quinta-feira

Deixa Deus te defender

Como é bom deixar-nos conduzir pelo Espírito Santo de Deus. A partir de uma experiência com o fogo do amor de Deus, somos levados a experimentar aquilo de mais extraordinário que os santos experimentaram, que os mártires sentiram e que queima na alma de todos aqueles que se abrem à experiência poderosa do amor de Deus.
Queremos começar nessa noite gelada cantando com o maravilhoso cantor católico dos EUA, Matt Maher, a canção "Burning in my soul" para que nossa alma seja inflamada pelo poder do Espírito Santo: http://www.youtube.com/watch?v=MGykYvgQAQI (aproveite para estudar um pouco inglês vendo a tradução desse belíssima canção).
Hoje vamos refletir sobre um tema que muitos e muitos homens e mulheres que acreditam em Deus, que seguem Jesus Cristo, que têm a audácia de serem cristãos no século XXI estão precisando saber e tomar consciência para largar de serem tão bestas. É verdade! Muitos estão piores do que as antas, como dizia o Padre Léo,SCJ, pois não vivem e nem entendem sua fé. Estão professando uma fé falsa!
Será importante para todos aqueles que sentem-se como nessa primeira imagem, acima, ou na segunda imagem, abaixo. Seja o que quer que seja que está te atacando, que está te acusando, que está apontando o dedo para você e fazendo você sentir-se menor, temos um maravilhoso conselho para te dar nessa noite: DEIXA DEUS TE DEFENDER!
O que é deixar Deus me defender? Por acaso não estou deixando? Como fazer isso? Me defender do que ou de quem? Essas e outras perguntas relacionadas que trazem dúvidas ao nosso coração serão respondidas, indicando-nos uma segura direção para caminharmos com nosso Deus.
Quando nosso Senhor Jesus Cristo preparava os discípulos para sua Paixão, com os últimos conselhos e orientações, momento entre a última Ceia e a traição de Judas Iscariotes, dizendo que Ele voltaria para o Pai, Ele falou sobre uma coisa importantíssima que precisamos retomar para compreendermos melhor, principalmente para darmos o pontapé inicial dessa postagem:
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito". (Jo 14,15-17.26)
Aqueles que amam a Cristo têm como regra de vida, caso queiram agradar ao seu Senhor, a vivência e a guarda dos mandamentos. A promessa que Jesus faz sobre seu rogo ao Pai é dirigida para esses que O amam. É por isso que a oração que a Igreja Católica faz e recomenda a seus filhos fazerem, pedindo o Espírito Santo, diz expressamente: 'Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos FIÉIS, com a luz do Espírito Santo...'.
Em outras palavras, o Espírito Santo é invocado sobre a vida dos fiéis, isto é, o povo de Deus batizado, mas também àqueles que buscam ser fiéis ao Senhor, como Ele mesmo é fiel (cf. 1Cor 10,13). Para esses, a Igreja Católica e nosso Senhor Jesus Cristo pedem ao Pai o Espírito Santo que Jesus trata nesse texto como Paráclito.
Essa palavra Paráclito, traduzida do grego (língua em que o Novo Testamento foi escrito), significa aquele que consola, conforta, encoraja, reanima, que faz reviver; aquele que intercede em nosso favor, como num julgamento. Em outras palavras, Jesus chama o Espírito Santo de advogado. Essa é uma função que o Espírito Santo realiza com maestria.
No capítulo 15 do mesmo Evangelho de São João, nosso Salvador continua falando sobre o Paráclito, explicando que Ele procede do Pai e dá testemunho d'Ele:
"Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim". (Jo 15,26)
No capítulo 16 além de retomar o termo paráclito, dizendo que Ele precisaria ir para o Paráclito vir, Jesus ensina a forma que o Espírito Santo age e o que Ele vem fazer e advogar:
"Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado. Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará". (Jo 16,7-14)
O NOSSO ADVOGADO ESPÍRITO SANTO NOS CONVENCE SOBRE O PECADO QUE É NÃO CRER EM JESUS, SOBRE A JUSTIÇA PERFEITA QUE É NOSSO SENHOR AO LADO DO PAI E A FÉ QUE PRECISA FICAR ACESA NO NOSSO CORAÇÃO MESMO SEM O VERMOS E SOBRE A CONDENAÇÃO DO DEMÔNIO, QUE É O ÚNICO SER QUE NÃO TEM ARREPENDIMENTO E JÁ ESTÁ JULGADO.
Com essa profunda explicação podemos aprender muitas coisas. Precisamos crer em Cristo e sermos justos porque mesmo sem ver, temos em nosso coração a certeza da fé. Quem atesta isso ao nosso espírito é o Espírito Santo. O terceiro ponto é uma esperança para nós e uma certeza a respeito do julgamento, pois até a nossa morte temos como nos arrepender e pedir a proteção do Espírito Santo, mas o demônio é um derrotado, não tem poder nenhum nas nossas vidas e nem chance de se reconciliar com Deus!
O Espírito da Verdade nos ensinará todas as coisas e nos anunciará sempre aquilo que vai acontecer, dando glórias ao Senhor Jesus em nós. O Paráclito nos testemunha Jesus! Essas são as promessas de Cristo e sua clara ação. Além de nos confortar, nos consolar, nos encorajar, nos reanimar, fazer-nos reviver pelo seu poder e sua glória, o Espírito de Deus é nosso intercessor, nosso advogado pessoal.
Se você prestou atenção nos trechos bíblicos que citamos acima, você deve ter percebido que quando Jesus falou sobre o Paráclito, Ele disse que enviaria OUTRO Paráclito. Por que Jesus disse? Por acaso, existe outro advogado, outro defensor? É claro! É Ele mesmo: nosso Senhor Jesus Cristo também é nosso advogado.
Isso é amplamente atestado na Bíblia Sagrada. O mesmo São João evangelista que transcreve o discurso de Jesus falando do Espírito Santo como nosso advogado, nos ensina em sua primeira carta que nosso Senhor Jesus Cristo também é nosso Paráclito.
"Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu". (1Jo 2,1-6)
Nesse capítulo 2 da sua primeira carta, São João retoma as palavras de Cristo na Última Ceia, pois se lermos esse capítulo inteiro, veremos disposto o ensinamento de Cristo que o Espírito Santo o lembrou, pois ele fala sobre a guarda dos mandamentos, sobre pecado, justiça e juízo, a mesma coisa e as mesmas palavras que Jesus disse.
Mas agora, o nosso Paráclito, descrito aqui como intercessor, já que nos defende caso venhamos a pecar, é o próprio Jesus Cristo. É Ele quem nos defende junto ao Pai!
No Evangelho de São Lucas, vemos que o demônio entrou em Judas, pois este tinha muitas brechas.
"Os príncipes dos sacerdotes e os escribas buscavam um meio de matar Jesus, mas temiam o povo. Entretanto, Satanás entrou em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, um dos Doze. Judas foi procurar os príncipes dos sacerdotes e os oficiais para se entender com eles sobre o modo de lho entregar". (Lc 22,2-4)
E teria entrado também em Pedro, caso Jesus não tivesse intercedido por ele. Nesse mesmo versículo temos a confirmação e a certeza que Pedro foi constituído o primeiro papa, designado para confirmar seus irmãos na fé e interceder por eles como Jesus fez:
"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos". (Lc 22,31-32)
JESUS INTERCEDE POR NÓS, NOS DEFENDE, NOS PROTEGE, NOS DÁ SEGURANÇA E NOS CONFIRMA NA FÉ, ASSIM COMO FEZ COM SÃO PEDRO, PARA QUE POSSAMOS PROGREDIR EM SUA GRAÇA E DAR PASSOS CERTEIROS EM SUA DIREÇÃO. ELE É A NOSSA PROTEÇÃO E A NOSSA SEGURANÇA!
Mas aqui pode surgir uma dúvida: se Jesus expia nossos pecados e os pecados do mundo inteiro com seu sangue redentor, obra de justiça que o seu próprio Sangue clama por nós, porque Ele precisa interceder junto ao Pai por nós? É o mesmo São João que vai nos responder essa questão, agora no livro da revelação que Deus lhe deu a graça de escrever.
"Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos. Eu ouvi no céu uma voz forte que dizia: Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus. Mas estes venceram-no por causa do sangue do Cordeiro e de seu eloquente testemunho. Desprezaram a vida até aceitar a morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e todos que aí habitais. Mas, ó terra e mar, cuidado! Porque o Demônio desceu para vós, cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta. O Dragão, vendo que fora precipitado na terra, perseguiu a Mulher que dera à luz o Menino. Mas à Mulher foram dadas duas asas de grande águia, a fim de voar para o deserto, para o lugar de seu retiro, onde é alimentada por um tempo, dois tempos e a metade de um tempo, fora do alcance da cabeça da Serpente. A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir. A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara. Este, então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus". (Ap 12,7-17)
Que belíssima e esclarecedora revelação. Só Deus pode mostrar mistérios tão profundos do que passou, do que está se passando e do que ainda vai se passar. Não nos esqueçamos que o êxtase que São João teve com certeza foi proporcionado pelo Espírito Santo (cf. Ap 1,10) cumprindo o que Jesus disse que o Espírito Santo nos revelaria as coisas do futuro.
Nessa passagem do Apocalipse temos a revelação de mais dois intercessores e defensores que nos protegem e nos ajudam: Miguel (que é São Miguel Arcanjo, o príncipe dos anjos do Senhor) e a Mulher (a Virgem Maria, que protegeu Jesus no seu ventre salvando-O dos ataques do demônio no Egito e protege também todos os que guardam os mandamentos e têm o testemunho de Jesus, ou seja, sua descendência pela graça de Deus).
Pode ser que restassem dúvidas sobre isso que a Bíblia nos atesta, sobre Nossa Senhora e São Miguel também serem nossos intercessores, é por isso que a Santa Igreja Católica nos forma com sua doutrina e com seus ensinamentos, como mãe e mestra (cf. Carta Encíclica 'Mater et Magistra' do querido papa João XXIII, que será canonizado em breve - em outras postagens aprofundaremos esse tema).
Na oração 'Salve Rainha', que todo católico autêntico reza todos os dias, saudamos Maria como nossa advogada: '(...) Eia, pois, advogada nossa (...)'. Na ladainha de Nossa Senhora, também encontramos esses título veneráveis de Maria: 'Consoladora dos aflitos. Auxílio dos cristãos'. É por esse motivo que pedimos sua intercessão, pois ela verdadeiramente intercede por nós. Jesus é nossa advogada junto ao Pai, enquanto que Maria é nossa advogada junto a Jesus.
Sobre São Miguel Arcanjo, na ladainha que recitamos, temos a expressão: 'São Miguel, nosso advogado.' Nesse sentido, a Santa Igreja também nos ensina que nosso Anjo da Guarda também é nosso advogado. Na ladainho do Anjo da Guarda, temos a expressão: 'Anjo do céu, quem intercede por mim.'
PORTANTO, COM OS ENSINAMENTOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS E DA SAGRADA TRADIÇÃO DA SANTA IGREJA CATÓLICA TEMOS A CERTEZA DE QUE CADA PESSOA TEM CINCO PARÁCLITOS, QUE INTERCEDEM, QUE PROTEGEM, QUE ADVOGAM A CAUSA EM NOSSO FAVOR: JESUS, O ESPÍRITO SANTO, NOSSA SENHORA, SÃO MIGUEL ARCANJO E NOSSO ANJO DA GUARDA.
Para quê precisamos de tantos advogados? Nessa passagem do livro do Apocalipse percebemos que há uma luta no céu. São Miguel e os anjos de Deus lutaram contra satanás e seus demônios que foram precipitados do céu. Sendo expulsos do paraíso, os demônios inauguraram o inferno (tema que refletiremos em outras postagens).
Mas nesse contexto há um detalhe fundamental para entendermos porque precisamos de tantos advogados: O DEMÔNIO É O ACUSADOR! ELE NOS ACUSA DIA E NOITE DIANTE DE DEUS! A FUNÇÃO E O PRINCIPAL TRABALHO DO DEMÔNIO, ALÉM DE NOS TENTAR, É NOS ACUSAR E LEVAR NOSSOS PECADOS DIANTE DO CONHECIMENTO DE DEUS!
Precisamos entrar no contexto teológico para podermos entender nesse momento uma coisa fundamental que pode esclarecer nosso conhecimento sobre Deus (por isso a marcação dessa postagem é Conhecer a Deus, recomendamos a você ler a outra postagem sobre o mesmo tema).
O Padre Léo,SCJ ensinava que Deus é bom, santo e puro e nada do que é mal, pecado ou impuro chega a Ele ou procede dEle. Portanto, Deus não sabe do nosso pecado. É por isso que olha nosso coração e nos trata como se não tivéssemos pecado, porque Ele não consegue enxergar o pecado em nós.
Quando pecamos, o demônio, que observa tudo o que fazemos, para onde olhamos, o que falamos, a forma como agimos (ele só não sabe o que pensamos, mas tem uma ideia por causa das vezes que expomos nossos pensamentos), focando principalmente nossos pecados, anota tudo o que fazemos e o que expomos de errado no nosso cotidiano. Então ele vai fazer seu ofício: como o pecado não chega a Deus e Ele não conhece nosso pecado, o demônio nos faz o favor maldito de apresentar nosso pecado diante de Deus!
Por isso, um dos motivos pelo qual, quando rezamos e não somos atendidos, é esse, porque o demônio nos acusa e dá pleno enfoque ao nosso pecado. Por exemplo: na oração do Pai Nosso pedimos para Deus nos perdoar porque pecamos, mas nós não perdoamos nosso irmão. Então o demônio apresenta diante de Deus que nós não perdoamos nosso irmão. Por esse motivo Deus não nos perdoa, porque Ele é misericordioso, mas também é justo. Foi por isso que Jesus ensinou sobre o perdão (cf. Mt 18,21-35), concluindo com esse versículo:
"Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração". (Mt 18,35)
Significa que Deus não pode perdoar quem não perdoa seu irmão, o demônio acusa essa pessoa diante de Deus; da mesma forma, com relação aos outros e com relação a qualquer pecado.
Algumas pessoas hoje em dia estão trabalhando como empregados e fazendo muito bem o papel do demônio. E perceba que satanás tem um salário gigantesco para essas pessoas. O PARAÍSO DO DEMÔNIO, O INFERNO, JÁ ESTÁ SENDO DADO PARA PAGAR A DÍVIDA QUE ELE TEM COM ESSAS PESSOAS QUE TRABALHAM PARA ELE. Quase que o demônio fica sem serviço hoje em dia. O próprio homem e mulher se tentam entre si para caírem em pecado e se acusam diante de Deus.
Quantos cristãos se levantam uns contra outros, acusam-se, brigam entre si por motivos tão bobos, são capazes de morrer por coisas banais e ainda tem a cara de pau de dizerem que são cristãos. Isso é uma corja desgraçada que causa desgosto e profana o nome santo de Jesus Cristo, pois ao invés de dar testemunho, dão contratestemunho. E não pense que isso é coisa que cristão que começaram a caminhar hoje, mas é coisa de gente que já conhece tudo sobre Deus, mas não vive Deus!
PARE DE SER BESTA MEU QUERIDO E MINHA QUERIDA, CASO VOCÊ ESTEJA TRABALHANDO PARA O DEMÔNIO, ACUSANDO SEU IRMÃO E QUERENDO SE JUSTIFICAR DIANTE DE DEUS. DEUS NÃO SE DEIXA LEVAR PELA ACEPÇÃO DE PESSOAS! ANTES DE JULGAR OU ACUSAR SEU IRMÃO, TIRE A TRAVE QUE ESTÁ NO SEU OLHO.
É Jesus quem nos ensina:
"Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão". (Mt 5,1-5)
Esses empregados do demônio podem ser comparados exatamente com aquele fariseu, na parábola que Jesus conta sobre o fariseu e o publicano (cf. Lc 18,9-14). O fariseu acusa outros homens, citando os pecados do publicano que estava na porta, se protege diante de Deus e ao invés de aproveitar seu momento com Deus para falar alguma coisa que prestasse só fez coisas erradas.
Precisamos aprender uma coisa urgentemente: Quem é de Deus não se defende! Infelizmente, por influência dos fariseus de hoje e da cultura moderna, as pessoas estão querendo se justificar dos seus pecados diante de Deus (todos relativizados, como se nada fosse errado) e ocupam o lugar dos nossos advogados, os paráclitos que o Senhor designou para defender nossas causas.
Aliás, a causa principal, para que Jesus possa nos defender é assumirmos nossos pecados e reconhecermos nossa miséria, nossa necessidade um advogado que nos defenda até de nós mesmos. É isso que São João ensina:
"Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós". (1Jo 1,8-10)
O PRINCIPAL QUE PRECISAMOS FAZER PARA TERMOS NOSSA CAUSA DEFENDIDA PELOS PARÁCLITOS QUE ESTÃO NO CÉU, É RECONHECERMOS NOSSOS PECADOS, NOSSOS ERROS, NOSSAS FRAQUEZAS, PEDIRMOS SEU AUXÍLIO, CONFIARMOS EM SUA PROTEÇÃO E DEIXARMOS QUE ELES NOS PROTEJAM.
Não caia na hipocrisia de tentar se defender. Pode ser que Deus te inspire e te use para defender outras pessoas, e que use outras pessoas para te defender, para nunca tentando se justificar ou querendo se defender. É por esse motivo que Jesus disse no sermão da montanha:
"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós". (Mt 5,10-12)
A recompensa é garantida para aqueles que sofrem, que são perseguidos, que são acusados, que são caluniados, que são ultrajados, que são humilhados, que são martirizados, que são escarnecidos, mas não se defendem. Se Deus quiser, num momento ou em outro, vai levantar e inspirar alguma pessoa para defender essa causa. Caso contrário, o correto é confiarmos em Deus, reconhecermos nossa miséria e deixar Ele nos defender.
Pode parecer estranho, mas temos que dizer isso também: seja diante de Deus ou diante dos homens, independente se sejam homens ou o demônio que nos acusa, seja verdade ou não, aquele que suporta todas essas coisas e confia na defesa do céu, deixando que os cinco advogados nos defenda, este está vivendo o Céu na Terra!
Isso é atestado ainda mais com a Palavra de Jesus:
"E sereis odiados de todos por causa de meu nome. Mas o que perseverar até o fim será salvo". (Mc 13,13)
Isso significa que esse é o caminho que Jesus quer que sigamos. Deixando Ele nos defender, no tempo que Ele preferir, estamos sendo justos, estamos guardando os mandamentos, estamos carregando o testemunho de Jesus, estamos sendo da descendência da mulher, estamos convencidos pelo Espírito Santo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Em outras palavras, estamos vivendo a mais pura santidade, a vontade de Deus!
Para encerrarmos com um maravilhoso exemplo de uma pessoa que tanto agradou o coração de Deus, que foi chamado "Homem do coração de Deus" queremos deixar um roteiro para seguirmos e imitarmos, para que também nós sejamos homens e mulheres do coração de Deus.
"Quando o rei chegou a Baurim, apareceu um homem da família da casa de Saul, chamado Semei, filho de Gera, o qual ia proferindo maldições enquanto andava. Atirava pedras contra o rei Davi e contra todos os seus servos, embora todo o exército e todos os guerreiros valentes se encontrassem à direita e à esquerda do rei. E o amaldiçoava, dizendo: Vai-te, vai-te embora, homem sanguinário e celerado. O Senhor faz cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpaste; o Senhor entregou o reino ao teu filho Absalão. Eis-te oprimido de males, homem sanguinário que és! Então Abisai, filho de Sarvia, disse ao rei: Por que insulta esse cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar, vou cortar-lhe a cabeça. Que nos importa, filho de Sarvia?, respondeu Davi. Deixa-o amaldiçoar. Se o Senhor lhe ordenou que me amaldiçoasse, quem poderia dizer-lhe: por que fazes isso? E Davi disse a Abisai e à sua gente: Vede: se meu filho, fruto de minhas entranhas, conspira contra a minha vida, quanto mais agora esse benjaminita? Deixai-o amaldiçoar, se o Senhor lho ordenou. Talvez o Senhor considere a minha aflição e me dê agora bens por esses ultrajes. Davi e seus homens retomaram o seu caminho, mas Semei ia ao longo da montanha, ao lado dele, vomitando injúrias, atirando-lhe pedras e espalhando poeira pelo ar. O rei e toda a sua tropa chegaram extenuados a... onde descansaram". (2Sm 16,5-14)
Que a exemplo de Davi, mesmo se as pessoas se levantarem contra nós e fazerem a mesma coisa que Semei fez com ele, que aprendamos a não nos defender, exercitando na prática o que aprendemos nessa postagem.
Vamos nos abrir a graça de Deus, reconhecer a nossa miséria e pedir a defensoria dos nossos advogados dados de presente pelo amor do nosso Deus:
"Pai amado, quero reconhecer hoje os meus pecados diante da Tua presença santa. Sei que não tenho sido santo em todas as minhas ações, tenho dificuldade em muitas coisas na minha vida e não consigo viver a santidade, a pureza, a essência da Tua palavra poderosa. Quero dizer, meu pai amado, que eu sou fraco e a única coisa que eu sei fazer bem é pecar. Não consigo ser fiel, não consigo ser constante na oração, julgo as pessoas, acuso meus irmãos. Muitas vezes eu tenho me encaixado no perfil desses empregados do demônio que acusam os irmãos, mas eu não quero mais ser isso meu Senhor e meu Deus. Ajuda-me Senhor! Eu clamo a tua presença e a tua misericórdia infinita. Vem me ajudar a ser diferente, pois eu não quero mais tentar tirar a palha que está no olho do meu irmão enquanto tem essa trave gigantesca no meu olho, isto é, não quero acusar e nem julgar ninguém pois eu não sou santo e não sou perfeito.
Por isso quero me apresentar todo e por inteiro diante de Ti Senhor. Me apresentando e reconhecendo a minha fraqueza quero Te pedir perdão por tudo o que já fiz, pelo que estou fazendo da minha vida e pelo que estou planejando a fazer. Derrama sobre mim teu amor e envia teu Espírito defensor, o Paráclito prometido pois não sei nem rezar como convém nem pedir as coisas direito. Derrama Espírito Santo de Deus, em minha vida, a tua sabedoria, a tua graça e tua unção e vem me ajudar, intercedendo em mim com teus gemidos inefáveis, pedindo aquilo que não sei pedir ao Senhor. 
Entrego a minha causa em tuas mãos chagadas meu amado Jesus. Tudo o que tenho e que sou entrego hoje, livre e espontaneamente ao Senhor. Quero consagrar e ofertar meu viver na tua presença. Trago meus pecados, meus erros e todo mal que causei aqui, aos pés da tua cruz, para suplicar: lava-me com teu sangue de todo pecado e de toda consequência do pecado. Purifica-me e me lava Senhor. Eu preciso ser lavado e purificado no teu sangue santíssimo. Eu quero ser reconciliado com o pai, pela tua bondade, pelas tuas chagas, apossando-me de toda graça e toda benção que o Senhor conseguiu na cruz por mim Jesus, assumindo a salvação, a força regeneradora que brota da cruz, essa capacidade intensa e extraordinária que cura e me liberta de todo mal, de tudo o que me prende no pecado. Glórias ao teu sangue Senhor!
Virgem Maria, santíssima e maravilhosa mãe de Deus e da Igreja, quero pedir a tua defesa nesse momento. Ajuda-me e protege-me contra todos os ataques do maligno, minha querida mãe. Esmaga a cabeça dessa serpente maldita e protege-me como a senhora protegeu a Jesus sob o teu manto sagrado. Confio a minha vida a tua proteção contra as acusações do demônio diante de Deus e peço a tua intercessão.
Doce arcanjo São Miguel, tu que és o príncipe dos anjos e precipitaste o demônio do paraíso e que é também meu advogado e intercessor, peço teu auxílio e proteção no meu julgamento. Intercede por mim, traga o santo temor de Deus ao meu coração e ajuda-me a ser guerreiro, como tu és. Ensina-me a lutar pela santidade e a gritar "Quem como Deus?!" para não me esquecer nunca do Deus que eu sirvo e que me salva. Peço meu querido Anjo da Guarda sua intercessão e auxílio. Ajuda-me nas lutas diárias, nos embates do cotidiano e fortalece-me para que eu seja santo e aprenda a te imitar, fugindo do pecado e me esforçando para fazer a vontade de Deus e trazer em minha vida o testemunho de Jesus.
Muito obrigado meu Pai amado. Glorifico o teu nome santo, engrandeço e louvo a tua majestade maravilhosa por me acolher e me dar a graça de te conhecer mais um pouco hoje. Bendito sejais Jesus querido, fruto bendito do ventre da Virgem Maria. Te louvo e te adoro meu Salvador. Graças a Ti Espírito Santo, meu paráclito glorioso. Te rendo gratidão e amor do meu coração. Obrigado por sempre me ajudar e me inspirar o que fazer. Obrigado santíssima mãe, minha rainha e advogado. Muito obrigado grande São Miguel, meu anjinho da guarda e a todos os anjos do céu. Glórias ao Senhor para sempre! Aleluia!"
Com Dalvimar Gallo, confiemos nossas vidas e peçamos sempre a presença do "Santo Espírito defensor": http://www.youtube.com/watch?v=TtsL56AgpzU
Abrindo o coração, acolhamos a mensagem dessa canção "Qual é a chave" da Adriana Arydes, deixando nosso Senhor Jesus nos consolar: http://www.youtube.com/watch?v=slTzagyR17E
Peçamos a intercessão da mãe de Deus e nossa, "Nossa Senhora intercessora" com a banda Luz do Mundo: http://www.youtube.com/watch?v=RPfSRAvZGPo
Peçamos o auxílio do glorioso príncipe dos anjos com a canção "São Miguel Arcanjo" do Eros Biondini: http://www.youtube.com/watch?v=45ABNtrHi5A
Permitamos que nosso "Anjo guardião" cuide de nós e nos proteja, aprendendo o que ele faz com a banda Canal da Graça: http://www.youtube.com/watch?v=1V4WZcuDYiA
Selando tudo isso ouça a canção "Guarda de Israel" e proclame a sua defesa com Eros Biondini: http://www.youtube.com/watch?v=CiGexD8ONeg
"Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo". (Jo 16,33)

Que deixando-nos defender pelo Senhor e não nos defendendo aprendamos a ser melhores cristãos, melhores seguidores de Jesus Cristo, seja em questões do dia a dia ou em coisas importantes: caso o Senhor queira, ele irá dispor dos meios necessários para nos defender, caso contrário, perseveremos até o fim na santidade e buscando a vontade de Deus, mesmo sem entender.

Que Deus nos abençoe e nos defenda!