quinta-feira

Não voltar atrás por nada

Queridos e amados de Deus, como é maravilhosos trilhar os caminhos de Deus e seguir nessa direção. Que você possa profetizar neste momento com suas palavras: "Quero e vou caminhar conTigo Jesus. Quero e vou imitar os Teus passos. Vou me empenhar para viver e fazer Tua vontade em minha vida. Eu vou nesta direção! Aleluia!"
Já parou para pensar no poder da palavra? Com a mesma boca que declaramos que Jesus é o Senhor (e crendo com o coração para chegarmos à salvação, como refletimos na postagem anterior), proferimos bênçãos e graças, mas também podemos amaldiçoar. É de suma importância termos controle sobre nossa boca, ou melhor, sobre nossa língua.
São Tiago, o apóstolo da sabedoria, tem um capítulo especial (o terceiro capítulo) falando sobre isso em sua epístola. Veja o conselho que ele nos dá para prestarmos atenção em nossas palavras:
"Meus irmãos, não haja muitos entre vós a se arvorar em mestres; sabeis que seremos julgados mais severamente, porque todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo. Quando pomos o freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, governamos também todo o seu corpo. Vede também os navios: por grande que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados com um pequeno leme à vontade do piloto. Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta! Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida. Todas as espécies de feras selvagens, de aves, de répteis e de peixes do mar se domam e têm sido domadas pela espécie humana. A língua, porém, nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto, cheia de veneno mortífero. Com ela bendizemos o Senhor, nosso Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede a bênção e a maldição. Não convém, meus irmãos, que seja assim." (Tg 3,1-10)
É claro que teremos várias postagens mais pra frente em que refletiremos mais a fundo essa questão da língua e tudo o que está ligado a ela, como o próprio Tiago diz sobre a benção e a maldição. Damos apenas um toque para que se crie em você um espírito de sabedoria, porque será muito necessário para se compreender e se aplicar na vida o que vamos refletir nessa postagem de hoje.
Como assim não voltar atrás por nada? Como fazer isso? Se até mesmo São Tiago diz que nós caímos em muitos pontos, é possível não voltar atrás? O que precisamos saber e fazer para viver isso? Vamos mergulhar nesse tema e buscar respostas para que não fiquemos na dúvida e nem na tristeza da ignorância, pois queremos a certeza da verdade e a alegria da sabedoria.
Quando uma criança começa a andar de bicicleta, é necessário cair, levantar, cair e levantar, se machucar, dar umas raladas. É necessário se levantar a cada tombo e recomeçar a cada fracasso. Da mesma forma, na caminhada com Deus é preciso que façamos a mesma coisa. Se uma criança, depois que cai várias vezes, não persiste na vontade que tem de aprender a andar de bicicleta, de forma alguma conseguirá superar essa etapa da sua vida e não crescerá.
TEMOS QUE SEMPRE TER EM MENTE QUE NA CAMINHADA COM DEUS SOMOS COMO ETERNAS CRIANÇAS QUE CAEM E SE LEVANTAM, CAEM E SE LEVANTAM. QUANTO MAIS FEIA FOR A QUEDA E OS MACHUCADOS, TANTO MAIS DEVEMOS TER VONTADE DE NOS LEVANTAR E COM MAIS FORÇA, MAIS EMPENHO, TENTAR DE NOVO. A VITÓRIA DESSA CAMINHADA (QUE TERMINA NO CÉU) É RESERVADA PARA AQUELES QUE NÃO DESISTEM.
"O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará." (1Pd 5,10)
Muitos de nós, ou talvez todos nós, quando estamos aprendendo a andar de bicicleta, precisamos de alguém que nos oriente, que nos dê um empurrão e também umas rodinhas que nos segurem dos dois lados para que tenhamos segurança e aprendamos a nos equilibrar sozinhos. Veja como essa analogia se faz verdadeira, relacionada à vida espiritual: como os grandes homens de Deus, como santos, temos que ter uma forma de seguir a Deus. (Isso se chama carisma, e refletiremos sobre isso em outras postagens). 
São Paulo experimentou em sua vida a forma de seguir Jesus Cristo com orientações e direções dos discípulos do Senhor e, depois de um tempo, tornou-se referência de seguidor de Cristo, tanto que ele pedia para as comunidades que ele escrevia para imitarem os seus passos na fé.
"Tornai-vos os meus imitadores, como eu o sou de Cristo. Eu vos felicito, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as minhas instruções, tais como eu vo-las transmiti." (1Cor 11,1-2)
O autor da carta aos Hebreus também nos orienta a imitarmos o exemplo de fé e seguirmos os passos daqueles que souberam permanecer no caminho de Deus com sabedoria, e encerraram a carreira de fé com persistência, amor e santidade, e deixaram rastros de Deus para trilharmos o mesmo caminho. É o caso do Padre Léo,Scj, que sempre citamos e procuramos imitar.
"Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." (Hb 13,7-8)
Se tem uma coisa certa, é essa: Deus não muda! O Senhor se mantém firme no seu propósito de nos salvar, de nos proteger, de nos amar e nos conduzir ao céu. Sua vontade é a mesma, desde a fundação do mundo. Os seus planos são claros e objetivos. O Senhor nos faz conhecer parte de tudo o que Ele faz e nos inspira o temor para que sejamos sábios Lhe servindo, pois esse é o caminho do crescimento.
A história de Deus com a humanidade, sua aliança e sua forma de agir, fê-Lo pensar e repensar muitas vezes em como se apresentaria e se mostraria aos homens, para que estes compreendessem que sua maior vontade para cada um dos seres humanos é a felicidade (já temos uma postagem sobre esse tema "Conhecer a Deus" e aprofundaremos em muitas outras). Vamos caminhando e conhecendo Deus!
A pessoa que nos empurra, muitas vezes com seu exemplo de fé e radicalidade no seguimento de Jesus Cristo, são aqueles que nos precederam nessa caminhada, e hoje, já experimentados no sofrimento, pacientes nas tribulações e tendo progredido em várias áreas e que continuam firmes ou que já chegaram no céu, são esses homens e mulheres de Deus. As RODINHAS de apoio da bicicleta podem ser muitas coisas, porém vamos tratá-las aqui como sendo A GRAÇA de Deus.
Já refletimos também no tema "Graça de Deus", mas nesse caso estamos falando da graça de Deus que nos segura (principalmente quando COMEÇAMOS a caminhar com o Senhor) dos dois lados, para que não caiamos e aprendamos a ter equilíbrio. Isto quer dizer que a graça de Deus nos será tirada depois de conseguirmos iniciar a caminhada? De forma alguma, contudo a forma como ela será manifestada em nossas vidas vai ser diferente da do início de nosso processo de conversão.
No caso da bicicleta, quando a criança aprende a se equilibrar sozinha, o pai ou a pessoa que lhe incentiva tira as rodinhas. Deus não tira sua graça da nossa vida, mas ameniza para que aprendamos a ter equilíbrio na nossa vida espiritual, nessa jornada rumo ao céu. O Senhor nos vai dando experiências para que cresçamos! Ele nos quer ver experimentados no fogo da provação, para poder nos usar da forma que Ele quiser. (cf. Eclo 2,1-6)
A continuação dessa passagem bíblica do livro do Eclesiástico nos diz muito, principalmente nesta postagem de hoje. É por isso que vamos expô-la aqui para refletirmos.
"Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis d'Ele, para que não caiais; vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada? Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram. Ai do coração fingido, dos lábios perversos, das mãos malfazejas, do pecador que leva na terra uma vida de duplicidade; ai dos corações tímidos que não confiam em Deus, e que Deus, por essa razão, não protege; ai daqueles que perderam a paciência, que saíram do caminho reto, e se transviaram nos maus caminhos. Que farão eles quando o Senhor começar o exame? Aqueles que temem o Senhor não são incrédulos à sua palavra, e os que o amam permanecem em sua vereda. Aqueles que temem o Senhor procuram agradar-lhe, aqueles que o amam satisfazem-se na sua lei. Aqueles que temem o Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dele. Aqueles que temem o Senhor guardam os seus mandamentos, têm paciência até que ele lance os olhos sobre eles, dizendo: Se não fizermos penitência, cairemos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens, pois a misericórdia dele está na medida de sua grandeza." (Eclo 2,7-23)
Irmãos e irmãs, em certos momentos da nossa vida, em nosso caminhar com Deus, muitas vezes nos deparamos, como na imagem acima: num caminho deserto, sem sentido, sem perspectiva, sem direção, cheios de dúvidas, cheios de confusão e sem forças para caminhar. Quantas vezes precisamos recorrer às rodinhas da bicicleta, recorrer à graça de Deus para que voltemos a ter equilíbrio e voltemos ao foco que temos para caminhar firmes novamente. Como precisamos ouvir tantas e tantas vezes as palavras sábias dos diretores espirituais, dos conselheiros de Deus, dos profetas, dos homens e mulheres sábios que vivem com Deus. 
Uma das coisas mais erradas que fazemos, principalmente nesses momentos, é ficar olhando para trás. Com o que você tem alimentado os seus olhos? Se você é uma pessoa que quer seguir a Cristo e trilhar verdadeiramente os seus caminhos, é preciso que você entenda que também é necessário educar os olhos (como frisamos na postagem anterior), os ouvidos e o coração.
Temos que ter consciência espiritual a respeito das coisas que alimentamos o coração, mas isso só aprendemos com o tempo e com a experiência. É força, é caráter profético, é atitude forte movida pela oração que só aquele que teve um encontro pessoal e íntimo com Jesus Cristo é capaz de fazer. São escolhas que temos que fazer, deixando para trás aquilo que nos impede de prosseguir rumo ao nosso objetivo, à nossa meta, à nossa finalidade. Isso são pontos que, em determinado momento, mais cedo ou mais tarde, vamos alcançar, se não pararmos nem desanimarmos.
Agora, veja uma das coisas principais no andar de bicicleta: pedalar! Quem não pedala não sai do lugar, quem não pedala não aprende a andar, quem não pedala não vai pra frente nem pra trás. Quantas pessoas estão estagnadas na vida espiritual, no caminho de Deus pois não se movem, não fazem nada, não têm coragem de meter o pé nos pedais, não têm a capacidade de dar um passo na fé, ou seja, no escuro ou mesmo sem entender.
MUITAS VEZES DEUS FALA CONOSCO, NOS DÁ DIREÇÕES, NOS DIZ DE FORMA CLARA OU NÃO TÃO CLARA O QUE PRECISAMOS FAZER, O QUE PRECISAMOS NOS EMPENHAR, COMO TEMOS QUE AGIR, COM OS OLHOS BEM ABERTOS PARA NÃO CAIRMOS, PARA NÃO SERMOS SEDUZIDOS, PARA NÃO VOLTARMOS ATRÁS, E MUITAS VEZES NÓS CAÍMOS. ÀS VEZES, É SINAL DE QUE PRECISAMOS CAIR MUITO AINDA PARA TERMOS FIRMEZA NA CAMINHADA!
São muitas coisas, muitos meios, muitos motivos, muitas situações que o demônio inventa para que não prossigamos na vida com Deus. São João da Cruz já dizia: "O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus". Ele age por medo, por saber que uma pessoa que dá passos na fé e cresce na graça de Deus é um terror no inferno, visto que ela se faz cooperadora dos planos da redenção de Cristo na salvação das almas e une os seus trabalhos, empenhos e sacrifícios junto à cruz de Cristo, tornando-se co-redentora.
Mas o maravilhoso São Paulo nos fala a receita para sermos isso para os homens e diante de Deus:
"Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja. Dela fui constituído ministro, em virtude da missão que Deus me conferiu de anunciar em vosso favor a realização da palavra de Deus, mistério este que esteve escondido desde a origem às gerações (passadas), mas que agora foi manifestado aos seus santos. A estes, quis Deus dar a conhecer a riqueza e glória deste ministério entre os gentios: Cristo em vós, esperança da glória! A Ele é que anunciamos, admoestando todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo. Eis a finalidade do meu trabalho, a razão por que luto auxiliado por sua força que atua poderosamente em mim." (Cl 1,24-29)
Muitas coisas perdemos de oferecer a Deus pois não temos conhecimento das riquezas espirituais, dessas rodinhas que nos sustentam e nos fortalecem no caminho de Deus. Como os cristãos poderiam oferecer suas dores, sacrifícios, lutas, tribulações, tentações, incompreensões, dificuldades, tormentos, problemas e doenças (que não provém de Deus) pela sua salvação e do mundo inteiro. Mas sabe o que a maioria faz: PIORA E AUMENTA AS DIFICULDADES PORQUE QUER ENTENDER ANTES DE FAZER QUALQUER COISA! APRENDAMOS COM O EXEMPLO DE TOMÉ (AO CONTRÁRIO), E SEJAMOS BEM-AVENTURADOS, CRENDO SEM VER.
É isso que precisamos para não voltar atrás: não cair na sedução de querer saber de tudo o que fazemos, mas fazer tudo o que podemos, mesmo sem saber. Isso é sabedoria! Isso é santidade! Isso é glória! Isso é deixar-se conduzir pela graça de Deus, como uma criança que fecha os olhos e acredita que o conselho, que o impulso e que o que o pai fala vai dar certo. É confiar na palavra de Deus!
O Dunga, missionário da Canção Nova, tem uma canção, um livro e por várias vezes recorda em suas pregações, que o caminho se faz caminhando. Temos o roteiro de quem já caminhou, temos as rodinhas da graça de Deus que nos sustentam dos dois lados para não cairmos, o que nos falta é pedalar; ou seja, é dar passos no escuro da fé, que vai sendo iluminado conforme caminhamos. É termos o fundamento da esperança nos conduzindo dentro e através do coração. É ter a coragem de ser diferente e caminhar na direção contrária a aquela que o mundo ensina. Ouça essa canção e seja fortalecido para não voltar atrás, apenas se for para voltar aos caminhos de Cristo: https://www.youtube.com/watch?v=caXEJaSytPU
O que faz com que você queria voltar atrás hoje? O que faz você pensar em abandonar a caminhada nesse momento da sua vida? É na sabedoria do Padre Léo,Scj que temos a direção do motivo pelo qual muitas vezes largamos os valores espirituais no passado e vivemos o presente de qualquer forma, projetando um futuro fracassado. "O que nos faz desistir da caminhada não é  o cansaço, é não saber onde se vai!"
TEMOS QUE APRENDER A TRANSFORMAR OS NOSSOS FRACASSOS, AS NOSSAS QUEDAS, AS CAÍDAS FEIAS QUE DAMOS, OS TOMBOS QUE TOMAMOS AO LONGO DO CAMINHO EM IMPULSOS DE VITÓRIA. TEMOS QUE APRENDER A CRESCER COM AS SITUAÇÕES DIFÍCEIS E NEGATIVAS, MESMO DURANTE ESSA CAMINHADA  SUSTENTADOS POR DEUS, POIS ELAS SÃO A MATÉRIA QUE VAI NOS SUSTENTAR. 
Mesmo que você se sinta esgotado, fraco, sem forças e sem energia para dar o impulso inicial ou retomar esse ritmo de caminhar conforme Jesus quer, o convidamos a renovar suas forças, sua energia e permitir que Deus o encha e recarregue a força do seu coração, ligando o seu coração no d'Ele por meio do cabo da oração. É por meio desse cabo que a voltagem poderosa, bem mais potente que a de de 220v, da ação do Espírito Santo, pode operar em nossa vida, energizando todo nosso ser na graça de Deus.
"Querido Jesus e amado Pai Santo, nesse momento eu quero pedir que a voltagem do coração do Senhor seja descarregada no meu coração por meio da força da oração. Senhor, na Sua Palavra está escrito no Evangelho de São Mateus (capítulo 11 e versículo 12) que desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebato à força e são os violentos que o conquistam, por isso eu quero ser violento na oração. Quero rasgar o céu na força da oração e elevar a minha súplica, o meu clamor neste momento, para que o Senhor me escute e realize em minha vida aquilo que Lhe peço. Eu preciso ser abastecido com a força santificadora do Seu Espírito Santo, Senhor. Eu necessito pois estou sem equilíbrio na minha vida. Estou sem saber o que fazer, e a única coisa que tenho em mente é voltar atrás. Quantas vezes eu já, até mesmo, planejei ou realmente voltei atrás na minha caminhada, porque me revoltei, porque não compreendi a Sua vontade, porque não soube para onde ir, me esquecendo que o lugar que vou é o céu; mas eu quero reparar essas minhas ações, porque eu estava com o coração machucado, meu Senhor e meu Deus. Eu estava crescendo, mesmo em meio às dores, mas não entendia e não percebia que foi isso que me deu forças para hoje poder dar passos firmes conSigo, meu Pai.
Espírito Santo, eu preciso da Sua ação na minha vida. Eu quero ser tocado, inflamado, contagiado, sustentado, fortalecido, envolvido, renovado, poderosamente robustecido com a Sua presença. Eu sou fraco e caminho me arrastando de um lado para outro sem me firmar na vontade de Deus. Espírito Santo, Deus que é o consolador, venha me consolar nesse momento, venha me fazer derramar essas lágrimas de dor que estão na minha alma e estão me impedindo de dar passos. Venha me libertar de tudo o que me prende ao passado. Venha me curar de todo trauma de caminhar com o Senhor, de crescer na graça, de todo medo das pessoas, de Deus e do demônio. Venha restaurar em mim a imagem e semelhança do Senhor que foi desconfigurada em minha vida devido o meu pecado, por causa dos meus erros, por causa dos meus vícios, por causa das minhas quedas, pois eu ainda não tinha aprendido a transformar as queda em impulsos de vitória. Mas, com Sua graça, agindo em minha vida e me conduzindo, não sou nem eu, mas o Senhor que me dá a direção do que fazer para que isso verdadeiramente aconteça e ocorra em minha vida. Eu me abro às suas inspirações, aos sopros de direção que o Senhor dá para a minha vida. Muito obrigado, Senhor, por me fortalecer e me dar a graça de sentir a Sua presença invadindo, libertando, enchendo e edificando minha vida, mais uma vez, na presença santa do Senhor.
Senhor, quero O louvar e O adorar por ter me tocado e continuar me tocando. Como é bom sentir o Seu toque. Como é maravilhoso perceber a Sua ação na minha vida, como é gostoso saber que o Senhor cuida de mim, que a Sua graça me sustenta, que o Senhor coloca pessoas na minha para me ajudar a trilhar os Seus caminhos e seguir os Seus passos. Obrigado, Jesus, por tamanho amor que o Senhor tem para comigo. eu O adoro e O amo, Pai, por tanta bondade e misericórdia do Senhor até hoje, sustentando, guiando e protegendo a minha vida contra todo mal, me fortalecendo na Sua vontade. Glórias ao meu Senhor! Amém."
"Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente." (Fl 3,16)

Que a força da nossa caminhada esteja na certeza de que o nosso lugar é o céu, que Deus nos conduz, que a graça do Senhor nos segura de todos os lados, que os anjos de Deus, os santos do céu e a mãe de Jesus intercedem por nós lá do céu para que, aqui na Terra, sigamos sempre o Senhor; e que sustentados por essa postagem, tenhamos força para caminhar com Cristo. Ouça uma canção chamada "A caminhada" na voz do Padre Léo,Scj e deseje sempre caminhar: https://www.youtube.com/watch?v=M6o34W8T76s

Que Deus nos sustente para não voltarmos atrás por nada, por melhor ou por pior que seja ou possa parecer!