quinta-feira

Aliança com Deus e com homens

"Vou fazer uma aliança convosco e com vossa posteridade." (Gn 9,9)
Irmãos e irmãs queridos em Cristo, partilharemos sobre a aliança com Deus e com os homens: para aqueles que são de Deus, que vivem em comunhão com Ele; para aqueles que já viveram mas estão afastados; para aqueles que conhecem e para aqueles que não conhecem a Deus; e para aqueles que não acreditam em Deus.
Através da aliança que Deus faz com Noé, esta estende-se a toda a humanidade...Deus deseja fazer esta aliança com aqueles que nunca tiveram, com aqueles que a quebraram e conseguem reatá-la e para todos os que desejam ter esta aliança. Deus não está forçando ou dizendo que vai fazer isso sem o nosso consentimento, apenas diz que vai fazer, SE NÓS ACEITARMOS! 
Qual o sentido pelo qual Deus deseja fazer conosco uma aliança? Para que Ele se preocupa com isso, se hoje em dia esse negócio de aliança é ULTRAPASSADO? O que é ou o que signifca uma aliança? Por que muitas pessoas não tem sucesso em nada na vida?
"Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança ETERNA, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus de tua posteridade." (Gn 17,7) 
Os livros do pentateuco (que são os cinco primeiros livros da Bíblia) muito constantemente falam de aliança com Deus, revelando o imenso desejo do Senhor de ter uma aliança conosco. 
O primeiro sinal da aliança de Deus é o arco-íris. Depois as tábuas da lei (os dez mandamentos) que são entregues a Móises no Monte Sinai; após isso o bastão de Móises, a arca da aliança, os animais sacrificados para renovar esta aliança ...E em toda a história do povo de Deus sempre vemos Deus querendo fazer uma aliança com nossos pais na fé; ou querendo reatá-la. Essa aliança significa que temos um compromisso com Deus, e Ele se compromete conosco.
A partir da aceitação dessa aliança, assumimos um compromisso com Deus. E como é maravilhoso ter esse compromisso com Deus! Algumas pessoas gostam de dizer que estão "livres, leves e soltas", e estão dispostas a relacionar-se com alguma pessoa. Mas como é difícil ouvir pessoas dizendo que estão "livres, leves e soltas" para relacionar-se com Deus. 
O sentido pelo qual Deus deseja fazer uma aliança conosco já está explicado na passagem acima: Ele quer ser nosso Deus...Ele preocupa-se com essa aliança porque a partir dela Ele tem  liberdade para agir em nossas vidas, nos proteger, nos curar, nos libertar, de uma forma mais íntima e concreta.. Para você que não acredita, já descrevemos nas outras postagens que Deus não interfere onde não é chamado. Então, temos que compreender que aqueles que pedem ou permitem que Deus aja em suas vidas assim, muito melhoram o relacionamento com Deus.
Quer ir bem na vida, nos negócios, na família, na sociedade, no namoro, no casamento? Há um segredo na palavra de Deus:
  "Observareis, pois, as palavras dessa aliança e as poreis em prática, para serdes bem-sucedidos em todas as vossas empresas. (Dt 19,9)"
Deus faz TUDO o que Ele pode para que nossos antigos pais não abandonassem sua aliança. É o próprio Deus que faz essa aliança conosco. Que honra para nós, não é? Algumas pessoas infelizmente não valorizam o que Deus faz!
Então, quando chega a plenitude dos tempos, Deus se encarna a partir do "sim" de uma mulher e vive a nossa natureza para reaver esta aliança que estava sendo esquecida ou perdida. E que maravilhas Jesus proclama e realmente faz. São Paulo descreve um pouco da Nova aliança de Cristo:
"Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim." (1Cor 11,25)
A aliança que Jesus estabelece conosco já não é mais a partir do sangue de animais, mas a partir do seu próprio sangue, que nos garante a certeza e a fidelidade do Senhor...
"Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com Ele, com Ele viveremos. Se soubermos perseverar, com Ele reinaremos. Se, porém, O renegarmos, Ele nos renegará. Se formos infiéis...Ele continua fiel e não pode desdizer-se." (2Tm 2,11-13)
Porque muitas pessoas hoje em dia consideram esse negócio de usar aliança ultrapassado? Primeira coisa do porquê isso acontece.é que romperam a aliança com Deus. A partir daí, só vão caindo, de mal a pior: vivendo dissolutamente na orgia e na farra; e também decepcionando as pessoas que os rodeiam.
Mas vejamos por debaixo dos acontecimentos o que realmente acontece.
A aliança, sinal do compromisso, como vários outros sinais, foram criados por Deus. O que Deus quer é nosso compromisso, Ele quer nossa boa vontade de aceitar essa aliança e não preocupar-se com quem vai vê-la; o que importa é que queremos corresponder ao amor de Deus, por isso aceitamos sua aliança. 
Então, o demônio, que é imitador, pai da mentira (cf. Jo 8,44) e falsificador das coisas que Deus faz, tentou copiar esse negócio de aliança. Só que a aliança do demônio é totalmente o contrário da aliança com Deus. Sem Deus não há fidelidade, não há respeito às pessoas, não há amor, não há vida! A aliança que não vem de Deus é conhecido como "FICAR". Talvez essa palavra possa DISTINGUIR o que vem e que é de Deus e o que não vem e o que não é...
As pessoas querem buscar a um Deus de conveniência: ficar com Ele quando precisam e depois de ter sido ajudados continuam a viver na vida de pecados e mentiras que estão acostumados, já que não há compromisso com Deus. ESSE DEUS NÃO EXISTE!!! Jesus derramou seu sangue na cruz para fazer essa nova aliança conosco, que nos dá a intimidade e proximidade de Deus, a ponto dEle dizer:
"Mas esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel depois daqueles dias: imprimirei as minhas leis no seu espírito e as gravarei no seu coração. Eu serei seu Deus, e eles serão o meu povo." (Hb 8,10)
Perceba o carinho de Deus, a doçura com que Ele quer nos tratrar, a forma como Ele quer fazer, renovar e restaurar essa aliança conosco. Sinais maravilhosos no nosso espírito e no nosso coração.
Mas olhe que a banalidade do ficar alcança todos os lados da sociedade. Os divinos matrimônios, por exemplo, tornaram-se casamentos humanos e banais (coisas criadas por Deus, estragadas, por não assumirem o que Deus realmente quer). 
As pessoas casam-se por contrato e quando não querem mais ficar com a outra pessoa rompem a falsa aliança que fizeram um dia. Com o falso argumento: "EU TENHO O DIREITO DE SER FELIZ"; e culpam Deus pela sua infelicidade, como se Deus tivesse alguma coisa a ver com as coisas erradas e escolhas sem consciência que muitos fazem. Está errado! Deus não tem nada a ver com a infelicidade de nenhuma pessoa, Ele apenas quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (cf. 1Tm 2,4). 
De onde, pois; surgem tais coisas? Do pecado de cada um, é claro, por não aceitar a aliança de Deus, acabam estragando até a aliança com os homens; mas entendamos a fundo.
Toda essa história começa antes mesmo do namoro. Não vivem um bom namoro, que é a preparação para o casamento (em outras postagens falaremos mais sobre o tema namoro). Não tem intimidade (que significa um conhecer o coração do outro, os gostos, os valores), começam o namoro ficando um com outro, sem propósitos, sem compromissos ("Se der certo a gente continua ficando, senão, deixa pra lá!").
O que são os compromissos de hoje em dia? Compromissos de uma noite, de um momento, de uma festa, de um dia, de uma semana? Infelizmente irmãos, principalmente entre os irmãos da Igreja e os cristãos...
Essa praga do "ficar" que tem a finalidade de que nos acostumemos a ficar sem compromisso com as pessoas, com o(a) namorodo(a), com o marido (a esposa) e consequentemente, sem compromisso com Deus, está inserida na Igreja, como uma desgraça que quer destruí-la (em outras postagens falaremos mais sobre a Igreja de Jesus Cristo) de dentro para fora. ESSA PRAGA DEVE SER ELIMINADA!!! (do nosso dicionário, do nosso vocabulário, da nossa mente, do nosso dia-a-dia, da nossa vida).
Eu tomei uma decisão, desde que tomei consciência dessas coisas de ficar: EU NUNCA MAIS FIQUEI COM NINGUÉM. 
É uma forma de demonstrar com minhas atitudes que eu tenho uma aliança com Deus:
"Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos." (1Cor 4,20) 
O que eu faço então? Eu renuncio a todo o mal de ficar e eu tenho a benção de Deus para namorar. No meu namoro eu vivo com uma aliança com minha namorada (que significa que eu não tenho nada com mais ninguém) e mantenho meu compromisso com Deus (e recebo sua benção no meu namoro, preparando para o casamento). E o casamento abençoado é aquele que teve propósitos, que manteve-se na presença de Deus, que permaneceu firme, mesmo em meio as tribulações  e dificuldades, e não rompeu a aliança com o Senhor (em outras postagens falaremos mais sobre o tema sexualidade e afetividade).
Deus quer fazer uma aliança com você e te dar essa graça de romper com toda espécie de ficar!
O Espírito Santo vem selar em nós essa aliança e nos dá força para perseguir o alvo da nossa esperança....
"E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rom 5,5)
Portanto queridos e queridas de Deus, o Pai faz conosco a aliança; Jesus consuma essa aliança e nos dá, com seu sangue, a perfeição da nova aliança; e o Espírito Santo vem e sela tudo isso pela força do seu santo amor.
Façamos uma aliança com o Senhor e veremos como nossa vida muda; nossa família vai mudar; nossos amigos vão mudar; nosso namoro vai mudar; nosso casamento vai mudar; nosso serviço vai mudar; tudo vai mudar; sempre para melhor, é claro. O que está bom pode ficar melhor, e o que está ruim, ficará bom!
Confiemos na aliança do Senhor, pois é Ele mesmo quem nos chama e nos conduz:
"E o Deus da paz que, no sangue da ETERNA ALIANÇA, ressuscitou dos mortos o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, queira dispor-vos ao bem e vos conceder que cumprais a sua vontade, realizando ele próprio em vós o que é agradável aos seus olhos, por Jesus Cristo, a quem seja dada a glória por toda a eternidade. Amém." (Hb 13,20-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...