quinta-feira

Arrepender-se antes de pecar

Graças a Deus temos um tema ótimo e cheio de riquezas para nossa vida espiritual nessa semana. E começamos com essa linda frase do título: ARREPENDER-SE ANTES DE PECAR! Já dá para imaginar do que partilharemos hoje, mas queremos coisas profundas, coisas verdadeiras, coisas que nos levem a experimentar verdadeiramente isso, coisas que nos levem a um encontro pessoal com Jesus Cristo. Isso é alimento sólido! (partilharemos sobre esse tema em outras postagens)
Quais suas dúvidas queridos e queridas de Deus? Deixe nos comentários, se essas que levantamos hoje não sanarem seus questionamentos: O que é arrependimento? Ao que isso nos leva? Para que precisamos nos arrepender? O que esse tema tem a ver com outros temas recentes partilhados aqui? Por que muitas pessoas não se arrependem de seus erros? Vamos ao que importa, pois estamos sedentos da presença do Senhor!
"Não é que vos fosse impossível esmagar os maus por meio dos justos num combate, ou exterminar todos juntos por animais ferozes ou por uma palavra categórica; mas, castigando-os pouco a pouco, dáveis TEMPO PARA O ARREPENDIMENTO, não ignorando que sua raça era maldita, ingênita a sua perversidade, e que jamais seus pensamentos se mudariam, porque sua estirpe era má desde a origem... Não era por temor do que quer que fosse que vos mostráveis indulgente para com eles em seus pecados." (Sb 12,9-11)
Que verdade linda e maravilhosa! Talvez algumas pessoas vão ler e ficar com uma má impressão dessa palavra, mas temos que entrar no cerne da Palavra de Deus. E o que temos no cerne? A essência, a verdade, a força que nos move, a alegria que nos contagia, a doçura que nos anima e impulsiona, a pessoa do próprio Deus! Estamos vivendo o tempo da MISERICÓRDIA DE DEUS! 
O Senhor Deus já se manifestou totalmente, já conhecemos as três pessoas da Santíssima Trindade: o Pai que nos criou e criou tudo o que há, no seu amor infinito; o Filho Jesus, que morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, para nos salvar; e o Espírito Santo a plenitude do amor do Pai e do Filho, que nos santifica e nos orienta nessa direção do céu que buscamos. Não há mais pessoas na Santíssima Trindade, temos a plenitude da revelação de Deus... 
Pode ser que antigamente eles podiam conhecer somente ao Pai, e depois só ao Filho e um tempo depois somente ao Espírito Santo. Mas hoje não podemos dizer isso, já chegou a plenitude dos tempos. Esta é a certeza que nos move a afirmar esse tempo da misericórdia, é Deus nos esperando voltar para Ele, é Deus esperando que nos convertamos, é Deus querendo-nos com Ele durante toda a eternidade. Esse tempo é o tempo propício para revermos nossa vida com Deus, e começarmos a cultivar essa vida. A paciência da Santíssima Trindade nos aguardando é nosso combustível. O imã do coração de Jesus nos atraindo, o Espírito Santo soprando e nos empurrando para Ele e o Pai nos falando através das pessoas e dos acontecimentos. Quanto amor nos atrai ao arrependimento...
"Ou desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longaminidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento?" (Rom 2,4)
Arrependimento é uma palavra que vem do grego METANOEO e o dicionário na internet traduz: 'Pesar por alguma falta cometida, contrição, remorso, mudança de opinião'. Vamos ficar com todas as traduções menos a tradução de 'remorso'; isso não tem NADA A VER com arrependimento. Remorso nunca vem de Deus. Remorso é culpar-se e ficar se castigando por algo errado que se fez ou algo que não se fez! Arrependimento não é isso...Arrependimento é reconhecimento do pecado, assim como escrevemos na postagem anterior. E antes de ser qualquer coisa é um dom de Deus! Arrependimento é uma atitude pessoal que parte do nosso coração para o coração de Deus.
Quando temos a certeza do perdão de Deus e somos envolvidos por sua misericórdia, somos impelidos a reparar nossos erros, e essa reparação tem no ponto de partida o arrependimento. Esses três temas estão interligados! Como uma pessoa que não se sente perdoada vai se arrepender? Ou como uma pessoa que não está nem aí para o pecado vai acreditar que precisa se arrepender? Por isso precisamos da força do Espírito Santo para nos mostrar a verdade (cf. Jo 16,8)! Aqueles que não estão com Deus se arrependem pela metade, pois não cumprem as exigências básicas do arrependimento:
-Reconhecimento do que se fez (aceitar o perdão do Senhor);
-Pesar (tristeza) pelo pecado, contrição de coração, mudança de opinião; e
-Atitudes de arrependimento (reparação).
"De fato, a tristeza segundo Deus produz um arrependimento salutar de que ninguém se arrepende, enquanto a tristeza do mundo produz a morte." (2Cor 7,10)
Tratamos aqui da única tristeza que vem de Deus, que talvez nem poderia ser chamado de tristeza, porque é uma atitude consciente que nos move a mudar de direção, ou seja, converter-se (em outras postagens trataremos mais a fundo esse tema). Temos somente essa vida para nos arrepender das faltas, dos pecados que cometemos por palavras, atitudes e pensamentos, pois já sabemos que não há outra vida (cf. Hb 9,27). Mas como fazemos se não nos arrependemos?
Reflitamos: se arrependimento é um dom de Deus, e no Evangelho de São Mateus está escrito no capítulo 7, versículos 7-8: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate; abrir-se-à." temos que pedir esse dom ao Senhor, não apenas com palavras, mas também com atitudes (cf. 1Cor 5,20) e deixar-nos conduzir pelo arrependimento que vem ao nosso coração, principalmente em situações em que não sentimos vergonha de estar fazendo, de atitudes que não sentimos como são ruins, de momentos passageiros que guardamos raiva e qualquer espécie de ódio ou ira, de detalhes que não percebemos o quanto nos faz mal. Peçamos então a Deus esse dom e receberemos com toda a certeza! 
"Como é bom que o corrigido manifeste o seu arrependimento! Pois assim se evita um pecado voluntário." (Eclo 20,4)
COMO A PALAVRA DE DEUS É MAGNÍFICA! Donde vem essa sabedoria senão de Deus? Como é bom que a pessoa corrigida, convertida, ajudada pelas pessoas e pelo próprio Deus manifeste o SEU arrependimento. Essa é a atitude que destacamos acima. E procedendo dessa forma, somos protegidos e guardados contra o pecado. E é EXATAMENTE DISSO que estamos falando nessa postagem.
Nosso maior desejo é arrepender-se antes de pecar. Como fazer isso? Mantendo-nos em comunhão com Deus, buscando sua vontade, firmando-se em oração para afastar-se do pecado (não é por isso que vamos deixar de pecar, mas o pecado vai ser involuntário, ou seja, contra a nossa vontade)... Ahhhh, se os cristãos  tomassem essa decisão no coração, como as coisas seriam diferentes, como teríamos um mundo transformado, como o cristianismo expandiria cada vez sobre a face da terra, e espalhando o amor de Deus, e a palavra para o arrependimento dos pecados, como fazia o precursor de Cristo:
"João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel" (At 13,24)
Independente de quem seja, da religião que seja, da vida que leve, Deus não fica preso a esses condicionamentos humanos para amar, derramar sua misericórdia e dar o dom do arrependimento, assim como nos ensina São Pedro e os apóstolos com seus atos:
"Depois de terem ouvido essas palavras, eles se calaram e deram glória a deus, dizendo: Portanto, também aos pagãos concedeu Deus o arrependimento que conduz à vida!" (At 11,18)
Mas fazer isso com o roteiro de São Paulo:
"É com brandura que deve-se corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da verdade." (2Tm 2,25)
Uma coisa que deve ficar bem clara em nosso coração: temos acesso a esse maravilhoso dom por causa do nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo:
"Deus elevou-O pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados." (At 5,31)
É a graça de Deus manifestada nas nossas vidas! Temos uma necessidade interior e exterior do arrependimento, pois se a tristeza do mundo leva a morte, essa tristeza (contrição/arrependimento) de Deus nos leva a vida. Precisamos nos arrepender para viver e ser vivificados, isso nos leva a vontade do Senhor:
"O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas (nós) tenham vida e para que a tenham em abundância." (Jo 10,10)
Muitas pessoas acham que Deus quer que vivam na miséria, tristes, uma vida mesquinha, incolor, inodora e insípida, mas a palavra de Deus nos garante totalmente o contrário: é a vontade de Deus não somente que tenhamos vida, mas que tenhamos excelência de vida, qualidade de vida, uma vida abundante de amor, felicidade e verdade. 
Como explicamos acima, muitas pessoas não se arrependem porque não pedem para Deus isso. O arrependimento é uma graça do Pai, que Jesus pagou o preço para que tenhamos acesso e que o Espírito Santo nos traz. Para recebermos esse dom precisamos estar e permanecer abertos ao Espírito Santo. Somente quando fazemos isso é que temos essa percepção, logo quando começamos a sentir que estamos sendo tentados a cair no pecado para nos afastar de Deus, mas o segredo é confiar na providência do Deus todo-poderoso...
Esse arrependimento em nós produz um sentimento que nos leva a pensar assim: "Eu confio na misericórdia de Deus, Ele sempre me perdoa e me ama; um dia eu me arrependo e volto para Deus. Mas e se eu morrer antes de me arrepender? E se acontecer alguma coisa e eu não conseguir me arrepender com a graça de Deus? Esse é um detalhe importante para vivermos o arrependimento antes de pecar: 
"Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás." (Eclo 7,40)
Afinal meus irmãos e irmãs, é claro que conta e Deus entende quando nos arrependemos depois de pecar. Mas quão maravilhoso seria se nos arrependermos antes... Isso nos levaria a evitar os pecados, tais como: ter relações sexuais antes do casamento (em outra postagem aprofundaremos esse tema) e ter filhos; roubar e ser preso; fumar drogas e morrer; entrar no mundo da prostituição e não conseguir mais viver a pureza; viver uma vida totalmente longe de Deus; etc. 
O arrependimento é como a imagem abaixo; mesmo que você tenha pecado, se você apresenta seu coração arrependido dessa forma ao Senhor, você será motivo de festa no céu:
"Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lc 15,7)
Independente de onde você já tenha chegado, independente dos motivos e das consequências desses atos, independente das marcas que você carrega hoje em decorrência dos acontecimentos negativos, independente do que você já viveu e ainda vai viver; se você chegar a santa e maravilhosa experiência do arrependimento, tudo será diferente, tudo será novo, tudo na sua vida será transformado.

Que Deus nos abençoe derramando sobre nós esse dom e, dessa forma, nos vacinando-nos contra o pecado para que vivamos cada vez mais na direção que o Senhor nos levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...