quinta-feira

O perdão dos homens

Talvez você possa ter lido o título dessa postagem com pressa por um motivo ou outro, por isso, queremos esclarecer que essa postagem é sobre Caminhar no PERDÃO, e não no PEDRÃO! Que nós já estejamos em sintonia com essa graça, para entrarmos no mistério da caminhada que temos que fazer na rua que se chama perdão. E já começamos dizendo que da mesma forma para aqueles que querem ficar em forma no corpo fazem caminhadas e tal, para estar em forma no espírito é preciso caminhar nesses caminhos que já temos andado (na graça de Deus, conhecendo a Deus, não desanimar, sob a ótica do tempo, na liberdade, alimentando-se, na alegria, por amor e rumo à meta)! Pedimos direção a Deus e queremos andar nos caminhos que Ele nos indicar... 
E lindamente nesta semana Ele nos indica para o perdão. E para tal, já levantamos algumas dúvidas que precisamos iluminar para caminhar na luz, pois quem anda sem saber para onde vai ou nas trevas, facilmente se perde; mas quem tem direção, com maior dificuldade é que perder-se-á! "O que é perdão? O que significa perdoar? Quem devemos perdoar? Para que devemos perdoar? Por que algumas pessoas que são ofendidas pedem perdão ao invés de ser o contrário?" Vamos passar por cada uma dessas dúvidas ao longo dessa postagem e tentaremos te ajudar a mergulhar no perdão. De certa forma pincelaremos um tema que está profundamente ligado ao perdão e que trataremos na semana que vem: a reparação! E já destacamos aqui que SÓ FAZ REPARAÇÃO QUEM PERDOA!
Existem duas formas de relacionamento que exigem perdão: com Deus e com os homens! Vamos aprofundar em cada uma separadamente mas com a consciência que as duas não se separam pois estão intimamente interligadas.
Começaremos tratando do relacionamento com os homens e veremos por quê...
"Aquele que quer vingar sofrerá a vingança do Senhor, que guardará cuidadosamente os seus pecados. Perdoa ao teu próximo o mal que te fez, e teus pecados serão perdoados quando o pedires. Um homem guarda rancor contra outro homem, e pede a Deus a sua cura! Não tem misericórdia para com o seu semelhante, e roga o perdão dos seus pecados! Ele, que é apenas carne, guarda rancor, e pede a Deus que lhe seja propício! Quem, então, lhe conseguirá o perdão de seus pecados? Lembra-te do teu fim, e põe termo às tuas inimizades, pois a DECADÊNCIA e a MORTE são uma ameaça (para aqueles que transgridem) os mandamentos. Lembra-te do temor a Deus, e não fiques irado contra o próximo. Lembra-te da aliança com o Altíssimo, e passa por cima do erro que o teu próximo cometeu inadvertidamente." (Eclo 28,1-9)
Infelizmente isso que está destacado na palavra de Deus para não fazermos é cometido de forma especial no mundo cristão; entre aqueles que dizem que seguem Jesus Cristo e querem ser seus servos.
"Aquele que afirma permanecer nEle deve também viver como Ele viveu." (1Jo 2,6)
Será que Jesus Cristo guardava rancor e planejava vingar-se daqueles que diziam ser seus inimigos? Será que Jesus alimentava ódio e amarguras em seu coração porque os seus apóstolos não entendiam o que Ele falava? Será que o Deus do amor, o Senhor dos Senhores, o Salvador da humanidade era hipócrita? Obviamente que não! Ele era puro amor e misericórdia! Por Ele passava ficavam rastros e marcas de sua bondade e compaixão infinitas, seja por sua Palavra, por seu Olhar, pelas curas e milagres que realizava. Vejamos um exemplo quando uma curiosidade surge no coração de Pedro:
"Então Pedro se aproximou dEle e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete." (Mt 18,21-22)
Linda e engraçada essa passagem! Revela-nos um pensamento humano e uma realidade e projeto de Deus para nossas vidas! Pedro pensou que se falasse para Jesus sobre perdoar sete vezes ao próximo, Jesus diria: É Pedrão; é pra perdoar, mas não tanto assim. Que exagero, não precisa tanto assim não! Foi isso o que Jesus disse? Claro que não! Jesus diz setenta vezes sete, ou seja, QUATROCENTOS E NOVENTA vezes. Certo!? Não! Sete é o número da PLENITUDE DA BÍBLIA: sete dons do Espírito Santo, sete dias para o dilúvio, sete dias para a Criação, sete anjos com sete flagelos no Apocalipse, sete dias para cair as muralhas de Jericó, sete pães para o milagre da multiplicação, etc.
Setenta vezes sete então é o absurdo do perdão que temos que dar: infinitamente! Não deve ter medidas para ceder ou receber o perdão de alguém. Os cristão não podem impor barreiras nem nada para não viver no perdão porque QUEM NÃO PERDOA NÃO AMA! É uma das maiores contradições do cristianismo: a falta de vivência no perdão. 
O perdão é uma palavra que vem do latim tardio (ou italiano) "perdonare". É uma junção das palavras PER (para) e DONARE (doar, ceder, dar). Ou seja o significado original do perdão é dar, ceder algo para alguém. E dar, ceder o que? PERDOAR É AMAR TOTALMENTE! O perdão significa que você ama além do que entende, ama além do que compreende, ama além do que sente, ama além de qualquer outro sentimento. Perdoar é dar amor para quem te deu ódio; perdoar é dar vida para quem te deu morte; perdoar é ser canal de Deus para quem te afastou de Deus; perdoar é mostrar a face de Deus para quem não acredita nEle; perdoar é humilhar-se; perdoar é um dom de Deus; perdoar é gerar santidade onde só há pecado; perdoar é viver o CÉU NA TERRA....
Há muitas formas de definir o perdão, mas há somente uma que é perfeita para cada pessoa: vivendo-o. A definição perfeita do perdão para sua vida é viver o perdão! Como viver o perdão ou viver no perdão? Acreditando que é possível! Estamos acostumados em um mundo onde as pessoas vivem com orgulho: cheias de mágoa, peso, julgamento, inveja, cobiça, maldade, soberba, ganância, egoísmo, maledicência... E muito dessas coisas poderiam ser sanadas apenas com um pedido de perdão! Ou dando o perdão a alguém. Ou seja, as pessoas se enchem de coisas ruins e não perdoam porque não AMAM!
Devemos perdoar toda e qualquer pessoa que nos feriu, falou mal de nós, nos ofendeu, nos tratou com desprezou, fofocou sobre nós, espalhou divisão em nossa família, destruiu nossas amizades, quebrou algum bem material, não pagou o que devia, etc. Independente de quem seja! Temos que pedir perdão e dar nosso perdão.
Como pode dizer-se cristã uma pessoa que planeja vingar-se de outra por causa de qualquer bobeira que tenha acontecido no passado? Meus irmãos e irmãs precisamos aprender a perdoar. Precisamos aprender a mergulhar na essência de Deus e encher-se de amor para perdoar. O PERDÃO PARTE DO AMOR! Para que perdoar, além de tornar-se um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo?
A falta de perdão por qualquer motivo ou situação que seja, independente de quem seja a culpa, gera traumas, medos, tristeza, mágoa e remorso. A falta de perdão prende pessoas no nosso coração, e como prisioneiras, não conseguimos amá-las e não conseguindo amá-las nos afastamos de Deus!** É o que vamos explanar abaixo (após a terceira imagem dessa postagem). 
A falta de perdão faz mal mais para nós do que para quem não perdoamos. Quando você perdoa o melhor beneficiado É VOCÊ MESMO! Não retenha perdão! Dê, ceda, doe seu perdão às pessoas. Você estará se ajudando e dando passos na direção de Deus. Se queremos estar com Jesus realmente e caminhar nos seus caminhos NÃO podemos guardar ódio, mágoa ou guardar sentimentos de vingança por ninguém. Temos dois motivos para ASSEGURAR e GARANTIR com a Palavra de Deus nas mãos que é impossível ser um cristão autêntico com esses sentimentos negativos. Vejamos o primeiro exemplo:
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará." (Mt 6,14-15)
Nessa ocasião, após ensinar a oração do Pai-Nosso aos apóstolos, que pediram para Jesus ensiná-los a orar, Jesus diz que se nós não perdoarmos as pessoas nós NÃO SEREMOS PERDOADOS POR DEUS! Uma boa razão para perdoar não é mesmo irmãos?! Perdoemos, e de todo coração...Demos passos na direção do perdão. Escolhamos conscientemente e sendo movido pelo amor de Deus, deixemos levar nessa caminhada de amor:
"Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê." (1Jo 4,20)
É a mesma lógica que Jesus utilizou na passagem de Mateus acima. Nós não amamos a Deus se não amamos nossos irmãos. Não seremos perdoados se não perdoarmos.
Outra forma de analisar é partir do que narra o autor da carta aos Hebreus: 
"Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor." (Hb 12,14)
Você quer ver a Deus um dia? Então busquemos a paz com TODOS! Não deixemos que nada nos afaste de ver o Senhor. Mesmo as pessoas que deveriam receber do outro o pedido de perdão. Faça essa atitude e você experimentará a graça de Deus profundamente! 
Não tem como voltar atrás no tempo para consertar o mal que fizemos e que os outros também fizeram. Mas há uma forma de impedir que as consequências continuem nos afetando. É a tal da reparação! O que é reparar? É consertar algo, uma ação que fizemos, uma coisa que falamos... Em qualquer coisa que tenhamos ofendido alguém podemos reparar: seja com  a nossa oração, com a nossa compreensão, com a nossa atitude de misericórdia, de assim como Deus nos perdoou, nós perdoarmos também. Reparemos o mal que fizemos com nosso amor, pois o amor cobre uma multidão de pecados. (cf. 1Pd 4,8). [em outra postagem expandiremos essa idéia].
Daremos uma pincelada no relacionamento com Deus ( e expandiremos em outra postagem)...
"Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, Senhor, quem poderá subsistir diante de Vós? Mas em Vós se encontra o perdão dos pecados, para que, reverentes, Vos sirvamos." (Sl 129,3-4)
O padre Alir Sanagiotto, SCJ, escreveu em um de seus livros que muitos de nós não temos problemas no relacionamento com Deus mas sim com os homens. Eis uma verdade que pode nos dar uma certa tranquilidade, claro, por causa da misericórdia de Deus. Mas que maravilha é saber que nosso Deus é o Deus do amor e do perdão. Ele nos entende. Ele compreende o que sentimos e sabe porquê estamos assim.  Mas foquemo-nos em alguns exemplos da história do povo de Deus, e aprendamos, como eles aprenderam: a deixar nossa vida ser curada e liberta pela força que o perdão exerce em nós:
"Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o PERDÃO que concede àqueles que para Ele se voltam!" (Eclo 17,28)
"Mas o Senhor é paciente; façamos, pois, penitência por isso e peçamos-Lhe perdão com lágrimas nos olhos." (Jd 8,14)
"Aliás, conforme a lei, o sangue é utilizado, para quase todas as purificações, e sem efusão de sangue não há perdão." (Hb 9,22)
"Dele todos os profetas dão testemunho, anunciando que todos os que nEle crêem recebem o perdão dos pecados por meio de seu nome." (At 10,43)
Pode ser que você não esteja em comunhão com o Senhor por qualquer motivo que seja...RECOMECE SUA VIDA (sua espiritualidade, seu namoro/matrimônio/sacerdócio, no seu trabalho, na sua família).
Sempre há tempo de recomeçar tudo com o Senhor...

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de mergulhar no perdão dos homens e de Deus.