quinta-feira

Fé além dos sentidos

"Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem  de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador da nossa fé, Jesus. Em vez de gozo  que se lhe oferecera, Ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente Aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo." (Hb 12,1-3)
Como é bom ter fé! Como é bom ter uma direção na nossa vida! Como é gostoso saber que temos um amigo que permanece conosco e passa conosco por todas as coisas! Como é maravilhoso entender que não estamos sozinhos nesse mundo, há alguém que nos ama; há alguém que quer o nosso bem; há alguém que quer nos ver felizes; há alguém que quer nos ver realizados e cheios de toda alegria que pode caber em um coração humano: Deus é nosso amigo, Jesus é nosso companheiro de viagem rumo ao céu e o Espírito Santo é nosso roteirista na nossa caminhada! O Senhor que anima nossos corações nos dê em plenitude tudo o que nossa alma precisa nesse momento para que experimentemos sempre mais o Céu na Terra.
E nesse tema de hoje queremos começar com uma pequena história:
"Havia um rapaz que estava caminhando (como nós estamos) nos caminhos de Deus. A sua vida ganhara um sentido real e verdadeiro quando ele se encontrou com Deus. Aconteceu um impacto em sua vida! Ele mudou totalmente a direção de sua vida, tomou um novo caminho, ou seja, converteu-se. E agora começara uma linda história de amor com Jesus Cristo. Ele andava de mãos dadas com Jesus para todo lado. Ele queria saber de Deus, respirar o Espírito Santo, conversar com Jesus, ler a Bíblia Sagrada, mergulhar em oração todos os dias, participar ativamente da Igreja. Tudo estava muito bom e muito ótimo quando as coisas começaram a ficar difíceis. Começou a ser perseguido, deixado de lado, tratado como rato de Igreja entre os amigos, etc. As dificuldades e tribulações estavam perturbando sua vida e sua fé. Ele sentia-se  muitas vezes desnorteado. Não sabendo o que fazer, ele se colocava em oração e pedia que Jesus o conduzisse; mas parecia que quanto mais ele estava em oração, menos ele sentia a presença de Deus. E sua fé começou a ser provada.
Chegou um momento em que ele não aguentava mais. Muitas coisas passavam pela sua cabeça. Lembrava das coisas que vivia antes de conhecer a Deus; começou a sentir saudades das coisas velhas. Mas ao mesmo tempo lembrava da passagem do livro do Eclesiástico, capítulo 2, que falava sobre a paciência. Ele não entendia as coisas que estava passando e não compreendia porque coisas assim aconteciam para fazê-lo se afastar de Deus. Num determinado dia ele teve um sonho:
Ele caminhava por uma praia completamente deserta. E brigava com Deus; sentia-se sozinho, abandonado. Pensava que Deus tinha se esquecido dele. 'Ah, Deus não deve estar tendo tempo para mim!' E nessa caminhada, passando por tantos sofrimentos, olhou para trás e viu suas pegada e as pegadas do Senhor ao lado na areia. Mas no momento em que as coisas começaram a ficar difíceis para ele, viu apenas suas pegadas na areia. Lembrou-se da música da Salette Ferreira que dizia que Deus caminhava conosco, que Ele era o nosso grande abrigo e começou a ficar nervoso. Gritou exclamando contra Deus: Senhor! Olha o que eu deixei para trás por Tua causa! Olha o que estou passando e o Senhor tem coragem de me deixar sozinho. Estou carregando muitos fardos. Minha cruz está pesada e o Senhor me abandonou!
Quando pensa que não ele ouve uma voz no seu interior; é Deus falando com Ele: Meu filho, eu estou contigo desde sempre. Não te abandono nunca; mesmo quando você se esquece de mim. Está vendo os passos na areia? Você acha que vê apenas os teus nos piores momentos da tua vida; mas na verdade são apenas os meus. Em todos os seus momentos de dificuldades, tribulações, dores e sofrimentos eu te carreguei no colo, por isso você não vê os seus passos."
Quando acordou desse sonho ele acreditou que Deus estava com Ele também nos momentos de dificuldades e podia confiar no Senhor."
Que maneira maravilhosa de começar essa postagem de hoje. Irmãs e irmãos queridos de Deus, queremos refletir sobre a fé verdadeira, que vai além dos sentidos, das dificuldades, que ultrapassa todas as coisas que
nos fazem desanimar e desistir das coisas de Deus.
Ahh, como precisamos ter uma fé provada para aprender a superar os problemas sem desanimar. Aprendamos com o exemplo e a história desse rapaz, que muitas vezes é a história de muitos e muitos jovens que estão com Deus e começam a deixar os valores da fé de lado por causa dos problemas e dificuldades que começam a aparecer em sua vida. Mas uma coisa é séria: pessoas que abandonam a vida de oração na primeira oportunidade, logo perderão todas as riquezas espirituais em torno de questões da sua alma, do espírito e da fé. É muito importante manter nossa comunhão com Deus mesmo sem entender, mesmo sem sentir, mesmo sem enxergar, mesmo sem ouvir nada de Deus; mesmo parecendo que Deus está distante: a oração é respiração da nossa alma e alimento para nossa fé.
É isso que aprendemos nas outras postagens sobre a fé e é isso que queremos aprofundar para mantermo-nos firmes na fé! O que significa fé além dos sentidos? É necessário sofrer para ter uma fé apurada? Como deixar-se conduzir pela fé?
Como é difícil falarmos de uma fé verdadeira e autêntica para os dias de hoje, quando a maioria das pessoas, mesmo no meio cristão, estão acostumadas a uma forma cômoda de viver. A sociedade tem educado muito bem as pessoas com novelas, filmes, músicas, jogos e tudo quanto é tipo de coisas. Os valores estão invertidos na sociedade: o bem é chamado de mal, e o mal é chamado de bem. Uma pessoa que vive os valores da sua fé é tachada de fanática, de louca, quadrada ou antiquada; mas uma coisa é certa e merecedora de fé:
"Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade" (Hb 13,8)
Deus não muda! Os valores de Deus são os mesmos desde a criação do mundo! As coisas de Deus são as mesmas! A sociedade e o povo que deixam as coisas de Deus de lado para poder viver da forma que lhe agrada e buscando o seu prazer e felicidade longe de Deus. Triste ilusão de quem busca sua felicidade longe de Deus, abandonando sua fé, sua oração, sua vida espiritual e sua entrega a Deus. Mas vamos ao sentido dessa postagem, que tem muito a ver com isso que estamos refletindo...
A fé é mais do que um sentimento ou uma decisão: ela é um dom de Deus. É uma graça derramada sobre os que aceitam a vida que Deus quer que vivamos. Mas existe uma coisa muito importante que precisamos frisar e refrisar: se a fé não for alimentada, ela morre. É a mesma dinâmica que acontece com o amor... A fé é gerada, nasce, cresce e precisa ser alimentada para continuar crescendo e não morrer. Às vezes experiências ou acontecimentos parece que nos roubam a fé...
Algumas pessoas tem a (in)felicidade de passar por experiências de perda de familiares, amigos, namorado(a), esposo(a), e isso marca muito a vida, principalmente quando temos um contato bem próximo. Outra coisa que pode acontecer é um acidente que às vezes leva a pessoa a perder um braço ou qualquer outro membro do corpo, que fica comprometido. Não apenas esses tipos de experiências de morte e acidente mas tantas e tantas outras coisas...
Irmãos e irmãs, algumas vezes ficamos parados nesses acontecimentos, e vamos aos poucos ou repentinamente, deixando a fé de lado. Como ficamos cegos diante desses acontecimentos... Para quem tem fé e quem não tem: Qual é a marca e a certeza que nos permite enxergar as pessoas que realmente tem fé? A FORMA COMO SUPERAM AS DIFICULDADES E SOFRIMENTOS APOIADO NA FÉ!
Pela fé temos a certeza da salvação, não em virtude do que fizemos, do que fazemos, vamos fazer ou deixamos de fazer; mas em virtude do dom gratuito da salvação que vem de Deus:
"Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus." (Ef 2,8)
Mediante a fé somos salvos. Salvos do que? Do inferno, do julgamento que nos condena e da eterna tristeza longe de Deus. Não temos que ficar seguindo preceitos e regras por eles mesmos. Sem Deus tudo é vazio. É a fé que nos permite enxergar isso! É na fé que opera pela caridade que somos justificados e recebemos o prêmio da nossa esperança:
"Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada. Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade." (Gl 5,5-6)
É pela fé que podemos fazer a experiência de Jesus Cristo, sepultar a vida velha de pecados e impiedade com Ele para uma vida nova de amor a Deus e aos irmãos, onde a alegria e a certeza da ressurreição se fazem intimamente presentes:
"Sepultados com Ele no batismo, com Ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos." (Cl 2,12)
Não podemos deixar-nos confundir: a fé é o que nos conduz a Deus, é o que nos mantém em pé, firmes nessa caminhada, nos dá certezas a respeito do que estamos fazendo ou estamos buscando, nos dá solo para caminhar mesmo sem enxergar ou sentir. E aqui está uma coisa muito importante: A FÉ NÃO PODE DEPENDER DO QUE SENTIMOS!
Quando abraçamos a fé temos que ter consciência de que estamos abraçando o que Deus quer para nós, ou seja, o melhor para nós! Deus sabe o que é melhor; Deus sabe o que precisamos para ser felizes; Deus está sempre pronto para nos proteger, nos ajudar, nos orientar, nos guiar, nos dar forças; e muitas vezes não sentimos que Deus está assim presente. Mas a fé nos dá essa certeza, porque nem sempre sentimos presença do Senhor, mas pela fé, confiando plenamente, podemos nos lançar e nos entregar totalmente a Deus sem medo ou receio pois nosso coração está enraizado na Rocha que é Jesus. Podem levantar-se tempestades, terremotos e dificuldades; podemos ser abalados, mas não vamos nos perder ou sair dessa caminhada, pois estamos firmes PELA FÉ, no Senhor.
Infelizmente muitos de nós não tem fé ainda, pois muitas vezes vamos na direção contrária a tudo aquilo que defendemos, lutamos ou pregamos contra. São coisas naturais, humanas, mas que muitas vezes nos afastam da vontade de Deus. É o chamado "contra-testemunho!(em outras postagens aprofundaremos o tema testemunho). Falamos aos outros a respeito das coisas de Deus pois Deus nos dá a graça de ter conhecimento e partilhar. Falamos sobre as coisas que não podemos fazer e muitas vezes nós somos os primeiros a cometer tais erros. Para que a nossa fé seja forjada temos que educar nosso corpo, nossa alma e com sintonia com nosso espírito, estar em ordem de batalha e deixar que a fé oriente a  nossa vida.
"Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais. Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros." (1Cor 9, 24-27)
Que bela comparação São Paulo usa para nos mostra o que ele fazia para que o corpo, alma e o seu espírito fossem alimentados pela fé; e nada o atrapalhasse, cumprindo sua missão sobre a face da Terra. Ele nos fala sobre os atletas que fazem esforços, sacríficios, passam por duras provas para ganhar uma coroa corruptível. Nós que lutamos por uma coroa incorruptível, temos que nos empenhar muito mais. Se somos capazes de treinar, se empenhar, dedicar tempo e compromisso para coisa que passam, porque não fazemos isso com coisas eternas, que não passarão, e que serão o prêmio da nossa fé?
São Paulo dava golpes, mas não no ar. Ele sabia o seu destino; ele sabia o seu fim. Ele sabia contra o que ele estava lutando. Ele sabia o que Deus queria e o que Deus não queria. É ele que ensinava o mesmo povo de Corinto que "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" (1Cor 6,12). Para nós que temos fé, isso deve ser uma verdade que deve nos incomodar muitas vezes, quando estivermos em situações que nos convém. Temos que ter consciência. Lutamos contra o que? Contra o pecado, contra o mundo e contra o demônio! (cf. Ef 6,12)
Talvez isso possa impactar a muitos, mas temos que saber contra o que lutamos para NÃO DAR GOLPES NO AR. Pessoas que lutam contra outras pessoas, que vivem brigando, discutindo, querendo convencer as pessoas a buscarem a Deus pela força das palavras ainda estão dando golpes no ar. O profeta Zacarias nos ensina neste oráculo:
"Então ele explicou: Este é o oráculo do Senhor a respeito de Zorobabel: não pelo poder, nem pela violência, mas sim pelo meu Espírito (é que ele cumprirá a sua missão) - oráculo do Senhor." (Zc 4,6)
A fé não trata apenas de coisas humanas; não trata apenas de coisas espirituais; não trata apenas de coisas espirituais, mas ela marca e toca em todas essas áreas. Deixemo-nos coerentemente, conduzir pela força da fé, e poderemos dizer como São Paulo, guardando-a como um tesouro verdadeiro da nossa vida:
"Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé." (2Tm 4,7)
"Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma. (Tg 1, 2-4)

Não tenhamos medo de viver verdadeiramente a nossa fé, provados, na tristeza ou na alegria, na saúde ou na doença, na pobreza ou na riqueza (como no casamento), da doçura ou na amargura, na força ou na fraqueza, na impaciência ou na tranquilidade, na tempestadade ou na calmaria, e seremos verdadeiramente felizes, com uma riqueza inefável, esquecida e perdida do coração de muitos.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de viver uma fé além do que sentimos ou compreendemos.