quinta-feira

CRESCER em Deus

 "CRESCER SEM DEIXAR DE SER CRIANÇA!"
Essa é a frase, que é fruto de uma fé alicerçada na Rocha que é Jesus, que vai nortear essa formação de hoje, para os queridos e queridas que estão seguindo esse blog e para todos os que desejarem formar-se e informar-se de toda graça de Deus, para dar passos na fé, progredir e crescer, física, psíquica e espiritualmente, tomando decisões coerentes para caminhar com Jesus Cristo.
Vamos começar por uma das passagens da Palavra de Deus que é um dos sentidos desse blog existir, que no contexto, Jesus estava com doze anos, sua mãe Maria e seu pai adotivo São José perceberam que o menino Jesus não estava com eles, então voltaram ao templo à sua procura.
"Respondeu-lhe ele: Por que me procuráveis? Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Eles , porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e LHES ERA SUBMISSO. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E JESUS CRESCIA EM ESTATURA, EM SABEDORIA E GRAÇA, diante de Deus e dos homens." (Lc 2, 49-52)
O médico São Lucas (cf. Cl 4,14), no seu Evangelho, nos descreve coisas que deveriam ser importantes para todos os cristãos, contando essa história da perda de Jesus no templo, como é conhecida. Primeira coisa que devemos destacar é a missão que estava no coração de Jesus. Sua resposta não foi de uma autoridade inventada ou fingida, mas da verdade que ele vivia. Sua missão já estava no seu coração desde criança. Ele tinha consciência do que deveria fazer. Já criança, preparava-se para ensinar às multidões, doutores ou ignorantes, a boa nova do Reino de Deus. Jesus é o pregador excelente do Reino de Deus. O modelo que devemos imitar. Se Jesus se preparou para nos ensinar, muito mais nós que temos essa função (em outras postagens falaremos mais sobre esse tema pregação).
Segundo ponto que percebemos, claramente, é a obediência de Jesus aos seus pais. Não é como alguns ensinam, que Jesus poderia ter nascido de qualquer mulher ou estar em qualquer família. Imagine se Jesus tivesse nascido de uma prostituta, e se José dela fosse um ladrão? Qual o exemplo que Jesus teria para seguir e ser submisso? (em outras postagens falaremos mais sobre os pais de Jesus). Jesus é submisso pois aprendeu com Maria e José a sê-lo.
A educação que vem da família é muito importante, principalmente para a formação da vida da pessoa, da passagem da fase criança-adolescente-adulto. Sem uma estrutura familiar e sem exemplos para seguir, muitas crianças estão crescendo em valores, sem Deus, sem auto-estima, etc. Fala-se hoje de CRIANÇAS COM DEPRESSÃO. O remédio para essa depressão é amor. Falta um exemplo da família para seguir. Falta ensinar às crianças que existe um Deus que as ama, que morreu para elas viverem. Essa educação e estrutura irá ajudar esses futuros adultos a desenvolver-se.
Para não prolongar apenas nesse assunto vamos ao terceiro fato que destacamos. Crescer em estatura, sabedoria e graça! Por ser médico, São Lucas dispôs esse crescimento em três fases para que seguíssemos essa direção.
-Crescer em estatura: acredito ser o menos importante, por ser o primeiro passo. Algumas pessoas não crescem em estatura por problemas hormonais e características hereditárias dos pais. Mas deixo uma mensagem para as pessoas que nascem assim e não se conformam com Deus. Da mesma forma, as pessoas que nascem com deficiências físicas ou psicológicas, com problemas de saúde, com doenças, etc. É aquela passagem no Evangelho de São João, no capítulo 9, em que os discípulos perguntam a Jesus "quem pecou para que ele nascesse assim?". "Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus." (Jo 9,3)
-Crescer em sabedoria: esse crescimento é mais importante que o anterior, pois trata-se de conhecimento, sabedoria, instrução, orientação, aprendizado...E como queremos te instruir para que você tenha o conhecimento de Jesus Cristo! Como desejamos que você torne-se um sabedor das coisas de Deus, da forma como Ele age, do amor que tem para conosco, dos livramentos e graças que Ele nos dá, da força da sua Palavra que criou tudo e fez todos os milagres que já aconteceram (e acontecem), da santidade que Ele nos dá a graça de viver, do desejo de evangelizar que Ele coloca no nosso coração; há várias coisas para falar nesse sentido, mas vamos nos deter em quatro detalhes - 
" O temor ao Senhor é o princípio da Sabedoria, e o conhecimento do Santo é a inteligência." (Pr 9,10) /
 "(...) porque meu povo se perde por falta de conhecimento. por teres rejeitado a instrução (...)" (Os 4,6) /
"Negligenciaste a fonte da sabedoria" (Br 3,12) /
"Toda a sabedoria vem do Senhor Deus, ela sempre esteve com ele." (Eclo 1,1) [e todo o primeiro capítulo do livro do eclesiástico]
Se andamos sem direção e sem crescer nessa sabedoria é porque rejeitamos a Deus. Retomemos então nossa vida com Deus, ou tenhamos uma vida com Ele para experimentarmos essa sabedoria.
-Crescer na graça: claro que é o mais importante e é o que nós esperamos! Precisamos querer isso; temos que desejar dar passos na nossa fé. Crescer na graça é ir ajustando nossa vida com a vontade de Deus; é não preocupar-se com o que está acontecendo, mas permitir que Deus faça o que Ele quiser em nós. É não impor barreiras e renunciar ao que for preciso para não perder as coisas mais importantes da vida, assim como Paulo que considerou tudo como esterco, comparado ao conhecimento de Jesus Cristo. E é ele mesmo que vai instruir seu filho na fé, Timóteo (um tessalonicense), a crescer nessa graça.
"Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir aos outros. Suporta comigo os trabalhos, como bom soldado de Jesus Cristo. Nenhum soldado pode implicar-se em negócios da vida civil, se quer agradar ao que o alistou. Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras. " (2Tm 2,1-5)
Instruindo Timóteo, para que ele instruísse outros e essa instrução chegasse a nós; eu repasso para você e você repassa para aqueles que você conseguir.
Nós crescemos na graça à medida que Deus vai nos abrindo esse horizonte espiritual, mas trata-se também de uma busca, um empenho e dedicação nossa. Precisamos procurar progredir na graça de Jesus Cristo. E como fazemos isso? É claro que entraremos na ótica católica para responder essa pergunta, mas você que não é católico pode responder no seu contexto: leitura da Bíblia, reza do terço ou rosário, participação ativa nas missas (por excelência), participar de grupos (de oração, reflexão, jovem), ler livros sacros e católicos, escutar músicas católicas que te levam a oração diária, comunhão com Deus, amor à sua Igreja, amor aos irmãos...Alimentar o espírito e a alma com tudo isso nos faz crescer na graça de Deus.
Pretendemos revelar com essa postagem o porquê de ser uma ordem de Deus e uma necessidade para nós, que cresçamos em todos os sentidos.
Após a criação do mundo, e a excepcional criação do homem e da mulher, "Deus os abençoou e lhes disse: Crescei e multiplicai-vos, enchei a Terra e sujeitai-a, dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem na terra." (Gn 1,28)
Desde o início da criação, Deus deixou claro para nós, como uma ordem dele, que devemos crescer. Não significa aqui que eles eram pequenos ou crianças, mas que deviam aprender, ter experiência (conhecimento) e progredir nesse sentido. 
Aquele que tornou-se o primeiro papa, já escreveu para nos advertir a respeito daqueles que deturpam a palavra de Deus, mudando o sentido para seu própria proveito, e nos dá a mesma ordem: "Mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." (2Pd 3,18)
Algumas pessoas podem confundir esse crescimento que está descrito na passagem principal que estamos meditando, de efetuar esses três crescimentos pensando que crescerão diante dos homens e se tornarão pessoas importantes, reconhecidas, valorizadas. Tudo isso nós já somos para Deus, e nada do que fizermos pode mudar essa opinião de Deus a nosso respeito Por que querer aparecer?
 Aprendamos com  São Paulo:
"Saulo, porém, sentia crescer o seu poder e confundia os judeus de Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo." (At 9,22)
E também com o humilde São João Batista:
"Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu.(...) Importa que Ele cresça e eu diminua." (Jo 3,27.30)
Sabemos então que esse crescimento é diferente do que o mundo nos ensina, que temos que crescer profissionalmente, crescer financeiramente, etc. Só pensam em dinheiro! Nós temos que mostrar a diferença de que não vivemos presos à essas coisas passageiras, mas colocamos nossa esperança no Senhor Deus do céu e da terra, que crescemos em Cristo, por Cristo e com Cristo.
Então está respondido porque é uma ordem de Deus, já que esta está no manual do cristão. Mas por que é uma necessidade?
Porque se não crescermos, continuaremos crianças! Mas não é isso que Jesus queria quando dizia "deixai vir a mim as crianças e quem não se assemelhar a elas não entrará no Reino de Deus"?
"Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo." (Ef 4,14-15)
Jesus ensina, nesse capítulo 19 de Mateus, capítulo 10 de Marcos e capítulo 18 de Lucas, que devemos ser como crianças, para viver a infância e NÃO uma infantilidade. E o que é viver a infância?
É ter o coração de uma criança: a sinceridade, a simplicidade, a confiança em Deus, a vivência da pureza em meio a um mundo tão deturpado e estragado pela pornografia, o reconhecimento da nossa pequenez, a nossa incapacidade diante de tantas coisas, a nossa fragilidade e dependência da ajuda de outras pessoas, a felicidade de sermos quem nós somos.
Algumas pregações que ouvimos (para as pessoas que ouvem, é claro) devem produzir em nós o arrependimento e a conversão da nossa vida. Mas por que não acontece na vida de algumas pessoas? Porque não são como crianças, por isso julgam quem está pregando, não acreditam no que diz porque comparam suas palavras com sua personalidade, esquecendo-se que todos somos fracos e pecadores. Se uma pessoa é usada por Deus para nos dar direções e orientações para que cresçamos em Deus, devemos aceitar, porque Deus pode usar quem Ele quer, já que falou até através de uma jumenta com Balaão (cf. Num 22,28).
Devemos ser como crianças e aceitar a palavra de Deus através de qualquer pessoa, e aplicar na nossa vida. Precisamos ser crianças e viver a palavra de Deus: "Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra que pode salvar as vossas almas. Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes.; isto equivaleria a enganar-vos a vós mesmos." (Tg 1,21-22)
Os adultos escondem as suas falhas e fraquezas e fingem que são perfeitos, colocando máscaras. Não precisamos esconder pois tudo na nossa vida está diante dos olhos de Deus. Não precisamos esconder nossas fraquezas, pois é nelas que Deus vai manifestar sua força!
Estamos dando passos para que cresçamos em Deus...
Um grande obstáculo a graça de crescer em Deus, é o apego as coisas e ao passado. Porque não renunciamos a toda e qualquer coisa que nos afasta de Deus, não conseguimos crescer. Porque não tivemos boas experiências na infância, não conseguimos viver o presente, ou vivemos perturbados. Porque passamos por momentos tão difíceis que não conseguimos superar até hoje...
Quantas pessoas são infantis hoje em dia?! A sociedade ensina-nos a ser pessoas destituídas de valores, da família, de Deus, a trocar as pessoas como se fossem coisas, e o mais importante no mundo sou eu. É o egoísmo que estamos aprendendo com as famosas novelas da televisão (que estão sendo vividas na realidade). Aprendemos a ter uma visão errada de Deus, por isso não oramos. Aprendemos que temos que ter uma imagem diante dos homens, mas não nos ensinam a ter uma imagem diante de Deus, que é justamente o contrário da imagem diante dos homens. "Todo aquele que ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg 4,4). Temos que ser crianças e aceitar isso, pois muitos vivem na racionalidade e não aceitam orientações como essa.
Aconteça o que acontecer, se ficarmos com Deus, vamos progredir, crescer, dar esses passos na fé que pretendemos, eu e você! Mas tenhamos a consciência que temos que plantar essas sementes na nossa vida: de verdade, de amor, de alegria, de santidade, da palavra de Deus, da pureza, dos valores do Reino de Deus...
"(...) O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colhe a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos." (Gl 6,7-9)
Temos que plantar no nosso coração a semente da palavra e permitir que Deus faça crescer em nós:
"Assim, nem o que planta é alguma coisa nem o que rega, mas só Deus, que faz crescer." (1Cor 3,7)
Creio que temos bastante conteúdo para essa semana. Foi isso que eu senti de partilhar nesta postagem, que Deus me inspirou durante essa semana. Não perca a formação da semana que vem para caminhar com Deus, crescendo em todos os sentidos possíveis. Deus te abençoe!

(Resumo para aqueles que não gostam muito de ler, ou não tem tempo de ler tudo)

Partilhamos sobre crescer em Deus, em estatura (não tomando como tão importante), sabedoria (destacando a importância da família para nossa formação) e graça; mas nosso foco foi crescer na graça de Deus. Citamos várias passagens da Bíblia, como citações de Paulo, Tiago, Lucas, Gênesis, Pedro, João e do antigo testamento para reforçar, baseados na palavra de Deus, nossa visão de que crescer é uma ordem de Deus e uma necessidade para nós. Mas tenhamos consciência de que é importante que Deus apareça e não nós. E aproveitemos para semear a graça de Deus, e deixar que Ele mesmo faça crescer no nosso coração (cf. 1Cor 3,7).