quinta-feira

Sagrado Coração de Jesus

Meus queridos irmãos e irmãs, quero iniciar essa postagem, que era para ser publicada no mês do Sagrado Coração de Jesus em 2017 - estava inspirado e pronto para escrever mas por eventos furtivos e pecaminosos que ocorreram, acabei perdendo o foco e nunca mais tive tempo nem inspiração para escrever. Quando há coisas que podem nos santificar muito, que podem mudar a nossa vida e gerar grande frutos em nossa história surgem muitas tentações e provações em nosso caminho, às vezes nem tanto por vontade direta de Deus - mas ao menos por permissão dele, pois ele sabe que somos capazes de não cair. Aliás, o tema da tentação é uma grande graça de Deus (vamos refletir sobre isso em outras postagens).
Enfim, aqui estamos nós - 3 anos depois - para refletir nesse tema tão maravilhoso e tão profundo - o santo, puríssimo, digno e honroso Coração do nosso Salvador - o Sagrado Coração de Jesus!
A experiência que precisamos fazer, já no início dessa formação, é a mesma que Tomé fez, para que não sejamos católicos medrosos, fracos e carentes - mas corajosos, fortes e valentes.
"Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto! Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro." (Jo 20,27-30)
Como isso deveria nos impactar e nos levar a cair de joelhos como Tomé o fez, segundo a tradição; como isso deveria gerar uma comoção genuína de arrependimento dos nossos pecados; como isso deveria fazer-nos cair do cavalo do nosso orgulho como aconteceu com Saulo e ficassemos cegos para as coisas do mundo, até nos conhecer de verdade; como isso deveria ser uma experiência de fé que devíamos fazer constantemente… 
A REALIDADE É QUE MUITOS DE NÓS ESTÁ TÃO PRESO E APRISIONADO NAS CADEIAS DO PECADO, ALGEMADOS COMO ESCRAVOS DO DEMÔNIO OU ILUDIDOS COM AS MODAS E MÁXIMAS DO MUNDO E DAS TECNOLOGIAS, COM OS OUVIDOS SEDENTOS POR OUVIR NOVIDADES, QUE A EXPERIÊNCIA DE CRISTO E COM CRISTO TORNOU-SE UMA CONVENIÊNCIA QUE ALGUNS FAZEM QUANDO ESTÃO PRECISANDO!
Jesus, com o seu coração aberto na cruz, continua a falar e deixar o eco da sua voz ressoar em todos os cantos da Terra TENHO SEDE (cf. Jo 19,28) mas quão são os poucos que fazem tempo para ouvir a voz de Cristo, pois cada um organiza seu tempo e dispõe da sua liberdade de escolha para fazer o que lhe agrada e lhe é importante: quando alguém quer fazer alguma coisa não arruma desculpas mas meios.
Queremos encontrar meios para nos encontrar com Cristo, para nos deixar encontrar pelo coração amoroso de Jesus. Queremos encontrar um meio para, por meio dessa formação, te levar a uma experiência tão profunda e verdadeira dentro do coração de Jesus, que acenda em você a chama da fé, da caridade e da esperança que estava apagada a tanto tempo... Se abra para receber a graça de Deus!
Com Davidson Silva, queremos te convidar a ser um homem, uma mulher de fé e cantar e refletir com a canção Tomé!
A mais pura verdade é que não conhecemos a Cristo, não conhecemos sua vontade, não conhecemos sua Palavra, não conhecemos sua Igreja, não conhecemos sua Santa Mãe, não conhecemos sua vida, não temos intimidade com ele e por isso também não conhecemos seu Coração!
Muitos desses que se dizem Católicos não o são de fato senão ovelhas que não conhecem a voz do Pastor! Jesus disse que as suas ovelhas o conhecem, reconhecem sua voz, seguem-no e creem em tudo que ele ensina.
"Entretanto, não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai". (Jo 10,26-29)
A minha primeira impressão é que esse negócio de se dizer Católico e seguidor de Jesus Cristo e ficar agindo e fazendo tudo, exatamente tudo nessa vida, como aqueles que não são Católicos fazem, é uma coisa típica de Brasileiros. Depois eu penso que é uma coisa de Latinos. Então eu penso que é uma coisa de sem-vergonhas. Por fim, minha última impressão é de que isso é uma coisa de pessoas que não são ovelhas de Jesus, ou seja, não tem intimidade, não conhecem seu coração.
Como é fácil hoje em dia dizer que se conhece alguém: você adiciona a pessoa no facebook, segue o seu perfil no Instagram, troca mensagens no WhatsApp ou fotos no Snapchat e pronto. Já conheceu! A sociedade em que vivemos é superficial e cheia de fingimentos. Não há verdade, não há profundidade, não há realidade... É uma mescla de ilusão com pecado terrível! A mentira e o hedonismo são o fator predominante. 
Não é à toa que São João escreveu em sua primeira carta:
"O mundo passa com suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente". (1Jo 2,17)
POR NÃO CONHECER A CRISTO, POR NÃO TER INTIMIDADE COM ELE, POR NÃO VIVER UMA VIDA DE AMIZADE COM DEUS, OS SERES HUMANOS TORNARAM-SE ANIMAIS DESALMADOS QUE VIVEM POR SEUS INSTINTOS, PIOR DOS QUE OS ANIMAIS TENTANDO SATISFAZER E PREENCHER SEUS VAZIOS COM COISAS QUE NÃO PREENCHEM. SÓ DEUS PODE PREENCHER O CORAÇÃO HUMANO!
Só Jesus, que teve um coração humano, entende como ninguém, as angústias, medos e fraquezas que temos dentro de nós. Mas ao invés de nos abrirmos a Cristo e revelar as chagas, feridas, amarguras, raivas, ódios, ressentimentos, tristezas, solidão, podridão e pecados, preferimos nos iludir e esconder tudo isso. Preferimos fingir que somos santos e viver alienados nessa sociedade regida pelos valores degradados do pecado e governada pelo demônio (cf. 1Jo 5,19)
Já disse em postagens anteriores que nossa luta é contra o pecado, o mundo e demônio (acesse as postagens sobre Batalha Espiritual, clicando aqui) mas que pena saber que Jesus oferece um remédio para que nos curemos do pecado que habita em nós, um antídoto para vivermos nessa mundo podre sem sermos mundanos e um escudo poderoso contra o demônio, mas não o aceitamos ainda: trata-se do seu Sagrado Coração.
O Coração de Jesus é refúgio e segurança, é consolação e proteção, é cura e libertação, é saúde e salvação, é vida e restauração, é luz e guia, é força e alento, é poder e alívio, é sangue e água, é vida  e cruz.
Temos que aprender com Jesus e com o seu Sagrado Coração. Temos que encontrar esse caminho de renovação espiritual todas as vezes que estivermos cansados e cheios de fardos, pois Jesus quer nos aliviar. Ele nos chama pelo nome e se somos suas ovelhas temos que escutar e ir ao seu encontro:
"Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu julgo é suave e meu peso é leve". (Mt 11,28-30)
Por esse motivo é que podemos e devemos ser devotos do coração de Jesus. O que significa isso? Significa que podemos sim olhar com especial carinho, afeto e praticar uma sincera devoção ao Sagrado Coração de Jesus, o mesmo coração que foi transpassado na cruz, o mesmo coração que é manso e humilde, o mesmo coração de Cristo, o único coração que é ao mesmo tempo humano e divino.
Talvez somente na eternidade vamos conseguir entender o que significa ter um coração humano e divino ao mesmo tempo. Jesus tem um coração igual ao nosso, ele sente o que a gente sente, ele se comove e passa por tudo o que passamos (com exceção do pecado) e ao mesmo tempo tem um coração divino, e sendo um só com o Pai, ele sente o amor que o Pai tem por nós, que é o mesmo amor que ele mesmo tem por nós, que é derramado sobre nós pelo Espírito Santo (cf. Rom 5,5).
Gostaria apenas de testemunhar uma das inúmeras graças que recebi do Sagrado Coração de Jesus. Quando eu me mudei do Brasil, vim morar num país distante onde não tinha mais amigos, namorada ou facilidade já que tinha que aprender a lingua inglesa. A única coisa que eu tinha era minha fé e minha família.
Por diversos motivos e por não ser alimentada, minha fé foi secando, morrendo e se tornando inexistente dentro de mim (depois de todas as experiências que eu tinha passado...). Meu pai, meus irmãos e minha madrasta, que se tornaram minha família, eu os tive por 9 meses - até quando tive que sair da casa de meu pai e ir morar sozinho com gente que eu não conhecia.
Muitas coisas aconteceram e em virtude do pecado que eu nunca tinha experimentado antes no Brasil que tornou-se minha vida, eu acabei me tornando, por uma vez mais, uma pessoa carente, mesquinha e cheia de vazios. Escrevi muitas vezes sobre essa carência e solidão que tomaram conta dos meus dias, por muitas semanas, meses e infelizmente, anos.
Num desses dias que me encontrava sozinho no apartamento que eu estava morando, comecei a escutar algumas músicas e senti uma saudade imensa de escutar canções da Igreja, canções que me levassem a Deus. No meio de uma dessas canções, o Espírito Santo de Deus me tocou profundamente e me fez lembrar de muitas coisas que eu havia vivido com Deus, de muitas experiências e graças que toda uma vida não seriam capaz de traduzir em louvor a Cristo.
Me lembro ainda como se fosse hoje: eu me ajoelhei e comecei a chorar os meus pecados, arrependido de ter me afastado da fonte de vida, fonte do amor, fonte da alegria e fonte da salvação... E enquanto minhas lágrimas caiam, meu coração queimava, meu corpo estremecia, e meu rosto encostava no radiador daquela sala... Humanamente falando eu sentia algo que não conseguia explicar. Espiritualmente havia sido transportado para um local muito especial, um lugar onde eu podia ser eu mesmo e depositar minha vida por inteiro, sem fingimentos e sem restrições. Eu estava dentro do Coração Sagrado, do Coração Chagado, do Coração Aberto de Cristo.
Ali eu sentia as ondas de amor que pulsavam e exalavam graça... As ondas que pulsavam e moviam meu coração ao arrependimento... Ondas de libertação que me faziam derramar lágrimas amargas, que não me acusavam mas que me acolhiam e me amavam, pois como uma criancinha que não sabe o que faz, eu tinha ofendido esse coração que só me ama. E ele também te ama muito!
Deixe-se envolver pelo Coração de Jesus e permita que ele te alcance, te toque e te envolva onde quer que você esteja. Permita que o Sagrado Coração de Jesus seja agora o seu porto seguro... Não precisa fazer nada, nem fechar os olhos, nem sair de onde você está, nem fazer esforço nenhum: você só precisa se abrir e pedir com sinceridade de  coração, pois o coração de Jesus acolhe nossa sinceridade mais profunda: EU QUERO SENHOR! EU DESEJO E PRECISO NESSE MOMENTO SER ENVOLVIDO POR TEU CORAÇÃO...
Que o Espírito Santo conduza sua oração...
Para ajudar e impulsionar esse momento tão único e íntimo, queria recomendar algumas canções!
Com Walmir Alencar, ouçamos o chamado suave do Coração de Jesus nos dizendo Descansa em mim.
Com a Eliana Ribeiro que experimentou em sua pele a graça de estar dentro desse coração também, reflitamos no Sagrado Coração.
Com o ministério Adoração e Vida podemos encontrar abrigo no Sagrado Coração de Jesus pois ele é de nossa alma O Amado.
Até mesmo com essa música que todo Católico deve conhecer, nos deixemos envolver na voz de Mária do Rosário pelo Coração Santo.

Em meio a tantas experiências e graças que recebi do Sagrado Coração de Jesus, queria partilhar uma canção que ele me inspirou e que até hoje mexe muito comigo, pois o coração de Jesus é a nossa verdadeira casa; aquele mesmo coração que foi aberto na cruz. Esse é o verdadeiro lugar e morada de todo Católico!
"Não sei como dizer te amo, meu Jesus
Não tem como dizer te amo fora da cruz
Não sei como dizer te amo, meu Jesus
Não tem como dizer te amo fora da cruz

Onde teu coração se move de dó e compaixão
Onde teu coração acolheu toda a dor
Onde teu coração sofreu a paixão
Esse teu coração se doou por amor... na cruz

Ensina-me a dizer te amo, meu Jesus
Ensina-me a aprender com Maria aos pés da cruz
Ensina-me a dizer te amo, meu Jesus
Ensina-me a aprender com Maria aos pés da cruz

Onde do teu coração fluiu sangue e água
Onde o teu coração acolheu minhas faltas
E no teu coração encontrei minha morada
É o teu coração a minha única casa
Lá na cruz, em tua cruz, aqui na cruz"

Como não lembrarmos daquele padrezinho humilde, que veio lá do Biguá, que tornou-se um dos maiores pregadores do Brasil e do mundo e está a caminho da beatificação, o grande Padre Léo,SCJ? Ele dizia com força e bom tom aquilo que ele foi em sua vida: QUERO SER UM HOMEM DO CORAÇÃO DE JESUS! Que esse possa ser também nosso desejo!
"No Coração de Jesus quero viver, padecer e agir de acordo com os seus desígnios e é por ele que quero amar e aprender a sofrer bem". (Santa Margarida Maria de Alacoque)

Queremos finalizar com as doze promessas que nosso Senhor Jesus Cristo deixou para que Santa Margarida divulgasse ao mundo, e assim, fizesse crescer ainda mais a devoção ao seu Sagrado Coração. Não somos devotos do Coração de Jesus por causa dessas promessas mas pelo amor que o Sagrado Coração nos revela - mas já que elas nos foram confiadas de tão bom grado, queremos aceitar e receber todas as graças que estão atreladas a essa belíssima devoção:

1) A minha benção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.
2) Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.
3) Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
4) Eu os consolarei em todas as suas aflições.
5) Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte.
6) Lançarei bençãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos.
7) Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias.
8) As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção.
9) As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição.
10) Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.
11) As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração.
12) A todos que comunguem, nas primeiras Sexta-Feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.

Que Deus nos abençoe, nos dê a graça de sermos devotos e nos abençoe por meio do Sagrado Coração de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...