quinta-feira

Amar como Jesus amou

A realidade crua de hoje em dia é uma só: as pessoas não se amam mais! Se é que se amaram um dia! Mas por que? Uma frase é comumente dita e repetida por muitos lugares e que muitos de nós sabe e já ouviu muitas vezes: NINGUÉM PODE DAR AQUILO QUE NÃO TEM! Você acredita nessa afirmação?
É bem verdade e não precisamos de argumentos para provar aquilo que está claro, mas podemos parar para pensar e refletir na forma como algumas pessoas estão se esquivando do compromisso de amar, pelo fato de que não tiveram tal privilégio de receber amor.
Se eu não tenho cinquenta reais na carteira (ou guardado em qualquer lugar) não tem como eu te dar cinquenta reais; posso te dar menos ou nada. Se você me pede uma bolsa e eu não tenho, não tem como eu te dar. Eu posso alegar: 'Nunca ninguém me deu uma bolsa e muito menos cinquenta reais, então mesmo se eu tiver, não vou te dar'. Isso se chama mágoa, falta de caridade e falta de vergonha na cara e não outra coisa.
Dizem assim: 'Nunca me fizeram um favor; eu que não vou fazer um favor para você'. 'Minha mãe não me amou, não cuidou de mim, não demonstrou carinho; portanto, não tem como não dar o que não recebi aos meus filhos'. É aí que estes se enganam, pois se você não é retardado e tem um mínimo de consciência das coisas, verá que é possível começar a fazer o bem, a emprestar sem olhar a quem, a amar mesmo que não tenha sido amado. Isso é possível que comece em nós, pois é Deus quem nos capacita.
Santo Tomás de Aquino dizia que amar é querer o bem do outro. É simples! Precisamos nos decidir em querer bem, em desejar o bem, em esperar o bem e rezar pelo bem dos outros, mesmo que esses nos façam mal. Mas também é claro que precisamos de uma experiência com Deus para fazer isso, porque Deus é o amor (cf. 1Jo 4,8).
"Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé". (Gl 6,9-10)
DEUS NÃO UM AMOR, UM TIPO OU UMA ESPÉCIE DE AMOR; ELE NÃO É UM SER FINGIDO, CHEIO DE ÓDIO E DESEJO DE VINGANÇA, REVESTIDO DE BOA APARÊNCIA E CARIDADE, COMO NÓS SOMOS TANTAS VEZES; ELE NÃO É QUALQUER AMOR, MAS A ESSÊNCIA, A FONTE, O PRINCÍPIO E O FIM DO AMOR.
Mas é claro que não é por causa da recompensa que precisamos fazer amar, fazer o bem, pois nos perderemos se ficarmos olhando para o que vamos ganhar; mas porque nós somos seres de amor. Se Deus é amor e nós somos sua imagem e semelhança (cf. Gn 1,26) significa que nós temos em nós daquilo que Deus é, que é amor.
A esse respeito, o maravilhoso São João da Cruz dizia: 'Fomos feitos para o amor'. E nós completamos: feitos pelo amor, para o amor e sem amor não podemos viver. O famoso frei capuchinho que revolucionou a cidade de San Giovani Rotondo pela santidade, radicalidade e loucura por Deus em sua época, São Pio de Pietrelcina, dizia: 'A vida sem amor é pior do que a morte'.
Quantos hoje vivem sem amor, andam de um lado para o outro em busca de amor, amor, amor, ser amado, receber amor, retribuições do amor e vivem frustrados, se enfiando em lugares obscuros, lugares tenebrosos, pecaminosos e sujos onde o amor não pode ser encontrado...
NÃO TEM COMO ENCONTRAR AMOR ONDE ELE NÃO ESTÁ! Mas se Deus é amor e está em todos os lugares, por que não encontramos amor em alguns lugares? Porque as pessoas estão banindo Deus de suas vidas, de suas casas, de suas amizades, de seus relacionamentos, de seus negócios, de seu futuro e de toda a sua vida! E a única coisa que pode impedir a ação do Deus de amor é a liberdade de alguém que não quer esse amor. Isso Deus respeita.
Está tudo certo e tudo bem para nós, se formos pessoas de Deus e quisermos odiar alguns, tratar com desprezo outros SE 'ainda estamos no Antigo Testamento' como tantas seitas e falsas religiões ensinam, pois a lei e mandamento que tínhamos era o de amar quem é amigo e odiar o inimigo. Mas esquecem-se de Jesus, que veio dar um novo significado à palavra amor.
"Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?" (Mt 5,43-46)
E por que toda essa revolução? A lei, os mandamentos e tudo o mais estava incompleto? Não! Mas era necessário leva-los a perfeição...
"Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição". (Mt 5,17)
E quem poderia elevar a pefeição as leis e mandamentos que Deus nos deu senão seu próprio Filho, que é perfeito e santo, como nenhum outro já foi e nem será?! Pois Jesus não pregou e ensinou uma coisa distante, mas elevou os mandamentos e toda a lei à perfeição porque antes de ensinar aos outros, ele vivia e dava exemplos firmes, a partir da sua própria experiência de vida em Deus, com Deus e para Deus, no amor e submissão ao Senhor.
É por isso que podemos aceitar de coração aberto e consciência tranquila o NOVO MANDAMENTO que o Senhor Jesus ensinou aos apóstolo e hoje ensina a nós. Talvez pode ser que tenhamos ouvido, lido ou meditado muito nessa passagem abaixo, mas talvez não tenhamos até agora entendido o sentido profundo que ela nos traz.
"Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros". (Jo 13,34)
ATÉ UM POUCO ATRÁS, NOS CAPÍTULOS ANTERIORES DO EVANGELHO DE MATEUS, JESUS TINHA NOS ENSINADO QUE DEVEMOS AMAR AOS OUTROS, COMO NÓS NOS AMAMOS. É ISSO QUE ELE RESPONDEU AO JOVEM RICO QUANDO FOI QUESTIONADO.
"Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo". (Mt 19,17-19)
Ou seja, se você se ama, se você gosta de você mesmo, se você se curte, é dessa forma, com esse entusiasmo e empolgação de amor-próprio que deve amar aos outros. Mas e quanto aqueles que não se amam, que foram feridos na vida, que tem cicatrizes profundas de falta de amor, de carência, de ansiedade e
um profundo ódio por si mesmo, por tudo e por todos?
Nosso Senhor Jesus Cristo nos pede para amar-nos como ELE nos tem amado, como Ele nos amou. E de que forma Jesus nos amou? Dando a vida por nós. Portanto, amar como Jesus amou é dar a vida pelos outros, como Ele deu.
"Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade". (1Jo 3,16.18)
É fácil e cômodo demais para esse mundo globalizado, pós-moderno e racionalista que vivemos, amar com as palavras e com a língua. Por dentro eu posso estar morrendo de raiva, de ódio, cheio de mágoas e ressentimentos, querendo que você morra e desejando o profundo dos quintos dos infernos para ti, mas posso mentir com as palavras e fingir que está tudo bem, dizendo inclusive que te amo.
É sobre esse tipo de atitude que São João, o discípulo do amor está nos alertando e chamando nossa atenção. Já não basta o mundo amar com fingimento e sempre agir por impulso e interesse. Os que são de Cristo, os verdadeiros e autênticos cristãos, precisam amar com atos e em verdade.
São Paulo também nos chama atenção em sua carta aos Romanos, pois podemos praticar um amor, uma caridade fingida, apenas da boca para fora. Servir a Deus é manter o zelo de amar o bem e rejeitar o mal, com uma decisão firme e consciente. É Deus quem nos ilumina e nos dá a graça de tomar essa resolução!
"Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor". (Rm 12,9-11)
E nos últimos momentos que esteve conosco nessa terra abençoada, Jesus amou os discípulos, amou seus seguidores, nos amou na pessoa de Pedro, Tiago, João, Paulo e os outros, até o máximo que alguém poderia amar. Ele nos deixou o exemplo de amar até o extremo!
"Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou". (Jo 13,1)
E qual foi esse extremo? Foi o fato de nos amar e dar sua vida por nós quando não merecíamos! Isso é amor verdadeiro, assim como o perdão: é verdadeiro quando a pessoa a ser amada (ou perdoada) não merece, mas eu tomo essa decisão, como Jesus o fez por nós.
"Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós". (Rm 5,8)
É justamente por causa disso que Ele pode falar com toda autoridade de quem vive no amor, pelo amor, para o amor, mergulhado na fonte do amor do Pai, revelando seu coração aberto e cheio de amor na cruz, dando sua vida por nós.
"Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos". (Jo 15,9-10.13)
JESUS ERA CONSTANTE NO AMOR PORQUE ELE GUARDAVA OS MANDAMENTOS, QUE SIGNIFICA VIVÊ-LOS NO AMOR, SOB A ÓTICA DO AMOR, PORQUE A FUNÇÃO DOS MANDAMENTOS, DAS LEIS, DECRETOS E DA PALAVRA DO SENHOR É NOS LEVAR PARA O AMOR. SE ISSO NÃO ACONTECER, A LEI FICA VAZIA E SUA VIVÊNCIA TORNA-SE HIPOCRISIA.
São Paulo entendeu isso e traduziu para nós em duas passagens de sua carta aos Coríntios... 
"Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório), quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito! Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais o há de sobrepujar em glória o ministério da justificação! Aliás, sob esse aspecto e em comparação desta glória eminentemente superior, empalidece a glória do primeiro ministério. Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!" (2Cor 3,6-11)
Se um amor transitório já é glorioso, imagina um que é permanente e constante como o de Cristo por nós, e que precisamos aprender a praticar, exercitar e viver em plenitude, pois nunca seremos felizes, nem satisfeitos e nem realizados sem viver esse amor que completa a nossa existência aqui na terra e nos precipita o céu.
Mas também há a exortação à carta aos Romanos, que sela essa ideia e pensamento da lei e do amor (que também exploramos na postagem Lei x Amor que você pode acessar, clicando aqui)...
"A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei." (Rm 13,8.10)
Muitas pessoas, inclusive muitos ateus, não entendem a forma de Deus agir, de como as coisas eram no Antigo Testamento e como se aperfeiçoaram a partir do Novo Testamento, com a pessoa de Jesus, pois não fizeram uma experiência do amor.
Muitos ficam nas leis e regras pensando que conhecem a Deus, que sabem as coisas de Deus, que entendem os mistérios de Deus, que adentraram num nível profundo da sabedoria de Salomão, quem tem uma unção sobrenatural que os ensina todas as coisas e portanto, não tem necessidade que ninguém lhes ensina nada (cf. 1Jo 2,27). Isso é fundamentalismo e não verdade cristã.
VOCÊ QUE PENSA DESSA FORMA PRECISA FAZER UMA EXPERIÊNCIA VERDADEIRA COM O DEUS VIVO, COM O DEUS DE AMOR E MISERICÓRDIA QUE NOS QUER FELIZES. FOMOS FEITOS PARA A ETERNIDADE! NÃO PERMITA QUE AS COISAS TRANSITÓRIAS E ILUSÓRIAS DESSA VIDA TIREM OU ESCONDAM DENTRO DE VOCÊ ESSA ÂNSIA QUE VOCÊ SENTE PELO QUE É ETERNO!
Todos que não nos sentimos amados por Deus, realmente não podemos e não conseguimos amar. Para que possamos amar como Jesus amou é necessário que tenhamos uma experiência com Ele. E isso não é uma coisa complicada pois Deus é grande, eterno e todo-poderoso, mas Ele se faz pequeno e simples para poder estar conosco, para que vivamos com Ele.
Foi capaz de se fazer alimento na Eucaristia (acesse as postagens sobre a Santa Missa para entender melhor, clicando aqui) para entrar dentro do nosso coração em cada Santa Missa e estar em comunhão profunda e íntima de amor com cada ser humano, pois cada hóstia consagrada é feita para se consumir de amor num coração humano, como nos ensina São João Maria Vianney.
Queremos nessa noite pedir a graça do Senhor para que sejamos levados à uma experiência de amor com Jesus Cristo, pois queremos nos revestir dEle para começar ou afervorar nosso amor, para amar como Ele nos ama.
"Antes que viesse a fé, estávamos encerrados sob a vigilância de uma lei, esperando a revelação da fé. Assim a lei se nos tornou pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé. Mas, depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo, porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo". (Gl 3,23-27)
Santa Tereza d´Ávila dizia que quem ama faz sempre comunidade, nunca fica sozinho. É por isso que nos unimos numa comunidade de oração nessa noite para pedir a graça do Senhor.
"Amado Jesus, querido e santo Cordeiro de Deus, quero te adorar e agradecer por tanto amor. Quanta bondade e misericórdia do Senhor ao me dar a graça de compreender, motivado por essa postagem, que eu estou cego, que não estou enxergando as coisas direito, que não compreendo as coisas ao meu redor, que ouço mas não entendo a tua palavra e tua vontade para minha vida.
Me ajuda nesse momento e me toma em suas mãos de amor, suas mãos chagadas, suas mãos poderosas, suas mãos puras, suas mãos perfuradas pelos pregos dos meus pecados, da minha ignorância Senhor e me cura. Não quero mais ser cego, não quero mais ser ignorante, não quero mais ser envolvido por esse véu que não me permite enxergar como o Senhor Jesus. Eu tomo a decisão de romper!
Se quando seu coração foi rasgado na cruz fluiu sangue e água, e quando o Senhor morreu, o véu do templo se rasgou de cima em baixo, estendendo o acesso ao santo dos santos e do céu a todos aqueles que quiserem, o que é esse véuzinho de nada, de pecado e de ignorância que se formou na minha mente e no meu coração para o Senhor!?
Pelo poder do seu sangue, arranca de mim esse véu Senhor, porque eu quero me converter. Quero mudar de vida... Por isso peço que com teu sangue venha renovar todo o meu interior, o meu jeito de pensar, minha mentalidade, meu jeito de falar e de agir, minhas intenções e tudo o que sou. Purifica aquilo que sou Senhor para me transformar naquilo que tu és.
Dou liberdade ao teu Espírito, para agir em minha vida e me dar um novo coração, uma nova face, porque não quero mais ser cheio de mim mesmo ou das coisas do mundo, mas de ti Senhor, do teu Espírito Santo. Eu me esvazio e te peço com o mais vivo fervor da minha alma: VEM ME ENCHER!
Aleluia! Glórias a ti porque me tocas Senhor. Glórias ao teu nome, porque tu és digno, Louvor e adoração ao teu sacrifício de amor, por tua entrega na cruz e sou liberto de todo véu, de todo pecado, de todo mal, porque o Espírito de Deus que me enche coloca em mim a vontade de ser santo. Amém!
Tomo posse da tua graça e do teu poder que repousa sobre minha vida. Te dou graças Pai porque foi do teu agrado manifestar sua bondade e misericórdia a esse pequenino, pecador e verme, que sou. Obrigado Senhor!"
Continuemos nossa oração com a bela canção "Purifica-me" do Tony Allysson: https://www.youtube.com/watch?v=Y7_kr46ucOE
Tomemos posse de toda graça do Senhor, ainda com o Tony Allysson, pois "O véu já foi rasgado": https://www.youtube.com/watch?v=rWcLec3KZUI
Com o Diego Fernandes, supliquemos ao Senhor a graça da conversão, cantando e rezando "Converte-me Senhor": https://www.youtube.com/watch?v=8itjINFfCSA
Já que a noite é dele, selemos nosso encontro com Deus, deixando que o Senhor nos modele em suas mãos de amor, tirando o que não lhe agrada, com a canção ungida "Transforma-me" do Tony Allysson: https://www.youtube.com/watch?v=8flOeKuqOU0
"A medida do amor é amar sem medidas" (Santo Agostinho)
"Amar é doar-se até doer" (Beata Teresa de Calcutá)

Que motivados pelo exemplo desses homens e mulheres que entenderam o que Jesus pediu, possamos também nós, deixar-nos sempre inflamar e contagiar pelo amor de Deus que supera todas as coisas, todas as situações, todos os obstáculos e dificuldades, que parecem ser grandes, mas diante do poder do amor de Cristo em nós, não passam de alimento para nosso amor, pois o que não apaga o fogo de Deus em nós, só o faz crescer.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de amar como Jesus amou.