quinta-feira

Firmes na fé

Amados de Deus, queridos de Cristo, filhos da Santa Igreja, fiéis discípulos do Espírito Santo, servos do Altíssimo, profetas da verdade, missionários do Reino, dispenseiros da graça, colunas de ferro, muros de bronze, trenós trituradores de heresias... Como é lindo ser de Deus! Só quem é de Deus pode dizer como é maravilhoso. Ah, o mundo não conhece, não sabe e não entende o que é isso!
Para incentivar, cativar e influenciar você que está lendo, que talvez nem conheça a Deus, que talvez nem acredite em Deus, que talvez tenha experiências negativas e lembranças doídas no coração e na alma quando o assunto é Deus, e não quer mais saber de Deus, saiba que há um resto de pessoas que vai permanecer firme até o fim (cf. Jl 3,5). Com a Celina Borges, "Eu quero ser de Deus", já proclamamos essa vontade no início desta postagem de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=G-TzMUK4I-8
Maravilhosamente, nesse ano da fé, queremos aprofundar-nos no magnífico dom, presente, tesouro e graça de Deus que é a fé, na vida e na morte. Caso queira acessar as postagens desse blog sobre a fé, busque no lado direito do blog (perto da parte bem inferior) o menu "Eu quero essa formação" e clique em "Fé". Partindo do fato de que você já leu e deu uma aprofundada na fé, motivado por essas postagens, vamos continuar nesta direção, agora buscando a firmeza da fé para permanecermos firmes nela.
O que é estar firme na fé? Como permanecer firme na fé? Por que muitos não conseguem ser constantes na fé? O que fazer para ter a firmeza da fé?
Sabemos que a fé é essencial para vivermos os dias atuais como verdadeiros cristãos. Muitos brincam com a fé, tratando-a como um objeto ou amuleto de superstição para serem bem vistos, para serem respeitados, para terem privilégios, para terem desculpas para serem uns sem vergonhas, para aproveitarem da inocência dos outros, para usarem da boa fé dos mais simples como uma fonte de lucros, etc.
São Paulo, que foi um verdadeiro pai na fé para muitas comunidades, muitas pessoas e grupos, nos dá exemplos riquíssimos e vivos que nos motivam a manter-nos edificados na fortaleza da fé. Em suas cartas, sempre incentivava e queria saber como estava a fé nas comunidades recém formadas. O autor da carta aos Hebreus (parece que influenciado por São Paulo, numa linguagem muito semelhante a dele) nos relata que não agradamos a Deus sem a fé.
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a Ele é necessário que se creia primeiro que Ele existe e que recompensa os que O procuram." (Hb 11,6)  
Então, para que caminhemos até chegar na firmeza da fé, precisamos ter uma fé bem esclarecida no nosso coração. Precisamos crer que a fé é o único meio de se chegar a Deus, de agradá-Lo e de ter as recompensas da fé em nossa vida.
Quando falamos em recompensas da fé, muitas pessoas talvez pensem em bens materiais, riquezas humanas e passageiras, dinheiro e tudo o mais. São poucos os que pensam nos bens espirituais, nas dádivas maravilhosas derramadas para vivermos o Céu na Terra, dos quais tomamos posse exclusivamente pela fé, também são poucos os que pensam na graça de sermos chamados de pessoas que o mundo não é digno, e por isso, termos de passar pelas dificuldades e desertos dessa vida, sendo tratados com indiferença. No entanto, diante de tudo isso, ainda assim temos a força de conseguir permanecendo firmes e edificados em Cristo na força da fé. ISSO É LOUCURA PARA O MUNDO!
Você está preparado para as provas de fé na sua vida? Você está se preparando para tomar posse das grandes e extraordinárias, mas também das pequeninas e das comuns, recompensas que a fé pode trazer para a sua vida? Você está vivendo uma vida de fé inabalável? Você está edificado na fé? Sua fé está esclarecida e entendida no seu coração? Tudo isso são coisas para pensarmos e refletirmos nesse ano especial em que, juntamente com a Santa Igreja e com o Papa Bento XVI, somos lançados nesse universo místico de fé.
Por falar nisso, o tema desta postagem de hoje faz parte do tema da última Jornada Mundial da Juventude  de 2011, que aconteceu em Madri, na Espanha, em que o papa encontrou-se com milhares de jovens e orientou-os, juntamente a toda Igreja, a permanecerem "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!" Aí está o segredo que vamos desdobrar nesta postagem, movidos pela certeza de que precisamos urgentemente estarmos unidos de tal forma com Cristo, que tenhamos raízes profundas de sua presença em nossa vida. Isso é que será força, fundamento e solidez para a nossa fé, não outra coisa!
Irmãos e irmãs, esse blog é aberto e voltado a todas as pessoas, mas hoje, sobretudo àquelas que têm fé em Deus, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, ou seja, para aqueles que acreditam na Santíssima Trindade (mistério de Deus que aprofundaremos em outras postagens). Não tem como alguém sem a fé aprofundar-se nela e permanecer firme na mesma. Da mesma forma, é muito triste quando uma pessoa que tem fé busca aprofundar-se nas coisas do mundo e valores contrários à própria fé.
O mundo em que vivemos hoje deixa muitas pessoas confusas, pois muitos não sabem mais no que acreditar. Alguns já acreditaram em Deus, depois perderam a fé, passaram a acreditar em buda, depois no espiritismo, depois no politeísmo, depois nos deuses do candomblé, depois no satanismo, neo-satanismo, nova era, então passaram para a bruxaria, e por aí vai. Quantas pessoas de fé abandonaram sua convicção e estão hoje muito longe, distantes e perdidas?
Como é triste você ver uma pessoa que durante sua vida inteira viveu sua fé e, num determinado momento da vida, por um motivo ou outro (que muitas vezes não passa de uma bobeira), deixou de viver sua fé... Isso nos faz lembrar do rei Salomão, o rei da saberia, como nunca houve igual e nem haverá na história da humanidade. Ele viveu praticamente a vida inteira nos caminhos de Deus numa fé firme, forjada, edificada na graça de Deus, confiante no amor e na misericórdia do Senhor. Num determinado momento de sua vida, por causa de suas inúmeras mulheres (já que era muito mulherengo) afastou-se de Deus, perdeu a direção e seu coração já não era todo do Senhor (cf. 1Rs 11,1-13).
SALOMÃO ERA UMA PESSOA VELHA DE FÉ, EXPERIMENTADA NO CAMINHO DE DEUS, E, MESMO ASSIM, CAIU EM PECADO POR SEU AMOR EXAGERADO ÀS MULHERES. EMBORA ESTANDO EDIFICADO NO TRONO DE SEU PAI DAVI, SEU CORAÇÃO FICOU PERVERTIDO, POIS DEIXOU LEVAR-SE PELAS PAIXÕES PASSAGEIRAS.
Se isso aconteceu com um rei, com um homem que desde criança era instruído na lei, fortalecido (apesar do pecado de seu pai em tomar Betsabé como mulher, antes do nascimento de Salomão), o que pode acontecer e está acontecendo conosco, que não passamos de pobres pecadores, ignorantes e não temos a formação e o temor que tinham o povo de antigamente? É claro que quanto mais elevado for o cargo, maior o conhecimento, maior a culpa por cair no pecado. Mas, quantos estão sendo abalados por pouca coisa, por coisas simples?
Muitos cristãos estão adormecidos na fé, não progridem, não evoluem em sua vida espiritual, em sua oração, não dão passos na fé, não avançam para águas mais profundas, não têm firmeza e deixam-se levar por qualquer coisa, para todos os lados possíveis, para todo lugar, em quaisquer momentos da vida, basta uma decepção ou um desentendimento.
ESTA GERAÇÃO DE HOMENS E MULHERES QUE ESTÁ SENDO FORMADA ATUALMENTE, NÃO TEM FIRMEZA ALGUMA NA FÉ. NÃO TEM EXPERIÊNCIAS COM DEUS, NÃO CONHECE A JESUS CRISTO, NÃO EXPERIMENTOU QUÃO SUAVE É O SENHOR, NÃO SENTIU A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO DE DEUS, TEM CONHECIMENTO NENHUM DE DEUS NA PRÁTICA.
São Tiago, o apóstolo da sabedoria de Deus, começa sua carta escrevendo sobre a paciência nas tribulações, ou seja, da verdadeira firmeza na fé, que precisamos aprender e aplicar em nosso viver. Deixemo-nos formar por esses escritos, que mais parecerão loucura do que direção espiritual:
"Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas, é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma. Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser-lhe-a dada. Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação, porque o homem que vacila assemelha-se à onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro. Não pense, portanto, que tal homem alcançará alguma coisa do Senhor, pois é um homem irresoluto, inconstante em todo o seu proceder." (Tg 1,2-8)
Veja que os ensinamentos de São Tiago são atuais e novos para nós, e servem para diversos cristãos. Ele diz que uma pessoa sem firmeza na fé não alcança coisa alguma de Deus. Aqui temos uma resposta maravilhosa para nossos questionamentos mais profundos. Quer alcançar alguma coisa, um favor, uma graça especial de Deus? Você precisa estar firme na fé! Você quer estar firme na fé? Esteja enraizado e edificado em Cristo. Você quer estar enraizado e edificado em Cristo?
É necessário uma busca constante e perseverança fiel. É preciso que tenhamos fortaleza espiritual para sustentarmos os combates espirituais e manter-nos com os olhos abertos, conscientes das lutas que travamos, mas também com os pés no chão, mantendo a sanidade humana e a loucura da fé. É como um jogo de cintura, equilíbrio e crer sem ver. 
Saber o que tem que ser feito, talvez nós até saibamos, mas fazer é que muitas vezes tem prendido as pessoas de Deus no medo, na falta de coragem, na covardia. O papa Leão XXIII dizia que "a maldade dos maus se alimenta da covardia dos bons". Isso é sinal de que, além de estarmos firmes na fé coisíssima nenhuma, não temos tido, ao menos, uma fé verdadeira no Reino de Deus que acontece não em palavras (cf. 1Cor 4,20), mas em atos e verdade, no amor (cf. 1Jo 3,18).
O negócio para permanecermos firmes na fé é estar e ficar, como é proclamado a cada santa missa: "Em Cristo, com Cristo e por Cristo!" Eis o maior segredo para alcançarmos essa graça maravilhosa! Aprendamos com o grande São Paulo:
"Como (de nossa pregação) recebestes o Senhor Jesus Cristo, vivei n'Ele, enraizados e edificados n'Ele, inabaláveis na fé em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão! Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo. Pois n'Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade." (Fl 2,6-9)
Acontece que a fé é como o amor, como a maioria das coisas que são alimentadas por nós dentro dos nossos corações, ou seja, é uma coisa que precisa ser alimentada para crescer, dar frutos, chegar à sua maturidade e morrer. A fé morre se não é alimentada. Se você fizer uma análise de sua vida, de sua fé e da forma como você tem vivido, o que você diria a si mesmo? Está bastante avançado ou está bem atrasado, está a muito ou pouco tempo? Tem ou não tem experiência? Entende os mistérios da fé? Está firme na fé?
Parece que nossas respostas têm sempre a mesma resposta nesse blog, não é mesmo? Mas não é isso, logo o que precisamos é a essência de Deus para nos sustentar e nos levar a vivenciarmos aquilo que professamos, que cremos, que nos esforçamos por viver na graça de Deus. Portanto, como também para outras coisas, a presença de Deus, as Sagradas Escrituras, a confiança cega e absoluta na providência do Senhor nos dará a graça de termos, de forma bem palpável, a firmeza da fé!
Você já deve imaginar que reservamos as últimas linhas e a última imagem para que esta nos remeta à oração. É exatamente nesta finalidade que somos convocados. Mesmo diante das piores tempestades e desesperos, que possamos tornar-nos pessoas cada vez mais firmes na fé, enraizadas e edificadas em Cristo Jesus.
Vamos nos lançar em oração sem pensar nas consequências, ou melhor, crendo nas recompensas e naquilo que Deus vai fazer na nossa vida com essa oração a partir da nossa fé:
"Senhor Jesus, lendo e refletindo nesta postagem, eu cheguei à conclusão de que eu não estou firme na fé, aliás, estou fraco e muito fraco. Muitas vezes tenho cambaleado, tenho me desesperado, tenho me irritado, tenho me incomodado, tenho me deixado levar pelo momento, tenho tido vontade de jogar para o alto tudo o que me motiva e que me levou a ter bons valores na minha vida. Senhor, talvez eu não tenha uma fé esclarecida, mas eu creio em Ti, Jesus. Ilumina meu coração e minha fé para que eu comece a enxergar com Teus  olhos a miséria da fé e da vida que levo, porque eu não tenho procurado sustento na oração, nem na Tua graça, mas tenho buscado, erroneamente, o que eu acho certo e importante. Senhor, muda meus valores, meus conceitos, minha inteligência; toca minha mente e transforma meu modo de pensar mesquinho, que não está ajustado, não está moldado na fé. E ainda mais, eu tenho extrapolado muito no meu jeito de ser e de viver, e assim eu me sinto envergonhado muitas vezes diante da Tua presença, diante das pessoas e diante de mim mesmo, pois fico me sentindo como se não tivesse fé. Do que vale dizer que eu tenho fé, ou professar a minha fé, quando, nas horas que mais preciso, volto atrás e não tenho a coragem da fé para ser firme em Cristo? Eu quero, preciso e peço essa firmeza para minha vida, Senhor.
Sei que, em outras palavras, ser firme significa o contrário de ser doente, instável, irresoluto; ou seja, eu quero uma fé saudável, uma fé sadia, uma fé estável. Movido por esta decisão, esta resolução (que tomo agora em meu coração e quero reafirmar sempre que for preciso) vou ser uma pessoa forte em Ti, meu Deus. No entanto, nem isso eu consigo, Senhor. Assumo e reconheço as minhas fraquezas, as minhas incapacidades, as minhas misérias, os meus pecados, a minha falta de oração, a minha falta de comunhão conTigo, a minha falta de aprofundamento na Tua Palavra Santa, a minha falta de busca da santidade, a minha falta de testemunho, a minha ignorância religiosa, a minha tristeza de não conseguir dar passos na fé. Mas, eu também sei que são por dois motivos que eu sou assim: pela minha vontade enfraquecida pelo pecado/comodismo/acomodamento e pela falta de luta contra o que me afasta de Ti, meu mado Senhor. Sei que não consigo sozinho e que eu preciso da força do Senhor na minha vida. 
Vem Espírito Santo de Deus, Tu que és a força de Deus no meu coração. Leva-me a aprofundar-me na minha fé, leva-me a dar passos concretos na fé, para não mais voltar atrás, leva-me a esta firmeza conTosco, Espírito Santo. Quero me deixar guiar e conduzir por Ti. Quero me deixar levar pelo vento impetuoso do Teu amor para onde quiseres. Quero me deixar fortalecer por Ti neste momento. Vem me encher, transbordar e transformar minha vida. Vem me santificar, me dar a Tua firmeza, resolução, santidade, graça, unção e poder. Sem a Tua presença, eu nada posso. Sem a Tua ação, eu sou capaz de nada, mas conTigo eu posso ir mais longe, avançar e expandir os horizontes da minha fé, até onde ela me levar e até no ponto ela me fizer chegar. Eu quero Espírito Santo, eu tomo posse, eu agradeço.
Pai Santo, como é bom ser sustentado por Ti. Declaro a minha dependência e minha vitória pela Tua graça e pela Tua ação maravilhosa em mim. Glórias para sempre sejam dadas ao Senhor, no céu, na terra e até mesmo nos infernos, perante a manifestação e o derramamento do Teu amor e do Teu poder. Sejas engrandecido, ó Deus da minha vida. Senhor da minha história e Deus da minha alegria, Te adoro e Te louvo de todo o coração e toda a alma. Eu Te amo, Jesus, Te glorifico, Espírito Santo, Te enalteço, Pai, com minhas palavras e muito mais. A partir de hoje, quero Te honrar com essa viva e firme decisão que o Senhor coloca em meu coração. Amém. Aleluia! Louvado sejas Tu, Senhor! Bendito sejas eternamente."
Continue sua súplica com essa canção do Eugênio, e peça ao Senhor a renovação e o fortalecimento do dom da fé no seu coração para que essa fé seja multiplicada e traduzida em obras. Com o Eugênio Jorge, nós pedimos "Meu Senhor e meu Deus": http://www.youtube.com/watch?v=yK4u2taPbt0
"Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; vou cantar e salmodiar. Desperta-te, ó minha alma; despertai-vos, harpa e cítara; quero acordar a aurora. Entre os povos, Senhor, vos louvarei salmodiarei a Vós entre as nações, porque acima dos céus se eleva a vossa misericórdia, e até as nuvens a vossa fidelidade. Resplandecei, ó Deus, nas alturas dos céus, e brilhe a vossa glória sobre a terra inteira. Para ficarem livres vossos amigos, ajudai-nos com vossa mão, ouvi-nos." (Sl 107,2-7)

Que maravilhoso é estar firme na rocha que é Jesus. Que bom é estar firme na graça de Deus, firme na fé, nesta estrutura espiritual. Que o Santo Espírito de Deus nos dê a graça de permanecermos constantes e inabaláveis, pois não é por mérito nosso, mas por pura bondade e misericórdia do Senhor que o conseguimos. Como não nos alegrar em seu amor, louvar, cantar a salmodiar de todo o nosso coração a esse Deus Santo? Eu quero! E você?

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de permanecermos firmes na fé, independente do que aconteça em nossas vidas.