quinta-feira

Sexta-feira - Dia de maldade?

Estão dizendo por aí que Sexta-feira agora é dia de maldade. Aliás, é o dia que antecipa o final de semana, o maravilhoso Sábado e Domingo, que para a maioria das pessoas são dois dias de folga do trabalho, da escola, da faculdade ou das ocupações rotineiras da semana. Por esse motivo, chega de ser bonzinho, chega de bancar o trabalhador, chega de preocupações, chega de dormir e acordar cedo, chega de encheção de saco, chega de cobranças e coisas que tiram a paz... 
Então é dia de beber, de sair, de transar, de perder a noção do tempo, das coisas e da vida; é dia de entregar-se a devassidão e tudo o que vier a mente. Afinal, é o dia em que podemos e "devemos" fazer tudo o que não podemos fazer durante a semana. É dia de ser mau e praticar a maldade, pois essa é a virtude que vai reinar no fim de semana. Gostou da foto acima? KEEP CALM QUE HOJE É DIA DE MALDADE!
Pois bem, meus amigos e amigas, voltamos a mil por hora e entramos de cabeça nesse maravilhoso tema para refletir um pouco sobre essa realidade. Tivemos uma inspiração muito oportuna na semana passada e não tivemos a oportunidade de postar antes, mas o importante é que estamos aqui agora.
O que você pensa sobre isso? A Sexta-feira é realmente "um" ou "o" dia de maldade? De onde isso vem e qual a inspiração profunda disso? Vamos apresentar nossa visão sobre esse tema. Ao final dessa postagem você tem três opções:
1) Ignorar o que leu; ser indiferente a posição que temos nesse blog sobre o tema, e seguir adiante como se não tivesse lido;
2) Discordar do que leu; nesse sentido tendo sua própria opinião sobre o tema e pensando que tudo foi um absurdo ou uma perda de tempo; 
3) Concordar com o que leu; caso esse seja você, pedimos encarecidamente que compartilhe o blog, fale dele para os seus amigos e principalmente para aqueles que gostam do "dia de maldade". 
A maldade está no ar... Quanta gente tem acreditado, espalhado e se apoiado nessas palavras para viver?! Antigamente se dizia "O amor está no ar"; mas hoje em dia é a tal da maldade. E o que é maldade?
Se vamos ao dicionário de português encontramos o seguinte: "Crueldade; qualidade da pessoa má; característica do que é ruim. Desumanidade; comportamente de quem busca prejudicar ou ofender. Sarcasmo; que expressa malícia, vontade de denegrir". Sinônimos são travessura e traquinagem também.
Agora pense um pouquinho: crueldade, coisas ruins, DESUMANIDADE, prejuízos, ofensas, sarcasmo, malícia, etc. A força negativa dessa expressão está escondida atrás de uma coisa séria ou uma brincadeira. Então se inventa coisas engraçadas sobre o dia de maldade e a socidade em geral ama; assim como com quase todas as coisas relacionadas à comédia.
OU SEJA, VAMOS CELEBRAR E FESTEJAR O DIA DA DESUMANIDADE PORQUE É LEGAL! VAMOS OFENDER AS PESSOAS, VAMOS BUSCAR COMETER O MAL A ALGUÉM NESSE DIA. VAMOS TENTAR FAZER ALGO RUIM, ALGO DESUMANO. DIA DE MALDADE É PRA SE TORNAR ANIMAL MESMO! QUE ABSURDO!
O que acontece hoje em dia é que a maioria das pessoas não se preocupa com a origem e com o significado das coisas ou não pensam no que estão fazendo, estão seguindo, estão aplaudindo ou compartilhando. O que importa é ser popular! É a famosa MODA (tema que abordaremos em outras postagens).
Milhares de pessoas estão compartilhando recentemente a hashtag #diademaldade simplesmente porque alcança a um grande número de pessoas; e essas, por sua vez, estão interessadas em saber o que está acontecendo e quais as novidades do dia de maldade. É o número gigantesco de repetições que transforma uma idiotice dessas numa coisa tão popular.
Bom, eu e você somos livres para escolher fazer o bem ou o mal, certo? Não! Errado! Estamos sendo quase que forçados a fazer o mal, praticar o mal ou ao menos guardar o mal dentro de nós e nos passar por bonzinhos. E de onde vem esse mal, essa vontade de praticar o mal, essa ância pelo que é errado? 
Uma das explicações quem dá é São Paulo em sua carta aos Romanos. E não precisa ir longe, é já no primeiro capítulo. Por que São Paulo?
Porque "trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!" (Rm 1,25)
Mas como alguém pode trocar a verdade de Deus pela mentira? É fácil: só finja que Deus não existe e seja uma pessoa guiada pelas suas paixões. Tire Deus da sua vida, da sociedade e coloque o homem no centro do universo. O que acontece? Não há equilíbrio! Então pela desculpa de que o homem tem que ser o centro das atenções, a socidade se tornou desumana, promovendo o DIA DA DESUMANIDADE!
"Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno. São repletos de toda espécie de MALÍCIA, PERVERSIDADE, COBIÇA, MALDADE; cheios de INVEJA, HOMICÍDIO, CONTENDA, ENGANO, MALIGNIDADE. São DIFAMADORES, CALUNIADORES, INIMIGOS DE DEUS, INSOLENTES, SOBERBOS, ALTIVOS, INVENTORES DE MALDADES, REBELDES CONTRA OS PAIS. SÃO INSENSATOS, DESLEAIS, SEM CORAÇÃO, SEM MISERICÓRDIA. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem". (Rm 1,28-32)
É como alguém tivesse lido essa palavra de Paulo e tomando nota de todos os sinônimos do dia de maldade, resumiu todo esse mal sob uma só expressão; inventando assim um modo fácil de influenciar, motivar, cativar, propagar e tornar popular toda essa desgraça. 'Vamos inventar o dia de maldade!!'
Ao longo da Bíblia Sagrada são mais de 50 vezes que aparece a palavra maldade; umas vezes para repreender, outras vezes para condenar, demonstrando os seus frutos e prevenir-nos de coisas piores.
Veja o conselho do sábio Salomão que escreveu o livro dos provérbios:
"Quando a sabedoria penetrar em teu coração e o saber deleitar a tua alma, a reflexão velará sobre ti, amparar-te-á a razão, para preservar-te do mau caminho, do homem de conversas tortuosas que abandona o caminho reto para percorrer caminhos tenebrosos; que se compraz em praticar o mal e se alegra com a maldade; do homem cujos caminhos são tortuosos e os trilhos sinuosos". (Pv 2,10-15)
Em outras palavras, QUEM SE COMPRAZ EM PRATICAR O MAL E SE ALEGRA COM A MALDADE ESTÁ PRECISANDO DE SABEDORIA. São burros, ignorantes, hipócritas, imbecis e tolos porque estão deleitados numa vida como as ondas do mar, sem refletir, sem pensar, sem parar um segundo sequer para pesar a consequência das suas ações e palavras. 
Salomão, também nos dá um conselho precioso no mesmo livro:
"A justiça protege o que caminha na integridade, mas a maldade arruína o pecador". (Pv 13,6)
Isso sim que é sabedoria meu amigo... Onde estão as pessoas que fazem isso?
"Eu me apliquei de todo o coração a perscrutar, a sondar a sabedoria e a razão das coisas, a reconhecer que A MALDADE É UMA LOUCURA e a falta de razão uma demência". (Ecle 7,25)
Mano, larga de ser besta e acreditar que é bacana, é legal ser mal. Larga de ser demente, seu louco obstinado! Você está pensando e promovendo o mal em você e nos outros. Mal atrai mal; e hoje até mesmo o bem está atraindo o mal, pois as pessoas estão preparadas com mil pedras para nos atingir pela menor coisa errada que fazemos. Para de se preparar e esperar o mal!
Mesmo que finjam ou disfarcem por fora, se passando por bonzinhos, a maioria das pessoas está carregando o mal dentro de si. Mas por que e para quê? Porque estão sendo bem treinados pela sociedade a viver de aparências e de casca. Se passam por bonzinhos até antes de lhes fazer algo que lhes irrite ou incomode. 
"Disse-lhe o Senhor: Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!" (Lc 11,39)
O pior é que nem esse cuidado de aparências e hipocrisia estão fazendo mais em alguns lugares. Em muitos lugares já se tornou tão comum e natural ser mal que andam se xingando, se criticando, dizendo coisas más um na cara do outro e incentivando a ser mal, como que dizendo: "Vamos, você consegue fazer pior que isso. É esse todo o mal que você consegue fazer? Olhe, vou te ensinar a como ser mal!"
Essa semana um amigo no facebook postou um evento. Será uma festa do que? Halloween!!! (talvez não vamos ter a oportunidade de falar sobre esse tema antes do dia específico, mas dê uma olhada nesse link: http://www.acidigital.com/noticias/8-coisas-que-voce-deve-saber-sobre-o-halloween-antes-de-fantasiar-seu-filho-16748/)
 Nessa postagem ele aconselha seus contatos com a seguinte frase: Vamos lá, seja um demônio! Que isso? Pensa um pouco! Pode ser engraçado para muitos, e a sua reação já demonstra o que você pensa sobre isso! 
Agora imagina uma mãe preparando seu filhinho para essa desgraça dessa festa de Halloween (que está cada vez mais popular no Brasil) e dizendo: "Vamos lá filho, seja um demônio hoje! Você vai assustar, aterrorizar e fazer pirraça pra quem não te der doce! Vai lá filhão, seja mal hoje!"
Bom, para muitos que estão lendo, tratam isso com a maior naturalidade, pois é uma brincadeira, uma festa, certo? É assim mesmo que os que estão sem sabedoria espiritual (tema que abordaremos em outras postagens) e entregues à loucura da vida moderna estão pensando. Esse negócio de ser bom é coisa do passado, mesmo que seja uma brincadeira!
Aliás, pensa um pouco nos filmes, nos desenhos, nas revistas, nas músicas, na tv, na internet hoje em dia. Uma coisa que chama atenção, por exemplo, é o filme "Meu malvado favorito". Uma coisa muito bem feita, engraçada e tudo o mais; mas a mensagem subliminar a ser incutida em nosso inconsciente a partir desse tipo de mídia é que agora a briga é do personagem mau contra o outro mau. Não é mais o bem contra o mal! Até os próprios "super-heróis" dos filmes estão brigando porque se tornaram maus. Onde vamos chegar?!
Talvez você pode estar pensando que tudo isso é muito engraçado e a maior bobeira é tentar entender o que está acontecendo, o melhor é só aceitar mesmo; afinal, não podemos nadar contra a corrente, certo? Claro que não! Se você não acredita em Deus, não crê em Jesus Cristo e não é católico, certamente, não tem sentido nada disso! Mas se você é, isso é para você! Acorda pra vida!
Num momento de oração o Senhor nos deu uma inspiração com a resposta do porquê esse dia de maldade tinha que ser na Sexta-feira. Isso foi uma revelação particular, que como ensina a Igreja, pode ser de grande proveito, se enxergada e interpretada com o apoio da fé e da razão (as duas asas que nos levam para o céu, como ensinava o doutor Santo Agostinho).
Então, para não prolongar muito vamos direto ao ponto: foi na Sexta-feira que Jesus morreu na cruz. A Igreja chama esse dia de Sexta-feira santa e lembra a Sexta-feira como o dia que Cristo deu sua vida para nos salvar, para com seu sangue derramado, perdoar nossos pecados, inaugurar um novo tempo, dar-nos o novo testamento do Pai, abrir o céu para nós, se tornar nosso advogado. 
Do ponto de vista espiritual, esse é um dia de graça! O dia da paixão de Cristo é um dia propício que nos enriquece de toda sorte de benção, graça e misericórdia. A bondade de Deus nos é manifestada numa Sexta-feira.
Do ponto de vista humano/comercial que tirou Deus do centro da vida, da sociedade e da história, é um dia como qualquer outro, mas que pode ser de grande proveito para os donos de bares, comércio, etc; pois podem ganhar mais, aumentar seus lucros, enriquecer, lícita ou ilicitamente e gozar dos bens dessa vida. 
Quando Cristo morreu, às 3hrs daquela Sexta-feira, olhando de baixo para cima, os demônios celebraram a maior maldade que o ser humano foi capaz de fazer, crucificando o Filho de Deus! Foi uma festa no inferno, uma celebração daqueles que gritavam "Crucifica-o!"; mesmo que olhando de cima para baixo, Deus derramava uma lágrima atrevida, contemplando a obra do seu amor, tendo seu próprio filho morto para nos resgatar da maldade.
A LUZ DE CRISTO BRILHOU DA CRUZ PARA TODA A TERRA; permitindo assim a Paulo escrever aos Efésios (e para nós):
"Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente" (Ef 5, 8-11)
Então, a festa da maldade na Sexta-feira vai muito mais longe do que você pode pensar, Tem origem na festa que os demônios fizeram quando mataram Jesus na cruz. O que eles não esperavam é que Jesus desceria no inferno e infernizaria os demônios, libertando aqueles que estavam cativos aí para herdarem o reino dos céus que estava fechado (acesse as postagens sobre Jesus nesse blog para saber mais, clicando aqui)
Olha, só, se você é cristão, existe um chamado para seguir a Cristo no espírito e não na carne. Você deve conhecer a carta que São Paulo escreveu para os Gálatas, alertando sobre as obras da carne e exaltando as obras, os frutos do espírito:
"Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, BONDADE, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito". (Gl 5, 22-25)
Se você está entendendo a mensagem dessa postagem, esse chamado de Jeremias deve queimar em seu coração:
"Jerusalém, limpa o coração da maldade, a fim de que consigas a salvação. Até quando abrigarás no coração pensamentos que te são funestos?" (Jr 4,14)
Queremos propor aqui uma coisa diferente: viver a Sexta-feira na graça de Deus, aceitando-a como o dia da graça, o dia do Espírito Santo, o dia de contemplar a paixão de Cristo, o tamanho amor do Pai, o DIA DE BONDADE!
É claro que não vamos conseguir fazer isso da noite pro dia e nem muito rápido, mas uma grande caminhada se faz com pequenos passos; e tudo o que se desenvolve muito rápido não tem raízes profundas e corre o risco de morrer rapidademente. 
Então, vamos fazer pequenas coisas para transformar essa maldade, a começar com aquela que está dentro de nós; mudando nossa mentalidade, nosso modo de pensar, nosso jeito de olhar e entender a vida e o que nos acontece e enfim nosso comportamento e atitudes. Depois, mudando como podemos o mal que está fora de nós, não cultivando e aplaudindo o mal, não dando corda a maldade que nos fazem e respondendo ao mal com o bem, que vem de Deus e está dentro de nós.
Motivados pela oração de Daniel, vamos nos arrepender de todo mal e colocar aos pés da cruz de Cristo. Vamos elevar nossa oração e pedir a graça de Deus para que todos os dias se transformem para nós em dia de bondade para reparar tanto mal que temos feito...
 "Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza. Supliquei ao Senhor, meu Deus, e fiz-lhe minha confissão nestes termos: Ah! Senhor, Deus grande e temível, que sois fiel à aliança e que conservais vossa misericórdia àqueles que vos amam e guardam vossos mandamentos: nós pecamos, prevaricamos, cometemos maldade, fomos recalcitrantes, desviamo-nos de vossos mandamentos e de vossas leis". (Dn 9,3-5)
"Deus, meu Senhor e meu Pai. Como tenho sido mal! Como tenho sido maldoso com as pessoas e como tenho cultivado o ódio, a ira, a raiva, a mágoa, a tristeza, a falta de perdão e a desumanidade dentro de mim. Ah Senhor! tende piedade de mim. O Senhor sabe o que aconteceu na minha história, o que tem acontecido na minha vida e o que tem me levado a aplaudir o mal...
Jesus, tu que deste a tua vida livremente em reparação pelos meus pecados, vem me socorrer nesse momento. Estou afundado nos vícios, nos erros, na mentira. Meu amado, troquei a verdade de Deus e preferi a mentira dos homens para me preencher, mas a verdade é que fui de ilusão em ilusão, até chegar a esse ponto de me transformar tanto, de ser uma pessoa que deseja o mal para os outros...
Espírito de Deus, meu ajudador, busca dentro do meu coração e na minha história o ponto onde cai e me afastei da graça do Senhor e vem inaugurar uma nova história na presença de Deus em minha vida. Me abro ao teu querer e ao teu amor hoje. Depois de tanto tempo na maldade, na bebedeira, na prostituição, na impureza, na idolatria das minhas paixões; volto não porque quero, mereço ou acho bonito, mas a verdade é porque preciso, preciso do teu amor, preciso da tua presença, da tua graça, da tua ação em minha vida agora. Vem me tocar Espírito de Deus! Derrama fogo devorador para consumir todo mal dentro de mim em nome de Jesus!
Pela intercessão da Virgem Maria vem me transformar agora Senhor! Mãe querida, intercede por mim junto ao teu Filho para que eu tenha uma experiência tão forte com Deus agora, que de onde eu estou, quando eu me levantar, eu seja uma pessoa diferente...

Bendito seja o Senhor dos Senhores, Deus de bondade, misericórdia e graça. Te exalto Jesus, na presença dos anjos, de Maria e dos santos. Glórias ao Senhor para sempre! Aleluia!"
Thiago Brado, grande cantor católico, nos ensina nessa canção a retornar à essência do que somos e fomos feitos para ser: "Minha essência"
Ele mesmo nos ensina a declarar com essa canção que o amor de Deus é o "Meu refúgio"
Encerramos com essa maravilhosa canção do Thiago Brado para também reconhecer e dizer a Deus que Ele é "Meu tudo"
"Agora, porém, deixar de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento". (Cl 3,8-10)

E aí? Qual sua reação diante dessa postagem? Somos chamados a uma vida na graça! Uma vida onde enterramos e sepultamos o homem carnal e cheio de paixões com Cristo na cruz para nos revestir da ressurreição do Senhor, de um homem que vai se restaurar à imagem de Jesus Cristo.
É claro que da morte até a ressurreição foram três dias e que para nós deve ser um tempo de espera e de graça. É o tempo em que o Pai, o Filho e Espírito Santo vão agir em nossa vida, nossa história, nossa família, nossa sociedade, no mundo inteiro e nos dar a graça de viver a cada dia como o dia de bondade, ajudando quando pudermos (como nessa última foto acima).

Que Deus nos abençoe e nos dê a coragem de sermos bons no mundo de hoje!