segunda-feira

Conhecendo Maria Santíssima

Salve Maria amados de Deus! Que Deus cubra sua vida de graça e de bençãos e que Maria passe a frente de todos seus problemas para que tudo se resolva pela graça de Deus, amém? Iniciemos ouvindo a música de Adriana Arydes "Colo de Mãe" que vai nos ajudar a nos entregar a Virgem Santíssima: https://www.youtube.com/watch?v=jOcMtwS1HEg
Hoje vamos a mil por hora nesta incrível postagem que nos fará conhecer um pouco mais dessa incrível e grandiosa Mãe! Vamos nos aprofundar na vida e história de Nossa Senhora desde o A.T. ao N.T. Vamos mergulhar!
Depois de muita leitura e pesquisas tenho a graça de compartilhar nessa postagem tudo o que aprendi, portanto bebam da graça amados! Lembramos aqui que não adoramos Nossa Senhora (Adoração é devida somente a Deus conforme o 1° Mandamento da Lei de Deus: Adorar a Deus sobre todas as coisas), o que lhe rendemos é a veneração (que aprofundaremos em outras postagens) a qual damos o nome de Hiperdulia.

Iniciemos nossa postagem com essa bela frase do Padre Fáber (por volta de 1915):
"Nossa Senhora não é bastante conhecida não é conhecida nem pela metade do que deveria ser: um dia a de vir em que o mundo a conhecerá muito mais, e esse tempo será marcado pela mais bela reunião de santos que jamais brilharam no seio da igreja".
''Os que me fizerem conhecer terão a vida eterna. (Ecle 24,31)  
Muitos de nós, a população mundial em geral, desconhecem Nossa Senhora por falta de conhecimento e busca da história da mesma. Então vamos esclarecer muitas perguntas nesta postagem: Quem foi Maria antes do nascimento de Jesus?  Como foi a anunciação do anjo a Maria? Para que Maria visitou sua prima Santa Isabel? 
Como todos devem saber Maria Santíssima é a mãe de Jesus Cristo nosso Senhor e Redentor! Mas não basta apenas considerar o tempo que Maria passou sobre a terra. Vamos retomar desde os séculos primórdios antes de seu nascimento para entendermos os desígnios e as graças que Deus reservou para essa mulher maravilhosa!
Maria foi amada como filha por Deus pai, amada como mãe por Deus Filho e como esposa por Deus Espírito antes mesmo de Jesus ter nascido. Ela já estava nos planos de Deus desde o inicio da criação! Oh, quão sublime é Maria, e quanta graça encontrou em Deus nosso Pai.
Deus, na sua imensidão, tinha com certeza muitas outras formas de trazer a redenção aos homens! Poderia ele fazer como Adão e Eva, fazer surgir Jesus já adulto do nada, etc.. Entre todas as formas possíveis, Ele preferiu utilizar da divina maternidade de Maria.
Maria é então escolhida por Deus todo poderoso, é eleita entre milhões de mulheres para ser mãe do Verbo Encarnado, mãe de Deus Filho! Assumindo assim uma maternidade divina que só coube a ela, especialmente a ela!
Isso foi profetizado muito antes dela ter nascido como podemos ver no livro de Gênesis 3,15. Deus se dirige a serpente que tinha tentado e seduzido a mãe do gênero humano: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua raça e a tua, e ela esmagar-te-á  a cabeça".
Salomão já afirmava no livro do Cântico dos cânticos
"Quem é aquela que vem como aurora, bela como a lua, brilhante como o Sol e terrível como um exercito em ordem de batalha!" (Ct 6, 9 )
E o profeta Isaías afirmou esse oráculo a respeito do nascimento de Cristo, que passava pela Virgem:
"Uma Virgem conceberá e dará a luz um filho que será chamado Emanuel". (Is 7,14) 
Maria realmente foi eleita, escolhida desde o inicio para remediar, para apagar a culpa de Eva e assim reconciliar o céu com a terra e libertar o gênero Humano!
Maria pertencia a nação judaica, que foi escolhida por Deus para conservar sobre a terra o depósito da verdadeira religião e dar ao mundo o Salvador! Seu pai chamava-se Joaquim e sua mãe Ana, ambos da tribo de Judá e descendentes de Davi. Viviam na humildade e pobreza e ambos moravam em Jerusalém.
Os pais já velhos não podiam ter mais filhos por causa da idade mas como nada é impossível para Deus, conceberam a Maria, e a mesma, por graça divina e privilégio foi concebida sem a mácula do pecado original! 
O nome de Maria veio de ordens diretas do Céu para seus pais, sabendo Deus o valor deste nome e como era importante dá-lo a Maria. Maria significa Estrela do mar , Senhora, Soberana, luz brilhante, Oceano de Amargura segundo São Jeronimo. 
Desde sua infância Maria não passou um só instante sem oferecer tudo que tinha e tudo que fazia ao Deus todo poderoso! Por isso a apresentação de Maria no templo de Jerusalém por seus pais foi uma oferta pública a Deus.
Aqui chegamos no momento da ANUNCIAÇÃO!!!
Anunciação é o fato que aconteceu no dia em que o Arcanjo Gabriel desceu do alto dos céus e declarou a Maria que seria a Mãe de Deus! O próprio filho do Deus se encarnaria com corpo e alma, onde a natureza divina e humana se uniriam na pessoa do Verbo. Mas parando para pensar: Deus em sua infinidade e grandeza não precisava do consentimento de sua criatura para fazer que se concretizassem seus planos, mas ele O quis assim. Por que? 
Segundo São Pedro Damião:
"Foi para nos dar a entender que a salvação dos homens depende em grande parte desta puríssima Virgem".
Santo Tomás de Aquino ainda acrescenta:
"Procedendo assim Deus quis que Maria concebesse o Verbo no seu espírito antes de concebe-lo no seu seio virginal e também para que Maria pudesse ensinar-nos este grande mistério, tornando-se, em face da Igreja, testemunha irrecusável! Enfim, observar, nessa ocasião, a ordem habitual de sua providência, que é tratar com o maior respeito a liberdade das criaturas racionais".
Deus utilizou de um anjo para isso porque os mesmos manifestam sua vontade aos homens, às criaturas do próprio Deus.
Descrevemos abaixo a anunciação inteira para que possam ler por completo, segundo o Evangelho de São Lucas (1,26-38).
"O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da família de Davi. E o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo, disse: Ave cheia de graças: O Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres. E ouvindo-o ela assustou-se com essas palavras, sem atinar qual seria o motivo de tal saudação. Então, disse-lhe o anjo: Não temas, Maria, porque achaste graça na presença de Deus: conceberás em teu seio, e darás a luz um Filho a quem chamarás Jesus. Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o Trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e seu reino não terá fim. Disse então Maria ao anjo: Como a de ser isto, se não conheço homem algum? Respondeu o anjo: Sobre ti virá o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, e por isso também o Santo que de ti a de nascer será chamado filho de Deus (Emanuel). Isabel, tua prima, também concebeu na sua velhice e já este é o sexto mês de gravidez daquela que é chamada estéril: porque nada é impossível a Deus. Então disse Maria: Eis aqui a escrava do Senhor: Cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo desapareceu". (Lc 1,26-38)
Nesse momento se inicia a encarnação, o primeiro dia, a primeira semana, o primeiro mês dos 9 que viriam até o nascimento de nosso Senhor, o Filho de Deus que se fez homem sendo 100% Deus e 100% Homem. Aleluia! Nossa Salvação estava se concretizando amados.
Maria, na sua infinita humildade já a representa nesta mesma anunciação com a perturbação que sentiu na ocasião de lhe serem dirigidos tais louvores. Em seguida, reconheceu-se como serva de Deus, ao mesmo momento que era escolhida para ser mãe de Deus.
Adentremos agora na visitação da Mãe de Deus a Santa Isabel, que, como disse o anjo, era estéril, havia concebido um filho e já estava no sexto mês de gravidez.
Imaginem comigo, como não ficou o coração e os pensamentos de Maria apos a visita do Arcanjo a ela? Amados, quanta alegria e jubilo deve ter sentido Maria! Eleita, escolhida entre milhões, achou graça diante de Deus! Deus na sua imensidão pede permissão a mesma para poder conceber de seu filho, quão admirável é Maria, após a visitação Maria segue por inspiração do Espirito Santo a casa de Santa Isabel sua prima já idosa, para vê-la e cumprimenta-la pelo favor que Deus havia feito a ela dando lhe um filho mesmo na velhice ( São João Batista).Logo que chega em Hebron cidade onde sua prima morava é saudada por Isabel que diz:
''Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre! (Primeira parte, da oração Ave Maria ). Que honra para mim que a Mãe de meu Senhor se digne visitar-me!"
Diz isso pois assim que Maria chega em sua casa seu filho dentro de seu ventre se estremesse no Espirito Santo! Neste exato momento Maria recita e canta o Magnificat que até hoje é cantado e rezado na igreja, também ouçamos com grande amor tal oração e declaração de Maria a Deus: https://www.youtube.com/watch?v=YoxyNgl66uU
''Minha alma engrandece e glorifica ao Senhor, meu espirito se transporta em santa alegria  ao considerar a bondade de Deus meu Salvador porque lançou-as vistas sobre sua humilde escrava, por isso, todas as gerações celebrarão minha felicidade. Grandes maravilhas operou em mim o Onipotente, cujo nome é infinitamente Santo cuja misericórdia se estende, de geração em geração, em todos os que o temem. Assim ostenta, quando quer, o poder infinito do seu braço:transtorna os desígnios dos soberbos. Derriba os poderosos de seu trono, e exalta os humildes. Enche de bens aos necessitados e aos ricos deixa vazios. Decretou exaltar a Israel seu povo, lembrado de sua misericórdia. Para cumprir a promessa que fez a nossos Paes, a Abraão e todos seus descendentes."
Assim Maria da mais uma prova de sua imensa Humildade e caridade para com sua prima, fica com sua prima por volta de mais uns 3 meses, para  ver e ajudar no nascimento do filho de Santa Isabel e apos isto retorna a Nazareth que não era perto, no em tando Maria sofre e passa por muitas coisas até chegar a sua casa, mais como dizia Santo Ambrósio:
'' A caridade não conhece nem descanso nem demora'' 
Assim Maria volta para sua humilde casa em Nazareth mais se vê obrigada a ir a Belém por decreto do rei na época para que toda criança seja registrada no pais ou cidade no qual os pais eram originários por serem de Belém foram para lá, por falta de dinheiro e pela pobreza que se encontravam, não tinham dinheiro para hospedagens assim tendo que recorrer para uma gruta, onde ira nascer o Senhor dos Senhores, nosso amado e Adorado Jesus! 
Antes de finalizar possamos ouvir tão bela música nos alegrando na presença de Maria da Comunidade Shalom - Porta do Céu: https://www.youtube.com/watch?v=pOHxy9Wykag
Ficamos enaltecidos com tão linda História de Nossa Mãe Santíssima! Não amamos oque não conhecemos, então conhecendo tão grandiosa Mãe poderemos assim poder começar ama-la, damos entrada hoje neste tema CoNhEceNdO MaRiA sAnTiSsiMa que continuará no Sábado que vem com: O nascimento de Jesus como foi ?  Como foi a apresentação de Jesus ao templo? Como foi a fuga da Família de Nazareth ao Egito ? Que nossa Mãe Santíssima, possa passar a frente de todos nossos passos, que ela venha abençoar e fazer que nossos dias sejam repletos de alegria, e como São João Batista, possamos estar cheios do Espirito com sua presença em nossos seres! Salve Maria.. 

Um comentário:

  1. Que conhecendo a Virgem Maria progridamos sempre nos caminhos do nosso Senhor Jesus e que ela nos leve cada vez mais na direção correta em que o Espírito Santo nos impulsiona... ALELUIA!

    ResponderExcluir

Indo nessa direção...