sábado

Não romper com a vida da graça!

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram." (Mt 7,13-14)
As portas do mundo estão abertas e escancaradas com toda sorte de prazeres e distrações, pecados e ilusões, mentiras e atrações para todo tipo de gosto. O único problema é que tudo isso só pode nos conduzir a perdição e NUMEROSOS são os que vão por essa via, por esse caminho e por essa direção...
VOCÊ QUE VEIO PARAR AQUI NESSE BLOG HOJE PRECISA SER A DIFERENÇA! VOCÊ É AQUELE QUE PRECISA SEGUIR PELO CAMINHO ESTREITO, PELO APERTO DA PORTA QUE CONDUZ A VIDA, PELA ESTRADA QUE LEVA A ETERNIDADE, NA DIREÇÃO QUE POUCOS E RAROS CONSEGUEM ENCONTRAR! ASSUMA CONOSCO: EM NOME DE JESUS EU VOUNESSADIREÇÃO!
Para iniciar a nossa caminhada é a coisa mais fácil do mundo! Qualquer pessoa em qualquer situação consegue iniciar a caminhada com Deus. O mais difícil e o segredo não está em iniciar (ainda que você esteja iniciando nesse exato momento) mas em permanecer nos caminhos do Senhor! É esse o desafio que queremos propor para o dia e com o tema de hoje: insistir, persistir e nunca desistir; não romper com a vida da graça!
Estar no caminho de Deus, estar em sua graça é uma alegria constante, um amor perfeito e profundo, uma paz real, uma graça que transpassa o que podemos entender e sentir. É para isso que fomos feitos, para estar com Deus, para viver com Ele por toda a eternidade, por isso só nele o nosso coração pode repousar, como dizia Santo Agostinho.
Ele nos traz inúmeras consolações, principalmente quando começamos a caminhar, mas a realidade é que temos que crescer e dar passos na fé para sermos maduros e nos tornarmos adultos, assumindo nosso chamado, nossa vocação e assim é que seremos felizes. O caminho não é feito só de rosas nem só de espinhos, mas temos que estar prontos para o que der e vier se escolhemos estar com Deus. E aí que está o problema que muitos não conseguer entender: acham que estar com Deus é só glória e alegria.
Muitos seguiam Jesus quando ele andava pelas ruas de Jerusalém, da Samaria, da Galiléia e por toda parte realizando milagres, prodígios e sinais; mas quanto foram os poucos que permaneceram com ele até a cruz, nos sofrimentos, nas dores, nas dificuldades.. Até mesmo entre os discípulos mais íntimos, do grupo dos doze, e até mesmo no grupo dos três, o único que ficou até o fim foi São João; e as mulheres piedosas.
Caminhar com Jesus não é só glória, graça e milagre, mas cruz, sofrimentos e tormentos também. O próprio Jesus não prometeu nada a não ser cruz para quem quiser segui-lo.
"Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24)
É por isso que São Luis Maria Grignion de Montfort dizia que Jesus tinha muitos amigos em torno da mesa mas poucos em torno da cruz. E é por isso que Deus deu a São João a revelação, através do anjo que o convidou a pegar o livro de sua mão e come-lo. O anjo lhe disse que o livro seria doce na boca mas ficaria amargo no estômago.
"Tomei então o pequeno livro da mão do anjo e o comi. De fato, em minha boca tinha a doçura do mel, mas depois de o ter comido, amargou-me nas entranhas." (Ap 10,10)
Assim também é a nossa caminhada com Deus: no começo é doce como o mel porque experimentamos a graça de Cristo, o tamanho do seu amor, a força do Espírito Santo, o auxílio da Virgem Maria, a intercessão dos santos, a presença dos anjos, toda sorte de consolações espirituais e graças extraordinárias. Mas para que não fiquemos crianças, o Senhor permite que esse gosto de mel se torne amargo para provar nosso amor por ele e nossa fé.
Essa caminhada pode ser ilustrada até mesmo na parábola do semeador, onde Jesus explica que um semeador saiu a semear sua semente e algumas sementes foram caindo ao longo do caminho; em uma área os passáros vieram e a comeram, outra parte caiu em um solo pedregoso, outra parte caiu entre os espinhos e a última parte caiu em terra boa.
O próprio Jesus explica a figura de linguagem que usou nessa parábola para expressar sua graça:
"Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador: quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à BEIRA DO CAMINHO. O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida, mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda. O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa. A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um." (Mt 13,18-23)
Podemos entender a força da palavra de Deus e os efeitos que ela produz em nós como a graça de Deus (caso queira retomar e refletir um pouco mais sobre o tema da graça de Deus, clique aqui). Ou seja a graça de Deus vem e é derramada sobre toda a face da Terra, pois Jesus faz brilhar o sol da sua justiça, da sua verdade, da sua misericórdia, do seu amor sobre todos, sem exceção.
A graça de Deus vai produzir efeito em nossa vida ou não dependendo da nossa condição, da nossa abertura, da nossa disposição em se adequar e prestar atenção a ela ou não.
Perceba que muitas vezes a graça de Deus vem para realizar uma obra de milagre, de cura, de restauração, de transformação do nosso ser mas porque não assumimos CAMINHAR com ele e só ficamos à beira do caminho, o demônio muito facilmente nos rouba a graça e seu efeito em nossas vidas.
Outras vezes até começamos a caminhar com Deus e deixamos sua graça agir em nós, mas não queremos deixar de caminhar com o pecado, com aquilo que já tínhamos antes de começar a caminhar. Em outros momentos, somos tão vaidosos que temos medo de abandonar o estilo de vida que tínhamos antes e o orgulho nos faz ficar presos. A graça de Deus só pode produzir o total efeito quando temos coragem de caminhar sem pensar em voltar atrás e renunciar o que for preciso.
Santo Tomás de Aquino dizia que a graça de Deus nos é dada para praticar o bem e evitar o mal. Santo Agostinho dizia que temos que nos manter na graça e não perder, não romper com essa vida da graça pois é a vida de Deus em nós.
Para entendermos um pouco mais claramente vamos tomar o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1996 que nos ensina sobre a graça:
"Nossa justificação vem da graça de Deus. A graça é o favor, o socorro gratuito que Deus dá para responder a seu convite: tornar-nos filhos de Deus, filhos adotivos, participantes da natureza divina, da Vida Eterna."
E devemos citar também o importantíssimo parágrafo 2000 do CIC em sua primeira parte:
"A graça santificante é um dom habitual, uma disposição estável e sobrenatural para aperfeiçoar a própria alma e torná-la capaz de viver com Deus, agir por seu amor."
Essa graça é o que nós precisamos para viver na presença de Deus. Sem o socorro gratuito de Deus que é a sua graça nós não temos capacidade de perseverar, de insistir, de bater na porta, de rezar, de ser santos, de ser felizes. Em tudo precisamos da graça de Deus!
Viver na graça significa permanecer em comunhão com Cristo e sua Igreja, em união espiritual com os santos e anjos, com a Virgem Maria, em sintonia com a vida da graça dos irmãos e irmãs, a comunhão mística que existe entre a Igreja Militante, Padecente e Triunfante (em outras postagens vamos refletir sobre isso).
"Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras." (2Cor 9,8)
A partir de agora podemos ter uma pequena noção da necessidade que temos da graça de Deus (acaso não tivéssemos). Assim podemos concluir que precisamos perseverar e continuar firmes na graça de Deus. A graça de Deus não nos é dada a toa para nos santificar e nos fazer santos, verdadeiros filhos de Deus.
PRECISAMOS TOMAR CONSCIÊNCIA DAS COISAS QUE NOS AFASTAM DA GRAÇA, QUE A ROUBAM, QUE CORTAM ESSA CONEXÃO E QUE ROMPEM COM A COMUNHÃO QUE TEMOS COM DEUS, QUE ROMPEM A VIDA DA GRAÇA, QUE DESLIGAM A VIDA DE DEUS EM NÓS.
Claro que o pecado é a primeira coisa e a coisa mais aterrorizante que nos faz perder a comunhão com Deus, com sua graça, com a glória que está reservada para nós na vida eterna:
"Esta é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos os fiéis (pois não há distinção; com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus), e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo." (Rm 3,22-24)
Se não queremos ser ou estar privados da glória de Deus, da obra de redenção, da vida eterna, do céu, temos que renunciar o pecado com urgência e não deixar que ele reine em nossas vidas e em nossos membros. Temos que dizer não ao pecado e não permitir que ele mate a vida de Deus em nós (clique aqui para acessar as postagens sobre o pecado).
Não queremos discorrer e nem entrar muito na questão do pecado, mas temos que mergulhar de cabeça no que São Paulo escreveu a comunidade dos tessalonicenses, pois vem de encontro com o que o Espírito Santo quer trazer à tona ao nosso coração para que não rompamos com a vida da graça:
"No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus - e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais. Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus. Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus; e que ninguém, nesta matéria, oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes vo-lo temos dito e asseverado. Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos deu o seu Espírito Santo." (1Tes 4,1-8)
A graça de Deus nos leva a agradar a Deus pois nos conduz a progredir cada vez nesse estilo de vida que tanto o agrada. Estar aberto a graça significa também estar fechado ao pecado e a todas as vertentes que estão agregadas ao pecado. São Paulo, como profeta de Cristo, já sabia desde aquela época que o pior pecado que existe e o pecado que mais leva almas ao inferno é o pecado da impureza. Por esse motivo ele nos dá ordens para aprender a possuir o nosso corpo santa e honestamente.
É questão de educação e treinamento. Ninguém nasceu sabendo, mas é claro que os jovens desse século estão sofrendo muito mais com esse mal da impureza do que os que nasceram no século passado pelo fato que isso está cada vez mais explícito e ensinado como natural, da mesma forma que aqueles que nascerem no próximo século vão ser mais afetados do que nós hoje.
Independente de ser mais ou menos difícil a questão é que pecado era, é e continuará sendo pecado até o fim do mundo e ele sempre continuará roubando e cortando o laço da união e comunhão que temos com Deus. Ele mata a vida de Deus em nossa alma e muitos de nós estão aí como que sem saber o que fazer ou como que não sabia que isso poderia acontecer.
CADA VEZ MAIS NA IGREJA AS PESSOAS SE AFASTAM E CAEM EM PECADOS PIORES E MAIS GRAVES POIS TEM PLENA CONSCIÊNCIA DO QUE ESTÃO FAZENDO, E EM SUA LIBERTINAGEM SE ENTREGAM AS PAIXÕES DESENFREADAS PORQUE NÃO APRENDERAM A LUTAR CONTRA ELA. TEMOS QUE APRENDER URGENTEMENTE!
"Eis aqui uma recomendação que te dou, meu filho Timóteo, de acordo com aquelas profecias que foram feitas a teu respeito: amparado nelas, sustenta o bom combate, com fidelidade e boa consciência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé." (1Tm 1,18-19)
É um combate que temos que travar, uma luta espiritual contra os principados e potestades, contra as forças espirituais do mal espalhados nos ares, contra os demônios, contra a carne e contra o mundo (clique aqui para acessar as postagens sobre batalha espiritual). Muitos pensam que é só uma questão de tempo e de momento que estão vivendo em sua vida.
Se você está passando por um momento em sua vida, que te levou a romper com a graça de Deus, e acha que isso está na vontade de Deus, essa palavra é para você: ISSO VEM DO DEMÔNIO! Não se trata de momento que está vivendo ou coisa nenhuma: É UM RELAXO DA SUA PARTE, UMA QUEDA, UM ROMPIMENTO COM A GRAÇA DE DEUS, UMA FRAQUEZA QUE TE LEVOU A NAUFRAGAR NA FÉ, UMA INVESTIDA DO INFERNO CONTRA A SUA VIDA! Agora é a hora de retomar a vida da graça meu amado e minha amada!
Temos que fazer tudo o que podemos e sabemos para não romper a conexão do nosso coração com o coração de Cristo! A maior besteira que fazemos na nossa vida é cortar essa comunhão conscientemente ou permitir que algo fora de nós venha em nossa vida e quebre e rompa e desligue essa união.
Para manter a vida da graça precisamos fazer a nossa parte que é não só evitar e dar o sangue na luta contra o pecado e para não pecar (cf. Hb 12,4) mas também empenhar-nos na vida de oração, na vida sacramental, na vida das boas obras, da caridade, da fé, da esperança. Essa é a nossa ascese, que se abre para a graça e que cresce quando recebe a graça.
Então é um movimento de mão dupla: Deus dá a sua graça para que possamos perseverar no seu caminho de cruz e evitar o pecado; mas também para que fortaleça a nossa vida de oração para que possamos mudar nosso estilo de vida, ao ponto de que a nossa vida se configure com a vida de Cristo, e possamos ser reconhecidos como cristão, não só porque pertencemos ao Corpo Místico de Cristo que é a Igreja, estando presente em uma comunidade, mas também pela nossa vida. Ahhhhhhh, essa é a vontade de Deus: que nossa vida cristã da graça seja refletida em atos e em verdade!
Nosso convite a você que nos acompanha a muito tempo ou que está passando aqui pela primeira vez é esse: não rompa com a vida da graça; se você sente que essa vida esta um pouco fraca ou frouxa; ou até mesmo se você percebe que essa vida está se rompendo ou se já se rompeu; é tempo de recomeçar! É tempo de renovar a vida da graça! É tempo de ser restaurado para uma nova vida da graça em plenitude!
Precisamos de pessoas corajosas ao ponto de olhar para suas próprias vidas e ver que estão na Igreja, onde a graça de Cristo flui através do sacrifício da Santa Missa, que flui através da intercessão da Virgem Maria e da oração do rosário, que flui pela ação do Espírito Santo, que flui da oração em comunidade, que flui dos sacramentos, que flui da Palavra de Deus, que flui da cruz, que flui pela comunhão com os anjos e santos, como uma chuva abundante, um oceano constante de graça; mas com o coração longe de Deus, sem essa comunhão, como que com um guarda-chuva aberto...
Muitos de nós estamos como nessa imagem abaixo: precisamos fechar o guarda-chuva do relativismo, da falta de oração, do pecado, da ignorância religiosa, do fechamento a graça, da falta de perdão, da impureza que temos vivido e da falta de busca de santidade.
Queremos convida-los a se lançar conosco nessa oração:
"Senhor Jesus, tomando consciência da minha fraqueza e da minha hipocrisia, quero me render a ti nesse momento e fechar o guarda-chuva que me faz ficar insensível em meio a todas as graças que estão sendo derramadas sobre mim. Hoje em teu poderoso nome Senhor Jesus quero renunciar a todo pecado. 
Espírito Santo de Deus, tu que és meu advogado e aquele que me mostra o que está dentro de mim, peço que venhas agora, pela intercessão da santíssima Virgem Maria, para colocar a casa do meu coração em orderm, para organizar a minha vida, para renovar minha comunhão com Deus, para me levar a dar os passos que preciso dar para voltar a viver a vida que agrada a Deus.
Vem Espírito Santo, realizar uma obra nova em meu interior e expulsar todo o mal, todo apego, toda impureza para fora de mim. Vem me lavar e me purificar com sua água viva, com sua pureza, com seus dons e carisma, vem inflamar em mim a santidade. Derrama santidade e desejo do céu em meu coração agora em nome de Jesus. Quero ser livre e livre no Senhor! Quero de volta o fervor na oração, quero de volta a alegria da minha salvação. Devolva-me o que perdi durante todo esse tempo iludido e distraído com o pecado e com o mundo.
Enquanto olhava só para mim não percebia que me tornei o senhor da minha própria vida e história. Meu coração se tornou vaidoso e apegado as coisas da terra, aos valores do mundo, aos desejos da minha carne, mas eu não quero mais isso para mim... Até quando Espírito de Deus, vou ter que ficar sujeito a essa condição lastimável, onde não consigo me manter na vida da graça por nem uma semana, um mês, muito menos um ano ou mais tempo? Vem em meu auxílio, ó Deus!
Minha alma clama por ti agora! Eu tenho sede de ti! Vem saciar a ânsia da minha alma com seu poder, com sua graça, com sua presença, com sua misericórdia. Eu te quero e suplico do fundo do meu coração. Vem e realiza um novo pentecostes em minha história! Eu me abro, peço e desejo: Vem Espírito Santo!
Me consagro a senhora minha mãe e peço que passes teu perfume em mim, em meu coração, em minha alma e em meu corpo para que o Espírito Santo venha queimar tudo em mim. Quero estar em chama viva de amor a Deus. Quero ser o sacrifício agradável a Deus! Ajuda-me e diz-me uma palavra mãe, como disseste a Isabel, e serei repleto de uma nova unção.
Vem me transformar e me recriar! Realiza o impossível em mim! Realiza um milagre, realiza prodígios e sinais! Eu quero ver o teu poder agindo em mim aqui e agora. Maravilhoso és tu Senhor! 
Quero te dar glórias e louvores por tantas maravilhas que vem acontencendo e sendo derramadas nesse exato momento. Glórias! Glórias! Bendito sejas tu para sempre Pai, porque por meio de Jesus Cristo e pela intercessão da tua filha predileta, a Virgem Maria, o Senhor derrama o teu Espírito de amor em profusão aqui... Aleluia! Glórias para sempre ao teu nome! Obrigado Senhor. Amém!"
Com Tony Allysson queremos receber a vida de Deus e permanecer nessa vida maravilhosa, pois nosso Deus é o Deus da vida!
Queremos tomar posse de toda graça e toda benção que Deus derrama em nossa vida. Por isso, com Eros Biondini devemos acolher e dizer: Tomo posse!
Para todos nós, é mais do que tempo de voltar a vida da graça. Vamos assumir isso com a comunidade Colo de Deus e verdadeiramente Recomeçar!
Não podemos nos esquecer que amanhã é a grande festa de Pentecostes. Por isso queremos encerrar clamando o maravilhoso Espírito Santo na voz de Eliana Ribeiro cantando Sopra em nós!
Queremos encerrar com a belíssima oração com a qual o Papa Leão XIII consagrou o século XX ao Espírito Santo. Nós também queremos consagrar nossa vida a ele:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
E enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
A fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
Por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
Nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
Se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!

Que o Espírito Santo sele em nossos corações a graça da vida de Deus em plenitude em nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...