quinta-feira

Oração X Reclamação

Queridos e queridas de Deus, como maravilhoso é começar mais uma postagem nessa semana. Nosso coração pula e salta de alegria pela obra que Deus realiza em nossas vidas. Como é bom saber que temos um Deus que está conosco, que caminha conosco, que nos orienta, que quer o nosso bem, que quer nos ver felizes, que fez, faz e continuará fazendo tudo o que Ele pode para que alcancemos e vivamos já nessa Terra a alegria em plenitude, como é vivenciada na eternidade do céu.
Quando escreveu o Salmo 26, Davi já tinha isso em seu coração. Isso que buscamos viver e partilhar nesse blog, é o mesmo desejo que o rei Davi tinha a mais de quatro ou cinco mil anos atrás.
"Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos!" (Sl 26,13)
Por falar de Davi, se você conhece a história dele ou leu o livro dos salmos na Bíblia (ou até mesmo alguns salmos), em que a maioria das composições desses hinos e cânticos é atribuída a ele, deve ter percebido como ele foi um homem de profunda oração.
Davi apresentava suas orações a Deus muitas vezes em forma de música (tema que refletiremos em outras postagens) onde elevava a Deus sua alegria, suas lágrimas, sua tristeza, suas dores, seus pensamentos, seus sentimentos, sua confiança, sua súplica, sua ação de graças, seu louvor e sua adoração, suas reclamações.
Ele era um homem de muita fé e procurava viver de forma coerente aquilo que ele professava diante de Deus. Ele sabia, e possivelmente foi ele mesmo que formou seu filho Salomão nessa consciência a respeito da onisciência de Deus:
"Em todo o lugar estão os olhos do Senhor, observando os maus e os bons." (Pv 15,3)
Partindo desse versículo bíblico vamos refletir e praticar hoje aquilo que nos aprofundaremos: a oração. Mas faremos uma comparação nessa postagem entre a oração e a reclamação. Qual relação existe entre oração e reclamação? Por que Davi elevava suas reclamações para Deus? O que precisamos fazer para aprender a ter essa atitude que Davi tinha?
Não sei se você que está lendo é uma criança, um adolescente, um jovem, um adulto ou um idoso, mas sei de uma coisa: Deus é Deus mesmo sem nós, mas nós sem Ele não somos nada. Por isso, independente da sua idade, da sua sabedoria, do seu profundou ou superficial conhecimento, da sua vida de oração ou da sua falta de oração, lhe desejamos as melhores graças e bençãos copiosas do Senhor sobre a sua vida.
Que essa graça possa jorrar da fonte da sabedoria que é o nosso Deus até o seu coração, para que você seja formado e ao concluir essa leitura tenha uma sede, uma fome e um desejo ardente do céu no seu coração.
Não poucas vezes já refletimos em outras postagens sobre Jesus, sobre o Espírito Santo, sobre o Pai, sobre Maria, sobre liberdade, sobre o tempo, sobre o tempo, sobre perdão, sobre pecado, sobre fé, sobre o livre arbítrio, sobre arrependimento e sobre muitos outros temas. Temos um vasto conteúdo de temas que aumenta a cada semana (deixamos aberto para que você possa pedir postagens sobre determinados temas também, enviando um e-mail para gustavomunhon@hotmail.com). E dentre esses temas, já refletimos sobre a oração (acesse postagem chamada "Oração eficaz"). Por esse motivo, vamos partir daí, contando que você você já a tenha lido.
Como muitas vezes é raro ver a imagem acima entre os jovens. Muitos jovens hoje em dia não querem saber de Deus, de oração ou de Igreja. Querem aproveitar a vida, curtir tudo o que o mundo tem a oferecer, ir para muitas festas, conhecer muitas pessoas, ter muito lazer, fazer tudo o que der na cabeça, viver uma vida sem pensar nas consequências. Deus sempre fica para último plano, se sobrar tempo.
Como diria um grande pregador e missionário da Igreja Católica, nós somos livres para fazer e escolher o que nós quisermos, mas nós não somos livres para querer ou não a consequência desses atos e escolhas. Por exemplo: uma pessoa pode optar por ter relações sexuais antes do casamento, e como praticamente todo mundo faz isso, (com a única excessão de um resto que é verdadeiramente de Deus, que está profetizado nas Sagradas Escrituras), com muitas pessoas. Ela pode escolher fazer isso, mas ela não pode escolher querer ou não querer adquirir uma doença, gerar um filho ou se tornar uma pessoa viciada no sexo desregrado. Isso pode ou não acontecer, usando meios artificais e abortivos ou não (em outras postagens refletiremos sobre o aborto).
Resumindo: nós somos verdadeiramente livres (por vontade de Deus, pelo presente que nos deu que se chama Livre Arbítrio [acesse a postagem sobre o tema]) para fazer o que quisermos, mas não somos livres para aceitar ou não as consequências das nossas escolhas.
O problema é que muitas vezes escolhemos somente coisas erradas. Ou melhor: a juventude não escolhe nada. Quem escolhe para ela é a moda e as pessoas que inventam o que vale ou não vale na sociedade. A maioria dos jovens alienados que seguem a moda e gostam de sentir-se como os caras ou as meninas desse mundo de trevas, não pensam! Fazem e escolhem sempre o óbvio! ENTRE NÓS QUE SOMOS CRISTÃOS E QUE TEMOS A MARCA DO BATISMO, NÃO PODE SER ASSIM! TEMOS QUE SER E FAZER A DIFERENÇA (acesse e reflita sobre o tema na postagem "Ser diferente")! POR QUE? PORQUE A ORAÇÃO TEM QUE SER A NOSSA MARCA REGISTRADA, SE QUISERMOS SER CRISTÃOS DE FATO, SEGUIDORES DE JESUS CRISTO!
Independente se você é ou não é uma pessoa de oração, facilmente pode perceber quem é de Deus, cristão de fato, e quem não é. Como? Na forma que vive! A Bíblia é mestra de definições para quem é de Deus e quem não é. Algumas pessoas tem palavras muito bonitas sobre Deus, mas muitas vezes não conhecem o Deus que pregam ou não tem compromisso com esse Deus. De nada adianta falar e não viver:
"Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos." (1Cor 4,20)
De nada adianta rezar uma coisa e viver outra. Isso é incoerência da oração! Mas não podemos julgar irmãos e irmãs (cf. Mt 7,1) pois existem fases, momentos, provações, dificuldades e também recompensas na vida de uma pessoa de oração. Não é porque vemos alguém que é de muita oração, que podemos dizer que essa pessoa é santa ou que não passa de um sem-vergonha.
Uma pessoa experimentada no caminho de Deus, no serviço ao Senhor, na vida de oração deve ser compreendida de forma diferente de uma pessoa que acaba de ter uma experiência com Deus. Mas mesmo assim temos que deixar um alerta para aqueles que acabam de entrar nos caminhos do Senhor.
"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice." (Eclo 2,1-6)
Como uma pessoa assim precisa ser persistente na oração e confiar profundamente em Deus, pois tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus (cf. Rm 8,28), para que possa crescer na graça do Senhor (acesse as postagens sobre o tema "Crescer").
O que marca a vida de uma pessoa de Deus é a oração, pois é o contato que ela tem e faz com o Senhor! Sem oração, qualquer pessoa no mundo, está definitivamente perdida. A oração é a força que faz brotar e crescer em nosso coração a fé, a esperança e a caridade, que garante a salvação pela profissão de fé em Cristo Jesus.
"Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação." (Rm 10,9-10)
A oração é a respiração da alma de um cristão. Muitas pessoas estão mortas por dentro porque não oram, não permitem que sua alma tenha seu encontro com aquele que a alimenta e nutre e a faz crescer bonita e saudável, como uma flor. Da mesma forma que alimentamos o corpo precisamos alimentar a alma e o coração.
A oração é o azeite que precisamos nos momentos de sofrimento e de dor. A oração é a força que nos impulsiona a dar passos e ter coragem para crescer na fé. A oração é o sustento de uma pessoa que está no caminho de Deus e necessita para não voltar atrás ou ir por outros caminhos.
As pessoas que entram nessa direção conosco, para seguir Jesus Cristo, e não muda os comportamentos e costumes antigos, quais forem, de uma vida velha de pecados, não conseguirá se manter por muito tempo nesse caminho que exige renúncia, uma boa vontade, humildade e reconhecimento de si próprio. É preciso aprender a regar o coração com a graça de Deus, pela oração, plantando no Espírito, para que possamos colher no Espírito.
Quem explica de forma preciosa é o grande apóstolo São Paulo. Ele ensina aos Gálatas e a nós que temos que analisar o que estamos fazendo, o que somos, o que estamos plantando e ter perseverança no caminho do bem.
"Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine o seu procedimento. Então poderá gloriar-se do que lhe pertence e não do que pertence a outro. Pois cada um deve carregar o seu próprio fardo. Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos." (Gl 6,3-9)
Não pense você que uma pessoa que quer viver nos prazeres do mundo e só vive de orgia em orgia, de bar em bar, de balada em balada, está plantando alguma coisa no Espírito. Não pense que aquele que participa de um momento de oração na semana e depois vive de forma totalmente ao contrário da oração está plantando no Espírito. Não pense que porque você é uma pessoa de Deus, que está a muito ou pouco tempo com Deus, pode viver de qualquer forma. O QUE ESTAMOS PLANTANDO HOJE É O QUE VAMOS COLHER AMANHÃ.
Veja que uma pessoa que está plantando bebidas, sexo errado, drogas, jogos, uma vida de preguiça, sem estudos, vagabundeando mesmo, irá colher isso em seu futuro, que não promete nada. Essas pessoas que sonham em ganhar na mega-sena estão plantando isso: a mentira, a ilusão, a vida fácil. Enquanto muitos tolos está apostando em casas lotéricas, poucos sábios estão trabalhando e estudando duro, construindo sua vida na verdade.
Uma pessoa que planta oração colhe graça, milagres, muito do que é do céu. Uma pessoa que planta o amor, colher amor; planta carinho, colhe ternura; planta lágrimas, colhe alegria; planta verdade, colhe honestidade; planta bondade, colhe retribuições; planta com boa vontade, colhe com muito mais. TUDO O QUE PLANTAMOS EM DEUS DÁ FRUTOS!
Veja que até mesmo as maiores desgraças e piores coisas que pudermos fazer, se plantarmos no terreno fértil do coração de Jesus, colheremos coisas boas. Veja o exemplo dos grandes homens de Deus, como São Paulo e o rei Davi. Vamos fazer uma ligação do Antigo Testamento com o Novo Testamente a partir da oração e do que ela efetuou na vida deles.
Começamos com Davi:
"Senhor, meu Deus, clamei a vós e fui curado. Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos; dentre os que descem para o túmulo, vós me salvastes. Ó vós, fiéis do Senhor, cantai sua glória, dai graças ao seu santo nome. Porque a sua indignação dura apenas um momento, enquanto sua benevolência é para toda a vida. Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria." (Sl 29,3-6)
Perceba que Davi plantou suas doenças, sua vida em estado de morte, seu medo e seu pranto em Deus. O que ele colheu? Cura, vida, salvação, alegria. Em outro momento de sua vida ele plantou seu pecado em Deus. Mas enquanto ele não teve coragem de fazer isso, confessando os pecados, ele não obteve o que queria:
"Enquanto me conservei calado, mirraram-se-me os ossos, entre contínuos gemidos. Pois, dia e noite, vossa mão pesava sobre mim; esgotavam-se-me as forças como nos ardores do verão. Então eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa. Disse: Sim, vou confessar ao Senhor a minha iniqüidade. E vós perdoastes a pena do meu pecado." (Sl 31,3-5)
São Paulo fez a mesma coisa, movido por sua fé no Filho de Deus. O que ele escreve é o que ele experimentou em sua própria vida. Ele reconhecia a própria fraqueza e miséria. Porque? Porque era um homem forte de oração!
"Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal. Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser. Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros. Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?... Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! Assim, pois, de um lado, pelo meu espírito, sou submisso à lei de Deus; de outro lado, por minha carne, sou escravo da lei do pecado." (Rm 7,18-26)
Não é qualquer pessoa que chega a esse nível irmãos. Veja que reconhecendo o que ele é, ele agradece e pede que GRAÇAS SEJAM DADAS A DEUS POR JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR! Isso é loucura total! É uma coisa que quem não é de oração não entende! Como agradecer por ser fraco? Como dar graças a Deus por estar num corpo sujeito ao pecado? A maioria das pessoas reclamaria, com muito menos motivos que esses que Paulo diz.
Aí que está o negócio! Muitos hoje em dia tem sabido reclamar bastante, reclamam para as pessoas ao seu redor, para o mundo e para Deus. Aliás, a única coisa que sabem fazer é isso. Reclamam que a política do país é um lixo, mas nunca elevaram nenhuma oração pela política e pelos políticos. Reclamam dos problemas na família, mas nunca rezaram pelos seus familiares. Reclamam da sua situação, mas nunca apresentaram sua situação em oração a Deus. E claro, depois dizem que Deus não existe, pois como pode existir um Deus tão injusto.
Alguns dos que conhecem a Deus aprenderam, de tanto assistir os programas e seguir os padrões da moda, a viver da mesma forma. Deixaram a oração de lado e partiram para a reclamação. E o pior é que muitas vezes ainda querem dar exemplos. Esses são iguais ou piores do que os fariseus que Jesus apontava o dedo na cara e falava: "Vocês não passam de sepulcros caiados. Raça de víboras, indolentes, fanfarrões. Lobos vestidos com pele de ovelha."
Muitos passaram da ação de orar (oração) para a ação de reclamar (reclamação) sem perceber. Antes sabiam a quem orar e onde depositar suas reclamações. Hoje em dia não sabem mais. Perderam a noção das coisas, da vida, das coisas espirituais, dos valores da fé, e estão por aí no mundo, dando contra-testemunho, quando não estão dentro da Igreja, afastando as pessoas de Deus.
São Paulo dava graças a Deus, e por isso, estendia sua oração. Em oração, recebia as revelações, as direções, as inspirações do que deveria fazer, como deveria falar, como deveria se deixar conduzir pelo Senhor. Por causa disso, soube o que fazer com sua fraqueza e seus pecados, depositando-os em Deus, podendo assim colher em superabundância a graça de Deus, onde havia abundância de pecado.
"Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos. Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça. Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor." (Rm 5,19-21)
Algumas pessoas  estão totalemente perdidas hoje! Não sabem o que fazem, buscam sua força e ajuda diante dos homens, quase como que orando e pedindo a ajuda deles. Quando chegam diante de Deus só sabem reclamar. É errado reclamar diante de Deus? Claro que não! Mas isso é válido para quem confia em Deus, quem não deposita apenas suas reclamações, mas também seus agradecimentos, quem tem uma vida de oração. Mas muitos tem buscado se justificar diante dos homens.
Como pode amados e amadas de Deus, nós sermos tão hipócritas assim, deixar Deus de lado e querer buscar auxílio, confiando nos homens!? O profeta Jeremias já proclamava em sua época:
"Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor! Assemelha-se ao cardo da charneca e nem percebe a chegada do bom tempo, habitando o solo calcinado do deserto, terra salobra em que ninguém reside. Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor." (Jr 17,5-7)
Temos que aprender com Davi, com Paulo e com os homens que confiam em Deus, que depositam sua vida e esperança nEle. O segredo que precisamos aprender desses homens de Deus é que toda a sua vida era plantada em Deus: suas coisas boas e suas coisas ruins. Ninguém é todo bondado e também ninguém é todo maldade, mas para uma pessoa de oração a grande alegria e a grande riqueza é ter onde depositar sua história, seja ela ótima ou péssima!
Deixemo-nos motivar pelas palavras de Paulo (para não estendermos muito essa postagem) e tomemos consciência do que estamos plantando e da recompensa que teremos.
"A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais. Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um modo totalmente humano? Quando, entre vós, um diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é isto modo de pensar totalmente humano? Pois que é Apolo? E que é Paulo? Simples servos, por cujo intermédio abraçastes a fé, e isto conforme a medida que o Senhor repartiu a cada um deles: eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer. Assim, nem o que planta é alguma coisa nem o que rega, mas só Deus, que faz crescer. O que planta ou o que rega são iguais; cada um receberá a sua recompensa, segundo o seu trabalho." (1Cor 3,1-8)
O que precisamos fazer então? DEPOSITAR TODA A NOSSA VIDA, NOSSAS ALEGRIAS E TRISTEZA, SAÚDE E DOENÇA, TEMPO E DINHEIRO, CAPACIDADES E IGNORÂNCIAS, PECADOS E GRAÇAS, ERROS E ACERTOS, VÍCIOS E VIRTUDES, NOSSO PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
Qual é o nosso trabalho, esforço e empenho para fazer isso? Quer meio mais simples e mais certo do que a oração!? Vamos mergulhar nossa vida toda em Deus:
"Pai santo e querido, como foi bom ter lido isso. Eu estava precisando dessa direção para  minha vida. Já quero me colocar na tua presença em louvor e gratidão, reparando tantas vezes que eu reclamei para as pessoas e sei que de nada resolve. Reclamar apenas não resolve nada. Mas depositar minhas inquietações e o que me leva a reclamar no teu coração sim. Por isso é isto que faço neste momento, em oração e louvor a Ti. Muito obrigado pelos tormentos, dores, sofrimentos, tribulações, angústias, perseguições e coisas que tenho passado ou estou passando. Te agradeço pois sei que em Ti tudo tem solução. Confio em Ti Pai amado. Neste momento reafirmo minha fé e confiança em Ti. Como é bom poder contar conTigo. Como é bom saber que Tu és meu amigo, está comigo em todos os momentos, principalmente os mais difíeis e tem sustentado a minha vida neste tempo todo. Não tenho percebido muitas vezes a Tua graça que está sobre a minha vida. Muitas vezes não tenho vivido de forma coerente com minha oração. Tenho feito uma coisa e rezado outra. Tenho pregado uma coisa para as pessoas e tenho vivido outra. Tenho sido fingido e falso. Ando na mentira e esta me persegue de dia e de noite. Mas quero arrancar toda máscara diante de Ti e dos homens. Quero ser livre pela força da verdade. Pelo poder da verdade que é o Teu Filho Jesus Cristo, meu Senhor.
Pai eu me lanço no coração aberto de Jesus nesse momento. Eu quero mergulhar todas as minhas dores, meus sofrimentos, minhas lágrimas, meus pecados, minhas tristezas, minhas fraquezas, minhas incoerências na fé e na vida. Não tenho me comportado como convém. Não tenho vivido totalmente na tua graça. Muitas vezes o pecado fala mais alto na minha vida e me esqueço de Ti Pai. Muitas vezes sei que é porque não tenho um compromisso conTigo, mas quero ter. Faço esse compromisso de plantar toda a minha vida e minha história em Ti. Sei que quem confia em Ti não será jamais abalado! Posso até vacilar ou tropeçar, mas minha confiança e minha salvação são o Senhor. Te entrego meu passado, as alegrias, os momentos bons, as descobertas, o crescimento, a fé ou a falta de fé que eu tinha. Entrego a história que me trouxe aqui e me faz hoje ser essa pessoa com suas fraquezas e marcas.
Entrego-te o meu presente e consagro-me a Ti Pai. Quero ser todo teu, como Paulo foi, como Davi foi, como teus profetas, como Maria, como João Batista, como todos aqueles que creem em Ti verdadeiramente. Lanço meu prazer, minhas escolhas, meus valores, meus pensamentos, meus sentimentos, minhas vontades, meus desejos e meus sonhos aqui, diante de Ti. Mergulha-me no teu coração Senhor.
Quero mergulhar meu futuro nas águas vivas do Teu Espírito Santo. Quero me deixar guiar por Ti, pois sei que os que confiam no Senhor revigoram suas forças e sabem a direção a tomar. Quero escolher hoje unicamente por Ti Senhor. Quero ser e pertencer só a Ti. Me entrego e corpo e alma. Me entrego livre e conscientemente ao Senhor. Usa-me e faça o que quiseres de mim. A partir de hoje eu não me pertenço mais, mas pertenço ao Senhor.
Glórias ao Teu nome Santo Pai maravilhoso e glorioso. Te adoro porque Tu me acolhes, me renovas, me fortaleces e me dá a graça de Pertencer a Ti. Te adoro por ter enviado teu Filho para me resgatar e me ensinar a viver na Tua presença, aperfeiçoando a lei antiga, levando-a a perfeição. Obrigado por fazer superabundar a graça onde abundou o pecado. Te glorifico e agradeço Jesus querido. Te exalto Espírito Santo de Deus e te louvo por ser meu advogado e poderoso auxílio. Glórias! Aleluia! Louvores! Amém."
Adore, sem cessar aquele que dá a vida, a alegria, o amor, a paz, a santidade, do qual procedem todas as coisas maravilhas. Com Tony Allysson, damos glórias, nos lançamos e adoramos ao nosso Deus: http://www.youtube.com/watch?v=OTjMEcTX2vs  
"Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante. Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia." (Tg 5,13-16)
Que o Senhor nos dê a graça de que mergulhando e plantando toda a nossa vida nEle, as pessoas ao nosso redor possam colher os frutos da nossa vida, que seja consumida e queimada como uma vela, derretendo e se gastando por amor a Deus, sempre no poder da oração e na confiança.

Que Deus faça-nos progredir na oração e na nossa espiritualidade.