Que o Espírito Santo de Deus comece já te incentivando e inspirando para que você entre no mistério da liberdade do Senhor. Que a Sombra do Altíssimo te envolva e que você dê liberdade para que Ele aja no seu coração e te conduza a essa liberdade que almejamos. Ouça essa canção da Eliana Ribeiro e seja contagiado: http://www.youtube.com/watch?v=NMMVqDv4E28
Já partilhamos em outras postagens sobre as diversas formas de prisões que tantos tem vivido, em que as famílias estão presas, que os pais e mães estão aprisionados, que os jovens, adolescentes e crianças estão vivendo uma verdadeira prisão, pela moda, pelos meios de comunicação, pela sociedade. As pessoas tem caído como patinhos nas armadilhas do mundo moderno, das mentiras inventadas pelos homens a respeito de Deus e da Igreja, tem reduzido seu contato com as coisas do alto e limitado sua busca e seus sonhos às coisas de baixo, ou seja, as coisas da Terra. E por conta disso, nem tem acreditado mais em céu ou inferno.
Para muitas pessoas a vida perdeu o sentido. Vivem uma vida condicionada a necessidades da Terra e deixaram de buscar as coisas do alto. Isso é motivo para refletirmos se nós não estamos fazendo a mesma coisa, se nós não estamos refletindo as mentiras do pecado, se nós temos sido homens e mulheres de Deus, isto é, que pertençam ao Senhor (em outra postagem vamos aprofundar esse tema).
Damos o ponta-pé inicial dessa passagem com a saudação de São Paulo a comunidade de Galácia:
"Paulo apóstolo - não da parte de homens, nem por meio de algum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai que O ressuscitou dos mortos - e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo, que se entregou por nossos pecados, para nos libertar da perversidade do mundo presente, segundo a vontade de Deus, nosso Pai, a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém." (Gl 1,1-5)
O SENHOR JESUS CRISTO SE ENTREGOU PARA NOS LIBERTAR DA PERVERSIDADE DO MUNDO PRESENTE, SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. Ou seja, a vontade de Deus é que sejamos livres, que possamos declarar e viver a liberdade que o Senhor nos deu. Não foi barato o preço da nossa liberdade. O preço foi todo o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz. Para ter certeza se o preço havia sido pago até a última gota de sangue, um soldado romano enfiou uma lança no coração de Cristo morto, e foi comprovado o pagamento.
Que Deus louco de amor por nós pode morrer na cruz e pagar um preço tão alto assim?! Só Jesus mesmo. E por causa disso não deveríamos ser eternamente gratos a Ele? Na cruz de Cristo foram pregados nossos pecados, foi pregado tudo o que nos condenava, que nos aprisionava, que seria para nós motivo de morte. Até mesmo a morte foi pregada na cruz, nem a morte pode nos prender mais. Por que não somos livres então? Porque não tomamos posse dessa liberdade? Por que escolhemos tantas vezes a prisão ao invés da liberdade? O que o mundo tem a ver com nossa liberdade ou falta dela?
Pelo fato de não ter medo de ser profetas, começamos descendo a lenha mesmo no mundo "aeon", que é dominado e orientado pelo príncipe das trevas, com a palavra de um homem corajoso que meteu o dedo na cara do pecador, para condenar o seu pecado, com o objetivo de ajudá-lo a libertar-se. É isso que queremos provocar em você:
"Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por Ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós O matastes, crucificando-O por mãos de ímpios. Mas Deus O ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, porque não era possível que ela o retivesse em seu poder.Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo. Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: Que devemos fazer, irmãos? Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus. Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: SALVAI-VOS DO MEIO DESSA GERAÇÃO PERVERSA! Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número de adeptos." (At 2,22-24.36-41)
Terminando de ler essa passagem, veja a imagem acima, depois a imagem abaixo, reflita um pouco e continuemos...
Qual o pecado que te prende hoje? Qual ocasião te faz ficar preso? Diante de quem você não é livre? O que tem feito você viver uma vida aprisionado no seu mundinho? Saiba que foi por isso que Jesus derramou todo o seu sangue na cruz. O amor de Deus é por nós. O sangue de Jesus é uma voz que grita pela nossa liberdade. O Espírito Santo é derramado neste momento para que sejamos livres; é o que foi cantado na música da Eliana Ribeiro que acabamos de ouvir: a sombra do altíssimo nos cobre, nos envolve, e nos faz completamente livres.
Você acha que existe alguma coincidência com o impacto de pentecostes (conforme refletimos em outra postagem e vamos refletir em muitas outras ainda) e a liberdade que estamos falando? Com toda a certeza. O Espírito Santo deu a coragem e a liberdade para Pedro falar dessa forma diante de uma multidão que estava querendo matar aqueles que acreditavam nesse Jesus que tinha morrido e diziam que tinha ressuscitado.
Que ousadia e liberdade São Pedro experimentou quando, diante do lugar onde aconteceu o derramamento do Espírito Santo, depois de Jesus ascender ao céu, pregou diante de toda a multidão. Ele não pensou em falar de uma forma que agradasse a um ou outro; ele não pregou de uma forma limitada pensando no que ia falar mas ele deu toda a liberdade a Deus e o Espírito Santo se manifestou de forma tremenda, como Ele sempre age, se dermos essa mesma liberdade, sem pensar nas consequências. Quanto precisamos disso!
Ele dizia que somos nós que matamos Jesus. Diante do arrependimento que o Espírito Santo move no coração, Pedro tem liberdade de falar o que deve ser feito e dá uma direção para eles, como nós damos direções aqui toda semana: "Salvai-vos do meio dessa geração perversa." Se naquela época Pedro já dizia para salvar-se da geração perversa, imagina o que ele diria hoje em dia!?
De dois mil anos atrás até hoje em dia, muito mais do que duas mil vezes mais perversidade há na sociedade, na geração que vivemos. A sociedade, como um todo, não respeita mais a Deus. Os mandamentos de Deus são coisas muito ultrapassadas. A palavra de Deus não tem mais poder para a sociedade e para aqueles que vivem de acordo. Há um novo deus, novos mandamentos, uma nova palavra.
Irmãos e irmãs, temos que ficar com os olhos abertos para não perdermos de vista os valores cristãos, as coisas sagradas, o desejo do céu. Pelo fato da sociedade ser vazia e não ter Deus, ela quer nos encher de tudo quanto é tipo de coisa para nos prendermos nesses valores sem sentido e nos esvaziar de Deus, das coisas do alto.
Que liberdade tem um jovem que precisa manter sua aparência diante dos outros? Que precisa fumar, beber, transar com muitas meninas, usar roupas da moda, ouvir músicas, assistir programas específicos, pensar parecido com os amigos: NENHUMA! A sociedade não ensina o jovem a buscar a Deus. A família não leva mais o jovem para Deus, pois não há diálogo, não há tempo para coisas de família. É TUDO FINGIDO! É um teatro dentro e fora de casa: a sociedade ensaia os participantes desse grande teatro, que somos nós, e nós estamos representando bem o papel que nos é designado.
Hoje queremos gritar nesse blog: É PRECISO ROMPER COM TODO PAPEL QUE ESTEJAMOS DESEMPENHANDO NESSA SOCIEDADE E GERAÇÃO PERVERSA; É NECESSÁRIO ROMPER COM O ROTEIRISTA (que é um anjo decaído), ROMPER COM ESSE TEATRO DA VIDA, POIS A VIDA NÃO É UM TEATRO.
Não permita que sua vida seja um teatro nas mãos do inferno. Não finja que tudo é maravilhoso, que tudo está certo, que tudo é natural: que não tem problema o homossexualismo que está numa fase de ditadura, querendo comandar tudo; que não tem problema as drogas que estão acabando com a vida de tantos; que não existe problema as meninas e mulheres usarem roupas curtas e se preparar para ser prostitutas; que não tem problema algum a separação dos casais, a destruição das famílias, a degradação do ser humano. Isso é uma realidade, não podemos ficar indiferentes.
Mas também não é por isso que precisamos nos desesperar, pois há um Deus que pode mudar essa situação! Há um Deus tremendo em poder que pode transformar todas as coisas, toda a sociedade, todo o mundo. Por que Ele não transforma então? Porque não queremos! Ele respeita o nosso "livre-arbítrio" (tema que refletiremos na semana que vem). Ele respeita a nossa liberdade de fazer o certo ou o errado; mesmo sabendo que o que estamos fazendo vai nos levar ao inferno, Ele não pode mudar a nossa escolha. O que Ele pode fazer é levantar homens que numa atitude total de liberdade, permitem que Ele faça o que quiser em suas vidas.
Pense bem, se a sua vida pudesse ser, totalmente restaurada por Deus! Como precisamos da ação do Senhor em nossas vidas para sermos pessoas livres. Como é fácil nos enganar com tudo ao nosso redor e ser pessoas presas e tristes. Começar a viver na liberdade é fácil, difícil é permanecer nessa liberdade. Não é a toa que São Paulo dizia aos mesmo Gálatas:
"Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito, quereis agora acabar pela carne?" (Gl 3,3)
Esse é um dos motivos pelo qual Deus não continua sua ação nas nossas famílias, na nossa sociedade, no mundo: nós não assumimos um compromisso com o Senhor. Queremos ser livres agora, é pra ontem nosso desejo. Mas com o passar do tempo, pelo fato dessa liberdade exigir nosso empenho, pois temos que pensar, temos que organizar nosso tempo, temos que ter uma estrutura espiritual, temos que ter uma vida de oração, temos que buscar constantemente ao Senhor, muitos de nós tem preferido ficar na prisão.
Temos aqui a resposta da primeira questão levantada hoje: não somos livres porque somos preguiçosos, não queremos nos esforçar, não queremos sofrer, não queremos ser totalmente livres.
"Ah, eu gostaria de ser livre das drogas, mas poderia continuar fumando." "Eu quero apenas ser liberto da fornicação, mas quero ficar na masturbação." "Eu quero ser liberto do vício da bebida, mas quero continuar com os jogos de baralho, de apostas e de sorte." "Eu não quero me libertar da pornografia, quero apenas conseguir viver a castidade nas atitudes." "Eu prefiro ficar preso do que ser livre se é para viver desse jeito, bitolado na Igreja..."
Infelizmente, muitas pessoas querem facilidades, moleza, ser livres por Deus para continuar a viver vícios que lhes agrade. Pessoas que falam as coisas que citamos acima estão tão cegas pelo pecado, que não conseguem imaginar uma vida totalmente livre. Eis o motivo pelo qual não tomamos posse da liberdade: não queremos ser totalmente livres; queremos viver uma liberdade teatral.
Quantos se enganam ao pensar que Deus quer isso para alguém! Ou você faz uma escolha para sua vida e deixa-se libertar de tudo, ou Deus nunca vai ter liberdade na sua vida. Veja que desgraça: se não formos totalmente livres, Deus não será livre para fazer o que quiser em nós. E quantas pessoas dizem que querem que a vontade de Deus aconteça... Querem nada; querem é continuar no pecado e numa vida de miséria e de prisão.
"E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. Replicaram-lhe: Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: Sereis livres? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." (Jo 8,31-35)
Que maravilhoso é saber que podemos ser livres pelo Senhor Jesus, pela ação do Espírito Santo, que é a profundidade do amor de Deus Pai. Não há porque não desejarmos ardentemente essa liberdade, pois é sempre o contrário do que experimentamos no mundo: a liberdade do mundo nos leva a prisão, mas a prisão de Cristo nos leva a verdadeira liberdade!
Que Deus nos abençoe e nos faça livres hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Indo nessa direção...