quinta-feira

Caminhar na Alegria

"Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A ALEGRIA DO CORAÇÃO é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma." (Eclo 30,22-25)
Nossa caminhada com a Santíssima Trindade precisa ser na alegria. Não há como caminhar com Deus sem alegria. Se temos onde fixar nosso olhar (JESUS), caminhamos por amor na graça da fé, somos movidos pela força do Espírito Santo e temos a nossa meta que é o céu, não há porque viver uma vida de tristeza. Se o que nos espera é o céu, por quê viver na tristeza? A tristeza mata a alma dos homens, a tristeza tira o gosto de viver, a tristeza nos leva para o fundo do poço. Mas concentremos nossa vida na alegria. O segredo é saber como fazer isso...
O autor do livro do Eclesiástico sabia muito bem que a alegria do coração é vida para nós e um tesouro inesgotável de santidade. Por quê? Porque a alegria é o sabor da vida. A alegria é uma fonte de santidade. Se Deus é a fonte de toda santidade (em outras postagens falaremos mais sobre o tema santidade) e toda a alegria que gera santidade vem dEle.
No salmo 2, versículo 4 está escrito: Aquele, porém, que mora no céus, se ri. Deus não é triste, não nos criou para a tristeza e não nos quer tristes. Deus é feliz e vive rindo. Ele nos inspira para a alegria, Ele cativa-nos para ser alegres. Ele nos dá ordens para sermos alegres, assim como Ele é. Aquele que vive na tristeza não está cumprindo a palavra de Deus que diz: 
"Vivei sempre contentes. Orai sem cessar." (1Ts 5,16-17)
"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças." (Fl 4,4)
"Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração." (Rom 12,11-12)
Há uma íntima relação entre alegria e oração nessas passagens bastante conhecidas no meio cristão. Mas vamos entrar na profundidade da palavra de Deus para que obtenhamos a alegria que essas palavras devem produzir em nós e não ficar apenas na superficialidade que muitos têm ficado.
Aquele que foi porta-voz dessas verdades de Deus é São Paulo, aquele que viveu a euforia das ordens externas e incumbido pela verdade do Espírito Santo, deixando tudo o que possuía, jogou fora todos os bens exteriores e ganhou o único bem que não pode ser comprado, não pode ser entendido, apenas pode ser aceitado e traz em si toda a alegria que nada e nem ninguém no mundo pode nos dar. Paulo dizia, com o coração em chamas, repleto de alegria: 
"Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé." (Fl 3,8-9)
Em vista de tudo isso, nos resta uma dúvida: o que significa alegria externa e interna?
Resumidamente, alegria externa é uma coisa que pode ser definida como euforia. Infelizmente muitas pessoas confundem euforia com alegria. E há uma música evangélica que relaciona a vida com Jesus como euforia. Quem escreveu essa música não deve ter um conhecimento profundo de Jesus, pois quem sabe o significado real da palavra euforia não pode relacioná-la com Deus. Euforia significa alegria baseada nas coisas externas. Euforia depende de motivação exterior, músicas, danças, agito, animação, dinheiro, bens materiais (carro, moto, casa, móveis, etc). A euforia acaba quando termina uma festa, por exemplo. Quando as músicas param, acaba-se a euforia. Se você que está lendo, está entendendo o que estou dizendo, está compreendendo que São Paulo jogou fora toda essa euforia por algo, que provalmente, seja melhor.
Vamos então a definição de alegria. Alegria é totalmente o contrário de euforia. Se na euforia nos baseamos nas coisas externas, na alegria nos baseamos nas coisas internas. A alegria gera em nós a verdade, não depende de ritmos, barulhos, agitação externa. Pode até ter isso, não é errado, mas a alegria não depende disso para se concretizar. A alegria não acaba quando a festa termina, é aí que ela começa (ou continua). A alegria não parte das coisas externas, mas pode expressar-se externamente. Essa alegria é aquela que vem de Deus, ou seja, a única verdadeira. Jesus, na última ceia, nos deixou orientações e palavras de esperança para que não percamos a direção da alegria.
"Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. (...) Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita. (...) Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo para que eles tenham a plenitude da minha alegria." (Jo 16,20.22.24 / Jo 17,13)
De acordo com Jesus Cristo, nosso Senhor e nossa direção, a alegria de quem está com Ele é diferente da alegria (euforia) que o mundo vive. O que traz alegria ao nosso coração é ver Jesus. Portanto, se você tem essa oportunidade, olhe para Jesus. Fixe seu olhar nEle. Não desvie seus olhos dEle e você se manterá na alegria. Jesus também relaciona a alegria com a oração, assim como São Paulo. Traduzindo o que Eles dizem: se temos uma vida de oração (em outras postagens falaremos mais sobre oração) somos felizes, temos alegria, temos motivação para viver e aplicar essa alegria em todas as áreas da nossa vida. Em oração e na alegria estamos em comunhão com Deus, vivendo aquilo que Ele vive e precipitando a vida do céu aqui na Terra. Se queremos viver o CÉU NA TERRA, temos que viver a alegria que vem de Deus. E uma prova que deve sustentar em nós essa alegria é a certeza da nossa salvação!
"Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia Ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos. É isto que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações." (1Pd 1,3-6)
Quando Jesus morreu na cruz alguns discípulos se entristeceram, mas alguns não se deixaram abater pela situação que estavam presenciando, por causa das palavras com que Jesus os havia preparado. Muitas vezes nós não entendemos os motivos que nos faz sentir algumas coisas que nos afastam da alegria. Mas em tudo devemos ter essa consciência de que a alegria do Senhor será a nossa força em todo e qualquer moemento que seja. Assim como Neemias instruiu o povo, eu te instruo querido filho e querida filha de Deus...
"Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força." (Nee 8,10)
Não leve as coisas de Deus com pesar ou como se fosse uma obrigação. Não caminhe a força, mas por amor. Não caminhe sem um objetivo. E não caminhe sem alegria. Revista-se dessas três armas que você conseguirá caminhar com Deus nessa direção e obterá sucesso espiritual. Para encerrar com chave de ouro essa postagem sobre caminhar com alegria, deixo aqui algumas frases de alguns santos para te influenciar para viver a alegria verdadeira que vem de Deus e sustenta a santidade em nós:
'A angústia de ter perdido, não supera a alegria de ter um dia possuído.' (Santo Agostinho)
'O pecado é o motivo de tua tristeza. Deixa que a santidade seja o motivo de tua alegria.' (Santo Agostinho)
'A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.' (Santo Agostinho)
'Um cristão triste é um triste cristão.' (São Francisco de Sales)
'Com alegria, bebamos sobriamente da sóbria embriaguez do Espírito Santo.' (Santo Ambrósio)
'A criatura atormenta mas o Espírito do criador gera alegria.' (São João da Cruz)
'Seja o teu desejo de contemplar a Deus; teu temor, perdê-Lo; tua dor, não estar ainda com Ele; tua alegria, o sentimento de que podes chegar até Ele.' (Santa Teresa D´Avila)