sexta-feira

Distrações





























Queridos e queridas de Deus, que alegria é poder viver na graça de Deus e com o seu auxílio oportuno poder entender o que está acontecendo ao nosso redor, a partir de uma visão profética, adquirida de forma coerente com muita oração, com o coração em Deus e com os pés no chão. Santo Agostinho dizia que são duas as asas que nos levam para Deus: a fé e a razão.
Encontramos nas Sagradas Escrituras a seguinte afirmação:
“Os homens maus não compreendem o que é justo; os que buscam o Senhor tudo entendem.” (Pv 28,5)
Muitos estudiosos e pessoas ao redor do mundo tem buscando entender, compreender e analisar os fenômenos, as coisas que acontecem ao seu redor, em uma escala global, através da sua ciência, sua sabedoria e capacidade, mas não percebem que uma pessoa de oração tem muito mais respostas, pois tais respostas vem direto do Criador do Universo.
Para aqueles que se encontraram com o Senhor, pode acontecer de em algum momento de suas vidas serem enganados por vacilarem na caminhada. Afastam-se da presença de Deus e começam a viver uma vida de trevas, podendo ficar sete vezes (ou seja totalmente, pois o número sete significa plenitude na Bíblia) pior do que antes de conhecer a Jesus Cristo. É aquela história do porco que volta a lama e do cachorro que volta ao próprio vômito.
Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.” (1Jo 3,8)
Jesus é o filho de Deus que veio para destruir as obras do demônio, ou seja, o pecado e tudo o mais que ele faz. Com sua morte na cruz Jesus nos oferece a oportunidade de viver uma vida nova e andar na luz, pois seu sangue derramado efetivamente destrói as obras do demônio, mas é preciso que reconheçamos nossa fraqueza, tomemos posse de toda essa redenção e remissão oferecidas pelo nosso Deus e vivamos na luz, na verdade, na fé:
A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma. Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós.” (1Jo 1,5-10)
É partindo dessa lógica que nosso Senhor Jesus Cristo explica que quando uma pessoa é liberta das obras do demônio, do pecado, dos espíritos malignos, mas não assume essa vida nova (cf. 2Cor 5,17) de todos os que vivem com Ele, torna-se morada preferida dos demônios:

“Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; não o achando, diz: Voltarei à minha casa, donde saí. Chegando, acha-a varrida e adornada. Vai então e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele e entram e estabelecem-se ali. E a última condição desse homem vem a ser pior do que a primeira.” (Lc 11,24-26)

Você pode perceber que estamos começando nessa semana trazendo algumas coisas às claras para que percebamos alguns motivos pelos quais muitos não tem sido exemplo de santidade para imitarmos e seguirmos pois tem andado nas trevas. Uma das finalidades principais desse blog é jogar um raio de luz do céu nos seus olhos para que você tome consciência da vida, das coisas de Deus e hoje específicamente do curto tempo que temos para fazer isso, pois o mundo está cheio de distrações.
De quais distrações estamos falando? O que tem a ver estar distraido com tomar consciência das coisas de Deus? Qual a principal finalidade das distrações do mundo? Vamos entrar a fundo nesse tema e peçamos a graça de Deus para iluminar os olhos do nosso coração para que estes se abram em busca da verdade e daquele que é a verdade: nosso Senhor Jesus!
“Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida.” (Jo 14,6)
Você pode perceber na imagem acima um homem que deve estar no seu trabalho e cheio de bilhetes para lembrar-lhe dos compromissos e das obrigações de cada dia. O que chama atenção nessa imagem é a quantidade de bilhetes e estes estarem pregados em sua face. É exatamente essa a visão que temos das distrações que iremos partilhar hoje: elas tomam de tal modo o tempo, as energias, a disposição e a visão de uma pessoa, levando-a a estar tão preocupada com tantas coisas, que muitas vezes esquece-se até mesmo de Deus.

O mundo que vivemos hoje é um mundo que precisa das coisas para ontem.  O tempo não pode ser desperdiçado. O ditado que impera hoje é “TEMPO É DINHEIRO”. As pessoas correm de um lado para o outro desesperadas, estão sempre com pressa, sempre atrasadas, sempre preocupadas, sempre cheias de coisas para fazer...
Um aspecto fundamental para começarmos a entender as distrações é o trabalho! Antigamente acreditava-se que o trabalho fosse um castigo de Deus. Foi por castigo que após o pecado original de Adão e Eva foram obrigados a trabalhar para ter o pão de cada dia:
“E disse em seguida ao homem: Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.” (Gn 3,17)
João Calvino, um dos reformadores protestantes, defendia em suas teses a famosa frase: “O trabalho dignifica o homem.” Já o comunista e ateu Karl Marx (defensor de ideias e ideais incoerentes com a fé que professamos) disse: “O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a.”
Embora muitos protestantes vejam como obra de Deus a prosperidade financeira e o enriquecimento (é o tema da teologia da prosperidade que refletiremos em outras postagens) nós precisamos nos deter no equilíbrio e na pautarmo-nos na fé que professamos, pois o próprio Jesus disse, para nos alertar:
“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?  Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6,24-34)
Se há uma coisa que muitos poucos hoje em dia confiam é na providência de Deus. Há muita gente por aí que quer fazer as coisas desesperadamente, sem oração e sem pensar e ainda fica achando que está fazendo a vontade de Deus. 
Essas quatro pessoas da foto acima, que estão vendo o trem passar, retratam em termos o que isso quer dizer. São pessoas que tem oportunidades maravilhosas na vida, mas perdem-nas por ignorância (por achar que não é vontade de Deus) ou por estarem dormindo.
Quantos hoje em dia só querem coisas fáceis!? Querem um emprego que caia dos céus. Não vão atrás, não se esforçam, não buscam acreditando que vão conseguir, não esperam em Deus, não tem a fé que Moisés tinha para superar as dificuldades, os reis, o povo que confia em Deus, Abraão e muitos outros.
A história de Abraão chega a ser engraçada, tamanha a fé e a confiança que ele tem em Deus. Não é a toa que ele é chamado de “pai da fé.” No caminho para o local que ia sacrificar o próprio filho, a pedido de Deus, como prova de fé, ele caminhava cegamente, confiando em Deus:
Isaac disse ao seu pai: Meu pai! Que há, meu filho? Isaac continuou: Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto? Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará Ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho. E ambos, juntos, continuaram o seu caminho.” (Gn 22,7-8)
Da mesma forma que muitos perdem as grandes oportunidades da vida, como um bom emprego, por estarem dormindo ou ignorando os sinais, muitos também estão perdendo as grandes graças e bençãos que Deus tem derramado profusa e abundantemente. Sabe por que? Porque enquanto Deus está querendo falar conosco estamos preocupados demais com o dinheiro, com o trabalho, com a escola, com a faculdade, com o que vestir, para onde sair.
Estamos preocupados em aproveitar a vida, em tirar o maior proveito possível de todas as situações com o menor esforço possível, em ganhar o máximo de dinheiro sem estudar e sem trabalhar. A mentalidade que impera no mundo moderno, mesmo entre aqueles que se dizem cristãos, mas que estão dominados por essa forma de pensar, é triste.
São Paulo escrevia aos romanos naquela época em sua carta, para que o povo acordasse, exortando-os com toda mansidão e caridade. Mas hoje em dia é preciso gritar, pois muitos estão dormindo e não despertam do sono, de forma alguma.
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. Em virtude da graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu.” (Rm 12,2-3)
MAS QUEM QUER SABER DE RENOVAR A MENTALIDADE E ENXERGAR-SE DE ACORDO COM A FÉ? O POVO QUER É APROVEITAR A VIDA! DEUS É PARA SER BUSCADO SE SOBRAR TEMPO OU SE PRECISAR! QUEM DISSE QUE PRECISA-SE BUSCAR A VONTADE DE DEUS?
É como o apóstolo do amor, São João evangelista, escreveu em sua primeira carta mesmo:
“Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.” (1Jo 5,19)
Veja a juventude de hoje: é uma vergonha! Preguiçosos, reclamões, incoerentes, insatisfeitos com tudo e com todos. Nada está bom nunca, tudo é ruim, sua família não presta, sua condição financeira não é boa, seu status social está em decadência, tem vergonha dos pais e de Deus, mas não tem vergonha dos amigos e do pecado.
O padre Léo,SCJ pregava muitas vezes diretamente aos jovens e uma das coisas que ele sempre chamava atenção é a questão de arrumar a cama. O jovem de hoje em dia não arruma mais a cama, estão mal acostumados com uma vida de moleza. Recebem tudo na mão e não precisam fazer nada e o que mais sabem fazer é reclamar! Uma coisa é verdade: MUITOS NÃO VALORIZAM NADA EM SUA VIDA PORQUE TEM TUDO. PARA QUEM NÃO TEM NADA OU QUASE NADA, O POUCO QUE SE TEM É VALORIZADO!
Arrumar a cama significa arrumar a vida, é perceber que a cada dia é necessário um cuidado, um esforço, pois a vida só é dura para quem é mole
Martin Valverde tem uma canção muito linda que se chama “Indo contigo” que foi cantada pelo Migueli quando se reuniram no grupo chamado “Enredados”. Recomendamos a você assisti-la e começar a enxergar de outra forma, a partir da ótica da graça de Deus, os seus dias: http://www.youtube.com/watch?v=jpAlP9HCKYU&playnext=1&list=PLpiZft_zergZuYIrdapeEWuhshDLv48IN&feature=results_main
Hoje em dia não são apenas os jovens que vivem assim, mas os vícios que eram comuns para os jovens estão na sociedade em geral como uma moda, e os vícios da sociedade se transformaram em moda também. 
Quantos são aqueles que hoje em dia começam a beber desde a infância, ficam viciados e não conseguem mais se libertar da influência do álcool durante toda a sua vida, estando fadados a serem eternos bêbados. Tudo em sua vida vai girar em torno da necessidade do álcool: para estarem alegres, para festejar, para comemorar algo, para celebrar, para passar o tempo, para esquecer os problemas e as dores.
A Bíblia continua firme e não muda sua palavra como muitos por aí tem mudado para agradar a uma ou outra pessoa:
“Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus. Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5,15-18)
A mesma coisa vale para as drogas lícitas e ílicitas como o cigarro, a maconha, o crack, etc. Estamos falando de coisas sérias que comprometem a vida das pessoas, que é fácil de enxergar e identificar; mas vamos falar de coisas mais naturais e comuns a todos, dentro de casa por exemplo, que não estamos enxergando o mal que está sendo gerado.
Quase todas as pessoas tem televisão hoje em dia. Qual é a programação que a maioria da população tem acesso? A rede aberta (apesar de isso estar mudando um pouco aqui no Brasil). 
Na rede aberta, em canais como rede globo, sbt, record e bandeirantes, temos muitos entretenimentos, ou melhor, muita programação inútil que não passa de lixo (o nome já diz). Os programas são de conteúdos fracos, os valores são invertidos, as notícias dos telejornais são quase todas de desgraça, morte e tragédias; as propagandas incentivam o sexo desregrado, o pecado e tudo o mais como se fosse normal. E o que falar das novelas que tem conseguido desestruturar a base da sociedade, que é a família?! São uma desgraça e uma atração demoníaca! UM CRISTÃO QUE QUER VIVER SUA FÉ COERENTEMENTE NÃO PODE ASSISTIR ESSAS PRAGAS DAS TELENOVELAS!
No mundo da tecnologia temos computadores, notebooks e uma infinidade de aparelhos que acessam a internet de forma muito fácil e rápida. A internet traz muitas coisas boas e santas, como esse blog e muitos outros. O maior problema é que temos sempre coisas que podem nos levar a viver tanto o Céu na Terra como o inferno na Terra. 
Se as pessoas fossem educadas para ter equilíbrio talvez não seria um problema tão grave, mas o problema é que o mundo nos acostuma a vivermos sem limites. São Paulo já dizia:
“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” (1Cor 6,12)
O povo está viciado na pornografia, na baixaria, nas abominações. Gostam de dar risada das desgraças da vida dos outros, de tirar sarro de tudo o que podem, movidos pela sua falta de fé, banalizando as coisas que são mais sagradas, como o seu próprio corpo.
Você não percebe filho amado de Deus que longe de Deus você nem ao menos se respeita, tanto menos as outras pessoas e as coisas que estão ao seu redor?!
É claro que muitos não param e nem pensam hoje em dia, pois precisam andar no ritmo da internet, das modas, da luz. Querem voar e fazer tudo, mas na verdade não fazem nenhuma coisa direito. Querem estar por dentro de todas as notícias, mas é tudo superfícial pois não tem profundidade e nem convicção do que falam. Aliás, falam demais pois não tem o que dizer.
As famosas redes sociais como facebook, orkut, twitter e msn  estão no topo dos acessos na internet (juntamente com a pornografia e os jogos), viciando e distraindo milhares de pessoas pelo mundo. Não estamos percebendo que quando uma pessoa não se vicia numa bebida, droga, sexo, masturbação, acaba se viciando na televisão, na internet e em todo tipo de moda. 
Para aqueles que querem ter um ar de espirituais, existem um milhão de religiões e seitas a escolha, ou como diríamos no restaurante, self-service. Você escolhe a que melhor se adaptar aos seus gostos, seu jeito de viver e seus vícios. Aliás, se você quiser, pode ser viciado nessas falsas religiões lights e seitas que estão por aí. Isso precisa acontecer para que se cumpram as palavras de São Paulo. Muitos tem que dar ouvidos mesmo a essas palhaçadas e acreditar nas mentiras desses homens e mulheres que fundam essas falsas religiões, influenciados por satanás:
“O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas, de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia, proíbem o casamento, assim como o uso de alimentos que Deus criou para que sejam tomados com ação de graças pelos fiéis e pelos que conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças. Porque se torna santificado pela palavra de Deus e pela oração. Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão. Quanto às fábulas profanas, esses contos extravagantes de comadres, rejeita-as.” (1Tm 4,1-7)
Os conselhos e avisos que damos nesse blog é para que você abra os olhos e se liberte de tudo isso que traz contaminações para a sua vida e para sua família (acesse a postagem sobre o tema Contaminação Espiritual). Não podemos dormir ou vacilar pois enquanto fazemos isso, nosso adversário está tramando todo mal contra nós, para que nos afastemos de Deus ou para que nunca cheguemos a conhece-Lo.
Em sua primeira carta, São Pedro, nos dá conselhos para que saibamos o que devemos fazer e como proceder para não se deixar devorar.
“Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. A ele o poder na eternidade! Amém.” (1Pd 5,6-11)
Essas são algumas das distrações que estávamos falando e o problema é que distraídos perdemos a graça de Deus. A graça do Senhor está passando por nós, muitas vezes de forma escancarada, e não percebemos, não tomamos posse e a perdemos. Então, enquanto muitas pessoas estão se arrefecendo nas coisas de Deus, deixando de alimentar seu coração e sua alma com a palavra de Deus e com os valores do alto, preocupados e ocupados demais com as coisas passageiras dessa terra, estão esquecendo o sentido da sua caminhada, a meta, o propósito, o que nos aguarda ao final. O negócio é manter os olhos abertos e o coração em Deus, senão estamos perdidos!
Para não perder tempo e aproveitar esse tempo, convidamos a você se colocar em oração conosco e passar sua vida diante de Deus, com suas palavras. Se essa oração lhe ajudar, use-a como modelo:
“Jesus querido, santíssimo Deus, nesse momento em tua presença santa quero me encher da tua graça. Quero desde já renunciar a toda contaminação que entrou pelos meus olhos, meus ouvidos, minha boca e estão alojados em meu coração. Eu não consigo enxergar mais a tua graça Senhor. Estão tão afundado e atolado no pecado que não acredito mais que o Senhor exista, ou que exista o céu ou o inferno. Estou num ponto que me julgo uma pessoa sem fé, também porque a fé que eu digo ter não influência em nada minha vida. Meu doce Jesus eu quero pedir que nesse momento o Senhor derrame sobre mim o teu sangue santo pois reconheço que sou pecador e preciso do Senhor para me perdoar e purificar desses pecados. Estou sujo e não consigo abandonar esse vício de beber realmente Jesus. Me ajude Senhor! Já pedi ajuda para amigos, para familiares. Não consigo me libertar das drogas meu Deus. Já me internei em centros de recuperação e de ajuda mas não consegui resistir. O vícios está impregnado em mim, parece que não consigo mais viver sem isso. Jesus estou tão preso na pornografia que não sei o que é a pureza mais. Eu quero sexo e mais sexo e não sei me controlar. Sou escravo do meu próprio vício. Mas influenciado por essa postagem, nasceu uma fé em mim que é possível uma vida nova. Por isso eu deposito toda essa minha vida velha de pecado, de podridão, de tristeza, de revolta, de vícios e de morte aos pés da cruz Jesus. Sendo lavado no teu sangue quero renascer para uma vida nova. Aqui sobre mim, aos pés da tua cruz, faz jorrar aquela água e sangue que jorrou quando perfuraram o teu coração, e encontraram a fonte das fontes que é o teu coração chagado Jesus. Mergulha-me nesse sangue e nessa água.
Poderoso Espírito de Deus vem sobre a minha vida nesse momento. Me encharca com sua água viva e me lava de toda sujeira e impureza, todo vestígio do pecado em minha vida. Dá-me uma banho de regeneração Senhor! Quero ser restaurado. Faz-me e refaz-me de novo, batizando-me com teu amor e tua glória. Quero sentir o teu amor, a tua unção, a tua presença carinhosa e forte queimando em meu coração. Creio que tu podes me transformar e renovar Espírito de Deus, por isso é que alvejado no sangue de Cristo me abro a tua ação. Amém. Aleluia!
Bendito seja o Senhor por escutar a minha oração e me dar a graça de dar esse passo na direção da cura e da libertação. Creio que o Senhor me toma em suas mãos, por isso é que Te glorifico e dou graças. Louvado sejais meu Pai Santo, pois na tua misericórdia acolhe-me como estou e gera em meu coração mais uma vez essa fé que perdi. Glórias a Ti Jesus, pois na Tua cruz e pelo poder do teu sangue me purifica e me perdoa. Obrigado Espírito Santo de Deus pois ages poderosamente em meu interior, porque faz fluir esse oceano de águas vivas de dentro de mim. Glórias para sempre ao Senhor!”
Continue sua oração com essa música interpretada pelo Padre Zeca, chamada “Renova-me”: http://www.youtube.com/watch?v=JnPNlArz6c4
E ouça também a música que canta essa obra que o Senhor faz em nós, que o Dunga da comunidade Canção Nova escreveu, chamada “Restauração”: http://www.youtube.com/watch?v=og44an6o_0U
Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia.” (2Pd 3,8)

Que Deus nos dê a graça de ficar atentos as coisas que acontecem ao nosso redor, sempre com nossos olhos bem abertos para não nos distrairmos e tirarmos os olhos dEle, pois esse é pior mal que podemos fazer a nós mesmos em nossa caminhada, pois é daí que vem as nossas quedas, nossos contra-testemunhos e nossas incoerências na fé. Por momentos de bobeira e de fraqueza, nós trocamos o Deus todo-poderoso por coisas.

Que o Senhor nos fortaleça e nos abra os olhos do coração.