quarta-feira

A verdadeira páscoa

Maravilhosamente irmãos e irmãs, graças a Santa Igreja Católica, temos a celebração de domingo da páscoa estendida durante toda a semana (o que chamamos de oitava da páscoa) o que faz a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, ser lembrada e vivida durante mais sete dias, com exultação, júbilo e alegria.
Para o mundo moderno a páscoa se resume a um comércio intenso e venda de chocolates. Tudo o que se passa na mente dessas pessoas corrompidas pelos valores perniciosos desse mundo "aeon", governado pelo príncipe das trevas é dinheiro, riqueza, bens materiais e coisas passageiras.
É sobre isso que vamos refletir nessa postagem...
Que você possa refletir nessa frase da imagem acima: "Páscoa. O que ela significa para mim?"
Nesta quinta-feira de páscoa, começamos essa postagem, com a contagem dos visitantes desse blog passando do número dos 12.500. É uma graça especial do Senhor saber que tanta gente está buscando direção para caminhar com Jesus e está sedenta de uma palavra que oriente e conduza a sua vida.
Se você está aqui com esse propósito, você está no lugar certo! Então se prepare para ler e mergulhar no poder de Deus que vai ser emanado sobre a sua vida nessa formação. Nossa proposta é modelar e refazer a forma de pensar sobre o assunto e de ter uma ideia, baseada na verdade da palavra de Deus sobre o que é a verdadeira páscoa.
O que é significa páscoa? Como era celebrada? Como é celebrada hoje? Como deve ser celebrada? Qual atitude radical podemos tomar, ao tomar consciência da realidade?
Começamos em oração:
"Pai Santo e amado, abre nossos olhos para ler, nossos ouvidos para ouvir, nossa mente para entender, nosso coração para gravar. Dá-nos sabedoria e um espírito profundo de compreensão neste momento pois queremos aproveitar bem dessa postagem e dentro do Teu coração, ser modelados, para que seja tirado de nós aquilo que não Te agrada e pela tua graça agindo poderosamente no nosso consciente, subconsciente e inconsciente, sejamos santificados pelo poder da Tua palavra, pois foi isso que Jesus disse ao ser tentado no deserto: "Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4,4) E nesse momento queremos ser edificados, formados, alimentados e purificados pelo poder da tua Palavra. Obrigado Senhor Deus! Te louvo, adoro e bendigo por serdes tão amoroso, bondoso, misericordioso e compassivo e escutar e acolher o nosso clamor nesse momento. Bendito sejas Tu para sempre. Amém."
Convidamos a você desejar nesse momento estar diante do Rei. Que você queira e sinta um impulso no seu coração. É o Espírito Santo de Deus te impulsionando e te colocando na intimidade com o Pai. Deixe que ele conduza sua oração. Fale aquilo que você quer para o Pai nesse momento. É um encontro a sós: só você e Deus. Permita que Ele também fale ao seu coração, e deixe que a palavra que sai da boca de Deus queime seu coração. Com o coração aberto, acolha cada inspiração que o Senhor colocar dentro de você nesse momento. Que essa música do Diego Fernandes, chamada "Pelo poder da tua Palavra" te ajude a viver esse momento: http://www.youtube.com/watch?v=5rbzchpOGKE


A palavra páscoa tornou-se tão banal e virou uma coisa tão comum e tão sem sentido nos dias de hoje, que muitos não sabem de onde ela vem. Se você perguntar para uma criança hoje é capaz que ela responda: "Páscoa é o período do ano que é reservado para comer chocolate. O Coelhinho da páscoa traz ovos de chocolates para as famílias, da mesma forma que o Papai Noel traz presentes para todos no natal. (também refletiremos na época própria sobre o verdadeiro natal). E é só isso!"
Não percebemos irmãos e irmãs quanto mal fazem essas modas e essas invenções humanas para a nossa fé. A Igreja Católica é muito sábia. Ela sabe que a fé precisa ser alimentada, porque senão ela morre. Precisamos ser conscientes que há um Deus que foi capaz de nascer no seio da humanidade, viver, se entregar e morrer para a nossa salvação. Mas ressuscitou ao terceiro dia. 
Nesses dois momentos importantes da nossa salvação que a Igreja nos ajuda a lembrar o nascimento e a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o mundo inventa coisas para que esqueçamos o sentido real do porque o mundo para diante dessas datas. Colocar Coelhinho da Páscoa, Papai Noel ou qualquer outra coisa no lugar de Deus é a mais pura idolatria!
O demônio quer que percamos a fé! E ele nos ataca da forma mais sútil, sem que percebamos ou tomemos conta de que estamos em constante combate (refletiremos em outras postagens sobre o combate espiritual). Deixando de viver, de lembrar e de celebrar o Senhor, deixando de alimentar a fé, vamos alimentando o consumismo e essas figuras ridículas que se propõe a colocar-se no lugar de Cristo. NÃO PODEMOS DEIXAR-NOS ENGANAR!
Ovos de páscoa, coelhinho, barras de chocolate, caixas de bombom e tudo o mais que o comércio inventa como necessidade para a humanidade é um atrativo e tanto para não pensarmos e não vivermos a verdadeira páscoa a cada ano, de forma intensa e solene, como cristãos, seguidores de Jesus Cristo. É dessa forma que as pessoas vão ficando doces, igual caramelo e tiram onda (aqueles que podem) com dinheiro e bens materiais, como ensina uma canção dessas duplas sertanejas que cantam para o demônio. A proposta de Cristo é TOTALMENTE contrária a que o mundo ensina:
"Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus." (Mt 5,13-16)
No Antigo Testamento a Páscoa foi instituída para celebrar e recordar a libertação do povo de Israel das mãos dos opressores no Egito, que os mantinha como escravos, pelo poder de Deus, por meio dos sinais e prodígios que realizou, preservando o povo da Aliança.
"Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição perpétua. Quando tiverdes penetrado na terra que o Senhor vos dará, como prometeu, observareis esse rito. E quando vossos filhos vos disserem: que significa esse rito? respondereis: é o sacrifício da Páscoa, em honra do Senhor que, ferindo os egípcios, passou por cima das casas dos israelitas no Egito e preservou nossas casas." (Ex 12,14.25-27)
Comumente associam a páscoa do povo de Deus e dos cristãos com festas pagãs dizendo que estas é que deram origem aquelas. Mas não tem nada a ver. A associação que é feita tem muito mais a ver com coelhinho da páscoa pois os pagãos celebravam seus deuses falsos e uma deusa era a lebre, que trazia sorte e fertilidade para seus adeptos.
O comércio apenas mudou a lebre por coelho e ao invés de trazer sorte, o coelhinho da páscoa traz ovos de chocolate. É tudo um jogo de marketing para ganhar dinheiro e para voltar ao paganismo. Por isso que quem é cristão não pode aceitar essa ideia absurda de ficar trocando ovos, dando chocolate e fixando a ideia do coelhinho ao invés de Cristo.
JÁ EXPUSEMOS POR DIVERSAS VEZES AQUI NO BLOG QUE TEMOS QUE FICAR COM OS OLHOS ABERTOS DA ORIGEM DAS COISAS, DAS MÚSICAS, DOS FILMES, DO QUE ALIMENTAMOS O CORAÇÃO E A VIDA. SE NOS ENCHEMOS DESSES VALORES MUNDANOS, PORQUE NÃO DIZER PAGÃOS, AOS POUCOS VAMOS NOS ESVAZIANDO DOS VALORES DE DEUS E VAMOS NOS MUNDANIZANDO AO INVÉS DE IR SE CRISTIFICANDO, FICANDO MAIS PARECIDOS COM CRISTO.
Principalmente para as crianças, o colorido da páscoa e o chocolate é muito mais interessante que saber de ressurreição de Jesus. Por isso a importância da boa educação e da responsabilidade de educar os filhos na fé, que tanto é pregado e insistido pela Santa Igreja. Não é a toa, mas é profeticamente que Jesus nos fala por meio de Sua Igreja.
Por falar em Igreja, o livro do Eclesiástico, que tem tudo a ver, dá dicas maravilhosas, chamando atenção a educação dos filhos:
"Aquele que ama seu filho, castiga-o com frequência, para que se alegre com isso mais tarde, e não tenha de bater à porta dos vizinhos. Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele, e nele mesmo se gloriará entre seus amigos. Aquele que educa o filho torna o seu inimigo invejoso, e entre seus amigos será honrado por causa dele. O pai morre, e é como se não morresse, pois deixa depois de si um seu semelhante. Durante sua vida viu seu filho e nele se alegrou; quando morrer, não ficará aflito; não terá de que se envergonhar perante seus adversários, pois deixou em sua casa um defensor contra os inimigos, alguém que manifestará gratidão aos seus amigos. Aquele que estraga seus filhos com mimos terá que lhes pensar as feridas; a cada palavra suas entranhas se comoverão." (Eclo 30,1-7)
Queridos e queridas que tem filhos, cuidado para não estragar seus filhos com MIMOS pois terão que pensar-lhes as feridas mais tarde. Isso significa que não podemos adornar os filhos com tudo o que o mundo ensina. Temos que preparar as crianças com a consciência de que serão concidadãos dos santos no céu (cf. Fl 3,20) e não para serem cidadãos dessa terra de pecado, sendo semelhantes aos corruptos desse mundo de trevas. TEMOS QUE TER ESSA CORAGEM SE QUEREMOS QUE ELES SE SALVEM! 
No Novo Testamento temos a vinda do Salvador da humanidade que se encarna na história humana (cf. Jo 1) no seio da Virgem Maria, quando chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Em Jesus Cristo temos a celebração da libertação não apenas de uma opressão, de uma escravidão ou de uma ação do mau, mas temos a libertação de tudo o que nos prendia, de tudo o que nos fazia ficar nos grilhões da morte, tudo o que nos fazia ser tristes, ser angustiados, ser revoltados, ser doentes e enfermos, ser magoados, traumatizados, ignorantes, fracos, pobres, miseráveis, impuros, idólatras, infiéis, inconstantes, rebeldes e libertinos. Do próprio agente do mau: satanás, que é derrotado na páscoa.
Essa é nossa certeza, onde se fundamenta nossa fé, onde temos total esperança. Por isso é que podemos ser fortalecidos pela Palavra de Deus. Veja que maravilhosos os escritos de São João, o apóstolo do amor que reclinou sua cabeça no peito de Jesus.
"E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro. Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei. Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado. Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo. Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio." (1Jo 3,3-8)
 É por causa do demônio que a morte entrou no mundo. Não pense que foi Deus que criou a morte. Deus nos fez a sua imagem e semelhança (cf. Gn 1,26) e sua natureza é eterna. Fomos feitos para a imortalidade, mas o demônio trouxe a morte ao mundo.
"Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão." (Sb 2,23-24)
O que Jesus Cristo fez para nos salvar foi exatamente transformar a maldição em benção (mudando a praga que era morrer numa cruz, numa benção eterna de salvação para todos os povos, em todos os tempos, como refletimos na postagem "A obra de Cristo"), foi pregar as nossas doenças, enfermidades e pecados, encravá-los na cruz, sofrendo por nossos crimes:
"Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer sua vida em sacrifício expiatório, terá uma posteridade duradoura, prolongará seus dias, e a vontade do Senhor será por ele realizada. Após suportar em sua pessoa os tormentos, alegrar-se-á de conhecê-lo até o enlevo. O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniquidades. Eis por que lhe darei parte com os grandes, e ele dividirá a presa com os poderosos: porque ele próprio deu sua vida, e deixou-se colocar entre os criminosos, tomando sobre si os pecados de muitos homens, e intercedendo pelos culpados." (Is 53,10-12)
E MORRENDO UMA MORTE ESCANDALOSA, OBEDIENTE ATÉ A CRUZ (cf. Fl 2,8), MATOU A MORTE! SATANÁS CRIOU A MORTE PARA NOS LEVAR AO INFERNO E NOS AFASTAR DE DEUS, MAS JESUS CRISTO, MORRENDO NA CRUZ POR CADA UM DE NÓS, DESTRUIU O PODER DA MORTE, DO INFERNO, DO DEMÔNIO. TODO O PODER DAS TREVAS FOI ABALADO E DESBARATINADO.
Os demônios que comemoravam e celebravam com grande júbilo a morte de Cristo na cruz, dizendo uns aos outros: "Esse era o Deus iríamos servir, um fracassado?!" É o mesmo discurso que os satânicos da Nova Era fazem sobre o Filho de Deus. Mas não podemos esquecer, como nos ensina o ditado: "Quem ri por último, ri melhor!"
Depois de morrer e descer nos infernos (como nos ensina o maravilhoso doutor angélico Santo Tomás de Aquino - em outras postagens aprofundaremos a descida de Cristo no inferno) ao terceiro dia a morte não pode segurá-lo mais. Ahhh, que imagem estarrecedora essa que temos acima!
Jesus sofreu desprezo, humilhações, cusparadas, chutes, socos, rejeições, sentiu-se sozinho, como um condenado foi flagelado, coroado de espinhos, forçado a carregar uma cruz, pregado na cruz, escarnecido e ultrajado até os últimos instantes antes de sua morte. Seu corpo foi depositado num túmulo novo e foi fechado com uma pedra.
Ao terceiro dia os homens que mataram a Cristo celebravam a vitória de Deus sobre o Rei dos Judeus, mas não sabiam que Ele próprio é Deus! Ao terceiro dia os seguidores de Cristo choravam e lembravam-se do seu Mestre. Ao terceiro dia a humanidade jazia nas sombras da escuridão, sem esperança, sem alegria, sem motivos para sorrir, sem verdades para crer (pois esqueceram-se das palavras do Senhor).
EIS A TREMENDA IMPORTÂNCIA QUE TEMOS DE CELEBRAR A PÁSCOA: É A VITÓRIA DA VIDA SOBRE A MORTE, A VITÓRIA DA ALEGRIA SOBRE A TRISTEZA, A VITÓRIA DA LUZ SOBRE AS TREVAS, A VITÓRIA DO AMOR SOBRE O ÓDIO, A VITÓRIA DA PAZ SOBRE A GUERRA, A VITÓRIA DA SANTIDADE SOBRE O PECADO, A VITÓRIA DE UM DEUS QUE SE HUMILHOU MAS FOI EXALTADO A GLÓRIA DOS CÉUS.
Há poder no nome de Jesus, há poder no sangue de Jesus, há poder nas chagas de Jesus, há poder nos olhos de Jesus, há poder no corpo ressuscitado de Jesus, há poder em suas vestes, há poder em sua cruz, há poder no túmulo que transformou-se num pedaço do Céu na Terra. O túmulo exalava o poder de Deus. A morte cheirava vida. A ordem das coisas foi invertida e nosso Deus vencedor rompeu com toda condenação.
É vitória de Deus para nossa vida! É vitória e libertação para nós. É certeza do céu, é o Céu na Terra, é a alegria que os anjos e os santos experimentam no céu. Ah, amado e amada de Deus, é o poder da ressurreição, é o poder do amor de Deus. É a força do amor que não pode ser apagada. Veja que belíssimo o amor de Deus, narrado por Salomão.
"Conjuro-vos, filhas de Jerusalém, não desperteis nem perturbeis o amor, antes que ele o queira. -Quem é esta que sobe do deserto apoiada em seu bem-amado? - Sob a macieira eu te despertei, onde em dores te deu à luz tua mãe, onde em dores te pôs no mundo tua mãe.- Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre os teus braços; porque o amor é forte como a morte, a paixão é violenta como o cheol. Suas centelhas são centelhas de fogo, uma chama divina. As torrentes não poderiam extinguir o amor, nem os rios o poderiam submergir. Se alguém desse toda a riqueza de sua casa em troca do amor, só obteria desprezo." (Ct 8,4-7)
NADA PODE EXTINGUIR O PODER DO AMOR NA RESSURREIÇÃO DE UM DEUS APAIXONADO PELA HUMANIDADE. NADA PODE DESTRUIR A LEMBRANÇA DE UM DEUS QUE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS, COMO PRIMÍCIA DOS QUE MORRERAM E PREPARA PARA NÓS UM LUGAR EM SUA MORADA ETERNA. NADA PODE NOS AFASTAR DESSE AMOR SANTO E PURO DE CRISTO.
Eis que o Universo todo jazia sem esperança enquanto Cristo dormia, mas ao terceiro dia todo o mundo pode declarar e pode receber o perfume da ressurreição, o bálsamo suave da cura, o azeite que escorreu na cruz para nossa libertação, o poder que nos tira das trevas e nos introduz no Reino de Deus é a ressurreição de Jesus Cristo. ISTO É PÁSCOA! ISTO É A VERDADEIRA PÁSCOA!
Lancemo-nos em oração diante do nosso Salvador:
"Jesus amado e querido, neste momento eu quero reconhecer e dizer com todas as palavras: O Senhor é a minha páscoa! Meu Senhor e meu Salvador por muitas vezes reconhece que dei mais valor ao coelhinho da páscoa do que ao Senhor. Durante muito tempo, desde que aprendi quando criança, me esqueci dos valores da fé, da esperança, do amor, da verdade, da esperança e da certeza da tua ressurreição Senhor. Talvez seja por isso que tantas vezes eu tenha sido essa pessoa tola que tenho sido e tenha vivida na tristeza, na amargura, na infidelidade, na traição, no pecado, na inveja, na impureza, na mágoa, no ódio e no ressentimento. Tenho mais vegetado do que vivido verdadeiramente Senhor Jesus. Minha vida mais cheira a morte do que a vida porque muitas vezes eu amanheci no pecado, cheirando e respirando pecado. Tantas vezes por celebrar o coelhinho da páscoa eu fiz tantas coisas erradas, que reconheço hoje que só me levaram para o túmulo. Mas eu estava cego Senhor. Não enxergava quanto eu estava seduzido pelo demônio. Como o pecado me dominou. Eu já não era eu mesmo Jesus. Quantas noites em claro e quantos dias escuros eu vivi. Essas memórias me atormentam hoje e é isso que faz com que hoje eu não seja feliz. Mas eu pedir nesse momento o teu poder sobre a minha vida, sobre a minha história: meu passado, meu presente e meu futuro. Eu quero pedir nesse momento que a tua graça, pelo poder da tua ressurreição venha envolver e cobrir toda a minha vida. Apague e perdoe os meus pecados com teu sangue derramado na cruz Senhor. Limpa do meu corpo toda mancha e todo vestígio que o pecado deixou em mim. Quero que morra agora tudo o que me trouxe morte. Se o Senhor matou a morte, creio que o Senhor pode matar tudo o que está me matando hoje Senhor: esse vício, essas drogas que estão acabando com a minha vida, essa prostituição que está destruindo meu corpo em busca de um prazer vazio, essas mentiras que estão ao meu redor e que me cercam dos pés a cabeça, essa vida podre e sem sentido que eu tenho vivido. Mata em mim Senhor toda morte. Destrói tudo o que está me matando nesse momento.
Entrego a Ti Jesus todo sentimento de morte que há em mim. Todo desejo que eu já tive de tirar a minha própria vida e de tirar a vida de alguém. Te entrego todo ódio que já senti e que sinto hoje por essa pessoa (apresente ao Senhor o nome e cada pessoa pelo qual você sente ódio). Te entrego essas doenças e dores que estão oprimindo a minha vida e me impedem de viver verdadeiramente (fale para Jesus o nome das doenças e dores que você sente). Coloco aqui diante de Ti todas as experiências traumáticas que eu já tive (conte detalhadamente ao Senhor o que lhe aconteceu). Te dou todo o pecado que até hoje tenho guardado e preservado dentro de mim porque não consigo viver sem ele. Eu te peço Jesus, arranca de mim toda essa podridão que está acabando com a minha vida, porque eu quero morrer nesse momento: morrer para o mundo, para esses sentimentos negativos, para essas experiências tristes, para essas fábulas e para esses valores perniciosos do mundo, pois eu tomei uma decisão em minha vida: eu quero ressuscitar conTigo! E se for preciso eu quero morrer para o mundo para viver, para ressuscitar e para reinar conTigo meu doce Jesus!
Ressuscita-me nesse momento Senhor. Ressuscita meus dons e talentos que foram enterrados a muito ou pouco tempo e que não tenho mais ofertado ao Senhor. Ressuscita-me como ressuscitastes a Lázaro, seu amigo. Eu quero ser seu amigo Senhor! Ressuscita-me para viver uma vida nova, uma vida de graça, uma vida na Tua presença, uma vida verdadeira, uma vida em plenitude, uma vida feliz conTigo Jesus. Eu quero meu Senhor e te dou toda a liberdade para fazeres o que for preciso em mim. Mesmo que doa ou que eu tenha que chorar alguns dias. Sei que conTigo o choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Contigo pode parecer que o sofrimento é grande mas a certeza é que a vida triunfa sobre a morte. Quero ser santo e pela tua ressurreição quero o teu poder para vencer todo pecado que me afasta de Ti, pois nada, nunca mais me afastará do Senhor.
Obrigado Jesus! Eu creio e te dou glórias. Glorifico teu nome Santo. Glorifico pelas tuas chagas que me curam de toda enfermidade. Te glorifico pela tua paixão que me liberta de todo julgo hereditário, de todo pecado e de toda escravidão. Te rendo louvores pois em Ti sou mais que vencedor. Por ti Jesus quero me desgastar e me consumir por amor, como Tu fizeste por mim. Te amo Senhor Jesus! Te agradeço por essa cura, libertação, restauração, santificação, purificação e renovação da minha vida e da minha história. Te agradeço por seres benevolente e me dar a oportunidade de recomeçar a viver a verdadeira páscoa: a tua ressurreição. Glórias para sempre ao Senhor. Aleluia."
Experimente as chagas de amor do Senhor com essa canção do Flavinho: http://www.youtube.com/watch?v=rHc2iiBqZFY
Proclame com a Salette Ferreira que o Senhor está ressuscitado: http://www.youtube.com/watch?v=zd5cYxYYMlo
Celebrea promessa do Senhor e louve com todo o seu coração com o ministério Adoração e Vida: http://www.youtube.com/watch?v=aBz7RQIhZ6M
A celebração do dia da Páscoa tem que acontecer. Procure a tradução dessa canção do Matt Maher que se chama Ressurrection Day: http://www.youtube.com/watch?v=NZk0-ICzyhg
Para refletir sobre a ressurreição também com Matt Maher na canção Christ is risen: http://www.youtube.com/watch?v=ptqVzhVSUPE
Não podia faltar essa canção Ressuscitou da Comunidade Shalom: http://www.youtube.com/watch?v=LmKMiC5Ovbw
A proposta que temos a lhe fazer para aderir a essa atitude radical é não trocar mais ovos de páscoa e nem dar aos seus amigos ou familiares durante a páscoa, para ter a graça de focar-se no que é a páscoa e vive-la com intensidade, dando essa oportunidade ao Senhor para transformar sua vida e aderindo ao poder da ressurreição do Senhor. Faça essa experiência se tiver coragem e poderá ver como é maravilhoso contemplar e celebrar com Jesus Cristo.
O grande apóstolo São Paulo deve ter exultado de alegria quando escreveu isso. Que fique para nós essa grande mensagem da verdadeira páscoa:
"Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós! Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro (Sl 43,23). Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 8,31-39)

Que Deus nos abençoe e nos ensine a viver e celebrar com alegria a verdadeira páscoa!