quinta-feira

O valor da mulher

Que maravilha e que alegria adentrarmos hoje numa nova marcação desse blog: valores. Dentro desse mesmo tema refletiremos sobre os valores da nossa sociedade, os valores cristãos, os valores morais e éticos e os valores particulares que regem a vida de todos nós.
Especialmente hoje vamos refletir sobre o valor da mulher. Uma pergunta já se levanta para refletirmos durante toda essa postagem: qual é o valor da mulher? Vamos tomar alguns exemplos, vamos indicar uma direção e dar um roteiro seguro para que todas as meninas, moças e mulheres recuperem o seu valor que pode estar perdido e os valores na vida.
Nossa cultura brasileira que se estraga cada dia mais com um nível cada vez mais baixo, nossa sociedade corrompida pelo pecado que se tornou pervertida e pervertedora, nosso governo desonesto e injusto, as famílias atuais que desonram esse nome sagrado que é chamado santuário da vida, igreja doméstica e célula-mãe da humanidade e tantos outros agregados têm feito com que os verdadeiros valores da vida humana se degradem consecutivamente.
Há uma ideologia demoníaca hoje em dia que destitui e aporcalha a o que é sagrado e exalta, protege e aplaude o que é bizarro, o que não passa de aberração. Há uma necessidade urgente de que aqueles que são de Deus, que vivem a Bíblia e que seguem Jesus Cristo manifestem o que São Paulo pedia a comunidade de Roma:
"Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito". (Rm 12,1-2)
Nós, que somos cristãos, nós, que acreditamos que as coisas podem mudar e ficar melhores, não podemos nos conformar com a corrupção e degradação dos valores em tantas áreas como vemos tão clara e facilmente. Os anti-valores estão bem diante dos nossos olhos numa música, num filme, numa propaganda, num programa de tv, numa novela, numa revista, num jornal, num outdoor, numa marca e em tudo.
SE NÃO HOUVER ESSA TRANSFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO DO ESPÍRITO, DA MENTE, DO CORAÇÃO, DA FORMA DE PENSAR E DE AGIR NÃO VEREMOS A CIVILIZAÇÃO DO AMOR, NÃO VEREMOS O AUMENTO DO BEM, NÃO VEREMOS A VONTADE DE DEUS EM NOSSA VIDA E EM NOSSA COMUNIDADE. ISSO É URGENTE!

Foi por isso que Deus suscitou a RCC (Renovação Carismática Católica) na Igreja Católica para que essa renovação fosse desde a vida pessoal e espiritual de cada um até atingir a vida em comunidade de toda a Igreja. Se você vê essa obra do Espírito Santo com maus olhos, convidamos você a dar uma olhada renovada na Igreja e perceber que muita coisa boa floresceu na esposa de Cristo, por impulso dessa renovação.
Por isso há um constante pentecostes, um movimento dinâmico que não para nunca. É a ação de Deus! Muita coisa deve ser corrigida, muita coisa ainda deve ser renovada, muita coisa deve ser traduzida e vivida nesse movimento maravilhoso, mas isso não é motivo para desprezá-lo ou olhar para ele com maus olhos. Temos que olhar com os olhos de Deus, a partir da ótica daquele que inspira e renova todas as coisas (cf. Ap 21,5). Em outras postagens aprofundaremos esse tema da rcc.
Mas toda essa corrupção de valores que experimentamos nesse conturbado século XXI tem denegrido e prostituído a imagem e a dignidade da mulher. Até mesmo algumas mulheres, tão iludidas e feridas nas experiências da vida que esquecem-se muitas vezes quem são, estão ativas e fazendo protestos de todas as formas possíveis pedindo respeito e que as ouçam.
Para que fazem isso? Para poderem ter direito de matar uma criança indefesa dentro do próprio ventre, cometendo o hediondo, desgraçado e maldito pecado mortal do aborto (em outras postagens aprofundaremos esse tema) afirmando categoricamente que não querem ser aquilo que foram feitas para ser como cooperadoras e auxiliadoras de Deus para gerar vida, aderindo a hipocrisia de John Lennon e dos integrantes do The Beatles quando cantavam Live and let die (viva e deixe morrer).
Talvez para poder se prostituir a vontade e não ter de se preocupar com as vidas que podem ser geradas em tantas relações sexuais sujas e pecaminosas. Mas saibam o que as Sagradas Escrituras ensinam sobre esse respeito, quando trata-se de filhos abortados e fora do casamento:
"Os galhos serão quebrados antes do desenvolvimento, o fruto deles será inútil, verde demais para ser comido, e impróprio para qualquer uso, porque OS FILHOS NASCIDOS DE UNIÕES ILÍCITAS SERÃO NO DIA DO JUÍZO TESTEMUNHAS A DEPOREM CONTRA SEUS PAIS". (Sb 4,5-6)
Coisa séria para refletirmos, que vale para todos os filhos que sofrem muito por não nascerem numa família estruturada, concebidos fora e antes do casamento, em uma família que não repara os erros e nem se preocupa com a forma como os filhos são recebidos, em que meio e de que forma crescem, com tantos traumas e problemas de identidade devido a falta dessa estrutura familiar (mas isso é tema para outra postagem também).
Há um movimento chamado CDD (católicas pelo direito de decidir), que desgraçadamente tem corrompido e influenciado a mente de algumas mulheres que acham bonito serem assassinas, que defende o aborto, tratando-o como um direito da mulher para decidir se a criança que está dentro de si vive ou morre. Como não dizer que isso é uma coisa diabólica, pois querem ser deuses, se colocando no lugar do único Deus, sendo que só Ele pode dar ou tirar a vida, mas não tira a vida de ninguém!?
Isso, sem contar nas feministas que querem ter os mesmos direitos que o homem (o que foi muito importante e bom no começo mas que passou dos limites há muito tempo) no mercado de trabalho, na família, na forma de viver e em tudo. Acontece que acabaram por imitar aquilo que o homem tem de pior, que são as coisas que deveriam fugir, mas acham bonito, como trair, cair na farra e na gandaia, passar a noite fora de casa, não se importar com os filhos, etc.
Podemos citar muitos maus exemplos, mas são apenas para abrir nossos olhos para irmos tomando consciência aos poucos dos riscos e dos perigos que as mulheres podem passar aderindo a essas mentalidades estragadas. Qual forma de pensar aderir então? Claro, aquela que a poderosa Palavra de Deus nos ensina! Com ela não há erros, podemos comer esse livro santo que vamos recuperando e incorporando os valores do céu para vivermos o Céu na Terra. 
Sobre isso, o papa emérito, Bento XVI, dizia: 'Quem descobre os grandes e verdadeiros valores nunca envelhece'. Vamos começar a fazer esse exercício e incorporar alguns valores verdadeiros para sermos renovados e nos deixar rejuvenescer pela Palavra de Deus!? Começamos pelo livro do Eclesiástico:
"Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois, se duplicará o número de seus anos. A mulher forte faz a alegria de seu marido, e derramará paz nos anos de sua vida. É um bom quinhão uma mulher bondosa; no quinhão daqueles que temem a Deus, ela será dada a um homem pelas suas boas ações. Rico ou pobre, (o seu marido) tem o coração satisfeito, e seu rosto reflete alegria em todo o tempo. Meu coração teme três coisas, e uma quarta faz empalidecer de pavor o meu semblante: a denúncia de uma cidade, o motim de um povo, a calúnia, coisas estas mais temíveis que a morte; mas uma mulher ciumenta é uma dor de coração e um luto. A língua de uma mulher ciumenta é um chicote que atinge todos os homens. Uma mulher maldosa é como jugo de bois desajustado; quem a possui é como aquele que pega um escorpião. A mulher que se dá à bebida é motivo de grande cólera; sua ofensa e sua infâmia não ficarão ocultas. O mau procedimento de uma mulher revela-se na imprudência de seu olhar e no pestanejar das pálpebras. Vigia cuidadosamente a jovem que não se retrai dos homens, para que não se perca, achando ocasião. Desconfia de toda ousadia de seus olhos, e não te admires se ela te desprezar. Como um viajante sedento abre a boca diante da fonte e bebe toda a água que encontra, assim senta-se ela em qualquer cama até desfalecer, e qualquer flecha abre sua aljava. A graça de uma mulher cuidadosa rejubila seu marido, e seu bom comportamento revigora os ossos. É um dom de Deus uma mulher sensata e silenciosa, e nada se compara a uma mulher bem-educada. A mulher santa e honesta é uma graça inestimável; não há peso para pesar o valor de uma alma casta. Assim como o sol que se levanta nas alturas de Deus, assim é a beleza de uma mulher honrada, ornamento de sua casa. Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura. Como colunas de ouro sobre alicerces de prata, são as pernas formosas sobre calcanhares firmes. Como fundamentos eternos sobre pedra firme, assim são os preceitos divinos no coração de uma mulher santa". (Eclo 26,1-24)
Quantas qualidades e quantas coisas belas para nos deliciarmos e aprendermos com as instruções sagradas do Senhor para nós, e especialmente para todas as mulheres! Também há algumas coisas para as mulheres evitarem, mesmo sendo poucas coisas. Vamos retomar e prolongar cada uma dessas que foram citadas, sempre no contexto do casamento, pelos efeitos que os maridos se privilegiam, para retermos melhor esses ensinamentos.
1) Uma boa mulher duplica os anos da vida do seu marido. A bondade de Deus, que tanto se manifesta nas mulheres, é expressão dessa bondade feminina, para os outros (nesse caso o marido). Ser boa não é a mesma coisa que ser boba, mas é tomar consciência do chamado de Deus e refletir aquilo que está dentro de si. É, na verdade, força e não fraqueza!
2) A mulher forte faz a alegria do marido e traz paz. Essa força e garra de lutar, com toda sensibilidade e emoção, faz a alegria de um marido e enche de paz a vida da família. As mulheres precisam ter a coragem de mostrarem-se como são, não precisam imitar os homens. Essa é sua força!
3) Uma mulher bondosa é um bom quinhão. É por causa dessa mulher que o marido tem o coração satisfeito e o rosto reflete alegria todo tempo. A boa parte (que é o quinhão) é a bondade que reflete-se no jeito carinhoso, na forma lúcida e firme que esses mulheres têm. Quem não quer uma mulher dessas?! Por causa dessas os maridos estão sempre alegres!
4) Uma mulher cuidadosa é júbilo e revigora os ossos do marido com o bom procedimento. Outra qualidade particular da mulher, pois cuidam da casa, dos filhos, da ordem das coisas, como nenhum homem consegue fazer. Isso tudo traz júbilo e fortalece o marido que se alegra por ter escolhido essa mulher!
5) Uma mulher silenciosa, sensata e bem-educada é um dom de Deus. Quantas mulheres não conseguem ser como Maria, que guardava todas as coisas em seu coração (cf. Lc 2,19), mulheres de silêncio; sensatas, nos sentido de ter os pés no chão e os olhos abertos para a realidade. Parece piada mas o que há de mulheres mal-educadas hoje não é brincadeira. O dom de Deus para um homem é essa mulher tão difícil de se achar hoje: silenciosa, sensata e bem-educada!
6) Uma mulher santa e honesta é uma graça inestimável. Significa que não há como medir, não há como comparar a nada essa mulher que assuma a maravilha de ser santa (que é a vocação de todo batizado) e honesta. A honestidade precisa ser assumida e traduzida no relacionamento, no trabalho, na família e na comunidade. Essa honestidade da mulher sustenta uma comunidade, pois a verdade reina!
7) Uma mulher com a alma casta (não há peso para pesar). Essa castidade da alma só é possível nas mulheres que vivem em Deus, que não se corrompem com as prostituições sociais que imperam na sociedade, não abaixam seu nível e se renovam constantemente. Nada pode pesar uma mulher pura e casta dessa forma!
8) Uma mulher honrada é como o sol, ornamento da sua casa. As honradez que uma mulher recebe pelo seu comportamento, pela sua forma de viver, pelos seus valores, pela sua conduta é ornamento em sua casa, mais do que os enfeites e decorações. É como o sol a se por, pois faz brilhar o sol sobre uma família!
9) Uma mulher com pernas formosas com calcanhares firmes é como um alicerce de ouro sobre prata. Isso pode ser traduzido pela firmeza do caminhar com Cristo de uma mulher, assim como pela beleza física de suas pernas também. A firmeza no caminhar de mulheres assim valem mais do que ouro e prata!
10) Uma mulher santa que guarda no coração os preceitos divinos é como um fundamento eterna sobre pedra firme. E a última qualidade é de uma mulher que imita a Virgem Maria e pode ser comparada a um fundamento eterno sobre pedra firme, significa inabalável, pois da ela guarda os preceitos do Senhor em seu coração, e os preceitos do Senhor a guardam na firmeza que é Cristo, nossa rocha!
Depois de citar a bondade, a força, o cuidado, o silêncio, a sensatez, a boa educação, a santidade, a honestidade, a pureza e castidade, a firmeza e a guarda dos preceitos sagrados no coração, qualidades que devem estar eminentes em uma mulher, não podemos nos esquecer que tudo isso pode acompanhar coisas que não são tão boas; mas a maior alegria é saber que tudo isso superabunda em cada mulher e sendo cultivado só tende a aumentar e expandir.
1) A mulher ciumenta é uma dor no coração e um luto. Os ciúmes nunca vem e nunca procedem de Deus. O amor é decisão e confiança. Por isso São João diz que o verdadeiro amor lança fora todo temor (cf. 1Jo 4,18). A mulher que ama não pode ter ciúmes!
2) A mulher maldosa é um jugo de bois desajustado. Quantas mulheres parece que não tem coração!? Quantas são as que agem sempre com pura maldade e não pensam no bem do próximo!? Isso é como um jugo de bois desajustado porque a mulher não nasceu para ocupar esse lugar e nem para fazer esse papel!
3) A mulher que se dá a bebida é motivo de grande cólera. É motivo para encolerizar-se essas mulheres que se dão a bebida; isso diz respeito aquelas mulheres que tem problemas com bebidas alcoólicas e estão constantemente embriagadas. Infeliz a mulher que bebe e não tem equilíbrio para dar exemplo a sua família!
4) A imprudência do olhar revela o mau procedimento da mulher (malícia - essa mulher se deita em qualquer cama). Aqui o texto lembra do que Jesus disse no sermão da montanha, quando disse que quem OLHA com maus olhos, com essa malícia, para uma mulher, já comete o pecado. Isso tira a castidade da alma e acaba por tirar a castidade de toda a vida. É preciso recuperá-la e deixá-la crescer dentro de nós!
Não há como não lembrar-se, por causa desse último exemplo, da filha de Jefté. Este fez um voto ao Senhor, de que, se ganhasse a batalha contra os amonitas, consagraria e ofereceria em holocausto a primeira pessoa de sua casa que lhe aparecesse. Foi sua única filha que lhe saiu ao encontro e ele não podia voltar atrás porque havia ganhado a batalha. Mas ela lhe fez um pedido particular:
"Concede-me somente isto: Deixa-me que vá sobre as colinas durante dois meses, para chorar a minha virgindade com as minhas amigas". (Jz 11,37)
Que exemplo mais maravilhoso que muitas meninas e moças precisam conhecer para poder imitar hoje em dia! Parece que todos se esqueceram dos exemplos das mulheres puras, castas, virgens e santas que tiveram na história, que deram testemunho da sua dignidade, que souberam guardar a castidade como um valor principal.
Muitas mulheres hoje querem imitar tal e outra artista/cantora/atriz, que mostra metade dos seios, que provoca os homens com suas roupas curtas e coladas ao corpo para destacar e reforçar suas curvas (que como não dizer vulgares) não para serem belas mas para seduzirem. Essa moda da semi-nudez está em alta!
Mas qual é o problema? O problema é que começa com um olhar, como refletimos. O mau olhar para as coisas e para as pessoas, de forma gananciosa e ambiciosa destrói toda pureza, virgindade e tira a castidade do corpo e até mesmo da alma. Também os homens, mas principalmente as mulheres, precisam reassumir esse valor da castidade (que será tema de outras postagens nesse blog).
Em comparação com essas dez qualidades da mulher de virtudes, o autor do livro do Eclesiástico cita apenas quatro defeitos. É preciso trabalhar e alimentar as qualidades e matar e fazer jejum dos defeitos para que a felicidade possa reinar num casamento, numa família, numa comunidade, pois o joio e o trigo vão crescer juntos.
São Paulo, no Novo Testamento, dá conselhos práticos para que as mulheres sejam verdadeiramente virtuosas. Em sua primeira carta, que escreveu ao jovem Timóteo, deixa a todas as mulheres esse tesouro espiritual, não apenas para ler mas para aplicar na vida:
"Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade. A mulher ouça a instrução em silêncio, com espírito de submissão. Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio. Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva. E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão. Contudo, ela poderá salvar-se, cumprindo os deveres de mãe, contanto que permaneça com modéstia na fé, na caridade e na santidade". (1Tm 2,9-15)
Por isso citamos acima a forma como se veste, como se apresenta, pois a imagem diz muito a respeito de quem somos. É como se fosse um espelho, que pode ser disfarçado, mas a constância e a insistência vai dizer a verdade, pois somos o que fazemos repetida e constantemente. Se uma mulher se veste apenas com roupas vulgares, não tem como dizer que ela seja uma mulher de valores, apesar de ter como mentir e fingir.
AS MULHERES DE HOJE PRECISAM PARAR DE SEGUIR AS TENDÊNCIAS DAS MODAS ESTRAGADAS E COMEÇAR A SE VESTIR COM MODÉSTIA E SOBRIEDADE. ISSO QUER DIZER QUE DEVEM SE VESTIR COMO PESSOAS SÃS E NÃO COMO PESSOAS EMBRIAGADAS, TANTO NO SENTIDO METAFÓRICO QUANTO LITERAL.
São Paulo, como que recordando os ensinamento do livro do Eclesiástico, para que traduz para sua época os valores tão belos e formosos que as mulheres devem ostentar, fechando com a chave de ouro: a fé, a caridade e a santidade. A santidade é a esperança para as mulheres que querem ir para o céu nesse mundo que nos ensina a sermos profanos e pecadores.
Na Bíblia Sagrada, as mulheres sempre desempenharam um papel fundamental. Podemos citar com gosto a excepcional Judite, uma mulher de muita oração, uma comunhão profunda com o Senhor, uma mulher da prática constante do jejum e muito linda, para poder seduzir o rei e leva-lo a embriagar-se e salvar o seu povo em minoria contra um exército de 10.000 homens e colocar medo neles; podemos citar Ester, que ganhou os favores do rei por causa de sua beleza, também para salvar seu povo.
Podemos citar a Sara, que se casou com Tobias e se deixou ajudar por ele (de onde deriva o maravilhoso jejum nupcial de três dias de Sara e Tobias) e levou alegria para Tobit (o pai de Tobias) e para toda a família. A humildade das mulheres de reconhecer-se fraca e pedir ajuda também é uma qualidade importante. É isso que garante o progresso e crescimento e não o individualismo e nem o despotismo idolátrico do ego.
Além da Virgem Maria, que é o exemplo encarnado perfeito de todas essas virtudes que citamos, temos tantas outras mulheres para imitar, crianças, meninas e senhoras, como a Ana do Antigo Testamento (mãe do profeta Samuel) e a Ana do Novo Testamento (que recebeu Jesus, em sua apresentação no Templo, juntamente com o sacerdote Simeão) que só sabia rezar e cuidar das coisas do Senhor, que é muita besteira dizer que nos falta exemplos.
Em todas as idades, em todas as ocasiões, em todas as estações, em todos os períodos, em todos os lugares, em todos os momentos, com toda e qualquer pessoa, uma mulher virtuosa sempre agrada, alegra, motiva, traz paz, fortalece na graça e enche de saúde no corpo, na alma e no espírito. 
UMA MULHER DE VALORES ATRAI MUITO MAIS DO QUE UMA COM CORPO ESCULTURAL. UMA MULHER SANTA ATRAI MUITO MAIS DO QUE UMA MULHER VULGAR. UMA MULHER CASTA E VIRGEM ATRAI MUITO MAIS DO QUE UMA MULHER IMPURA. UMA MULHER DE ORAÇÃO ATRAI MUITO MAIS DO QUE UMA MULHER SEM A GRAÇA DE DEUS.
Essa oração de hoje é para ser feita por mulheres que querem os valores de Deus em sua vida:
"Santo Jesus, querido Senhor, quero entregar-me toda e por inteiro no seu coração nesse momento. Jesus eu quero pedir-te a graça de que o Senhor restitua a minha feminilidade, a minha castidade, a minha pureza, a minha virgindade. Dá-me Senhor os valores mais profundos e santos de moral, ética, santidade e humildade. Quero reconhecer o que sou e dizer que eu preciso de Ti Senhor. Coloco toda a minha sensibilidade diante da tua presença para que o Senhor me devolva tudo o que eu perdi.
Toca e cura com seu amor em coração, nas marcas, nas feridas, nas chagas que estão abertas, nas dores que eu tento esconder mas que estão dentro de mim e me fazem ser diferente pois marcaram muito negativamente a minha vida. Ajuda-me Senhor pois sou fraca e não como viver de outra forma. Creio que o Senhor me toca nesse momento e posso sentir sua ação suave e profunda no meu interior. Glórias a Ti Senhor!
Peço-te também que toques com tuas mãos chagadas nas partes do meu corpo que estão enfermas. Se queres podes curar-me Senhor. Toca em minha pele, em meus cabelos, em meu rosto, em meus olhos, em meus pelos, em minhas mãos e em meus pés, renova as minhas células, o meu sangue, purifica com o seu sangue puro e santo, os meus ossos, fortalece e cura com o poder das suas chagas. 

Meu Senhor e meu Deus quero te pedir a graça de que pela ação do Espírito Santo o Senhor infunda em meu espírito os valores santos da sua palavra. Quero ser como a Virgem Maria para ser uma menina, uma mulher, uma senhora santa e dar exemplo e testemunho da sua força, da sua sabedoria, da sua santidade, da sua beleza que está dentro de mim e impulsiona para que eu reflita e que tantas vezes muitas coisas tem impedido. Mas agora não há mais barreiras, não há nada mais que impeça, por isso peço com simplicidade e com ousadia: Faça em mim conforme a tua palavra; faça-se em mim conforme o Senhor deseja. 
Virgem Santíssima, mãe de Deus, filha de Deus, esposa de Deus, ensina-me a obedecer ao Senhor. Ensina-me a ser fiel como a Senhora. Dá-me a garra e a força para permanecer nesse caminho de crescimento, de aprendizagem, de santidade e de garra para não desistir nunca de ser uma pessoa de Deus, para me deixar renovar pelo Senhor, para não acreditar nas mentiras e nas hipocrisias desse mundo de trevas, dessa sociedade corrompida pelo pecado. Ensina-me a ser sensata, casta e pura como a Senhora. Reveste toda impureza e toda sujeira que eu já vivi com sua pureza, com sua virgindade. Guarda-me no seu coração de mãe!
Eu te adoro Senhor e te agradeço por sua predileção. Por ter me feito uma mulher, por ter me feito com essas qualidades e desse jeito. Te agradeço por me dar tantas graças e tantas oportunidades nessa vida, mesmo sendo tão curta ou sendo tão longa, reconheço que aproveitei algumas e perdi outras, mas em Ti sou mais que vencedora em todas as ocasiões. Louvado seja o Senhor Jesus Cristo! Amado Espírito Santo eu te louvo e te bendigo. Dou glórias ao teu nome Pai Santo. Obrigado Virgem Maria! Amém."
"Uma mulher virtuosa, quem pode encontrá-la? Superior ao das pérolas é o seu valor. Confia nela o coração de seu marido, e jamais lhe faltará coisa alguma. Ela lhe proporciona o bem, nunca o mal, em todos os dias de sua vida. Ela procura lã e linho e trabalha com mão alegre. Semelhante ao navio do mercador, manda vir seus víveres de longe. Levanta-se, ainda de noite, distribui a comida à sua casa e a tarefa às suas servas. Ela encontra uma terra, adquire-a. Planta uma vinha com o ganho de suas mãos. Cinge os rins de fortaleza, revigora seus braços. Alegra-se com o seu lucro, e sua lâmpada não se apaga durante a noite. Põe a mão na roca, seus dedos manejam o fuso. Estende os braços ao infeliz e abre a mão ao indigente. Ela não teme a neve em sua casa, porque toda a sua família tem vestes duplas. Faz para si cobertas: suas vestes são de linho fino e de púrpura. Seu marido é considerado nas portas da cidade, quando se senta com os anciãos da terra. Tece linha e o vende, fornece cintos ao mercador. Fortaleza e graça lhe servem de ornamentos; ri-se do dia de amanhã. Abre a boca com sabedoria, amáveis instruções surgem de sua língua. Vigia o andamento de sua casa e não come o pão da ociosidade. Seus filhos se levantam para proclamá-la bem-aventurada e seu marido para elogiá-la. Muitas mulheres demonstram vigor, mas tu excedes a todas. A graça é falaz e a beleza é vã; a mulher inteligente é a que se deve louvar. Dai-lhe o fruto de suas mãos e que suas obras a louvem nas portas da cidade". (Pv 31,10-31)

Fechamos essa postagem indicando a você a canção "Mãe da obediência" da banda Louvor e Glória, para que juntos aprendamos com ela a ser obedientes ao Senhor: http://www.youtube.com/watch?v=l2A2pZ-zuC0

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de redescobrir o valor da mulher.