche a minha vida com teu poder e me dá a graça de ser liberto de todo mal, de todo vício, de todo pecado, de toda palavra impura e suja que alimenta meu coração, porque hoje eu tomo a decisão de me alimentar da Tua palavra, de guarda-la no meu coração, de buscar descobrir os tesouros sagrados que nela estão escondidos, de sair dessa rotina e abandonar esses pensamentos de que tudo vai acontecer sempre da mesma maneira. Ajuda-me Senhor. Estende a tua graça na minha casa, na minha família, no meu trabalho, sobre a vida dos meus amigos, dos meus parentes, dos meus familiares, da minha comunidade e sobre o mundo inteiro. Hoje eu entendi, que como cristão não posso ser egoísta, e quero dar um passo na fé, pedindo a Tua santa graça para todos aqueles que me ofenderam, me humilharam, me machucaram, me feriram e me deram motivos para odiá-los.
Derrama profusa e abundantemente Senhor a tua maravilhosa unção de cura, de milagres, de prodígios e sinais sobre todas essas pessoas. Com essa oração, e nas minhas atitudes, dou o perdão a todos eles, desejando todo bem e toda graça do Senhor; pedindo que o Senhor lhes dê a graça de serem muito felizes.
Te louvo e te adoro por toda essa libertação que acontece em meu interior Pai Santo. Te adoro Jesus por me dar a graça e a oportunidade de ser um novo cristão, que agora toma posse e consciência dessa experiência maravilhosa de estar com minha casa, meu coração, minha vida, edificada na rocha, que é o Senhor mesmo. Te exalto e te glorifico Espírito Santo, pois me renovas, me acolhes, me amas, me curas, me restaura e me dá um novo ânimo para viver e ser livre pela tua ação em minha vida. Glórias para sempre ao Senhor. Aleluia. Amém!"
Assuma esse compromisso de ser um cristão original com os DDD´s, Ambrósio e Grampulino, cantando "Cristão genérico": http://www.youtube.com/watch?v=o2-asLIJRSA
"Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me fiz servo de todos para ganhar o maior número possível. Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, fiz-me como se eu estivesse debaixo da lei, embora o não esteja, a fim de ganhar aqueles que estão debaixo da lei. Para os que não têm lei, fiz-me como se eu não tivesse lei, ainda que eu não esteja isento da lei de Deus - porquanto estou sob a lei de Cristo -, a fim de ganhar os que não têm lei. Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos. E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante." (1Cor 9,19-23)

Que tenhamos a coragem de fazer essa experiência que São Paulo fez, assumindo nosso compromisso de sermos verdadeiros cristãos, fortalecidos e edificados na Palavra de Deus que nos encoraja para sermos testemunhas do Deus que servimos. Esse é o sentido de sermos cristãos: sermos outros cristos para o mundo que carece de pessoas que amam desinteressadamente, como Jesus amou.
Que fique para nós a mensagem do Padre Zezinho,SCJ que nos ensina a essência do cristianismo: http://www.youtube.com/watch?v=NFouZjRoce4

Que Deus nos abençoe e nos liberte de todo espírito de molenguismo e moleza na fé.