sexta-feira

Mudez espiritual

Por pura bondade de Deus iniciamos hoje a terceira etapa do nosso aprofundamento da cura dos sentidos com a mudez espiritual. Veremos ao longo dessa postagem que precisamos ser curados e restaurados na forma como nós falamos ou deixamos de falar.
Hoje é essencial para grandes empresas recrutar pessoas que conseguem se comunicar bem. Pessoas que têm uma boa oratória, que tem uma retórica fascinante e uma palavra diferenciada; que são capazes de convencer pela força das palavras a uma determinada pessoa a comprar um produto por exemplo.
O grande dilema que há é que pessoas que assim são treinadas para falar o que é necessário para vender alguma coisa, na maioria das vezes, não tem domínio sobre sua própria língua e são capazes de usar sua lábia para seu próprio benefício, não sabendo a hora de parar de falar...
É por esse motivo que hoje já começamos com um ensinamento do apóstolo da sabedoria, São Tiago, que nos dá um conselho precioso:
"Meus irmãos, não haja muitos entre vós a se arvorar em mestres; sabeis que seremos julgados mais severamente, porque todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito capaz de refrear todo o seu corpo". (Tg 3,1-2)
Que graça de Deus é acolher, compreender e aplicar na vida esse conselho. Tiago fala da humildade que precisamos ter em nos reconhecer pequenos e pobres aprendizes, mesmo sabendo muita coisa e podendo se expressar com sabedoria, pois cairemos indubitavelmente uma hora ou outra. Mas aquele que não cai por palavras é perfeito e capaz de refrear todo o seu corpo.
Em outras palavras, ele diz que quem é capaz de controlar sua língua será capaz de controlar também todas as outras realidades corporais, sejam elas quais forem. Dominando a língua dominaremos nossa sexualidade, nossos impulsos, nossos desejos e vontades; teremos controle sobre nossas paixões, o glorioso auto-domínio (tema que aprofundaremos em outras postagens).
Mas se estamos falando de mudez, qual o sentido de queremos entrar nos méritos daqueles que falam muito? É isso que veremos ao longo dessa postagem: a mudez espiritual, para proclamar e anunciar o Reino de Deus e denunciar as injustiças; anunciar o Evangelho e denunciar as falsas doutrinas; anunciar o tempo da graça de Cristo e denunciar o tempo de opressão que vai cessar em nome de Jesus! 
Na mudez que vamos tratar, está presente ao mesmo tempo a fala exagerada das coisas do mundo, das coisas da terra; e a falta de fala relacionada às coisas do alto, as coisas de cima que Deus nos concede a graça de conhecer e já experimentar aqui na terra. Ou seja, falar do Céu na Terra! 
Seja bem vindo porque hoje vamos partilhar sobre as coisas de Deus, as verdades imutáveis do céu, as realidades espirituais que acompanham nossa fala, nossa palavra, nossa comunicação com os outros e com Deus.
Por acaso você já parou pra pensar em quanto você fala coisas à toa e quão pouco fala de coisas realmente importantes? Ou a ênfase e importância que você para coisas efêmeras quando muitas vezes desvaloriza ou não dá tanto valor aquilo que é eterno? Você acha que isso é por acaso?! 
HÁ UM PLANO DA NOVA ERA, DOS DONOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DE ENTIDADES SECRETAS PARA QUE OS CRISTÃOS SE ENCHAM DE PORCARIA E DE CONTEÚDOS HUMANOS E NATURAIS COM A FINALIDADE DE SE ESVAZIAREM DO SOBRENATURAL QUE SÓ DEUS PODE PROPORCIONAR. 
Para que tudo isso? Para que quando abrirem a boca falem do que é supérfluo e não do que é essencial. Veja a importância que nosso Senhor Jesus Cristo dá a esse aspecto fundamental da nossa vida que é a fala.
"Ou dizeis que a árvore é boa e seu fruto bom, ou dizeis que é má e seu fruto, mau; porque é pelo fruto que se conhece a árvore. Raça de víboras, maus como sois, como podeis dizer coisas boas? Porque a boca fala do que lhe transborda o coração. O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado". (Mt 12,33-37)
Que coisa mais alarmante e importante para abrir nossos olhos, nossos ouvidos, nosso coração e hoje fechar ou abrir nossa boca. MAUS COMO NÓS SOMOS, COMO PODEMOS DIZER COISAS BOAS? A BOCA FALA DO QUE LHE TRANSBORDA O CORAÇÃO, DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO!
Queridos e queridas de Deus, há uma coisa muito séria que precisamos nos atentar para que deixemos de ser maus, como Jesus diz: precisamos parar de guardar mágoas, rancores, ódios, falta de perdão, invejas, ciúmes e intrigas dentro de nós; precisamos de parar de cultivar as coisas más dentro do nosso coração (na semana que vem refletiremos sobre a cura da insensibilidade espiritual que está relacionada ao coração). 
Quando abrimos uma garrafa de refrigerante, o que vai sair é o conteúdo, ou seja esse refrigerante. Quando abrimos uma garrafa de champanhe, quando tiramos a tampa e despejamos no copo, vamos ter champanhe dentro desse copo. Da mesma forma, estamos com o coração cheio de coisas más e ruins, é por esse motivo que muitos quando abrem a boca só sabem reclamar, falar mal, xingar, murmurar, etc.
O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro, isto é, aquilo que traz dentro de si; aquilo que cultiva no seu íntimo, no seu interior com o maior valor e cuidado. Aquilo que trazemos dentro de nós é o tesouro verdadeiro e incorrupto que levaremos ao céu ou ao inferno, o que dependerá do nosso julgamento. E como será difícil estar diante de Deus para prestar conta de toda palavra má que tivermos proferido. 
Quantos católicos, quantos cristãos, quantos daqueles que estão a frente e devem ser exemplos para o povo de Deus, que ainda não tem domínio sobre a própria língua, calam quando é pra falar; falam quando é pra calar; e muitas vezes não medem esforços para falar demasiadamente do que querem e do que lhes é conveniente, muitas vezes esquecendo da verdade e do necessário.
São Paulo alertou a comunidade de Roma e deixa esse mesmo alerta hoje para cada um de nós:
"A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lhos revelou com evidência. Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar". (Rm 1,18-20) 
ISSO É MUDEZ ESPIRITUAL! PESSOAS QUE TEM OBRIGAÇÃO, FUNÇÃO E VOCAÇÃO PARA FALAR DE DEUS, PARA SER PROFETAS EM MEIO A ESSA SOCIEDADE DEPRAVADA E DENUNCIAR COM UNÇÃO E AUTORIDADE AS INJUSTIÇAS, AS MENTIRAS, OS PECADOS E FICAM CALADOS... RECEBA AÍ UMA UNÇÃO DE LIBERTAÇÃO E QUE CAIA TODA ALGEMA, PRISÃO E CADEADO DA SUA BOCA AMADO!!!
Deus nos confiou o ministério para exortar, para ajudar na salvação daqueles que estão ao nosso redor; não é pra ficar calado. Deus dá a palavra, a revelação, a unção para proclamar, então não pode ficar quieto: tem que ter coragem e falar com ousadia, pois é Deus quem usa nossa boca para se comunicar.
Por ficar calados em muitos locais e fazer pacto com autoridades, muitos homens e mulheres de Deus perderam a autoridade para falar em nome do Senhor e deixa uma comunidade, uma nação perecer na miséria, no pecado, afastado de Deus e deixando o demônio reinar, destruindo famílias, casamentos, matando jovens e acabando com a profecia de Cristo sobre a terra cada vez mais.
Jesus disse que é por nossas palavras que nós seremos justificados ou condenados. São Paulo confirma isso, quando escreve para a comunidade dos romanos.
"Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação". (Rm 10,9-10)
É também com as palavras que professamos a nossa fé, é com as palavras que acontece o sacramento do matrimônio (que aprofundaremos na série sacramentos aqui nesse blog), quando os esposos dizem: 'Eu aceito tal pessoa para ser meu marido/minha esposa...'
É por saber e conhecer a importância das palavras, a força e a realidade do que sai da nossa boca e a forma como falamos, que o demônio ataca, conspira e faz de tudo para que estejamos acostumados à linguagem da terra, às coisas de baixo, aquilo que não é essencial, aquilo que não muda nossa vida. Ele nos ataca para que percamos as palavras certas, para não dizer a pessoa certa e na hora certa. Acordemos do sono e da mudez espiritual!
Não permitamos mais que imagens como essas (na foto acima), de sensualidade, de dinheiro ou do que quer que seja calem a nossa boca quando nós tivermos que proclamar, anunciar e denunciar. Que a voz dentro de nós possa fluir sem encontrar obstáculos da nossa parte, porque Deus não nos chamou a toa, mas para sermos instrumentos de predileção em suas mãos.
Nós que queremos ser de Deus, que queremos elevar nosso louvor aos céus, até o coração de Deus (clique aqui e acesse as postagens com a marcação louvor) precisamos nos encher com o louvor do Senhor. É só assim que poderemos abrir a nossa boca e elevar o louvor sincero, porque nosso coração está cheio dele. É por isso que Jesus chamou atenção nesse sentido também.
"Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías: Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim. Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens! (Is 29,13). Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes: Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem". (Mt 15,7-11)
Pois bem, além dos que são chamados a falar e ficam calados, dos que são chamados a louvar e não liberam o louvor que Deus merece, com suas palavras e sua vida, há uma espécie de mudez espiritual que é justamente o contrário destes: a falação exagerada e descontrolada, mesmo que seja de Deus, na hora errada e do jeito errado. Muitas vezes Deus quer que fiquemos calados em algumas situações.
É disso que Jesus está falando quando disse que o que sai da boca mancha o homem...
Quantos estão por aí, dentro ou fora da Igreja, manchados e cheios de impureza, malícia, maledicência porque não aguentam ficar calados, de boca fechada. Não são capazes de reter ou peneirar aquilo que ouvem, e mesmo sem saber se é verdade ou não, passam pra frente, sendo muitas vezes um instrumento do demônio.
Veja que conselho precioso e valioso justamente do livro do eclesiástico para todos nós que não conseguimos calar a boca.
"Quem se regozija com a iniquidade será desonrado; quem detesta a correção abreviará a sua vida; quem odeia a tagarelice, destrói sua malícia. Quem peca contra si próprio, arrepender-se-á de tê-lo feito; quem põe sua alegria na malícia, será apontado como infame. Não repitas uma palavra dura e maldosa, e não serás prejudicado. Não confies teu pensamento nem ao amigo nem ao inimigo. Se tiveres cometido uma falta, não a reveles, pois ele te ouvirá, te observará, e, fingindo desculpar o teu pecado, te odiará. E estará sempre presente (para te prejudicar). Ouviste uma palavra contra o teu próximo? Abafa-a dentro de ti; fica seguro de que ela não te fará morrer. Por causa de uma palavra (irrefletida) o tolo estorce-se de dores, como uma mulher que geme para dar à luz. Como uma flecha cravada na gordura da coxa, assim é uma palavra no coração do insensato". (Eclo 19,5-12)
OUVISTE UMA PALAVRA CONTRA O TEU PRÓXIMO? ABAFA-A DENTRO DE TI E FICA SEGURO DE QUE ELA NÃO TE FARÁ MORRER...
Quantos tiozinhos e tiazinhas da Igreja precisam ouvir isso e receber uma chacoalhada para acordarem desse sono espiritual, dessa desgraça que é ficar falando mal e transmitindo as palavras más que dizem dos irmãos?! Não é brincadeira, estamos tratando com vidas, com a salvação ou a perdição das pessoas. Algo que para você pode não fazer diferença pode ser muito importante para seu irmão, por isso, aprenda a abafar as coisas dentro de si mesmo.
Arranque da sua boca toda contaminação espiritual, tira toda predisposição para falar mal e reclamar da vida, do mundo e de Deus e começa a fazer alguma coisa que valha a pena. Porque se nós quisermos realmente ser de Deus, nada adianta falar porque o Reino de Deus acontece quando nós fazemos alguma coisa e não só ficamos falando (cf. 1Cor 4,20 - acesse a postagem sobre esse tema clicando aqui)
Você que acha que aqui estamos exagerando ou pegando muito pesado, veja o que São Tiago continua ensinando no texto da passagem que começamos essa formação. Você vai se surpreender!
"Quando pomos o freio na boca  dos cavalos, para que nos obedeçam, governamos também todo o seu corpo. Vede também os navios: por grandes que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados com um pequeno leme à vontade do piloto. Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta! Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida. Todas as espécies de feras selvagens, de aves, de répteis e de peixes do mar se domam e têm sido domadas pela espécie humana. A língua, porém, nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto, cheia de veneno mortífero. Com ela bendizemos ao Senhor, nosso Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procedem a benção e a maldição. Não convém, meus irmãos, que seja assim. Porventura lança uma fonte por uma mesma bica água doce e água amargosa? Acaso, meus irmãos, pode a figueira dar azeitonas ou a videira dar figos? Do mesmo modo a fonte de água salobra não pode dar água doce". (Tg 3,3-12)
A LÍNGUA É UM FOGO, UM MUNDO DE INIQUIDADES QUE CONTAMINA TODO O CORPO E SENDO INFLAMADA PELO INFERNO INCENDEIA TODO O CURSO DA NOSSA VIDA.
Ou seja, Tiago está dizendo que podemos comprometer o curso da nossa vida, influenciando nosso destino. Não só isso, mas com as palavras podemos melhorar e perceber melhor o nosso passado, a partir da Palavra de Deus, mudar nosso presente e projetar nosso futuro, determinando com as palavras que nossa vida é uma benção.
Agora acontece que é bem verdade que muitos dos cristãos querem benção para si e não se importam ou desejam maldição para os outros. Da mesma boca do qual procede a benção, o desejo de felicidade, de paz, de santidade, de graça e vitória não podem proceder também palavras de derrota, de tristeza, de guerra, de pecado.
Precisamos assumir de uma vez por todas a cura da nossa mudez espiritual, deixando que Jesus toque em nossa língua, como tocou na língua daquele surdo-mudo que vimos na última postagem, e dê ordens para ela abrir; ao mesmo tempo nos dando o equilíbrio para que aprendamos a domá-la para que se feche quando necessário.
Chega desse negócio de reter a palavra de libertação e ficar soltando palavras inconvenientes de maldição ou maledicência. A esse respeito São Bernardo de Claraval ensinava: 'Os que cometem a maledicência e os que escutam têm o demônio no corpo; aqueles na língua e estes no ouvido'. Do mesmo modo São Francisco de Sales também ensinava: 'A maledicência é a peste das conversas e das palestras'.
Caso você não saiba, maledicência significa falar, dizer mal de alguém. O simples fato de comentar sobre as coisas más ou negativas da vida ou da pessoa de alguém com um outro, já é maledicência. E tanto quem fala quanto quem ouve tem o demônio no corpo. Ahhh irmãos, o demônio não tem que ficar no corpo, mas nos quintos dos infernos. Rompamos com esse mal!
Vamos assumir uma coisa diante de Deus hoje juntos?! Se for para ficar calado, para se fazer de mudo, que seja quando alguém falar mal de outra pessoa conosco, quando estivermos falando de mais, quando estivermos falando coisas supérfluas e sem sentido, quando não soubermos do que estamos falando. Que só rompamos o silêncio quando nossa palavra for mais proveitosa do que a falta dela.
Agora se for para falar, que seja para proclamar as maravilhas do Senhor, para testemunhar o amor, a graça e a misericórdia do nosso Deus, que seja para sermos como profetas e não ter medo de denunciar as injustiças, para não aprisionar a verdade, que seja para liberar os louvores do Senhor, que seja para abençoar e para partilhar de coisas importantes, necessárias e convenientes, que seja para dar graças e falar sobre as coisas do alto. Amém!?
Vamos pedir essa graça em oração agora...
"Pai amado, tomando consciência de toda mudez que tenho vivido, venho na tua presença para pedir que venha me tocar com tuas mãos santas e poderosas. Liberta meus lábios de toda contaminação Senhor, cura e liberta-me de todo mal que proferi contra minha própria vida com palavras de maldição, com brincadeiras que não convém e que o demônio usou para me prejudicar. Vem em meu auxílio, me reeducando para falar coisas certas e importantes para a minha vida e a dos outros.
Jesus, tu que tocaste na língua do surdo-mudo e disseste ÉFETA! vem tocar em minha língua agora e restaurar minha boca, minha língua, minhas cordas vocais e toda essa área do meu corpo. Vem libertar de toda influência maligna que estava sobre a minha boca, todos dardos inflamados do maligno que tem me atingido e me feito apenas reclamar, murmurar e falar mal dos outros. Eu renuncio a toda ação dos espíritos impuros que prendem minha boca ou me influenciam a falar demais e selo com o sangue de Jesus os meus lábios, a minha língua. Dou ordens aos demônios, no nome de Jesus, que vão se prostrar diante da cruz de Cristo, e que ele os disponha. Proclamo que sou livre no poder do nome, do sangue e da cruz de Jesus Cristo de Nazaré. Jesus é o meu Senhor, meu único Senhor. Tu és Senhor da minha boca, da minha língua e de toda palavra que profiro. Tu és Senhor de todo o meu corpo. Sou teu Senhor!
Espírito Santo que enches todas as coisas e renovas a  face da Terra, peço que agora venha me encher com tua luz, com teu amor, com tua paz, com teus dons e carismas e derrame sobre minha boca e meu coração uma água pura que purifique-me e renove meu interior. Tomo posse das palavras de louvor que me trazes agora e me aposso de toda renovação espiritual, de toda unção e graça que vem em profusão sobre mim, porque confio em ti Senhor. 
Dou graças a Ti Deus da minha vida, que me iluminas, que me tocas e me restauras porque me amas. Todo mal e toda escuridão são obrigadas a se retirar porque o Senhor entra agora e reina em minha vida, faz cessar toda mudez espiritual e me dá a graça de progredir, crescer mais uma vez em tua graça. Aleluia!
Virgem Maria, santa mãe de Deus e minha senhora, ajuda-me como a senhora, a guardar as coisas de Deus em meu coração, ser uma pessoa de silêncio e proclamar as maravilhas do Senhor, cantando e louvando de todo meu ser, como a senhora fez. Obrigado. Amém'.
Façamos nossa "Súplica" com a Adriana Arydes e confiemos no poder da nossa oração, pois Deus sempre atende quem pede: https://www.youtube.com/watch?v=ZItDuuUrhlY
Usemos nossa boca, nossa língua e nossa voz para louvar e adorar ao Senhor ao som de "Em tua presença" do padre Fábio de Melo: https://www.youtube.com/watch?v=vSxV9mK1bB8
Com a mãe de Deus, a partir do seu magnificat, com o ministério Adoração e Vida, exaltemos o Senhor com o "Cântico de Maria": https://www.youtube.com/watch?v=947d4pvMglU
Peçamos ao Senhor com essa belíssima canção "Dá-me teu rosto" da Banda Arkanjos, que o senhor faça da nossa voz, das nossas palavras, as dele: https://www.youtube.com/watch?v=MT-xB9Acpqo
"Há quem se cale e é considerado sábio, e quem se torne odioso pela intemperança no falar. Há quem se cale por não saber falar, e quem se cale porque reconhece quando é tempo (de falar). O sábio permanece calado até o momento (oportuno), mas o leviano e imprudente não espera a ocasião. Aquele que se expande em palavras, prejudica-se a si mesmo, quem se permite todo o desregramento torna-se odioso". (Eclo 20,5-8)

Essa postagem não é só para as mulheres, mas também para elas, que tem a má fama de falar demais. Que a exemplo da Virgem Maria os homens e as mulheres de Deus aprendam com esse conselho do livro do eclesiástico: permanecer calado até o momento oportuno e deixar de falar quando for tempo de ficar calado.

Que Deus nos abençoe e nos cure de toda mudez espiritual.