quinta-feira

Não basta apenas caminhar

Que linda imagem acima, que belo tema essa semana, que alegria e que encanto ao nosso coração de poder partilhar. Vamos seguindo a Cristo Jesus com todo vapor e cada vez mais, movidos por certezas e mais certezas que nos levam a mergulhar em Deus. É isso que nós queremos, e é isso que desejamos a você, querido e querida de Deus, que acompanha e que não acompanha esse blog. VAMOS MERGULHAR EM DEUS, buscando encontrar nossa vida que está escondida em Cristo (cf. Cl 3,3) e encontrar Cristo que precisa estrar presente em todas as áreas das nossas vidas. E a primeira pergunta que nos é proposta é: "Por que não basta apenas caminhar?"
Caminhar é preciso, sempre! Não podemos parar de caminhar, não podemos parar na nossa caminhada com Deus, quero dizer, voltar atrás. Um homem de Deus, fundador de uma comunidade, diz que nós NUNCA PARAMOS NA CAMINHADA COM DEUS! Ou nós vamos para frente, ou nós vamos para trás. E uma palavra de ordem, que está na Bíblia é a seguinte:
"Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente." (Fl 3,16)
E por que essa ordem? Porque se não formos para a frente e 'decididamente' nós vamos retroagir na nossa caminhada, vamos dar passos para trás, vamos caminhar em direção ao pecado, ao inferno, vamos descer na nossa vida espiritual, vamos caminhar aos abismos, vamos nos afastar de Deus, vamos perder a intimidade com Cristo, vamos ter vergonha da nossa vida diante do Espírito Santo e jogamos fora nossa fé, nosso amor ao próximo e tudo o mais... Por acaso, não é isso que aconteceu no famoso episódio dos "Discípulos de Emaús"? Retomemos esse episódio e veremos como podemos prosseguir e ter essa decisão de não voltar atrás:
"Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram. Perguntou-lhes, então: De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes? Um deles chamado Cleófas, respondeu-lhe: És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias? Perguntou-lhes ele: Que foi? Disseram: A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e em palavras, diante de Deus e de todo o povo. Os nossos sumos sacerdotes e os nossos magistrados o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele que havia de restaurar Israel e agora, além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam. É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas foram ao sepulcro, antes do nascer do sol; e não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram. Jesus lhes disse: Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! Porventura não era necessário que o Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória? E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras.
Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-no a parar: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles. Acontecendo que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapereceu. Diziam então um para o outro: Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os onze e os que com eles estavam. Todos diziam: O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão." (Lc 24,13-35)
A primeira coisa que queremos esclarecer é a respeito dos discípulos de Emaús: quem são? Se mergulharmos no Evangelho de São Lucas vamos descobrir, pela lógica: são Cléofas e Maria, sua esposa! Estavam voltando para a aldeia onde moravam, Emaús, e entristecidos. Conversavam sobre a morte de Jesus, que os decepcionou profundamente; tanto que nem perceberam quando o próprio Jesus se aproximou e começou a conversar com eles. Que dor é essa irmãos e irmãs? A dor da morte de Cristo! Mas não só isso: a morte da esperança, da fé, da alegria, da certeza da restauração que iria acontecer, das mudanças... Com a morte de Jesus esses discípulos voltavam para casa porque não achavam mais sentido de permanecer em Jerusalém! Tudo estava acabado para eles...
Muitas vezes acontece isso conosco também. Mas por que? Porque tiramos os olhos de Jesus, não entendemos nosso sofrimento e tentamos preencher, como um vazio, com outras coisas os espaços que só Deus pode preencher no nosso coração. Com o pequeno trecho acima que explicamos sobre prosseguir ou regredir podemos encaixar esses dois no grupo de cristãos que não conseguem, ou não querem, ou não aguentam mais, caminhar com Deus. Vamos tentar entender algumas das causas disso.
O que te move hoje? O que te leva a permanecer ou não com Deus? O que te leva a acreditar em alguma coisa? O que te faz crer piamente nisto?
Falo e escrevo com convicção não porque eu ouvi, porque eu li ou porque alguém me disse... Sou movido por uma certeza porque eu experimentei! Como seria bom se todos os cristãos pudessem dizer isso... Existem várias formas de conhecimento: conhecimento por ler, conhecimento por ouvir, conhecimento através de alguém que partilha, por várias outras formas; mas nenhuma supera o conhecimento através da experiência! Quem tem experiência com Deus pode dizer com certeza no coração sobre o que viveu! Mas que pena que até aí muitos são pegos e ficam apenas nisso.
Muitas pessoas voltam atrás depois do seu encontro com Deus. Porque? Porque parece que começa a pesar, há um peso da cruz, que é glória, mas porque não decidimos pelo Senhor ela vai ficando mais pesada e mais pesada cada vez mais!
"Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito quereis agora acabar pela carne? Ter feito tais experiências em vão! Se é que foi em vão!" (Gl 3,3-4)
São Paulo fala com muita autoridade aos Gálatas; parece até meio rude, grosso, mas é amor! Porque ama ele quer proteger o rebanho que Deus lhe confiou de uma religião vazia, hipócrita, apenas pintada de cristã; ele quer que o povo da comunidade seja avivado, ele quer levar o povo a reconhecer o sentido do seu desânimo, à sua tristeza na caminhada, à sua impotência, à sua incapacidade, à sua infidelidade, tudo isso tem um motivo: falta de comunhão com Deus.
Para começar a caminhar com Deus é fácil; o negócio dos grandes homens de Deus é perseverar. Mas perseverar como? Se alimentando, e não com leitinho, mas com alimento sólido:
"Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal." (Hb 5,14)
Porque os discípulos de Emaús voltaram para sua comunidade e jogaram fora a esperança que tinham depositado em Cristo? Por não ter se alimentado com alimento sólido! E no que podemos traduzir para entendermos melhor esse alimento sólido? A vida de oração é um alimento sólido! Mas a vida de oração que você tem um compromisso com Deus, que você tem intimidade com Jesus, que você ouve as inspirações do Espírito de Deus. A leitura orante da Bíblia é um alimento sólido; a oração do rosário e do terço são alimentos sólidos; a participação frequente nas missas e nas adorações eucarísticas (tema que abordaremos e aprofundaremos em outras postagens). O segredo é o compromisso, a consagração a Deus,  a entrega total ao Senhor, sem reservas. E não para aí...
Não podemos ficar apenas com aquela experiência que tivemos com Deus que nos fez mudar de vida, de pensamentos, de comportamentos e de atitudes, mas precisamos renovar essa experiência a cada dia. E não fazer mais experiências, mas cada vez uma experiência com Deus mais forte que a outra. Precisamos experimentar o IMPACTO DO SENHOR nas nossas vidas. Precisamos atualizar nossa experiência com Deus a cada dia! Ou nós fazemos isso ou vamos sempre estar como os discípulos de Emaús, voltando atrás da nossa experiência com Deus e nunca vamos a águas mais profundas, nunca temos forças para dar passos na fé, não temos coragem de amar as pessoas que estão ao nosso redor, não temos ânimo para viver a radicalidade da poderosa Palavra de Deus.
Mas um fato interessante dessa passagem é que os olhos dos discípulos se abrem após a benção sobre o pão (para os católicos isto se chama transubstanciação na missa, ou a santa ceia para os outros cristãos, explicaremos em outras postagens também). Que os nossos olhos espirituais se abram a cada nova experiência com Deus. Que tenhamos a coragem de aprender a mergulhar no coração de Deus e daí não sairmos enquanto não tivermos cada vez experiências mais fortes com Ele. Nós precisamos, temos necessidade; não é questão de querer ou não, é questão que realmente precisamos de Deus, pois o que somos sem Ele?
Precisamos tocar o Senhor! Precisamos deixar ser tocados por Ele! Precisamos permitir que cada experiência nos oriente e nos leve a viver cada vez mais a vontade de Deus para nós.
Se nós não cremos realmente irmãos, se não temos uma fé autentica, provada no fogo, não tivemos essa experiência não há porque fingir. Temos que ser quem nós somos mesmo. Temos que ter a coragem de Tomé, de pedir para colocar a mão nas chagas de Jesus, de ver seu lado aberto:
"Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não introduzir minha mão no seu lado, não acreditarei." (Jo 20,24-25)
E não é que Jesus apareceu para Ele alguns dias depois com os buracos nas mãos, nos pés e no lado e mostrou para Tomé, que caiu aos pés do Senhor e lhe disse: "Meu Senhor e meu Deus." (Jo 20,28) assim como a primeira imagem acima! Precisamos pedir para ter essas experiências com Deus. Deus quer nos dar mais do que simples experiências: Ele quer nos dar a plenitude do seu amor, a plenitude da cura, a plenitude da libertação, a plenitude do conhecimento, a plenitude em todas as áreas. Abramo-nos à estas experiências!
"Que sabe aquele que não foi experimentado? O homem de grande experiência tem inúmeras idéias; aquele que muito aprendeu fala com sabedoria. Aquele que não tem experiência pouca coisa sabe, mas o que passou por muitas dificuldades desenvolve a prudência" (Eclo 34,9-10)
Passemos por todas e quaisquer dificuldades que nos sobrevirem pois está ao nosso lado, caminhando conosco o nosso general, o nosso Deus de amor, o nosso amigo mais certo das horas incertas, o nosso fiel conselheiro, o Verbo de Deus encarnado, o sopro da boca de Deus, o próprio Senhor, na nossa história e na nossa vida! Se passarmos e não pararmos nas provações e tribulações receberemos a força e alegria que precisamos para não desanimar!

Que Deus nos dê o impacto de uma experiência cada vez mais forte e nos convença de que não basta apenas caminhar!