quinta-feira

Ação de graças - um ato de amor

Quão bondoso é o nosso Deus. Quanto amor Ele tem para conosco. Quão imensa é a obra do Senhor. Quão glorioso é o nosso Senhor Jesus Cristo. Quantos mistérios e quantas riquezas encontramos no coração do nosso Salvador. Como esse Deus pode nos ter feito de forma tão perfeita...
Você já parou para pensar, como os salmistas muitas vezes fizeram, refletindo na graça de Deus, sobre quem é Deus, no que Ele faz, como Ele faz as coisas, como é maravilhoso o Universo que Ele criou com suas mãos? Nosso Deus é extraordinário, espetacular, sensacional, maravilhoso. Ele é muito mais do que podemos definir com as palavras, por mais belas que possam ser. Precisamos apresentar um coração em gratidão ao Senhor, inflamado de amor, pois isso vale muito mais do que as palavras.
Com o salmista Davi convidamos você glorificar a Deus conosco através desse salmo e refletir em tudo isso que vivemos e que temos a graça de contemplar:
"Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. O dia ao outro transmite essa mensagem, e uma noite à outra a repete. Não é uma língua nem são palavras, cujo sentido não se perceba, porque por toda a terra se espalha o seu ruído, e até os confins do mundo a sua voz; aí armou Deus para o sol uma tenda. E este, qual esposo que sai do seu leito conjugal, exulta, como um gigante, a percorrer seu caminho. Sai de um extremo do céu, e no outro termina o seu curso; nada se furta ao seu calor. A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples. Os preceitos do Senhor são retos, deleitam o coração; o mandamento do Senhor é luminoso, esclarece os olhos. O temor do Senhor é puro, subsiste eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros, todos igualmente justos. Mais desejáveis que o ouro, que uma barra de ouro fino; mais doces que o mel, que o puro mel dos favos. Ainda que vosso servo neles atente, guardando-os com todo o cuidado; quem pode, entretanto, ver as próprias faltas? Purificai-me das que me são ocultas. Preservai, também, vosso servo do orgulho; não domine ele sobre mim, então serei íntegro e limpo de falta grave. Aceitai as palavras de meus lábios e os pensamentos de meu coração, na vossa presença, Senhor, minha rocha e meu redentor." (Sl 18,1-15)
Essa é a grande gesto que uma pessoa que vive na presença de Deus e buscando-O pode fazer. Fazer de si mesmo uma oferta de amor, um sacrifício de louvor, uma chama de santidade, reflexo do amor supremo e perfeito do Senhor Deus.
Aproveite esse momento e adore, agradeça a Deus, deseje mergulhar em sua santidade, em sua presença, em sua graça, mergulhe em seu coração nesse mês de Junho que é dedicado ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS na Santa Igreja Católica. Deseje e alimente seu desejo de ser mais íntimo do Senhor e se lance com o ministério Adoração e vida nos "Ares da adoração": http://www.youtube.com/watch?v=PAUPdoF3Pk8
O desejo de Davi é deleitar-se nas palavras do Senhor, alimentar-se da maravilha que são os seus mandamentos. E através deles, viver uma vida de santidade, livre de todo orgulho e até mesmo dos pecados que não consegue-se perceber. Ahhh, como isso agrada a Deus!
Pessoas que querem segui-Lo, que querem servi-Lo, que querem ter um coração puro, que desejam ser instrumentos do amor e para o louvor do Senhor, que desejam apoiar-se na Santa Palavra de Deus e viver uma vida reta, justa, cheia de graça e experimentando a cada dia sua presença, sua ternura e seu amor... É ISSO QUE O MUNDO PRECISA VER! E QUEM SÃO OS MELHORES CANDIDATOS A EXERCER ESSE BELO MINISTÉRIO? TALVEZ NENHUM OUTRO POVO MELHOR DO QUE OS CRISTÃOS!
Não se trata de um mérito, mas de uma graça de Deus. Por causa de nosso Senhor Jesus Cristo temos a obrigação de ser melhores para os outros, bons para todos, pessoas santas diante de Deus e diante dos homens. Pense um pouco: o que hoje tem feito com que você não seja melhor para os outros, bom para todos e santo diante de Deus e dos homens?! NÓS PRECISAMOS CRESCER!
E se você é um cristão apaixonado por Jesus Cristo, mas que muitas vezes encontra dificuldades na sua caminhada, e por muitos motivos, tantas e tantas vezes, fica perdido nos caminhos de Deus, nos caminhos que a vida te conduz e nos caminhos do mundo, receoso de dar passos por temor a Deus, saiba que hoje você veio para o lugar certo! SEJA BEM VINDO AO BLOG <VOUNESSADIRECAO>, onde nosso tema e nosso propósito é viver "O CÉU NA TERRA", precipitando aquilo que vamos viver eternamente na glória dos céus.
Hoje iniciamos uma sequência de postagens, com o tema que deu origem ao nome desse blog. Inspiramo-nos numa frase beato João Paulo II. Ele disse, inspirado em São Lourenço de Brindisi: "A Santa Missa é o Céu na Terra!" Com relação ao vounessadirecao, fomos inspirados no nome de uma canção chamada "Nessa estrada" do ministério Adoração e Vida, que muito prezamos e admiramos, que recomendamos a você ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=ogJxMP7EHrQ
Vamos refletir sobre um momento específico da Santa Missa, após a comunhão eucarística, chamado Ação de Graças.
O que é Ação de Graças? O que devemos fazer na Ação de Graças? Como podemos nos preparar? De que forma podemos melhorar nossa Ação de Graças? Vamos refletir sobre isso e nos aprofundar nessa graça de Deus para nossa vida que hoje em dia está tão esquecida e perdida.
Nas imagens de hoje você vai perceber que todas estão em clima de oração e de interiorização, a começar pela criança acima com as duas mãos unidas, as duas imagens abaixo e a última que remete e homenageia o Coração Sagrado de Jesus Cristo, nosso Senhor. Vamos entender então o motivo desses detalhes para que possamos adentrar no tema.
Sendo a Santa Missa o Céu na Terra, com que frequência, você que é católico, tem vivido o mistério de Cristo, o memorial da sua paixão?
Quer saber de uma coisa que tem que incomodar você ao extremo quando você terminar de ler esse parágrafo? Os satânicos fazem sacrifícios, jejuns, coisas loucas para adorar satanás; os espíritas fazem sua caridade e por suas sessões e ensinamentos difundem sua doutrina que Deus abomina (cf. Dt 18) orientados pelos espíritos guias malignos, que sabemos que é o demônio; os islâmicos seguem o alcorão ao pé da letra; os budistas meditam e buscam chegar a fase nirvana, que é o nada; os protestantes leem a Bíblia, cada um interpreta erroneamente a sua maneira e fundam suas igrejas a cada dia; e a maioria dos católicos? NADA SABEM, NADA ENTENDEM, NADA BUSCAM, NADA QUEREM.
Em qual grupo, meu querido e minha querida, você que lê esse blog está? Se for no último, saiba que muito você precisa mudar, muito você precisa crescer, muito você precisa renunciar, muito você precisa aprender, muito você precisa buscar para deixar de ser molenga e morno. Sabe por que? Porque nem o mínimo e o fundamental da sua fé você vive ou entende, seu infeliz! Como o mundo está carente de santos hoje.
É isso que o beato João Paulo II escreveu e profetizou para o Brasil: O BRASIL PRECISA DE SANTOS! E como vamos ter santos? Nesse blog vamos sempre explorar, principalmente, essas duas realidades sagradas: a primeira é Jesus Sacramentado! Na missa nós sempre ouvimos que Deus é santo. Em uma das orações eucarísticas, antes da consagração o sacerdote diz: "Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade..." É na missa, comungando Jesus Eucarístico que temos a maior força e impulso para nos tornarmos santos.
Veja o que dizia a maravilhosa mística Santa Margarida Maria de Alacoque, a  mulher que recebeu a graça especial de difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus no mundo: "Basta uma comunhão eucarística para uma pessoa tornar-se santa." AHH SE OS CATÓLICOS SOUBESSEM O VALOR DE CADA COMUNHÃO!
A segunda é a Virgem Maria! Santo Agostinho dizia que a característica comum dos santos é que todos são devotos e obra da Santíssima Virgem Maria. OS MARIANOS PRECISAM SE LEVANTAR PARA IMPACTAR ESSE MUNDO PECAMINOSO (vamos nos aprofundar nesse tema). O bem-aventurado José Allamano, um sacerdote italiano, falecido em 1926, dizia que: "Procurar santidade sem Nossa Senhora é como voar sem asas." Precisamos contar com a mãe de Deus!
Veja o que o maravilhoso sacerdote, chamado de Apóstolo da Eucaristia, São Pedro Julião Eymard dizia sobre a Santa Missa: "Fica sabendo, ó cristão, que a Missa é o ato mais santo da Religião: tu não poderias fazer nada de mais glorioso em honra de Deus, e nada de mais vantajoso para tua alma do que ouvir piedosamente a Santa Missa, e quanto mais vezes te for possível."
Para nos incentivar, vamos refletir em uma frase do apóstolo da juventude, São João Bosco: "Tende grande compromisso em ir à Santa Missa, mesmo nos dias da semana, ainda que para isto tenhais que sofrer algum incômodo. Pois, com isso, obtereis do Senhor toda sorte de bençãos."
E ainda mais com o nosso querido São Pio de Pietrelcina, o cordeiro de Jesus: "Se os homens compreendessem o valor da Santa Missa, para cada Missa seria necessário chamar os guardas, a fim de manterem em ordem as multidões de gente nas Igrejas."
Hoje em dia quase que precisa de guardas e ordem judicial para fazer com que os católicos vão à Missa. Parece engraçado, mas é triste! Parece que o sacrifício de Jesus Cristo não vale mais nada para essa época em que vivemos. Cada qual escolhe sua verdade e sua religião. Mas o triste são os católicos que dizem-se católicos e tem a falta de vergonha na cara de não conhecer e não viver o mistério da sua fé.
Para você que se diz católico ou cristão e busca viver na graça de Deus, ou você que diz que é dessa religião mas não vive os valores que a sua fé ensina, São Pedro escreve uma coisa que deve sacudir o seu coração se estiver vivendo na hipocrisia de uma fé fingida e mesquinha:
"Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de Deus. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de Deus? E, se o justo se salva com dificuldade, que será do ímpio e do pecador?" (1Pd 4,17-18)
Eu não sei quanto a você mas a nós, que escrevemos nesse blog, causa-nos espanto, admiração e temor. Quando falamos de salvação ou perdição eterna, vemos que o assunto é sério (por falar nisso, em outras postagens adentraremos nos temas: céu, inferno e purgatório). Veja o que o maravilhoso apóstolo São Paulo escreve à comunidade de Filipos e a nós hoje sobre o tema:
"Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, TRABALHAI NA VOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência." (Fl 2,12)
MUITA GENTE HOJE ESTÁ BRINCANDO COM A SALVAÇÃO! E NÃO SÃO OS INFIÉIS, MAS AQUELES QUE SE DIZEM CRISTÃOS, QUE AMAM JESUS CRISTO, QUE BUSCAM A PRESENÇA DE DEUS, QUE QUEREM ANDAR EM SEUS CAMINHOS. MUITOS ESTÃO BRINCANDO COM AS VERDADES ETERNAS E JOGANDO A SALVAÇÃO QUE CRISTO NOS OFERECE NO CALVÁRIO, ATUALIZADO EM CADA SANTA MISSA, NO LIXO, POR VIVEREM DE QUALQUER FORMA, NUM CRISTIANISMO BARATO, QUE NÃO COMPROMETE.
Ora, quantos valores da fé estão invertidos hoje. O demônio, através dos valores passageiros e vazios dessa época em que reina a bestialidade, a imoralidade e o desprezo das coisas sagradas, conseguiu incutir na mente dos cristãos o desprezo pela Santa Missa. E muito mais pela Ação de Graças!
Vemos hoje uma cultura de massa que impõe uma rigorosa e penosa cultura de morte aos jovens, às famílias, às crianças e à toda sociedade. O feio é tratado como bonito, o sujo como limpo, o errado como certo, o ridículo como natural, o pecador como santo, o pecado como lei, o demônio é um anjo amigo a quem devemos pedir conselhos (como ensina o diabólico escritor Paulo Coelho), e ai daqueles que querem viver a santidade!
O que é santo é tratado como retrógrado, o fiel é um imbecil, o puro é um atrasado, o casto é um retardado, a Igreja é um local qualquer, a Bíblia é uma literatura ultrapassada, Deus é uma ideia abstrata, e viver a santidade é uma coisa desnecessária de fanáticos.
A moda de hoje é viver uma vida sem sentido, fazendo o que dá vontade, o que vem na mente, sem pensar nas consequências. A moda egoísta sempre infunde a ideia do individualismo, do prazer e do mundo idiossincrático (comportamento baseado num pensamento que despreza ensinamentos e exalta afirmações sem fundamentos reais). Isso não é nada mais, nada menos do que a Nova Era.
O padre Léo,Scj dizia: "A nova era é a religião do encardido, é a religião do 'eu'. É a religião que faz com que você se esqueça que nós pertencemos a um povo. Enquanto a nova era é a religião do 'eu', o cristianismo é a religião do 'nós'." NÓS QUE SOMOS CRISTÃOS NÃO PODEMOS NOS CONFORMAR (cf. Rm 12,2) MAS TEMOS QUE SER A DIFERENÇA, SER COMUNIDADE, SER SAL E LUZ (cf. Mt 5,13-14).
Como vamos ser sal e luz irmãos? Imitando aquele que diz que é a luz do mundo, aquele que dá sabor e sentido a vida: nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo:
"Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8,12)
E como podemos imitar nosso Senhor? Comungando e fazendo muitas Ações de Graças! Santo Agostinho dizia: "Não somos nós que transformamos Jesus Cristo em nós, como fazemos com os outros alimentos que tomamos, mas é Jesus Cristo que nos transforma nEle. Sendo Deus onipotente, não pôde dar mais; sendo muito sábio, não soube dar mais; e sendo riquíssimo, não teve mais o que dar. A Eucaristia é o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia. Na Eucaristia Maria perpetua e estende a sua maternidade."
Santo Agostinho é realmente uma pessoa que experimentou em sua vida o que é a Ação de Graças. Sua sabedoria, seu entendimento esclarecido, sua reta intenção, seu coração abrasado por Jesus Cristo, seu coração repousado no Senhor, sua busca incessante, consciente e constante fizeram com que ele entendesse esse grande mistério.
Veja, quando nós comungamos o Santíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo no mistério da Santa Missa, nós não transformamos Ele em nós, mas nós nos transformamos nEle. Só uma pessoa louca que tem uma fé radical pode aceitar isso. Nós vamos comungando e nos transformando, eucaristizando a nossa vida, nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossos sentidos, nossa fé, nosso coração, nossos desejos e vontades, nosso dia-a-dia. Vamos nos cristificando, tornando-nos outros cristos.
A ação de graças é o momento mais oportuno para aprofundar nossa intimidade com Jesus Cristo, mais santo para nos deixarmos eucaristizar, mais forte e mais intenso da Santa Missa para todos os fiéis que comungam ao Senhor. Entrar em comunhão com um Deus tão poderoso, tão grandioso e tão tremendo que se faz pequeno para estar conosco é demais para entendermos com nossa pequena razão limitada.
Quando uma pessoa vai a uma santa ceia protestante ela come um pão e bebe um pouco do suco de uva lembrando do que o Senhor fez. Na Santa Missa nós comemos o Corpo de Jesus Cristo, bebemos o seu sangue puríssimo. Não há comparação alguma! Numa ceia protestante não se entra em comunhão com Deus através da ceia propriamente dita. No catolicismo, o próprio mistério da Santa Missa é suficiente para nos elevar a essa dignidade: entrar em comunhão com Jesus Cristo.
A ação de graças nos remete a essa graça maravilhosa: estamos em comunhão com Jesus Cristo por completo, é Ele todo, inteiro, em nós. Para entendermos melhor o que acontece nesse momento é só imaginarmos da seguinte maneira: duas velas, uma posta do lado da outra, ambas acesas e as duas se consomem e ao final, quando foram gastas por completo estão derretidas, unidas em toda a sua essência. É essa comunhão que acontece conosco e com Jesus, ficamos unidos de uma forma inseparável.
Sabendo disso, estando unidos dessa forma com Cristo, em Cristo e por Cristo, nossa atitude só pode ser de amor. Eis o motivo do título dessa postagem: SÓ FAZ AÇÃO DE GRAÇAS QUEM SABE DA RIQUEZA QUE ELA É, QUEM SABE DA UNIÃO QUE ESTÁ COM JESUS CRISTO, DA COMUNHÃO PROFUNDA QUE A SANTA MISSA PROPORCIONA. EM POUCAS PALAVRAS: SÓ FAZ AÇÃO DE GRAÇAS QUEM AMA VERDADEIRAMENTE A JESUS CRISTO!
Vamos traduzir da forma mais clara possível. Santo Agostinho dizia: "Ninguém ama aquilo que não conhece". São João evangelista escreveu: "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor". (1Jo 4,7-8)
Se conhecemos a Deus é impossível não amá-Lo. Se O amamos e estamos em comunhão com Ele temos que fazer, como um gesto de amor, ação de graças a Ele. Existe uma diferença entre adorar e fazer ação de graças. Na adoração agradecemos a Deus pelo que Ele é, enquanto que na ação de graças agradecemos a Deus pelo que Ele faz. É isso que é esse momento de ação depois da comunhão, agradecemos a Deus pelo que Ele fez: atualizou seu sacrifício de amor diante dos nossos olhos!
Na ação de graças, então, devemos agradecer a Deus por Ele ter se dado a nós, por Ele estar tão unido a nós, por Ele se permitir encontrar e se entregar por amor a nós nas espécies consagradas do pão e do vinho que transformaram-se no seu corpo e sangue. Devemos agradecer, adorar, louvar, amar, deixar-nos amar e pedir que esse sacramento tão santo não seja condenação mas salvação eterna para a nossa alma.
Jesus disse em seu grande discurso sobre a Eucaristia:
"Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia". (Jo 6,53-54)
SE FOI O PRÓPRIO JESUS QUE DISSE ISSO, QUEM SOMOS NÓS PARA IR CONTRA AS PALAVRAS DE JESUS? PENA DE QUEM NÃO COME O SEU CORPO E NEM BEBE O SEU SANGUE, MAS FICA APENAS LEMBRANDO. GRAÇA E BENÇÃO PARA QUEM TEM A OPORTUNIDADE DE COMER A SUA CARNE E BEBER O SEU SANGUE. NÓS CATÓLICOS, QUE TEMOS A SANTA MISSA A CADA DIA E NÃO BUSCAMOS, SEREMOS COBRADOS NO JUÍZO FINAL PELAS MISSAS QUE NÃO PARTICIPAMOS.
A melhor forma de preparar-nos para a Santa Missa, para a comunhão e para a ação de graças são exercícios práticos que temos que aprender a aplicar em nossas vidas, não apenas para uma ocasião, mas para irmos progredindo e dando passos na fé, crescendo na graça de Deus, impulsionados por esse maravilhoso alimento de vida eterna.
O coroinha de São Pio de Pietrelcina escreveu um maravilhoso livro intitulado "Jesus, nosso amor eucarístico" (que recomendamos a você adquirir e se alimentar com esse amor por Jesus Eucarístico) onde ele ensina que são três exercícios: da mente, da vontade e do coração. Temos que educar nossa mente, pensar e refletir no mistério da Santa Missa. Precisamos educar nossa vontade e fazer com que ela colabore para participarmos com todo anseio do mistério de Cristo. Nosso coração precisa se alimentar e ser também educado para desejar Jesus Sacramentado.
Esses caminhos são maravilhosos, mas sem a oração, sem a penitência, sem o jejum são impossíveis de se concretizar em nossa vida. Jesus só se dá a nós porque Ele se possui. NÓS SÓ VAMOS PODER DAR-NOS A ELE SE NÓS NOS POSSUIRMOS, ISTO É, TERMOS AUTO-CONTROLE, EQUILÍBRIO PSÍQUICO, AFETIVO-EMOCIONAL E ESPIRITUAL (em outras postagens aprofundaremos esse tema).
Respondendo a última questão que levantamos (e para não extender muito essa postagem), queremos aprender como melhorar nossa ação de graças... Da mesma forma que para melhorar nossa oração, nós temos que orar mais; para melhorar nosso conhecimento nós temos que estudar mais; para melhorar nossa comunhão com Deus, temos que buscá-Lo mais; nós acreditamos que a melhor forma de melhorar nossa ação de graças é fazendo ações de graças. E se temos alguns exemplos, temos uma direção de como melhorar.
Por isso, ao invés da oração, vamos colocar um modelo para montarmos um esquema para fazermos nossa ação de graças, para não perdermos esse momento tão especial da nossa vida em união com Jesus. Que com o exemplo dos santos, nós possamos melhorar cada vez nossa união com Cristo.
Oração de Ação de graças de São Boaventura:
"Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro de Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de Vós. Do espírito maligno, defendei-me. Na hora da minha morte chamai-me e mandai-me ir para Vós, para que, com Vossos sanjos e anjos, Vos louve por todos os séculos dos séculos. Amém".
"Feri, ó dulcíssimo Senhor Jesus, o mais íntimo e profundo de meu ser com o dardo suavíssimo e salutar do Vosso amor, com aquela verdadeira, inalterável, santíssima e apostólica caridade, a fim de que a minha alma se enlanguesça com o único desejo de sempre crescer em vosso amor. 
Que eu vos ame intensamente, que desfaleça nos vossos átrios e deseje dissolver-me em vós e ser um convosco.
Que minha alma tenha fome de Vós, ó Pão dos Anjos, alimento das almas santas, Pão nosso de cada dia, supersubstancial, que tem toda doçura e sabor, e todo deleite de suavidade. Ó Vós a Quem os Anjos desejam contemplar!
Que o meu coração sempre tenha fome e se alimente de Vós, e que as entranhas do meu ser sejam repletas com a doçura de vosso sabor.
Que só de Vós tenha sede, ó fonte da vida e da sabedoria e da ciência e da luz eterna, torrente de delícias, riqueza da casa de Deus.
Só por V ÓS anseie, só a Vós procure, só a Vós encontre, só para Vós tenda e vos alcance. Só medite em Vós, só de Vós fale, e tudo o que fizer seja para louvor e glória do vosso nome, com humildade e discrição, com amor e deleite, com bondade e afeto, com perseverança até o fim.
Sede, Senhor, minha única esperança, toda minha confiança, minhas riquezas, meu deleite, meu encanto, minha alegria, minha quietude e tranqüilidade, minha paz, minha suavidade, meu perfume, minha doçura, meu pão, meu alimento, meu refúgio, meu auxílio, minha sabedoria, minha partilha, meus bens, meu tesouro.
Somente em Vós minha alma e meu coração estejam radicados de modo fixo, firme e inamovível.
Assim seja".
Em seguida podemos pedir o auxílio do grande Arcanjo São Miguel que é o guardião dos sacramentos e da Santa Igreja de Deus, pedindo que Ele nos ajude a guardar e a zelar pelo sacramento excelso que recebemos:
"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordena-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perderem as almas. Assim seja".
Podemos pedir também que o nosso anjo da guarda nos ensine a adorar, a glorificar e a permanecer com nossos olhos fixos em Cristo, dentro do nosso coração:
"Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governa, me ilumina. Amém".
A Virgem Maria foi aquela que recebeu Jesus no seu ventre e depois, com toda a certeza, viveu com intensidade o mistério da Santa Missa antes de ser elevada em corpo e alma aos céus. Ela que soube acolher Jesus no seu ventre e esteve sempre com ele, deve ser modelo para que nós aprendamos a receber Jesus Sacramentado no nosso coração:
"Ave Maria, cheia de graças, o Senhor é conosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém".
Com a oração de Ação de graças do místico e maravilhoso São Pio de Pietrelcina, encerramos esse esquema, deixando a você esse exemplo lindo, para criar no seu coração o desejo de estar tão unido a Jesus que viva o Céu na Terra em cada comunhão:
"Permanecei, Senhor, comigo, porque é necessária a Vossa presença para não Vos esquecer. Sabeis quão facilmente Vos abandono. 
Permanecei, Senhor, comigo, pois sou fraco e preciso da Vossa força para não cair tantas vezes. 
Permanecei, Senhor, comigo, porque Vós sois a minha luz e sem Vós estou nas trevas. 
Permanecei, Senhor, comigo, pois Vós sois a minha vida e sem Vós esmoreço no fervor. 
Permanecei, Senhor, comigo, para me dares a conhecer a Vossa vontade. 
Permanecei, Senhor, comigo, para que ouça a Vossa voz e Vos siga. 
Permanecei, Senhor, comigo, pois desejo amar-Vos muito e estar sempre em Vossa companhia. 
Permanecei, Senhor, comigo, se quereis que Vos seja fiel. 
Permanecei, Senhor, comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, deseja ser para Vós um lugar de consolação e um ninho de amor. 
Permanecei, Jesus, comigo, pois é tarde e o dia declina... Isto é, a vida passa, a morte, o juízo, a eternidade se aproximam e é preciso refazer minhas forças para não me demorar no caminho, e para isso tenho necessidade de Vós. Já é tarde e a morte se aproxima. Temo as trevas, as tentações, a aridez, a cruz, os sofrimentos, e quanta necessidade tenho de Vós, meu Jesus, nesta noite de exílio. 
Permanecei, Jesus, comigo, porque nesta noite da vida, de perigos, preciso de Vós. Fazei que, como Vossos discípulos, Vos reconheça na fração do pão, isto é, que a comunhão eucarística seja a luz que dissipe as trevas, a força que me sustente e a única alegria do meu coração. 
Permanecei, Senhor, comigo, porque na hora da morte quero ficar unido a Vós, senão pela comunhão, ao menos pela graça e pelo amor. 
Permanecei, Jesus, comigo, não Vos peço consolações divinas porque não as mereço, mas o dom de Vossa presença, ah! Sim, vo-lo peço. 
Permanecei, Senhor, comigo, é só a Vós que procuro, Vosso amor, Vossa graça, Vossa vontade, Vosso coração, Vosso Espírito, porque Vos amo e não peço outra recompensa senão amar-Vos mais. Com um amor firme, prático, amar-Vos de todo o meu coração na terra para continuar a Vos amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém".
Com a Toca de Assis, que possamos cantar a Jesus, uma "Eterna gratidão": http://www.youtube.com/watch?v=vqZDcedpf50
Com a Comunidade Shalom queremos declarar que o amor de Jesus Eucarístico "Supera tudo" em nossa vida. É o amor supremo que há na Terra: http://www.youtube.com/watch?v=shRA4bGnwnw
Ainda com a Comunidade Shalom convidamos a você tomar posse dessa graça e dessa verdade, que por causa do sacrifício de Jesus, Ele é nosso e nós somos dEle. Cantando "Tu és meu" na belíssima voz de Cristiano Pinheiro: http://www.youtube.com/watch?v=G18qjMvmTl8
"Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal. Assim em nós opera a morte, e em vós a vida. Animados deste espírito de fé, conforme está escrito: Eu cri, por isto falei, também nós cremos, e por isso falamos. Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará também a nós com Jesus e nos fará comparecer diante dele convosco. E tudo isso se faz por vossa causa, para que a graça se torne copiosa entre muitos e redunde o sentimento de gratidão, para glória de Deus." (2Cor 4,7-15)

Que tomando consciência da necessidade que temos de fazer a ação de graças após a comunhão eucarística em cada Santa Missa, possamos voltar a encher a Igreja após o término da missa, para viver em silêncio esse momento tão importante para a nossa vida e para que possamos continuar seguindo na direção do Senhor, tomando todo cuidado e todo zelo pois essa riqueza do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus, foi dada a nós que somos esses vasos de barro, para que vivendo coerentemente a nossa fé, mesmos no sofrimento e na perseguição possamos ser sustentados pelo amor Sacramentado do nosso Deus.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de sempre fazer ação de graças, nosso ato de amor e gratidão ao Senhor.