quinta-feira

Cristãos mornos

Amados e amadas do Pai, que alegria é partilhar nossos dons e viver na presença do Senhor, a serviço uns dos outros, em vista de sermos servos e servas do Deus de amor. Por falar em colocar os dons a serviço, por estar servindo os irmãos enviados por Deus numa experiência de oração, na semana passada ficamos sem a postagem que temos a cada Quinta-Feira. Mas com a graça de Deus, hoje vamos a mil por hora.
Tratando-se de colocar os dons ao serviço, veremos que apenas as pessoas que verdadeiramente optaram por servir e a seguir Jesus Cristo verdadeiramente é que podem fazer isso, ou que podem fazê-lo da melhor maneira: frutificando e fazendo render os talentos que o Senhor nos deu (em outras postagens partilharemos sobre a necessidade de colocar nossos dons ao serviço do Reino de Deus).
Hoje vamos entrar num tema do cristianismo que já virou rotina e hábito para muitos daqueles que se dizem seguidores de Jesus Cristo e têm a audácia de chamarem-se pelo nome de cristãos... Refletiremos e aprofundaremos o tema dos cristãos mornos.
O que é um cristão morno? Como ele vive? O que faz com que ela permaneça morno? Isso é bom ou ruim? Existe alguma forma ou um meio de deixar de ser morno? Aprofundemos e entremos na cerne, na raíz, na origem desse tema, para que tenhamos o verdadeiro discernimento (em outras postagens aprofundaremos sobre o tema discernimento).
Se você é um conhecedor e um leitor assíduo da Palavra de Deus já sabe até qual será a passagem bíblica central dessa postagem de hoje e já deve imaginar algumas das respostas aos questionamentos levantados hoje.
Ou, até mesmo, você poderia dar respostas muito mais concretas e convincentes daquelas que vamos dar hoje. Mas onde você está, para nos ajudar e partilhar da sua sabedoria para nosso crescimento e enriquecimento espiritual mútuo? Se você tem esse dom e quer fazer parte dos escritores desse blog mande um e-mail para gustavomunhon@hotmail.com que te acolheremos com todo amor, nos coração da Virgem Maria.
Perceba que interessante, pois quando os discípulos de Cristo foram chamados pela primeira vez de cristãos, eles haviam entrado num consenso, após a direção que Deus havia dado ao primeiro papa, o apóstolo são Pedro. Este teve uma visão e Deus lhe disse: 'Não chames tu de impuro aquilo que Deus purificou'.
Após isso, alguns homens vieram busca-lo e por direção do Espírito Santo ele foi a casa de um homem. Tratava-se dos servos do pagão Cornélio. Ao entrar na casa desse homem Pedro pregou sobre Jesus Cristo, o Senhor e Deus que morreu na cruz mas ressuscitou ao terceiro dia.
Enquanto ele pregava o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a pregação e todos se maravilharam do poder de Deus, pois cada estrangeiro ouvia em sua própria língua e davam glórias ao Senhor. Ao final da pregação, Pedro batizou os pagãos com água, pois já haviam sido batizados no fogo do Espírito Santo.
Foi então que após o consenso dos cristãos e a explicação dessa visão e dessa experiência que o Espírito Santo levou são Pedro a ser protagonista, das conversões se alastrando, da fé sendo espalhada, da chegada do exímio pregador Paulo de Tarso, Barnabé e a reunião de todos em Antioquia que foram chamados com esse honroso nome.
"Durante um ano inteiro eles tomaram parte nas reuniões da comunidade e instruíram grande multidão, de maneira que em Antioquia é que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados pelo nome de cristãos." (At 11,26)
Deus não faz distinção de pessoas, como são Pedro disse (cf. At 10,34) e a origem do cristianismo, como uma religião universal, deve-se ao fato de que Deus nos envia para todas as nações, para todos os povos, para todas as culturas, para todos os cantos do mundo. Para um verdadeiro cristão, não pode haver distinção de pessoas!
Esse povo estranho que se diz cristão e diz que não pode falar com tal tipo de pessoa, que não precisa pregar para tal povo, que a salvação é destinada apenas aos pertencentes dessa ou daquela tribo estão muito enganados e muito longe do sentido real do cristianismo. Não entenderam ou não sabem ainda que um cristão deve ser testemunha de Cristo para todos os povos e ser instrumento da salvação para todas as pessoas. Não pode haver barreiras ou restrições. É isso e ponto final!
A recomendação que o Senhor Jesus nos deu foram essas duas: a de batizar e a de fazer discípulos.
"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,19-20)
No Evangelho de Marcos, aparece um pouco mais completa essa orientação de Cristo:
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam." (Mc 16,15-20)
OU SEJA, MEU QUERIDO CRISTÃO, NÃO SEI SE VOCÊ ENTENDEU DIREITO: A MISSÃO DO CRISTIANISMO É PREGAR A PALAVRA DE DEUS, BATIZAR NOVOS DISCÍPULOS, ENSINAR O QUE CRISTO NOS ENSINOU E CONTINUAR A OBRA DA EVANGELIZAÇÃO PELA AÇÃO DE DEUS, COM OS MILAGRES E SINAIS DO SENHOR QUE HÃO DE NOS ACOMPANHAR.
Seja sincero consigo mesmo e diante da realidade que você convive: é isso que você vê acontecendo no ambiente ou na comunidade cristã que você frequenta? É esse desejo altruísta, desinteressado e conduzido pela reta intenção de ser um autêntico cristão para fazer a vontade de Cristo que você vê as pessoas pregando o Evangelho? Se você não vê isso, até os milagres e demais manifestações espirituais são falsas, pois onde não há essa base não podem haver milagres que vêm de Deus.
A mais real e clara percepção que podemos ter de quando uma pessoa prega a Palavra de Deus, com interesse pela salvação das almas, imbuída e consciente da sua missão de cristão não são os milagres, os sinais extraordinários ou as graças que acontecem (pois até mesmo o demônio faz milagres, cf. Ap 16,13-14) mas a conversão a fé e a mudança de vida. Os milagres e demais coisas são consequência.
A verdadeira e mais correta intenção do cristianismo é a salvação, pela fé em Jesus Cristo, que nasce pela pregação da Palavra, pois a fé é gerada pela escuta da pregação da Palavra (cf. Rm 10,17). E é por essa fé, que temos acesso a essa graça. É claro que a cura e os milagres acontecem também, mas não são o principal foco, são consequências da fé (em outras postagem aprofundaremos o tema das consequências da fé).
Veja que coisa linda que São Paulo nos ensina:
"Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? Isto é, para trazer do alto o Cristo; ou: Quem descerá ao abismo? Isto é, para fazer voltar Cristo dentre os mortos. Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração (Dt 30,14). Essa é a palavra da fé, que pregamos. Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação." (Rm 10,6-10)
Podemos perceber, até mesmo em nossas vidas, que muitas vezes estamos muito longes do verdadeiro sentido e motivo de existência do cristianismo. O cristianismo é uma religião que deve nos levar a experiência da fé, a experiência da conversão, a direção para toda a nossa vida, a orientação para termos uma vida digna e cristã, pautada nos ensinamentos de Cristo, coerente com o batismo que recebemos e missionário, pois a Palavra de Deus não pode ficar guardada para nós: ela deve ser partilhada!
O que percebemos hoje, nos meios cristãos que convivemos, é uma verdadeira falta de essência de um cristianismo autêntico e verdadeiro, puro (o povo mundano não se converte porque muitas vezes falta exemplo), falta de sentido, falta de coerência, falta de santidade, falta de busca intensa para crescer na graça de Deus.
Quantos cristãos estão estacionados na fé! Quantos estão a mercê, esperando por novas doutrinas e novidades que atraiam seus pensamentos e seus corações, pois o cristianismo está morto e sem vida, está frio e chato. Não vêm mais graça em ser cristãos. Perderam o sabor de seguir a Cristo Jesus!
Se você se encaixa em alguns desses comportamentos ou está vivendo em alguma dessas situações que colocamos acima, você está no lugar certo! Esse blog quer provocar em você o mesmo que crescimento que Cristo teve. Qual forma de crescimento nosso Senhor cresceu?
"E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens." (Lc 2,52)
Para você que não é cristão, eis uma forma íntegra e harmoniosa de crescimento que pode lhe ajudar a desenvolver-se como pessoa, como cidadão, como homem ou como mulher, como uma pessoa de valores, que não é apenas externa, mas que tem maturidade, que tem sabedoria, que tem conteúdo. Em outras palavras: não é só o rótulo ou a capa do livro, mas o conteúdo.
Para você que é cristão, quer um exemplo melhor do que aquele que você segue e busca imitar?
TEMOS QUE PARECER COM JESUS, TEMOS QUE IMITAR A CRISTO, TEMOS QUE CRESCER E DESENVOLVER-NOS EM TODAS AS ÁREAS DA NOSSA VIDA. NÃO PODEMOS TER A MEDÍOCRIDADE DE CRESCER APENAS NA ESTATURA, OU NA SABEDORIA OU NA GRAÇA. TEMOS QUE FORMAR ESSE TRIPÉ E CRESCER DE FORMA PLENA COMO CRISTO FEZ. E POR ISSO, FORMADO ELE PODE DESEMPENHAR E CUMPRIR SUA MISSÃO COM MAESTRIA. TALVEZ SEJA ISSO QUE FALTA PARA A SUA VIDA!
Quantos cristãos hoje são molengas (como refletimos na última postagem): ouvem as Sagradas Escrituras, mas estão tão acostumados com a palavra do mundo que o que mais importa é a novela, a televisão, a moda, as novidades do mundo moderno, as tecnologias, as notícias de última hora. Só tem sabor no que é terreno!
Infelizmente o cristianismo moderno está querendo acompanhar o mundo e os seus lançamentos. Filho e filha de Deus, entenda uma coisa: O EVANGELHO É FIXO! A PALAVRA DE DEUS NÃO MUDA! SEGUIMOS UM DEUS QUE É O MESMO: ONTEM, HOJE E SEMPRE (cf. Hb 13,8).
Por que então, quando se fala do Evangelho, diz-se que é a "Boa Nova"? Por causa de uma pessoa, que nós conhecemos, Jesus Cristo, nosso Senhor, que renova todas as coisas (cf. Ap 21,5) pela ação do seu doce e poderoso Espírito Santo!
O Espírito Santo repousava sobre as águas, antes mesmo do começo da criação (cf. Gn 1,2). Depois o Espírito repousava sobre os homens escolhidos por Deus e sobre os profetas (como o exemplo do Antigo Testamento em que uma porção do Espírito foi retirado de Moisés e colocada sobre setenta anciãos, cf. Nm 11,25).
No Novo Testamento Jesus dizia quando começou sua missão, em sua vida pública, a palavra do profeta Isaías:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor." (Lc 4,18-19)
Em pentecostes, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus Cristo (como aprofundamos na postagem "O impacto de pentecostes") o Espírito Santo veio sobre aquela maravilhosa sala, onde nesse famoso Cenáculo, os discípulos e discípulas de Cristo, reunidos com a mãe de Jesus, estavam aguardando ansiosamente o cumprimento das palavras do Senhor, que desceria sobre eles o Espírito Santo e lhes daria forças e então, seriam testemunhas do Senhor em todos os cantos do mundo (cf. At 1,8)
Foi nesse maravilhoso pentecostes que a Igreja nascente (pois a verdadeira Igreja do Senhor foi fundada pelo próprio Jesus Cristo, e o sinal da sua fundação foi o coração de Cristo aberto na cruz) ganhou forças para alastrar-se pelo mundo. É a força do Espírito Santo que age em nós, por nós e através de nós. Foi nesse exato momento em que cumpriu-se a palavra do profeta Joel:
"Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas. Farei aparecer prodígios no céu e na terra, sangue, fogo e turbilhões de fumo. O sol converter-se-á em trevas e a lua, em sangue, ao se aproximar o grandioso e temível dia do Senhor. Mas todo o que invocar o nome do Senhor será poupado, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá um resto, como o Senhor disse, e entre os sobreviventes estarão os que o Senhor tiver chamado." (Jl 3,1-5)
Irmãos e irmãs, estamos num tempo em que essa profecia já se cumpriu e hoje, o Espírito Santo de Deus é derramado sobre todos: não exceção de pessoas, não há lugar melhor ou pior (pode haver lugar mais propício para a manifestação do Espírito de Deus), não há barreiras que possam impedir a ação de Deus, por meio de seu Santo Espírito. Aqueles que querem e desejam podem ter agora mesmo, em suas vidas, diante desse computador, notebook, tablet, celular ou o que quer que seja que você utiliza para ler essa postagem. Deus pode e quer agir na sua vida agora!
Sabe qual é o problema que existe hoje? Os cristãos, aqueles que são chamados a ser cheios de toda graça, aqueles que tem os dons de Deus, aqueles que tem seu Salvador ressuscitado e assentado ao lado do Pai, na glória dos céus, aqueles que tem a força da palavra de Deus e ação plena e forte do Espírito Santo simplesmente não querem assumir seu chamado, não querem tomar sua cruz e seguir ao Senhor, não querem fazer a vontade de Deus, não querem cumprir a Palavra de Deus e não querem deixar o Espírito Santo lhes conduzir!
Uma prova real para podermos identificar com mais exatidão como isso é verdade, é o próprio Jesus que diz:
"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram." (Mt 7,13-14)
O Senhor nos orienta para entrarmos pela porta estreita porque é realmente apertado o caminho da vida, da santidade, da graça e da benção de Deus. O caminho da perdição que o mundo oferece é largo, é fácil, é gostoso, é mais tranquilo de passar e de viver.
OS CRISTÃOS QUEREM A SALVAÇÃO, QUEREM CHEGAR A GLÓRIA DO CÉU, MAS QUEREM VIVER TAMBÉM UMA VIDA DE PRAZERES MUNDANOS E PASSAGEIROS, APROVEITANDO DE TUDO O QUE O MUNDO PODE OFERECER, CURTINDO DAS COISAS DESSE MUNDO, ESQUECENDO E PERDENDO MUITAS VEZES A NOÇÃO DO SAGRADO E DO PECADO.
É preciso gritar isso hoje: nós temos a opção de seguir por dois caminhos, que são distintos: ou vamos pelo caminho estreito e sofremos um pouco o aperto, as dificuldades, as contrariedades, as tribulações, os espinhos que muitas vezes teremos que pisar, mas com a certeza da salvação e da vida eterna; ou vamos pelo caminho largo do mundo, sem regras, sem compromissos, sem preocupações, sem pensar nas consequências, mas que o fim será a perdição eterna: o inferno.
Você que é cristão e está tomando consciência dessas coisas, ou já sabia, e está relembrando, não pode se contentar ou aceitar tudo como se fosse normal esse cristianismo light que o mundo está tentando nos acostumar a viver. Não!
SER CRISTÃO É SER DIFERENTE, É NADAR CONTRA A CORRENTEZA, É CARREGAR A CRUZ, É SEGUIR OS MANDAMENTOS DO SENHOR, MESMO QUE PAREÇAM RETRÓGRADOS, É SER TAXADO DE FANÁTICO, LOUCO OU IMBECIL, MAS SABER QUE A GLÓRIA QUE NOS AGUARDA NÃO SE COMPARA A NADA COM ESSE MUNDO DE TREVAS.
"Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada." (Rm 8,18)
Esse negócio de ficar em cima do muro é coisa de cristão morno! Viver o prazer mundano, os prazeres da carne e o que o mundo oferece não tem nada a ver com o Céu na Terra. Isso é, antes de tudo, uma precipitação do inferno já nessa vida. Não podemos ficar em cima do muro, temos que escolher: ou ser cristãos (e aceitar as consequências do que isso significa para a nossa vida) ou não ser cristãos (e viver da forma que acharmos melhor).
No livro da Revelação, o Senhor já disse ao apóstolo do amor, São João, e já estamos de sobreaviso:
"Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te. Pois dizes: Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro. Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te." (Ap 3,13-19)
Isso é ser um cristão morno: dizer que é cristão, saber das graças de Deus que estão a nossa disposição, saber o que devemos fazer, ter consciência a missão que temos e da necessidade do mundo de ouvir a pregação da Palavra de Deus, seja com nossas palavras ou com nossa vida, e mesmo assim não fazer nada, ficar inerte, ficar parado, esperando alguém fazer alguma coisa!
Eita raça de cristãos nojentos que existe hoje em dia hein! Não é à toa que Deus disse que essa raça de gente morna, que não se decide por qual caminho vai seguir vai ser vomitada da boca do Senhor! Causa nojo mesmo, horror, ância de vômito espiritual, pois são pessoas que deveriam fazer a diferença, mas a única coisa que fazem é o mínimo. Não querem gastar-se, não querem ouvir ao Senhor, não querem se converter, não querem crescer na graça, sabedoria; apenas na estatura para serem bem vistos pelos homens. ESTA É A RAÇA DE INDOLENTES QUE ESTÁ PREPARANDO-SE PARA IR AQUECER-SE NO FOGO DO INFERNO, POIS É PARA LÁ QUE VÃO!
Essa é a pregação de São João Batista para esse tipo de gente porca e indigna de ser chamada de cristã:
"Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Dizia ele: Fazei penitência porque está próximo o Reino dos céus. Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3). João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele. Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão. Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura? Dai, pois, frutos de verdadeira penitência. Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível." (Mt 3,1-12)
O machado está posto a raíz e toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo! Com muito sentido e com muito temor de Deus é que São Paulo dizia:
"Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" (1Cor 9,16)
A MISSÃO DE TODO CRISTÃO BATIZADO É ANUNCIAR O EVANGELHO, PREGAR A PALAVRA DE DEUS, FAZER NOVOS DISCÍPULOS E DAR CONTINUIDADE A OBRA DE CRISTO, TENDO OS MILAGRES OU NÃO, O QUE IMPORTA É QUE A PALAVRA PRECISA SER PREGADA E TEMOS QUE VER A FÉ SENDO GERADA NA FACE DA TERRA!
Sabe como esse bando de cristão mornos vivem? De qualquer jeito! Não querem ter limites no seu falar, no seu comer, no seu descansar, no seu prazer, na sua forma de viver anticristã e pagã muitas vezes, pois aqueles que deveriam dar exemplos do seguimento de Jesus Cristo são os que mais dão contratestemunho e vivem de forma oposta ao Evangelho! Querem pregar uma coisa pesada e dura para que os outros sigam pelo caminho estreito, mas eles mesmos preferem o caminho das portas largas!
É essa escolha de viver assim que faz com que os mornos continuem mornos, os frios continuem frios e os quentes continuem quentes. O que é ser frio? É não conhecer a Deus, não saber das coisas de Deus!
O mundo hoje está frio porque não conhece a Deus! O amor está esfriando (sem Deus ninguém ama, cf. 1Jo 4,8), a alegria está esfriando (cf. Gl 4,4) porque não pode se alegrar no Senhor uma pessoa que não conhece o Senhor, ou que não tem um Senhor na vida, pois tudo é vazio e sem sentido longe de Deus. A vida está fria, sem sentido e sem graça, por isso é que é necessário tantas modas, tantas extravagâncias, chamar tanta atenção, fazer tantos escândalos. As pessoas que mais querem chamar atenção para si são aqueles que estão mais vazias, pois ainda não tem a vida e em plenitude (cf. Jo 10,10).
Essa vida que muitos vivem no mundo é fria e desgraçada, hipócrita, sempre em busca de um sentido maior e infelizmente, muitas vezes não encontram esse sentido maior, porque muitos cristãos que conhecem a Deus e que deveriam ser quentes, são mornos, porque não dão testemunho da verdade que conhecem.
OS CRISTÃOS TEM O REMÉDIO PARA ESSA SOCIEDADE MORTA, DOENTE, SEM SENTIDO DE EXISTÊNCIA, SEM VONTADE DE VIVER, PARA ESSA SOCIEDADE VAZIA E QUE VIVE DE MODA EM MODA E NOVIDADE EM NOVIDADE. ESSE REMÉDIO SE CHAMA JESUS CRISTO, E PODEMOS CONHECÊ-LO PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!
Aqueles que são quentes tem consciência que precisam deixar-se conduzir pelo Espírito Santo para não cair na forma de viver daqueles que são frios e daqueles que são mornos. A regra e o segredo, é o nosso querido apóstolo dos pagãos, o grande São Paulo, que vai nos dar:
"Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito." (Gl 5,13-25)
Quer deixar de ser morno? Quer abandonar essa vida de vícios, de pecado, de vazio, de contratestemunho, de infrutuosidade, de insanidade espiritual, de imbecilidade de uma fé morna, de desgraça de um cristianismo falso, da loucura de viver em cima do muro, sem decidir por qual caminho seguir? SE ABRA A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS E DEIXE QUE ELE CONDUZA A SUA VIDA, POIS VOCÊ VERÁ E EXPERIMENTARÁ OS FRUTOS DO ESPÍRITO!
Vamos nos abrir e suplicar juntos essa graça maravilhosa ao Senhor:
"Meu amado e querido Espírito Santo de Deus, nesse momento, consciente de tudo isso que acabo de ler, quero me lançar no teu poder e me abrir a tua ação poderosa. Quero suplicar neste momento, ó Santo Espírito Santo: vem sobre a minha vida, enche o meu coração, liberta-me com tua manifestação de amor e de graça, inunda-me e repousa sobre mim como línguas de fogo, dá-me da tua unção agora. Eu te peço Pai Santo, em nome do Teu filho Jesus Cristo: encharca-me nesse momento com teu fogo.
Vem poderosamente sobre a minha vida Espírito Santo, pois eu quero me abrir aos teus frutos. Eu não quero mais me deixar conduzir pelos apetites da minha carne, eu não quero mais ser esse cristão morno, molenga, sem vergonha, desleal, mentiroso e fingido. Eu quero assumir meu papel de cristão nesse mundo. Não quero mais ficar inerte, sem fazer nada enquanto tantas pessoas precisam ouvir falar de Jesus, enquanto tantas pessoas esperam pelo meu amor, enquanto a natureza geme e sofre como em dores de parto pela manifestação dos filhos de Deus. Eu quero fazer alguma coisa, não quero ficar parado Espírito Santo. Move-te em mim nesse momento: toca minha mente, meu coração e enche minha vida com teu amor, com teu poder. Age em mim de forma plena: dá-me tua água vida, lavando e purificando todo o meu ser, dando a graça de que eu seja uma nova criatura. Purifica minha mente, meu coração, meu espírito, meus pensamentos, meus sentimentos, minha razão, minha fé, minhas emoções, tudo o que sou e tudo o que tenho. Fecunda meu coração Espírito Santo. Eu quero dar frutos para a glória do Senhor!
Vem fogo devorador, queimar e purificar de toda imundície. Vem me incendiar, me queimar e colocar o fogo de pentecostes no meu coração, reacende toda chama de amor divino dentro de mim. Reinflama os carisma, reaviva os dons e santifica-me, queimando tudo o que dentro de mim está ocupando o lugar do Senhor. Incendeia minha alma Senhor!
Vem vento impetuoso, sopro da boca de Deus. Sopra sobre mim uma nova unção, conduza-me a águas profundas, leva-me a dar passos na fé, leva-me com teu 'Ruah' Senhor. Eu quero me deixar conduzir pelo teu Espírito. Conduza-me Senhor nos caminhos estreitos e da porta curta do Reino de Deus, no caminho da vida. Eu quero renunciar, pela ação do Teu poder, a todo pecado, a todo vício, a toda mágoa, a todo ódio, a todo ressentimento, a todo falso cristianismo, a tudo o que me afasta de Ti. Eu me abro a tua unção de libertação. Sopra poderoso Espírito de Deus!
Vem óleo da unção, vem me dar a graça de ser participante da glória do Senhor: quero muito mais de Ti, quero muito mais da tua força, quero muito mais da tua sabedoria. Quero crescer em estatura, sabedoria e graça meu Senhor e meu Deus. Por isso derrama abundante e poderosamente sobre todo o meu ser a presença marcante, impulsionadora, tremenda, impactante, poderosa e real do teu Espírito. Unge meu corpo, minha alma e meu coração.
Te dou liberdade Espírito Santo, te dou minha plena permissão para que transforme, renove, traga ânimo e coragem, dê sustento, me console, me proteja, me lembre as palavras do Senhor, me ajude a ser um cristão de fogo, banhado na glória do Senhor e que reflete o poder do Senhor, que testemunha a verdade da Palavra de Deus e que vive buscando sempre progredir na graça de Cristo, sendo a diferença na sociedade e brilhando o poder do alto.
Bendito sejais Senhor meu querido Espírito Santo, te adoro, te honro e te louvo com todo o meu coração. Te agradeço e te dou graças pelo que o Senhor está fazendo em mim. Obrigado por me tirar da mornidão e me fazer um cristão quente: pronto para amar, para dar a vida por causa de Jesus Cristo, do Evangelho e da sua Santa Igreja, pronto para perdoar, pronto para me consumir por amor aos meus irmãos, pronto para dar o meu melhor e cumprir minha missão nesse mundo de trevas, escolhendo o Senhor, carregando a minha cruz, vivendo a santidade. Glórias e louvores, poder e exaltação, domínio e gratidão a Ti meu suave Espírito Santo. Toda glória a Ti Jesus, toda graça e louvor a Ti, Espírito Santo. Te rendo carinho e amor. Obrigado meu Deus! Aleluia!"
Permita que o Espírito Santo te inunde e te dê a graça de sentir o amor do Senhor, te impulsionando a uma nova vida, com uma versão diferenciada da canção "Inunda meu ser" do Padre Jonas Abib: http://www.youtube.com/watch?v=dIEKn9Ur8Rs
Peça e suplique ao Senhor a graça de ser cheio e transbordar o poder de Deus com a canção "Enche-me Senhor" do Ricardo Sá: http://www.youtube.com/watch?v=VeLf6ulhnR0
"A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância. Sabeis que, quando éreis pagãos, vos deixáveis levar, conforme vossas tendências, aos ídolos mudos. Por isso, eu vos declaro: ninguém, falando sob a ação divina, pode dizer: Jesus seja maldito e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo." (1Cor 12,1-3)

Tenha a coragem de ser um cristão quente, cheio de toda graça e toda plenitude do céu na sua vida para poder viver verdadeiramente o Céu na Terra, de forma cristã, de forma coerente e feliz. E para selar com toda alegria ouça essa canção "Saia de cima do muro" do cantor católico Cosme, decidindo pelo lado da porta estreita do Senhor, que vai te levar ao céu: http://www.youtube.com/watch?v=2h-cBCQx8o0

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de sair de toda mornidão!