quinta-feira

O silêncio de quem é de Deus

Maravilhosamente iniciamos nesta bendita Quinta-feira mais uma postagem para arrebentar com a banca das pessoas que querem ser de Deus do "jeito delas". Não adianta nada alguém querer inventar formas de ser de Deus sendo que a pessoa não se ajusta aos mandamentos do Senhor, àquilo que Jesus ensinou. Um sujeito assim não consegue bons resultados na sua caminhada de fé, diante de Deus, mesmo que às vezes se sinta inspirado pelo Espírito Santo. É necessário conhecer de fato a Deus, principalmente os que se julgam "muito espirituosos" mas não apresentam para Deus frutos de conversão e salvação nas suas vidas, o que mostra que essas pessoas realmente não tiveram um encontro genuíno com o Senhor.
Na Palavra de Deus está escrito:
"A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado; o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, se afastará dos pensamentos insensatos, e a iniquidade que sobrevém o repelirá. Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, porque Deus lhe sonda os rins, penetra até o fundo de seu coração, e ouve as suas palavras. Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e Ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz." (Sb 1,4-7)
No mundo o provérbio que impera é: "Quem cala, consente!" Para quem é de Deus nem sempre é assim, pois veremos que se cristianizarmos esse provérbio, ele ficaria mais ou menos assim: "Quem cala, confia!"
Isso não quer dizer, necessariamente, que quem faz silêncio diante de uma indagação ou de uma afirmação está concordando, mas que tem confiança em Deus e, por isso, é Ele mesmo que defende a pessoa. Nesta postagem refletiremos sobre isso e nos aprofundaremos nesse tema, que para o mundo moderno talvez pareça desnecessário, inútil e sem sentido, mas para nós que queremos seguir Jesus, imitar os seus passos e fazer a sua vontade, será de grande valia, como um combustível que vai fazer nossa vida espiritual entrar em ebulição.
O que é silêncio? Para que ele serve? Qual seu sentido profundo e verdadeiro? O que queremos dizer com o título: O silêncio de quem é de Deus? Essas e outras respostas você vai encontrar ao longo dessa postagem. Siga em frente no texto e tenha uma experiência do Céu na Terra.
Perceba o trecho abaixo, do Evangelho de São João, onde no contexto Jesus havia acabado de lavar os pés dos discípulos e lhes dava instruções. Ele disse:
"Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos. se vos amardes uns aos outros." (Jo 13,34-35) 
Irmãos e irmãs, Jesus Cristo nos dá a graça de aprender a sua vontade através de sua vida, de seu jeito, de suas palavras, de suas pregações, de sua morte, de sua ressurreição, etc. Em todas as áreas e em todos os momentos da vida de Cristo, temos exemplos para a nossa vida e para seguirmos nessa direção que nos dispomos a seguir.
Para algumas pessoas que dizem que são de Deus, esse mandamento é tão novo que não conhecem ainda. Para outras pessoas não há como cumprir esse mandamento. E há aqueles ainda que dizem que esse novo mandamento é sentido figurado. Engraçado e triste ao mesmo tempo...
Já expusemos em postagens anteriores que a regra para analisarmos se somos de Deus é verificar em nossa vida se nós amamos verdadeiramente: a Deus, a nós mesmos e ao próximo. E é exatamente isso que Jesus disse. Nosso foco hoje será o silêncio, mas precisamos entender que já estamos partindo desse ponto: pessoas que são de Deus, que amam, que seguem a Jesus Cristo.
Na foto acima uma menina está com um esparadrapo na boca, como que representando a necessidade do silêncio (que não é só não falar como aprofundaremos) e não só para mulheres, não só para adolescentes ou jovens, mas para todos os homens e mulheres em todas as faixas etárias e em todas as épocas da vida.
A vontade que temos muitas vezes é de realmente colocar um esparadrapo ou qualquer outra coisa na boca de algumas pessoas, sobretudo hoje, nesse barulho descontrolado e falta de silêncio que impera em nosso meio. Parece que há uma necessidade interna ou algo que impulsiona as pessoas a querer falar, falar, falar, contar as coisas, expor exageradamente seus pensamentos e o problema é que nós falamos uns com os outros, até mesmo de Deus, mas muitas vezes esquecemos de falar com Deus.
Vamos ver o que São Tiago, o apóstolo da sabedoria de Deus nos fala sobre o tema em sua carta:
"Meus irmãos, não haja muitos entre vós a se arvorar em mestres; sabeis que seremos julgados mais severamente, porque todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo. Quando pomos o freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, governamos também todo o seu corpo. Vede também os navios: por grandes que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados com um pequeno leme à vontade do piloto. Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta! Também a língua é um fogo, um mundo de iniqüidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida." (Tg 3,1-6)
Perceba, com esse pequeno trecho como é importante esse tema e como precisamos verdadeiramente entende-lo. Se alguém não cair por palavra é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo. Uma coisa que parece tão simples, talvez seja a chave nos levará aos tesouros de uma vida de santidade (em outras postagens refletiremos sobre a santidade).
Que coisa forte São Tiago escreve quando diz que a língua pode contaminar todo o corpo e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida. O que isso significa? Que quando não temos domínio sobre a língua e falamos exageradamente nos perdemos no meio de tantas palavras e todo o inferno ajuda incendiando nossa língua, nos incentivando para falarmos mais do que o necessário e assim contribuindo para que não demos passos na fé e permaneçamos estagnados na vida espiritual.
Irmãos e irmãs queridos do Pai, não é a toa que a sociedade (sempre lembramos, governada pelo príncipe das trevas) nos incentiva a falar além da conta, perder o domínio sobre a própria língua, ajudando-nos a deixa-la incendiada pelo inferno e assim, não conseguindo libertar-nos dos pecados, porque não temos auto-domínio e porque somos muito fracos.
TODO O NOSSO VIVER, TODA A NOSSA ESPIRITUALIDADE ESTÁ CONTAMINADA PELAS NECESSIDADES MODERNAS, CRIADAS PELO DEMÔNIO, DE COMUNICAÇÃO, DE RELACIONAMENTOS FRÍVOLOS E CONVERSAS SEM SAL, SEM SABOR, SEM SENTIDO. PRECISAMOS APRENDER A REFREAR NOSSA LÍNGUA E REPARAR (caso não saiba o que é isso acesse as postagens sobre o tema) O TANTO QUE FALAMOS COM O SANTO SILÊNCIO.
No livro do Eclesiástico há um capítulo especial, onde temos um título muito sugestivo e importante para que façamos essa reparação em nossa vida "O silêncio vale ouro":
"Aquele que é crédulo demais tem um coração leviano; sofrerá prejuízo e será tido como pecador contra si mesmo. Quem se regozija com a iniqüidade será desonrado; quem detesta a correção abreviará a sua vida; quem odeia a tagarelice, destrói sua malícia. Quem peca contra si próprio, arrepender-se-á de tê-lo feito; quem põe sua alegria na malícia, será apontado como infame. Não repitas uma palavra dura e maldosa, e não serás prejudicado. Não confies teu pensamento nem ao amigo nem ao inimigo. Se tiveres cometido uma falta, não a reveles, pois ele te ouvirá, te observará, e, fingindo desculpar o teu pecado, te odiará. E estará sempre presente (para te prejudicar). Ouviste uma palavra contra o teu próximo? Abafa-a dentro de ti; fica seguro de que ela não te fará morrer. Por causa de uma palavra (irrefletida) o tolo estorce-se de dores, como uma mulher que geme para dar à luz. Como uma flecha cravada na gordura da coxa, assim é uma palavra no coração do insensato." (Eclo 19,4-12)
Ahh!! as tiazinhas, vizinhas e donas (mas também os tiozinhos, vizinhos e donos) que não tem o que fazer, e por isso, vivem fofocando sobre a vida dos outros, deveriam ser orientados e advertidos sobre essa verdade: 'Ouviste uma palavra contra teu próximo? Abafa-a dentro de ti; fica seguro de que ela não te fará morrer. Dá pra perceber que esse assunto já era cômico desde a época em que foi escrito esse livro.
Uma palavra irrefletida faz um tolo estorcer-se de dores semelhantemente a uma mulher que geme para dar à luz. Por causa de uma palavra uma pessoa que não é sábia, começa a sofrer como dores de parto. (em outras postagens aprofundaremos o tema de maldições e palavras malditas).
Isso serve apenas para reforçar o que São Tiago complementa e incrementa em sua carta, trazendo às claras aquilo que talvez esteja obscuro para nós. Muitas coisas ruins acontecem em nossa vida por causa de uma palavra.
O silêncio é um estado de espírito, é uma necessidade para nossa alma, é um combustível para nossa oração, é uma energia poderosa que faz fluir em nossa espiritualidade a profundidade do amor de Deus. É uma certeza que não precisa ser explicada, é um movimento extraordinário que coloca rédeas em todo o nosso corpo e nos dá a graça da força que precisamos para permanecer firmes nas tribulações, nas dificuldades, nos sofrimentos, nas dores, diante da cruz.
Um exemplo maravilhoso de silêncio que nos é mais do que expresso é o da Virgem Maria, a santa mãe de Deus. Que mulher extraordinária, magnífica, esplêndida, cheia da graça do Senhor, revestida dos pés a cabeça, plena do Espírito Santo de Deus, e por isso mesmo, nos ensina a como permanecer com Deus até o fim: no santo silêncio (em outras postagens refletiremos sobre Maria como a mãe do silêncio).
Quando Jesus ficou perdido no templo, ao invés de Maria ficar falando, reclamando, expondo pela boca, pelas mãos e pelos cotovelos o que pensou, São Lucas disse o que ela fez e continuou fazendo:
"Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração." (Lc 2,51)
Essa vida de silêncio continuou até a cruz, o que deu forças para Nossa Senhora permanecer em pé, junto com seu Filho, não abandonando-o mesmo ficando desterrada de sofrimento. São João evangelista vai nos atestar essa verdade:
"Junto a cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena." (Jo 19,25)
Maria, a mãe de Jesus, não era como essas mulheres que querem ser cheias do Espírito Santo hoje mas não conseguem ficar quietas um minuto, tem que ficar falando sobre a própria vida, sobre a vida dos outros, sobre os mais diversos e variados assuntos, e ainda, quando há um momento de silêncio tiram sarro dizendo que acabou o assunto, e buscam algo para falar.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE FAZERMOS ISSO. TEMOS QUE APRENDER COM O MARAVILHOSO EXEMPLO DA MÃE DE DEUS, COM ESSES EXEMPLOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS E COM TANTOS OUTROS DE HOMENS E MULHERES QUE DERAM SUA VIDA POR AMOR A JESUS CRISTO E SEU REINO (por isso são chamados de santos, e aprofundaremos esse tema em outras postagens).
Veja o que dizia o bem aventurado José Alamano sobre a falta de silêncio: "A falta de silêncio dissipa o espírito, aparta da oração e arrebata o gosto pelas coisas celestes." Isso é muito sério! Ele não está falando sobre ficar um momento em silêncio, sobre uma semana de silêncio, mas sobre a experiência constante de silêncio. E essa falta de silêncio na vida nos afasta da oração "verdadeira" e tira de nós o gosto pelas coisas do céu. Ou seja, em outras palavras, a falta de silêncio nos faz viver qualquer coisa, menos o céu na terra.
São Pio de Pietrelcina dizia duas frases muito fortes para refletirmos sobre a importância do silêncio: "O santo silêncio nos permite ouvir com mais facilidade a voz do Senhor". "Fique em silêncio quando puder, pois quando estamos sozinhos Deus fala livremente com nossa alma, e a alma fica mais disposta a ouvir a voz de Deus".
Santa Clara de Assis, fundadora da ordem feminina dos franciscanos, as Clarissas, dizia: "O silêncio é a linguagem de quem ama; é melhor que a palavra renuncie e se exprima em afeta". E isso chega a ser tão intenso e verdadeiro que Santa Terezinha do menino Jesus dizia: "O silêncio é uma oração".
O livro do Eclesiástico continua com seus conselhos de ouro para que conheçamos um pouco mais sobre as riquezas do silêncio, pois é necessário saber falar e saber calar-se:
"Oh! quanto melhor é admoestar que irritar-se, e não impedir de falar aquele que quer confessar a sua falta! Como o eunuco que anseia por violentar uma donzela, assim é o que, por violência, faz um julgamento iníquo. Como é bom que o corrigido manifeste o seu arrependimento! Pois assim se evita um pecado voluntário. Há quem se cale e é considerado sábio, e quem se torne odioso pela intemperança no falar. Há quem se cale por não saber falar, e há quem se cale porque reconhece quando é tempo (de falar). O sábio permanece calado até o momento (oportuno), mas o leviano e imprudente não espera a ocasião. Aquele que se expande em palavras, prejudica-se a si mesmo; quem se permite todo o desregramento torna-se odioso." (Eclo 20,1-8)
Diante de tudo isso é claro que nós podemos dizer que o silêncio serve para nos aproximarmos com mais confiança de Deus, para termos uma comunhão mais íntima, profunda e verdadeira com Ele, serve para sermos cristãos mais perfeitamente, pautando nossa vida nos mandamentos, na lei do Senhor, com um auto-controle equilibrado, desde as pequenas até as grandes coisas. Eis o seu sentido profundo e verdadeiro. Triste de quem ainda não experimentou ou não experimenta isso em sua vida.
No silêncio do seu coração, queremos convidá-lo a mergulhar na presença de Deus conosco:
"Pai amado e glorioso, nesse momento, quero estar na Tua presença de forma um pouco diferente, de forma profunda, de forma íntima, de forma simples. Senhor reconheço as minhas fraquezas, entrego-te meus pecados, entrego-te minha vida, minhas alegrias e minhas tristezas. Te louvo e exalto porque Tu és meu Senhor, meu maravilhoso criador, meu Santo Rei. Não sou nada sem Ti meu Pai bendito. Preciso de Ti muito mais em minha vida.
Quantas vezes minha oração tem sido superficial Senhor, não tenho elevado do meu coração até o Teu aquilo que estou vivendo, muitas vezes por causa de uma máscara que eu esteja usando diante das pessoas, por medo do que vão dizer de mim ou simplesmente por eu estar acostumado a ser dessa forma. Mas sei que Tu sondas o mais íntimo do meu coração e sabe o que vou dizer antes mesmo de dizer e sabe o que vou rezar antes mesmo de eu rezar. Meu Deus e Senhor dá-me a graça que nessa profundidade do silêncio eu seja curado desse medo, dessa mentira que vivo constantemente por não ter a coragem de assumir em minha oração que não passo de uma pessoa fraca, hipócrita, mesquinha, fingida, falsa, inconstante, infiel. Dá-me a graça de ter uma oração mais fecunda também Senhor: que eu aprenda a apresentar a Ti aquilo que verdadeiramente está dentro de mim.
Por muitas vezes minha oração foi bonita, chamou a atenção da comunidade para mim, mas não foi sincero. Nesse momento de oração quero me despir de toda imagem falsa que eu criei Senhor. Eu renuncio a todo barulho, a toda imagem falsa do que rezo mas não consigo viver. Renuncio pelo poder do nome de Jesus Cristo a toda mentira: pelo poder da verdade de Cristo quero ser uma pessoa de silêncio, de verdade. Quero seguir o roteiro da Virgem Maria, com um silêncio não apenas de palavras mas de coração, de alma, de espírito, estando em paz porque confio no Senhor.
Jesus querido derrama sobre mim o teu sangue puríssimo e lava minha boca de todo descontrole, purifica meu consciente, subconsciente e inconsciente de toda imundície, de toda sujeira que formulo dentro de mim para expor em palavras perniciosas e sujas; sobretudo, limpa meu coração Jesus, pelo teu coração aberto e rasgado na cruz, quero abrir meu coração e acolher a efusão do teu amor que me transforma aqui por dentro. 
Enche-me Espírito Santo de Deus, no silêncio do seu agir, nessa manifestação poderosa e calma, quero ser cheio da tua glória, da tua unção, do teu poder, do teu fogo, do teu óleo, da tua água viva e do teu vento impetuoso. Quero apenas a tua plenitude, ó doce Espírito de Deus. Não quero mais nada que a tua presença plena e forte agindo em todo meu ser, renovando, restaurando, curando e libertando para eu que eu seja uma pessoa firme nos caminhos do Senhor.
Quero te agradecer, louvar, honrar, bendizer e amar por tanto amor e misericórdia da Tua parte para comigo ó Santíssima Trindade. Muito obrigado por me dar a graça de entrar nesse mistério do silêncio, de experimentar essa ação tranquila e forte do Senhor. Rendo-te toda glória, toda adoração, todo poder e amor. Te amo, ó Senhor, te dou o meu coração em amor e desejo de lhe pertencer, todo e por completo. Glórias para sempre ao Senhor! Bendito seja o teu nome para sempre. Amém!"
Ouça e continue glorificando e contemplando ao nosso Deus com a maravilhosa canção "Sublime silêncio" da Toca de Assis: http://www.youtube.com/watch?v=0U9pXRVEyFY
Adentre nesse mundo do silêncio e encontre os tesouros que aí se escondem com mais essa canção chamada "O Deus de minh´alma" da Toca de Assis: http://www.youtube.com/watch?v=3ykgLsiDtq8
"O príncipe deste mundo ignorou a virgindade de Maria e o seu parto, da mesma forma que a morte do Senhor: três mistério que se realizaram no silêncio de Deus".
(Santo Inácio de Antioquia)

Que conscientes da necessidade do silêncio para vivermos como pessoas de Deus, profundas e coerentes, observemos constantemente, através de exercícios e de práticas espirituais, essa graça maravilhosa para darmos passos firmes na direção do Senhor, para termos uma oração verdadeira e não tenhamos medo de nos lançar nesse universo místico que tantas pessoas experimentaram e obtiveram sucesso em sua jornada. É isso que também queremos!

Que o Senhor nos dê a graça de compreender o silêncio de quem é de Deus.