domingo

O mistério da fé

Ao Deus santo e poderoso, todo louvor e glória, toda honra e poder, toda majestade e amor. Quem mais nos ama de forma tão louca a ponto de dar sua vida por nós? Quem mais sabe o valor que temos e que enche nossos corações com vida em abundância? Quem mais sofre com tanta intensidade por nós? Quem é capaz de nos salvar, de ter domínio até mesmo sobre o inferno, rasgar o véu do templo, preparar um lugar para nós no céu?
Ninguém se compara ao nosso Senhor Jesus Cristo! Ninguém nos ama tanto a ponto de dar-se numa cruz e mesmo sendo rejeitado, humilhado, despido de sua dignidade humana, destituído de sua glória e ser encontrado ferido, machucado até a morte, tratado como o pior dos pecadores ainda nos perdoar da cruz, dizendo: "Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem..."!
Como se isso não bastasse, Ele instituiu o memorial da sua paixão, não para que pudéssemos somente  recordar do seu sacrifício de amor pela humanidade, mas para que este mesmo sacrifício pudesse ser atualizado e Ele fazer-se presença viva e concreta todas as vezes que um sacerdote diz: ISTO É O MEU CORPO! ISTO É O MEU SANGUE!
Queridos e queridas de Deus, felizmente, para quem está na barca de Pedro, isto é, na Santa Igreja Católica, isso é uma realidade que podemos vivenciar a cada dia! Para quem não está, infelizmente, isto é tratado como uma figura de linguagem, como um teatro, como uma representação ou como qualquer coisa.
Os que levam a sério as Sagradas Escrituras e não adulteram as palavras do Senhor e dos seus escritores sagrados, inspirados pelo Espírito Santo, sabem realmente o que Jesus Cristo disse e fez. Ele deixou-nos a maior herança espiritual que existe na face da Terra, que é o Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, num sacramento de excelso amor. Não é um simbolismo, mas uma realidade que nós chamamos de Mistério da Fé.
Foi essa maravilhosa verdade que o amado Papa Paulo VI nos escreveu na gloriosa carta encíclica, o documento Mysterium Fidei. Veja o que essa sumo sacerdote, louco de amor pelo tesouro do mistério da fé escreveu:
"1. Sempre a Igreja Católica conservou religiosamente, como tesouro preciosíssimo, o mistério inefável da fé que é o dom da Eucaristia, recebido do seu Esposo, Cristo, como penhor de amor imenso; a ele tributou, no Concílio Ecumênico Vaticano II, nova e soleníssima profissão de fé e de culto".
Saiba, querido católico e querida católica, que está meio confuso e desentendido da sua fé, que está perdido, que está inflamado de alguma doutrina anti-católica, que está contaminado pelo que o mundo te oferece e ensina: a doutrina da Santa Igreja Católica ensina que, em cada Santa Missa, o mistério da fé, que é renovado a cada dia, é uma realidade que garante à natureza humana um amor imenso, incalculável, o qual a mente de nenhum indivíduo consegue medir, sendo como infinito.
Talvez você veja e perceba em sua própria vida alguma dificuldade em seguir Jesus Cristo, em avançar na direção do amor de Deus e do próximo, em dar passos em sua fé, em prosseguir decididamente em direção ao Senhor Deus, em deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. Aqui estamos dando uma dica preciosíssima que vai te levar a amar: o dom da Eucaristia é um penhor de amor!
O que é penhor? No wikipedia encontramos a seguinte resposta: 'Penhor é o direito real de garantia vinculado a uma coisa móvel ou mobilizável. Genericamente, o penhor é qualquer objeto que garante o direito imaterial, não palpável. É exatamente isso mesmo!
O MISTÉRIO DA NOSSA FÉ, DE FORMA MATERIAL NAS ESPÉCIES EUCARÍSTICAS, NOS GARANTEM O DIREITO IMATERIAL DO AMOR, OU SEJA, VIVENDO E ALIMENTANDO-NOS DESSE MISTÉRIO DA NOSSA FÉ, SOMOS ENTRONIZADOS NA FORÇA IMPULSIVA DO AMOR DO PRÓPRIO DEUS. ISSO É ESPLÊNDIDO E DIGNO DE LOUVOR. NOSSO DEUS É PERFEITO!
No segundo parágrafo do mesmo documento, o sumo pontífice continua:
"2. Na verdade, tratando da restauração da Sagrada Liturgia, os Padres do Concílio, pensando no bem da Igreja universal, constataram sobretudo a necessidade de exortar os fiéis a participarem ativamente, com fé íntegra e com a maior piedade, na celebração deste sacrossanto Mistério, oferecendo-o a Deus como sacrifício, juntamente com o sacerdote, pela salvação própria e de todo o mundo, recorrendo a ele para encontrarem o alimento da alma".
Esse é o ensinamento que precisamos acolher para viver melhor o 'SACROSSANTO MISTÉRIO' da nossa fé: nós, os fiéis, somos exortados a participar ativamente, com 'fé íntegra e com a maior piedade' dos santos mistérios. É isso que você vê hoje em dia na Santa Igreja?
Vamos começar então pela fé, como já partilhamos em outras postagens e ainda vamos nos aprofundar mais em outras com esse maravilhoso título "O combate da fé". Quem nos ensina é o glorioso apóstolo São Paulo:
"Eis aqui uma recomendação que te dou, meu filho Timóteo, de acordo com aquelas profecias que foram feitas a teu respeito: amparado nelas (nas profecias), sustenta o bom combate, com fidelidade e boa consciência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé". (1Tm 1,18-19)
Percebe alguma coincidência, semelhança ou relação da fé em Cristo com o nosso estar na Igreja, que é a barca de São Pedro? Exatamente amado e amada de Deus: sem a Igreja nós naufragamos!
Ela é uma barca pura, santa, cheia de experiência nos mares desse mundo. Ela é a barca prometida por Jesus para a nossa peregrinação nessa Terra. Já tentaram e continuam tentando fazer com que ela caia, mas ela é sustentada e guiada pelo vento do Espírito Santo. Os que fazem isso desconhecem a promessa do Senhor Jesus feita a São Pedro (em outras postagens aprofundaremos no tema da santidade da Igreja):
"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16,18)
Mas a orientação de São Paulo a seu filho na fé, Timóteo, e a cada um de nós hoje é que nos amparemos nas profecias e sustentemos o bom combate, com fidelidade e boa consciência. Combate contra o mundo, contra o demônio, contra as modas passageiras e pervertidas que ofendem nosso Senhor.
Jacinta, uma das pastorinhas de Fátima, que recebeu as revelações de Nossa Senhora de Fátima, deixou-nos recomendações para entendermos como as pessoas de Deus devem viver:
'Os pecados que mais levam almas para o inferno são os pecados da carne' (Isso vai render-nos uma postagem onde refletiremos sobre o pecado e o inferno). Essa segunda frase diz respeito a postagem de hoje: 'Virão umas modas que vão ofender muito Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.'
Essas modas que Maria disse à Jacinta referem-se às ideologias contrárias a fé, comportamentos sociais impulsionados por movimentos anti-cristãos do momento e também às roupas, piercings, tatuagens que logo seriam lançados no mundo para vulgarizar o corpo da mulher e do homem, o que de fato aconteceu. Nossa Senhora, a pedido de Jesus, profetizou à pequena Jacinta o que infelizmente iria acontecer no mundo para que os católicos se preparassem para resistir a tudo. E só é possível permanecer firme nos desígnios de Deus se tivermos uma vida de fé, baseada e infundada no mistério da fé que a Santa Igreja nos ensina. Esse combate nos leva à fidelidade e à integridade da fé. E uma fé verdadeira deve ser provada e forjada no nosso coração porque precisamos da experiência da fé, acreditar mesmo parecendo que não acontecerá (tema que aprofundaremos).
São Tiago nos ensina:
"Considerai que é uma suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetua a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma". (Tg 1,2-4)
Para termos boa consciência é preciso alimentar e encher a mente, a cabeça, os pensamentos com coisas santas. A parte de Deus para termos uma boa consciência Ele já fez quando nos plasmou no ventre de nossas mães (cf. Sl 138), que é o essencial. O catecismo da Igreja Católica nos ensina no parágrafo 1776:
"Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela (a consciência) o ser humano deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz".
Nossa consciência é esse núcleo secretíssimo e nosso sacrário, mas temos que fazer a nossa parte, alimentando nossos pensamentos com coisas saudáveis e santas. Isso é necessário para que tenhamos uma reta intenção. São Paulo nos ensina a fazer a nossa parte:
"Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos". (Fl 4,8)
No que diz respeito a piedade, primeiro precisamos saber o que significa piedade. Mais uma vez no wikipedia temos a explicação de piedade popular que refere-se às mais variadas práticas e expressões católicas do culto privado.
Isso pode ser traduzido pelos atos próprios que a fé nos leva a fazer: o amor, a caridade, a bondade, a misericórdia, a compaixão, a mansidão, a paciência, a afabilidade, a doçura, a humildade, a sinceridade e a simplicidade na vivência da fé, sem esquecer-nos dos valores sagrados que trazemos dentro de nós. É a busca do bem, do belo, do correto, do santo.
Algumas pessoas dizem que isso é uma coisa retrógrada, que não precisa de nada disso, que isso é viver no século passado, que não tem necessidade dessa tal piedade. Mas não podemos nos esquecer que, na verdade, a piedade tem muito a ver com os frutos do Espírito Santo em todos nós que somos batizados (cf. Gl 5,22-23).
E para quem diz que piedade é coisa do passado? Vamos responder com a Bíblia, o livro que nunca envelhece e é sempre atual:
"Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade. ISTO É BOM E AGRADÁVEL DIANTE DE DEUS, NOSSO SALVADOR, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade". (1Tm 2,1-4)
Pessoas de oração, que são verdadeiramente cristãs, que nunca param e querem sempre prosseguir decididamente na graça de Deus (cf. Fl 3,16) mirando o autor e consumador da nossa fé (cf. Hb 12,1) são pessoas que buscam agradar a Deus, deixando-se guiar pelos valores da fé, pois sem a fé é impossível agradar a Deus (cf. Hb 11,6) e isto é piedade.
São Paulo continua, agora dirigindo-se às mulheres:
"Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade". (1Tm 2,9-10)
Parece que, hoje em dia, as mulheres perderam a noção das coisas. Não estão professando piedade alguma. Muitas andam, infelizmente, como loucas e carentes, pois que não sabem o valor que têm, o valor do seus corpos e o quanto a dignidade delas custaram a nosso Senhor Jesus Cristo. Isso vale da mesma forma para os homens, pois alguns hoje precisam ouvir o mesmo conselho com relação ao vestuário e a forma que se apresentam, uma vez que o vestuário masculino está se degradando cada vez mais.
"Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." (1Cor 6,20)
São Pio de Pietrelcina, o maravilhoso sacerdote italiano, único padre estigmatizado da história da Igreja, dizia uma frase que deve ecoar em nossos corações quando formos nos vestir, principalmente para ir à Santa Missa: 'As carnes desnudadas serão queimadas no inferno!' Isso é muito sério!
Há mulheres que vão à Igreja com os seios praticamente a mostra, totalmente expostos para quem quiser ver, causando motivo para que os outros se desatentem no momento da missa, tirando o foco dos que buscam a santidade. O pecado de quem olha recai também sobre essas mulheres que querem chamar atenção ao seu corpo, que está sendo prostituído já no olhar, pois Jesus disse:
"Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher já adulterou com ela em seu coração". (Mt 5,28)
Essa passagem do evangelho é irrelevante à nossa consciência porque, somente pelo olhar de um homem sobre uma mulher em situações como a descrita,  há 90% de chance do ser masculino se excitar no exato momento em que olha (isso será tema de uma postagem sobre relacionamentos que aprofundaremos nesse blog). Sabendo disso, você que é mulher não pode jogar lenha na fogueira, colaborando para que o homem caia em pecado desonesto, como o da masturbação, da fornicação ou do adultério.
Eis a nossa necessidade de viver enraizados no mistério da fé da nossa Igreja, na qual temos a oportunidade de presenciar fisicamente a presença do nosso Senhor Jesus Cristo, sacramento de amor, de vida e de santidade para todos que O desejam. O papa Paulo VI continua professando essa verdade no documento:
"3. Porque, se a Sagrada Liturgia ocupa o primeiro lugar na vida da Igreja, o Mistério Eucarístico é, podemos dizer, o coração e o centro da Sagrada Liturgia, constituindo a fonte de vida que nos purifica e robustece, de modo que já não vivamos para nós mas para Deus, e nos unamos uns com os outros pelo vínculo mais íntimo da caridade".
As cartas papais comprovam, a Igreja é sábia e nos ensina através das pessoas constituídas em dignidade e santidade para nos levar cada vez ao coração de Cristo. Nesse último dia do mês de Junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, não temos frase tão linda como a última transcrita, relacionando o mistério da Santa Missa, tratado como o Mistério Eucarístico, com o Sagrado Coração, dizendo o mistério da fé ser o coração e centro da Igreja (dentro da Liturgia Sagrada). Não sendo só isso, o Mistério Eucarístico também é fonte de vida que nos purifica e robustece. Em palavras claras: nos purifica do pecado pelo sangue de Jesus Cristo, pela comunhão e o vínculo da caridade com os irmãos (cf. 1Jo 1,7) e nos robustece da graça, do poder de Deus, do Espírito Santo. É por isso que São Paulo dobrava os joelhos, como partilhou em sua carta aos Efésios:
"Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior". (Ef 3,16)
Agora, se o Mistério Eucarístico é fonte de vida que nos purifica do pecado e nos robustece do Espírito Santo, não há muito sentido em ficar clamando e pedindo a presença do Espírito Santo após a Santa Missa. Isso é meio que uma imbecilidade! O correto é pedirmos o transbordamento do Espírito, a efusão, a potencialização desse Espírito que já nos preencheu na Missa. Algumas pessoas não tem consciência do mistério que vivem.
Quando participamos da Santa Missa, há um momento, após a consagração do pão e do vinho, em que as espécies consagradas transformam-se no corpo e no sangue de Jesus Cristo, verdadeiramente, e o sacerdote diz: "EIS O MISTÉRIO DA FÉ" Numa das respostas nós dizemos: "Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus".
Maravilhoso mistério que o papa continua nos explicando:
"4. E para que ficasse bem claro o nexo indissolúvel entre a fé e a piedade, os padres do Concílio, confirmando a doutrina sempre defendida e ensinada pela Igreja e definida solenemente pelo Concílio de Trento, julgaram dever iniciar a matéria do Sacrossanto Mistério Eucarístico por esta síntese de verdades: 'O nosso Salvador, na Última Ceia, na noite em que foi traído, instituiu o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue, para perpetuar o Sacrifício da Cruz pelos séculos afora, até à sua vinda, deixando deste modo à Igreja, sua dileta Esposa, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se recebe Cristo, se enche a alma de graça e é dado o penhor da glória futura".
É disso que precisamos para melhor vivermos, melhor nos prepararmos e retermos, significativamente, a presença de Cristo em nós. Precisamos acreditar e viver o que pede a carta Mysterium Fidei para darmos frutos em nossas vidas, no nosso cotidiano, e alcançarmos a graça de sermos transformados em ação de graças constante a Jesus.
Infelizmente, quantos são os homens e mulheres que odeiam o mistério da fé que é celebrado a cada dia!? Não entendem, seja por uma ignorância religiosa (que leva tantos para o inferno), seja por terem aprendido dessa forma desde criança (mas não param para averiguar quanta graça e quanto poder é manifestado na Igreja por causa da Santa Missa), seja por terem conhecido mas se afastaram (e não querem voltar por traumas ou seja lá o que for).
Além dos incrédulos citados, têm aqueles que, conscientes de que a Igreja Católica é a única que celebra esse mistério, a atacam dia e noite, roubam o Corpo de Cristo e cometem profanações, fazem coisas horrendas com o Santo Mistério, pelo qual a Igreja dá a vida e sofre dores de parto, como São Paulo dizia, para que Cristo seja formado em nós (cf. Gl 4,19).
NÓS QUE SOMOS CATÓLICOS E CONHECEMOS, VIVEMOS E CELEBRAMOS O MISTÉRIO DA FÉ, TEMOS QUE DEFENDER, AMAR, GUARDAR E SANTIFICÁ-LO, VISTO QUE PODEREMOS SER JULGADOS PELA FALTA DE ZELO, PELAS PRÁTICAS PIEDOSAS VAZIAS QUE REALIZAMOS APENAS DIANTE DOS HOMENS, QUANDO O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE TUDO O QUE FAZEMOS ESTÁ SENDO REALIZADO DIANTE DE DEUS.
De nada vale fazermos as coisas para os homens e nos esquecermos que os homens não podem fazer nada por nós e só Deus pode nos salvar do inferno. Muitos têm respeito humano e não falam mais essas verdades por medo de serem tachados de fanáticos e de loucos, de atrasados, de quadrados. Contudo, a expressão que Deus usa para classificar os que não têm medo de dizer a verdade do  evangelho é SANTOS BEM-AVENTURADOS!!!.
Diante de tudo o que foi exposto nessa postagem, assuma um compromisso com Deus:
"Meu Senhor e meu Pai, vem em meu auxílio nesse momento. Ajuda-me com tua graça santificante e com teu poder revigorante. Socorre-me na minha miséria e na minha incapacidade. Vem me fortalecer e me fazer um cristão autêntico, que vive e zela pelo mistério da fé que é celebrado na tua Igreja, Pai amado. Dá-me a coragem de testemunhar e de me alegrar cada vez mais à medida que conheço e vivo o teu mistério de amor, que acende em meu coração o fogo do amor e da fé em teu Filho Jesus Cristo.
Jesus querido, pela tua dolorosa paixão, pela tuas cinco chagas, pelo teu sangue derramado na cruz, pelo poder da tua cruz, pelo teu coração aberto e chagado que jorrou sangue e água, pela tua morte e ressurreição, liberta-me de todo respeito humano. Confesso que estou preso, Senhor, não consigo dar passos na fé, não consigo progredir e prosseguir decididamente na tua direção por causa desse respeito humano. Tenho medo de testemunhar as riquezas da Santa Missa, tenho vergonha de afirmar diante das pessoas o Sacrossanto Mistério que vivo e presencio a cada dia em tua Santa Casa. Que teu amor e tua glória me tomem de tal forma nesse momento, Senhor, que todo o meu ser, corpo, alma e espírito, em sintonia, sejam curados e libertos de todo esse mal. Peço, também, a libertação de todo mal que me impede de conhecer e de viver com mais intensidade o mistério do teu corpo e teu sangue, meu Jesus. Enche-me do poder da tua cruz, do fogo que irradia e que é liberado sobre a humanidade pela tua crucificação e me conceda uma total liberdade de Espírito, pois quero deixar-me guiar pelo teu Espírito.
Glorioso e doce Espírito Santo, coloca meu coração em chamas por amor a Cristo, a sua Igreja, ao mistério da fé que é o memorial da paixão, o centro da Igreja, o coração da Liturgia, o que deveria ser cerne da vida de todo católico. Enche o meu coração do conhecimento e da vontade de buscar cada vez mais esse mistério na minha vida, no meu cotidiano, para que eu seja inserido e entronizado no Coração Sagrado do meu Salvador. Eu quero ter um vínculo de comunhão com meus irmãos mais pleno, eu quero sentir e perceber tua ação em plenitude na minha vida, Espírito Santo e, para isso, eu te peço: conduz-me ao mistério de Cristo para que eu seja sempre, e cada vez mais, robustecido do seu poder e da sua graça. Eu me abro, Espírito da verdade, age em minha vida, santifica e purifica meu coração, meus pensamentos. Enche a minha vida de santidade. Eu quero ser santo, mas eu preciso ser parecido com o Senhor Jesus Cristo, por isso Espírito Santo, leva-me às águas profundas da Santa Igreja Católica, incendeia meu amor por Jesus Sacramentado e leva-me a amá-Lo, adorá-Lo, buscá-Lo com intensidade, render toda a glória a esse Deus que se esconde nas espécies eucarísticas, refugiar-me aos seus pés dos sacrários que estão no mundo inteiro, em cada Igreja.
Virgem Santíssima, mãe do Santíssimo Sacramento, a senhora que está presente de forma mística em todas as Santas Missas celebradas na face da Terra, ensina-me e guia-me na caminhada rumo ao céu para que eu busque viver o Céu na Terra, no mistério da Santa Missa, no Sacrifício Sacrossanto Eucarístico de forma pura e santa, pois com a fé do meu coração eu quero agradar o meu Redentor. Ensina-me a fazer da minha vida modelo e exemplo, como a senhora, para a glória do Senhor Jesus Cristo, para que os outros sejam atraídos para seguir Deus, pelo meu testemunho intenso de amor.
Glórias a Ti, Senhor, por tanto amor e bondade. Exaltado sejas Tu, Jesus, porque pela tua misericórdia, no mistério da nossa fé, alimentas a nossa alma e nos enches com todas as bençãos e graças do céu. Exaltado sejas, Espírito Santo, meu advogado precioso, que me defende de mim mesmo, do meu egoísmo e das mentiras que a cada dia sou bombardeado nesse mundo de trevas que não conhece o mistério da fé. Obrigado, mamãe santa, que me ensina a caminhar com teu Filho Glorioso e Ressuscitado. Glórias para sempre ao Senhor. Aleluia. Amém"!
Com a comunidade Shalom, adentremos com amor nesse mistério tremendo da fé junto com a Virgem Maria, glorificando o Senhor e exultado de alegria pois eis o "Paraíso Aberto":  http://www.youtube.com/watch?v=nSHHOVi9f-c
Já que estamos no ano da fé e falando sobre a fé, ainda com a comunidade Shalom, vamos "Viver pela fé": http://www.youtube.com/watch?v=c1xq9CBuwEo
Se o nosso desejo é viver pela fé e agradar a Deus, precisamos fazer isso em todo momento e assumir o propósito com a Comunidade Shalom, de fazer isso "A cada respiro meu": http://www.youtube.com/watch?v=2ti3HwhEWec
Encerramos a postagem, com mais um parágrafo dessa maravilhosa Carta Encíclica "Mysterium Fidei" do papa Paulo VI que todos deveriam ler até o fim (basta procurar no Google que você terá o documento completo). Que esse parágrafo queime seu coração e gere um desejo ardente de buscar a Cristo no mistério da fé:
"15. Primeiro que tudo, queremos recordar uma verdade, que muito bem conheceis e é absolutamente necessário no combate a qualquer veneno de racionalismo. Verdade, que muitos mártires selaram com o próprio sangue, e célebres Padre e Doutores da Igreja professaram e ensinaram constantemente. É a seguinte: a Eucaristia é um Mistério altíssimo, é, propriamente, o Mistério da Fé, como se exprime a Sagrada Liturgia: 'Nele só, estão concentradas, com singular riqueza e variedade de milagres, todas as realidades sobrenaturais', como muito bem diz o nosso predecessor Leão XIII de feliz memória".

Que Deus nos abençoe e abra os olhos do nosso coração para buscarmos com intensidade a Cristo no mistério da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...