quinta-feira

Voltar a caminhar com Deus

Maravilhosamente então, começamos essa postagem, passando pelas barreiras e dificuldades que nos faziam desanimar. E animados e renovados mais uma vez pelo poder do Espírito Santo de Deus lançamos o questionamento: Por que ou para que voltar a caminhar com Deus? Quem precisa fazer isso? Como voltar? Quais barreiras encontraremos? O que nos faz afastar da caminhada com Deus? São algumas questões que tentaremos aprofundar e mergulhando na misericórdia de Deus alcançar respostas convincentes para ser movidos nessa direção, afinal, sem Jesus nada podemos fazer (cf. Jo 15,5) como Ele mesmo disse.
É engraçado olharmos para a imagem acima! De um toco de uma árvore seca nascem galhos verdes e vivos. Como isso acontece? De onde vem essa vida se todo o resto está seco e morto?  ESSA VIDA VEM DE DENTRO DA ÁRVORE! Isso significa que ainda há esperança para nós, mesmo que nossa vida tenha se tornado morta e pálida, sem cara de que estamos vivendo, ainda há como retornar a ter o semblante de vida... Precisamos permitir que Deus faça parte de todas as áreas da nossa vida!
É engraçado percebermos que hoje em dia há muitos cristãos sábios, graças a Deus! E a sabedoria é um dom de Deus (em outras postagens falaremos mais sobre isso). Há muitas pessoas que sabem muito da Bíblia, mas infelizmente não a põe em prática. Há gente que sabe com detalhes todas as áreas da vida de Jesus, tudo o que Ele passou, tudo o que Lhe aconteceu e a forma como foram realizados seus milagres, mas não experimenta esses milagres na própria vida. 
Também vemos cristãos que conhecem a Deus pela experiência de vida. Há pessoas que fizeram uma experiência linda e maravilhosa com Jesus. Foram curados dos traumas, dos medos, de enfermidades, de complexos de inferioridade e superioridade, ganharam o amigo mais certo para as horas incertas; mergulharam no coração misericordioso de Deus Pai, abraçaram o Senhor, sentiram-se abraçados, tocaram no Deus Todo-Poderoso, experimentaram suas bençãos e graças, experienciaram a ação da mão do Senhor, encontraram um refúgio; beberam da fonte da água viva do Espírito Santo, mergulharam nas profundezas de Deus, foram queimados no fogo do pentecostes, foram ungidos pelo óleo do Espírito, receberam o sopro de vida e ressucitação do amor do Pai e do Filho, enfim, engoliram o Espírito Santo com pena e tudo (como dizia o Padre Léo, Scj). Muitos tiveram essas experiências e muito além.
Converteram-se ao Senhor verdadeiramente. Sua experiência com Deus não foi uma ilusão! Mudaram os pensamentos, aderiram a uma mentalidade nova, a forma de viver com Jesus a cada dia. A vida de oração que tanto lutaram para conseguir, abandonar os palavrões, deixar todo resquício de vida velha para trás. E seguir no barco de Deus. Muitos cantaram aquela música: "Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar, o mar é Deus e o barco sou eu" do Nelsinho Correia. Tudo em sua vida recebeu o impacto de Deus: os planos e projetos para o futuro eram outros, os sonhos, os ideais, o coração cheio de amor por todos. A vida nova que experimenta toda criatura que está em Cristo (cf. 2Cor 5,17) 
Fizeram jejuns, penitenciaram-se, testemunharam o amor que receberam. Liam a Bíblia Sagrada com amor e dedicação TODOS OS DIAS! Participavam ativamente da comunidade na Igreja sem reclamar, sem murmurações, se fosse preciso todos os dias. Sempre tinham uma palavra de motivação aos outros onde quer que estivessem. Rezavam e oravam pelas pessoas, faziam verdadeiras pregações. Não tinham medo nem vergonha de falar de Jesus em público, de assumir que eram cristãos.
Então vieram as dificuldades, os problemas, as perseguições e muitos deixaram a sua experiência com Deus para trás. Talvez por não aguentar o peso de glória que todo cristão deve carregar, ou seja, a sua cruz. Já escrevemos aqui no blog, mas não cansamos de nos lembrar. Jesus disse: "Aquele que quiser seguir-me, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me." (cf. Mc 8,34)
Muitos nadam, nadam, nadam, nadam e morrem na praia. Muitos bravejam, lutam, tentam de uma forma ou de outra, choram, mas não conseguem continuar. Outros buscam ajuda dos irmãos, mas tarde demais, quando já abandoram sua cruz. Outros ainda, afastam-se totalmente de Deus deixando de lado todos os valores cristãos, fazendo totalmente o contrário do que tanto lutaram contra e fazem as pessoas que estão ao seu redor se afastarem de Deus, não passam mais nem perto da Igreja e evitam toda e qualquer pessoa que participavam na comunidade. É UMA TRISTE REALIDADE PARA MUITA GENTE!
Vejamos um exemplo prático na palavra de Deus:
"Disse também: Um homem tinha dois filhos. O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres. Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente. Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos. Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome! Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés. Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa. Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa. O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia. Ele lhe explicou: Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo, porque o reencontrou são e salvo. Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele. Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar  com os meus amigos. E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo! Explicou-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto , e reviveu; tinha se perdido, e foi achado." (Lc 15, 11-32) 
Interessante, bastante conhecido no mundo cristão. Um filho decide que o pai morreu para si e pede sua parte na herança para gastar. Podemos atualizar essa história para alguns que pedem graças para Deus, recebem tudo e um pouco mais, benção sobre benção, e saem da Igreja, e vão para longe, que não precisa ser longe, apenas distante de Deus, para realizar seus desejos...
Seria ótimo se todos que chegam no fundo do poço, assim como esse rapaz que ia comer lavagem dos porcos, caísse em si e decidisse voltar para Deus. Por que voltar para Deus? POR CAUSA DO AMOR DO PAI! 
Nada no mundo, nada que você tenha ou compre pode comparar-se com o amor de Deus! Nada  pode substituir, nada preenche, nada cura nosso coração, nada contagia nosso espírito, nada nos liberta, nada nos cativa, nada nos fortalece, nada nos vivifica tanto quanto o amor do Pai. Esse amor é o que nos faz voltar ao Senhor, arrependidos, humilhados por estarmos longes. Quem precisa voltar? Quem está distante de Deus! Às vezes estamos diariamente na comunidade, participando de todos os encontros, em todos os momentos de oração, mas nosso coração está longe de Deus. Então não é só quem não frequenta a comunidade que está distante, muitas pessoas que estão dentro da Igreja estão distantes do Senhor, é o que Jesus dizia: "Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim." (Mt 15, 8) E para completar: "Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração." (Lc 12,34) O que significa isso? Que nós colocamos nosso coração onde nós valorizamos! Se Deus tem algum valor para nós, nossos corações estarão nEle. Caso contrário nosso coração estará em qualquer outro lugar ou coisa. Onde está seu coração?
Podemos comparar e colocar-nos nas duas posições da história do Evangelho: do filho mais novo ou do mais velho. Ou somos aquele que se afasta de Deus e vai viver no mundo os prazeres momentâneos ou aquele que fica na casa de Deus. 
Podemos querer tirar nossas curiosidades a respeito de tudo o que está no mundo e aproveitar tudo o que o mundo pode nos oferecer. O mundo sempre inventa coisas novas para nos entreter, para que não tenhamos tempo para Deus. Sempre terá uma coisa nova, uma moda, um objeto, uma roupa, um lugar, que nos atrairá, até que gastemos todo o nosso dinheiro ou todo o nosso tempo, ou nosso melhor. Aí, quando vamos encontrar com Deus, damos o nosso resto. Mas é engraçado, que mesmo nesse resto que oferecemos a Deus Ele não está magoado ou chateado conosco, mas estava esperando a nossa volta. Desde o primeiro passo que demos para o mundo, o Senhor já preparava a nossa volta, com uma aliança para que tenhamos um compromisso com Ele; sandálias novas, significando que somos lavados, e uma festa, significando a alegria por termos voltado! Como não querer voltar ao Senhor, diante de como somos mau-tratados no mundo e como Deus nos trata com todo amor! Voltemos irmãos! Voltemos para o Deus que prepara uma festa para nós! Uma canção que recomendamos para nos ajudar a voltar: http://www.youtube.com/watch?v=fmctja0agNo
Ou podemos viver na casa de Deus, mas murmuramos quando de longe chega alguém que não merece a graça de Deus. Eis o grande detalhe: a graça de Deus é para quem não merece mesmo! (em outras postagens aprofundaremos mais sobre esse tema) Acolhamos todos aqueles que voltarem a caminhar com o Senhor, seja onde for, da forma que for, no tempo que for.
"Fui seduzido, não mais pecarei, ensina-me o que ignoro; se fiz o mal, não recomeçarei mais." (Jó 34,31-32)
Tomemos essa decisão queridos e queridas de Deus. Talvez será difícil no começo. Todo recomeço é difícil, toda volta é cheia de acertos e erros, mas o que deve nos mover é a certeza de que Deus está sempre de braços abertos para nos acolher, independentemente do nível que tenhamos chegado! Já que Voltar a caminhar com Deus é uma questão de DECISÃO, tomemos essa decisão, e experimentaremos a misericórdia e a plenitude do amor de Deus, que nos faz viver o céu aqui na terra, e gozar dos manjares e maravilhas que Ele prepara para nós.

Que Deus nos abençoe mova sempre nosso coração para voltar para Ele quando estivermos distantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...