quinta-feira

Adoração viva

Glória, graça, louvor, honra, adoração, exaltação, amor, carinho, dedicação, poder, domínio e força sejam dadas a Deus no dia de HOJE! Bendito seja o Senhor que nos dá a graça de partilhar nessa semana sobre esse tema lindo! Por que? Vamos descobrir ao longo da postagem...
Saudamos a todos os irmãos e irmãs na fé com paz e bem e já entregamos nosso coração em adoração ao Senhor para entrar e viver no mistério do que significa: "Adoração Viva"!
Primeiramente, temos uma boa imagem acima do que vamos expor com palavras e com o coração nesta postagem. Um homem no escuro com os braços levantados; e do lugar onde a sua mão alcança sai uma luz. Pode haver dois significados para isso: ele está no escuro e estende as mãos para a única fresta de luz que há ou a luz surge porque ele estende as mãos... Em ambos os casos vemos a ação e o efeito da adoração. Mas o que é adoração?
Adoração: pode significar "adora" "ação", ou seja, ação de adorar, atitude de adorar, gesto de adorar; e também pode significar "adora" e "ação", ou seja, adorar e agir, adorar e fazer alguma coisa, a partir da adoração. Acolhamos os dois possíveis significados e nos lancemos em adoração!
O salmista, no salmo, diz que vai adorar o nome do Senhor com as mãos erguidas...Pra quê isso?
"Assim vos bendirei em toda a minha vida, com minhas mãos erguidas vosso nome adorarei." (Sl 62,5) 
É um gesto que demonstra a reverência e o reconhecimento da própria pequenez frente a grandeza de Deus, da mesma forma quando somos convidados a atitude de ajoelhar-nos:
"Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou." (Sl 94,6)
Levantar as mãos, ajoelhar-se, reclinar-se, abaixar-se, fechar os olhos, prostrar-se por terra e olhar para o céu são atitudes que fazemos e nos permitem entrar na sintonia da adoração. Não trata-se de uma questão de concentração ou qualquer coisa desse tipo, mas é verdadeiramente uma questão de coração.
"Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim." (Mt 15,8)
A verdadeira adoração vem do coração! As atitudes exteriores devem servir apenas para reforçar e demonstrar a Deus como está nosso coração em adoração. 
Como é bom quando reconhecemos que não somos nada mas Deus é nosso tudo. Santa Catarina de Sena nos ensina que só Deus é o TUDO, e isso é um dos motivos que nos leva a adorá-Lo. O que te leva a adorar a Deus? O que te motiva a dizer: "Eu sou um adorador!"?
Algumas pessoas dizem para o namorado(a) ou para o esposo(a): "Eu te amo! Eu te adoro!" E infelizmente alguns não sabem distinguir o que significa isso: uma palavra de afeto que revela que alguém gosta muito de outra pessoa. É uma força de expressão que utilizamos bastante. O importante é saber que essa palavra não significa a ação de adorar que estamos dirigindo a Deus. Aliás, somente a Ele:
"Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus,  e só a ele servirás." (Mt 4,10)
Deixo aqui um  comunicado aos irmãos na fé: NUNCA DEVEMOS ADORAR A NADA E NEM A NINGUÉM MAIS A NÃO SER A DEUS: o Pai, o Filho e o Espírito Santo! Todas as pessoas na Bíblia que encontram com um anjo ou contemplaram uma visão do céu, sempre foram orientados a adorar somente a Deus. Porque? Porque Deus é o único Deus, o único que merece nossa adoração, o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis, soberano, majestoso, poderoso, glorioso, digno, supremo, imbatível, forte, maravilhoso! Aprendamos com o exemplo de João no final do livro do Apocalipse:
"Fui eu, João, que vi e ouvi estas coisas. Depois de as ter ouvido e visto, prostei-me aos pés do anjo que as mostrava. Mas ele me disse: Não faças isto! Sou um servo como tu e teus irmãos, os profetas, e aqueles que guardam as palavras deste livro. Prostra-te diante de Deus." (Ap 22, 8-9)
Algumas pessoas não entendem o mundo católico, e por isso, sem saber o que acontece realmente, julgam e dizem que os católicos adoram aos anjos, aos santos e a Maria, ao invés de adorar a Deus. Mas não é isso que a Igreja ensina ou prega. Se alguma pessoa faz isso, faz por conta própria, pois da Igreja aprendemos que podemos adorar somente a Deus.
Tomemos um exemplo: Se um médico realiza uma cirurgia e a pessoa morre, quem vai ser culpado: o médico ou a medicina? Obviamente que é o médico! Da mesma forma, se uma pessoa deixa de adorar a Deus para adorar outras coisas ou pessoas, não é culpa da Igreja e sim da própria pessoa. Façamos da adoração ao Senhor a nossa vida...
Podemos adorar ao Pai por tudo o que Ele é: o Criador, por ser nosso Pai, por ser amoroso, carinhoso, misericordioso, compreensivo, fiel, por cuidar de nós, por nos dar sustento (tudo o que precisamos muito além do que pedimos) e também  por tudo o que Ele fez: a obra da criação, pelas árvores, flores, pela água, fogo, ar e terra, por ter nos feito a sua imagem e semelhança, por sua palavra de amor, pela aliança que fez conosco, por ter nos enviado seu Filho Jesus Cristo.
Podemos adorar a Jesus Cristo por tudo o que Ele é: nosso Salvador e redentor, aquele que nos liberta do pecado, o Deus encarnado que nos mostra sua face, por ser o pão vivo descido do céu (em outras postagens falaremos mais sobre Jesus Eucaristico), por ser nosso amigo, por ser nosso mestre, por estar presente em sua Santa Igreja e por tudo o que Ele fez: a obra da redenção, pelo seu sangue derramado na cruz, por sua morte e ressurreição, por nos ensinar o que é amor verdadeiramente, por nos amar ao extremo, por nos ensinar com sua palavra, pela nova aliança concretizada na cruz, pelo seu coração, pelo seu olhar, pelas suas mãos, pelas suas chagas, pela sua humildade, pelas curas e milagres que realizou e continua realizando, por nos dar vida e ser nosso caminho e direção.
Podemos adorar ao Espírito Santo por tudo o que Ele é: o Santificador, o Paráclito (nosso advogado), nosso auxiliador, professor, nosso consolador, aquele que restaura a nossa alma, o poder do alto, o fogo do amor do Pai e do Filho e por tudo o que Ele fez: a obra do Pentecostes, as curas e os milagres que realizou e realiza por meio de seus servos, pelo arrependimento que traz ao nosso coração, pelos seus dons e carismas, pela sua força que impulsiona-nos para ir para águas mais profundas e por nos encher de coragem.
Enfim, devemos adorar ao verdadeiro e único Deus por tudo o que Ele é e por tudo o que Ele faz. Não devemos medir esforços para adorar ao Senhor. Mas como vamos adorá-lo ou o que é adorar?
Adorar é entregar nossa vida em agradecimento nas mãos de Deus e confiar nEle: se nos acontece coisas ruins nós adoramos, se ficamos doentes nós adoramos, se estamos felizes e realizados nós adoramos, se nos decepcionamos nós adoramos, se estamos tristes e sem esperança nós adoramos, se estamos vivos nós adoramos, se morrermos nós adoramos eternamente. Adoremos em toda e qualquer situação ao nosso Deus aqui na Terra e um dia iremos adorá-Lo eternamente no céu.
Devemos adorá-Lo com nosso corpo, dançando, cantando e pulando, com nossos joelhos, com nossos olhos, com nossos braços e mãos, com nossa sexualidade (vivendo na castidade) [em outras postagens falaremos mais sobre matrimônio e casamento], com todo o nosso corpo; com nossa alma, alegrando-se em sua presença e confiando em sua misericórdia, com nossas palavras de amor e adoração, com nossos sentimentos, com nossa mente e pensamentos fixos nEle; com nosso espírito cantando e louvando em línguas, adorando de uma forma que só Deus entende. Temos muitas maneiras de adorar a Deus, não importa como vamos fazer isso, o que importa é que permaneçamos sempre em adoração, a qualquer momento, em qualquer lugar, diante de quem quer que seja. Façamos como os reis magos:
"Entrando em casa, acharam o menino com sua mãe. Prostando-se diante dEle, O adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-Lhe como presentes: ouro, incenso e mirra." (Mt 2,11)
Jesus ensina aquela mulher no poço de Jacó que não é num lugar ou noutro que deve-se adorar a Deus, mas sim em espírito e em verdade:
"Jesus respondeu: Mulher, acredita-me, vem a hora em que não adorareis o Pai, nem neste monte nem em Jerusalém. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e verdade." (Jo 4, 21-24)
Mas o que vemos hoje em dia, é uma humanidade que não sabe adorar a Deus, a começar pela vivência do egoísmo! Infelizmente não tem como adorar a Deus aquele que só pensa em si mesmo. E a humanidade continua a trocar a adoração a Deus pela adoração aos bezerros de ouro: a fama, o dinheiro, o sucesso, as coisas materiais, o reconhecimento dos homens, etc.
"Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!" (Rom 1,25)
Os cristãos modernos não conseguem viver uma vida de adoração viva. Por que? Porque vivem e adoram a Deus como se Ele estivesse morto. O que quer dizer isso? Que Deus fica em segundo plano: primeiro são as "minhas" vontades, os "meus" planos, os "meus" desejos. Talvez não falem isso com as palavras mas com as atitudes, pois é difícil permanecer fiel, passando pelas dificuldades e tribulações, e mesmo quando parece que Jesus não está conosco, que está morto. Mas esquecemos que Ele ressuscitou...
"Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda." (Mt 28,17)
Jesus está vivo! Jesus passou pela morte, mas RESSUSCITOU! Jesus tomou a chave da morte da mão do diabo e agora tem o domínio até mesmo da morte e do inferno. Não há porque continuar a adorar a Deus como se Ele estivesse morto. Entende querido e querida de Deus? Vivemos num tempo em que a sociedade considera que Deus está morto, mas para nós Ele está vivo e demonstramos isso a partir da nossa ADORAÇÃO VIVA!
Adoração viva porque nosso Deus não está morto, porque adoramos com nossa vida, porque Deus merece tudo e muito mais do ótimo e melhor que podemos oferecer em adoração. Não temos que esperar para morrer ou que nossas vontades morram ou que algo morra em nós para buscarmos e adorarmos a Deus. Fazer uma adoração viva é oferecer o nosso melhor a Deus e deixar de lado tudo o que tem nos desgastado e nos feito afastar da adoração verdadeira!
"Adoraram o Senhor, mas honravam ao mesmo tempo os seus ídolos. Ainda hoje fazem seus filhos e netos como fizeram seus pais." (2Re 17,41)
Deixemos de lado todo e qualquer tipo de ídolo e adoremos ao Senhor como uma criança. Quanta simplicidade e verdade há no sorriso, no olhar e nos braços de uma criança!?
Não dá para medir, mas dá para ter uma certeza: agrada muito a Deus!
Aprendamos com os pequenos e adoremos, adoremos, adoremos, adoremos, adoremos, adoremos, adoremos, adoremos, adoremos, adoremos, adoremos, sempre e com todo o nosso ser, corpo, alma e espírito.

Deus te abençoe e te dê um coração adorador!