quinta-feira

Confiar na misericórdia

 Partilharemos nessa postagem sobre a misericórdia de Deus. E sugiro desde o início desta formação que você comece a refletir "eu acredito na misericórdia de Deus?; eu confio em um Deus misericordioso?; eu realmente creio que há misericórdia para mim, mesmo sendo o que sou e tendo feito TUDO o que já fiz?"
Particularmente, eu gosto muito dessa imagem acima. Recorda-nos aquela prostituta que foi pega em flagrante adultério e foi levada diante de Jesus para ser apedrejada e para pôr Jesus a prova. Entremos no contexto dessa passagem que está em Jo 8,1-11:
"Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Inclinando-se novamente, escrevia na terra. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar."

O plano dos escribas e dos fariseus era perfeito, queriam pegar Jesus em alguma palavra para acusá-Lo. Por que?
Porque não gostavam de ouvir a verdade! Jesus é o pregador excelentíssimo da verdade; afinal, Ele mesmo é a verdade. Mesmo que Ele não falasse nada, Sua presença incomodava os "doutores".
Mas voltando-se a prostituta; estavam querendo apedrejá-la! Considerando-se os juízes dessa mulher e mostrando-se cumpridores da lei de moisés, levaram-na para Jesus. O que Jesus poderia fazer diante de tantos homens atrozes e agindo com má intenção e violência? O que você faria se estivesse no lugar de Jesus? Talvez pudesse clamar em alta voz: "Pai, Senhor Deus poderoso, destrua esses homens maus que me afligem!" Ou pudesse brigar e agir com a mesma ignorância dos acusadores. Ou quem sabe mandar apedrejá-la?
Jesus nunca fica contente com a condenação de nenhuma pessoa! Qual a reação de Cristo? Ele inclina-se e começa a escrever na terra. O que ele escrevia? Talvez os pecados dos acusadores. E qual o sentido de inclinar-se? JESUS SEMPRE ABAIXA-SE PARA FICAR NA NOSSA ALTURA! Ele ficou na mesma altura que ela jogada no chão. E, pela insistência dos acusadores, ele começa a falar para aqueles que não tinham pecado atirar a primeira pedra. Então, todos começaram a sair, acusados pela própria consciência. Por que? Porque Deus fala conosco através da nossa própria consciência! E por que começaram a sair primeiro os mais velhos? Por causa do reconhecimento da própria miséria, os mais velhos saem primeiro, e depois os mais jovens, por querer esconder seus pecados. Logo que Jesus percebe que estavam sozinho. Então ele pergunta e ela responde que ninguém a acusou. No final desse acontecimento com essa prostituta, Jesus conclui o diálogo com ela de uma forma fenomenal. É engraçado perceber e sentir o que Jesus fala: NEM EU TE CONDENO. VAI E NÃO TORNES A PECAR. Talvez se você pensar num lugar distante, para uma pessoa desconhecida, talvez não seja tão bom ouvir e sentir isso. Mas imagine você está no lugar da prostituta. Estão querendo te apedrejar. Jesus faz essas coisas, e no final te diz: "Eu não te condeno. Apenas vá e não peques mais." Eu queria ver quem não iria chorar, mesmo as pessoas que dizem que não choram. (Aliás, muitas coisas interessantes estão por trás do choro e em outras postagens falaremos sobre o "dom das lágrimas" que é um dom real do Espírito Santo).
Jesus conhece nossa história queridos e queridas de Deus. Jesus sabe o que fizemos, o que deixamos de fazer, o que vamos fazer; nosso passado, presente e futuro. Por que alguns ficam escondendo os pecados ou a história do Senhor, que já conhece muito mais do que nós? Pode ser que precisem aprofundar-se nesse tema da misericórdia! Eu, por exemplo, tinha muito vergonha da minha história. Não acreditava que Deus iria me perdoar. Não sabia também que o que eu fazia quando criança não era nem considerado pecado (em outras postagens aprofundaremos o tema do pecado). Mas quando tive uma experiência com a MISERICÓRDIA DE DEUS e o Deus misericordioso, perdi totalmente a vergonha. Acredito que se Deus é capaz de perdoar pessoas como essa prostituta; como São Paulo, que era um assassino; ou Davi, que era rei, conhecia e tinha experiência com Deus, e mesmo assim cometeu pecados que talvez nem nós cometeríamos se tivéssemos tantas mulheres como ele tinha, porquê não me perdoaria? Alimente-se com essa esperança e você poderá experimentar também na sua vida essa misericórdia.
Primeiramente, como de costume, vamos a tradução de misericórdia. O que significa? É uma palavra composta por duas palavras: miseri, que significa miséria; e córdia, que significa coração. Portanto, misericórdia é a miséria no coração. Mas miséria de quem, no coração de quem? São nossas misérias (pecados, impurezas e coisas que não nos libertamos ainda) no coração de Deus. Você já parou para pensar como é o coração de Deus? Ou como estava quando Ele disse: "mas uso de MISERICÓRDIA até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos." (Ex 20,6; Dt 5,10)
Muitas pessoas ficam apenas com as palavras de condenação, de castigo ou de severidade de Deus, mas esquecem-se que a misericórdia de Deus é infinita. Esquecem-se de quantas vezes Deus lhes perdoou, lhes livrou dos males e permanecem vivos? Porque Deus permite: é graça, é misericórdia! Maravilhoso é o salmo 50, que Davi compôs após cometer, talvez, o maior pecado da sua vida.
Davi tinha mil mulheres: trezentas servas e setecentas concubinas. Mulher era o que não faltava para ele! Imagine-se na situação dele: Samuel consagrou-o; Deus tirou o espírito que estava em Saul e deu a ele; ganhou reinados e impérios; tornou-se o rei mais conhecido da história cristã; tinha tudo o que alguém poderia querer; e o mais importante, tinha a graça de Deus ao seu lado. Ele conhecia a Deus, tinha uma experiência com Deus, ele sabia dos mandamentos e buscava viver conforme as leis de Deus. Acontece que o tempo foi passando e ele não assimilou seus desejos e começou a fingir diante de Deus. Era como se as mil mulheres não satisfizessem o rei Davi. Então, num belo dia, Betsabé, mulher de um de seus soldados de guerra, Urias, foi tomar banho na sacada de casa. Davi ficou louco quando viu aquilo. Mandou chamá-la, teve relações sexuais e ela engravidou. Fez de tudo para que todos acreditassem que Urias fosse o pai do filho de Betsabé, que nasceria. Não tendo êxito, Davi mandou matar Urias, colocando-o na frente do exercito na guerra. E fingindo consolar Urias, Davi disse que assumiria o filho de Urias. (cf. 2Sm 11)
"(...) Mas o procedimento de Davi desagradava ao Senhor." (2Sm 11,27)
Davi pecou feio. Foi só quando o profeta Samuel veio conversar com ele (cf. 2Sm 12) é que ele vai reconhecer o pecado que cometeu. É aí que ele cai em si e arrepende-se! Então compõe um dos mais belos dos 150 salmos da Bíblia:
"Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidão de vossa MISERICÓRDIA, apagai a minha iniquidade. Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado." (Sl 50,3-4)
E vai descrevendo a Deus o que ele estava sentindo; que sua mãe havia concebido ele em pecado; que ele queria de volta um coração puro e um espírito de firmeza, restituindo-lhe a alegria da salvação; colocava-se a disposição de Deus, para ser usado para ensinar os pecadores os caminhos do Senhor e pedia para que Deus abrisse seus lábios para o louvor. Oferecia seu coração como um sacrifício:
"Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar." (Sl 50,19) 
E é o mesmo Davi que vai escrever o belíssimo salmo 135, que louva a Deus pela sua misericórdia e vai agradecendo por todas as coisas da história do povo de Deus, em que a Misericórdia Eterna de Deus sempre esteve presente. E isso vale para cada um de nós:
"Em nosso abatimento Ele se lembrou de nós, porque sua misericórdia é eterna. E nos livrou de nossos inimigos, porque sua misericórdia é eterna. Ele dá alimento a todos os seres vivos, porque sua misericórdia é eterna. Louvai o Deus do céu, porque sua misericórdia é eterna." (Sl 135,23-26)
Em diversos salmos encontraremos os pedidos a Deus: misericórdia, piedade, compaixão, etc. São todos sinônimos... Quer saber o que agrada a Deus? E quer agradá-Lo? Aprendamos juntos no Salmo:
"Não é o vigor do cavalo que Lhe agrada, nem Ele se compraz nos jarretes do corredor. Agradam ao Senhor SOMENTE os que temem, e confiam em sua MISERICÓRDIA." (Sl 146,10-11)
Temer e confiar na misericórdia de Deus é não preocupar-se com o que Deus vai pensar ou o como Ele vai reagir diante das coisas que fazemos em nossas vidas, mas ter certeza que Ele sempre está pronto a nos perdoar. Não há nada que Deus não perdoe diante de um coração humilhado e de um espírito contrito que reconhece-se pecador e necessitado da misericórdia do Pai. Confiemos nessa MISERICÓRDIA INFINITA.
Destaco aqui um vídeo que recomendo a todos assistir. É uma música do cantor e compositor Walmir Alencar, que faz parte do ministério Adoração & Vida. Quem sabe você não tenha um encontro surpreendente com a Misericórdia de Deus? É uma versão antiga, quando foi feita a música, mas não deixa de ser maravilhosa. Te desafio a assistir e se enxergar nessa música: http://youtu.be/Bxkv02X6Vh4
No novo testamento, Jesus destaca alguns pontos importantes sobre a misericórdia de Deus. Ao mesmo tempo que Jesus demonstra uma bondade e compaixão pelos pobres e ignorantes, demonstra uma severidade e rigidez com os doutores da lei. Mas não é por maldade; Jesus tocava em alguns pontos que eles era fingidos e esperava a conversão dos seus corações, mas infelizmente, preferiram ficar na lei vazia (adaptando-as, claro) do que viver no amor e na misericórdia. Vejamos alguns exemplos:
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!" (Mt 5,7)
"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a MISERICÓRDIA, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante." (Mt 23,23)
A mãe de Jesus, Santa Maria e o pai de São João Batista, Zacarias, vão exaltar a misericórdia de Deus, através de cânticos e de orações:
"Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre." (Lc 1,50;54-55)
"Assim, exerce a sua  MISERICÓRDIA  com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança (...). Graças à ternura e MISERICÓRDIA de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente,que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz." (Lc 1,72;78-79)
São Paulo é aquele que teve uma profunda experiência com a misericórdia de Deus. É por isso que vamos encontrar diversas vezes em suas cartas, citações sobre a misericórdia de Deus na história, e em sua própria vida. Vejamos exemplos:
"Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus." (Rom 9,16)
"(Onde, então, está a injustiça) em ter Deus, para mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportado com muita paciência os objetos de ira preparados para a perdição, mostrando as riquezas da sua glória para com os objetos de MISERICÓRDIA, que de antemão preparou para a glória?" (Rom 9,22-23)
"Assim como vós antes fostes desobedientes a Deus, e agora obtivestes MISERICÓRDIA com a desobediência deles, assim eles são incrédulos agora, em consequência da MISERICÓRDIA feita a vós, para que ele também mais tarde alcancem, por sua vez, a MISERICÓRDIA. Deus encerrou a todos esses homens na desobediência para usar com todos de MISERICÓRDIA." (Rom 11,30-32)
"Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério, a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei MISERICÓRDIA, porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia por ignorância." (1Tm 1,12-13)
Destacamos aqui também uma importante frase de São Tiago:
"Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de MISERICÓRDIA. A MISERICÓRDIA triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,13)
Concluindo essa postagem, deixamos mais um vídeo para impulsionar-vos a lançar vossas misérias no coração de Deus. É uma música do Ricardo Sá, consagrado da comunidade Canção Nova, e chama-se "Canto à misericórdia", que impulsiona-nos junto a Zacarias e a Maria a cantar a misericórdia de Deus: http://youtu.be/QFEOepoO4Rs

Deus vos abençoe!