sábado

A importância do namoro na vocação matrimonial

Quando falamos em vocação, a maioria das pessoas faz uma conexão com a Igreja Católica e tão logo com a vocação sacerdotal (aqueles que tem esse chamado sobrenatural de ser outro Cristo em sua alma, ou como a Igreja chama "Persona Christi", que aprofundaremos em outras postagens) ou ao menos à vocação religiosa, de freiras, irmãos e irmãs consagrados a Deus. Mas pouco se associa à vocação matrimonial.
Um dos motivos talvez seja uma certa secularização do sacramento matrimonial, do matrimônio ou ao menos do casamento, que foi estipulado por Deus para ser entre um homem e uma mulher. Mas hoje vamos refletir sobre o namoro, que é uma etapa antes do matrimônio. O fruto de um namoro que deu certo é o matrimônio - e nele a importante tarefa da formação da célula básica para o funcionamento de toda sociedade, que são as famílias e o futuro do mundo.
Muito pouco ou nada hoje se ensina a respeito dessa fase que antecede a vocação matrimonial que é o namoro. Muitas pessoas, por falta de instrução (e também por falta de busca) caem na mentalidade errônea de que se não têm vocação para serem sacerdotes/freiras ou religiosos/religiosas devem se casar com alguém e constituir uma família. E é claro que há também aqueles que querem fugir do chamado de Deus (tema que exploraremos em outras postagens) se escondendo atrás do marido ou mulher.
QUEM DISSE QUE NÃO PRECISAMOS DE UM CHAMADO DE DEUS PARA PODER CONSTITUIR UMA FAMÍLIA? MUITOS PENSAM QUE BASTA TER OUTRA PESSOA E PRONTO! ESQUECEM DA CONVERSÃO, DA BUSCA DE DEUS, DA VIDA ESPIRITUAL, DA SALVAÇÃO DAS ALMAS, DOS COMPROMISSOS ASSUMIDOS NO BATISMO, DA PREPARAÇÃO PARA CONSTITUIR UMA FAMÍLIA, ETC.
Se há um caos hoje em dia, uma crise enorme nas famílias - uma confusão total no que é certo ou errado, na falta de educação das crianças, na falta de orientação religiosa, na falta de suporte e apoio, no abandono dos filhos aos caprichos do mundo, tudo isso e muito mais deve-se em grande parte por culpa de pessoas que não tinham chamado para constituir uma família; ou que não entenderam ainda.
O padre Léo dizia : "No grande plano da Nova Era, a FAMÍLIA e a RELIGIÃO são os grandes maiores obstáculos porque família é raiz afetiva e religião é raiz espiritual". Não podemos desconsiderar os ataques do demônio e do inferno inteiro contra a família; mas uma família que foi formada por um chamado de Deus vai dar estrutura e gerar consciência a todos os membros que nossos três inimigos são o mundo, o pecado e o demônio (acesse as postagem sobre batalha espiritual clicando aqui).
Tudo o que Deus faz passa antes por uma preparação (acesse as postagens sobre preparação clicando aqui), e como o Sacramento do Matrimônio foi feito por Deus e é a única benção que não foi abolida nem com o pecado original e nem com o dilúvio (ela sobreviveu desde a criação do mundo e vai perdurar até o fim dos tempos) ela precisa de uma preparação. Essa preparação se chama namoro.
Portanto, dedicamos essa postagem para todos os namorados e namoradas, para aqueles que estão solteiros, para aqueles que estão discernindo sua vocação, para os noivos e noivas, para aqueles que já se uniram pelo maravilhoso sacramento do matrimônio e também para os sacerdotes e formadores, para que ensinem e deem instrução sobre a importância de viver o namoro corretamente, de acordo com os planos de Deus!
Desejo que Deus te abençoe e que você faça um bom aproveitamento desse conteúdo que Deus inspira aos seus servos e hoje traz diante dos seus olhos. Caso seja útil e edifique a sua vida, converse com seus amigos, divulgue esse blog, evangelize também. Talvez você não tenha o dom de escrever ou de expor as verdades da fé da forma como expomos aqui, mas você pode compartilhar o endereço do blog em suas redes sociais, pode ajudar a divulgar e orientar pessoas a acessá-lo.
O papa Paulo VI dizia: 'Aquele que ajuda na obra de evangelização tem os mesmos méritos do evangelizador'. E o papa Leão Magno dizia: 'É por meio do homem que o homem deve conhecer o caminho da salvação'. Fale para mais pessoas seguirem conosco e assumir isso para suas vidas: #vounessadirecao.
Você pode se perguntar se deve ou não namorar. Essa é uma questão muito pessoal. Mas alguns fatores podem ser levados em questão:
- Você tem dúvidas sobre sua vocação? A primeira e mais importante coisa a fazer é rezar (leia mais sobre oração clicando aqui) e pedir a Deus que te direcione no caminho certo, mas sem tomar decisões precipitadas ou tarde demais. Como saber a hora certa de agir e entrar num seminário/convento/congregação ou namorar para saber se é a pessoa certa, etc? As Sagradas Escrituras nos dão um aparato maravilhoso:
"Os homens maus não compreendem o que é justo; os que buscam o Senhor tudo entendem". (Pv 28,5)
Se você for uma pessoa de Deus, que realmente busca o Senhor, o conhecimento e a sabedoria que vem dele repousará sobre ti de uma forma simples e natural, mas aos olhos de quem é mundano e vive no pecado, vai parecer uma coisa sobrenatural. O Espírito Santo, de quem você é templo (cf. 1Cor 3,16; 6,19) vai te conduzir no caminho certo (leia mais sobre o Espírito Santo clicando aqui):
"Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito". (Gl 5,25)
- Você pensa que deve namorar e se casar com alguém somente porque não consegue rezar o terço/rosário, participar da missa, viver uma vida de santidade? Nesse caso talvez não seja um problema na vocação mas um problema de conversão. O fato é que sendo sacerdote ou não você precisa ter uma vida de oração, buscar a santidade e como católico a participação na Santa Missa (que você pode se aprofundar clicando aqui) e a recitação do Santo Rosário (que você pode aprender a recitar lendo a postagem relacionada, clicando aqui) são as duas orações mais poderosas que existem.
Caso você esteja nesse dilema, sugerimos a participação em um Grupo de Oração da RCC, a busca de canais de evangelização como a Canção Nova, a busca por materiais que te ajudem como livros espirituais, sites e blogs de evangelização; enfim, fazer alguma coisa que te ajude no processo de conversão. Sozinho ninguém consegue fazer muita coisa, por isso busque ajuda.
"Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á". (Mt 7,7-8)
Deus está de braços abertos para te acolher e ensinar, porque ele corrige quem ama (cf. Hb 12,6). Você só precisa aproveitar:
"Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto. Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente". (Is 55,6-7)
Se você buscar a Deus com todas as suas forças, com certeza vai encontrar refúgio, auxílio e graça oportuna:
"Então procurarás o Senhor, teu Deus, e o encontrarás, contanto que o busques de todo o teu coração e de toda a tua alma". (Dt 4,29)
Aproveite o tempo oportuno da graça que é hoje. Veja como São Paulo nos exorta... Se buscamos ao Senhor de todo coração e com toda a alma, ele se deixar encontrar e sua graça é derramada poderosamente sobre nós:
"Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação". (2Cor 6,1-2)
- Você já passou por uma fase de discernimento e acha ou tem certeza que sua vocação é o matrimônio. Agora com quem vai namorar? É claro que Deus faz todas as coisas boas e perfeitas. Quando fez o ser humano, ele viu que o homem se sentia solitário e disse que não era bom que ele ficasse sozinho. Por isso Deus criou a mulher que é carne da sua carne e osso dos seus ossos, para ser sua companheira adequada (cf. Gn 2,18.21-23).
Da mesma forma, como diz o ditado que cada panela tem a tampa certa, Deus fez uma pessoa para você, se realmente essa for sua vocação... Talvez ela não vai ser tudo o que você esperava ou pedia, mas pode ter certeza que será a pessoa que vai te completar, te fazer feliz e vai ser o que você mais precisava. A companhia adequada!
Um dos erros que muitas pessoas cometem é ficar desesperados atrás de namorado/namorada e aceitar o primeiro ou a primeira que surgir na frente. Muitos não rezam para conhecer seu futuro/futura esposo/esposa; quando se conhecem não rezam juntos, não vão pra Igreja juntos; não planejam um futuro juntos.
Na realidade muitos jovens estão tão perdidos, tão alucinados pelo mundo, tão entorpecidos pelos passa-tempos da mídia, tão iludidos com as mentiras que o demônio colocou em suas mentes como se fossem verdade, tão ansiosos e tão contaminados pelos namoros que veem na televisão, em filmes e revistas; que não conseguem namorar de acordo com os planos de Deus.
QUANTOS SÃO AQUELES QUE VÃO PRA IGREJA SÓ PARA ARRANJAR UMA NAMORADA E DEPOIS SOMEM?! QUANTOS SÃO OS QUE COMEÇAM A NAMORAR SÓ PARA PODER TER RELAÇÕES SEXUAIS OU TIRAR A VIRGINDADE DE TAL MENINA?! QUANTOS SÃO OS QUE ACHAM QUE NAMORO JÁ É MATRIMÔNIO E VIVEM COMO SE FOSSEM CASADOS?! NÃO!!! ESTÁ TUDO ERRADO!
Deus fez e dispôs todas as coisas de forma perfeita para que fossem vividas no tempo certo. Não sei se você sabe, mas o demônio também sugere coisas boas, mas na hora errada e do jeito errado (acesse esse tema clicando aqui). O namoro é um dos tempos bonitos que preparam a união de duas pessoas que se darão totalmente a outra para serem realizados e plenamente felizes. Quem vive as coisas próprias do matrimônio fora do tempo, uma hora ou outra vai se frustrar (em outras postagens exploraremos a fundo esse tema).
"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz". (Ecle 3,1-8)
Então, o que é namorar? E namoro é tempo do que?
Namorar é ter a oportunidade de entrar na vida de uma pessoa para descobrir a fundo quem ela é, e assim perceber, através da razão e da fé, se é ela mesmo, se é com ela que você quer passar o resto da sua vida, quer construir sua história e seu futuro ao lado dela. Namorar é conviver, passar seu tempo com alguém e ter a certeza de que você quer ser um só coração e uma só alma com ela, para fazê-la feliz, pois é para isso que você vai se casar com ela.
O casamento é um namoro que deu certo; assim nos ensina o professor Felipe Aquino. E para o namoro dar certo é preciso que as duas partes estejam em comunhão e em pleno acordo, com os mesmos propósitos, intenções e projetos; ou ao menos compartilhá-los e se propor a vivê-los juntos.
Para nossa reflexão vamos desconsiderar os namoros que acontecem fora da Igreja pois sabemos que não tem propósitos, não tem a presença de Deus, não tem alicerce, não tem compromisso e na maioria das vezes são interesseiros; sempre uma das partes quer tirar um benefício do outro. Todo relacionamento que funciona dessa forma está fadado a ferir profundamente e deixar marcas para toda a vida.
Portanto, vamos pensar um pouco nos relacionamentos que acontecem dentro da Igreja. Um rapaz que busca a Deus com sinceridade de coração e busca viver o que Deus tem para ele. Num determinado momento ele conhece e se interessa por uma moça.
Acontece que ela não tem os mesmos propósitos de castidade que ele tem, pois ela pensa em perder a virgindade tão logo que tenha um namorado; ou seja o caso contrário que é o mais comum. Por mais bons propósitos que essa pessoa tenha, nunca vai conseguir permanecer com Deus e com quem não tem esse propósito; vai ter que romper o relacionamento com uma das partes. Nunca vai dar certo se partir de apenas um lado, é necessário que seja comum e importante para os dois!
O namoro é tempo de conhecer a alma da pessoa; é tempo de conhecer as coisas mais profundas que existem em seu coração, os anseios, os sonhos, as vontades, os desejos; é tempo de descobrir sua família, sua história, seus gostos, seus valores, sua vida espiritual, compartilhar as mesmas lutas e lutar pelos mesmos propósitos juntos.
Tantos ficam presos no corpo, no sexo, na aparência, nas coisas exteriores e perdem tanto tempo com o que é externo, que não conhecem realmente a pessoa com quem estão juntos. Muitos estão juntos a mais de um ano, dois, cinco anos e não sabem o que outro mais gosta de fazer pois nunca perguntou ou nunca fizeram juntos. Detalhes pequenos podem fazer uma grande diferença num relacionamento.
Muitos ou quase todos (dentro ou fora da Igreja) que namoram começam a ter relações sexuais antes do casamento, pensando que vão se casar mesmo ou que precisam saber como o outro é na cama, mas isso não deixa de ser pecado. É por isso que um santo doutor da Igreja dizia que 90% das pessoas que estão no inferno estão lá só por causa de pecados impuros (masturbação, fornicação, adultério e homossexualismo).
Mesmo que quase todos ou todo mundo esteja fazendo a mesma coisa, não somos todo mundo e não temos a permissão de cair em pecado. Não sei se você sabe, mas o sexo vivido fora do matrimônio é pecado mortal, e se você morrer em pecado mortal, tendo consciência disso, vai direto para o inferno (acesse as postagens sobre pecado clicando aqui). Ninguém tem licença para poder pecar:
"Ele não deu ordem a ninguém para fazer o mal, e a ninguém deu licença para pecar; pois não deseja uma multidão de filhos infiéis e inúteis". (Eclo 15,21-22)
Cada um vai ter que prestar contas no dia do julgamento final (tema que vamos aprofundar em outras postagens) por seus pecados diante do trono de Deus, respondendo por cada pensamento, palavra e atitude que teve (cf. Ap 20,11-12).
Veja o que São João nos transmite no seu Evangelho; são palavras que saíram da boca do próprio Jesus:
"Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo". (Jo 8,34)
TODO AQUELE QUE SE ENTREGA AO PECADO TORNA-SE ESCRAVO DO PECADO! SE VOCÊ ESTÁ NAMORANDO ENTRE EM ACORDO COM ESSA PESSOA PARA ABANDONAREM O PECADO, POIS DEUS DÁ FORÇAS PARA VENCÊ-LO. NADA É IMPOSSÍVEL AO QUE CRÊ E SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR.
SE VOCÊ NÃO ESTÁ NAMORANDO OU ESTÁ PRETENDENDO COMEÇAR A NAMORAR ALGUÉM, DEIXE ESSA QUESTÃO BEM CLARA: VOCÊ SÓ VAI INICIAR UM NAMORO SE FOR SANTO, SE FOR PARA BUSCAREM A SANTIDADE JUNTOS!
Para que começar a namorar para se afastar de Deus, dos seus propósitos, daquilo que o Senhor já tinha preparado para você? Uma coisa é séria e verdadeira mas vai soar engraçado quando você ler: desde a época de Adão (todo o Antigo Testamento) até hoje em dia a mulher é causa de queda e motivo de afastamento do Senhor para muitos homens de Deus.
Adão, Sansão, Davi, Salomão, entre outros, se afastaram de Deus, tiraram os olhos do que o próprio Deus tinha lhes revelado, iludidos por mulheres que foram instrumentos do demônio em suas vidas. O livro dos Provérbios, Eclesiástico e Sabedoria citam vários exemplos de mulheres que arruínam a vida e outras que edificam (assim como outros livros da Bíblia).
Vamos citar apenas um exemplo e deixar que você mesmo encontre os outros (isso serve para os homens, para entender como a Bíblia vê a mulher certa e para as mulheres analisarem e escolher quem elas querem ser):
"A senhora Sabedoria (mulher sábia) edifica sua casa; a senhora Loucura destrói a sua com as próprias mãos. Quem caminha direito tem o Senhor; o que anda desviado o despreza". (Pv 14,1-2)
Não conhecemos muitos exemplos de mulheres que se desviaram de Deus por causa de um homem, talvez porque a mulher que está firme em Deus tem uma certa vantagem sobre o homem porque geralmente seu coração firme em Deus é mais difícil de se abalar do que o homem. Isso não é uma regra, mas também é uma coisa importante e interessante para descobrir e compartilhar no namoro.
Um homem que vive em Deus, quer ter um namoro em Deus e começa a namorar uma mulher com os mesmos propósitos tem muita experiência para compartilhar, da mesma forma que a mulher. Caso não tenham muita coisa para compartilhar, podem começar a ter experiências com Deus juntos. Nada melhor do que viver um namoro em Deus.
O SEU MATRIMÔNIO SERÁ REFLEXO, FRUTO E RESULTADO DA QUALIDADE E DA FORMA COMO VOCÊ VIVEU NO TEMPO DO SEU NAMORO! SE VOCÊ CRÊ QUE DEUS TE FEZ PARA A VOCAÇÃO MATRIMONIAL, TEM CONSCIÊNCIA DE UM CHAMADO PARA CONSTITUIR FAMÍLIA, SERÁ RESPONSÁVEL COMO PAI/MÃE, NÃO IRÁ FICAR VIVENDO O NAMORO DE QUALQUER JEITO.
Se você está com a pessoa certa, vivendo um namoro santo, na presença de Deus, buscando viver os mandamentos do Senhor, respeitando o tempo certo para as coisas acontecerem (mesmo indo contra a razão e deixando-se conduzir pela fé, mesmo sem entender - no caso da sexualidade, por exemplo), tem a benção de Deus e é muito fácil começar; mas será muito difícil permanecer fiel assim. Muitos de nós começamos no espírito e acabamos na carne (cf. Gl 3,3).
A regra geral que queremos frisar aqui é que nós que somos de Deus precisamos nos esforçar muito, rezar e encher o céu de tantas orações para que o Senhor abençoe nosso futuro/futura esposo/esposa, nos dando a graça de conhecer a pessoa certa e santificando nosso namoro para que frutifique um matrimônio como Deus preparou para nós.
Algumas pessoas em pouco tempo conhecem aquele/aquela que será seu/sua esposo/esposa, namoram e já se casam. Outros demoram um bom tempo, namorando apenas uma pessoa ou várias e se casam depois de bastante tempo. Cada um tem um tempo, uma forma e suas experiências. O motivo de alguns demorarem mais e outros menos é um mistério de Deus. Isso não é tão importante como estar com a pessoa certa.
Portanto não fique desesperado pois aquele ou aquela que Deus preparou para você vai chegar na hora certa. Viva em Deus! Aproveite bem o tempo que você estiver sozinho para trabalhar para Deus, gastar seu tempo com as coisas do Senhor, trabalhar para ele, viver na Igreja, ler a Bíblia, rezar muito.
Quando começar a namorar continue sua vida espiritual, rezando com essa pessoa, unindo seu sonho de construir uma família em Deus e reparar talvez a história da sua família, vivendo na santidade, na fidelidade, no amor, nos mandamentos de Deus e da Igreja o resto da sua vida. Saiba separar o importante tempo do namoro mas não deixe Deus ficar de fora do seu namoro.
Talvez não dará certo com um ou com outro. Melhor terminar o namoro do que querer forças as coisas. Se vocês não conseguem viver um namoro santo terminem mas não se afastem da presença de Deus. Se seu namorado ou sua namorada te faz afastar de Deus, termine esse namoro porque não foi Deus que colocou essa pessoa na sua vida.
É MUITO IMPORTANTE MANTER OS OLHOS FIXOS EM DEUS NA ÉPOCA DO NAMORO POIS VOCÊ NÃO ESTÁ BRINCANDO OU PASSANDO TEMPO MAS ESTÁ CONSTRUINDO SUA VIDA, ESTÁ PREPARANDO SEU FUTURO. TENHA CONSCIÊNCIA DE QUE SUA FELICIDADE AMANHÃ PODE DEPENDER DO NAMORO CERTO QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO HOJE.
Vamos rezar e pedir a Deus a graça de tomarmos consciência dessas poucas áreas que exploramos e que pela ação do Espírito Santo sejamos iluminados para tomar as atitudes certas: cortar e podar onde for preciso e viver todos em Deus.
"Amado Pai, no nome poderoso de Jesus Cristo quero te pedir agora que venha derramar sobre mim o poder, o fogo, a unção, a graça do teu Espírito Santo. Que teu Espírito venha revelar o que está em mim e me dar a graça de me abandonar totalmente à tua ação agora Senhor. Quero me abrir para sentir o teu amor.
Espírito Santo, auxiliador e consolador, quero te pedir perdão pelas vezes que me deixei conduzir pela minha carne, pelos meus desejos desenfreados, pelo desejo irracional que o pecado deixou em mim e me afastei de ti. Confesso que senti uma coisa estranha um impulso, um incômodo, uma coisa estranha em meu corpo, que na hora não percebi que era o Senhor me avisando a não fazer aquilo que eu estava planejando, a não falar aquilo, a não pensar daquela forma, mas eu fiz. Tende compaixão de mim que sou tão fraco, inconstante, pobre, pecador. Mas me humilho diante de ti reconhecendo minha fraqueza e pedindo a tua força.
Eu não quero mais viver em pecado. Liberta-me de toda prática e vício de masturbação. Quero só o teu Espírito agindo em minha daqui em diante. Rompo com toda ação maligna de espíritos que me prendem em pecado. Quero romper e renunciar no poder do nome de Jesus também a todo espírito de pornografia, de homossexualismo, de fornicação, de promiscuidade e de impureza. Quebra todo mal em mim. Purifica com teu sangue tudo o que o pecado deixou Senhor por eu não saber namorar em santidade.
Vem me libertar de todo mal que eu cometi. Vem restaurar a força que eu perdi quando me deixei conduzir pelo desejo e não fiz minha vontade. Vi que fui ficando fraco e hoje não consigo mais resistir Senhor. Comecei vivendo a sexualidade com minha namorada, mas não deu certo e hoje não consigo mais ser fiel no namoro. Percebo que muitas vezes repito a história do meu pai ou da minha mãe. Mas não quero mais isso Senhor! Não! Eu não nasci para ser escravo do pecado ou para continuar repetindo os erros dos meus antepassados. 
Corto agora pelo poder da cruz de Cristo, pelas chagas de Jesus, pelo sangue derramado no madeiro, pela intercessão da Virgem Maria que esmagou a cabeça da serpente e pela intercessão do grande arcanjo São Miguel com os anjos e santos todo jugo hereditário de vivência errada da sexualidade, de prostituição, de indignidade, de me tratar ou tratar os outros como objeto. Cura-me e tira de mim todo esse peso espiritual negativo Senhor. No poder do teu nome proclamo que já sou vencedor.
Vem me santificar e restaurar a ideia que tenho do namoro Espírito Santo. Vem me dar a graça de acreditar na pureza, que as coisas podem ser diferentes a partir de hoje. Vem me preparar e preparar meu futuro/minha futura namorado/namorada para nos unirmos e continuarmos na tua presença.
Quero assumir um propósito contigo agora de não me afastar de ti por causa de pessoa nenhuma Senhor! Ponho um basta na minha história. Independente do que acontecer daqui em diante sou uma pessoa de Deus para o que der e vier. Quero ser todo teu Senhor. Leva-me para a vocação correta que o Senhor preparou desde antes do meu nascimento. Se for para eu ser religioso, sacerdote, freira ou me casar eu aceito de bom grado e de coração aberto. Que seja feita a tua vontade em minha vida. Aleluia!
Liberta-me Senhor dos relacionamentos passados que ainda me prendem ao pecado, que me mantém cativo e afastado da tua presença. Vem curar meu coração e o coração dessa pessoa que namorei. Restaura e derrama a tua graça para que fique tudo bem entre nós e sigamos nosso caminho. Ajuda-me a viver um namoro santo. Não quero mais saber de pecado, de viver o namoro de qualquer jeito, não quero deixar o Senhor de fora mais. 

Ajuda-me nesse relacionamento que estou hoje a ser melhor do que tenho sido. Ajuda-me a ser um bom namorado, uma boa namorada, a ser uma pessoa que seja exemplo e dê testemunho aos outros que é possível ser jovem, ser de Deus e namorar em Deus. Tomo posse da graça que o Senhor derrama hoje sobre o meu namoro para continuar na tua presença e ser ainda mais do que tenho sido, para que meu namorado, minha namorada, experimente o céu na terra no nosso namoro; que continuará a ser o céu na terra no nosso matrimônio. Amém!
Glórias ao teu nome Senhor por me escolher para essa maravilhosa vocação do matrimônio, por me dar a graça de estar namorando essa pessoa (diga o nome do seu namorado ou namorada ao Senhor), de tê-la conhecido e que se for da tua vontade, prepara-nos para constituir uma família cheia da tua benção.
Dou-te graças por eu estar sozinho e esperando na tua providência, pois o Senhor já tem a pessoa certa para mim e na hora certa vai me dar a graça de conhecê-la. Seja louvado porque tudo o que o Senhor faz é bom, perfeito e maravilhoso. Te louvo Senhor por me dar a graça de ser teu. Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!"
Deixe essa maravilhosa canção do Grecco te inspirar para viver em Deus esse período maravilhoso do namoro - "Namorando".
Eliana Ribeiro e seu marido nos dão esse maravilhoso testemunho do namoro santo. Aprendamos com eles com a canção "Você e eu".
O Ricardo Sá da Canção Nova tem um cd inteiro com canções para inspirar os namorados e futuros esposos chamado Amor é decisão que recomendamos aqui. Deixamos a mensagem da canção que diz tudo para os namorados - "Vale a pena esperar".
"Se é possível dominar o homem que está sozinho, dois podem resistir ao agressor, e um cordel triplicado não se rompe facilmente". (Ecle 4,12)

Que os namorados tenham sempre a consciência de que não se unem para serem dois, mas já são três e continuarão em três depois do casamento: você, o outro e Deus! O amor é sempre trino, por isso Deus que é amor também o é. Ele exige aquele que ama, quem é amado e o amor que os une. Que o namoro seja época de cultivar na verdade e no amor a união de duas pessoas que pretendem constituir uma família.
Deixamos aqui um dos vídeos do Padre Chrystian Shankar sobre relacionamento, que levará a muitos outros. De forma bem humorada e santa ele tem instruído a muitas pessoas (clique aqui para assistir).

Que Deus nos abençoe e sele no nosso coração o que aprendemos nessa postagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...