quinta-feira

Aprendendo a conviver com o mal

Irmãos e irmãs queridos e amados de Deus, começamos nossa postagem nessa semana com ritmo acelerado, em virtude do atraso de semana passada. Trataremos hoje de um tema que pode nos ajudar profundamente, se entendermos, com a graça de Deus, que estamos rodeados do mal de todos os lados. E como se não bastasse isso, iremos trazer a tona, a realidade que queremos explorar nessa postagem: o mal que está dentro de nós. Mas não há o que temer, a palavra de Deus nos dá garantias absolutas, se estivermos do lado de Deus:
"Tudo posso naquele que me fortalece." (Fl 4,13)
"Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8,31)
E como não dizer dos vários e vários salmos que nos remetem a força da graça e da proteção do Senhor, como por exemplo:
"Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio." (Sl 90,1-2) 
Maravilhosamente então, já vamos a passagem bíblica central dessa postagem:
"Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal. Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser. Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros. Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?... Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! Assim, pois, de um lado, pelo meu espírito, sou submisso à lei de Deus; de outro lado, por minha carne, sou escravo da lei do pecado." (Rm 7,19-26)
Já comentamos sobre essa passagem em outra postagem (pecado), mas vamos nos focar nesse maravilhoso ensinamento de São Paulo para que aprendamos a crescer.
Imagina a que ponto Paulo de Tarso deve ter chegado para que ele escrevesse isso aos Romanos. Uma carta escrita desta forma nos faz imaginar a que nível espiritual ele deve ter alcançado, movido pelo Espírito Santo de Deus, amando plenamente a Cristo Jesus, servindo ao Pai. Alguns pontos são essenciais para que percebamos quanta profundidade existe nesse pequeno trecho da carta de Paulo aos Romanos.
Primeiramente destacamos a humildade de Paulo para reconhecer publicamente sua miséria, dizendo que FAZ o mal que não quer. Num mundo que vive de aparências e precisa se alimentar com coisas vazias, onde a superficialidade impera, é TOTALMENTE INFANTIL ESSA ATITUDE. Ahhhhh, aí precisamos ter uma direção e receber uma sacudida do profeta Isaías, para que entendamos os tempos em que estamos vivendo:
"Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem, mal, que mudam as trevas em luz e a luz em trevas, que tornam doce o que é amargo, e amargo o que é doce!" (Is 5,20)
A atitude desse mundo "Aeon" (como vimos na postagem sobre o mundo), controlada pelos grandes do mundo, servos do príncipe das trevas (o demônio), revela a inversão de valores em que estamos postos hoje em dia, muito mais do que na época em que Isaías foi inspirado pelo Senhor para profetizar. A sociedade nos ensina errado e diariamente engana milhões de pessoas, com mentiras que são ditas como se fossem a mais pura verdade; e as verdades são tratadas como se fossem um absurdo de mentira, principalmente as verdades bíblicas, onde distorcem a necessidade de Deus que o homem tem dentro de si, buscando satisfazer sua alma e seus anseios mais elevados com as coisas de baixo, da terra, do inferno. NÃO PODEMOS SER ENGANADOS COMO TANTOS SÃO!
As verdades de Deus são eternas: Deus é imutável, é eterno, é perfeito, é santo, sabe de todas as coisas, ama a todas as pessoas, mora no céu e nos aguarda para viver a eternidade com Ele, não condena as pessoas ao inferno, mas respeita aqueles que querem ir para lá, por causa de sua coerência divina, em que nos concede a liberdade e o livre-arbítrio, mas mesmo assim quer que todos se salvem:
"Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade." (1Tm 2,3-4)
E a morte de qualquer pessoa que seja, por melhor ou pior que seja, não Lhe é prazerosa; e Ele nos repreende porque sabe o que é melhor para nós, quer que sejamos salvos e livres de tudo o que nos prende. Ou seja, Ele repreende porque ama e quer que sejamos felizes:
"Não sinto prazer com a morte de quem quer que seja - oráculo do Senhor Javé! Convertei-vos, e vivereis!" (Ez 18,32)
Um Deus que quer nos dar vida, vida em abundância, felicidade, amor, verdade, carinho, mas também educação para que não permaneçamos como crianças, dando-nos orientações e alertas, para que cresçamos e abramos nossos olhos a realidade. Não podemos ser bitolados ou alienados! OS DONOS DA SOCIEDADE, AO CONTRÁRIO, QUER QUE SEJAMOS SEMPRE CRIANÇAS INFANTIS QUE NÃO ENTENDEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO AO SEU REDOR, PORQUE ESTÃO OCUPADAS COM "MUITAS COISAS".
"Os homens maus não compreendem o que é justo; os que buscam o Senhor tudo entendem." (Pr 28,5)
Criam milhões e milhares de coisas para preencher o nosso tempo, para acabar com o diálogo, para transformar as pessoas em robôs, para transformar os homens em máquinas de produzir dinheiro e mais dinheiro para comprar as coisas que estão cada vez mais rápidas, e tecnologia e avanços, para que as famílias sejam destruídas, atacando sua estrutura, invertendo a necessidade bíblica que vem da boca de Deus (cf. Gn 2,24), para criar novas famílias de acordo com suas paixões desordenadas, contra a natureza, que é fruto da grande desgraça de trocar a verdade de Deus pela mentira criada pelo homem:
"Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém! Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza. Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario. Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno. São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais. São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem." (Rm 1,25-32)

Que homem tremendo é São Paulo, que tem a coragem de iniciar sua carta aos Romanos, capital do sexo e de orgias, em sua época, apontando o dedo diretamente aos erros que estavam sendo praticados, e o motivo de estar aumentando o número de depravações: O AFASTAMENTO DE DEUS E A LIVRE ESCOLHA DE NÃO OUVIR SUA VOZ.
E uma coisa muito importante, ele aponta os erros, inspirado por Deus, não pessoas. Mas se fosse preciso, ele falaria com toda intrepidez para cada pessoa, particularmente. Esse é um sinal de carinho de Deus, mesmo em meio a uma multidão ou no meio de um povo imenso, Ele enxerga cada pessoa; diferente da sociedade que se contenta com massas e números gigantescos de pessoas, não lhe importando o que cada pessoa é.
Com São Paulo hoje queremos ser profetas de Deus, apontando o dedo na cara da Rede Globo que está apresentando o programa "Na moral" debatendo o tema do casamento entre homossexuais e constituição de novos tipos de famílias, e porquê não dizer defendendo a destruição das famílias. A favor da família e da verdade, estamos do lado de Deus, e defendemos o que é santo e é graça de Deus: a dignidade do homem e da mulher.
"Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. Eis agora aqui, disse o homem, osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher." (Gn 2,21-23)
O Senhor Deus criou-nos com suas próprias mãos; não somos evolução do macaco coisíssima nenhuma! Deus fez homem e mulher: Adão e Eva; nada de homem e homem ou mulher e mulher; não foi Adão e Ivo ou Adana e Eva. Imagina que grande desgosto Adão teria se ao invés de ter feito uma mulher, Deus tivesse feito outro homem e tivesse apresentado a Adão... Ele teria uma grande tristeza se visse que o toque final de Deus que completaria toda a criação e a sua vida fosse um outro homem. A mulher é uma beleza e um céu para um homem. O homem é uma beleza e um céu para uma mulher. Agrade ou não agrade, a voz de Deus é essa, e continuaremos anunciando essa verdade até os confins da Terra, pelo nome de Jesus Cristo de Nazaré!
Você é que escolhe qual voz quer ouvir; mas a verdade não deixa de ser verdade apenas porque não é anunciada na mídia. Podem inventar jeitos novos de apresentar a mentira, rebolar, dar voltas e voltas, falar com calma ou com gritaria, da forma que seja, mas não vai mudar. A MENTIRA SEMPRE SERÁ MENTIRA E A VERDADE SEMPRE SERÁ VERDADE. De acordo com a Bíblia podemos dar nomes.
"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (Jo 14,6)
Sabemos que Jesus é Deus e também filhos de Deus. Portanto, a verdade é Deus e seu Filho é a verdade. Mas o que ou quem é a mentira? Quem vai responder sobre a mentira é sempre a verdade! Jesus responde aos fariseus daquela época e aos filhos dos fariseus de hoje, que continuam reproduzindo a mentira:
"Por que não compreendeis a minha linguagem? É porque não podeis ouvir a minha palavra. Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, PORQUE É MENTIROSO E PAI DA MENTIRA. Mas eu, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem de vós me acusará de pecado? Se vos falo a verdade, por que me não credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus." (Jo 8,43-47)

O demônio é a mentira, e sua filha é também chamada mentira. E com a ousadia desse trecho do Evangelho de São João, entendemos que aqueles que aceitam a mentira, que reproduzem, que aplaudem, que aplicam-na em sua vida, estão em comunhão com o demônio e distantes da presença e do amor do Deus todo-poderoso. É a vida que escolheram, consciente ou inconscientemente!
Mas se Deus é tão poderoso e nos ama, por que Ele não acaba com isso logo? Se Ele é bom e não tem maldade, porque Ele não liberta os seus filhos do mau? Ele permite o mau? Se Ele é a verdade, porque tantos vivem na mentira? Se Ele quer que sejamos felizes, por que tanta gente sofre no mundo?
Talvez você já tenha uma noção das repostas de hoje, baseado nessa introdução profética que iniciamos, mas vamos retomar nosso raciocínio inicial e ao longo dessa postagem, encontraremos as respostas.
Como refletíamos, o primeiro passo espetacular de São Paulo apresentado na carta aos Romanos, é reconhecer as próprias misérias publicamente, diferentemente de tantos que não reconhecem o que são, e por isso, tem necessidade de ficar apontando para os erros dos outros. O segundo passo que ele dá é essencial para entendermos essa postagem: "Se faço o que não quero, não sou eu, mas o pecado que em mim habita."
Paulo reconheceu que tentava fazer o bem, mas não conseguia porque era impelido a fazer o mal que não queria. E depois explica porque age assim: por causa do pecado que HABITA nele. Que coisa linda! Não o pecado, mas o reconhecimento do pecado. Paulo enxergava com os olhos de Deus a sua natureza: o pecado habita nele. Isso significa que ele é obrigado a conviver com uma natureza contrária e oposta a sua vontade. É EXATAMENTE ESSA A NOSSA REALIDADE: o pecado habita em nós. Temos como herança dos nossos primeiros pais, o maldito pecado, que é passado de geração em geração (em outras postagens aprofundaremos esse tema "Geração em geração").
Uma marca essencial das pessoas que são de Deus é a verdade. Moisés entregava abertamente, juntamente com Aarão, sacrifícios e ofertas diante de Deus pelos pecados do povo; Davi reconheceu o seu pecado diante de Deus, quando a mentira estragava sua vida de homem de Deus; Jó reconheceu sua miséria diante de Deus quando passava pelo crivo da provação, mesmo não tendo cometido crime ou erro; Paulo reconheceu o seu pecado e lutava contra ele; Mateus reconheceu o seu pecado e deu uma festa queimando e rompendo com todo aprisionamento do pecado ao dinheiro; Maria Madalena reconheceu o seu pecado, e derramou-o todo aos pés de Jesus. Aqueles que não são de Deus parecem perfeitos; não tem pecado ou escondem muito bem. Mas já sabemos a verdade e temos os pés no chão: a verdade aparece mais cedo ou mais tarde!
O que podemos fazer com o pecado que habita em nós? Ou escondemos e sofremos tentando sempre escondê-lo, ou entregamos para Deus! ENTREGAR NOSSO PECADO PARA DEUS? Exatamente! Caso escondamos os nosso pecados, vamos ter o acusador apresentando-os diante de Deus da mesma forma (como refletimos em outra postagem com a palavra de Apocalipse 12). Precisamos entregar todos os nossos pecados para Deus; falar a verdade com o Senhor, afinal de contas, Ele já sabe mesmo; apresentar o que somos por completo, passar e repassar nossa vida diante dEle, isso é a verdadeira oração.
Não podemos nos contentar com as orações milagrosas e instantâneas que estão nos apresentando hoje em dia, onde você pede uma coisa e o deus milagreiro atende na hora: estão nos acostumando às coisas fáceis. Essas coisas fáceis tem um braço dado com a mentira, ou seja, não vem de Deus coisa nenhuma. Deus não realiza milagre na vida de pessoas que não tem o coração curado, que são egoístas, que só pensam em si mesmas, que não querem saber dEle. As graças e bençãos de Deus são garantidas para seus amigos, que dependem dEle, que precisam verdadeiramente de sua ação de amor, que tem sede dEle, que querem a sua graça em tudo o que são, que fazem e que tem, que confiam na voz do Senhor, que aceitam sua verdade.
"Se obedeceres fielmente à voz do Senhor, teu Deus, praticando cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje te prescrevo, o Senhor, teu Deus, elevar-te-á acima de todas as nações da terra." (Dt 28,1)
Se entregarmos nossos pecados a Deus, Ele nos perdoará, apagará nossas faltas e nos dará a oportunidade de recomeçar. Isso não significa que vamos estar livres desse pecado, que NUNCA MAIS vamos ter a pressão desse pecado sobre a nossa vida, porque enquanto estivermos nessa carne, vivendo nessa terra, estaremos sujeitos a cair, independentemente da situação que tenhamos chegado:
"Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia." (1Cor 10,12)
De nada adianta lutar e lutar, entregar o pecado que nos atormenta para o Senhor, e com muito sacrifício e auxílio do Senhor, conseguir superar tal inclinação, e depois colocar-se a si mesmo em uma prova para ver se está firme com Deus e não cai mais em tentação. Enquanto estivermos vivendo nesta terra, nesse corpo que vivemos, o pecado habitará em nós. Nós temos que manter os olhos abertos, o coração unido ao Senhor para não ficar atolado no pecado, batalhar contra o espinho na nossa carne e NUNCA ACEITAR O PECADO!
Talvez você tenha começado a ler essa postagem pensando que nossa ideia é ensinar e incentivar a todos aprenderem conviver com o pecado. NADA DISSO! O pecado é uma transgressão, desobediência consciente dos mandamentos do Senhor, rompimento de comunhão com a graça de Deus, uma desgraça para nossa vida. Não podemos aceitá-lo de forma alguma; nunca, se é que queremos ser de Deus e permanecer com Ele.
No entanto, precisamos enxertar em nosso meio a verdade que pode nos libertar (cf. Jo 8,32) e nos faz entender melhor as coisas. Muitos tem o costume de iniciar a oração dessa forma: "Senhor, que meu pecado, nossos pecados não sejam barreira para a tua graça acontecer e ser derramada..." É meio inconsciente, sem pensar ou sem conhecimento que as pessoas oram dessa forma; pois se pensarmos um pouco, o pecado nunca é barreira para a graça de Deus, DESDE QUE ESTEJAM ENTREGUES AO SENHOR! Caso contrário, aquela palavra de Isaías 59,1 encaixa-se perfeitamente e podemos entender que a graça de Deus só não acontece se tiver pessoas que estão guardando o pecado. 
Mesmo sendo todo mal, o pecado só pode impedir a graça de Deus (como um guarda-chuva aberto em meio a uma tempestade) se estivermos guardando-o para nós, como um bem precioso. Começaremos a crescer quando entendermos que temos que "lutar sempre" contra o pecado, até a nossa morte, mesmo que formos superando alguns, sempre vão aparecer outros. Existem milhões de pecados, milhões de formas variadas de pecar, e não é o fechamento que vai nos fazer crescer, mas a consciência. ISTO É ESPLÊNDIDO: crescemos e damos passos na fé, quando sabemos que existem todos os pecados, sabendo da nossa possibilidade de cair e conhecendo a nossa fraqueza, nossas inclinações, desejos desordenados e natureza que nos atraí a ele, mas escolhemos não aderir ao mesmo.
Como nos narra o Salmo 138, o Senhor é onipresente, onisciente e onipotente, que significa que Ele está em todos os lugares, sabe de todas as coisas e pode tudo. Há alguma restrição? SIM! Deus não pode pecar, por exemplo. Ele pode tudo aquilo que é da natureza dEle! Ele faz tudo para nos conquistar a cada dia, cada vez de forma diferente, nos amando, nos exortando, nos aconselhando, nos advertindo, nos ajudando, nos dando forças, nos dando tudo o que precisamos e muito mais. Infelizmente estamos tantas vezes com nossos olhos fechados para a realidade por causa da mentira que nos envolve, que não enxergamos os rastros e provas de amor que Ele nos dá todos os dias. E por isso, vamos achando que Deus é incapaz, que Ele é incoerente, que Ele é mentiroso, etc.
Apenas acreditamos na bondade de Deus quando nossa vida e tudo ao nosso redor está bem e bom. Quando alguma coisa começa a sair conforme nosso planejado, jogamos a culpa ou o motivo da falha, da desgraça ou do erro em Deus. Acontece que Ele não erra; e mais uma vez, estamos enganados pelas mentiras modernas do demônio. Pedimos para Deus libertar as pessoas ao nosso redor e não vemos mudança...
As coisas de Deus levam tempo, da mesma forma que uma semente boa demora para germinar. Não estamos falando de pragas e ervas-daninhas que com pouquíssimo tempo nascem e crescem; estamos falando de coisas boas, frutos bons, graças de Deus. Já que o tempo de Deus, que é eterno, é diferente do nosso, que é passageiro, não importa o tempo que demorar, quando pedimos as coisas para Deus, Ele nos atende, independente do tempo que levar; desde que estejamos pedindo com fé, coisas boas e que nos acarretarão em vida. No entanto, o mal e a morte continuam a agir no mundo, não porque Deus quer ou permite, mas porque os filhos desobedientes, influenciados pelo anjo rebelde, praticam o mal e reproduzem sobre a face da Terra. Deus pode todas as coisas mas respeita seus filhos, por causa do livre-arbítrio, mais do que eles mesmos.
Por essa resposta acima já entendemos as demais que são semelhantes: a mentira está no mal que os filhos de Deus praticam, com o guarda-chuva da incredulidade e do pecado aberto, impedindo a ação da graça de Deus em suas vidas. Na terra, muitos lugares estão dessa forma, querendo impedir o alastramento do Reino de Deus. Por isso, ao invés de tantos viverem o céu na Terra, precipitando a glória de Deus, estão vivendo o inferno na Terra, que precipita a terrível desgraça do reinado do demônio (mesmo curto e delimitado pelo poder de Deus).
Podemos enxergar melhor essa questão do mal que nos cerca, com uma parábola.
"Jesus propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio. Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: - Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio?Disse-lhes ele: - Foi um inimigo que fez isto! Replicaram-lhe: - Queres que vamos e o arranquemos? - Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo.Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro." (Mt 13,24-30)
Essa é a melhor explicação que podemos dar para o mal, a tristeza, a mentira, a desgraça, as pragas, a infelicidade que está no mundo: foi plantada pelo inimigo de Deus no mundo, junto com as coisas boas que Deus plantou. E o Senhor prefere aguardar o fim dos tempos para arrancar todo esse mal do mundo, onde aqueles que estiverem plantados e plantando no mal, serão queimados, junto com todo esse mal.
De uma forma ou de outra, até que Jesus volte, vai existir o mal no mundo, o pecado e tudo isso que conhecemos. Vamos crescendo, a partir das nossas experiências de Deus, cultivando a graça e a verdade do Senhor, com fidelidade e lutas, movidos pela certeza da fé e do amor.
Temos que ter consciência que o pecado habita em nós, isto é, no nosso corpo, nos nossos membros, como São Paulo vai identificar, dando o terceiro passo. Nosso corpo sempre será sujeito ao pecado, visto que quando morrermos, retornaremos ao pó, e ele só terá utilidade novamente, quando o Senhor nos ressuscitar para o julgamento final, onde iremos para o céu ou para o inferno. É aqui nesta terra que escolhemos e começamos a viver aquilo que viveremos durante toda a eternidade.
O último passo que São Paulo dá, fechando sua reflexão sobre esse mal, é o louvor. Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Para acompanharmos São Paulo, vamos praticar o louvor para exercitar essa graça e vivenciar os passos necessários para crescermos em sabedoria e graça.
Sugerimos que impulsionado por essa canção do Walmir Alencar, você se coloque na presença de Deus conosco: http://www.youtube.com/watch?v=LiYTjiwQqRs
"Pai de amor e de verdade, me coloco neste momento na sua santa presença para reconhecer as minhas faltas. Eu tenho sido muito sem-vergonha, tenho escondido o meu pecado, tenho vivido como se não tivesse pecados, tenho me considerado muito bom, mas a minha realidade é outra Senhor. Eu te peço perdão meu Pai. Eu pequei, eu peco e quero te entregar todos os meus pecados. Eu creio e confio na tua misericórdia. Lanço todas as minhas misérias no teu coração, oh Pai. Ajuda-me, liberta-me de todo mal, de todo pecado, de toda mentira, de toda desgraça que esteja na minha vida. Eu quero ser livre Senhor. Eu quero reconhecer meu pecado publicamente, se for preciso, como teu servo Paulo de Tarso fez. Dá-me essa coragem, dá-me essa garra e essa força. Eu preciso de Ti, pois sozinho eu não consigo. Liberta-me de todo mal Senhor. Eu não quero reproduzir o mal, não quero aplaudir o mal. Eu reconheço que o pecado habita em mim, que ele está ao meu redor e está dentro de mim. E eu te súplico em nome de Jesus: aceita o meu pecado neste momento. Cura-me e liberta-me de toda consequência da mentira em meu viver. Quero viver na verdade, na tua verdade. Eu te louvo Senhor por tudo o que já passei, pelas coisas que vivi, pelos momentos de tristeza, de infantilidade, em que acreditei e defendi a mentira como se fosse verdade. Quero louvar e agradecer a tua bondade que me sustentou e protegeu até hoje. Eu não mereço, mas o Senhor conservou a minha vida. Te dou graças por toda noite escura, toda tribulação e toda dificuldade, pois esses momentos hoje me ajudam a entender que o Senhor esteve e está comigo em todos os momentos. Muito obrigado Senhor pela graça de estar conTigo. Eu quero permanecer assim, até o meu último suspiro. Glórias a Ti Pai Santo, porque tu és maravilhoso, bendito, digno de toda honra e glória. Louvado seja o teu nome para sempre. Amém."
"Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos os homens, como é o nosso amor para convosco. Que Ele confirme os vossos corações, e os torne irrepreensíveis e santos na presença de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos!" (1Ts 3,12-13)

Encerramos com o coração em festa, movidos pela certeza de que confirmados com essa postagem, nosso coração é renovado, inflamado de amor e honrado pela graça do Pai, que nos dá a graça de progredir, crescer, dar passos mais uma vez...

Que Deus nos ajude a aprender a conviver com todo mal, para que permaneçamos em ritmo de crescimento contínuo e constante!