segunda-feira

Antes ou depois

Amados e queridos irmãos, amadas e queridas irmãs. Com grande alegria e satisfação iniciamos essa formação gozando da graça que é pertencer a Deus! Além de pertencer a Ele, caminhar com Ele e seguir os roteiros que Ele nos inspira proporciona uma alegria extasiante na alma que só quem experimenta pode dizer.
Quando vivemos no pecado, nossa alegria se resume a momentos e trilhamos caminhos muitas vezes tortos para experimentar essa alegria. Quando assumimos trilhar o caminho estreito que Jesus nos propõe temos uma meta nova, pois sabemos onde vamos chegar: no Céu! 
Vamos celebrar essa maravilhosa certeza com o coração a transbordar de alegria porque escolhemos esse caminho, e é por isso que estamos aqui. Amém!? Com Thiago Brado em júbilo assumamos "O céu é o meu caminho": http://www.youtube.com/watch?v=6kz-YlcyweI
Como você deve ter percebido, o marcador dessa noite é TEMPO e refletiremos sobre uma coisa que cremos que vai ajudar a muitos como tem nos ajudado a perceber como ele é precioso e como estamos fazendo as coisas.
Ao citar o título Antes ou depois ao que estamos nos referindo? Vamos a mil por hora para descobrir e nos afundar... Não num poço sem fim onde não vamos ter como sair, mas no Oceano do Espírito para sermos fortalecidos e recebermos uma efusão de graça e poder:
"Vem Espírito de Deus! Vem me tocar nesse momento e me encher com o vigor que o pecado tem me roubado. Vem nessa hora me encher com tua unção e me dar uma nova oportunidade para voltar correndo aos braços do Senhor. Vem restaurar a aliança que eu quebrei por minha falta de compromisso ou por minhas fraquezas. Devolve ao meu coração o ânimo, a força de lutar mesmo sem entender, a graça de perseverar e de caminhar de mãos dadas com Jesus, coberto pelo manto da Virgem Maria, permitindo-me guiar por teu vento impetuoso. Leva-me, Espírito Santo! Te dou liberdade e aceito tua proposta para mim agora. Fala comigo, Senhor... Amém."
Mas o que essa moça linda na foto acima tem a ver com o que vamos refletir? Veremos que de várias formas! Essa imagem é muito significativa pois pode ser interpretada de muitas maneiras. Mas antes disso, quando você olha para ela qual é o seu sentimento? O que você imagina?
A Palavra de Deus é clara e certeira nesse sentido:
"Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas". (Tt 1,15)
O mundo prostituído que o demônio está formando por essa sociedade alienada e alienante, calada, muda, satisfeita com a condição atual, não se basta por aporcalhar a visão do corpo, da sexualidade, da fé, de Deus, da vida e da morte, mas também aporcalha nossa mente e interfere na nossa consciência.
Quantas pessoas já estão tão apodrecidas por dentro e por fora por causa de conversas sujas, ideias impuras, brincadeiras que não convém, coisas abomináveis aos olhos de Deus, que se tornaram rotina, hábito de suas vidas, e não enxergam mais as coisas na realidade como são, não conseguem olhar para as coisas de forma pura!? 
"Eis que o mau está em dores de parto, concebe a malícia e dá à luz a mentira". (Sl 7,15)
Deus fez tudo muito bom (cf. Gn 1,31) e maravilhoso, mas levados pelos nossos institutos estragados tentamos corromper o que Deus fez, senão deturpando e estragando o que realmente são, pela ideia que temos. Não podemos permanecer dessa forma. É hora de levantarmos e dizermos não a essa visão estragada. Mas por onde e como começar? Graças a Deus que hoje você veio ao lugar certo; vamos começar daqui e seguindo os conselhos dessa noite você vai perceber que já estará fazendo alguma coisa.
E vamos perceber ao longo dessa postagem que até mesmo as coisas boas feitas fora do tempo, antes ou depois, pouco demais ou em excesso tornam-se más. É por esse motivo que vamos recorrer à maravilhosa palavra do livro de Eclesiastes que nos ensina que há um tempo para cada coisa.
“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz. Que proveito tira o trabalhador de sua obra? Eu vi o trabalho que Deus impôs aos homens: todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro. Assim eu concluí que nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida; e que comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho é um dom de Deus. Reconheci que tudo o que Deus fez subsistirá sempre, sem que se possa ajuntar nada, nem nada suprimir. Deus procede desta maneira para ser temido. Aquilo que é, já existia, e aquilo que há de ser, já existiu; Deus chama de novo o que passou”. (Ecle 3,1-15)
O filho de Davi, chamado Eclesiastes (ou Cohélet) que escreveu esse livro precioso nos ensina uma lição salutar e muito necessária nos tempos de hoje, em que as pessoas não querem saber do tempo ou do momento certo para fazer as coisas e para viver, mas querem tudo antecipadamente, para agora, nesse exato momento.
A tecnologia, a internet e a moda acompanha (ou guia, à frente) o desejo dessas pessoas desequilibradas, que também levarão outros a serem desequilibrados, pelo exemplo que dão, com discursos de que estamos no século XXI e não há tempo ou momento certo para fazer as coisas, mas é quando você tem vontade ou dá na cabeça.
Muitos que são filhos desse século de prematuridades, estão acostumados a isso e é a única visão que tem do mundo. Infelizmente não foram educados na religião e na família, nessa palavra das Sagradas Escrituras que diz que há um tempo para cada coisa.
Esse trecho que expomos ensina que há um tempo para plantar e também há um tempo para arrancar o que foi plantado, ou seja, para colher. Mas por não ter esse ensinamento, queremos plantar fora do tempo, no lugar onde não se deve plantar. E depois queremos colher tão logo que plantamos, não só efetivamente plantando uma semente na terra para ver o fruto dessa semente, mas em todas as áreas da vida que plantamos algo, seja lá o que for.
O PIOR É QUANDO ALGUÉM QUE NEM AO MENOS PLANTOU QUALQUER COISA ESTÁ QUERENDO COLHER. ESSES NÃO FIZERAM NADA E QUEREM OS FRUTOS DOS OUTROS. ALIÁS, QUEM NÃO FAZ NADA NÃO PRECISA IR ATRÁS DOS FRUTOS POIS OS FRUTOS DOS MORIBUNDOS CHEGAM ATÉ ELES...
Sobre isso, seguimos o conselho que está na Palavra de Deus:
"O frouxo no trabalho é um irmão do dissipador". (Pv 18,9)
Mas isso também significa que não se deve plantar em qualquer momento. Quando um fazendeiro vai plantar a cultura da semente de milho, por exemplo, ele sabe qual a melhor época para plantar para que não perca com as geadas, com as pragas, etc e qual o tempo certo em que vai colher os milhos. Precisamos usar essa sabedoria na nossa vida também.
Pense um pouco aí com você mesmo: o que estou plantando ou querendo plantar na minha vida? Pode ser que você esteja plantando um namoro para colher um casamento; uma faculdade ou estudo para colher uma profissão; um financiamento para colher sua casa própria; uma amizade para colher amigos quando envelhecer; uma vida de oração e santidade para colher a vida eterna quando acabar a peregrinação aqui na Terra, ALELUIA.
Mas também pode ser que você só esteja levando a vida "empurrando com a barriga", deixando a vida te levar para onde (o diabo) quer, plantando pecados para colher a morte eterna no inferno; plantando amarguras e inimizades para colher inimigos no futuro; plantando ódio e falta de perdão para colher doenças e problemas de saúde; plantando uma vida no prazer impuro para colher sofrimento.
As pessoas querem plantar uma vida inteira longe de Deus e ainda querem colher alegria. Quanta burrice, já que a alegria verdadeira só pode ser encontrada em Deus. Santo Agostinho dizia: "Aqueles que pretendem encontrar a alegria fora de si, facilmente encontram o vazio". Dizia também: "O pecado é o motivo da tua tristeza, mas deixa que a santidade seja o motivo da tua alegria!" E ensinava com empenho: "A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria".
Aqueles que querem viver uma vida de alegria precisam encontrar-se e viver com Deus. O bispo Santo Afonso Maria de Ligória ensinava em sua época: "Quem ama a Deus encontrará alegria em tudo, quem não ama a Deus não encontrará alegria em nada".
Irmãos e irmãs perceba que séria e que maravilhosa é a palavra que está no salmo:
"Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos; dentre os que descem para o túmulo, vós me salvastes. Ó vós, fiéis do Senhor, cantai sua glória, dai graças ao seu santo nome. Porque a sua indignação dura apenas um momento, enquanto sua benevolência é para toda a vida. Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria". (Sl 29,5-6)
Aqui já começamos a entrar de cabeça no tema! Mas se tudo é alegria e felicidade com Deus, por que vem o pranto? O segredo é não nos deixarmos enganar pelos nossos sentidos e pelos nossos sentimentos. Já dissemos em postagens anteriores ("Fé além dos sentidos") que a fé não é o que sentimos para poder crer, mas o que cremos sem sentir nada, ou independente do que estamos sentindo. Pois bem, trata-se da escolha de qual tipo de riso e qual tipo de pranto queremos ter.
Muitos tem escolhido o riso fácil do pecado, de uma vida "sossegada", leviana, vivida da forma que mais convém, seguindo na estrada larga do mundo, nos valores que passam, no que é fútil e banal. Infelizmente, para esses que escolhem esse caminho, haverá um pranto de dor amarga e duradoura, sem fim, senão durante essa vida, o será na eternidade.
E poucos são os que tem escolhido a estrada curta e apertada que Jesus pediu para seguirmos, seguindo conosco nessa direção, o que às vezes ocasiona dor, pranto e sofrimento, mas que resultará numa alegria profunda e duradoura. É o que a fé, as Sagradas Escrituras nos ensinam e nos atestam.
"Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada". (Rm 8,18)
Santa Catarina de Sena, a maravilhosa dominicana que era analfabeta para o mundo mas é uma doutora e mística da Igreja Católica nos ensina: "Devemos suportar tudo porque o sofrimento é pequeno mas a recompensa é grande".
Para sermos verdadeiramente seres humanos em plenitude, como Jesus foi e nos deixou o exemplo para sermos, precisamos viver na verdade da fé e sendo o que somos mesmo, a partir dos nossos sentimentos. Precisamos sorrir, chorar, nos alegrar, nos entristecer, conhecer, aprender, reaprender, crescer, diminuir, amar, escolher, estudar, trabalhar, amar, viver e morrer... Tudo faz parte da vida! 
O padre Léo,SCJ ensinava em uma das suas pregações que só quem verdadeiramente chorou de tristeza e chora com lágrimas torrenciais em alguns momentos da sua vida que pode gozar do riso, ou melhor, do sorriso verdadeiro.
A verdade é que muitos de nós tem noção das coisas e sabe o que traz alegria verdadeira e o que traz tristeza, porém muitos preferem a alegria falsa porque é mais fácil. A maior parte das pessoas prefere a falsa alegria (euforia) de uma noite de baladas, bebedeiras, drogas, ficar e sexo livre, esquecendo-se até mesmo das consequências, que a sua vida está em risco, e que tudo isso passa; tudo em troca de momentos de "alegria".
Se você plantar cachaça, cerveja, batidinha, whisky, destilado, vodka e todo tipo de bebida alcoólica pra dentro de si uma noite inteira, pode ser que experimente a euforia (ainda passageira) que a bebida oferece, mas vai ter que colher no outro dia uma ressaca tremenda. Para onde vai aquela alegria que você sentiu na noite interior?
VAI PELO RALO ABAIXO PORQUE NÃO TEM CONSISTÊNCIA, PORQUE NÃO TRAZ ALEGRIA À SUA ALMA E AO SEU ESPÍRITO, MUITO MENOS PRO SEU CORPO. AQUELA EMPOLGAÇÃO TERÁ ACABADO E O QUE RESTARÁ, EM ALGUMAS OCASIÕES É UM ARREPENDIMENTO AMARGO E UM DESEJO DE NÃO TER FEITO ISSO.
Agora ao invés de imaginar passar a noite bebendo, imagine passar a noite em oração, fazendo uma vigília, lendo a Bíblia, escutando pregações, alimentando seu coração com palavras santas, enchendo sua alma com o amor de Deus e desfrutando da graça de estar na presença do Senhor. O que você vai colher no outro dia?
Pode até ser que você esteja cansado, mas a alegria estará transbordando em seu coração porque você não escolheu a tristeza disfarçada de alegria que vem do pecado, mas sim a alegria (que muitos vêm como tristeza e chatice) que vem da santidade. Isso sim que é escolher a alegria!
Portanto, temos que aceitar e viver de acordo com os ensinamentos do Senhor que vão realmente trazer alegria ao nosso coração. Compensa muito mais esperarmos um tempo e gozarmos depois de uma alegria verdadeira e duradoura que não passa, do que querer essa alegria a qualquer custo antes de qualquer coisa.
Pode ser que antes de casar-se você experimente uma alegria (eufórica) no sexo, porque é um pecado quando vivido de forma errada e no tempo errado. Assim a Palavra do Senhor nos ensina: TODAS AS COISAS SÃO BOAS, NO SEU TEMPO!
Pior do que isso é quando vive-se na masturbação, que é um pecado infantil e que prende tantos, hoje em dia. As ilusões e caricaturas do inferno estão presentes em muitos lares. Caso você não saiba, todo tipo de pornografia é ofertada aos demônios. Quando você abre uma revista, um site ou assiste um filme desse gênero, os demônios entram na sua casa e tomam conta da sua vida.
Não há graça nenhuma em tomar a sobremesa antes da refeição, da mesma forma que não há graça verdadeira em querer gozar dos bens e da vida antes do que deve ser feito primeiro. Temos que pedir a graça do Senhor para não viver as coisas nem tardia e nem precocemente.
Sabendo e crendo no que o primeiro papa da Igreja nos ensina queremos aproveitar esse tempo oportuno da graça:
"Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia". (2Pd 3,8)
Antes tarde do que nunca, vamos nos colocar na presença de Deus e suplicar a libertação dos pecados, dos vícios, das falsas alegrias que temos experimentado, para que depois dessa oração sejamos restaurados e tenhamos forças para vencer tudo o que nos prende, pois o salmista Davi nos garante, a partir de sua própria experiência:
"Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores. Olhai para ele a fim de vos alegrardes, e não se cobrir de vergonha o vosso rosto. Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou". (Sl 33,5-7)
"Senhor Jesus, creio na tua palavra que diz: "Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres". (Jo 8,36) e quero nesse momento me apropriar da certeza que a Bíblia me traz. Me coloco na tua presença para suplicar a graça da verdadeira alegria.
Quero confessar que é verdade que tenho vivido de euforia em euforia, como diz uma música, de bar em bar, de sexo em sexo, de balada em balada, de bebida em bebida, de pecado em pecado, e além de me proporcionar essa alegria tão passageira que dá frutos horrendos depois, sinto vergonha de mim mesmo porque me tornei um escravo.
Ajuda-me e estende a tua mão para mim, Senhor. Toca em mim. Liberta-me de todo mal que me prende. Eu não quero ser um escravo, não quero me calar e deixar que a vida me leve. Não quero seguir por essa estrada larga que vai me levar à perdição.
Tenho vivido longe da tua presença, mas quero recomeçar, meu Deus. Derrama sobre mim teu sangue redentor e me dá a liberdade que o Senhor conquistou pra mim na cruz. Purifica-me dos meus pecados. Lava minhas vestes sujas e fedidas pelo pecado e coloca em mim um cheiro do céu. Não quero mais ficar fedendo esse cheiro estragado do inferno.
Lava minha mente que tantas vezes tem sido um lugar de impurezas e de fornicação. Antes mesmo de cometer os pecados da carne já estou cometendo-os no meu coração por esses desejos estragados, esses desejos contaminados. Limpa-me, alveja-me com o poder das tuas chagas, do sangue e da água que jorraram do teu coração aberto na cruz e me coloca dentro do teu coração, Senhor.
Protege-me para que eu não volte mais ao pecado e me dê a graça de seguir um novo caminho, ajudado por tuas mãos. Te louvo e agradeço, porque creio que é isso que está acontecendo em minha vida. Louvado seja o Senhor. Tomo posse de toda benção e graça que posso vivenciar pela cruz de Cristo. Aleluia!"
Vamos viver na verdadeira alegria com Cristo!? Com a banda Vida Reluz aprendemos que vive isso "Quem é filho de Deus": http://www.youtube.com/watch?v=ixuu-au9QKI
Manda toda tristeza pra longe do seu coração e assuma para a sua vida com a Banda Dominus "Tô com Deus": http://www.youtube.com/watch?v=UYTdFcWAk9o
Vamos deixar que a alegria invada nossa alma, dançando e cantando mais uma com a Banda Dominus "Porque Deus me ama": http://www.youtube.com/watch?v=LX1th2EF0Hg
"Vós sois meu asilo, das angústias me preservareis e me envolvereis na alegria de minha salvação". (Sl 31,7)

A alegria que vem de Deus é diferente da alegria que o pecado e o mundo nos proporciona. No pecado vivemos alegria antes e durante uma festa, até chegarmos ao ponto de explodir de tanta risada e euforia. O que resta depois, quando a festa acaba é a tristeza e o vazio.
Quando estamos com Deus, talvez até possamos experimentar alegria antes e durante uma festa, mas quando a festa acaba a alegria continua e temos uma sensação de estar completos, de que a vida tem sentido. A alegria não vai embora e fica uma sensação de gozo que parece que estamos vivendo o Céu na Terra. Amém.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de aproveitar o nosso tempo com coisas que dão sentido à vida.