domingo

Caminhar na luz

Com toda alegria e entusiasmo de ter a oportunidade de escrever uma postagem fora do local onde estamos habituados, queremos nessa semana render graças, glórias e louvores ao nosso Deus. Você que faz parte desse blog, una-se a nós nessa graça contagiante!
Não é por acaso que podemos a partir da nossa própria vida e das realidades concretas que vivenciamos no dia-a-dia ter inspiração humana e divina para partilhar com todos que tem boa vontade e buscam uma direção para caminhar que estamos aqui, mas foi Deus que nos chamou, Ele nos escolheu e nos designou para essa maravilha missão...
Você que não conhece-nos pode perguntar: Qual missão? A maravilhosa missão de encher a internet de santidade! A missão de criar céu e deixar rastros de céu para que todos possam ter acesso a um material santo e verdadeiro, um conteúdo profundo, rico de informações, passagens bíblicas e um roteiro seguro para apoiar sua caminhada na fé. Bem-vindo ao CÉU NA TERRA!
Hoje vamos refletir sobre a nossa caminhada, sobre o caminho que estamos trilhando, sobre a vida que estamos levando, sobre os roteiros que estamos seguindo, sobre a jornada que já fazemos a muito ou pouco tempo, próximos ou distantes de Deus. Você é convidado a conhecer e aprofundar-se conosco nessa noite no tema proposto!
O que é caminhar na luz? Como caminhar? Quais os quatro passos que precisamos dar para começar, voltar ou continuar caminhando na luz? Vamos sem medo de errar e sem medo de nos apoiar nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição, que são as bases firmes que nos dão apoio, mergulhar na graça de Deus.
Vamos partir da grande graça e dom que nosso Deus nos dá de poder louvá-lo e adorá-lo com tudo o que somos e temos, mesmo que não acrescente nada ao que Ele é, com Ítalo Villar ao som de “Bendito Seja”: http://www.youtube.com/watch?v=Isux6vt-_Nc
Uma coisa é bem verdade e todos que tem um senso mínimo de percepção podem atestar é a realidade de que a sociedade vive de aparências. As pessoas gostam de ser admiradas e aclamadas pelo que têm ou deixam de ter pelo fato de que o helenismo formou a cultura ocidental na qual vivemos, de tal forma que o valor da pessoa se resume no que ela tem.
O dinheiro, a fama, o status e a aparência são as coisas que mais importam na sociedade do século XXI. Isso não é problema pois sabemos que o mundo todo jaz sob o domínio do maligno (cf. 1Jo 5,19), mas o problema é que esse helenismo e essa mentalidade está dentro da Igreja, dentro das comunidades religiosas, dentro das famílias cristãs e está formando e educando jovens, adolescentes e crianças em todo o mundo cristão.
Talvez não teria problema nenhum se tudo isso não batesse diretamente ao que a Palavra de Deus nos adverte:
“Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo” (1Jo 2,15-16)
SE ALGUÉM AMA O MUNDO NÃO ESTÁ NELE O AMOR DO PAI! Veja a ousadia e a coragem que João tem ao afirmar tal coisa em sua primeira carta. Ele não tem medo de dizer que quem ama o mundo não está sendo guiado pelo amor de Deus. É exatamente a mesma coisa que São Tiago também escreveu em sua carta:
“Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus? ” (Tg 4,4)
Mas São João concluiu seu raciocínio a respeito do mundo no versículo dezessete do mesmo capítulo dois de sua primeira carta, motivo que o levou a afirmar com tanta veemência sobre a diferença latente do amor de Deus relacionado ao amor do mundo:
“Ora, o mundo passa com a sua concupiscência; mas o que faz a vontade de  Deus permanece eternamente.” (1Jo 2,17)
Agora creio que podemos entender um pouco melhor a introdução dessa postagem, pois é exatamente sobre isso que a Palavra de Deus chama nossa atenção. A concupiscência da carne é a sensualidade, a concupiscência dos olhos é a sedução das aparências e o orgulho da riqueza é o orgulho resultante da posse dos bens terrenos.
Se você pensar e olhar para tudo o que há nesse mundo vai perceber que é exatamente essa realidade que podemos contemplar: a sensualidade e os apelos à sexualidade desenfreada e bestializada que bombardeia tudo ao nosso redor. Esse é o primeiro ponto que daria uma postagem inteira que vamos continuar refletindo em outras postagens (e que graças a Deus temos já temas sobre sexualidade que você pode acessar clicando aqui).
Os outros dois pontos abordados por São João dizem respeito a aparência: dos pobres que querem aparentar que são ricos; dos gordos que querem aparentar ter auto controle e a obesidade ser um problema que não dá para entender; dos maus que querem aparentar ser bons e assim por diante. Você pode pensar numa infinidade de coisas que o mundo vive de aparências.
ASSIM COMO TAMBÉM PODEMOS ELENCAR OS CRISTÃOS QUE O SÃO SÓ DE NOME: APARENTAM SER PESSOAS DE MUITA ORAÇÃO, PROFUNDAS NA INTIMIDADE COM DEUS, PARECEM SER ADORADORES, CONHECEDORES DA PALAVRA, QUE BUSCAM A DEUS SEM SEGUNDAS OU FALSAS INTENÇÕES; MAS SÓ DEUS QUE CONHECE E SONDA OS CORAÇÕES PODE VER QUE ESTÃO VIVENDO COM MÁSCARAS.
Se eu e você estamos vivendo dessa forma a primeira atitude que devemos ter ao ler isso é reconhecer que estamos vivendo na mentira, de aparências, com máscaras; nos arrepender, tirar as máscaras e tomar as providências necessárias para começar a reparar a mentira que temos vivido, sendo sinceros e transparentes como crianças.
A terceira coisa que São João retrata é o orgulho das riquezas. Essa é uma coisa muito triste, pois os poucos que tem muito dos bens materiais que há nesse mundo são egoístas e são muito retratados nas Sagradas Escrituras pelos apóstolos e também por nosso Senhor Jesus Cristo (tema que aprofundaremos em outras postagens).
Mas vamos entrar na passagem central dessa postagem para mergulharmos na poderosa Palavra de Deus que cura e liberta, purifica e restaura, dá forças e ânimo ao nosso coração, sendo alimento da nossa alma e sustento sólido ao nosso espírito:
“Esta é a mensagem que ouvimos dele e vos anunciamos: Deus é Luz e nele não há treva alguma. Se dissermos que estamos em comunhão com Ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas se caminhamos na luz como ele mesmo está na luz, estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. ” (1Jo 1,5-7)
Para tal devemos seguir os três passos que São João orienta e condiciona:
1) ROMPER COM O PECADO
2) OBSERVAR OS MANDAMENTOS, PRINCIPALMENTE O DA CARIDADE (RELACIONAMENTO COM OS IRMÃOS)
3) PRESERVAR-SE DO MUNDO
4) PRESERVAR-SE DOS ANTICRISTOS
É claro que é muito difícil romper com o pecado. Por que? Exatamente porque o pecado é gostoso na hora, é revestido com um sabor único, com um prazer espetacular, com uma euforia que arrasta, com uma atração muito inebriante. Tem a forma que agrada e atrai cada pessoa (como refletimos nas postagens sobre pecado que você pode acessar clicando aqui).
Mas pelo fato de não ter consistência não pode nunca preencher nosso coração. E aí que está a grande jogada do pecado: não nos preenche e faz-nos sempre querer mais. Quando pecamos, nunca ficamos em um pecado só, são vários pecados que formam um emaranhado que aos poucos vai nos prendendo. É Jesus mesmo quem nos ensina que aquele que entrega-se ao pecado torna-se seu escravo (cf. Jo 8,34).
Quantas pessoas hoje, muito mais do que atrás das grades numa prisão, estão presas e algemadas ao pecado, pois não conseguem se livrar, não conseguem mais viver sem ele. Desde a sexualidade, jogos, bebidas, comidas até moda e muitas outras coisas tornaram-se vícios. E o que São João pede é para termos a coragem de romper com o pecado, pois Deus está sempre pronto a nos perdoar.
"Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós". (1Jo 1,8-10)
O que é romper? É cortar os laços, é arrebentar as estruturas, é destruir o vínculo, é quebrar o julgo exercido. Portanto, se queremos andar na luz a primeira coisa que temos a fazer é nos desvencilhar das cadeias, cordas, correntes, grilhões e prisões que o pecado exerce sobre nós.
Deve ser uma atitude e uma ação consciente e firme. Não podemos ficar pensando: ‘Talvez eu rompa com esse vício e com aquele’. Ou: ‘Amanhã vou parar de me masturbar, de trair, de fornicar, de beber, de fumar, de usar drogas’. Temos que tomar essa decisão hoje! Agora é o tempo da graça que Deus nos dá de viver e de escolher romper com o pecado.
"Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação". (2Cor 6,2)
Engraçado que a primeira coisa a fazer logo após romper com o pecado é praticar os mandamentos, e especialmente o da caridade, que diz respeito a nossa relação com nossos irmãos. São João condiciona a nossa relação e comunhão com Deus, pela forma como nos relacionamos com nossos irmãos.
"Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito". (1Jo 4,7-12)
Isso também porque São João chega a conclusão de que é mentirosa uma pessoa que ama a Deus a quem não vê e não ama seu irmão a quem pode ver:
"Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão". (1Jo 4,20-21)
Talvez alguns de nós, com a graça de Deus (mística) e com nossa ação e decisão (ascese) temos coragem de dar esse passo na direção de Deus (que Ele sempre abençoa) e rompamos com o pecado que vivemos. Mas quando chega na hora de viver os mandamentos e PRINCIPALMENTE o da caridade, parece que muitos de nós quer voltar atrás ou não quer dar esse passo.
NINGUÉM TEM PROBLEMAS PARA VIVER COM DEUS (DA FORMA QUE MUITOS VIVEM – DE CONVENIÊNCIA) E RELACIONAR-SE COM ELE POIS ELE É AMOR E NOS ENTENDE. O PROBLEMA É RELACIONAR-SE E MANTER-SE EM COMUNHÃO COM OS IRMÃOS NA FÉ QUE SÃO MUITAS VEZES DIFÍCEIS. MAS NOSSA COMUNHÃO E AMOR A DEUS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA AO AMOR E A COMUNHÃO ENTRE NÓS.
É muito mais fácil viver continuar a viver com máscaras e não ser sincero com as pessoas porque aprendemos na sociedade, desde cedo, que temos que manter uma imagem e ser fortes. Aprendemos a esconder nossas fraquezas como se não tivéssemos, aprendemos a nos mostrar fortes, como se não fôssemos seres humanos.
O cristão é aquele que tem que mostrar a diferença na sociedade, tem que reconhecer-se fraco e não ter medo de ver suas fraquezas aparecer pois sabe que tudo pode em Deus pois é Ele que nos dá forças e fortalece (cf. Fl 4,13). Como São Paulo, temos que assumir essa grande verdade da nossa vida:
"Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte". (2Cor 12,10)
Precisamos reconhecer que não temos força nem capacidade para amar as pessoas, principalmente os inimigos como Jesus nos ensinou, e que precisamos da graça de Deus para amar a Deus em primeiro lugar, mas também para amar nossos irmãos, nossos amigos, nossos familiares, todos que estão ao nosso redor.
O terceiro passo é associado ao quarto que diz respeito a preservação. Depois de romper com o pecado e assumir viver os mandamentos, principalmente o da caridade, temos que nos preservar do mundo e dos anticristos, pois esses nos fariam voltar ao pecado e nos afastariam dos mandamentos, da verdade de Deus.
Já vimos mais profundamente na postagem Ir contra o mundo...!? (acesse clicando aqui) e também nas postagem com a marcação Batalha Espiritual (você pode acessar tais postagens clicando aqui) que temos que lutar contra essa mentalidade aeon, essas propostas estragadas de vida inspiradas pelo príncipe desse mundo, pois é oposta ao que Deus quer e pede para nós.
Por isso é tão importante conhecer  a Bíblia, pois assim temos pelo menos uma base para poder discernir qual a proposta de Deus perante tal proposta do mundo em cada uma das situações e momentos da nossa vida. Como agir e reagir diante de tal tentação, pecado, dificuldade, problema, desgraça? 
A PALAVRA DE DEUS É NOSSA ARMA DE ATAQUE, NOSSA ESPADA DO ESPÍRITO, NOSSA FORÇA, NOSSA BAZUCA QUE ARRASTA FORTIFICAÇÕES E DESTRÓI AS ARMADILHAS DO MUNDO PARA A NOSSA VIDA. SE NOS APOIÁSSEMOS MAIS NA PALAVRA DE DEUS CERTAMENTE NÃO SERÍAMOS ENGANADOS TÃO FACILMENTE.
Além da luta e preservação do mundo que disfarçadamente nos aflige e nos envolve com suas sombras e caminho de trevas, temos que nos preservar dos anticristos. O que ou quem são os anticristos (essa tema aprofundaremos numa postagem especifica)?
"Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai. Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai". (1Jo 2,22-24)
O mundo vive e nos faz a proposta de viver como se Deus não existisse. O anticristo é esse que nega o Pai e o Filho. Mas como nega? Pode ser dizendo que Deus não existe, que Jesus não se encarnou, pisou esse chão, morreu e nem ressuscitou; mas também pode ser propondo uma vida anticristã dentro da Igreja.
A Nova Era, o Masterplan, a Maçonaria e todo o inferno junto não tem poder para destruir a Igreja de Cristo que está assegurada na palavra do próprio Jesus a São Pedro, pois a portas do inferno nunca prevalecerão contra ela (cf. Mt 16,18), mas eles querem corromper a Igreja de dentro para fora. E é isso que o anticristo propõe.
Muitos de nós infelizmente estamos vivendo nas trevas dentro da Igreja, fonte de luz resplandecente de Jesus Cristo ressuscitado. Muitos de nós tem preferido as propostas falsas do anticristo, buscando igrejas que nos convém e que se ajustem a nossa realidade. Inventaram até uma bíblia diferente, um culto a Deus diferente, um jeito de saudar-se diferente, um jeito de interpretar a bíblia diferente, um jeito de fazer e viver com Deus numa luz, num fogo diferente, que não é o Espírito Santo.
SÓ PELA MISERICÓRDIA DE DEUS! O ANTICRISTO CONVENCE, ATRAI E ARRASTA MULTIDÕES ÀS MENTIRAS DAS FALSAS RELIGIÕES, DO PAGANISMO, DO POLITEÍSMO, DO PLURISSECULARISMO MODERNO, DA EVOLUÇÃO DA MENTALIDADE PARA UMA NOVA ERA, UMA NOVA MENTALIDADE.
Eis a escolha que Deus coloca em nossas mãos: resistir e lutar contra todas essas propostas, preservando-nos do anticristo e do mundo, vivendo os mandamentos e renunciando a todo pecado que de tempo em tempo quer se grudar a nós, para viver na sua luz maravilhosa, ou simplesmente aceitar tudo ao nosso redor, vivendo na angústia, na tristeza e na morte que as trevas nos propicia...
Vamos fazer a escolha certa nessa noite?
"Senhor Deus meu Pai e rei. Quero me humilhar e me prostrar diante da tua presença santa e gloriosa nesse momento. Quero reconhecer toda máscara, toda mentira, toda falsidade e todo caminho de treva que tenho trilhado. Confesso que não passo de um miserável pecador, de um mísero hipócrita e duas caras. Não tenho me mantido na verdade, me conservado na tua luz e muito menos na tua palavra e seguindo os mandamentos Senhor.
Não tenho amado as pessoas ao meu redor, não tenho renunciado e não tenho buscado romper com os pecados, pois eles tem sido prazerosos em minha vida. Meu Deus poderoso, tenho me deixado enfadar e enredar pelas seduções do mundo e tenho dado ouvido a muitos anticristos que tem conseguido infiltrar na minha mente as dúvidas da fé, do sentido do sofrimento, dos motivos pelos quais lutar, dos ideais que estava buscando imitar. Ajuda-me pois não consigo mais sair das trevas!
As trevas cegaram meus olhos, sobrepujaram minha visão consciente e correta da realidade. Não sei por onde andar mais Senhor. Estou desiludido de caminhar contigo Pai. Não vejo motivos e não sinto mais vontade e nem ânimo para lutar pela santidade. Vem em meu socorro porque vou me perder. Estou me afundando e deixando-me envolver cada vez mais pelas trevas do pecado, dessa mentalidade estragada onde tudo é permitido e tenho que aproveitar o máximo do hoje para pecar e me entregar aos desejos desenfreados da minha carne. 
Derrama sobre mim o poder e a unção do teu Espírito Santo para restituir em mim a luz que foi apagada quando escolhi o que me agrada e esqueci que sou teu servo. Vem me iluminar Espírito Santo de Deus, vem trazer luz ao meu interior e fazer ressuscitar tudo o que está morto em meu coração. Vem arrancar esse cheiro podre de morte e angústia que jaz em mim. Me enchi tanto com as coisas do mundo que só tenho acumulado o que não presta.
Lava minha mente, purifica meus olhos, cura meu coração ferido, machucado, ressequido, sem vida e sem vontade de viver. Vem dar um sopro de ressurreição a minha alma, fazendo-a reviver pelo teu amor, me dando a graça de amar, pois sou amado primeiro por ti. Vem me convencer do amor com o qual Jesus me amou, dando sua vida por mim na cruz. Vem limpar-me, renovar-me e fazer-me renascer para uma vida nova.
A partir da tua graça em minha vida Senhor, quero romper com todo pecado. Determino em minha vida que vou amar como nunca amei ao Senhor e as pessoas. Pela força e pelo poder do seu braço forte vou me preservar do mundo e dos anticristos dessa sociedade corrompida. 
Dou-te graças Senhor, em nome de Jesus Cristo, teu Filho, a quem entrego meu coração, minha vida e meu futuro, ao qual rendo louvores e glórias. Aleluia. Bendito sejais Espírito Santo. Adoração a Ti Senhor. Amém."
Com o padre Reginaldo Manzotti vamos deixar a luz do céu entrar em nossos corações, nessa belíssima e antiga canção da Igreja: http://www.youtube.com/watch?v=q5wIf1uWfYs
Vamos nos propor a caminhar e também a ser luz. É isso que a banda Anjos de Resgate nos ensina nessa maravilhosa canção "Seja luz": http://www.youtube.com/watch?v=xAnmoPuJphs
Como crianças recém nascidas para o caminho da luz, vamos com o Walmir Alencar aprendar a dar os "Primeiros passos": http://www.youtube.com/watch?v=hpHF-m8Da4k
"Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu. Aquele que diz estar na luz, e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não se põe a tropeçar". (1Jo 2,1-6.9-10)

Que na graça de Deus, movidos pelo Espírito Santo, iluminados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, possamos viver e caminhar na luz, sendo luz e deixando resplandecer essa luz maravilhosa em todo o nosso ser, desde o jeito de  falarmos, de andarmos, de nos relacionarmos com as pessoas, de rezarmos e de sermos luz, deixando um rastro de céu por onde passarmos. Assim seja.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de caminhar na luz.